You are on page 1of 39

2014

Ordenanas da Igreja

Janildo Casa Ordenanas da igreja 27/03/2014 Pgina 1

Cap 1 - ALGUMAS OBSERVAES SOBRE A CEIA DO SENHOR Marcos 14:22-26 Ao final da ltima Pscoa, no momento anterior traio e crucificao de nosso Senhor, Ele instituiu o que ficou conhecido ao longo dos anos como a "Ceia do Senhor". A Ceia a segunda ordenana que o Senhor deu sua Igreja. A primeira ordenana foi o "Batismo". I. A CEIA DO SENHOR FOI INSTITUDA PELO PRPRIO CRISTO A. Na noite anterior Sua crucificao, o Senhor instituiu a Ceia do Senhor. Marcos 14:22-26. - Ele reuniu Sua igreja a fim de observar essa ordenana sagrada. B. A importncia da instituio da Ceia de Jesus Cristo recordada pelos trs primeiros autores do Evangelho. Mateus 26:26-29; Marcos 14:22-26; Lucas 22:17-20. C. Isso tambm foi lembrado por Paulo em carta igreja de Corinto. I Corintios 11:23-26. D. A Ceia deveria ser uma ordenana permanente at o retorno de Cristo. I Corintios 11:26. II. A CEIA DEVE SER OBSERVADA POR DETERMINADOS INDIVDUOS A. Apenas os CRENTES esto autorizados a compartilhar da Ceia. 1. Isso no deixado por conta do indivduo. 2. O mundo todo no convidado. 3. A mesa do Senhor apenas para aqueles que tm uma relao pessoal com Cristo. 4. Aqueles que compartilharam do "partir do po" foram aqueles que "de bom grado receberam a Sua Palavra" e "perseveraram na doutrina dos apstolos" (Atos 2:41-42). B. A Ceia do Senhor apenas para MEMBROS de uma igreja local neotestamentria. 1. Esta uma ordenana para uma igreja local. 2. A administrao da ordenana no dada a um indivduo ou ao clero. 3. A responsabilidade por administrar essa ordenana foi dada igreja local. 4. A igreja local deveria observar essa ordenana em conjunto, como um corpo unificado, e no privadamente. I Corintios 11:33. 5. A igreja local tinha o direito de proibir determinadas pessoas de partilharem da ordenana. I Corintios 5:11. III. A CEIA DO SENHOR TEM UM SIGNIFICADO ESPECFICO A. Ela no tem uma virtude santificadora. 1. No um sacramento - uma ordenana.
Ordenanas da Igreja Pgina 2

2. Alguns ensinam que h uma virtude santificadora em receber os elementos do po e o fruto do vinho. 3. Ensinam que os elementos - po e o fruto do vinho - verdadeiramente tornam-se o corpo e o sangue de Cristo quando devidamente abenoados. 4. Outros ensinam que, embora os elementos no se transformem no corpo fsico e no sangue de Jesus, h, contudo, uma presena espiritual real de Jesus nos elementos. - Nada disso verdade de acordo com as Escrituras. 5. H dois grandes erros que so predominantes em relao a essa ordenana. a. Alguns acreditam que h uma graa salvadora aplicada sobre aqueles que participam da Ceia do Senhor - esse certamente no o caso. b. H outros que pensam que compartilhar da Ceia do Senhor no necessrio; assim, no se preocupam em atender aos cultos da igreja quando a ceia observada. Gostaria de lembr-los que, quando o Senhor ordena que faamos algo, imperativo que o faamos. B. O significado principal da Ceia do Senhor que ela um memorialismo simblico. Jesus disse: "fazei isto em memria de mim" (Lucas 22:19; I Corintios 11:24-25). 1. A Ceia do Senhor uma recordao da Morte de Cristo em nosso lugar. I Co.11:25-26. a. O po partido fala sobre seu corpo machucado e crucificado. I Corintios 11:2324. b. O fruto do vinho fala sobre o sangue derramado, que Ele despejou por ns. I Corintios 11:25. 2. A Ceia uma lembrana de que nosso Senhor vir novamente. I Corintios 11:26. Deixem-me concluir fazendo algumas questes. 1. Voc qualificado para participar da Ceia do Senhor? 2. Voc j foi salvo? 3. Voc um membro leal desta igreja?

Autor: Pr Floyd Koenig Templo Batista de Wooster Traduo: Albano Dalla Pria Abril de 2003 Reviso: Calvin Gardner Maio de 2003 Fonte: www.palavraprudente.com.br

Cap 1 - BATISMO

Ordenanas da Igreja

Pgina 3

O QUE SIGNIFICA SUA IMPORTNCIA PARA VOC


"Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim: por isso que ele est minha mo direita, nunca vacilarei." Salmo 16:8. O QUE O BATISMO NO : A palavra sacramento implica graa salvadora. Batismo no salva. Para todos aqueles que tentam usar o batismo por esta razo, a Palavra de Deus censura de um modo forte e direito: "No pelas obras de justia que houvssemos feito, mas segundo a sua misericrdia, nos salvou pela lavagem da regenerao e da renovao do Esprito Santo." Tito 3:5. Deus declara enfaticamente que somos salvos pela graa (favor imerecido) atravs da f em seu Filho. "Porque pela graa sois salvos, por meio da f; e isto no vem de vs, dom de Deus. No vem das obras, para que ningum se glorie." Efs. 2:89. Deus nos diz que o pecado limpo somente pelo sangue do seu Filho. "Em quem temos a redeno, a saber, a redeno dos pecados." Col. 1:14. "E sem derramamento de sangue no h remisso." Heb. 9:22. O batismo no nenhuma maneira essencial para a salvao da alma. PARA QUE O BATISMO:

O MEIO PARA SALVAO.

A gua no pode limpar nossos pecados.

No h um lugar na Bblia em que Deus disse a algum que no confiava pessoalmente em seu Filho como Salvador, para ser batizado. Mas, ser batizado a primeira coisa que Deus ordena e espera de todos aqueles que receberam Jesus como seu Salvador nos seus coraes e foram salvos. "?e muitos dos Corntios, ouvindo-o, creram e foram batizados," At. 18:8. "De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra," At. 2:41. "?que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: lcito, se crs de todo o corao," At. 8:36-37. O batismo para todos aqueles que desejam seguir os passos de seu Salvador. "E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazar, da Galilia, foi batizado por Joo, no Jordo," Marcos 1:9. O QUE O BATISMO: A asperso no basta. Deus ordena que sejamos completamente sepultados sob as guas. !De sorte que fomos batizados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glria do Pai, assim andemos ns tambm em novidade de vida," Rom. 6:4. "Sepultados com Ele no batismo," Col. 2:12.

Todos os que receberam Jesus Cristo como seu Salvador pessoal.

Um Sepultamento.

Um Smbolo Histrico.

Ordenanas da Igreja

Pgina 4

Ele nos lembra da morte, o sepultamento e a ressurreio de Jesus por nossos pecados. "Porque primeiramente vos entreguei o que tambm recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras," I Cor. 15:3-4. "Sepultados com ele no batismo, nele tambm ressuscitastes pela f no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos," Col. 2:12. Uma declarao de que voc cr pessoalmente que Jesus morreu, foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, e que voc tambm ressuscitar no ltimo dia quando a trombeta de Deus chamar seus filhos para casa. Um testemunho pblico que declara que voc um discpulo do Senhor. atravs deste ato que podemos mostrar a todos em cujo lado estamos. a expresso de seu desejo de andar na novidade da vida eterna que Deus j lhe deu. "De sorte que fomos batizados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glria do Pai, assim andemos ns tambm em novidade de vida," Rom. 6:4. O QUE O BATISMO FAZ: O batismo une voc a uma igreja batista local: que igual s Igrejas Batistas do Novo Testamento." "De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase trs mil almas," At. 2:41. O batismo um smbolo da sua separao da vida velha com seus desejos pecaminosos e sensualidade. "Porque se fomos plantados juntamente com ele na semelhana da sua morte, tambm o seremos na da sua ressurreio; sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que no sirvamos mais ao pecado," Rom. 6:5-6. O batismo capacita voc a entrar na alegria que lhe espera em servir ao Senhor, como membro de sua igreja. Compreendendo ento a importncia e o verdadeiro significado do batismo, voc no quer se apresentar neste dia do Senhor como um candidato ao batismo? Entre agora na alegria e plenitude de sua salvao e oua o que Deus fala a voc: "Este o meu Filho amado, em quem me comprazo," Mat. 3:17.

Uma Declarao.

Um Testemunho Pblico.

Uma Expresso.

Autor: Don McFarland Mensagem oferecida pela PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO JARDIM DAS OLIVEIRAS Rua Dr. Joo Maciel Filho, 207: 60.821-500 Fortaleza, CE Pastor David Zuhars Fonte: www.PalavraPrudente.com.br
Ordenanas da Igreja Pgina 5

Cap 1 - BATISMO

O QUE SIGNIFICA SUA IMPORTNCIA PARA VOC


"Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim: por isso que ele est minha mo direita, nunca vacilarei." Salmo 16:8. O QUE O BATISMO NO :

Um sacramento.

A palavra sacramento implica graa salvadora. Batismo no salva. Para todos aqueles que tentam usar o batismo por esta razo, a Palavra de Deus censura de um modo forte e direito: "No pelas obras de justia que houvssemos feito, mas segundo a sua misericrdia, nos salvou pela lavagem da regenerao e da renovao do Esprito Santo." Tito 3:5. Deus declara enfaticamente que somos salvos pela graa (favor imerecido) atravs da f em seu Filho. "Porque pela graa sois salvos, por meio da f; e isto no vem de vs, dom de Deus. No vem das obras, para que ningum se glorie." Efs. 2:89. Deus nos diz que o pecado limpo somente pelo sangue do seu Filho. "Em quem temos a redeno, a saber, a redeno dos pecados." Col. 1:14. "E sem derramamento de sangue no h remisso." Heb. 9:22. O batismo no nenhuma maneira essencial para a salvao da alma. PARA QUE O BATISMO:

O meio para salvao.

A gua no pode limpar nossos pecados.

No h um lugar na Bblia em que Deus disse a algum que no confiava pessoalmente em seu Filho como Salvador, para ser batizado. Mas, ser batizado a primeira coisa que Deus ordena e espera de todos aqueles que receberam Jesus como seu Salvador nos seus coraes e foram salvos. "?e muitos dos Corntios, ouvindo-o, creram e foram batizados," At. 18:8. "De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra," At. 2:41. "?que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: lcito, se crs de todo o corao," At. 8:36-37. O batismo para todos aqueles que desejam seguir os passos de seu Salvador. "E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazar, da Galilia, foi batizado por Joo, no Jordo," Marcos 1:9. O QUE O BATISMO: A asperso no basta. Deus ordena que sejamos completamente sepultados sob as guas. !De sorte que fomos batizados com ele pelo batismo na morte; para que, como
Ordenanas da Igreja Pgina 6

Todos os que receberam Jesus Cristo como seu Salvador pessoal.

Um Sepultamento.

Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glria do Pai, assim andemos ns tambm em novidade de vida," Rom. 6:4. "Sepultados com Ele no batismo," Col. 2:12. Ele nos lembra da morte, o sepultamento e a ressurreio de Jesus por nossos pecados. "Porque primeiramente vos entreguei o que tambm recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras," I Cor. 15:3-4. "Sepultados com ele no batismo, nele tambm ressuscitastes pela f no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos," Col. 2:12. Uma declarao de que voc cr pessoalmente que Jesus morreu, foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, e que voc tambm ressuscitar no ltimo dia quando a trombeta de Deus chamar seus filhos para casa. Um testemunho pblico que declara que voc um discpulo do Senhor. atravs deste ato que podemos mostrar a todos em cujo lado estamos. a expresso de seu desejo de andar na novidade da vida eterna que Deus j lhe deu. "De sorte que fomos batizados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glria do Pai, assim andemos ns tambm em novidade de vida," Rom. 6:4. O QUE O BATISMO FAZ: O batismo une voc a uma igreja batista local: que igual s Igrejas Batistas do Novo Testamento." "De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase trs mil almas," At. 2:41. O batismo um smbolo da sua separao da vida velha com seus desejos pecaminosos e sensualidade. "Porque se fomos plantados juntamente com ele na semelhana da sua morte, tambm o seremos na da sua ressurreio; sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que no sirvamos mais ao pecado," Rom. 6:5-6. O batismo capacita voc a entrar na alegria que lhe espera em servir ao Senhor, como membro de sua igreja. Compreendendo ento a importncia e o verdadeiro significado do batismo, voc no quer se apresentar neste dia do Senhor como um candidato ao batismo? Entre agora na alegria e plenitude de sua salvao e oua o que Deus fala a voc: "Este o meu Filho amado, em quem me comprazo," Mat. 3:17.

Um Smbolo Histrico.

Uma Declarao.

Um Testemunho Pblico.

Uma Expresso.

Autor: Don McFarland Mensagem oferecida pela PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO JARDIM DAS OLIVEIRAS Rua Dr. Joo Maciel Filho, 207: 60.821-500 Fortaleza, CE
Ordenanas da Igreja Pgina 7

Pastor David Zuhars Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Cap 01 - Batismo Cristo (mensagem 10): Creia, Seja Batizado, Seja Salvo (Marcos 16:16) Recentemente correspondi-me com algum que acredita ser o batismo necessrio para a salvao. Um de seus "textos comprobatrios" foi Marcos 16:16: "Quem crer e for batizado ser salvo". Sustenta seu argumento com a frmula "Crer + Batismo = Salvao". Aplica sua frmula de maneira errnea. uma verdade absoluta que "Quem crer e for batizado ser salvo". Jesus Cristo disse isso! Ironicamente, ainda que meu correspondente considere esse verso como seu "texto comprobatrio", no acredita naquilo que o texto declara. membro de uma "Igreja de Cristo", de atribuio prpria, que nega a segurana eterna dos santos. Acredita que algum pode "ser salvo hoje mas perder-se amanh". Nega, portanto, a certeza da sua prpria frmula. Acredita, ao contrrio, que muitos dos que crem e so batizados sero todavia condenados. Isso porque acredita no Evangelho errado e confia no Jesus errado. Infelizmente tem cado no erro contra o qual o apstolo Paulo nos advertiu em II Corntios 11:4: diz "Se algum for pregar-vos outro Jesus que ns no temos pregado, ... ou outro evangelho". O verdadeiro Evangelho do verdadeiro Jesus declara enfaticamente, "Quem crer e for batizado ser salvo". Alm disso, e por razes que observaremos aqui, tambm verdade que "Quem crer e/ou ora e/ou ajunta-se igreja e/ou participa da Ceia do Senhor ser salvo". Embora a crena e o batismo sejam atos relacionados para o Cristo, no so estritamente coordenados. So atos relacionados no sentido de que ambos esto inseparavelmente ligados um ao outro. O Novo Testamento no permite que um crente no evangelho de Cristo deixe de cumprir o batismo. sua confisso de f (I Pedro 3:21) e um ato seu de identificar-se com Cristo na morte, enterro e ressurreio dEle (Romanos 6:3ff), e ele evidencia que sua f no est "morta" (Tiago 2:17). Por isso, requereu-se que todo crente no Evangelho fosse batizado no livro dos Atos dos Apstolos. Qualquer pessoa que professasse ser um crente mas se recusasse ser batizada, no deveria ser considerada crist. Ou melhor, deveria ser considerada rebelde contra Cristo e cuja f era v. Mas esses atos relacionados da crena e do batismo no so estritamente coordenados. H diferenas importantes entre eles.
Ordenanas da Igreja Pgina 8

Por exemplo, a crena um ato ntimo do corao pelo qual algum justificado para a salvao (Romanos 10:10): "Com o corao se cr para a justia". Ou seja, no exato momento em que algum cr no Evangelho e confia em Cristo, vestido com a justia imputada de Cristo (Romanos 3:21-26) e salvo da ira que vir. Mas o batismo um ato visvel do corpo que no justifica para a salvao. Ou melhor, um ato pelo qual o crente justificado confessa sua salvao com a "indagao de uma boa conscincia para com Deus" (I Pedro 3:21). Portanto, a cronologia das Escrituras primeiro crer a fim de ser "justificado pela f" (Romanos 3:28; 5:1; Glatas 2:16; 3:24), salvo (Atos 16:31) e ento batizado. Uma segunda diferena entre a crena e o batismo o fato de que a crena requerida dos pecadores que desejam ser salvos (Atos 16:31), mas o batismo requerido de pessoas salvas que j so discpulas (Mateus 28:19; veja Atos 16:33). Portanto, a ordem em Atos 16 crer, ser salvo, ser batizado. Uma terceira diferena entre a crena e o batismo o fato de o batismo ser considerado "obras de justia que houvssemos feito" (Tito 3:5), mas a crena no o . Uma "obra de justia" algum ato realizado em obedincia a uma lei justa, de uma maneira justa, com um propsito justo de glorificar a Deus. Uma vez que a lei de Cristo em nosso presente texto (Marcos 16:16) requer ambos crena e batismo, ambos so, portanto, "obras de justia". Mas h uma distino muito importante aqui entre as obras da crena e as do batismo. As do batismo so "obras de justia que houvssemos feito". (Cristo estabelece o exemplo para ns em Mateus 3:15 sendo batizado "para cumprir toda a justia"). A crena no assim! Jesus Cristo declarou, "A obra de Deus esta: que creiais naquele que Ele enviou" (Joo 6:29). Ou seja, ainda que a crena seja um ato que ns executamos, ela "a obra de Deus", no "obras de justia que houvssemos feito". Uma quarta diferena entre a crena e o batismo o fato de que a crena o exerccio da f, que identificada como "dom de Deus" (Efsios 2:8). O batismo nunca identificado como "dom de Deus". propriamente a ordenana de Deus para aqueles que j creram para a salvao e, conseqentemente, tornaram-se discpulos de Cristo (Mateus 28:19). Uma quinta diferena entre a crena e o batismo o fato de que o exerccio da f "no vem das obras, para que ningum se glorie" (Efsios 2:9). Os crentes, portanto, no se gloriam de sua f, porque "a jactncia ! excluda ... pela lei da f (Romanos 3:27; veja exemplos em Marcos 9:24; Lucas 17:5). Por outro lado, ouvimos muitos se gloriarem de seus batismos. Quem so esses vos que se gloriam? So aqueles que negam a salvao unicamente pela graa atravs da f, portanto, negam que a f "dom de Deus", e, conseqentemente, procuram gloriar-se em ser salvos e ser justificados "pelas obras". A vangloria promovida, no excluda, por suas "leis de obras". A crena , mas o batismo no o , um princpio absoluto a fim de ser salvo. A obra de Deus declara que "sem f impossvel agradar-lhe" (Hebreus 11:6). Mas o mesmo no nem dito nem sugerido sobre o batismo.
Ordenanas da Igreja Pgina 9

10

Repare ainda na ltima parte do nosso texto: "mas quem no crer ser condenado". Aqui o batismo est indubitavelmente ausente porque a crena, no o batismo, o princpio absoluto para determinar se algum ser salvo ou condenado. Todo aquele que confia em Cristo para a salvao vai para o cu. Mas isso no verdade para todo aquele que batizado. O batismo nem garante que algum vai para o cu nem que no vai para o inferno. Todos os santos do Velho Testamento, incluindo Joo o Batista e o ladro arrependido que morreu com Jesus, foram para o cu sem o batismo. Mas Judas Iscariotes e Simo o Mgico foram para o inferno com o batismo. O crente no Evangelho de Jesus Cristo salvo ainda antes de ser batizado ! ou ainda que a providncia o impea de ser batizado! Essas so boas notcias para os crentes sinceros do evangelho, que so impedidos de serem batizados por causa de enfermidade fsica, de encarceramento ou alguma outra situao em que se pode pensar. So boas notcias tambm para a pessoa que poderia via a morrer no intervalo entre o tempo de sua crena e o tempo do seu batismo, ou ainda a caminho de ser batizada ! ou ainda, enquanto estiver no batistrio, esperando para ser batizada! Considere, por exemplo, uma situao que ocorreu, e que provavelmente no infreqente, em estados com regimes proibitivos ao cristianismo. Esses regimes impiedosos tm enviado sua polcia ou soldados para interromper atividades de batismo. Tm detido crentes que esperam para ser batizados e aprisionam-nos permanentemente, evitando assim qualquer batismo. Tais crentes podem, enquanto confinados na priso, orar, estudar a Palavra de Deus, ter comunho com Deus e confraternizar-se com os santos ! mas nunca sero batizados. H alguma esperana para tal crente ser verdadeiramente salvo? Deus o Juiz declara que h: "Para que todo aquele que nEle cr no perea, mas tenha a vida eterna ... Quem cr nEle no condenado" (Joo 3:15, 16, 18). Mas meu correspondente obrigado a dizer o contrrio. Segundo as crenas da sua seita, o batismo absolutamente necessrio para a salvao e a entrada para o cu. A doutrina deles poderia impiedosamente e para sempre fechar a porta da salvao para tal crente. Pense nisso! Poderiam relegar a chamas eternas o crente sincero em Jesus Cristo que morreu sem o batismo por causa de falta alguma em si mesmo! Pensam que governos impiedosos podem impedir o propsito de Deus de salvar os crentes!

Oh que rede confusa entrelaamos, Quando primeiro pretendemos enganar!

No obstante, no podemos minimizar a necessidade de batismo na salvao. O batismo a confisso de f dos crentes (I Pedro 3:21). Desobedecemos a Cristo e pervertemos Seu Evangelho se deixamos de observ-lo. Os pregadores do evangelho exortam justamente os novos convertidos, "E agora por que te detns? Levanta-te, e batiza-te" (Atos 22:16). Tendo observado que ambos a crena e o batismo so requeridos na salvao (embora por razes diferentes e com resultados diferentes), e
Ordenanas da Igreja Pgina 10

11

que ambos so atos relacionados mas no estritamente coordenados, e que a crena, mas no o batismo, o essencial absoluto a fim de ser salvo, consideremos novamente nosso texto: "Quem crer e for batizado ser salvo". Considere tambm que a orao, ser membro de uma igreja e a Ceia do Senhor so, como o batismo, relacionados salvao (Mateus 6:9-13; Atos 2:41, 47; I Corntios 11:23ff). Podemos, portanto, concluir: "Quem crer e orar ser salvo"; "Quem crer e congregar com a igreja ser salvo"; "Quem crer e observar a Ceia do Senhor ser salvo". Mas, em Marcos 16:16, a nfase est sobre crer, ser batizado, ser salvo! ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Um "hino" que no deveramos cantar:

1. H uma fonte ! no de sangueQue jorra das fontes das gua; E pecadores, imersos nesse fluxo, perdem toda sua marca e culpa.

2. O ladro expirante ! no poderia ver Aquela fonte no seu tempo; Mas agora eu, to vil quanto ele, Fui salvo de outra forma. 3. Desde o dia em que tive o sonho Pde a imerso o pecado extinguir, Minhas prprias obras sero meu tema At que eu caia da graa. 4. Querida fonte forte, voc no pode suprir, s vezes voc perde seu poder; Mas at nossa igreja do Anticristo Te amar mais. 5. Quando essa pobre, balbuciante e gaga lngua Encontra o silncio na sepultura, Espero no cantar uma cano De como tu no pode salvar.

Mensagem de rdio n 448 ! 3 de novembro de 2002 Seu servo pela causa de Cristo (II Corntios 4:5), Autor: Daniel E. Parks, Pastor, Redeemer Baptist Church 2801 Cleveland Boulevard, Louisville, KY 40206
Ordenanas da Igreja Pgina 11

12

Web

Page

da

Igreja:

sovereign-

grace.net/redeemer/redeemer_baptist_church.htm Mensagens: grace-for-today.com/parks.htmsovereign-grace.com/parks.htm Redeemer Book Service: sovereign-grace.net/redeemer

Autor: Daniel Parks Traduo: Albano Dalla Pria 11-02 com permisso do autor Editorao e reviso: Calvin Gardner 11-02 Editorao revista: Albana Dalla Pria 11-02 Correo gramatical: Albano Dalla Pria 5/98 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Como devemos responder a essa pergunta? Voc recebeu o batismo com o Esprito Santo?? Thomas Williamson s vezes um cristo indagado se tem sido batizado com o Esprito Santo, ou se sua igreja tem o batismo com o Esprito Santo. Como deveramos responder a esta questo? Muitas teorias tm sido propostas sobre a natureza do batismo com o Esprito Santo. Em vez de rever todas elas, faramos melhor em examinar as referncias Bblicas sobre esta imerso no Esprito Santo. (A palavra grega sempre refere-se a imerso, ou literalmente na gua ou tinta, ou num senso figurativo. Nenhum outro significado da palavra pode ser achado no Novo Testamento ou na literatura grega antiga.) O batismo com o Esprito Santo foi profetizado por Joo Batista como um evento futuro em Mt 3.11, onde associado com fogo: !Aquele que vem aps mim mais poderoso do que eu; cujas alparcas no sou digno de levar; Ele vos batizar com o Esprito Santo, e com fogo." Esta profecia aparece tambm nas mensagens paralelas descrevendo o ministrio de Joo. Em Mc 1.8 lemos: !Eu, em verdade, tenho-vos batizado com gua; ele, porm, vos batizar com o Esprito Santo." Em Lc 3.16 nos diz, !Eu, na verdade, batizo-vos com gua, mas eis que vem aquele que mais poderoso do que eu, do qual no sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizar com o Esprito Santo e com fogo." Jo 1.33 identifica Cristo como Aquele quem teria autoridade para batizar com o Esprito Santo: !E eu no o conhecia, mas o que me
Ordenanas da Igreja Pgina 12

13

mandou a batizar com gua, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Esprito, e sobre ele repousar, esse o que batiza com o Esprito Santo." No h outras referncias no Evangelho ao batismo com o Esprito Santo. A prxima referncia, At 1.5, afirma quando este evento prometido aconteceria. Cristo, pouco antes de Sua Ascenso, disse aos Seus apstolos: !Porque, na verdade, Joo batizou com gua, mas vs sereis batizados com o Esprito Santo, no muito depois destes dias." Qual evento notvel aconteceu apenas poucos dias depois da ascenso, ou seja, em exatamente dez dias? Pentecostes! Agora que determinamos com preciso o tempo que o prometido batismo com o Esprito Santo aconteceu, podemos examinar a natureza deste evento. Como Joo Batista predisse, foi associado com fogo; no um fogo literal, mas lnguas repartidas como que de fogo, foram vistas, At 2.3. Veio repetinamente um som do cu como de um vento veemente e impetuoso, At 2.2. Os discpulos comecaram a falar noutras lnguas, At 2.4. No eram lnguas estranhas, nem idiomas celestiais incompreensveis aos homens; mas, eram lnguas de outros pases entendidas claramente pelos que as ouviram, Atos 2:8-11. Esse maravilhoso evento de Pentecostes deve ser copiado pelas igrejas hoje? No h registro na Bblia ou na histria da igreja de uma reencenao de Pentecostes, nem qualquer comando de Deus que deveramos reencenar este evento. Qualquer igreja que reinvindica a reencenao de Pentecostes deveria verificar se todos destes sinais so duplicados: o som de um vento veemente e impetuoso; as visveis lnguas repartidas como que de fogo; e a proclamao do evangelho em idiomas legtimos de outros pases no entendidos por aqueles que os falavam. O Pentecostes nunca foi reencenado e um evento histrico nico que, pela sua prpria natureza, no requer nenhuma reencenao. No esperamos a reencenao da diviso das guas do Mar Vermelho hoje em qualquer igreja; isto foi um evento nico que serviu o seu propsito, ou seja, o xodo dos israelitas da escravido egpcia. Precisamos aprender as lies dessa interveno milagrosa divina na histria humana, e orientar as nossas vidas por elas, mas no precisamos duplicar o prprio evento. Qual o propsito histrico foi consumado pelo batismo do Esprito Santo em Pentecostes? Os discpulos daquele tempo receberam poder para o ministrio cristo, Atos 1:8, mas o Esprito Santo ainda capacita-nos para sermos testemunhas hoje sem necessitar manifestaes miraculosas ou visveis. O batismo com o Esprito Santo era mais do que somente manifestaes. No dia de Pentecostes o Esprito Santo apareceu visivelmente aos homens para oficializar a Sua aprovao quela instituio qual Deus ordenou, pela qual toda a Sua obra na terra ser feita, ou seja, a Igreja. Deus estabeleceu duas instituies no Velho Testamento pelas quais toda adorao e obedincia do Seu povo devem ser conduzidas: o tabernculo de Moiss e o templo de Salomo. O Esprito Santo apareceu publicamente e visivelmente na inaugurao do tabernculo (x 40.34-35) e no templo (I Rs 8.10-11). A Sua manifestao revelou a todos os homens que Deus aprovou e endossou estas
Ordenanas da Igreja Pgina 13

14

instituies. Somente uma manifestao do Esprito Santo bastava em cada caso. No deve nos surprender que o Esprito Santo endossou a igreja da mesma maneira pblica em Atos 2. Enfatizamos que a igreja que o Esprito Santo endossou no Pentecostes era a instituio da igreja local, no uma suposta !mstica, invisvel igreja universal,? um conceito no Escriturstico que contrrio a todo o ensino do Novo Testamento sobre a igreja. O conceito de uma !igreja universal?, como preguem muitos, uma organizao no-existente que no pode reunir, batizar, celebrar a Ceia do Senhor, disciplinar membros ou receber dzimos. A igreja em Jerusalm, porm, fez todas essas coisas. Tambm, devemos evitar o erro que diz que Pentecostes era !o nascimento da igreja? como afirmada espontaneamente por alguns. No h base escriturstica para tal afirmao. A igreja em Jerusalm agregou 3.000 membros no dia de Pentecostes, At 2.41. No pode agregar a algo que no existe. Em Atos 1, antes de Pentecostes, testemunhamos uma reunio de negcios da igreja em Jerusalm, quando Matias foi votado a servir como apstolo. O fato que Jesus instruiu Seus discpulos sobre disciplina pela igreja, Mt 18.17, ensinando-os !dize-o igreja? sem precisando explicarlhes o que era uma igreja, revela que a igreja j existia e era instituda por Cristo. Agora que temos revistos a natureza e o propsito do batismo com o Esprito Santo no dia de Pentecostes, avanamos para cuidar a prxima (e ltima) referncia bblica ao batismo com o Esprito Santo. Em At 11.16 o apstolo Pedro, defendendo a sua deciso de batizar e receber como irmos os gentios convertidos de Cesaria, disse, !E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: Joo certamente batizou com gua; mas vs sereis batizados com o Esprito Santo." No claro se Pedro estava afirmando que o cair do Esprito Santo em Cornlio e seus companheiros em At 10.44-45 era uma repetio do batismo com o Esprito Santo, ou meramente uma comparao do evento quele que ele conheceu no Pentecostes. O que claro que o Esprito Santo caiu graciosamente sobre estes gentios convertidos, o primeiro na histria, para demonstrar publicamente a aceitao de Deus dos gentios na famlia de Deus, para que os irmos judeus tambm os aceitassem. Este evento, como Pentecostes, era um evento histrio nico que no necessitava e nem pode ser duplicado pelas igrejas hoje. S se pode ter uma nica inaugurao original. Agora findamos todas as referncias bblicas ao batismo com o Esprito Santo; no h outras. Alguns identificam o caso de Atos 19.1-7, quando Paulo rebatiza doze discpulos de feso, como sendo um batismo com o Esprito Santo, mas devemos ser cautelosos, desde que aquele termo, ou seja, batismo, no usado naquela passagem. Ao invs de argumentar sobre termo devemos aplicar nesta manifestao do poder do Esprito Santo, faramos melhor se consideramos a lio principal da passagem ! a importncia do batismo correto. O batismo para ser vlido, deve satisfazer estes quatro requerimentos: 1) Modo correto (imerso). 2) Canidato correto (um regenerado, e no uma pessoa incrdula). 3) Propsito adequado (mostrar nossa obedincia como discpulos de Jesus, no para
Ordenanas da Igreja Pgina 14

15

ganharmos a salvao). 4) Administrador propcio (um representante de uma igreja neotestementria, que no precisa necessariamente ser um pastor). De alguma forma, o batismo dos discpulos efsios era deficiente.Desde que eles nem conheciam Quem era o Esprito Santo, provavelmente no eram salvos quando foram batizados. Aparentemente foram batizados por um cristo no com a autoridade de uma igreja local, em contraste ao Paulo que foi enviado pela igreja em Antioquia, At 13.1-3. Apolo tem sido sugerido como o culpado. Qualquer que seja o problema, Paulo no concordou em toler-lo, mas insistiu que o problema fosse corrigido. s vezes afirmado incorretamente que no exisitiram rebatizadores (ou anabatistas) antes do sculo XVI. Os que afirmam isso esqueceramse de Paulo! Os discpulos efsios obedientemente concordaram em ser batizados por Paulo quando eles descobriram que o batismo anterior foi deficiente, e o Esprito Santo outorgou publicamente Seu selo de aprovao no seu ato de submisso. A passagem, At 19.1-7, tem sido distorcida por alguns para argumentar que o batismo de Joo no um batismo cristo e no serve para aquela poca. Essa idia baseada na falsa suposio que os discpulos de feso, longe e bem depois da poca de Joo o Batista, foram verdadeiramente batizados por ele. Essa passagem no diz isso em alguma forma. Paulo no tinha nada mas elogios do batismo de Joo, At 19.4. O fato que Cristo e todos os apstolos, os que comearam o cristianismo, eram satisfeitos com o batismo de Joo e nunca procuraram um batismo mais moderno, deve ser uma prova suficientemente firme da atualidade do batismo de Joo para aquela poca. Temos agora examinado todas as referncias na Bblia ao respeito do batismo com o Esprito Santo. Deve ser observado, porm, que hajam alguns que interpretem I Co 12.13 (?Pois todos ns fomos batizados em um esprito, formando um corpo...") como referncia ao batismo com o Esprito Santo. Tal interpretao causa confuso tremenda num assunto de fcil entendimento. Este batismo com o Esprito Santo de I Co 12.13, como concebido pelos que o apiam, singular, nico, sem fogo ou outra manifestao externa, e ocorre no momento da salvao. Como pode este conceito reconciliar-se de alguma forma do batismo com o Esprito Santo de Atos 2 que foi pblico, em conjunto, com fogo e manifestao externa, e derramando-se sobre pessoas j convertidas? Essa dificuldade totalmente eliminada quando reconhecemos que o batismo mencionado em I Co 12.13 batismo na gua e s isso. Muitos comentaristas nem crem que o Esprito Santo mencionado de alguma forma neste versculo; eles crem que um ensino que todos os membros de uma igreja local, ou corpo de Cristo, tornaram-se membros daquela igreja pelo batismo com gua em unio espiritual. Outros tratam do Esprito Santo nesta passagem, dizendo que pela liderana e capacidade do Esprito Santo tornamos membros da igreja local atravs do batismo em gua. Qualquer interpretao cabe perfeitamente no contexto do ensino neo-testamentrio; a idia do batismo com o Esprito Santo no momento da converso estranha completamente ao contexto.
Ordenanas da Igreja Pgina 15

16

O Esprito Santo entra em todos os crentes no momento da converso para habitar em todos os crentes (Rm 8.9-16), mas ns no somos instrudos que o Esprito Santo batiza os crentes na converso. Segundo Ef. 4:5, existe somente um batismo. Este deve ser o batismo em gua, qual a Bblia ensina; no !batismo espiritual?, que a Bblia no ensina. Podemos concluir, de nosso estudo sobre todo que o Novo Testamento ensina do batismo com o Esprito Santo, que foi um evento histrico glorioso pelo qual Deus autenticou Sua igreja no comeo de seu ministrio, depois da ascenso de Cristo. No h mandamento para as igrejas hoje a buscarem a repetir este evento, nem para indivduos buscarem ser batizados com ou pelo Esprito Santo, na ou depois da converso. Isto significa que rejeitamos o ministrio, dons e enchimento do Esprito Santo para nossa poca? Absolutamente no! Somos mandados sermos cheios do Esprito Santo, Ef 5.18, e deveramos estar abertos para todos os dons que o Esprito Santo deseja outorgar em ns nesses ltimos dias. Deveramos rejeitar o ensinamento daqueles que apresentam posies diferentes a respeito do batismo com o Esprito Santo? No necessariamente. A maior parte do ensino deles tem uma base escriturstica, mesmo que os professores tm aplicado um vocbulo impreciso neste assunto que ensinam. Seria bem melhor experimentar todas as bnos, dons e enchimento que o Esprito Santo desejanos ter, e aplicar um vocbulo errado para este experincia, do que ser firmes na doutrina e nomenclatura sem experimentar em nossas vidas o poder do Esprito Santo. No devemos ser crticos daqueles que descrevem suas experincias com o Esprito Santo como um !batismo?. Nem deve os defensores do batismo com o Esprito Santo ser crticos daqueles que preferem no usar esta terminologia. Estamos agora prontos a concluir o assunto, e responder a indagao posta no comeo desse artigo: ! Voc recebeu o batismo com o Esprito Santo?? Que Deus nos ajude a sempre responder tal indagao com uma sondagem humilde dos nossos coraes, e que possamos ser totalmente submissos para o Esprito Santo e sermos guiados por Ele em todos os aspectos da vida. Mas para aqueles que desejam conhecer nossa posio doutrina bblica do batismo com o Esprito Santo, seriam melhor a refazer a pergunta assim: !Voc um membro de uma igreja local da mesma f e prtica da igreja em Jerusalm, e assim parte da divina instituio que Deus validou e autenticou pelo batismo com o Esprito Santo?? Se a sua igreja continua na doutrina dos apstolos (At 2.42) e requer imerso em gua para ser membro (At 2.41), sua resposta a pergunta "Sim, sou!" Se membro de tal tipo de igreja , no precisa deix-la na procura do batismo com o Esprito Santo. Entrega a sua vida completamente ao Esprito Santo, e Ele o usar melhor na igreja em que est. Thomas Williamson.

Ordenanas da Igreja

Pgina 16

17

Autor: Traduo: Editorizao: Joy

Thomas Brenda Ellaina e Calvin

Williamson Lia Gardner

Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Cap 02 - Daniel Parks

O Batismo Cristo (mensagem 13):


"Que impede que eu seja batizado?" (Atos 8:36) Um "Hino" Que Nunca Devemos Cantar (atribudo a DEP, com apologias a Elisha A. Hoffman) Tu estiveste na gua para o poder da purificao? Tu s purificado no batistrio de nossa igreja? Tu confias inteiramente em teus trabalhos nessa hora? Tu s purificado no batistrio de nossa igreja? Estribilho:

Tu s purificado no batistrio, No batistrio de purificao de almas da tua igreja? As tuas vestes so puras, so brancas como a neve? Por favor, no deixes tua alma permanecer no abandono!
Tu ests caminhando diariamente com a boa causa para o orgulho? Tu s purificado no batistrio de nossa igreja? Tu realizas boas obras para no te afastares da tua religio? Tu s purificado no batistrio de nossa igreja? Separa a "f somente", ela est manchada com o pecado E ser purificada no batistrio de nossa igreja. Tu deves vir at ns se quiserdes renascer. , s purificado no batistrio de nossa igreja. Alguns batizam os crentes porque acreditam estarem salvos Tu s purificado no batistrio de nossa igreja? Mas at tu seres batizado, sers ainda depravado. , s purificado no batistrio de nossa igreja! Somente atravs da gua seremos aprovados Tu s purificado no batistrio de nossa igreja? Somente na gua as nossas impurezas so removidas Tu s purificado no batistrio da nossa igreja?
Ordenanas da Igreja Pgina 17

18

Ns levaremos todos a nossos grandes debates Porque ns somos purificados no batistrio de nossa igreja? Ns os assassinaremos com nosso Atos 2:38 At que sejam purificados no batistrio da nossa igreja. Obrigado, mestre Campbell, por to bom conselho: Ns somos purificados no batistrio de tua igreja. Isso avalia por que o sangue de Cristo no pode ser suficiente Ns somos purificados no batistrio da tua igreja. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ I. Quem formulou esta questo: "Que impede que eu seja batizado?" Ele identificado, no verso 27, como "um homem Etope". Isso o situa como uma das primeiras pessoas fora da Judia e da Samaria a procurar o batismo como cumprimento da profecia em Sofonias 3:10 e a promessa em Atos 1:8. Era "um eunuco", e, por isso, um dos primeiros a cumprir a profecia de Isaas 56:3-5. Era "mordomo-mor de Candace, rainha dos Etopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros". Isso o distingue como uma das pessoas mais eminentes a buscar o batismo no Novo Testamento. "Tinha ido a Jerusalm para adorao". Isso o identifica tanto como um judeu da dispora residindo na Etipia quanto como um Etope proslito convertido f judaica. II. O que instigou essa questo? O Etope tinha acabado de ouvir o evangelho de Jesus Cristo atravs de um fiel pregador do evangelho (v. 28-35). Enquanto regressava Etipia em sua carruagem, lia o qinquagsimo terceiro captulo da profecia do "profeta Isaas" (v. 28). Enquanto fazia isso, foi acostado por um pregador do evangelho, chamado Filipe, que lhe perguntou: "Entendes tu o que ls?" (v. 29f). O Etope respondeu: "Como poderei entender, se algum no me ensinar?", e ento pediu que o pregador do evangelho se juntasse a ele em sua carruagem (v. 31). Ento direcionou Filipe passagem que estava lendo e perguntou: "... De quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?" (v. 32-34). "Ento Filipe, abrindo a sua boca [um significado hebraico de que estava preste a falar deliberadamente], e comeando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus". Iremos aprender aqui duas importantes lies evanglicas a partir do exemplo de Filipe. Primeiramente o fiel pregador do evangelho prega Cristo!A razo simples: Cristo o assunto de toda a Sagrada Escritura. O prprio Cristo declarou esse fato em seu prprio fiel testemunho, em Lucas 24:27, 44: "E comeando por Moiss, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. ...[E Ele disse] Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moiss, e nos profetas e nos Salmos". Portanto, no importa qual o texto, o fiel pregador do evangelho pregar Cristo a partir dele. Na busca das Sagradas Escrituras, como so diferentes os pregadores do evangelho dos falsos mestres! O sectrio procura algo que valide sua prpria igreja ou
Ordenanas da Igreja Pgina 18

19

denominao e, portanto, falha na procura pela igreja de Cristo (como em Mateus 16:18). O carismtico busca o Esprito Santo, mas falha em descobrir aquilo que Cristo declara: "Ele testificar de mim" (Joo 15:26). O legalista busca a lei, mas falha em descobrir que "Porque o fim da lei Cristo para a justia de todo aquele que cr" (Romanos 10:4). O moralista procura por princpios de virtude, mas falha em descobrir que as morais separadas de Cristo so inteis para o benefcio eterno. Muitos conselheiros modernos procuram princpios para ajudar em relaes familiares e sociais, mas falham em descobrir que o sucesso das relaes depende de como seus respectivos partidos esto ligados a Cristo (Efsios 5:22-6:9), o "Maravilhoso Conselheiro" (Isaas 9:6). O sacramentalista procura provas de que algum ritual (como o batismo) resulta em salvao, mas falha em perceber que tais rituais so apenas representaes do trabalho de salvao de Cristo (Como em 1 Pedro 3:21). O sacerdotalista busca um mediador entre si e Deus, mas falha em descobrir que Cristo o "um s Mediador entre Deus e os homens" (1 Timteo 2:5). Todos esses possuem alguma doutrina favorita pelas quais procuram "textos que provam", mas falham em descobrir que Cristo a prova de todo texto. O pregador do Evangelho, porm, procura Cristo! E O tendo encontrado, prega-O! Assim fez Felipe ao Etope, no captulo 53 de Isaas.

Segundo, o fiel pregador do evangelho enfatiza a necessidade de obedincia a Cristo. Sabemos que Felipe fez isso a partir da pergunta do Etope "Que impede que eu

seja batizado?" O contexto no revela que Felipe tenha mencionado o batismo a ele. (Certamente ele no o tinha encontrado em Isaas 53). Evidentemente teria feito isso, mesmo que o Etope no tivesse perguntado. Na realizao da Grande Mandamento, que Cristo apresentou a Seus pregadores (Mateus 28: 18-20; Marcos 16:15f), Felipe tinha pregado fielmente o evangelho e enfatizado a necessidade daqueles que se tornam discpulos de Cristo de segui-lo obedientemente no batismo. A pergunta do Etope evidencia o desejo dele de obedecer ao evangelho. III. Por que havia tal urgncia para essa questo? Porque o Etope reconheceu que o batismo na poca do evangelho era uma exigncia, no uma opo. Cristo claramente requer o batismo de Seus discpulos (Mateus 28:19). Portanto, ele declara: "Quem crer e for batizado ser salvo" (Marcos 16:16). O crente declarado que se recusa a se submeter ao batismo no deve ser considerado um verdadeiro crente. O crente verdadeiramente regenerado obedecer a exortao, "E agora por que te detns? Levanta-te, e batiza-te" (Atos 22:16). IV. Qual a resposta para essa questo? "Ento Felipe disse ! licito, se crs de todo o corao?". O pr-requisito para o batismo a f, pois "sem f impossvel agradar [a Deus]" (Hebreus 11:6). O objetivo dessa requerida f a encarnao do Filho de Deus em Sua pessoa, natureza e misso divina. O Etope evidencia que a crena dele correta quando declara: "Eu creio que Jesus Cristo o Filho de Deus". Isso aprendeu, evidentemente, a partir da mensagem de Felipe, do captulo 53 de Isaas: que o filho de
Ordenanas da Igreja Pgina 19

20

Deus tinha aceitado a humanidade a fim de ser Jesus, o Salvador do povo de Deus, e Cristo, o seu profeta ungido, sacerdote, e rei. Ningum solicitado para ser catequizado ou instrudo at compreender qual o propsito de ter conhecimento suficiente das Sagradas Escrituras ou da doutrina crist. A exigncia para o batismo no o quanto se sabe, mas em quem se acredita. Observemos mais adiante quais so os quatro aspectos vitais da f requerida daqueles que desejam o batismo. Primeiramente, a f pr-requisitada para o batismo somente a f: " licito, se crs de todo o corao". Felipe no requer f e algo mais. Nenhum pregador em toda Sagrada Escritura disse isso, como muitos beatos fazem: "Tu deves primeiro crer, depois deves arrepender-te, depois deves confessar-te, ento deves..." Tudo o que Deus exige para o batismo encontrado quando algum cumpre a exigncia "Se crs". Segundo, a f pr-requisitada para o batismo a f individual: " licito, se crs de todo o corao". Uma vez eu fui abordado por uma jovem me que pediu que eu batizasse o filho dela. Disse-lhe que faria isso somente quando a criana pudesse satisfazer o requerimento expresso em Atos 8:37: " licito, se crs de todo o corao". Substituies no tm espao na manuteno da f e do batismo cristo. Portanto, pedo-batistas (aqueles que batizam crianas) erram quando ensinam que ser suficiente para pais ou padrinhos requererem o batismo para a criana com base nisto: "Ns cremos pela criana". Nem ser suficiente dizerem "Batize a criana agora e ns a instruiremos e catequizaremos para que, um dia, no futuro, ela creia". Ningum um candidato apropriado para o batismo, exceto aquele que satisfaz a exigncia "Se crs..." Requer-se a f individual para o batismo. As sagradas Escrituras, portanto, no conhecem nada sobre o batismo infantil. Alm disso, os Mrmons erram em sua equivocada interpretao de "batizados pela morte", em I Corntios 15:29. Acreditam que, hoje, algum pode acreditar e ser batizado por algum que j est morto e que seus atos alternativos resultaro na salvao daquele. O batismo Cristo requer a f individual. Terceiro, o pr-requisito para a f a f de corao: " licito, se crs com de todo o corao". A f racional no suficiente. Esse tipo de f oferece somente a concordncia mental para o fato de que Jesus Cristo o Filho de Deus. Satans e seus demnios fazem muito isso. Crem que "h um s Deus" (Tiago 2:19). Crem na divindade de Cristo, que Ele Jesus, Filho de Deus" (Mateus 8:29) e "O Santo de Deus" (Lucas 4:34). Acreditam no julgamento futuro (Mateus 8:29b). Provavelmente sabem mais sobre Deus e Seu Cristo do que qualquer um de ns. Isso, no entantanto, no os qualifica para o batismo. A f deles uma f mental. Deus exige que em nossas coraes ns "creres...visto que com o corao se cr para a justia" (Romanos 10:9f,10). Quarto, a f pr-requisitada para o batismo f de todo o corao: " licito, se crs de todo o corao". Essa f no deixa espao nem mesmo para a menor ponta de dvida. Cristo deve possuir todo o corao, ou Ele no ter nada dele. No ficar
Ordenanas da Igreja Pgina 20

21

confinado a uma parte dele, por isso, restrito ao restante dele. Nem o dividir com o satans. Aquele que cr com essa f salvo (Atos 16:31) e, portanto, um candidato apropriado para o batismo. O que te impede de ser batizado?

BOAS NOVAS DO REDENTOR MENSAGEM RADIOFONIC n451 ! 24 de Novembro de 2002 Seu servo pela causa de Jesus (II Corntios 4:5), Autor: Daniel E. Parks, pastor, Igreja Batista Redentora 2801 Cleveland Boulevard, Louisville, KY 40206 502.899-9205(igreja);812.280-9574(residencial) Pgina da Igreja na Web: sovereigngrace.net/redeemer/redeemer_baptist_church.htm Mensagens:grace-for-today.com/parks.htm sovereign-grace.com/parks.htm Servio de registro redentor: sovereign-grace.net/redeemer

Autor: Daniel E. Parks Traduzida por Albano Dalla Pria 2003 Revisado por David Creten Gardner, 30 Jan 2004 e CGG Mar 2004 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Ordenanas da Igreja

Pgina 21

22

Cap 03 - Daniel Parks

O Batismo Cristo (mensagem 16): O Ladro Conduzido Para O Cu Mesmo Sem Ser Batizado (Lucas 23:43)
A regenerao batismal a doutrina que requer imerso a fim de nascer de novo. Seus proponentes esto habituados a dizer "Tu podes ser salvo sem nascer de novo? Se no, voc deve ser batizado. Uma prova est em Joo 3:5-7: !Jesus respondeu: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que no nascer da gua e do Esprito, no pode entrar no reino de Deus. O que nascido da carne carne, e o que nascido do Esprito esprito. No te maravilhes de te ter dito: Necessrio vos nascer de novo?". Para o regenerador batismal "nascer da gua" nascer novamente atravs da imerso. Essa heresia dos regeneradores batismais est repleta de erro.Primeiro, os regeneradores batismais dizem aos homens o que eles devem fazer para nascer novamente. Ningum nas Sagradas Escrituras fez isso! Por que no? Porque os pecadores tm a ver tanto com o segundo batismo quanto com o primeiro. Segundo, os regeneradores batismais ensinam que a salvao se d por meio de uma obra que executamos. Negam, portanto, o que ensinado em Efsios 2:8f, em que se considera a salvao unicamente pela graa, somente pela f, separada de obras. Terceiro, os regeneradores batismais transformariam o mistrio de nascer novamente. Cristo enfatizou esse misterioso aspecto da regenerao quando disse: "O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz, mas no sabes de onde vem, nem para onde vai; assim todo aquele que nascido do Esprito" (v. 8). Os pregadores do Evangelho, portanto, professam que a regenerao misteriosa. Mas os pregadores da regenerao batismal querem que acreditemos que resolveram o mistrio! Por exemplo, Alexander Campbell (1788-1866), o fundador e campeo dos regeneradores batismais de Campbellite, disse que a gua do batismo nossa "me" e o "ventre" dela. De tal forma que escreveu "Imerso na gua voc foi guiado... Ento voc foi enterrado na gua... Ela te cobriu...No ventre dela voc foi ocultado... Mas voc no continuou na gua. Voc nasceu dela e dela voc saiu, fortalecido com Jesus, levantando em sua fora (Extra Sobre Remisso dos Pecados, p. 30). Se essa analogia for verdadeira, a submerso do candidato batismal um ato sexual e o pregador fertilizando o "ventre" dessa "me" teria que ser o pai do renascido! Quarto, os regeneradores batismais confundem ser "nascido do esprito" com "nascido da carne". Para eles, nascer de novo resultado de um ato fsico, em gua fsica, administrado por uma pessoa fsica, de seu prprio desejo fsico. Em oposio diametral, ser "nascido do esprito" ser nascido, no do "sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (Joo 1:13). Quinto, os regeneradores batismais violam a analogia da f, pela qual um texto das Escrituras interpretado, comparando-o com outras escrituras. Quando comparamos Joo 3:5-7 com Tito 3:5, percebemos que "nascer novamente" e "nascer da gua" so igualados "purificao de regenerao e renovao do Esprito Santo", no a ser
Ordenanas da Igreja Pgina 22

23

purificado e renovado em gua por algum pregador. Em Joo 7:38f, o Esprito Santo chamado de "gua viva" . Portanto, "nascer da gua" e "nascer do esprito" seriam nascer do Esprito Santo que a gua que d a vida. Sexto, os regeneradores batismais so sacramentais, porque ensinam que a graa regenerativa do Esprito Santo concedida alma no batismo. Ao contrrio, Cornlio, em Atos 10:44-48, foi batizado depois de j ter recebido a graa regeneradora e at mesmo o transbordo do Esprito Santo. Stima, os regeneradores batismais so sacerdotais porque exigem um sacerdcio mortal autorizado como mediador entre os homens e suas necessidades divinas e aspiraes. Para eles, o administrador do batismo um mediador entre o pecador e Deus. Ao contrrio, lemos, em I Timteo 2:5, que Jesus Cristo "um s mediador entre Deus e os homens". Oitavo, os regeneradores batismais erroneamente acusam Deus de ter mudado Sua mente a respeito de como os homens nascero novamente. como se Cristo dissesse: "Nicodemos, estou mudando minha mente em relao a como os pecadores nascero novamente. Regenerei os pecadores de uma maneira por milnios. Mas, a partir de agora, devem ser batizados para ser regenerados". O Deus dos regeneradores batismais, portanto, no o Jeov imutvel de Malaquias 3:4. Nono, os regeneradores batismais contestam a integridade de Jesus Cristo, alegando que Ele realizou essa mudana. De acordo com a doutrina deles, Ele fez isso sem que qualquer profecia do Velho Testamento fosse concernente com isso, sem qualquer outro ensinamento da Bblia em relao a isso, e em um encontro particular com um descrente no meio da escurido da noite (v.1f). O Jesus dos regeneradores batismais muito certamente no aquele que em Joo 18:20, disse: "nada disse em oculto" em relao a to importante mudana na verdade. Dcimo... Os regeneradores batismais so confundidos pelo ladro conduzido ao paraso sem ser batizado. Falamos aqui sobre o ladro arrependido que foi crucificado com Cristo (Lucas 23:39-43). Ele confiou em Cristo como seu Senhor e Salvador momentos antes de morrer e foi fisicamente impedido de ser batizado. Entretanto, Jesus assegurou-lhe: "Em verdade te digo que hoje estars comigo no Paraso". Esse convertido contesta a heresia da converso batismal! Os regeneradores batismais de Campbellite objetaro, declarando que no foi necessrio, para esse ladro, ser batizado para se regenerar e ser salvo, porque Jesus ainda estava na Terra. Com essa objeo, os Campbellite negam o seu prprio "texto comprovante"! Em Joo 3:3-7, Jesus falou de uma realidade presente, no de um futuro que ocorreria depois de Sua ascenso para a glria. Disse a Nicodemos: "Em verdade te digo, a menos que algum (agora, no momento presente) nasa da gua e do Esprito, no pode entrar no reino de Deus... Necessrio vos (at mesmo agora) nascer denovo". Cristo estava estabelecendo uma exigncia a Nicodemos naquele momento, na inaugurao de seu

Ordenanas da Igreja

Pgina 23

24

ministrio terreno. Aquela exigncia certamente aplicar-se-ia ao ladro arrependido em um momento bem posterior, na concluso de Seu ministrio terreno. O Campbellite objetar agora que Jesus falou com Nicodemos sobre uma exigncia para "entrar no reino de Deus". De acordo com Campbellite, esse reino no foi estabelecido at depois da ressurreio de Cristo. (Os Catlicos Romanos diferem dos Campbellite nesse ponto). Com essa objeo, o Campbellite nega o que Cristo mais claramente declarou ser verdade, em Mateus 12:28, que desde o momento em que Ele comeou a expulsar demnios: "Logo chegado a vs o reino de Deus". E ele nega as declaraes de Cristo em Lucas 17:20f e Joo 18:36f de que o reino de Deus j existia, apesar do olho carnal no perceb-lo. De acordo com a doutrina de Cristo, o reino de Deus foi estabelecido durante o estgio inaugural de Seu ministrio terreno. O Campbellite nega essa verdade quando afirma que ele no foi estabelecido at um tempo depois da ascenso de Cristo para a glria. Sendo assim, da mesma maneira que essa converso contesta a heresia da regenerao batismal, magnfica o evangelho de Jesus Cristo. Esse ladro prova de que a salvao dos pecadores se d apenas por meio da graa, apenas por meio da f, completamente independente de nossas obras. Ele foi fisicamente impedido de realizar at mesmo a mais tnue obra de justia por estar preso a uma cruz. Mas, pela graa de Deus, pode crer e confiar em Jesus Cristo com a f divina concedida (Efsios 2:8). Esse ladro prova de que a converso possvel at mesmo para algum no leito da morte. Ele deve ser a nica pessoa nas Sagradas Escrituras que foi convertida nos momentos derradeiros da vida. Isso nos ensina que converses no leito da morte provavelmente so muito raras. Mas, nele, temos, no mnimo, um exemplo de converso no leito da morte. Isso nos prova que essas converses so realmente possveis. Esse ladro prova de que a salvao no envolve o quanto algum sabe, mas quem este algum sabe. Ele pode ter conhecido muito pouco sobre a doutrina de Cristo. Mas, realmente conheceu Cristo. Portanto, poderia ter confessado: "Mas no me envergonho; porque eu sei em quem (no que) tenho crido, e estou certo de que poderoso para guardar o meu depsito at aquele dia." (2 Timteo 1:12). Esse ladro prova que algum pode nascer novamente e ser salvo at mesmo se estiver fisicamente impedido de ser batizado. Isso uma boa notcia para aqueles que so impossibilitados de ser batizados devido enfermidade fsica ou encarceramento. Podem ser confiantes que, mesmo impossibilitados de serem batizados, seus pecados j esto redimidos e purificados pelo sangue de Cristo. Os regeneradores batismais negam essas verdades. Os pregadores do evangelho, no entanto, declaram essas verdades. Em quem voc acreditar?

Ordenanas da Igreja

Pgina 24

25

Um "Hino" Que Jamais Devemos Cantar (atribudo a DEP, 05.12.2002; com apologias a Edward Mote) Minha esperana est apoiada em nada menos Do que aquilo que meu Mestre Campbell diz; Ouso no confiar "unicamente na f" E nem exclusivamente naquilo que Cristo faz.

Coro: Permanecerei firmado no Mestre Campbell,


Voc no me encontrar na Terra da Graa;

Aquele lugar est localizado em Terra movedia. Ainda que a morte oculte sua face amvel, E ainda que eu caia da graa, Em todo temporal bravio e tempestuoso, O que ele me tem ensinado me servir muito bem. Sua doutrina de justificao batismal Sustenta-me no dilvio opressor; E ainda que eu apostate-me, Ele ainda ser toda minha Esperana e Suporte. Se caminhar para mundos no vistos, possa eu me encontrar com ele: Vestido com minhas boas obras unicamente, Irrepreensvel para permanecer em p por meio do que fao.

Mensagem Radiofnica n 454 -15 de Dezembro de 2002 Seu servo pela causa de Jesus (II Corntios 4:5), Autor: Daniel E. Parks, pastor, Igreja Batista Redentora 2801 Cleveland Boulevard, Louisville, KY 40206 502.899-9205(igreja);812.280-9574(residencial) Pgina da Igreja na Web: sovereigngrace.net/redeemer/redeemer_baptist_church.htm Mensagens:grace-for-today.com/parks.htm sovereign-grace.com/parks.htm Servio de registro redentor: sovereign-grace.net/redeemer Autor: Daniel E. Parks Traduo: Albano Dalla Pria 2003 Reviso: David Creten Gardner - Jan 2004
Ordenanas da Igreja Pgina 25

26

Edio: CGG Maro 2004 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Ordenanas da Igreja

Pgina 26

27

Cap 04 - Daniel Parks

O Batismo Cristo (17): Batizar Subordinado Pregao (I Corntios 1: 13-17)


Paulo o apstolo, declara em I Corntios 1:17: "Porque Cristo enviou-me, no para batizar, mas para evangelizar...". Paulo, aqui, no exclui o batismo dentre as obrigaes do ministrio que Deus lhe concedeu. Ensina, sim, que o batismo est subordinado pregao do evangelho. I. Por que o batismo est subordinado pregao do evangelho? 1. A pregao , mas no o batismo, absolutamente essencial para a salvao dos pecadores. i. O batismo no absolutamente essencial para a salvao porque Paulo confessa: "Dou graas a Deus, porque a nenhum de vs batizei, seno a Crispo e a Gaio... E batizei tambm a famlia de Estfanas; alm destes, no sei se batizei algum outro. Porque Cristo enviou-me no para batizar..." (versculos 14-17). Se o batismo fosse absolutamente essencial para a salvao, Paulo nunca teria feito tal afirmao. ii. A pregao , de fato, absolutamente essencial para a salvao, pois Paulo confessa: "Porque Cristo no me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho". O que ele confessa, aqui , em outra parte, reforado por sua confisso de que "pois me imposta essa obrigao; e ai de mim, se no anunciar o evangelho" (1 Corntios 9:16). Ns nunca lemos Paulo declarando: "Eu agradeo a Deus por no pregar a nenhum de vs, porque Cristo no me enviou para pregar o evangelho". Nem o lemos declarando "E ai de mim se no batizar". 2. O evangelho, no o batismo, "para ns, que somos salvos... o poder de Deus" (v.18). Isso est de acordo com a declarao de Paulo, em outro momento, de que "O evangelho de Cristo... o poder para a salvao de todo aquele que cr" (Romanos 1:16). Portanto: i Porque o evangelho, no o batismo, o instrumento atravs do qual Deus regenerar o Seu eleito (I Corntios 4:15): "Porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo" (cf. Tiago 1:18). ii. Porque o evangelho, no o batismo, o instrumento atravs do qual Deus chamar Seu eleito para a Salvao (II Tessalonicenses 2:14): "Para o que pelo nosso evangelho vos chamou". iii. Porque o evangelho, no o batismo, o instrumento pelo qual Deus unir Seu eleito a Cristo (Efsios 3:6): "A saber, que os gentios so co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho;". iv. Porque o evangelho, no o batismo, o instrumento pelo qual Deus confirmar Seu eleito (Romanos 16:25): "quele que poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregao de Jesus Cristo".
Ordenanas da Igreja Pgina 27

28

v. Porque o evangelho o instrumento pelo qual Deus abolir a morte e trar a imortalidade luz (II Timteo 1:10): "Nosso Senhor Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe luz a vida e a incorrupo pelo evangelho". Paulo, portanto, identifica o evangelho como "a mensagem pregada para salvar aqueles que crem" (v.21). Deus no salva ningum, exceto aqueles que crem na "mensagem da cruz" (v.18) o evangelho de "Cristo crucificado" (v. 23). Portanto, quando um pecador despertado pergunta: "Que devo fazer para ser salvo?", os pregadores do evangelho respondem: "Cr no Senhor Jesus Cristo e sers salvo" (Atos 16: 30f). Eles no dizem: "Confia no batismo e sers salvo". II. Como tem sido demonstrada a subordinao ao batismo? 1. O batismo era subordinado pregao no ministrio terreno de Jesus Cristo (Joo 4:2): "Ainda que Jesus no batizava, mas os seus discpulos". Jesus Cristo dedicou Seu ministrio pregao do evangelho (Marcos 1:14), deixando aos outros o batismo dos convertidos. 2. Batizar submeter-se pregao na Grande Mandamento de Jesus Cristo (Marcos 16: 15 & Mateus 28:19): "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura"; "Portanto, ide, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo". Os discpulos so preparados atravs da pregao do evangelho e tais discpulos salvos so, subseqentemente, batizados. 3. O batismo era subordinado pregao no ministrio dos apstolos de Cristo. J havamos considerado, aqui, a evidncia dessa verdade no exemplo de Paulo (v. 12-17). Encontramos evidncia semelhante na converso de Cornlio, recordada em Atos 10. Pedro fez o necessrio, quando pregou o evangelho de Cristo (v. 34-43), concluindo a sua mensagem com a promessa "Todos os que nele crem recebero o perdo dos pecados pelo seu nome". Quando eventos subseqentes evidenciaram que havia de se acreditar no evangelho e que os crentes foram salvos (v.44-46), Pedro delegou aos outros a responsabilidade de batiz-los (v.48). Certamente Jesus Cristo e seus discpulos no teriam agido de tal forma, se o batismo fosse absolutamente essencial para a Salvao! III. Quem deturpar tais verdades gloriosas? Paulo os identifica como "os que perecem", em contraste, a "para ns que somos salvos" (v.18). Pereceram porque subordinaram a pregao ao batismo. Pelo fato de acreditarem que o batismo essencial para a salvao, admitiriam "Meu Cristo envioume para batizar! Ai de mim se no batizo". IV. Por que aqueles que perecem subordinariam a pregao ao batismo? 1. O evangelho de "Jesus crucificado" "escndalo" para aqueles que esto perecendo (v.23). Esse foi o caso dos judeus na poca de Paulo, porque "os judeus pedem sinal" (v.22), ou uma evidncia sobrenatural externa como fundamento da sua f.

Ordenanas da Igreja

Pgina 28

29

"Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu?" (Joo 6:30). Tais pessoas so impressionadas por milagres vistos com seus olhos, no pela mensagem a ser aceita no corao. A idia de que algum pudesse ser salvo atravs da crena no que foi feito por Cristo na cruz , portanto, um escndalo para eles. 2. O evangelho de "Cristo crucificado" "loucura" para aqueles que esto perecendo (v.23). Esse foi o caso dos gregos na poca de Paulo, porque "os gregos buscam sabedoria" (v.22), ou a evidncia racional como fundamento de sua f. So como seus antepassados atenienses que zombavam do evangelho porque, para eles, o mesmo era ilgico (Atos 17:32). No querem nada com o evangelho que humilha seu orgulho, declarando: "nenhuma carne se glorie perante ele (de Deus)" e por declarar que a nica "sabedoria de Deus" encontrada em "Cristo Jesus" (v. 29,30). A idia de que algum pudesse ser salvo atravs da crena no que foi feito por Jesus na cruz , portanto, loucura para eles. O pregador da salvao atravs do batismo alimenta suas fantasias de ambas as formas. Primeiramente, para aqueles que "buscam sabedoria", o pregador da salvao atravs do batismo declara o evangelho da salvao apenas pela graa atravs da f em Cristo somente ser uma "loucura". Com suas aguadas habilidades em eloqncia e debate e, por meio do entrelaamento habilidoso das Escrituras, convence os homens pecaminosos de que podem merecer a salvao e absolvio perante Deus atravs de suas prprias obras. Portanto, a anttese de Paulo, que admitiu: "E eu ... no fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vs, seno a Jesus Cristo, e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. A minha palavra, e a minha pregao, no consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstrao de Esprito e de poder; Para que a vossa f no se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus" (I Corntios 2:1-5). E, quando Paulo ouve os homens chamarem sua mensagem de salvao apenas pela graa, atravs da f em Cristo somente, de "loucura", ele responde: "Aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregao" (v. 21). Segundo, para "aqueles que pedem um sinal", o pregador da salvao atravs do batismo alega realizar o maior deles na gua do batismo. Alega que o milagre da regenerao do espiritualmente morto realizado quando ele o batiza; ele, por meio disso, nega que eles so regenerados atravs de Deus somente, desvinculado da interveno humana (como em Joo 1:12f, 3:3-8 e Tito 3:5). Alega que o milagre da salvao dos pecadores realiza-se quando os batiza; nega, por meio disso, que so salvos somente pela graa e pela f (como em Efsios 2:8f). Alega que, na verdade, os pecados so perdoados quando ele efetua o batismo; ele, assim, nega que, na verdade, so perdoados pelo sangue de Jesus Cristo (como em Mateus 26:28, Hebreus 10:11f; 9:26). Alega que os pecados so, na verdade, purificados quando ele realiza o batismo;
Ordenanas da Igreja Pgina 29

30

nega, dessa maneira, que eles so, na verdade, purificados pelo sangue de Jesus Cristo (como em Apocalipse 1:5; 7:14). Ele, portanto, a anttese de Paulo, que considerava mais a mensagem que o ritual, pregando mais que batizando, e a obra de Cristo no Calvrio maior que a obra de um homem na gua. Em quem voc acreditar? O pregador que exalta Cristo? Ou negar o evangelho, exaltando o batismo sobre ele?

Mensagem Radiofnica n 455 -22 de Dezembro de 2002 Seu servo pela causa de Jesus (II Corntios 4:5), Autor: Daniel E. Parks, pastor, Igreja Batista Redentora 2801 Cleveland Boulevard, Louisville, KY 40206 502.899-9205(igreja);812.280-9574(residencial) Pgina da Igreja na Web: sovereigngrace.net/redeemer/redeemer_baptist_church.htm Mensagens:grace-for-today.com/parks.htm sovereign-grace.com/parks.htm Servio de registro redentor: sovereign-grace.net/redeemer Autor: Daniel E. Parks Traduo: Albano Dalla Pria 2003 Reviso: David Creten Gardner - Jan 2004 Edio: CGG Maro 2004 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Ordenanas da Igreja

Pgina 30

31

Cap 05 - Daniel Parks

O Batismo Cristo (19) "O Batismo de Joo" (Marcos 11:30)


H questes que surgem relacionadas ao batismo administrado por Joo Batista. Jesus Cristo, por exemplo, perguntou s autoridades religiosas de Jerusalm: "O batismo de Joo era do cu ou dos homens? respondei-me." (Marcos 11:30). A questo que temos diante de ns, agora, : O batismo de Joo foi um batismo cristo? Ou foi um outro batismo peculiar a ele? Ns nos adiantamos em responder, com base nas provas seguintes, que o batismo administrado por Joo foi realmente um batismo cristo. I. O Batismo de Joo satisfazia o requerimento a respeito da autoridade para o batismo cristo. A autoridade para administrar o batismo vem de Jesus Cristo. o nico que concede o Grande Mandamento (Mateus 28:19f), que inclui a autoridade para batizar discpulos de todas as naes. Salientou Sua autoridade para fazer isso, afirmando que Ele possu "toda autoridade... no Cu e sobre a Terra". A autoridade para o batismo cristo vem de Jesus Cristo e no de qualquer organizao terrena. Joo Batista batizou com essa mesma autoridade, apesar de ela ter sido concedida a ele em um tempo bem anterior. Cristo indicou essa verdade, quando disse: "O batismo de Joo era do cu ou dos homens? respondei-me." (Marcos 11:30). Aqueles a quem a questo foi feita sabiam muito bem que o batismo de Joo foi autorizado pelo cu, e no por alguma organizao terrena ! especialmente suas prprias! Desde que foi autorizado pelo Cu, foi autorizado por Cristo. II. O Batismo de Joo satisfazia o requerimento a respeito do administrador do batismo cristo. O administrador adequado do batismo cristo um pregador do evangelho, enviado por Cristo. Isso est evidente no Grande Mandamento entregue para os "onze discpulos" que Cristo tinha escolhido para o ministrio do evangelho. Joo Batista satisfazia essa exigncia. Ele era "um homem enviado de Deus, cujo nome era Joo. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele"(Joo 1:6f). Joo admitiu a autoridade que Deus lhe havia concedido a fim de administrar o batismo: Ele "me mandou a batizar com gua" (Joo 1:33). III. O Batismo de Joo satisfazia o requerimento a respeito da forma do batismo cristo. A forma do batismo cristo a imerso na gua. Essa forma requisitada pelas palavras no texto grego do Novo Testamento designando batismo, o substantivo baptisma e o verbo baptizo. Todo o confivel lxico grego cita "mergulho/imerso" como primeiro significado desse verbo grego. Portanto, relatos bblicos descrevendo o batismo envolvem imerso. Por exemplo, lemos, em Atos 8:38f, "e desceram ambos gua, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. E...saram da gua".

Ordenanas da Igreja

Pgina 31

32

O batismo administrado por Joo o Batista satisfazia esse requisito. "Joo batizava tambm em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas guas" (Joo 3:23). Joo batizava "no Jordo" (Mateus 3:6). Quando Jesus foi batizado por Joo: "Jesus saiu... da gua" (Mateus 3:16; Marcos 3:9f). Descries de Joo derramando ou aspergindo gua sobre a cabea de Jesus Cristo no s so sem respaldo bblico, mas tambm so contrrios aos acontecimentos bblicos. O homem de quem aqui falamos era chamado "Joo o Batista" (do grego baptitees), no Joo o que espalha, nem Joo o que derrama, nem Joo o que lava. IV. O Batismo de Joo satisfazia o requerimento a respeito do candidato para o batismo cristo. O nico candidato adequado para o batismo cristo o discpulo j salvo de Jesus Cristo. Isso evidente no Grande Mandamento, em que Cristo ordenou a seus pregadores primeiro "fazer discpulos", ato que deveria ser seguido pelo "batismo deles". Um discpulo de Cristo um crente arrependido em Cristo, algum que seguiu seu mandamento: "Arrependei-vos, e crede no evangelho" (Marcos 1:15) e, portanto, aquele que exercita ambas coisas, "a converso a Deus, e a f em nosso Senhor Jesus Cristo" (Atos 20:21). Portanto, ningum um candidato apropriado para o batismo cristo at que tenha se arrependido de seus pecados e acreditado em Jesus Cristo. Por isso, no dia de Pentecostes, Pedro exortou seus ouvintes: "Arrependei-vos, e cada um de vs seja batizado..." Ento aqueles que receberam de bom grado (isto , acreditaram) na sua palavra (isto , o evangelho que ela pregou) foram batizados (Atos 2:38, 41). O batismo administrado por Joo o Batista, satisfazia esse requerimento. "Joo veio... pregando o batismo de arrependimento" (Marcos 1:4; Lucas 3:3). Joo declarou: "Eu, em verdade, vos batizo com gua, para o arrependimento" (Mateus 3:11). Exigia que, aqueles que viessem at ele para o batismo, produzissem "pois, frutos dignos de arrependimento" (Mateus 3:8). O arrependimento daqueles que ele batizou evidenciase no sentido de que "eram por ele batizados no rio Jordo, confessando os seus pecados" (Mateus 3:6). Paulo, o apstolo de alguns anos posteriores, por isso, confirmou: "Certamente Joo batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que aps ele havia de vir, isto , em Jesus Cristo" (Atos 19:4, compara com 13:24). Enquanto Joo foi enviado para batizar aqueles que acreditavam no Cristo ainda a ser revelado, e os apstolos de Jesus foram enviados para batizar aqueles que acreditavam no Cristo j revelado, o fato permanece que ambos Joo e os discpulos de Jesus administraram o batismo de crentes. E desde que os crentes em Cristo so salvos por meio da f que tm Nele (Atos 16:31), ambos Joo e os discpulos batizavam pessoas j salvas, no pessoas desejando ser salvas por meio do batismo. Nem Joo nem os discpulos de Jesus batizaram criancinhas, porque elas so incapazes de acreditar em Cristo para salvao.

Ordenanas da Igreja

Pgina 32

33

V. O Batismo de Joo satisfazia o requerimento a respeito da confisso dos pecados perdoados no batismo cristo. Pedro expressou esse requerimento no Dia de Pentecostes, em sua exortao para "ser batizado... para a remisso dos pecados" (Atos 2:38). Isso no dizer que os pecados, atualmente, so perdoados no batismo. O batismo uma ordenana e somos claramente avisados de que as ordenanas "nunca podem tirar os pecados" (Hebreus 10:11). A remisso dos pecados foi obtida pelo sangue de Jesus Cristo, de acordo com Seu prprio testemunho (Mateus 26:28): "Porque isto o meu sangue, o sangue do novo testamento, que derramado por muitos, para remisso dos pecados" (cf. Hebreus 9:26). A remisso dos pecados recebida atravs da f em Jesus Cristo (Atos 10:43): "A este do testemunho todos os profetas, de que todos o que nele crem recebero o perdo dos pecados pelo seu nome". A remisso dos pecados testificada no batismo cristo. Ou seja, aquele que batizado de acordo com as Escrituras declara que a remisso dos pecados foi obtida atravs de Jesus Cristo, e recebida pela f Nele. O batismo cristo, portanto, "no do despojamento da imundcia da carne, mas da indagao de uma boa conscincia para com Deus" (I Pedro 3:21). O batismo administrado por Joo o Batista satisfazia esse requerimento (Lucas 3:3): "E percorreu toda a terra ao redor do Jordo, pregando o batismo de arrependimento, para o perdo dos pecados". A nica diferena entre o batismo para a remisso dos pecados administrado por Joo o Batista e o de Pedro, o apstolo, que o primeiro aguardou o porvir e o ltimo rememorou a remisso dos pecados obtida pelo sangue derramado de Jesus Cristo. VI. O batismo de Joo Batista foi o nico administrado at Jesus Cristo e um dos poucos de seus primeiros discpulos. Sabemos que Joo batizou Cristo por causa do que est registrado em Mateus 3:13-17: "Ento veio Jesus da Galilia ter com Joo, junto do Jordo, para ser batizado por ele". Temos boas razes para admitir que Joo tambm batizou alguns dos primeiros discpulos de Cristo. Sabemos que foram batizados por algum e que esse algum no era Cristo (Joo 4:2): "Ainda que Jesus mesmo no batizava, mas os seus discpulos". E pelo fato de o batismo que receberam de Joo ser o nico batismo que j tinham recebido, e por causa de o batismo deles ser seguramente um batismo cristo, e pelo fato de o batismo cristo que administravam ser contemporneo ao de Joo, podemos concluir que o batismo administrado por Joo o Batista era um batismo cristo. Sendo esse o caso, devemos considerar o exemplo registrado em Atos 19:1-7, considerando os doze homens que Paulo encontrou em feso, os quais diziam ter recebido o batismo de Joo o Batista. Confrontamo-nos com dois problemas textuais nessa passagem. No verso 2b, confessaram: "Ns nem ainda ouvimos que haja Esprito Santo". No verso 5, lemos: "E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus". Se ignorassem a existncia do Esprito Santo, evidentemente no teriam recebido o batismo cristo, nem atravs de Joo nem pelos discpulos de Cristo
Ordenanas da Igreja Pgina 33

34

(Mateus 3:11; 28:19). (Talvez algum falsamente proclamando administrar o batismo de Joo os tenha imergido.) Eles, portanto, acreditando na mensagem de Paulo, receberam o batismo cristo administrado por Paulo. Mas, se eram ignorantes somente da vinda do Esprito Santo (Em Pentecostes, Atos 2), foram batizados de acordo com as Escrituras, quando receberam o batismo de Joo e, assim, no precisavam ser batizados por Paulo, mas, atravs da mo de Paulo, o Esprito Santo desceu sobre eles. Seja qual for o caso, o batismo administrado por Joo o Batista no foi falho. Como Joo Batista, dizemos a voc: "Arrependa-se de seus pecados, creia em Cristo Jesus e seja batizado para a remisso dos pecados.

Mensagem Radiofnica n 457 - 5 de Janeiro de 2003 Seu servo pela causa de Jesus (II Corntios 4:5), Autor: Daniel E. Parks, pastor, Igreja Batista Redentora 2801 Cleveland Boulevard, Louisville, KY 40206 502.899-9205(igreja);812.280-9574(residencial) Pgina da Igreja na Web: sovereigngrace.net/redeemer/redeemer_baptist_church.htm Mensagens:grace-for-today.com/parks.htm sovereign-grace.com/parks.htm Servio de registro redentor: sovereign-grace.net/redeemer Autor: Daniel E. Parks Traduo: Albano Dalla Pria 2003 Reviso: David Creten Gardner - Jan 2004 Edio: CGG Maro 2004Autor: Pr Calvin Gardber Correo gramatical: Albano Dalla Pria 5/98 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Ordenanas da Igreja

Pgina 34

35

Como devemos responder a essa pergunta? (Viso Batista) Voc recebeu o batismo com o Esprito Santo?? Thomas Williamson s vezes um cristo indagado se tem sido batizado com o Esprito Santo, ou se sua igreja tem o batismo com o Esprito Santo. Como deveramos responder a esta questo? Muitas teorias tm sido propostas sobre a natureza do batismo com o Esprito Santo. Em vez de rever todas elas, faramos melhor em examinar as referncias Bblicas sobre esta imerso no Esprito Santo. (A palavra grega sempre refere-se a imerso, ou literalmente na gua ou tinta, ou num senso figurativo. Nenhum outro significado da palavra pode ser achado no Novo Testamento ou na literatura grega antiga.) O batismo com o Esprito Santo foi profetizado por Joo Batista como um evento futuro em Mt 3.11, onde associado com fogo: !Aquele que vem aps mim mais poderoso do que eu; cujas alparcas no sou digno de levar; Ele vos batizar com o Esprito Santo, e com fogo." Esta profecia aparece tambm nas mensagens paralelas descrevendo o ministrio de Joo. Em Mc 1.8 lemos: !Eu, em verdade, tenho-vos batizado com gua; ele, porm, vos batizar com o Esprito Santo." Em Lc 3.16 nos diz, !Eu, na verdade, batizo-vos com gua, mas eis que vem aquele que mais poderoso do que eu, do qual no sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizar com o Esprito Santo e com fogo." Jo 1.33 identifica Cristo como Aquele quem teria autoridade para batizar com o Esprito Santo: !E eu no o conhecia, mas o que me mandou a batizar com gua, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Esprito, e sobre ele repousar, esse o que batiza com o Esprito Santo." No h outras referncias no Evangelho ao batismo com o Esprito Santo. A prxima referncia, At 1.5, afirma quando este evento prometido aconteceria. Cristo, pouco antes de Sua Ascenso, disse aos Seus apstolos: !Porque, na verdade, Joo batizou com gua, mas vs sereis batizados com o Esprito Santo, no muito depois destes dias." Qual evento notvel aconteceu apenas poucos dias depois da ascenso, ou seja, em exatamente dez dias? Pentecostes! Agora que determinamos com preciso o tempo que o prometido batismo com o Esprito Santo aconteceu, podemos examinar a natureza deste evento. Como Joo Batista predisse, foi associado com fogo; no um fogo literal, mas lnguas repartidas como que de fogo, foram vistas, At 2.3. Veio repetinamente um som do cu como de um vento veemente e impetuoso, At 2.2. Os discpulos comecaram a falar noutras lnguas, At 2.4. No eram lnguas estranhas, nem idiomas celestiais incompreensveis aos homens; mas, eram lnguas de outros pases entendidas claramente pelos que as ouviram, Atos 2:8-11. Esse maravilhoso evento de Pentecostes deve ser copiado pelas igrejas hoje? No h registro na Bblia ou na histria da igreja de uma reencenao de Pentecostes, nem qualquer comando de Deus que deveramos reencenar este evento. Qualquer igreja que
Ordenanas da Igreja Pgina 35

36

reinvindica a reencenao de Pentecostes deveria verificar se todos destes sinais so duplicados: o som de um vento veemente e impetuoso; as visveis lnguas repartidas como que de fogo; e a proclamao do evangelho em idiomas legtimos de outros pases no entendidos por aqueles que os falavam. O Pentecostes nunca foi reencenado e um evento histrico nico que, pela sua prpria natureza, no requer nenhuma reencenao. No esperamos a reencenao da diviso das guas do Mar Vermelho hoje em qualquer igreja; isto foi um evento nico que serviu o seu propsito, ou seja, o xodo dos israelitas da escravido egpcia. Precisamos aprender as lies dessa interveno milagrosa divina na histria humana, e orientar as nossas vidas por elas, mas no precisamos duplicar o prprio evento. Qual o propsito histrico foi consumado pelo batismo do Esprito Santo em Pentecostes? Os discpulos daquele tempo receberam poder para o ministrio cristo, Atos 1:8, mas o Esprito Santo ainda capacita-nos para sermos testemunhas hoje sem necessitar manifestaes miraculosas ou visveis. O batismo com o Esprito Santo era mais do que somente manifestaes. No dia de Pentecostes o Esprito Santo apareceu visivelmente aos homens para oficializar a Sua aprovao quela instituio qual Deus ordenou, pela qual toda a Sua obra na terra ser feita, ou seja, a Igreja. Deus estabeleceu duas instituies no Velho Testamento pelas quais toda adorao e obedincia do Seu povo devem ser conduzidas: o tabernculo de Moiss e o templo de Salomo. O Esprito Santo apareceu publicamente e visivelmente na inaugurao do tabernculo (x 40.34-35) e no templo (I Rs 8.10-11). A Sua manifestao revelou a todos os homens que Deus aprovou e endossou estas instituies. Somente uma manifestao do Esprito Santo bastava em cada caso. No deve nos surprender que o Esprito Santo endossou a igreja da mesma maneira pblica em Atos 2. Enfatizamos que a igreja que o Esprito Santo endossou no Pentecostes era a instituio da igreja local, no uma suposta !mstica, invisvel igreja universal,? um conceito no Escriturstico que contrrio a todo o ensino do Novo Testamento sobre a igreja. O conceito de uma !igreja universal?, como preguem muitos, uma organizao no-existente que no pode reunir, batizar, celebrar a Ceia do Senhor, disciplinar membros ou receber dzimos. A igreja em Jerusalm, porm, fez todas essas coisas. Tambm, devemos evitar o erro que diz que Pentecostes era !o nascimento da igreja? como afirmada espontaneamente por alguns. No h base escriturstica para tal afirmao. A igreja em Jerusalm agregou 3.000 membros no dia de Pentecostes, At 2.41. No pode agregar a algo que no existe. Em Atos 1, antes de Pentecostes, testemunhamos uma reunio de negcios da igreja em Jerusalm, quando Matias foi votado a servir como apstolo. O fato que Jesus instruiu Seus discpulos sobre disciplina pela igreja, Mt 18.17, ensinando-os !dize-o igreja? sem precisando explicarlhes o que era uma igreja, revela que a igreja j existia e era instituda por Cristo. Agora que temos revistos a natureza e o propsito do batismo com o Esprito Santo no dia de Pentecostes, avanamos para cuidar a prxima (e ltima) referncia
Ordenanas da Igreja Pgina 36

37

bblica ao batismo com o Esprito Santo. Em At 11.16 o apstolo Pedro, defendendo a sua deciso de batizar e receber como irmos os gentios convertidos de Cesaria, disse, !E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: Joo certamente batizou com gua; mas vs sereis batizados com o Esprito Santo." No claro se Pedro estava afirmando que o cair do Esprito Santo em Cornlio e seus companheiros em At 10.44-45 era uma repetio do batismo com o Esprito Santo, ou meramente uma comparao do evento quele que ele conheceu no Pentecostes. O que claro que o Esprito Santo caiu graciosamente sobre estes gentios convertidos, o primeiro na histria, para demonstrar publicamente a aceitao de Deus dos gentios na famlia de Deus, para que os irmos judeus tambm os aceitassem. Este evento, como Pentecostes, era um evento histrio nico que no necessitava e nem pode ser duplicado pelas igrejas hoje. S se pode ter uma nica inaugurao original. Agora findamos todas as referncias bblicas ao batismo com o Esprito Santo; no h outras. Alguns identificam o caso de Atos 19.1-7, quando Paulo rebatiza doze discpulos de feso, como sendo um batismo com o Esprito Santo, mas devemos ser cautelosos, desde que aquele termo, ou seja, batismo, no usado naquela passagem. Ao invs de argumentar sobre termo devemos aplicar nesta manifestao do poder do Esprito Santo, faramos melhor se consideramos a lio principal da passagem ! a importncia do batismo correto. O batismo para ser vlido, deve satisfazer estes quatro requerimentos: 1) Modo correto (imerso). 2) Canidato correto (um regenerado, e no uma pessoa incrdula). 3) Propsito adequado (mostrar nossa obedincia como discpulos de Jesus, no para ganharmos a salvao). 4) Administrador propcio (um representante de uma igreja neotestementria, que no precisa necessariamente ser um pastor). De alguma forma, o batismo dos discpulos efsios era deficiente.Desde que eles nem conheciam Quem era o Esprito Santo, provavelmente no eram salvos quando foram batizados. Aparentemente foram batizados por um cristo no com a autoridade de uma igreja local, em contraste ao Paulo que foi enviado pela igreja em Antioquia, At 13.1-3. Apolo tem sido sugerido como o culpado. Qualquer que seja o problema, Paulo no concordou em toler-lo, mas insistiu que o problema fosse corrigido. s vezes afirmado incorretamente que no existiram rebatizadores (ou anabatistas) antes do sculo XVI. Os que afirmam isso esqueceramse de Paulo! Os discpulos efsios obedientemente concordaram em ser batizados por Paulo quando eles descobriram que o batismo anterior foi deficiente, e o Esprito Santo outorgou publicamente Seu selo de aprovao no seu ato de submisso. A passagem, At 19.1-7, tem sido distorcida por alguns para argumentar que o batismo de Joo no um batismo cristo e no serve para aquela poca. Essa idia baseada na falsa suposio que os discpulos de feso, longe e bem depois da poca de Joo o Batista, foram verdadeiramente batizados por ele. Essa passagem no diz isso em alguma forma. Paulo no tinha nada mas elogios do batismo de Joo, At 19.4. O fato que Cristo e todos os apstolos, os que comearam o cristianismo, eram satisfeitos com
Ordenanas da Igreja Pgina 37

38

o batismo de Joo e nunca procuraram um batismo mais moderno, deve ser uma prova suficientemente firme da atualidade do batismo de Joo para aquela poca. Temos agora examinado todas as referncias na Bblia ao respeito do batismo com o Esprito Santo. Deve ser observado, porm, que hajam alguns que interpretem I Co 12.13 (?Pois todos ns fomos batizados em um esprito, formando um corpo...") como referncia ao batismo com o Esprito Santo. Tal interpretao causa confuso tremenda num assunto de fcil entendimento. Este batismo com o Esprito Santo de I Co 12.13, como concebido pelos que o apiam, singular, nico, sem fogo ou outra manifestao externa, e ocorre no momento da salvao. Como pode este conceito reconciliar-se de alguma forma do batismo com o Esprito Santo de Atos 2 que foi pblico, em conjunto, com fogo e manifestao externa, e derramando-se sobre pessoas j convertidas? Essa dificuldade totalmente eliminada quando reconhecemos que o batismo mencionado em I Co 12.13 batismo na gua e s isso. Muitos comentaristas nem crem que o Esprito Santo mencionado de alguma forma neste versculo; eles crem que um ensino que todos os membros de uma igreja local, ou corpo de Cristo, tornaram-se membros daquela igreja pelo batismo com gua em unio espiritual. Outros tratam do Esprito Santo nesta passagem, dizendo que pela liderana e capacidade do Esprito Santo tornamos membros da igreja local atravs do batismo em gua. Qualquer interpretao cabe perfeitamente no contexto do ensino neo-testamentrio; a idia do batismo com o Esprito Santo no momento da converso estranha completamente ao contexto. O Esprito Santo entra em todos os crentes no momento da converso para habitar em todos os crentes (Rm 8.9-16), mas ns no somos instrudos que o Esprito Santo batiza os crentes na converso. Segundo Ef. 4:5, existe somente um batismo. Este deve ser o batismo em gua, qual a Bblia ensina; no !batismo espiritual?, que a Bblia no ensina. Podemos concluir, de nosso estudo sobre todo que o Novo Testamento ensina do batismo com o Esprito Santo, que foi um evento histrico glorioso pelo qual Deus autenticou Sua igreja no comeo de seu ministrio, depois da ascenso de Cristo. No h mandamento para as igrejas hoje a buscarem a repetir este evento, nem para indivduos buscarem ser batizados com ou pelo Esprito Santo, na ou depois da converso. Isto significa que rejeitamos o ministrio, dons e enchimento do Esprito Santo para nossa poca? Absolutamente no! Somos mandados sermos cheios do Esprito Santo, Ef 5.18, e deveramos estar abertos para todos os dons que o Esprito Santo deseja outorgar em ns nesses ltimos dias. Deveramos rejeitar o ensinamento daqueles que apresentam posies diferentes a respeito do batismo com o Esprito Santo? No necessariamente. A maior parte do ensino deles tem uma base escriturstica, mesmo que os professores tm aplicado um vocbulo impreciso neste assunto que ensinam. Seria bem
Ordenanas da Igreja Pgina 38

39

melhor experimentar todas as bnos, dons e enchimento que o Esprito Santo desejanos ter, e aplicar um vocbulo errado para este experincia, do que ser firmes na doutrina e nomenclatura sem experimentar em nossas vidas o poder do Esprito Santo. No devemos ser crticos daqueles que descrevem suas experincias com o Esprito Santo como um !batismo?. Nem deve os defensores do batismo com o Esprito Santo ser crticos daqueles que preferem no usar esta terminologia. Estamos agora prontos a concluir o assunto, e responder a indagao posta no comeo desse artigo: ! Voc recebeu o batismo com o Esprito Santo?? Que Deus nos ajude a sempre responder tal indagao com uma sondagem humilde dos nossos coraes, e que possamos ser totalmente submissos para o Esprito Santo e sermos guiados por Ele em todos os aspectos da vida. Mas para aqueles que desejam conhecer nossa posio doutrina bblica do batismo com o Esprito Santo, seriam melhor a refazer a pergunta assim: !Voc um membro de uma igreja local da mesma f e prtica da igreja em Jerusalm, e assim parte da divina instituio que Deus validou e autenticou pelo batismo com o Esprito Santo?? Se a sua igreja continua na doutrina dos apstolos (At 2.42) e requer imerso em gua para ser membro (At 2.41), sua resposta a pergunta "Sim, sou!" Se membro de tal tipo de igreja , no precisa deix-la na procura do batismo com o Esprito Santo. Entrega a sua vida completamente ao Esprito Santo, e Ele o usar melhor na igreja em que est. Thomas Williamson.

Autor: Thomas Williamson Traduo: Brenda Lia Editorizao: Joy Ellaina e Calvin Gardner Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Ordenanas da Igreja

Pgina 39

You might also like