You are on page 1of 7

Orientao em Superviso Escolar e Orientao Educacional

Sumrio
Orientao em Superviso Escolar e Orientao Educacional
INTRODUO.....................................................................................................................................3 ATIVIDADE I ORIENTAO EDUCACIONAL...........................................................................4 ATIVIDADE II SUPERVISO ESCOLAR.......................................................................................6

Servio Social Orientao em Superviso Escolar e Orientao Educacional

Orientao em Superviso Escolar e Orientao Educacional

INTRODUO

Voc, aluno matriculado na disciplina Orientao em Superviso Escolar e Orientao Educacional, deve ler atentamente as duas atividades que so apresentadas a seguir. Antes da elaborao das atividades solicitadas, essencial que todo o contedo da disciplina seja estudado com empenho, pois assim voc ter contato com conceitos importantes, o que facilitar a elaborao. Vale ressaltar que as duas atividades so obrigatrias e devem ser elaboradas em grupo. Ateno! A pesquisa extremamente importante para sua formao prossional e acadmica. No entanto, ao utilizar um contedo pesquisado, importante transcrev-lo com suas prprias palavras e cit-lo nas referncias. O contedo copiado na ntegra caracteriza um crime denominado PLGIO. Trabalhos considerados plgio obtero nota ZERO! O trabalho deve ser redigido em letra Arial 12, o espaamento entre linhas deve ser 1,5 cm e o arquivo deve ser postado na extenso .doc, .docx ou .pdf (de preferncia .pdf, pois a formatao do documento permanece inalterada). Caso seja postado um arquivo corrompido (que no abra ou que no apresente contedo nenhum) ou um arquivo com o trabalho de outra disciplina, os integrantes do grupo recebero nota ZERO. Portanto, verique com ateno o arquivo antes de post-lo. importante que o nome, RA e polo de matrcula dos integrantes do grupo estejam relacionados na capa do documento (modelo apresentado na ltima pgina) e no sistema da UNIP Interativa, no momento da postagem. O aluno que no apresentar o nome registrado no sistema, car com nota zero! Posteriormente, o trabalho contendo as duas atividades (no mesmo arquivo), deve ser postado no link: http://trabalhosacademicos.unip.br/entrega O perodo de postagem ser divulgado no AVA Blackboard> Avisos Cada grupo deve postar, no link mencionado acima, um nico arquivo contendo uma capa e as duas atividades solicitadas, que sero detalhadas a seguir.
ATIVIDADE I ORIENTAO EDUCACIONAL

A ao de orientao educacional frente contemporaneidade atingida por questes que permeiam o ambiente escolar e, de certa maneira, emergem de um contexto amplo que estampa o cenrio social, poltico, econmico e educacional. De acordo com Souza (2012, p. 57, 58), os ramos de atuao do orientador educacional podem ser distribudos em:

Manual de Estgio Orientao em Superviso Escolar e Orientao Educacional

a) orientao escolar; b) relao famlia-escola; c) relao escola-comunidade; d) orientao em relao sade; e) relaes humanas; f) orientao para o lazer; orientao vocacional e para o trabalho; g) acompanhamento ps-escolar. I Com base nos diferentes ramos de atuao do orientador educacional, analise a seguinte situao: Um pedagogo que atua como orientador educacional numa escola de ensino fundamental constatou a ocorrncia de vrios episdios de bullying contra um aluno. Este aluno est apresentando diculdades de aprendizagem e sucessivas ausncias s aulas. Bullying: sinnimo de agresso moral, fsica, psicolgica. Palavra no traduzida para a lngua portuguesa, mas facilmente entendida por se tratar de um fenmeno crescente da sociedade brasileira: a violncia. Existe s no Brasil? No, as vtimas e seus algozes esto espalhados pelo mundo inteiro e em vrias culturas. Envolve relao de poder e mando. E para que isso no ocorra em nossas escolas, deve-se contar com um importante segmento para ajudar na questo: a orientao educacional. (SILVA, 2011, p.86) II Elabore um texto dissertativo que apresente os seguintes aspectos: os ramos de atuao do orientador educacional envolvidos na situao apresentada acima; as possveis aes do orientador educacional para a interveno em cada ramo identicado. III Sugere-se que voc releia o captulo 7 (pginas 57 a 107) do livro-texto (unidade III) da disciplina Orientao em Superviso Escolar e Orientao Educacional e utilize-o como fundamentao para construo do seu texto. IV Sugestes para leitura complementar Para saber mais sobre bullying, acesse: http://www.istoe.com.br/reportagens/9028_BULLYING+UM+CRIME+NAS+ESCOLAS http://www.istoe.com.br/reportagens/131156_COMO+VENCER+O+BULLYING http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-precisolevar-serio-431385.shtml http://veja.abril.com.br/especiais_online/bullying/cyberbullying.shtml Para saber mais sobre a atuao do Orientador Educacional, acesse: http://ppg.revistas.uema.br/index.php/PESQUISA_EM_FOCO/article/viewFile/431/634 http://www2.unimep.br/endipe/3663c.pdf

Servio Social Orientao em Superviso Escolar e Orientao Educacional

V Referncias bibliogrcas SILVA, N. G. S. O papel do orientador educacional mediante o bullying. Pesquisa em foco. Vol. 19, n.1, p. 79-93, 2011. MENDES, E. C. C. S. Orientao em superviso escolar e orientao educacional. 188 p. So Paulo: Unip, 2012. VI Observaes imprescindvel que o seu texto: seja dissertativo e redigido na modalidade culta da lngua portuguesa; tenha um ttulo pertinente ao tema; apresente coerncia, coeso e progresso; tenha a extenso mnima de uma pgina e, no mximo, duas; seja digitado em fonte Arial 12, justicado e com espaamento entre linhas 1,5 cm.
ATIVIDADE II SUPERVISO ESCOLAR

I Leia o fragmento abaixo, extrado do livro-texto Orientao em Superviso Escolar e Orientao Educacional (unidade I). A organizao educacional, escola, uma instituio social que tem objetivo claro de propiciar o desenvolvimento das potencialidades fsicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos contedos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes e valores) de maneira contextualizada, a m de tornar seus alunos cidados participativos na sociedade em que vivem. Portanto, o grande desao que os prossionais da educao tm fazer do ambiente escolar um meio favorecedor da aprendizagem, uma aprendizagem signicativa, rumo ao encontro do saber. Como explicita Libneo (2005, p. 117): Devemos inferir, portanto, que a educao de qualidade aquela mediante a qual a escola promove para todos os domnios os conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensveis ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos (MENDES, 2012, p.27). II Leia e analise a seguinte situao: Em uma determinada escola pblica da capital de So Paulo, foram identicados em uma sala de aula 20 alunos que no apresentam rendimento satisfatrio nas reas de leitura e escrita. A professora justica por meio de seus registros que esses alunos no vo conseguir avanar, pois so de famlia muito pobre e no possuem capital cultural necessrio para aprender os contedos escolares. III A partir das consideraes do fragmento e da situao apresentada, responda:

Manual de Estgio Orientao em Superviso Escolar e Orientao Educacional

a) Na administrao pblica, em geral, a superviso escolar, chamada superviso de ensino, acontece em nvel de sistema, contemplando as dimenses administrativas e pedaggicas da educao (MENDES, 2012, p.110). Em qual destas dimenses o supervisor de ensino dever focar para discutir o parecer da professora a respeito das diculdades de aprendizagem dos alunos? Justique. b) O supervisor de ensino deve primar pelo cumprimento do papel social da escola. Quais as possveis aes do supervisor para assegurar o direito e a garantia de aprender dos alunos? REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS MENDES, E. C. C. S. Orientao em superviso escolar e orientao educacional. 188 p. So Paulo: Unip, 2012.

Servio Social Orientao em Superviso Escolar e Orientao Educacional

You might also like