You are on page 1of 5

APNDICE B

APNDICE B OS CRITRIOS DIAGNSTICOS DE ROMA III PARA OS DISTRBIOS GASTROINTESTINAIS FUNCIONAIS

A. DISTRBIOS ESOFGICOS FUNCIONAIS

Os critrios* diagnsticos devem incluir todos os itens a seguir: 1. Queimao ou dor retroesternal; 2. Falta de evidncia de que o refluxo gastroesofgico a causa do sintoma; 3. Ausncia de distrbios da motilidade esofgica baseados em alteraes histopatolgicas. * Critrios preenchidos nos ltimos 3 meses com incio dos sintomas pelo menos 6 meses antes do diagnstico.
A2. Dor torcica funcional de presumvel origem esofgica

A1. Pirose funcional

3. Ausncia de distrbios da motilidade esofgica baseados em alteraes histopatolgicas. * Critrios preenchidos nos ltimos 3 meses com incio dos sintomas pelo menos 6 meses antes do diagnstico.
A4. Globus

Os critrios* diagnsticos devem incluir todos os itens a seguir: 1. Dor ou desconforto retroesternal que no em queimao; 2. Falta de evidncia de que o refluxo gastroesofgico a causa do sintoma; 3. Ausncia de distrbios da motilidade esofgica baseados em alteraes histopatolgicas. * Critrios preenchidos nos ltimos 3 meses com incio dos sintomas pelo menos 6 meses antes do diagnstico.
A3. Disfagia funcional

Os critrios* diagnsticos devem incluir todos os itens a seguir: 1. Sensao no dolorosa persistente ou intermitente de presena de um n (bolaou bolo) ou de um corpo estranho na garganta; 2. Ocorrncia da sensao entre as refeies; 3. Ausncia de disfagia ou de odinofagia; 4. Falta de evidncia de que o refluxo gastroesofgico a causa do sintoma; 5. Ausncia de distrbios da motilidade esofgica baseados em alteraes histopatolgicas. * Critrios preenchidos nos ltimos 3 meses com incio dos sintomas pelo menos 6 meses antes do diagnstico.
B. DISTRBIOS GASTRODUODENAIS FUNCIONAIS B1. Dispepsia funcional

Os critrios* diagnsticos devem incluir todos os itens a seguir: 1. A percepo da passagem dos alimentos, lquidos ou slidos, ao longo do esfago. Na linguagem do paciente pode ser referido como alimento que tranca, fica retido ou passa com dificuldade; 2. Falta de evidncia de que o refluxo gastroesofgico a causa do sintoma;

Os critrios* diagnsticos devem incluir todos os itens a seguir: 1. Um ou mais dos itens a seguir: a. sensao incmoda de plenitude ps-prandial; b. saciedade precoce c. dor epigstrica d. queimao epigstrica 2. Nenhuma evidncia de doena estrutural (presente na endoscopia do trato digestivo superior) que seja capaz de explicar os sintomas * Critrios preenchidos nos ltimos 3 meses com incio dos sintomas pelo menos 6 meses antes do diagnstico.

64

Arq Gastroenterol

v. 49 suplemento 2012

Drossman DA, Corazziari E, Delvaux M, Spiller R, Talley NJ, Thompson WG, Whitehead WE. Rome III: the functional gastrointestinal disorders. 3rd ed. McLean, VA: Degnon Associates; 2006. p.885-93.

B1a. Sndrome do desconforto ps-prandial

Os critrios* diagnsticos devem incluir um ou ambos os itens a seguir: 1. Sensao incmoda de plenitude ps-prandial que ocorre aps refeies habituais, pelo menos vrias vezes na semana; 2. Saciedade precoce que impede finalizar uma refeio comum, pelo menos vrias vezes na semana. * Critrios preenchidos nos ltimos 3 meses com incio dos sintomas pelo menos 6 meses antes do diagnstico.
Critrios de apoio

B3. Distrbios da nusea e do vmito B3a. Nusea idioptica crnica

Os critrios* diagnsticos devem incluir todos os itens a seguir: 1. Nusea significativa, ocorrendo pelo menos algumas vezes na semana; 2. Habitualmente no est associada com vmito; 3. Ausncia de anormalidades na endoscopia digestiva superior ou doena metablica que explique a nusea. * Critrios preenchidos nos ltimos 3 meses com incio dos sintomas pelo menos 6 meses antes do diagnstico.
B3b. Vmito funcional

1. Empachamento/estufamento abdominal superior ou nusea ps-prandial ou eructao excessiva podem estar presentes; 2. Sndrome da dor epigstrica pode coexistir.
B1b. Sndrome da dor epigstrica

Os critrios* diagnsticos devem incluir todos os itens a seguir: 1. Dor ou queimao localizada no epigstrio com intensidade moderada, pelo menos uma vez por semana; 2. A dor intermitente; 3. No generalizada ou localizada para outras regies do abdome ou do trax; 4. No aliviada com a defecao ou por flatulncia; 5. No preenche os critrios para os distrbios da vescula e do esfncter de Oddi. * Critrios preenchidos nos ltimos 3 meses com incio dos sintomas pelo menos 6 meses antes do diagnstico.
Critrios de apoio

Os critrios* diagnsticos devem incluir todos os itens a seguir: 1. Cerca de um ou mais episdios de vmito por semana; 2. Ausncia de critrio para distrbio alimentar, ruminao ou distrbio psiquitrico maior de acordo com o DSM-IV; 3. Ausncia de vmito auto-induzido, uso crnico de canabinoide, ausncia de anormalidades no sistema nervoso central ou doenas metablicas que expliquem o vmito recorrente. * Critrios preenchidos nos ltimos 3 meses com incio dos sintomas pelo menos 6 meses antes do diagnstico.
B3c. Sndrome do vmito cclico

1. A dor pode ser em queimao, mas sem um componente retroesternal; 2. A dor comumente induzida ou aliviada pelas refeies, mas pode ocorrer tambm durante o jejum; 3. A sndrome do desconforto ps-prandial pode coexistir
B2. Distrbios da eructao B2a. Aerofagia

Os critrios* diagnsticos devem incluir todos os itens a seguir: 1. Episdios de vmito que se repetem de forma semelhante, considerando-se o incio (agudo) e a durao (menos de 1 semana); 2. Trs ou mais episdios distintos no ano anterior; 3. Ausncia de nusea e de vmito entre os episdios.
Critrios de apoio

Os critrios* diagnsticos devem incluir todos os itens a seguir: 1. Aerofagia repetitiva e incmoda pelo menos vrias vezes na semana; 2. Engolir o ar de modo que possa ser objetivamente observado ou medido. * Critrios preenchidos nos ltimos 3 meses com incio dos sintomas pelo menos 6 meses antes do diagnstico.

Histria ou histrico familiar de dores de cabea tipo enxaqueca.


B4. Sndrome da ruminao em adultos

Os critrios* diagnsticos devem incluir todos os itens a seguir: 1. Regurgitao persistente ou recorrente do alimento recm-ingerido boca, sendo subsequentemente cuspido ou remastigado e engolido; 2. A regurgitao no precedida por esforo de vmito.
Critrios de apoio

B2b. Eructao excessiva inespecfica

Os critrios* diagnsticos devem incluir todos os itens a seguir: 1. Aerofagia repetitiva e incmoda pelo menos vrias vezes na semana; 2. No h evidncias de que engolir ar em excesso seja a causa do sintoma. * Critrios preenchidos nos ltimos 3 meses com incio dos sintomas pelo menos 6 meses antes do diagnstico.

1. Os episdios de regurgitao geralmente no so precedidos de nusea; 2. Interrupo do processo quando o material regurgitado se torna cido; 3. A regurgitao contm alimentos que so reconhecidos e cujo sabor agradvel. * Critrios preenchidos nos ltimos 3 meses com incio dos sintomas pelo menos 6 meses antes do diagnstico.

v. 49 suplemento 2012

Arq Gastroenterol

65

Drossman DA, Corazziari E, Delvaux M, Spiller R, Talley NJ, Thompson WG, Whitehead WE. Rome III: the functional gastrointestinal disorders. 3rd ed. McLean, VA: Degnon Associates; 2006. p.885-93.

C. DISTRBIOS INTESTINAIS FUNCIONAIS

C4. Diarreia funcional

Os critrios* diagnsticos devem incluir todos os itens a seguir: Dor ou desconforto abdominal recorrente** pelo menos 3 dias/ms, nos ltimos 3 meses, associada com dois ou mais dos seguintes: 1. Melhora com a defecao; 2. Incio associado com mudana na frequncia das evacuaes; 3. Incio associado com mudana no formato (aparncia) das fezes. * Critrios preenchidos nos ltimos 3 meses com incio dos sintomas pelo menos 6 meses antes do diagnstico. ** Desconforto significa uma sensao desconfortvel no descrita como dor. Recomenda-se que, para uma pessoa possa participar e ser incluida nos protocolos de pesquisas de fisiopatologia e em estudos clnicos, tenha frequncia de dor/desconforto de ao menos 2 dias por semana durante o perodo de avaliao.
C2. Estufamento/Empachamento funcional

C1. Sndrome do intestino irritvel

Critrios diagnsticos* Fezes moles ou aquosas sem dor, ocorrendo em pelo menos 75% das evacuaes. * Critrios preenchidos nos ltimos 3 meses com incio dos sintomas pelo menos 6 meses antes do diagnstico C5. Distrbio intestinal funcional inespecfico Critrios diagnsticos* Sintomas intestinais no atribuveis a uma etiologia orgnica e que no preenchem critrios para as categorias definidas previamente. * Critrios preenchidos nos ltimos 3 meses com incio dos sintomas pelo menos 6 meses antes do diagnstico.
D. DOR ABDOMINAL FUNCIONAL D. Sndrome da dor abdominal funcional

Os critrios* diagnsticos devem incluir os dois itens a seguir: 1. Sensao recorrente de estufamento/empachamento ou distenso visvel por pelo menos 3 dias/ms em 3 meses 2. Critrios insuficientes para diagnstico de dispepsia funcional, sndrome do intestino irritvel ou outro distrbio gastrointestinal funcional * Critrios preenchidos nos ltimos 3 meses com incio dos sintomas pelo menos 6 meses antes do diagnstico.
C3. Constipao funcional

Os critrios* diagnsticos devem incluir todos os itens a seguir: 1. Dor abdominal contnua ou quase contnua; 2. Ausncia ou relacionamento somente ocasional de dor com eventos fisiolgicos (por exemplo, alimentao, defecao ou menstruao); 3. Alguma diminuio no funcionamento dirio; 4. A dor no dissimulada (por exemplo, fingir-se de doente); 5. Sintomas insuficientes para atingir o critrio para outro distrbio gastrointestinal funcional que explicariam a dor abdominal. * Critrios preenchidos nos ltimos 3 meses com incio dos sintomas pelo menos 6 meses antes do diagnstico.
E. DISTRBIOS FUNCIONAIS DA VESCULA BILIAR E DO ESFNCTER DE ODDI E. Distrbios funcionais da vescula biliar e do esfncter de Oddi

Os critrios* diagnsticos devem incluir: 1. Dois ou mais dos seguintes: a. Esforo evacuatrio durante pelo menos 25% das defecaes; b. Fezes grumosas ou duras em pelo menos 25% das defecaes; c. Sensao de evacuao incompleta em pelo menos 25% das defecaes; d. Sensao de obstruo/bloqueio anorretal das fezes em pelo menos 25% das defecaes; e. Manobras manuais para facilitar pelo menos 25% das defecaes (por exemplo, evacuao com ajuda digital, apoio do assoalho plvico); f. Menos de trs evacuaes por semana. 2. Fezes moles esto raramente presentes sem o uso de laxantes; 3. Critrios insuficientes para SII. * Critrios preenchidos nos ltimos 3 meses com incio dos sintomas pelo menos 6 meses antes do diagnstico.

Critrios diagnsticos* devem incluir episdios de dor localizada no epigstrico e/ou quadrante superior direito e todos os seguintes: 1. Episdios com durao de 30 minutos ou mais; 2. Sintomas recorrentes ocorrendo em diferentes intervalos de tempo (no diariamente); 3. A dor aumenta at chegar a um nvel que se mantm constante; 4. A dor de moderada a grave, suficiente para interromper as atividades cotidianas do paciente ou lev-lo a buscar por ajuda em servio de emergncia; 5. A dor no aliviada pelas evacuaes; 6. A dor no aliviada por alterao postural; 7. A dor no aliviada com anticidos; 8. Excluso de outras doenas estruturais que explicariam os sintomas.

66

Arq Gastroenterol

v. 49 suplemento 2012

Drossman DA, Corazziari E, Delvaux M, Spiller R, Talley NJ, Thompson WG, Whitehead WE. Rome III: the functional gastrointestinal disorders. 3rd ed. McLean, VA: Degnon Associates; 2006. p.885-93.

Critrio de apoio

A dor pode apresentar com um ou mais dos seguintes itens: 1. Estar associada com nusea e vmito; 2. Irradiar para as costas e/ou para a regio subescapular direita; 3. Despertar do sono no meio da noite.
E1. Distrbio funcional da vescula biliar

b. Anormalidades da funo esfincteriana anal associadas com uma doena sistmica (por exemplo, esclerodermia); c. Anormalidades estruturais ou neurognicas creditadas como causa mais importante ou primria da incontinncia fecal; * Critrios preenchidos nos ltimos 3 meses.
F2. Dor anorretal funcional F2a. Proctalgia crnica

Os critrios* diagnsticos devem incluir todos os itens a seguir: 1. Critrio para distrbio funcional da vescula biliar e do esfncter de Oddi; 2. A vescula biliar est presente; 3. Enzimas hepticas, bilirrubina conjugada e amilase/lipase normais.
E2. DISTRBIO FUNCIONAL DO ESFNCTER DE ODDI BILIAR

Os critrios* diagnsticos devem incluir todos os itens a seguir: 1. Critrio para distrbio funcional do esfncter de Oddi; 2. Amilase/lipase normais.
Critrio de apoio

Os critrios* diagnsticos devem incluir todos os itens a seguir: 1. Dor ou dolorimento retal crnico ou recorrente; 2. Episdios devem durar 20 minutos ou mais; 3. Excluso de outras causas de dor retal, tais como isquemia, doena inflamatria intestinal, criptite, abscesso intramuscular, fissura anal, hemorroida, prostatite e coccigodnia * Critrios preenchidos nos ltimos 3 meses com incio dos sintomas pelo menos 6 meses antes do diagnstico. A proctalgia crnica deve ser a seguir caracterizada como Sndrome do Elevador do nus ou como dor anorretal inespecfica, baseada no exame digital retal.
F2a1. Sndrome do elevador do nus

Elevao temporria de transaminases, fosfatase alcalina ou bilirrubina conjugada sricas, relacionada a, pelo menos, dois episdios de dor.
E3. Distrbio funcional do esfncter de Oddi pancretico

Critrio diagnstico; Critrios de sintomas para proctalgia crnica e desconforto doloroso durante trao posterior no msculo puborretal.
F2a2. Dor anorretal funcional inespecfica

Os critrios* diagnsticos devem incluir ambos os itens a seguir: 1. Critrios para distrbios funcionais da vescula e do esfncter de Oddi; 2. Amilase/lipase elevadas.
F. DISTRBIOS FUNCIONAIS ANORRETAIS F1. Incontinncia fecal funcional

Critrio diagnstico: Critrios de sintoma para proctalgia crnica, mas sem desconforto doloroso durante a trao posterior no msculo puborretal.
F2b. Proctalgia fugaz

Critrios diagnsticos*: 1. Eliminao recorrente e descontrolada de material fecal em indivduo com desenvolvimento correspondente a, pelo menos, 4 anos de idade associada a um ou mais dos itens a seguir: a. Funcionamento anormal dos msculos esfincterianos, normalmente enervados e estruturalmente intactos; b. Discreta anormalidade estrutural e/ou enervao da musculatura esfincteriana; c. Hbito intestinal normal ou alterado (por exemplo, reteno fecal ou diarria); d. Causas psicolgicas. 2. Excluso de todos os itens seguintes: a. Enervao anormal causada por leso(es) no crebro (por exemplo, demncia), na medula espinhal, ou na inervao sacral, ou leses mistas (por exemplo, esclerose mltipla), ou como parte de neuropatia generalizada perifrica ou autonmica (por exemplo, em decorrncia de diabetes);

Os critrios* diagnsticos devem incluir todos os itens a seguir: 1. Episdios recorrentes de dor localizada no nus ou no reto baixo; 2. Os episdios duram de segundos a minutos; 3. Ausncia de dor anorretal entre os episdios; Para propsitos de pesquisa, os critrios devem ser preenchidos por 3 meses; entretanto, o diagnstico clnico e a avaliao devem ter sido feitos antes de 3 meses.
F3. Distrbios funcionais da defecao

Critrios diagnsticos* 1. O paciente deve satisfazer os critrios diagnsticos para constipao funcional**; 2. Durante tentativas repetidas de defecar deve haver pelo menos dois dos seguintes itens: a. Evidncia de incapacidade de evacuao, baseada no teste de expulso do balo ou por exames de imagem; b. Contrao inadequada dos msculos do assoalho plvico (por exemplo, do esfncter anal ou do puborretal) ou menos de 20% de relaxamento da presso esfincteriana

v. 49 suplemento 2012

Arq Gastroenterol

67

Drossman DA, Corazziari E, Delvaux M, Spiller R, Talley NJ, Thompson WG, Whitehead WE. Rome III: the functional gastrointestinal disorders. 3rd ed. McLean, VA: Degnon Associates; 2006. p.885-93.

de repouso, avaliada por manometria, exame de imagem ou eletromiografia (EMG); c. Fora propulsiva evacuatria inadequada, avaliada por manometria ou exames de imagem; * Critrios preenchidos nos ltimos 3 meses com incio dos sintomas pelo menos 6 meses antes do diagnstico. ** Critrio diagnstico para constipao funcional: (1) Deve incluir dois ou mais dos seguintes itens: (a) esforo evacuatrio aumentado durante pelo menos 25% das defecaes, (b) Fezes grumosas ou duras em pelo menos 25% das defecaes, (c) Sensao de evacuao incompleta em pelo menos 25% das defecaes, (d) Sensao de obstruo /bloqueio anorretal em pelo menos 25% das defecaes, (e) Manobras manuais para facilitar pelo menos 25% das defecaes (por exemplo, evacuao com ajuda digital, apoio do assoalho plvico), (f) Menos de trs defecaes por semana.

(2) Fezes moles raramente esto presentes sem o uso de laxantes. (3) Existem critrios insuficientes para sndrome do intestino irritvel.
F3a. Defecao dissinrgica

Critrio diagnstico* Contrao inapropriada dos msculos do assoalho plvico ou menos de 20% de relaxamento da presso esfincteriana basal em repouso, com fora propulsiva adequada durante tentativa de evacuao
F3b. Propulso defecatria inadequada

Critrio diagnstico* Fora propulsiva inadequada com ou sem contrao inapropriada ou menos de 20% de relaxamento esfincteriano anal durante tentativa de defecao.

68

Arq Gastroenterol

v. 49 suplemento 2012

You might also like