You are on page 1of 48

Dentro deste livreto...

Montando o cenrio Introduo a este livreto o modelo de advocacy O que advocacy por que to importante? Contexto dos estudos de caso advocacy em ao Estudo de caso Nigria: criao de um movimento de advocacy nacional Brasil: construindo consenso, despertando conscincias e engajando tomadores de decises Tanznia: aumento de ajuda nanceira e poltica para planejamento familiar Referncias e notas Notas 18 4 5 6

29

38 46 47

Montando o cenrio

Gerando mudanas polticas

Introduo a este livreto o modelo de advocacy


Histrias de como organizaes nacionais que tentaram gerar prioridades polticas usando o advocacy so de grande importncia, servindo como guias prticos, dando direcionamentos, avisos e lies que raramente so encontrados nas ferramentas tradicionais.
Usando o advocacy criando prioridades polticas
Neste livreto, apresentamos trs experincias diferentes do uso de advocacy para gerar prioridade poltica para a sade e direitos sexuais e reprodutivos. Essas histrias do Brasil, Nigria e Tanznia - ilustram a natureza diversa, correspondente e contingente do trabalho de advocacy que no pode ser resumido a um simples modelo que possa ser utilizado em todas as situaes. Ns definimos advocacy como qualquer atividade estratgica que objetive proporcionar uma mudana desejada. Essas histrias mostram que advocacy no uma simples srie de aes que tenha este fim. Advocacy um processo de aes interligadas que, quando combinadas, trazem mudanas. A sequncia e contedo dos elementos que a compe variam, mas a essncia a mesma. As histrias destacam os elementos essenciais do advocacy e demonstram que ele no definitivo e deve se adaptar a contextos e problemas especficos. Os elementos inter-relacionados que caracterizam essas experincias so (veja Figura 1 na pgina 8): 1. Incio 2. Criao 3. Pesquisa 4. Defensores 5. Planejamento 6. Comunicaes no advocacy 7. Avaliao

Usando este livreto exemplos de teoria e prtica


A primeira parte visa definir advocacy, e explicar por que ele to importante no contexto da sade e direitos sexuais e reprodutivos. A seguir, analisa o contexto dos estudos de caso e explora alguns fatores em comum exemplificados por mudanas polticas reais. O estudo de caso da Nigria descreve como um grupo de atuantes que pensam da mesma maneira, trabalharam coletivamente para garantir que mes saudveis tivessem filhos saudveis e criem crianas saudveis. Foi criado um movimento de advocacy pr-ativo nacional pela sade sexual e reprodutiva para conseguir um grande apoio pblico e poltico na questo, e tambm para converter comprometimentos polticos em fundos e programas. O estudo de caso do Brasil mostra como o advocacy ligado ao Objetivo de Desenvolvimento do Milnio n 5, que visa melhorar o srio problema da sade maternal, atraiu uma boa base de apoio de diversos investidores. Focar na mortalidade materna tambm ofereceu a possibilidade de tocar em assuntos mais controversos sobre sade e direitos sexuais e reprodutivos, como o aborto. No Brasil, como j existiam polticas e legislaes a respeito, o advocacy focou em atividades que assegurassem sua efetiva implementao. O estudo de caso da Tanznia foca no desenvolvimento de estratgias de advocacy para aumentar o apoio poltico e financeiro no planejamento familiar, particularmente em suprimentos para a sade reprodutiva. A estratgia foi implementar o projeto em nvel distrital, visando influenciar a Cmara de Vereadores a fornecer recursos e suprimentos para o planejamento familiar, o que levaria o projeto a ser implantado a nvel nacional. O advocacy tambm se focou no planejamento familiar como uma maneira de reduzir a mortalidade materna.

Gerando mudanas polticas

O que advocacy por que to importante?


Advocacy qualquer ao tomada com o objetivo de trazer mudanas polticas, legislativas e financeiras desejadas. Antes de comearmos qualquer atividade de advocacy, devemos definir concretamente o que queremos conseguir. Assim podemos destacar o problema e oferecer solues realistas.
Definio concreta ao concreta
Nossa experincia com advocacy nos diz que seu emprego mais bem sucedido quando temos os resultados desejados claramente definidos, com aes realistas executadas por agentes especficos. O advocacy deve ento sempre ser direcionado a um grupo particular de pessoas, pedindo-lhes para realizarem aes concretas para conseguir a mudana poltica desejada.

Advocacy mais que1


O advocacy diferente de outras atividades que tentam influenciar a opinio e comportamento das pessoas. Isso porque o advocacy visa mudanas duradouras e efetivas. Isso alcanado fazendo com que as pessoas que fazem as polticas e os outros tomadores de decises levem em considerao as necessidades e direitos de seus constituintes e comunidades. Algumas atividades podem conter elementos de advocacy, mas no necessariamente constituem o advocacy por definio. Tais atividades incluem campanhas de informao, educao e comunicao, e comunicao para a mudana de comportamento. Informao, educao e comunicao Campanhas de informao, educao e comunicao buscam informar, educar e comunicar comunidades especficas com o objetivo de gerar conscientizao em certos assuntos. O advocacy vai alm de informaes, educao e comunicaes que busquem mudanas especificamente na poltica e legislao. Comunicao para a mudana de comportamento Comunicao para a mudana de comportamento um processo interativo com as comunidades (como parte de um programa) para o desenvolvimento de mensagens e abordagens utilizando-se de diversos meios de comunicao para gerar atitudes positivas; promover e sustentar individualmente mudanas comportamentais na comunidade e na sociedade; alm de manter comportamentos que j estejam adequados.. 2

Por que o advocacy importante protegendo a sade e os direitos sexuais e reprodutivos


O advocacy importante, pois existem alguns problemas que no tem a devida ateno do governo, quando comparados com outros assuntos e interesses polticos. Alguns problemas esto fora das pautas porque geram controvrsias. Indivduos e a sociedade civil deveriam encorajar os governos a agir de acordo com o interesse pblico, adotando e implementando polticas impostas, programas e oramentos. Isso significa que atividades de advocacy podem criar um estado mental pblico e poltico que avana, apoia e proteje a sade e os direitos sexuais e reprodutivos.

Gerando mudanas polticas

Contexto dos estudos de caso advocacy em ao


Muitos estudos sobre mudana poltica focaram na identificao dos principais fatores de causa de mudana. Estes demonstram que existem vrios fatores em comum em exemplos reais de mudana poltica.
Mudana poltica quatro fatores em comum
Quatro fatores em comum com as mudanas polticas so: 1. A fora dos agentes envolvidos na iniciativa 2. A fora das ideias usadas para expor o problema 3. O contexto poltico em que ocorrem 4. As caractersticas do problema Cada fator aumenta a probabilidade de um problema ter prioridade. Contudo, ainda no claro qual dos fatores o mais importante, e em qual ordem esses fatores devem ser organizados para maximizar o impacto.

Quatro fatores em comum na gerao de prioridade poltica3


Fator 1: A fora dos agentes envolvidos na iniciativa Iniciativas diferem na fora de seus agentes, na qualidade de integrao desses agentes para confrontarem seus oponentes. Poltica de coeso comunitria: o grau de unio entre indivduos e organizaes envolvidos na questo. Liderana: a presena de indivduos capazes de unir as polticas comunitrias e que sejam reconhecidos particularmente como fortes defensores da causa. Poderosa instituio guia: A efetividade dos mecanismos de organizao ou coordenao com um mandato para liderar a iniciativa. Mobilizao da sociedade civil: at que ponto organizaes comunitrias se mobilizaram para pressionar as autoridades polticas nacionais e internacionais para levar o assunto a um nvel global. Fator 2: A fora das ideias usadas para expor o problema Ideias tambm iniciam apoios polticos para iniciativas bem como emolduram como a questo entendida e posicionada publicamente para diferentes audincias. Cenrio interno: o grau em que a comunidade poltica concorda em definio, causa e solues para o problema. Cenrio externo: Imagem pblica do problema de maneira que reflita em audincias externas, especialmente as de lderes polticos que controlam os recursos. Fator 3: O contexto poltico em que ocorrem O contexto em que os agentes operam influenciam os nveis de apoio poltico, e fatores externos devem ser levados em considerao quando se quer desenvolver um advocacy efetivo. Janelas polticas: momentos polticos em que as condies globais so favorveis a uma questo, apresentando oportunidades para os envolvidos com o advocacy influeciarem nas decises tomadas. Governana mundial: o grau em que normas e instituies operantes em um setor fornecem uma plataforma para uma ao coletiva efetiva. Fator 4: As caractersticas do problema Algumas questes so mais fceis de promover que outras. Indicadores de credibilidade: medidas claras que demonstram a severidade do problema e que possam ser usadas para monitorar o progresso. Severidade: a relevncia relativa a outros problemas, de acordo com o indicado por medidas objetivas, como os nveis de mortalidade. Solues fceis e baratas: Os meios propostos para tratar o problema devem ser bem explicados, ter um bom custobenefcio, serem apoiados por evidncias cientficas, simples de implementar e baratos.

Gerando mudanas polticas

Reconhecendo os fatores estrutura piloto para advocacy


Esses fatores mostram que mesmo quando um problema grave, e afeta a vida das pessoas, no significa que ser automaticamente reconhecido. Em muitos casos, o que cria o momento certo de se referir ao problema, como ele e sua soluo so formulados e apresentados aos tomadores de decises. Duff Gillespie (Professor e Senior Scholar, Instituto Gates para a Sade Populacional e Reprodutiva, Escola de Sade Pblica Johns Hopkins Bloomberg) aprendeu essas lies de como gerar prioridades polticas e as transformou em um modelo para atividades de advocacy de nvel nacional. Essas atividades incluem os quatro elementos principais a seguir, que podem ser verificados em uma srie de projetos piloto.

4. Trabalhando com os principais defensores


Principal abordagem do advocacy: defensores so as pessoas de influncia que apoiam as propostas do advocacy e ajudam a atingir seus objetivos. So pessoas que esto na posio de tomar decises ou tm acesso pessoas que o podem. Identificar pessoas posicionadas estrategicamente que sabem como chegar at os rgos governamentais e/ou organizaes e conheam seus processos e procedimentos, que possam dar conselhos em importantes oportunidades do advocacy e que possam atuar como smbolos e atuantes da causa. A IPPF utilizou esta abordagem no Brasil, Indonsia, Mxico, Nigria e Tanznia, e algumas destas experincias esto descritas aqui. Ns retiramos essas experincias dos cinco pases pilotos e estabelecemos uma abordagem advocacy que oferece uma estrutura sistemtica e, ao mesmo tempo, d flexibilidade para que o advocacy seja moldado de acordo com cada situao, alm de demonstrar que para ser efetivo requer constante aprendizado e reviso. As partes componentes inter-relacionadas que caracterizam todas essas experincias se unem para formar os componentes essenciais de advocacy (veja Figura 1 na prxima pgina). No resto desse captulo retiraremos cada um dos aspectos individualmente.

1. Construindo redes nacionais de advocacy


Principal abordagem no advocacy: construir uma rede nacional de advocacy em torno de um objetivo comum e aes conjuntas para aumentar o comprometimento poltico e financeiro com a sade e direitos sexuais e reprodutivos.

2. Pesquisando e desenvolvendo as bases de atividades em andamento


Principal abordagem no advocacy: desenvolver pesquisas em trs reas: pesquisar a situao da sade sexual e reprodutiva para identificar os principais problemas e fornecer a base de evidncias para criar mensagens e instrues de advocacy descobrir como funcionam os processos e protocolos nacionais na tomada de decises para destacar polticas nacionais e locais e processos oramentrios. Identificar tambm os principais tomadores de decises, para que sejam informados atravs de atividades de advocacy. verificar se h algum advocacy em andamento e identificar as atividades que foram implantadas com sucesso e possveis parceiros

3. Amarrando as mensagens
Principal abordagem do advocacy: desenvolver e propagar mensagens persuasivas e efetivas, que reflitam nos principais pblicos-alvo e que possam implementar mudanas.

Gerando mudanas polticas

Figura 1: Os componentes essenciais de advocacy

Avaliao

Incio

Criao Comunicaes no advocacy

Resultados do advocacy

Planejamento Defensores

Pesquisa

Gerando mudanas polticas

Incio
Como mostram essas experincias, advocacy nunca simples e sempre consome muito tempo. Existem dois passos importantes a serem considerados quando se inicia o advocacy. Primeiro, identificar a questo a ser trabalhada, e exatamente o que voc quer alcanar; e, segundo, avaliar o que precisa para isso. Como guiam e moldam todos os prximos passos, identificar o problema a ser tratado em seu advocacy e o que quer alcanar, a parte mais importante da iniciativa. Para planejar o seu trabalho com advocacy de forma realista, necessrio saber o que quer fazer, avaliar as habilidades e recursos disponveis e identificar o que mais se precisa (por exemplo, novas habilidades, fundos, informao, avaliaes) para alcanar seu objetivo. Identificar a questo a ser tratada em seu advocacy inclui identificar os problemas a serem abordados, definindo o resultado desejado (esse o objetivo de seu advocacy), e delinear aes concretas e realistas que o ajudem a alcanar seus objetivos. Tendo identificado o problema a ser tratado, o objetivo e a soluo, importante determinar se h capacidade, recursos e/ou parcerias necessrias para realizar o advocacy. Todas as organizaes possuem pontos fortes e fracos, e importante avaliar sua capacidade de realizar o advocacy efetivamente e descobrir se existem reas em que precisar de assistncia. Existem vrios aspectos importantes a serem considerados quando comear um projeto. Tenha um cronograma realista. Tenha tempo suficiente para descobrir as novidades e realizar as devidas preparaes (como recrutamento, construo de confiana e realizao de pesquisas) e coordene as atividades para que ocorram no momento poltico adequado e durante os processos oramentrios que desejam afetar. Comear uma iniciativa de advocacy significa desenvolver novas habilidades antes de iniciar as atividades para influenciar os processos governamentais. Um curto perodo de tempo no permite tempo suficiente para se preparar, nem se coordenar com o processo de tomada de decises. Geralmente um ano no o bastante para por um novo projeto em andamento; Use brainstorming e comunicao. Estes so elementos cruciais para desenvolver ideias de forma criativa e permitir que todos os interessados faam adies aos componentes do advocacy tanto no comeo quanto durante o projeto; Seja realista com relao ao que pode ser alcanado, em que perodo de tempo e com que capacitao. Voc poder precisar dominar novas habilidades para alguns componentes do advocacy, como controle de oramentos. Por isso, se voc novo ou principiante no advocacy, importante comear com pequenos passos. Assegure-se de que as atividades so parte de um movimento a longo prazo, para que um trabalho mais complexo de advocacy seja realizado;

Tenha conscincia de que o ambiente e o contexto podem mudar enquanto se familiariza com a questo. Leve esses fatores em conta, assim como mudanas no ambiente (como eleies), ou o surgimento de novas oportunidades que possam mudar seu plano de ao; Insira projetos de capacitao no seu plano de trabalho e os inclua em seus oramentos para desenvolver novas habilidades: como treinamentos de base para a realizao de oramentos, como identificar oportunidades de advocacy sistematicamente, como gerenciar uma rede e como entender estruturas governamentais, protocolos e procedimentos. Pode ser til comear o trabalho junto s organizaes que j realizam algo na rea.

Criao
Uma rede de advocacy um grupo de organizaes e indivduos que pensam de maneira semelhante, trabalhando juntos para alcanar objetivos em comum, coordenando suas atividades. Os membros so unidos por um propsito em comum e pelo desejo mtuo de mudana. Imagine se todos os principais interessados envolvidos com o tema de seu advocacy funcionrios pblicos, parlamentares, jornalistas, associaes de profissionais, acadmicos e a sociedade civil propagassem a mesma mensagem do advocacy. O impacto do todo maior do que o da soma de suas partes; se muitos grupos disserem a mesma coisa, a mensagem ter um impacto maior. Este tipo de advocacy s to forte quanto seus membros, e se ergue nos diferenciais de cada um. Trabalhando-se com outros parceiros, o alcance, os recursos e habilidades de seu advocacy so aumentados. Isso tambm reduz repeties. Cada participante traz um conjunto nico de habilidades, especialidades, recursos e experincias para o coletivo. Alm do que, diferentes participantes tm acesso a diferentes tomadores de decises, aumentando a influncia e a credibilidade dos parceiros, podendo expandir o alcance de qualquer advocacy. Todos os benefcios da realizao de parcerias melhora o perfil de cada organizao individualmente e igualmente do grupo e da questo em pauta. A combinao de recursos e atividades so claramente alguns dos valores agregados ao trabalho em equipe, ampliando o alcance das atividades e benefcios mtuos. Em nossos projetos piloto, esses benefcios tambm so demonstrados pelo grande voluntarismo de parceiros e pelo desejo de continuar trabalhando juntos. Um bnus adicional que uma vez que as redes foram formadas, precisaram de uma manuteno relativamente baixa com algumas reunies formais e tendo a maior parte da comunicao feita por telefone e e-mail.

10

Gerando mudanas polticas

Algumas dicas para a formao de uma rede de advocacy de sucesso so:

Identifique parceiros
Iniciativas de advocacy requerem habilidades, recursos, experincias e esferas de influncia que reforcem suas atividades para alcanar seus objetivos e que nenhum dos parceiros possuem. O primeiro passo para coordenar o advocacy identificar quem so os melhores parceiros. A combinao certa de habilidades, recursos, experincia e esferas de influncia podem resultar numa iniciativa de advocacy de sucesso e de resposta rpida, alm de flexvel e estratgica. Parceiros em potencial tambm agregam valores, por exemplo, trazendo credibilidade audincia desejada, pois dominam conhecimentos especficos e/ou detm um conhecimento profundo das estruturas de poder, regras e procedimentos que ajudam a atingir seus objetivos.

sociedades diferentes. Uma rede pode ser um grupo bem estruturado com atividades que vo alm de um evento especfico, ou pode mudar o seu foco com o tempo, mas isso pode ser considerado unio; uma rede pode ser uma relao menos intensa, um grupo mais informal. Seja cuidadoso para usar o termo mais apropriado. Sero necessrias estratgias, como uma rotatividade de posies, para assegurar que o grupo se mantenha coeso e supere conflitos pessoais, profissionais e organizacionais. importante tambm ateno aos parceiros que podem querer priorizar seus interesses e acabar no comprometendo o tempo ou recursos necessrios.

Pesquisa
Pesquisa a coleta e anlise sistemtica de novos e velhos fatos, materiais e fontes imperativa para que haja sucesso no advocacy. Precisamos de informao precisa sobre qual o problema, qual ao necessria, que tipo de parceiros precisamos para realizar a ao e criar um plano realista e tangvel para trazer mudanas. As pesquisas devem comear logo no incio do processo, sendo vital ter objetivos claros de como realizar a pesquisa e o que fazer com a informao conseguida. Em posse de informaes precisas, confiveis e verificveis sobre a questo, poder ento se identificar o pblico-alvo do seu advocacy e dos tomadores de deciso, e assegurar que as aes aconteam no tempo correto e sejam bem divulgadas para maximizar o seu impacto. Apesar de uma boa pesquisa ser onerosa, vital e serve de base para um advocacy efetivo. O processo de pesquisa pode ter tambm uma outra funo: consultar governos, especialistas e outras organizaes da sociedade civil: uma boa maneira de inform-los sobre seu advocacy e comear a construir confiana com parceiros em potencial. Pesquisar tambm ajuda a identificar quais abordagens de advocacy e que atividades tiveram sucesso no passado, e que podem ser replicadas no projeto. Nossa abordagem se enfoca na pesquisa em trs reas: pesquisa sobre o assunto abordado no advocacy em si, pesquisas de base sobre a poltica nacional e processos de planejamento, alm de recolher informaes sobre organizaes e aptides da sociedade civil, como descrito a seguir.

Abordagem
Grande parte do processo de formao de parcerias est centrada no modo em que se abordam parceiros novos e j existentes parceiros novos a serem abordados devem ser escolhidos e considerados. H diferentes formas de se abordar um parceiro. Uma maneira se aproximar do parceiro desejado tendo como base a questo a ser tratada. A nfase aqui em como seus diferenciais podem ser combinados para resultar em um advocacy mais eficiente e poderoso. Uma outra alternativa cuidar a abordagem objetivando trabalhar numa iniciativa ou ao de advocacy conjunta, como promover um evento de alto nvel, que poderia ser vantajoso para ambos.

Passe confiana e reciprocidade


Confiana e reciprocidade so qualidades chave em parcerias. Confiana o resultado de quando se trabalha em parceria e se gera entendimento entre as partes, o que requer um tempo em novas parcerias. Compartilhar informaes e documentos, gerar oportunidades para trabalhar juntos, assegurar uma visibilidade conjunta nas atividades e um apoio ao projeto um do outro, pode facilitar o processo de construo de confiana. Parcerias so uma via de mo dupla e devem ser mutuamente benficas parceiros contribuem para atingir os objetivos em comum, mas tambm apoiam as atividades dos outros parceiros. Pertencer rede, deve ser vantajoso a todos. Ao mesmo tempo, existem alguns desafios que surgem quando trabalhamos juntos, que precisam ser levados em considerao: Alguns dos desafios incluem conseguir comprometimento, conciliar conflitos de ideias e agendas, desgastes decorrentes da unio, tornar outras relaes existentes claras e construir confiana e entendimento com novos parceiros; Diferentes definies do que uma rede. Por exemplo, as expresses redes, unies e parcerias frequentemente significam coisas diferentes em

Pesquise o assunto abordado no advocacy


Pesquise sobre os objetivos do advocacy para demonstrar e fornecer evidncias da necessidade das mudanas desejadas e de como elas podem ser alcanadas sempre conduzidas com mudanas polticas especficas em mente. Entretanto, a pesquisa deve se manter em seu objetivo e ocorrer na hora certa. Quando pesquisar sobre o assunto a ser tratado no advocacy, dever procurar por algo que esteja em equilbrio com o que necessrio e o que oportuno, que ir atrair a ateno das pessoas.

Gerando mudanas polticas

11

Pesquise o processo de tomada de decises


Pesquisar o processo de tomada de decises, serve a dois propsitos: identificar os pontos de entrada e ter certeza de que as atividades de advocacy ocorrero no perodo mais apropriado. A pesquisa importante e crucial para responder duas perguntas. Quem influencia a poltica? Qual seu grau de influncia e quando deveria me aproximar? Esse mapeamento deve incluir a identificao de pessoas em comits relevantes, grupos tcnicos de trabalho e outras organizaes da sociedade civil que esto envolvidas no processo e que podem ser importantes pontos de entrada, defensores e alvos em potencial para o advocacy. Mapear tambm vai ajud-lo a identificar em que nvel preciso trabalhar, que pode ser nacional: estadual ou distrital. Com a descentralizao, muitas das tomadas de deciso programadas e de recursos ocorrem em um nvel subnacional de governo, e esses so importantes alvos para atingir em seu advocacy. Em nossos projetos, descobrimos que foi difcil mapear e rastrear o processo oramentrio, particularmente nos nveis estaduais e locais. Essa uma atividade nova para muitas organizaes que trabalham com advocacy e prestao de servios. Uma maneira de se desenvolver esta nova habilidade trabalhar em parceria com organizaes que so especialistas em rastreamento oramentrio. Veja o site www.internationalbudget.org/ para encontrar organizaes em seu pas. No entanto, no existem muitos desses grupos, e ainda assim muitos no rastreiam os oramentos a nvel estadual e municipal. Com a falta de informao sobre os gastos num sistema descentralizado, todos encaram o desafio de conferir se a informao de onde o oramento foi alocado coerente. Tambm importante treinar oficiais do governo local para que estejam preparados para passar este tipo de informao, considerando que isso novo para eles tambm, pois no sabem como atender a pedidos e requerimentos, muito menos rastrear o prprio oramento.

Defensores
Defensores so as pessoas de influncia que apoiam o objetivo do advocacy e ajudam a atingir seus objetivos. Eles contribuem com as suas atividades de advocacy, pois tm alta visibilidade, credibilidade e so de alta confiana em seus meios. So pessoas que esto na posio de tomar decises ou tm acesso pessoas que podem. Defensores so defensores por poder fazer algo. Existem diferentes tipos de defensores que contribuem de maneiras diferentes com o seu advocacy. Os defensores podem cumprir um papel especfico, ou ter um papel mais abrangente. Alguns podem ser canalizadores de informao, enquanto outros podem ocupar posies estratgicas, ou possuir um conhecimento tcnico em especfico. Podem ter uma alta visibilidade e ser capazes de influenciar e aumentar a visibilidade da causa. Alguns podem deter grande conhecimento sobre rgos governamentais e/ou organizaes, e avis-lo de acontecimentos futuros. Em todos esses atributos, eles contribuem para o objetivo do seu advocacy. A caracterstica em comum a todos os defensores que oferecem suporte e visibilidade para a causa e tem acesso informaes e processos de tomada de decises. Defensores so importantes e teis; oferecem algo ao seu advocacy que voc ou sua rede podem no ter. Podendo incluir visibilidade, influncia, conhecimento tcnico especfico ou informaes internas que afetam no processo de tomada de decises que est tentando influenciar, podendo influenciar certos grupos, aconselhar em quando e quais atividades realizar, podendo tambm implementar atividades. Defensores podem simultaneamente ser parceiros, alvos do advocacy, fornecer recursos ou abrir caminhos. Defensores tambm podem ser chamados de aliados ou infiltrados. Identificar seus defensores parte de uma anlise de pblico mais vasta que d acesso ao seu pblico-alvo em diferentes nveis de apoio, tais como apoio ativo e apoio passivo, que ajudam a desenvolver estratgias para esses diferentes pblicos. Defensores (ou aliados) se destacam por serem aqueles que o apoiam e esto em posio de realizar mudanas, o que os diferencia pelo nvel de apoio, vontade poltica e influncia. Mesmo em um governo hostil, existem defensores que criticam o governo por no atingir seus objetivos. Eles lutaro por sua causa e asseguraro que suas mensagens ou redes tenham acesso a importantes processos de tomada de deciso.

Pesquise por iniciativas de advocacy e parceiros que sejam relevantes


Verifique quais trabalhos de advocacy j esto sendo realizados por outras organizaes da sociedade civil na regio, incluindo organizaes ligadas reas relacionadas ao que se quer trabalhar, e organizaes que trabalham em processos semelhantes, mas no necessariamente relacionadas ao assunto. Essa pesquisa ir mapear a capacidade da sociedade civil e identificar reas de maior colaborao, aumentando sua competncia de entrar no processo de tomada de decises nacional. Algumas destas pesquisas j foram feitas e podem ser encontradas em estudos existentes. Esse mapeamento pode tambm identificar quais as abordagens e atividades de advocacy que deram certo e quais poderiam ser replicadas em suas atividades.

12

Gerando mudanas polticas

Planejamento
Um plano define o que se quer fazer e como se vai fazer atravs de um cronograma. Especifica os objetivos, assim como atividades necessrias para realiz-los, visando atingir a meta final do seu advocacy. Ir lhe dar uma ideia das habilidades e recursos necessrios. Metas, objetivos e atividades so os componentes principais em qualquer planejamento de advocacy, pois delimitam o que, como, com quem e quando ser alcanado. Seu planejamento de advocacy a sua planta de como ir atingir suas metas. Sua meta a imagem da casa ideal que se quer construir, e como se quer que as coisas sejam. Os objetivos so a fundao e as paredes, os passos concretos necessrios para realizar sua meta. As atividades so os tijolos, as unidades de ao que constrem seus objetivos, e devem ser postos de maneira estratgica e na hora certa.

Comunicaes no advocacy
Uma mensagem de advocacy deve ser uma declarao curta e clara que vise persuadir um pblico em particular a se mobilizar. Uma boa mensagem clara, simples e fcil de lembrar, porque repetida frequentemente por muitas pessoas. Mas mensagens so apenas uma parte de uma comunicao mais abrangente no advocacy.

As nove regras de Fenton para uma comunicao eficaz no advocacy


(www.fenton.com/FENTON_IndustryGuide_NowHearThis.pdf) 1. Tenha metas claras e tangveis. 2. Adquira um vasto conhecimento sobre quem tenta atingir e o que os afeta. 3. Divulgue mensagens convincentes que o conecte com o pblico-alvo. 4. Comece com planejamentos sistemticos que sejam revistos e ento revisados. 5. Especifique o que as pessoas devem fazer, como fazer e porqu fazer. 6. Mostre por qu as medidas so necessrias no momento. 7. Combine estratgias e tticas para achar os pblicos-alvo. 8. Vise o sucesso. 9. Conte com especialistas quando necessrio. Nem todos entendem que a sade e direitos sexuais e reprodutivos so essenciais para o bem-estar das pessoas, para a sade pblica e para o desenvolvimento nacional. Para conseguir apoio para a causa, entretanto, precisamos encontrar um jeito de se comunicar com as pessoas de maneira que prenda sua ateno e os convena a agir. Os envolvidos no advocacy tm de convencer as pessoas a concordar com a nossa agenda num determinado perodo, e a frequentemente lidar com um pblico indiferente. Uma

boa comunicao deve informar, persuadir e levar as pessoas a agir. Nessa abordagem, criar comunicaes no advocacy tem duas partes: criar a mensagem e propagar a mensagem. Mensagens de advocacy so geralmente efetivas e fazem com que importantes criadores de polticas assumam compromissos pblicos. Contudo, h uma imensa diferena entre pronunciamentos pblicos, aes concretas e mudanas. As comunicaes para o advocacy dividem-se em trs partes. A primeira parte sensibilizar o pblico-alvo, cultivando e gerando interesse. A segunda parte pedir: pedir para algum em especfico tomar atitudes concretas para realizao da mudana poltica desejada. A terceira parte fazer o acompanhamento para verificar se o pedido foi realizado. Existem dois tipos de mensagens: mensagens que demonstrem evidncias e faam com que as pessoas se conscientizem e se preocupem com o problema, e mensagens com solues; que digam o que se quer mudar, como pode ser mudado e o que quer que o alvo de seu advocacy faa. Mensagens de advocacy devem ser atraentes e de fcil entendimento do pblico escolhido, em uma linguagem que seja deles. Uma mensagem bem formulada a base de um advocacy de sucesso, pois traz clareza e foco a uma causa em especfico. Deve ser lgica, persuasiva e despertar paixo, conquistando coraes e mentes, falando para o crebro inspirar atitudes. Essas duas mensagens devem estar relacionadas atividades para sensibilizar o pblico-alvo e ento, pedir que faam algo. importante lembrar a forma como a mensagem distribuda to importante quanto o que ela diz.

Sensibilizao
Devido ao fato de que muitos tomadores de decises e alvos do advocacy no esto cientes da importncia da sade e direitos sexuais e reprodutivos na vida das pessoas, na sade pblica e para o desenvolvimento nacional, por sua vez, no estaro pr-dispostos a apoiar o seu advocacy. Entretanto, fundamental que tomem conscincia do porqu de ser importante, assim iro apoiar suas metas e solues, alm de faz-los acreditar que podem, e devem, fazer algo a respeito. Produzir um relatrio curto e simples com os principais dados pode ser til. Usando a informao conseguida durante suas pesquisas, se pode sensibilizar tanto seu pblico-alvo quanto o alvo principal do seu advocacy. Por exemplo, atravs de workshops de sensibilizao, ou indiretamente atravs de pessoas que possam espalhar mensagens por voc, como a mdia. Poder ter de assumir diversos tipos de manobras de sensibilizao para gerar interesse e conscientizao em seu pblico-alvo. Como por exemplo,um aumento na cobertura da mdia que pode ser combinado com eventos de alto nvel em que o pblico-alvo participe, e que estes sejam seguidos por reunies individuais.

Gerando mudanas polticas

13

O pedir
Tendo criado um entendimento mais profundo sobre a causa, e gerado um senso de urgncia em seu pblicoalvo, se poder ento fornecer algumas informaes bsicas de como eles (os tomadores de decises) podem se envolver e tomar atitudes. a que voc sugere aes concretas a serem realizadas pelo seu pblico-alvo, usando sua mensagem com solues. Novamente, isso pode ser direcionado aos alvos primrios, que iro ento implementar a mudana, direta ou indiretamente, atravs de pessoas que possam influenciar aqueles que podem tomar as atitudes necessrias. A sensibilizao e o pedido podem ocorrer ao mesmo tempo, ou podem ocorrer separadamente, dependendo do apoio j existente. O tipo de comunicao utilizado no advocacy depender do que considerado o melhor jeito de se conseguir apoio. s vezes reunies individuais so mais apropriadas para se conseguir comprometimento, e s vezes compromissos assumidos em fruns pblicos so mais duradouros. Tente conseguir declaraes de suporte ou comprometimento em um formato apropriado, seja em declaraes escritas ou pblicas, pois importante que aqueles que se comprometerem possam ser cobrados. Para tornar seu advocacy mais abrangente, pode ser til desenvolver um conjunto de recursos-padro para seus parceiros que inclua um mapa dos objetivos, mensagens, ideias para difundir as mensagens, relatrios dos principais dados e panfletos. Esta tambm uma oportunidade de reforar a sua rede, demonstrando que vrios parceiros e organizaes esto trabalhando pela mesma causa e soluo. Partes deste conjunto tambm podem ser enviadas para os alvos do advocacy ou entregues aps reunies.

Tambm importante levar em conta qualquer tendncia nacional e internacional que possa afetar as chances de sucesso. Eleies e conferncias internacionais podem fornecer oportunidades para levantar questes controversas e iniciar atividades de sensibilizao. Quando feita na hora certa, por exemplo, uma passeata atrair ateno a uma certa causa. Eleies proporcionam uma oportunidade de envolver o eleitorado em debates. Isso acontece quando a posio de um poltico em um determinado assunto posta em questo. O eleitorado pode se posicionar de maneira poderosa, contra a posio que o poltico adotou. Um advocacy cuidadoso pode persuadir o poltico a reconsiderar sua opinio. Eleies tambm so uma oportunidade de criticar a poltica e sugerir alternativas. Eventos e polticas internacionais proporcionam ao advocacy oportunidades de dilogo com oficiais de alto escalo, como as medidas dos Objetivos do Milnio (ODM). Fique atento a eventos que esto por vir, como por exemplo, as conferncias das Naes Unidas que sejam relevantes e adquira conhecimentos sobre as polticas e estratgias das principais organizaes, como por exemplo, as do Banco Mundial.

Avaliao
Um advocacy muito difcil de ser avaliado; ainda assim algumas normas e princpios esto sendo desenvolvidos no momento sobre como elaborar categorias de resultados e abordagens.4 Primeiramente, apesar do advocacy geralmente ser avaliado em resultados polticos, existem outros resultados importantes, como o fortalecimento de organizaes, alianas, bases de apoio e mudanas nas normas sociais, o que contribui para um impacto a longo prazo das iniciativas do advocacy.5 Deve haver uma troca entre impactos polticos, ganhos e fortalecimentos organizacionais. Esses outros fatores so pr-condies para se conseguir mudanas polticas a longo prazo. Esta abordagem da avaliao reconhece que o impacto de um projeto de advocacy no pode ser avaliado somente pelas mudanas polticas. Outros fatores tambm devem ser levados em considerao, como por exemplo, se as atividades aumentaram a influncia e participao da sociedade civil, ou se as atividades fortaleceram ou aumentaram o envolvimento de organizaes da sociedade civil no processo de tomada de decises. Isto requer que os resultados que podem e devem ser medidos sejam abordados de forma diversificada, alm dos objetivos polticos. Em segundo lugar, uma norma emergente na avaliao do advocacy, uma avaliao estrutural, baseada numa teoria da mudana, para identificar os tipos de resultados. Um programa de teoria da mudana explica a lgica programtica de como se espera que a mudana ocorra no papel da iniciativa na realizao daquela mudana e como

Acompanhamento
importante utilizar-se de seus materiais de advocacy para acompanhar os tomadores de decises e lembr-los de suas promessas e compromissos assumidos. Telefonemas, reunies e publicaes podem ser utilizados de forma efetiva para fazer com que comprometimentos virem aes.

Outras pautas a serem consideradas quanto s comunicaes no advocacy


Em todos os projetos pilotos ficou claro que a descentralizao teve um impacto substancial em como levar o advocacy a um nvel nacional. Muitas decises sobre as prioridades na sade e uso do oramento ocorreram em nveis estaduais e distritais. Prioridades estabelecidas em nvel nacional no se tornam necessariamente prioridades estaduais e municipais. Alm do que, o advocacy tende a ter um foco de nvel nacional, e existe pouca capacidade para o advocacy ou recursos em nveis distritais, onde muitas das principais decises so tomadas. Como resultado, muitas das atividades do advocacy so reorientadas para os nveis estaduais e municipais.

14

Gerando mudanas polticas

resultados momentneos esto conectados a objetivos a longo prazo.6 Em outras palavras, define o qu o programa quer realizar e porqu, como ir alcanar os resultados desejados, porque essas aes e as conexes entre esses aspectos podem funcionar. Um modelo de teoria da mudana oferece ideias explcitas sobre como os processos polticos funcionam esboando o que necessrio mudar nesse processo, definindo o que os participantes podem fazer e fornecendo uma base para a avaliao.7 A teoria da mudana esboa o como (estratgias), o qu (resultados) e o porqu (impacto) das mudanas polticas e do modelo do advocacy.

Estudo de caso

18

Gerando mudanas polticas

Nigria
Criao de um movimento de advocacy nacional
Um grupo de atores com opinies similares AdvocacyNigeria trabalhou coletivamente para garantir que mes saudveis tenham bebs saudveis e criem crianas saudveis. Eles construram um movimento proativo nacional de advocacy da sade sexual e reprodutiva para estabelecer forte apoio pblico e poltico sade sexual e reprodutiva e transformar os compromissos polticos em financiamento e programas.
Incio
Em meados de 2005, um senador Nigeriano, um membro da Cmara dos Deputados e um assessor do Ministrio Nigeriano Federal da Sade, participaram do Programa de Liderana da Universidade de John Hopkins, no qual a partir da apresentao do modelo de advocacy por Duff Gillespie (professor do Instituto Gates), sugeriram um projeto piloto na Nigria. O piloto comeou com diversas reunies nacionais e com a presena de interessados com opinies similares de organizaes no-governamentais, organizaes de f, deputados estaduais e federais, parlamentares, acadmicos e agentes de sade de toda a Nigria para desenvolver um advocacy em sade reprodutiva. Essas reunies tinham como objetivo reunir indivduos preocupados com o objetivo comum de trabalhar juntos para reduzir as taxas de mortalidade materna excessivamente alta que assolam o pas advogando para tomadores de decises municipais, estaduais e nacionais. Alguns interessados dessas reunies visitaram a Assembleia Nacional para conhecer o Presidente do Senado, os senadores, o Excelentssimo Porta-voz da Cmara dos Deputados e os principais membros da Cmara para discutir a taxa de mortalidade materna na Nigria e solicitar seu apoio. Esses tomadores de decises expressaram comprometimento com a promoo da reduo da mortalidade materna. Os defensores fizeram a analogia de um grande avio cheio de mulheres que morrem no parto todos os dias na Nigria com efeitos prolongados. Isso sugeriu que a transmisso da mensagem era to importante quanto ela prpria. Com base nos resultados das reunies, um subgrupo de participantes desenvolveu um plano de trabalho que coordenava advocacy da sade reprodutiva por meio de parcerias estratgicas para criar uma poltica de capacitao e um ambiente oramentrio para a sade reprodutiva. O foco do plano era conseguir que autoridades federais, estaduais e municipais aumentassem os fundos pblicos dedicados sade reprodutiva, promovessem o oferecimento de servios de sade reprodutiva e ampliassem o comprometimento de doadores com a sade reprodutiva na Nigria e no mundo. Esses objetivos seriam atingidos atravs de advocacy, capacitao e atividades de socializao que ampliassem as iniciativas e recursos existentes para assegurar que a pauta de discusso de sade sexual e reprodutiva e de direitos fosse conduzida pela nao. O plano de trabalho foi revisto pelos interessados para garantir seu apoio em todo o pas.

Criao
O subgrupo formou ento o grupo principal do AdvocacyNigeria que serviu como comit de assessoria e implementou atividades: foi o fator determinante por detrs de muitas conquistas. O grupo principal do AdvocacyNigeria inclua uma variedade de especialistas, rgos governamentais, organizaes nacionais e internacionais, representantes da Packard Foundation, da MacArthur Foundation, da Federao de Paternidade Planejada da Nigria, da Ipas, da Federao das Associaes de Mulheres Muulmanas da Nigria, da Pathfinder International, do Ministrio Nigeriano Federal da Sade, alm de um membro da Cmara dos Deputados, Sua Majestade o Emir de Shonga, a Reforma na Educao de Sade da Nigria (HERFON) e um membro do Gabinete do Presidente Nigeriano. O grupo principal atua como coordenador de uma rede mais ampla de parceiros estratgicos que trabalham em questes relacionadas. O AdvocacyNigeria, como uma grande rede livre de atores de opinies similares, trabalhou coletivamente para assegurar que mes saudveis tenham bebs saudveis e criem crianas saudveis construindo um movimento proativo nacional de advocacy da sade sexual e reprodutiva para estabelecer forte apoio pblico e poltico sade sexual e reprodutiva e transformar os compromissos polticos em financiamento e programas na Nigria.

Gerando mudanas polticas

19

LIO: Identificao da questo


O trabalho do AdvocacyNigeria tem sido eficaz, pois foi amplamente adotado por uma grande variedade de interessados por tratar de um problema de sade srio que muitos profissionais da sade e o povo Nigeriano enfrentam. Nigerianos de todas as profisses e condies sociais puderam se identificar prontamente com a questo da mortalidade materna e isso gerou apoio substancial e comprometimento por parte dos interessados que doaram voluntariamente seu tempo pessoal e organizacional alm de recursos pessoais, e colaboraram prontamente com outras organizaes. Interessados de todos os setores se preocuparam independentemente de seus papis e rgos e se reuniram. Isso fez do AdvocacyNigeria uma aliana nica de nigerianos preocupados e comprometidos de todas as condies sociais, inclusive funcionrios do governo estadual e federal, parlamentares, doadores, profissionais da sade, governantes tradicionais, profissionais da mdia, lderes de organizaes nogovernamentais, organizaes de f e ativistas de direitos humanos e questes de gnero. Um ano aps as reunies preliminares, o grupo principal identificou um hospedeiro para a secretaria, a HERFON (uma organizao no-governamental nigeriana especializada em sade) e recrutou a Diretora Executiva, que provou ser indispensvel e de valor inestimvel na criao deste movimento de advocacy.8 No mesmo ano, o AdvocacyNigeria comeou a formar redes estaduais de advocacy em sete estados do norte. Isso comeou como parte da pesquisa de referncia sobre defensores da sade reprodutiva treinados nos estados do norte que poderiam liderar as redes estaduais de advocacy. Muitos membros das redes estaduais eram indivduos treinados em diversos programas de liderana da sade reprodutiva.9 Assim, as redes ampliaram a capacidade de advocacy existente desenvolvida atravs de treinamento de advocacy (como, por exemplo, o Open Space Technology e o Treinamento de Advocacy baseado no manual da Spit Fire10 em diversos estados do norte). Esses programas de treinamento deram suporte aos defensores que desenvolviam planos de ao de advocacy especficos no estado. A participao do AdvocacyNigeria no treinamento de lderes da sade reprodutiva fez com que muitos participantes estabelecessem redes com seus prprios recursos nos estados de Kano, Borno, Jigawa, Sokoto, Kaduna, Katsina e Bauchi.

LIO: Coexistncia e existncia de diferentes tipos


de redes
O AdvocacyNigeria foi um exemplo de vrios tipos diferentes de redes trabalhando juntas simultaneamente atravs de atividades interligadas. Havia trs tipos distintos de redes: o grupo principal que constituiu um recurso tcnico, um rgo de assessoria, defensores; as redes estaduais que criaram e implementaram as atividades de advocacy, e o grupo mais livre de interessados que era regularmente informado e recebia avisos antecipados de atividades e oportunidades e contribua para o trabalho de advocacy. Muitos membros pertenciam ou estavam ligados a redes diferentes. Todas essas redes transmitiam a mesma mensagem aumentar os recursos para a sade da mulher.

LIO: O governo como parceiro chave


Uma lio importante foi cultivar contatos e manter vnculos com pessoas influentes dentro das estruturas governamentais. Muito disso ocorreu porque os membros do grupo principal eram representantes do governo: parlamentares, Ministros da Sade e de Assuntos da Mulher e o Gabinete de Metas de Desenvolvimento para o Milnio. Atravs de seus membros governamentais, o AdvocacyNigeria foi capaz de participar de diversos fruns e ter acesso a tomadores de decises seniores. No AdvocacyNigeria, representantes do governo eram alvos, mas tambm parceiros e defensores no grupo principal e em redes estaduais. O AdvocacyNigeria descobriu que cultivar contatos e manter vnculos com pessoas influentes dentro das estruturas governamentais era uma estratgia altamente eficaz. Ela assegurava que representantes do governo dos Ministrios da Sade e de Assuntos da Mulher e o Gabinete de Metas de Desenvolvimento para o Milnio estivessem entre os membros da rede. Atravs de seus parceiros governamentais, o AdvocacyNigeria obteve acesso a uma grande variedade de fruns, dentre os quais alguns propiciaram mais oportunidades para advocacy, e consequentemente o AdvocacyNigeria representou os grupos de sade reprodutiva em eventos nacionais e internacionais. Os parceiros do governo que faziam parte do grupo principal e as pessoas internas forneciam informaes um sistema de aviso antecipado e acesso a alvos especficos. Na Nigria, o envolvimento dos funcionrios do governo foi importante, pois os tomadores de decises e as pessoas com influncia (como, por exemplo, os emires e lderes religiosos) no gostavam de trabalhar com organizaes no-governamentais internacionais e preferiam pautas de discusso conduzidas por e para Nigerianos. O envolvimento do governo e de parlamentares no AdvocacyNigeria foi crucial e rompeu com o modelo tradicional de redes de advocacy. Uma coalizo que inclua somente organizaes civis no era necessariamente a rede de advocacy

20

Gerando mudanas polticas

Figura 2: O Modelo da Rede de Advocacy da AdvocacyNigeria

Redes estaduais

Redes estaduais

Membro principal Membro principal Redes estaduais Membro principal Secretaria Membro principal Redes estaduais Membro principal

Redes estaduais

ideal; em vez disso, uma variedade de parceiros que compartilhava interesses similares, inclusive o governo como parlamentares, representantes e funcionrios pblicos pde oferecer ideias chave para o planejamento de advocacy e transmisso de informaes sobre alvos, tticas e oportunidades de advocacy coalizo.

LIO: Voluntariado
Advocacy requer tempo e recursos humanos e financeiros. Esses recursos necessrios eram fornecidos voluntariamente por membros de diferentes redes. Em Abuja, havia trs voluntrios que dedicavam seu tempo e esforo sem cobrar nada. As redes estaduais contavam com inmeros voluntrios vindos de organizaes nogovernamentais que trabalhavam na sade reprodutiva. Mesmo nos estados financiados, onde os fundos cobriam somente um estipndio para uma pessoa central, todas as atividades recebiam recursos de membros da rede.

LIO: Parceria um relacionamento de mo dupla


Parceria um relacionamento de mo dupla e deve ser mutuamente benfico. Em muitas redes de sucesso, os membros contriburam para que se atingisse o objetivo compartilhado, mas tambm ofereceram suporte para as atividades dos outros. Pertencer rede era vantajoso, pois os membros contribuam para o todo, que era de seu interesse, mas a rede os ajudava a alcanar seus prprios objetivos.

Gerando mudanas polticas

21

Pesquisa
Uma das primeiras atividades conduzidas foi a pesquisa de referncia. O AdvocacyNigeria fez uma rvore de influncias de advocacy para mapear os tomadores de decises e grupos que poderiam afetar mudanas. Uma rvore de influncias define a influncia relativa de pessoas e instituies num processo especfico de tomada de decises; importante para a compreenso do que influencia a poltica e o grau de sua influncia. As informaes reunidas podem ajudar a desenvolver estratgias de advocacy. A rvore do AdvocacyNigeria cobria processos de tomada de decises estaduais, federais e primrios (executivo e legislativo) e alvos chave especficos de advocacy. No mbito federal, foram identificados o Executivo, a Assembleia Legislativa,

ministrios e rgos relacionados sade, setor privado e parceiros de desenvolvimento. No mbito primrio, foram identificados grupos civis como, por exemplo, o Frum dos Lderes da Sade Reprodutiva, inclusive lderes religiosos e influenciadores. No mbito estadual, foram identificados o Governador do estado, a Assembleia Legislativa do estado, o Porta-voz da Cmara, Presidentes de Comits de Sade, Assuntos da Mulher e Oramento, oficiais estaduais de Sade, Finanas e Assuntos da Mulher, presidentes de governos locais e lderes religiosos. A rvore tambm identificou que uma oportunidade de advocacy importante para atingir esses alvos era o Frum dos Governadores Estaduais e o Frum das Esposas dos Governadores dos Estados do Norte.

Figura 3: Arvore de advocacy da AdvocacyNigeria

Assembleia Legislativa

Estado

Brao executivo

Presidente, Congresso

Kapedi

Governador estadual

Presidente, Comit de Sade da Cmara

Membros da Comisso de Finanas

Presidente, Comit de Assuntos da Mulher da Cmara

AdvocacyNigeria

Membros da Comisso de Sade

Presidente, Comit de Oramento da Cmara Frum dos Governadores de 18 Estados do Norte

Membros da Comisso de Assuntos da Mulher

Grupos de advocacy de Sokoto, Kano e Kaduna 18 membros de organizaes civis

Frum Consultivo de Arewa

Lderes religiosos/ mesquita nacional Influenciadores Lderes da sade reprodutiva

22

Gerando mudanas polticas

LIO: Boa pesquisa


No incio da concepo do projeto, foram identificadas na rvore de influncia de advocacy pessoas chave no governo que estavam estrategicamente posicionadas para influenciar a poltica em diferentes nveis do governo. O AdvocacyNigeria distinguiu entre tomadores de decises polticos e tcnicos que necessitavam de dois tipos de mensagem diferentes. Tomadores de decises polticos afetavam a legislao, regulamentao ou regras nacionais, regionais ou municipais, determinavam as questes, a pauta de discusses e tomavam decises. Eles incluam polticos no Executivo e na Assembleia Legislativa nos trs nveis governo federal, estadual e municipal. Os tomadores de decises tcnicos eram os tecnocratas, criadores e implementadores de poltica nos trs nveis de governo, que implementavam e monitoravam as polticas conduzidas pelo governo, alm de secretrios permanentes, diretores de planejamento e de assuntos da mulher. O poder e a liderana ficavam concentrados no setor politicamente dominado e o AdvocacyNigeria focou a maior parte de seu advocacy a. Em ambos os casos, o desafio era garantir que os tomadores de decises acompanhassem seu apoio expressivo com ao. Os interessados do AdvocacyNigeria e os membros do grupo principal tiveram influncia ou ligaes com os tomadores de decises alvo.

chegar aos membros de seu Departamento de Atividades para a Populao e Desenvolvimento da Comunidade por meio da Conferncia Nacional de Desenvolvimento da Comunidade; o AdvocacyNigeria tambm membro desse grupo. Um parceiro que era Membro da Cmara dos Deputados forneceu acesso a todos os homlogos estaduais e o AdvocacyNigeria participou das campanhas na zona do Ministrio para a reduo de mortalidade materna e de seu Seminrio para Diretores de Assuntos da Mulher. Alm disso, o AdvocacyNigeria trabalhou com o Comit de Monitorao Presidencial nas Metas de Desenvolvimento para o Milnio, dirigido pelo Presidente. O AdvocacyNigeria usou esse frum para chegar aos ministros relacionados s Metas de Desenvolvimento para o Milnio, bem como outros membros do Comit de Monitorao do Presidente, inclusive a comunidade doadora, os grupos das Naes Unidas, o Diretor de Oramento, representantes da Cmara dos Deputados e do Senado, cmaras do comrcio e da indstria. A colaborao com parceiros defensores no Gabinete de Metas de Desenvolvimento para o Milnio, o Ministrio Federal da Sade e o de Assuntos da Mulher, alm de parlamentares aumentou o acesso aos tomadores de decises federais seniores mais importantes.

LIO: A importncia de parceiros defensores


As conquistas do AdvocacyNigeria resultaram em parte de aes de seus membros do grupo principal que forneceram acesso a diversos tomadores de decises. Esses membros eram nicos porque representavam inmeras organizaes e rgos influentes diferentes e eram indivduos influentes por si prprios eles podiam pressionar estrategicamente processos polticos e tomadores de decises. Alguns membros tambm tinham condies de influenciar a alocao de recursos com o governo e com doadores. Um exemplo foi a contribuio de um parceiro parlamentar que conseguiu que a Assembleia Nacional alocasse fundos para o Ministrio de Assuntos da Mulher para advocacy da sade reprodutiva. Os membros do grupo principal pertenciam a grupos de presso ou conheciam outras pessoas que tinham ligaes com estruturas polticas no executivo, legislativo, parceiros de desenvolvimento e organizaes civis. Esses membros jogadores diferentes em arenas diferentes foram prestativos, especialmente na alocao de recursos. Os membros influentes do grupo principal tambm puderam sugerir ideias ao gabinete que gerenciava os fundos de Metas de Desenvolvimento para o Milnio. Isso foi facilitado por membros desse grupo que estavam numa posio chave no processo de alocao de fundos das Metas de Desenvolvimento para o Milnio que podiam transformar advocacy em realidade.

Defensores
Os membros do grupo principal do AdvocacyNigeria eram indivduos altamente influentes de reas diferentes. Em suas distintas capacidades, compartilhavam informaes relevantes com o AdvocacyNigeria e tambm sobre AdvocacyNigeria com seus respectivos rgos. Os membros do grupo principal eram defensores importantes no mbito federal e estadual. No federal, os membros do grupo principal do Ministrio Federal da Sade, do Ministrio de Assuntos da Mulher e do Gabinete de Metas de Desenvolvimento para o Milnio eram os olhos e ouvidos atentos do AdvocacyNigeria no governo e facilitavam acesso s autoridades seniores. Membros do grupo principal tambm eram defensores e notificavam a rede sobre o treinamento de capacitao de advocacy estadual para recrutar parceiros da rede estadual, oportunidades importantes de advocacy, e tambm agiam como defensores nos estados. No mbito federal, o AdvocacyNigeria trabalhava atravs de membros do grupo principal que estavam posicionados no governo ou prximos a ele. Um parceiro do Ministrio Federal da Sade forneceu aos membros acesso ao seu Grupo de Trabalho da Sade Reprodutiva, do qual o AdvocacyNigeria tambm membro. Esse Ministrio tambm ofereceu AdvocacyNigeria um frum para

Gerando mudanas polticas

23

importante ressaltar que as reputaes da Diretora Executiva e dos membros do grupo principal eram transparentes, respeitadas, confiveis e dignas de crdito, e contribuam para a reputao global da rede, fazendo da sade da mulher uma questo principal e premente.

Planejamento
O AdvocacyNigeria passou aproximadamente 18 meses desenvolvendo suporte para a iniciativa, alm de um plano de trabalho com objetivos e atividades claras. O plano de trabalho era subdividido em atividades estaduais e federais. As atividades federais enfatizavam as estruturas polticas nacionais para catalisar atividades estaduais e tambm servia como plataforma para advocacy regional e global. As atividades estaduais tambm eram importantes, pois a poderiam causar maior impacto na vida das pessoas. A combinao de atividades estaduais e federais inclua atividades de advocacy direcionadas para autoridades, atividades de socializao para alavancar o trabalho em andamento de interessados relevantes e as atividades de capacitao para formar a capacidade dos defensores. Uma tipologia de protagonistas como, por exemplo, tomadores de decises e autoridades (decises polticas e oramentrias), coordenadores (recursos e oportunidades de alavancagem) e defensores (lderes) ajudou a identificar claramente diferentes alvos de advocacy que exigiam estratgias diferenciadas (como reunies individuais com autoridades). Isso inclua tcnicas informais de advocacy com certos alvos como lderes religiosos e esposas de governadores que so eficazes e contribuem para as conquistas globais de advocacy. Alm disso, o AdvocacyNigeria compilou uma lista de interessados em sade com base nas reunies iniciais e isso foi importante para a identificao de redes existentes para empreender advocacy. Um informativo produzido regularmente e um website mantinham os interessados atualizados sobre as atividades e oportunidades de advocacy. O AdvocacyNigeria tambm desenvolveu um quadro demonstrativo e um folheto para promover sua campanha de reduo da mortalidade materna. Como parte da pesquisa de referncia, o AdvocacyNigeria identificou um foco particular para seu advocacy. A Declarao de Abuja11 afirma que quinze por cento do oramento federal devem ser alocados para a sade; no entanto, o oramento de 2008 destinou somente cinco por cento para a sade. Isso sugeriu que havia a necessidade de esforos de advocacy para aumentar o oramento federal total de sade, e o advocacy direta nos Fundos de Perdo de Dvida das Metas de Desenvolvimento para o Milnio representou a nica possibilidade real de aumento do financiamento da sade. O mecanismo dos Fundos de Perdo de Dvida, de aproximadamente 111 bilhes de nairas

(aproximadamente 750 milhes de dlares) por ano, foi estabelecido em 2006 para financiar os dficits no alcance das Metas de Desenvolvimento para o Milnio (MDGs). Foram criados um Comit Presidencial de Monitorao das MDGs e um Gabinete de MDGs do Assistente Especial Snior do Presidente a fim de identificar os dficits no alcance-atingimento das Metas, desenvolver estratgias para super-los e rastrear a despesa dos fundos de perdo de dvida. O Fundo das MDGs administrado no Gabinete Presidencial pelo Assistente Especial Snior do Presidente e fiscalizado pelo Comit de MDGs da Casa. O Gabinete de MDG determina as atividades e oramentos aprovados pelo Comit de MDG que destina o financiamento para projetos e oferece um panorama geral de sua atuao. Esse gabinete libera ento os fundos reunidos para o ministrio da tutela designado, monitora a implementao e relata para o Comit de MDG. Muitos membros do grupo principal estavam envolvidos ou ocupavam cargos chave no sistema de Fundos de MDG. As redes estaduais em Kano, Borno, Bauchi e Kaduna desenvolveram planos de advocacy e conduziram advocacy estadual direcionada para tomadores de decises. Como parte do treinamento da Open Space Technology e da Spit Fire, os participantes compilaram uma lista de autoridades em seus estados para direcionar advocacy a fim de apoi-los para que se tornassem agentes de mudana e porta-vozes da promoo da sade reprodutiva. Houve muitas conquistas estaduais no primeiro ano de atividades. Em Kano, o governador prometeu aumentar a alocao de oramento e, em 2006, o financiamento de servios gratuitos de assistncia mdica materna aumentou de nove para quinze milhes de nairas (100 mil dlares). Em Bauchi, advocacy resultou na renovao do Hospital Estadual de Urbanizao Ibrahim Bako. Em Kaduna, o governador prometeu seu apoio para a promoo da sade reprodutiva e os servios gratuitos de assistncia mdica materna e infantil em 2007. O AdvocacyNigeria foi descrito como um catalisador que coordenava e facilitava as atividades de advocacy de outras organizaes. Como uma organizao catalisadora, seu papel era facilitar um produto, no produzi-lo, e seu foco foi o alinhamento de organizaes com interesses similares para trabalhar juntos por uma perspectiva mais ampla. Isso exigiu uma liderana articulada, ativa e visvel atravs da qual diferentes organizaes compartilhavam informaes (por exemplo, atravs de reunies, de boca em boca, trocas de e-mails) e o AdvocacyNigeria conectou os projetos, as pessoas e a pesquisa. Isso significa que o AdvocacyNigeria implementou suas atividades atravs de outras organizaes. Alm disso, foi a primeira organizao desse tipo, e sua estrutura rompeu barreiras que outras iniciativas seguiram desde ento. No entanto, isso tornou o impacto difcil de mensurar, pois seus resultados eram parte do trabalho de outros. O AdvocacyNigeria no procurou desenvolver algo novo, mas sim focou o uso de uma rede existente de defensores da sade reprodutiva como condutores da

24

Gerando mudanas polticas

mudana. Como uma organizao enxuta voltada para a facilitao da to necessria socializao para catalisar a mudana, no foi vista como concorrente.

LIO: Use recursos e atividades existentes


As atividades de advocacy do AdvocacyNigeria ampliaram o trabalho de organizaes existentes (como, por exemplo, capacitao e eventos) e isso reduziu a duplicao, aumentou a rentabilidade, reduziu a concorrncia e alavancou a credibilidade de outras organizaes com tomadores de decises diferentes. Tambm expandiu o alcance nacional e regional das atividades de advocacy usando a presena estadual de organizaes j existentes e ofereceu um mecanismo pronto para advocacy da sade reprodutiva. Alm disso, tambm assegurou capacidade de advocacy suficiente, pois o AdvocacyNigeria ampliou a capacidade existente de lderes da sade reprodutiva treinados com o trabalho de advocacy oferecendo uma oportunidade de aplicar suas habilidades. O uso de recursos e capacidade existentes significou que os defensores foram facilmente mobilizados num curto espao de tempo. Advocacy no tem de ser caro, pois conta com recursos existentes como capacidade de advocacy, redes, conhecimento tcnico e atividades existentes, e amplia lies aprendidas com outros mtodos e mensagens de advocacy bem sucedidos. Um desafio enfrentado foi como fazer o advocacy de forma eficaz num sistema descentralizado. Advocacy por apoio poltico e financeiro para combater mortalidade materna federal no foi suficiente para garantir o comprometimento poltico estadual e municipal, que fornece a maior parte da assistncia mdica primria. No sistema federal, os estados so autnomos e alocam fundos recebidos do governo federal de forma independente. O governo federal fornece orientao, mas isso pode ser diludo, ignorado ou domesticado no estado, o que impede que a poltica seja colocada em prtica. Um desafio para advocacy, portanto, como garantir que promessas e polticas federais sejam adotadas no estado e no municpio quando as decises de alocao oramentria so feitas. O grupo principal concordou em tratar esses desafios reorientando as atividades e o plano de trabalho para aumentar os esforos de advocacy no estado. O grupo principal decidiu dar foco a duas redes de advocacy existentes estabelecidas em Katsina e Borno porque os funcionrios municipais eram receptivos, no havia presena de doadores e a taxa de mortalidade materna estava inaceitavelmente alta. Esses dois estados em foco receberam fundos para organizar reunies regulares da rede e coordenar atividades de advocacy. Advocacy no estado almejou o aumento do oramento para sade reprodutiva, assistncia mdica pr-natal e apoiou a reforma legislativa para resguardar os servios

de sade materna. Essa mudana permitiu que os esforos de advocacy focassem diretamente reas com indicadores ruins de sade reprodutiva e sexual e tambm fortalecessem advocacy onde a capacidade era menor. AdvocacyNigeria concentrou suas atividades nos estados do norte, onde os desafios da sade sexual e reprodutiva eram mais complexos e as taxas de mortalidade materna e infantil eram as mais altas.

LIO: Justificativa de descentralizao


Em todos os projetos piloto da abordagem de advocacy, ficou claro que a descentralizao apresentava um impacto substancial sobre como empreender advocacy no pas. Muitas decises sobre prioridades da sade e alocao de oramento ocorreram em estados e distritos. As prioridades definidas nacionalmente no traduzem necessariamente as prioridades estaduais e municipais. Alm disso, advocacy tende a focar nacionalmente na capital e h pouca capacidade de advocacy ou recursos no distrito, onde muitas das principais decises so tomadas. Consequentemente, muitas atividades de advocacy foram reorientadas na metade do caminho por meio de projetos piloto para empreender advocacy no estado e municpios. Outro desafio enfrentado no mbito federal e estadual foi que as autoridades influentes estavam concluindo seu segundo e ltimo mandato e por isso estavam desinteressadas em fazer mudanas ou adotar novos projetos. Elas seriam substitudas por uma nova crte de tomadores de decises nas eleies de maio de 2007. A eleio de um novo Presidente, Umaru Musa Yar Adua, e a alterao de oitenta por centro da Assembleia Nacional, apresentou um desafio AdvocacyNigeria que havia obtido apoio do ltimo grupo de legisladores. Isso gerou a necessidade de rever suas atividades planejadas e renovar os esforos de advocacy para novos alvos a fim de tratar a mudana poltica com um esforo coordenado para garantir que a mortalidade materna se torne uma questo eleitoral.

LIO: Uso de eventos em foco


Durante o projeto, as autoridades mais influentes estavam concluindo seu segundo e ltimo mandato e por isso no estavam dispostas a fazer alteraes e embarcar em novos projetos. Isso levou ao empreendimento de um novo advocacy com o novo grupo de polticos. O AdvocacyNigeria usou as eleies de 2007 como oportunidade para apelar aos polticos para que fizessem da promoo da sade materna e infantil uma questo de campanha devido ao amplo espectro de interessados nessa pauta de discusses.

Gerando mudanas polticas

25

LIO: Alerta sobre advocacy oramentria


Na implementao dessa abordagem de advocacy, um dos maiores desafios foi advocacy e acompanhamento oramentrio precisos. O advocacy oramentria era virtualmente impossvel, pois havia um desencontro entre a alocao de oramento e os gastos reais, alm da escassez de dados oramentrios do governo municipal para mensurao dos resultados, falta de conhecimento de anlise financeira pblica, falta de registro e transparncia nos processos oramentrios e atraso na liberao e utilizao dos fundos. Isso se deveu principalmente falta de informaes oramentrias exatas e foi mais pronunciado nos estados e municpios. No oramento descentralizado da sade, era quase impossvel rastrear para onde estavam indo os recursos e se estavam sendo gastos. Isso dificultou a monitorao e influncia nas decises oramentrias. Portanto, os esforos de advocacy precisam comear com maior transparncia e registro oramentrio. Frequentemente, outra dificuldade em advocacy oramentrio foi que o oramento alocado no havia sido liberado e executado em tempo suficiente e os fundos no gastos eram devolvidos ao Tesouro no fim do ano financeiro. Essa incapacidade de utilizar os fundos alocados fez com que advocacy por recursos adicionais parecesse redundante.

Comunicaes no advocacy
O Advocacy federal do AdvocacyNigeria teve como foco a conscientizao e consequente aumento de recursos para a sade reprodutiva. As atividades preliminares de advocacy em 2006 resultaram no recrutamento de diversas autoridades nacionais seniores que expressavam um comprometimento com a sade materna, mais notavelmente o Ministro das Finanas anterior e Diretor da Equipe Econmica do Presidente, o Ministro da Sade, o Ministro das Finanas, o Presidente do Comit de Sade do Senado, o Presidente do Comit de Sade da Cmara dos Deputados, o Presidente do Comit de Oramento da Cmara dos Deputados, o Ministro, o Secretrio Permanente e o Diretor de Assuntos da Mulher, o Presidente do Conselho da Mesquita Nacional, Abuja e o Representante do Sulto de Sokoto e o Lder dos Muulmanos Nigerianos. O AdvocacyNigeria tambm advogou atravs de seus membros defensores do grupo principal para garantir que os Fundos de Metas de Desenvolvimento para o Milnio fossem alocados para o tratamento da mortalidade materna. Muitos membros desse grupo estavam intimamente envolvidos com o desenvolvimento dessa estratgia e ocupavam cargos na implementao do Fundo de MDG. Por exemplo, um membro do grupo principal do AdvocacyNigeria era Assessora Presidencial do Gabinete de MDGs do Assessor Especial Snior. A diretora executiva do AdvocacyNigeria e ela eram membros do Comit de Monitorao Presidencial

de MDGs. Um parceiro parlamentar e membro do grupo principal era o Presidente do Comit de MDG na Cmara dos Deputados. Atravs desses cargos, membros do grupo principal defendiam aumento no investimento federal em sade materna com resultados impressionantes. Em 2007, 550 milhes de nairas (453,278 mil dlares) foram alocados para promover a reduo da mortalidade materna, particularmente em advocacy na mdia pela maternidade segura e mudana nas normas estaduais de sade reprodutiva. Outros 33 milhes de nairas (220 mil dlares) foram destinados para a conduo de um estudo de referncia estadual de indicadores da sade materna e infantil. Em 2008, o AdvocacyNigeria trabalhou com o Ministrio Federal da Sade e o Gabinete de MDGs do Assessor Especial Snior para alocar 2,4 milhes de nairas (16 mil dlares) para estabelecer um programa de equipes de parteiras que treinasse e dispusesse estrategicamente de enfermeiras, parteiras e trabalhadoras da sade da comunidade para estados mal atendidos. Alm disso, 20 milhes de nairas (130 mil dlares) foram alocados para o Departamento de Sade Reprodutiva do Ministrio Federal da Sade para produtos de planejamento familiar a primeira vez em sete anos. Em 2009, 700 milhes de nairas (5 milhes de dlares) foram alocados para suprimentos obsttricos de emergncia como, por exemplo, sulfato de magnsio e roupas antichoques dos Fundos de MDG. Alm disso, o AdvocacyNigeria empreendeu vrias outras atividades de advocacy com outras pessoas chave influentes, como lderes religiosos da reunio do Conselho Inter-religioso da Nigria realizada em agosto de 2008, que foi uma oportunidade para estabelecer contato com os lderes religiosos mais influentes da Nigria Sua Eminncia, o Sulto de Sokoto, Alhaji Muhammad Saad Abubakar e o Presidente da Associao Crist da Nigria, o Ilustrssimo Arcebispo John Onaiyekan. Em 2008, o Conselho Inter-religioso da Nigria inclua sade materna em seu comunicado ao governo federal. O trabalho estadual de advocacy focou a promoo de servios gratuitos de sade materna. A Conferncia de Sade Nacional de 2006, que definiu a pauta nacional de discusses de sade, identificou a promoo desses servios como objetivo fundamental nacional. Isso se baseou na experincia de Kano, onde os servios gratuitos de sade da mulher vm sendo oferecidos desde 2001.12 O fornecimento de servios gratuitos de sade da mulher exigiu apoio estadual poltico e financeiro, uma vez que o governo subnacional responsvel pelo fornecimento e abastecimento de recursos da maior parte dos servios primrios de assistncia mdica. Isso significou que era necessrio advocacy estadual para garantir compromisso poltico e financeiro com os servios gratuitos.13 As atividades de advocacy do AdvocacyNigeria para aumentar o compromisso estadual com a assistncia mdica materna gratuita tinham mo dupla: advocacy regional direcionado para governadores do norte e advocacy estadual especfico.

26

Gerando mudanas polticas

O Frum dos Governadores do Norte em 2008 apresentou uma oportunidade para sensibilizar todos os governadores de 18 estados do norte sobre os servios gratuitos de assistncia mdica materna. O AdvocacyNigeria apresentou-se no Frum e tambm participou de uma reunio antes do Frum para destacar a sade materna.14 Os 18 governadores do norte declararam seu compromisso com a implementao de servios gratuitos de assistncia mdica materna em todos os estados. Os compromissos do Frum demonstraram que havia interesse entre os polticos em serem vistos como partidrios da sade materna, ainda que essas declaraes no fossem imediatamente cumpridas com recursos. Foi necessrio, ento, advocacy adicional para garantir que esses compromissos seriam transformados em apoio oramentrio adequado. Um pouco antes, as redes estaduais de advocacy obtiveram o apoio de autoridades em Kano, Borno, Jigawa, Sokoto, Kaduna, Katsina e Bauchi.15 Essas redes, estabelecidas a partir de lderes treinados, doaram tempo e energia considerveis para o incio e manuteno do conceito do AdvocacyNigeria. Cada rede possua um plano estadual especfico para aumentar a alocao oramentria para os servios gratuitos de assistncia mdica materna atravs de advocacy para seu respectivo governador e tomadores de decises. O foco de todas as redes era garantir que recursos sustentveis para assistncia mdica materna gratuita estivessem disponveis. O oramento estadual dependia muito da deciso do governador, e, assim, para garantir que o aumento de recursos para assistncia mdica materna gratuita fosse mantido, com ou sem o apoio do governador, foi necessrio apoio legislativo. Esse foco complementou diversas atividades que ocorriam para promover os servios de assistncia mdica materna gratuita. A promoo da legislao foi uma parte importante dessas atividades porque garantiu a sustentabilidade dos servios gratuitos alm do mandato de um nico governador. As redes usavam o Projeto de Lei de Assistncia Mdica Materna do estado de Kaduna como exemplo de sucesso quando visitavam os tomadores de decises, identificados em sua pesquisa de referncia; preparavam quadros demonstrativos especficos estaduais, organizavam capacitao para seus membros e participavam de comits para fortalecer a verso do Projeto de Lei de Assistncia Mdica Materna.

LIO: Pacote de advocacy padronizado com base em sucessos demonstrados


O AdvocacyNigeria, ao longo do projeto, desenvolveu diversas abordagens de advocacy padro para a criao e transmisso de mensagens e para seus alvos que podiam ser replicadas e aplicadas em diferentes mbitos. O AdvocacyNigeria forneceu a diferentes interessados uma mensagem unificada para garantir que estavam cantando a mesma msica no mbito federal e estadual. Todos os interessados eram unidos pelo objetivo de aumentar recursos para tratar a mortalidade materna, e as informaes estaduais e nacionais foram fornecidas em quadros demonstrativos e folhetos com base na capacidade e em dados existentes. No estado, o foco era compartilhar o exemplo do Projeto de Lei de Assistncia Mdica Materna Gratuita, aprovado em Kaduna, que complementava outras atividades de advocacy em andamento. Bauchi, Borno, Kaduna e Katsina j ofereciam servios gratuitos de assistncia mdica materna e outros estados esto em diversos estgios de criao desses.16 Com o objetivo de assegurar que o fornecimento de tais servios tivesse legislao de apoio adequada, todas as redes estaduais usaram um formato de advocacy similar: desenvolvimento das redes estaduais, materiais de advocacy similares (por exemplo, quadros demonstrativos estaduais especficos, redao personalizada do Projeto de Lei de Assistncia Mdica Materna Gratuita, custeio da assistncia mdica materna gratuita) bem como uma estratgia de advocacy similar para alvos (como governadores, suas esposas,17 assembleias estaduais, membros da comisso de sade e secretrios permanentes). Assim se formou a base de um pacote de advocacy padro. Os resultados desse advocacy variaram. Em Bauchi, os servios esto sendo oferecidos, apoiados por um projeto de lei que foi aprovado em 2008. Em Kaduna, Jigawa e Katsina, o projeto foi para a Cmara em fevereiro de 2009 e os servios j esto sendo implementados com um oramento destinado. Em Borno, o trabalho comeou em janeiro de 2009 com a esposa do governador para advogar ao governador sobre o projeto de lei. Em Sokoto, no momento da redao, o projeto de lei no estava na Cmara, mas os servios esto sendo implementados. Em Kano, existem prestadores de servios h muito tempo e h uma infraestrutura bem definida, porm, por muito tempo, no houve projeto de lei, poltica ou diretrizes. Um projeto de lei foi desenvolvido com apoio do novo membro da Comisso Estadual de Sade. importante observar que a definio do que est incluso nos servios gratuitos de assistncia mdica materna varia de estado para estado.

Gerando mudanas polticas

27

LIO: A mensagem de pedido


O AdvocacyNigeria usou o Projeto de Lei de Assistncia Mdica Materna Gratuita de Kaduna como seu pedido. Esse projeto era a legislao como garantia de que os estados forneceriam servios gratuitos de assistncia mdica materna com base no sucesso desse modelo em outro estado. Aps a sensibilizao dos alvos de advocacy para a urgncia da questo, a rede solicitou ento ao governador e a alvos secundrios que tomassem atitudes concretas para examinar o exemplo do projeto de lei de Kaduna e dessa forma promovessem uma soluo com base nas evidncias. Como resultado desse trabalho, o AdvocacyNigeria se tornou uma autoridade nacional em mortalidade materna e sade reprodutiva, e com frequncia representou a sociedade civil em eventos internacionais e grupos de trabalho nacionais nos Ministrios da Sade e de Assuntos da Mulher. Alm disso, o AdvocacyNigeria se tornou um recurso no trabalho de advocacy para esses Ministrios, bem como no aconselhamento de outras organizaes que empreendem advocacy e foi muito subcontratada para empreender advocacy, especialmente no mbito estadual e municipal.

do estado fossem mal alocados, pois no possuam capacidade tcnica para realizar a pesquisa. Havia uma falta de clareza sobre qual rgo deveria administrar os fundos; o Ministrio da Sade possua a capacidade tcnica, mas no a capacidade de absorver e gastar os fundos, enquanto que o Ministrio de Assuntos da Mulher possua a capacidade de absorver os fundos, mas no a capacidade tcnica. O advocacy foi ento necessrio para reduzir a competio pela administrao dos fundos. Alm disso, as subvenes para atividades por meio dos fundos de Metas de Desenvolvimento para o Milnio no foram ligadas a um programa de ao mais amplo, sugerindo que parte do planejamento futuro de advocacy precisa ter como foco a melhor forma de utilizar os fundos angariados.

LIO: Necessidade de oferecer solues como


parte da mensagem de advocacy
As atividades ao longo dos ltimos dois anos demonstraram que os governadores estavam fazendo promessas e anncios sobre quais recursos eles reservariam para oferecer servios gratuitos de assistncia mdica materna. No entanto, no havia garantia de que seriam realizados, em parte porque os procedimentos e sistemas necessrios no estavam prontos para operacionaliz-los. Portanto, a obteno de acordo e compromisso apenas parte do processo de advocacy, que tambm deve incluir trabalho com tomadores de decises para transformar compromissos em resultados concretos, por exemplo, oferecendo orientao sobre os procedimentos e operaes necessrios para implementar os compromissos. Em outras palavras, os tomadores de decises devem ser conscientizados de questes e solues, e devem receber ferramentas e solues tcnicas para aproveitar o momento.

LIO: Uso de mtodos de advocacy apropriados


O mtodo de advocacy promovido pelo AdvocacyNigeria tem como foco primrio a conscientizao por meio de eventos e reunies existentes e reunies individuais de advocacy com um nico objetivo percebeu-se que a transmisso direta de mensagens pessoalmente impe mais seriedade e respeito. Parte da abordagem foi a garantia de que a mensagem seria transmitida pelo mensageiro mais adequado. Por exemplo, uma mulher Hausa fazendo advocacy pela sade das mulheres era considerada mais persuasiva do que um mdico de fora. No estado, as atividades de advocacy eram realizadas por representantes locais treinados. A transmisso da mensagem usava uma pessoa equivalente relevante do municpio (por exemplo, um parlamentar) ou uma confivel (por exemplo, um mdico) da prpria comunidade alvo para apresentar o caso e esclarecer dvidas. Essa abordagem era considerada apropriada, respeitosa e parecia menos conduzida para o doador. Isso demonstrou que a transmisso da mensagem era simplesmente to importante quanto a mensagem em si. Apesar dos xitos do AdvocacyNigeria no aumento de apoio e comprometimento poltico e financeiro com a sade materna, havia desafios na operacionalizao efetiva desse comprometimento. Em 2007, o Ministrio Federal da Sade recebeu fundos para treinar o equipe de parteiras, no entanto os fundos no foram usados. Tambm havia preocupaes de que os fundos alocados para o Ministrio Federal de Assuntos da Mulher para dados especficos

LIO: Vontade poltica inconstante


Apesar das declaraes de tomadores de decises, continuou havendo uma falta de vontade poltica demonstrada em promessas no cumpridas com financiamento, especialmente as feitas durante a campanha eleitoral. Alm disso, os funcionrios do governo relutavam em responder a pedidos de organizaes nogovernamentais porque sentiam que no tinham influncia ou mandato para fazer mudanas e no tinham conscincia de seu poder. Muitos tomadores de decises precisaram ser sensibilizados a respeito de sua influncia.

28

Gerando mudanas polticas

LIO: Alvos de advocacy sem conscincia de sua influncia


As limitaes de capacidade no se limitavam apenas aos defensores, mas incluam tambm tomadores de decises e autoridades que subestimavam sua relevncia e precisavam de capacitao para facilitar revises polticas e sensibilizao. Isso apresentou outro benefcio: demonstrou que promotores e autoridades governamentais precisavam de auxlio e colaborao de organizaes civis municipais.

Avaliao
Um consultor independente da Universidade de Maiduguri realizou a avaliao do AdvocacyNigeria e descobriu que o objetivo de fortalecer a secretaria e os parceiros da rede, desenvolver um plano abrangente de tomadores de decises chave influentes e implementar atividades de advocacy foi alcanado. Alm disso, advocacy realmente alavancou recursos para os servios de sade sexual e reprodutiva. O relatrio sugeriu que essas conquistas se deviam s parcerias estratgicas entre o governo e organizaes civis, assim como a composio exclusiva do grupo principal. A avaliao tambm sugeriu reas para trabalho futuro como, por exemplo, apoio ao trabalho de outras organizaes civis para evitar duplicidade, garantir monitorao contnua de aumentos oramentrios federais e estaduais e assegurar uma alocao oramentria sustentvel para a sade materna. Ao fim do projeto, essas descobertas foram apresentadas na reunio de interessados, com a presena do grupo principal, interessados originais, parceiros de desenvolvimento e a mdia. Nos ltimos quatro anos, o AdvocacyNigeria teve impacto. Agora, autoridades e funcionrios esto cientes das questes de mortalidade materna e sade sexual e reprodutiva nos estados do norte. A mortalidade materna est nos jornais diariamente, o que se deve em parte ao engajamento do AdvocacyNigeria com a imprensa e a sua presena em seminrios e reunies. A colaborao direta do grupo principal com o Gabinete de MDG, o Ministrio de Assuntos da Mulher e o de Sade possibilitou o levantamento da questo na Assembleia Nacional, que agora enfatiza a sade materna em relao a outras questes. Isso ilustra o papel fundamental desenvolvido por representantes do governo no desenvolvimento e implementao de advocacy. Advocacy estadual, atravs do Frum e de trabalho estadual especfico, sensibilizou governadores poderosos para a questo e ajudou a garantir que os compromissos federais seriam transformados em ao em todo o sistema. O impacto mais concreto foi o aumento de recursos para reduo da mortalidade materna obtidos atravs do Fundo de Metas de Desenvolvimento para o Milnio para combater a mortalidade materna.

Gerando mudanas polticas

29

Brasil
Construindo consenso, despertando conscincias e engajando tomadores de decises
O Advocacy relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio objetiva melhorar a sade da mulher um srio problema de sade que atraiu uma ampla base de apoio de vrios interessados; focar na mortalidade materna e tambm oferecer uma porta de entrada para a conexo com outros assuntos controversos na rea de sade reprodutiva e sexual e direitos como o do aborto. Polticas e legislao j existiam, portanto o advocacy focou nas atividades que reafirmassem sua efetiva implementao.
Incio
O projeto piloto no Brasil comeou em Janeiro de 2007 e foi coordenado pela Bem Estar Familiar no Brasil (BEMFAM), membro associado IPPF. A BEMFAM vem trabalhando continuamente com sade sexual e reprodutiva por todo o Brasil pelos ltimos 35 anos. um investidor chave na sade e direitos sexual e reprodutivo, amplamente reconhecido por sua experincia e mantm mais de 1.100 acordos com prefeituras para oferecer atendimento tcnico, treinamento e monitoramento e avaliao em planejamento familiar, assim como servios laboratoriais, assistncia tcnica e treinamento na preveno de HIV e doenas sexualmente transmissveis e na integrao de servios para jovens e gerenciamento de sistemas. O escopo nacional da BEMFAM e seu reconhecimento significavam que ela estavam bem posicionada para coordenar uma coalizo nacional de advocacy para aprimorar a prioridade poltica para a sade sexual e reprodutiva. O projeto piloto ofereceu uma oportunidade nica para a BEMFAM se envolver sistematicamente com o advocacy. A BEMFAM estava preocupada com os altos nveis de mortalidade materna no Brasil. Apesar do progresso feito em todos os outros Objetivos de Desenvolvimento do Milnio, a taxa de mortalidade materna continuava alta em reas menos favorecidas. Os nmeros exatos eram desconhecidos em razo dos poucos dados estatsticos e subnotificao de casos. A taxa era de aproximadamente 75 mortes maternas por 100.000 nascimentos vivos apesar de que algumas estimativas elevavam a taxa para 2.000 mortes maternas por 100.000 nascimentos vivos. A BEMFAM decidiu identificar as causas chave e solues para a mortalidade materna, e usar o advocacy efetiva para apresent-las aos tomadores de decises relevantes. A BEMFAM sentiu que a taxa de mortalidade poderia ser reduzida significativamente com a melhoria ao acesso ao pr-natal bsico oferecido por profissionais de sade bem qualificados.

LIO: A importncia da identificao do tema


A mortalidade materna tem vrios ngulos de abordagem, incluindo sade pblica e aspectos legais e de gnero. A seleo da mortalidade materna como o tema de advocacy atraiu uma ampla base de apoio de uma diversa gama de interessados que puderam se identificar com a agenda comum. Isto gerou um apoio geral e substancial e o comprometimento dos interessados que se dispuseram a doar seu tempo pessoal e recursos e colaboraram entre si.

Criao
Identificado o assunto central incrementar o financiamento para reduzir a mortalidade materna era necessrio desenvolver uma coalizo efetiva de interessados com propsitos semelhantes e comprometidos a colaborar. A primeira fase do advocacy, portanto, era criar a coalizo de novos parceiros para desenvolver o plano de ao do advocacy. Muitas das atividades de construo de rede focaram em criar uma parceria entre a BEMFAM e grupos nacionais feministas e de mulheres, particularmente a Rede Feminista de Sade. Esta aliana foi importante para criar o perfil da mortalidade materna. No entanto, havia um histrico de relacionamento antagnico a ser superado porque, nos 20 anos anteriores, grupos feministas haviam criticado publicamente a BEMFAM. Intermediar esta parceria foi, portanto, um longo processo e foi uma das principais conquistas do projeto. Desenvolver a parceria teve vrios estgios diferentes. Uma vez que a ideia de parceria para o advocacy foi apresentada, esta foi seguida por uma srie de reunies individuais entre os gerentes gerais.

30

Gerando mudanas polticas

Figura 4: O modelo de advocacy do grupo de trabalho para a mortalidade materna

Secretariado

Membro do centro

Membro do centro

Membro do centro

Estas reunies estavam centradas em identificar um campo comum de preocupao e em compartilhar outros interesses em comum e nas vantagens de trabalhar juntos. Isto inclua compartilhar finanas internas e documentos dos programas e tal transparncia gerou confiana. Os parceiros ento participaram e contriburam reciprocamente para as atividades e assumiram as atividades conjuntas.

LIO: Como construir os elementos chave


da parceria
Existem dois elementos importantes quando se trabalha em parceria: confiana e reciprocidade. Confiana o produto de se trabalhar em parceria e requer um perodo de construo de afinidade. Se os parceiros no tiverem trabalhado juntos antes, eles precisam estabelecer confiana, que a pedra fundamental do trabalho cooperativo e que s se desenvolve com o tempo.

Aps oito meses de construo de afinidade, os dois parceiros, junto com outros, formaram um grupo de trabalho sobre mortalidade materna. O grupo de trabalho inclua representantes de seis organizaes da sociedade civil, sob a coordenao do Diretor Executivo da BEMFAM. Inclua a Rede Feminista de Sade, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seco do Rio de Janeiro, Acadmico Associado, Professor de Ginecologia e Obstetrcia; Assessoria Parlamentar da Subsecretaria de Poltica para Mulheres So Gonalo e a Federao Brasileira de Ginecologia e Obstetrcia. Este grupo de trabalho desenvolveu mensagens coletivamente e implementou as atividades de advocacy.

Pesquisa
Uma consultora foi recrutada para realizar a pesquisa de base. A pesquisa foi realizada nos primeiros seis meses do projeto e inclua pesquisas que exploravam as causas e solues para a mortalidade materna; oramento e mapa de influncia nas esferas federal, regional e municipal e uma pesquisa sobre as organizaes da sociedade civil. A pesquisa sobre as causas da mortalidade materna e solues potenciais, foi realizada com especialistas tcnicos em sade materna para apontar a situao atual e apresentar recomendaes para ao. Isto formou o contedo de um seminrio nacional e material de consulta para as causas e solues da mortalidade materna no Brasil.

LIO: Parcerias levam tempo


O desenvolvimento da parceria levou tempo e vrios estgios diferentes. Primeiramente, o projeto foi apresentado para cada parceiro potencial, e, depois, houve uma srie de reunies individuais entre os gerentes gerais dos parceiros potenciais. Depois disto, cada parceiro foi abordado por um pesquisador respeitado e ativista com um convite para participar da pesquisa de base.

Gerando mudanas polticas

31

Defensores
Cada parceiro no grupo de trabalho era um campeo. A parceria com a Rede Feminista abriu relaes com outros grupos feministas que tinham experincia em trabalhar com o Congresso em Braslia, a sede do governo. Como a BEMFAM no tinha presena em Braslia, onde muito do trabalho poltico teve lugar, isto criou solues possveis sobre onde localizar o projeto. A BEMFAM planejou trabalhar prximo de grupos feministas em Braslia que j tinham conexes e experincia em oramento e no mapa de influncia e em construir relaes com parceiros. Isto reduziu conflitos entre organizaes, pois cada parceiro trabalhou com suas vantagens comparativas e esferas de influncia e construiu segurana e confiana. Houve claros benefcios para os parceiros ao trabalharem juntos, tais como usar os recursos do outro (por exemplo, instalaes, eventos, seminrios) e construir na credibilidade de parceiros diferentes com diferentes interessados. O projeto capitalizou com a experincia variada e as esferas de influncias mencionadas de cada parceiro. Por exemplo, a parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil facilitou a audincia pblica com o Ministro da Justia. O advocacy mostrou o valor agregado de trabalhar junto de muitas maneiras. Primeiramente, numa srie de audincias pblicas em Braslia onde o grupo de trabalho fez apresentaes e organizou discusses com ministros chave, ministrios e oficiais de alto escalo do governo o Ministro da Sade notou que esta foi a primeira vez que um grupo chegou com uma direo clara e compartilhada, ideias e propostas sobre como prosseguir. Este projeto criou consenso e uma frente conjunta entre um grupo de organizaes da sociedade civil e demonstrou que isto benfico e fcil para o governo trabalhar com tais organizaes. Isto significa que as mensagens no seriam somente discutidas com parceiros novos no debate e no ficariam limitadas a conversas com os convertidos, mas que as mensagens tambm atingiriam profissionais da rea mdica, acadmicos, grupos de direitos humanos, advogados e outros. O trabalho com novos parceiros permitiu que assuntos de preocupao coletiva fossem relacionados a outros assuntos e discutidos com diferentes protagonistas, demonstrando seu apoio para um problema que precisa ser solucionado por meio de esforos de cooperao.

Planejamento
No final do primeiro ano, um seminrio nacional de alto nvel Sade da Mulher, Mortalidade Materna e Reduo de Danos: Diagnsticos e Perspectivas foi organizado pela BEMFAM e pela Ordem dos Advogados do Brasil baseado nos achados consolidados da pesquisa de base. A consultoria contratada para fazer a pesquisa mobilizou muitas das pessoas que ela encontrou durante a pesquisa e as trouxe para o seminrio. O extremamente bem sucedido evento esteve focado nos aspectos poltico e tcnico da sade materna e explorou estratgias para reduzir a mortalidade materna. Oitenta e nove representantes de governo das esferas federal, estadual e local (Ministrio da Sade, Secretaria da Mulher e congressistas nacionais e locais), organizaes da sociedade civil e profissionais da rea mdica compilaram uma lista dos temas de maior urgncia e recomendaes. Um grupo de trabalho foi formado para transformar as recomendaes em uma Carta de Recomendao que seria enviada aos tomadores de decises do governo para prov-los com evidncias slidas da poltica de informao, programa e oramento.

LIO: Como usar eventos de concentrao


O seminrio nacional em Dezembro de 2007 foi originalmente concebido para 20 participantes, mas, no final, mais de 89 pessoas compareceram. O evento foi co-patrocinado pelo Ministrio da Sade e pela UNFPA. Este nvel de comprometimento foi o resultado do interesse criado durante a pesquisa de base pela consultora, cuja credibilidade e alto perfil criaram um atrativo para figuras chave e parceiros durante o processo de pesquisa. Alm disto, o assunto por si s mulheres morrendo era fcil de reunir uma gama de interessados porque ao mesmo tempo um assunto de sade pblica e um assunto legal. Muitas organizaes sabiam que este era um assunto premente: apesar das boas polticas e regulamentaes, na realidade mulheres ainda continuavam morrendo. Portanto organizaes da sociedade civil foram compelidas a se envolverem. O seminrio nacional envolveu muitas organizaes e apresentou a informao bsica de novas maneiras que deram ao tema muito mais perfil. A Carta de Recomendao coletiva foi revolucionria e autorizada por Lena Peres, do Departamento de Aes Programticas Estratgicas do Ministrio da Sade.

32

Gerando mudanas polticas

O grupo de trabalho formado aps o workshop foi constitudo para implementar as prioridades identificadas e desenvolver um plano de ao para o advocacy. O grupo teve duas reunies para desenvolver estratgias de advocacy conjuntas para desenvolver a conscientizao da sade materna no governo e no pblico em geral. O objetivo das atividades era desenvolver a Carta para despertar o debate sobre a mortalidade materna numa esfera estadual e para ganhar o comprometimento pblico dos candidatos polticos, autoridades de sade estaduais e municipais e profissionais da rea da sade. As atividades incluram compartilhar a Carta amplamente com aliados e profissionais da rea mdica na esfera estadual e visitas a Braslia para construir apoio para a Carta nos Ministrios da Sade e Assuntos da Mulher, Conselhos Estaduais e Senado Federal.

os interessados o autorizaram e, portanto, o apoiaram. Isto o transformou em um extremamente bem sucedido e bem recebido documento. Adicionalmente, a Carta de Recomendao abrangeu desde amplas at especficas recomendaes que autorizaram diferentes participantes a enfatizar pontos distintos que foram relevantes para suas organizaes e experincias. O grupo de trabalho organizou dois seminrios regionais individuais Sade da Mulher, Mortalidade Materna e Reduo de Dano: Diagnsticos e Perspectivas e para enfatizar as recomendaes em outros estados, a Carta foi integrada s atividades existentes dos membros dos grupos de trabalho e seus representantes locais. As atividades de advocacy com foco regional foram planejadas para ocorrer aps as eleies dos vereadores e prefeitos para conseguir apoio nas suas polticas futuras e prioridades oramentrias. Os membros do grupo de trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil, BEMFAM, a Rede Feminista, um especialista mdico reconhecido em mortalidade materna e a Federao Brasileira de Ginecologia e Obstetrcia compareceram aos eventos regionais que demonstraram apoio interdisciplinar para a Carta e que forneceram aos eventos orientao tcnica em servios, legislao, aspectos tcnicos, mdicos e de direitos nos painis de discusso sobre mortalidade materna. A apresentao foi adaptada localidade e enfatizava os problemas especficos de cada municipalidade e estado em garantir a sade das gestantes e em direcionar as principais causas da mortalidade materna. Assuntos especficos estaduais foram apresentados pelos representantes locais dos Comits Estaduais de Mortalidade Materna, BEMFAM, Rede Feminista, Associao Local de Ginecologia e Obstetrcia e autoridades de sade local. A presena dos Comits Locais de Mortalidade Materna, membros do Conselho da Prefeitura e representantes estaduais, acadmicos, a Ordem dos Advogados do Brasil, gerentes de sade pblica e grupos feministas trouxe peso s discusses e fortaleceu os comprometimentos locais.

Comunicaes no advocacy
A Carta de Recomendao representou consenso entre diferentes interessados o que conferiu uma forte legitimidade, pois foi endossada por muitos deles o movimento feminista, universidades, sociedades mdicas, Comits de Mortalidade Materna, representantes governamentais dos nveis estadual e federal assim como representantes do sistema judicirio estadual para o avano dos direitos da mulher. Tambm foi um momento importante para a mobilizao do grupo de interessados. A Carta marcou o incio das atividades do advocacy e foi a expresso externa do longo processo de participao. Os participantes do seminrio fizeram parte de um grupo de e-mails que eram regularmente atualizados. A Carta foi usada em diversas situaes e preencheu diferentes funes. Serviu como um instrumento para promover o tema e atuou como um incentivo para debates e dilogo, assim como um documento de referncia para ser consultado (incluindo referncias coletadas para artigos cientficos relevantes, polticas e outras publicaes relevantes). A Carta tornou-se a pea central do plano de ao do advocacy.

LIO: Materiais do advocacy


O grupo de trabalho desenvolveu a Carta de Recomendao que foi revolucionria porque foi um enunciado coletivo de inteno feito por um grupo de interessados que foi autorizado pelo Ministro da Sade. A Carta de Recomendao emergiu de um processo consultivo em um seminrio nacional e efetivamente demonstrou o consenso do grupo. A Carta claramente e, de maneira geral, apontou qual ao era necessria para reduzir a mortalidade materna. O apoio de uma gama de interessados agregou dignidade ao documento que serviu como pea central para a coordenao do advocacy e atividades de sensibilizao. O processo participativo, que incluiu o governo, confirmou que todos

LIO: O bom uso dos parceiros


A disseminao da Carta ilustrou com sucesso e efetivamente a parceria. A parceria foi casual, tendo sido formalmente estabelecida duas vezes, mas teve sucesso em desenvolver a estratgia coletivamente, assim como em implementar atividades com representantes iguais durante todo o processo. Adicionalmente, representantes regionais dos parceiros participaram dos eventos regionais. importante notar que os parceiros foram especialistas tcnicos respeitados e suas presenas nos workshops nacionais e regionais trouxeram credibilidade e dignidade aos eventos. A parceria entre diferentes grupos foi uma experincia positiva e ilustrou como deve ser um advocacy em conjunto.

Gerando mudanas polticas

33

Figura 5: Carta de Recomendao

34

Gerando mudanas polticas

Os dois seminrios regionais Sade da Mulher, Mortalidade Materna e Reduo de Dano: Diagnsticos e Perspectivas foram realizados em Natal (Rio Grande do Norte) e em Fortaleza (Cear). Painis e mesas redondas adicionais foram organizadas como parte dos eventos organizados por grupos de trabalhos em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Joo Pessoa (Paraba), Rio de Janeiro e So Luiz (Maranho). As atividades regionais permitiram aos grupos de trabalho sensibilizar novos apoiadores e aliados. Isto inclua membros das Associaes locais de Ginecologistas e Obstetras, Seces da Ordem dos Advogados e organizaes feministas assim como profissionais de sade municipais, acadmicos, departamentos de sade, administraes municipais, especialistas em ginecologia e obstetrcia, diretores de hospitais, diretores de escolas de medicina, estudantes de medicina, representantes de governos locais, congressistas, Comits de Mortalidade Materna, secretarias municipais de sade, a Conferncia Estadual de Advogados do Rio de Janeiro, os Ministros de Estado da Justia, o Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ministros do Supremo Tribunal Federal e outros educadores e juristas. O grupo de trabalho tambm teve a audincia pblica com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e ministrou sesses de treinamento para praticantes da medicina sobre como integrar o aborto ao seu trabalho. Como resultado destas atividades, muitos tomadores de decises expressaram seu comprometimento para aperfeioar a sade materna e a Carta de Recomendao porque esta representava uma ampla gama de organizaes. Muitos candidatos eleitorais falaram sobre a sade materna e deram declaraes pblicas sobre como planejavam conduzir este tema. No Rio, o grupo de trabalho foi solicitado a trabalhar com prefeituras e o estado para monitorar e aperfeioar os servios de sade materna e atividades de apoio para pressionar a Assembleia Estadual a responsabilizar-se pelas aes polticas e tcnicas necessrias para implementar as polticas e aes com sucesso. Os eventos regionais forneceram informao crtica adicional para personalizar o advocacy, pois ficou claro que a infraestrutura de sade pblica pobre (assim como o treinamento dos profissionais de sade e a administrao desorganizada) eram fatores que contribuam para a mortalidade materna. Vrios participantes expressaram sua preocupao com o contnuo desinteresse em sade materna entre os profissionais da rea mdica, os problemas de subnotificao da sade materna e a existncia de uma boa poltica com m implementao. O grupo de trabalho tambm foi Braslia para apresentar a Carta de Recomendao aos Ministros da Sade, dos Direitos Humanos e de Polticas para Mulheres. A delegao requisitou que o Secretrio Especial de Polticas para as Mulheres endossasse a Carta de Recomendao e a disseminasse s agncias apropriadas nas esferas municipais e estaduais, tais como os Comits de Mortalidade Materna.

O Ministro do Gabinete do Secretrio de Assuntos das Mulheres e Conselheiro Especial para a Sade no Gabinete do Secretrio para as Mulheres apoiou totalmente a Carta e o grupo de trabalho e concordou em disseminar a Carta para o coordenador, comits e reparties da Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres nas esferas municipal e estadual e requereu sua adoo. Durante a audincia da delegao com o Secretrio Especial de Direitos Humanos, membros do grupo de trabalho explicaram que a morte materna era uma violao do direito sade e vida que afeta muitas mulheres brasileiras desnecessariamente. O Ministro declarou que ele trataria como prioridade a mortalidade materna nas conferncias estaduais e municipais na preparao para o encontro anual ministerial. Ele tambm se compromete a tentar criar uma rea especfica para mortalidade materna com o Secretrio Especial de Direitos Humanos e assegurar recursos oramentrios apropriados para 2009. O Ministro tambm se comprometeu a coordenar a disseminao da Carta com o Ministrio da Sade e o Gabinete da Secretaria de Assuntos da Mulher. A delegao tambm se encontrou com o Ministro da Sade, o Coordenador Nacional do Pacto Nacional para Reduzir a Mortalidade Materna e Neonatal 2004. O Ministro notou a importncia do grupo de trabalho j que era a primeira vez que um grupo unificado pelas mesmas prioridades, demandas e solues abordava o Ministro da Sade. O Ministro requisitou a assistncia do grupo de trabalho para monitorar a aplicao de leis para monitorar as mortes maternas bem como na participao da Campanha para Partos Normais. O Coordenador Nacional do Pacto Nacional para Reduzir da Mortalidade Materna e Neonatal declarou que a operao efetiva dos Comits de Mortalidade Materna foi essencial para completar a Carta de Recomendao e que a Carta seria disseminada entre os 748 Comits. Em resposta direta a estas audincias, o Ministro da Sade e o Gabinete da Secretaria dos Assuntos das Mulheres endossaram a Carta de Recomendao ao coloc-la nos web sites e ao compartilh-la com seus representantes estaduais. Como resultado do encontro com o Ministro da Sade, o grupo de trabalho foi convidado a fazer uma apresentao na Primeira Conferncia Brasileira de Monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio no Setor da Sade. A Carta de Recomendao foi apresentada durante o painel de discusso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio para participantes de 17 pases, nove agncias internacionais, 90 representantes municipais, estaduais e federais e 60 representantes de organizaes da sociedade civil.

Gerando mudanas polticas

35

LIO: Conexo com as prioridades de


desenvolvimento global
O advocacy conectou-se aos cinco Objetivos de Desenvolvimento do Milnio para aperfeioar a sade da mulher. A conexo ajudou a aprimorar o comprometimento dos parceiros j que este Objetivo representa um srio problema de sade com o qual muitos interessados podem rapidamente se identificar. Consequentemente isto atraiu uma ampla base de apoio como um objetivo comum de uma diversa gama de interessados apesar dos seus diferentes papis dentro de uma escala de diferentes organizaes. Isto tambm atraiu a ateno de pblicos alvo, construindo uma conscientizao corrente e vontade poltica criadas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio nas prioridades nacionais.

LIO: As mensagens do advocacy devem ter um convite


O projeto seguiu uma boa sequncia de passos bsicos para responsabilizar-se pela pesquisa, construir consenso, criar conscincia e envolver os tomadores de decises. Os tomadores de decises foram atingidos pelos seminrios nacionais, seminrios regionais e audincias pblicas e a Carta de Recomendao foi apresentada em cada evento. No entanto, a Carta no estava acompanhada de um pedido especfico de ao. A falta de uma ao concreta em continuidade ao despertar da conscincia pode explicar a falta de campees visveis. importante dividir o advocacy em mensagens que criam e geram prioridade poltica assim como um pedido concreto de ao voltado influncia gerada no pblico alvo. Esta abordagem dupla ajuda a manter a ateno e a maximizar o impacto do advocacy. Adicionalmente a estas atividades, o grupo de trabalho tornou-se cada vez mais envolvido em debates sobre a legalizao do aborto e incorporou este tema em suas atividades. A pesquisa de base, assim como a Carta de Recomendao, reconheceu o aborto inseguro como a maior causa de morte materna e a falta de aborto seguro e legal continua sendo um obstculo no encaminhamento da mortalidade materna e na salvaguarda dos direitos reprodutivos e sexuais da mulher. Durante os trabalhos do advocacy, tornou-se aparente que havia fortes polticas e regulamentaes sobre sade materna sem equivalentes para o aborto. O advocacy sobre aborto exige um foco em legalizao, enquanto que o advocacy sobre mortalidade materna est focado em implementar a legislao e planos existentes. O aborto requer mais ateno e mudanas na legislao corrente que demandariam a entrada de doutores e advogados para assegurar a reforma legal. Como resultado, o grupo de trabalho comeou a trabalhar para legalizar o aborto este tema comeou a ficar mais premente aps a rejeio do Projeto de Lei 1135/91

(legalizao do aborto) em Julho de 2008 pela Comisso de Constituio, Justia e Direitos Civis no Congresso. O grupo de trabalho participou de debates e acompanhou as polticas pblicas em aborto. O apoio alastrado para combater a mortalidade materna atuou como uma porta de entrada para discutir assuntos de sade reprodutiva e sexual mais controversos, como o aborto. Ao focar na mortalidade materna, os Ministros da Sade, de Assuntos das Mulheres e da Justia poderiam discutir isto de maneira segura. O tema da mortalidade materna tambm estava conectado s iniciativas globais, tais como os Objetivos de Desenvolvimento do Milnio, que deram visibilidade e prioridade poltica ao tema nacionalmente. O aborto est intimamente ligado mortalidade materna, portanto, ao focar na mortalidade materna, os Ministros da Sade, dos Assuntos das Mulheres e da Justia poderiam ter sido includos nas discusses sobre aborto de uma maneira segura. A disseminao da Carta refinou o foco do advocacy: reconheceu a existncia de fortes polticas e regulamentaes nacionais em conjunto com o desejo poltico de combater a mortalidade materna, mas, ao mesmo tempo, exps a falta de implementao de uma poltica coerente e de recursos. Por exemplo, sob o Sistema nico de Sade no h uma conexo institucional sistematizada entre o local onde uma mulher faz o seu pr-natal e o local onde ela d luz; isto significa que a informao clnica sobre cada gravidez no compartilhada. O sistema de gerenciamento da gravidez poderia ser amplamente aperfeioado com simples medidas que assegurassem a implementao de polticas e regulamentaes.

LIO: O advocacy sobre criar polticas de apoio e tambm sobre assegurar-se de que elas sero implementadas
O trabalho do advocacy no focou em criar polticas positivas e oramentos: ao invs disto, seu foco foi em assegurar sua efetiva implementao. Isto tambm trouxe tona a importncia de fornecer aos tomadores de decises recomendaes e solues que eles possam implementar e assegurar que os polticos estejam cientes da sua prpria influncia e impacto. O prximo passo para o grupo de trabalho foi identificar maneiras de transformar as polticas positivas existentes, regulamentaes e desejo poltico em implementao concreta e resultados. Alguns obstculos chave foram identificados para a implementao efetiva das polticas e regulamentaes existentes. Por exemplo, profissionais e autoridades de sade locais no estavam cientes e treinados nas novas polticas. Alm disto, a morte materna deve ser notificada para os Comits Estaduais de Mortalidade Materna para que eles possam classificar a morte e identificar as causas e responsabilidades. Os 748 Comits

36

Gerando mudanas polticas

de Mortalidade Materna precisavam fortalecer-se para conseguir medir a incidncia e causas da morte materna. Estas tarefas representavam algumas atividades importantes que o advocacy precisava nas esferas municipal e estadual, que so responsveis pelos cuidados bsicos de sade. O alcance das polticas, regulamentaes e servios positivos discutido acima definido no Regulamento Tcnico para a Operacionalizao dos Cuidados de Obstetrcia e Neonatal, o regulamento tcnico do Pacto Nacional para Reduzir a Mortalidade Materna e Neonatal 2004. Como discutido, isto ainda deve ser apropriadamente implementado e monitorado na esfera municipal e, mesmo assim, no est evidente se a atual implementao reduzir a mortalidade materna. Os Comits Municipais de Mortalidade Materna no tem certeza sobre quais atividades tero impacto concreto para ento definir a efetiva alocao dos recursos limitados. Em futuros trabalhos, o grupo de trabalho pretende trabalhar com prefeituras, das 100 selecionadas de um programa maior de sade materna do Ministrio da Sade no Norte e fazer o advocacy na a implementao de regulamentao como mencionado na Carta de Recomendao. Uma linha de partida ser usada para monitorar quo efetivas as recomendaes so e isto se transformar em um estudo de caso sobre como o governo brasileiro consegue efetivamente gerenciar a mortalidade materna. A longo prazo, as municipalidades selecionadas fornecero exemplos de casos de sucesso na reduo da mortalidade materna.

LIO: Perto do poder em Braslia


O projeto teve sucesso em galvanizar apoio e conscientizao entre organizaes da sociedade civil ao buscar novos parceiros local e nacionalmente. O projeto provavelmente teve algum papel em aumentar a conscincia e ajudou a empurrar o governo para a ao. No entanto, evidente que esta iniciativa no foi conectada com iniciativas federais para a reduo da mortalidade materna. O tema do projeto ao no ser baseado em Braslia veio tona cedo no projeto e foi respondido pelo fato de que no valia pena para a BEMFAM ter presena em Braslia, mas sim usar a estrutura de outras organizaes. A vantagem da BEMFAM trabalhar no nvel local. Ento, o Centro Feminista para Estudos e Servios de Consultoria foi designado para representar o grupo de trabalho em Braslia. Todavia a ausncia do grupo de trabalho em Braslia significou que eles no estavam cientes da nova iniciativa municipal de sade materna do Ministrio da Sade e de que o Ministrio da Sade e o Ministrio de Assuntos das Mulheres no estavam cientes dos seminrios regionais do grupo de trabalho.

LIO: Monitorar o oramento difcil e no


foi feito
A etapa de mapeamento, monitoramento e acompanhamento do projeto, assim como o advocacy direto para aumento de recursos no ocorreu. No todo, isto ocorreu devido falta de transparncia oramentria, o que dificultou a averiguao e monitoramento da alocao dos recursos. Adicionalmente, o oramento no foi executado; isto pode ser parcialmente atribudo burocracia excessiva e porque no final do ano fiscal o montante no gasto devolvido ao Tesouro nacional. Isto fez o advocacy para recursos, difcil, pois os departamentos governamentais no podem gastar por causa da burocracia, falta de capacidade e corrupo e, portanto, com efeito, no h necessidade de recursos adicionais. O advocacy necessrio para garantir que no haja cortes na sade e na sade reprodutiva. Ficou determinado que o Centro Feminista de Estudos se responsabilizaria por monitorar e acompanhar, mas eles no tiveram capacidade. Isto sugere que mais apoio tcnico e treinamento em mapeamento oramentrio so necessrios, assim como a capacidade para se executar.

Avaliao
A implementao do projeto foi um processo de aprendizagem com a necessidade do advocacy mais direcionado e personalizado surgindo durante o prprio advocacy. Ficou claro que ao concordar com as solues propostas para os obstculos identificados para reduzir a mortalidade materna, que so relativamente simples e fceis de implementar localmente, haver um grande impacto e mudana. Membros do grupo de trabalho abertamente admitiram que eles no estavam cientes disto no incio do projeto mas que isto tornou-se facilmente compreensvel para eles durante o andamento do projeto e ento o plano de trabalho foi ajustado.

Gerando mudanas polticas

37

LIO: Exemplo dos aspectos negativos


do advocacy
Muitos Membros Associados a IPPF tem uma relao muito prxima com o governo e recebem um aporte financeiro por servios subcontratados. O advocacy pode, ento, possivelmente se arriscar nessa existente com o governo. No Brasil, a BEMFAM comeou a trabalhar com novos parceiros e isto trouxe o tema do aborto para a agenda da BEMFAM. Isto teve algumas implicaes negativas porque um congressista anti-escolha requisitou uma CPI em organizaes que trabalham com temas relacionados ao aborto e isto incluiu a BEMFAM. Isto pode ter implicaes negativas para a BEMFAM porque ela recebe a uma grande porcentagem de seu financiamento de subcontratos com o governo municipal. Antes do projeto, a BEMFAM no tinha uma presena marcante em temas relacionados sade materna ou ao aborto agora tem presena em ambos os assuntos. Houve uma mudana em sua abordagem de advocacy, pois a BEMFAM est entrando em contato com diferentes projetos de advocacy e temas, pensando politicamente e tendo a segurana, a habilidade e a capacidade de se envolver. O pensamento poltico de outras organizaes, tais como a Rede Feminista de Sade e a Ordem dos Advogados do Brasil, serviram para despertar a BEMFAM e as parcerias serviram para encorajar e nutrir este pensamento poltico. Um grande feito do projeto foi a criao de uma nova rede de interessados com pensamento semelhante, coletivamente focados em direcionar a mortalidade materna. Isto foi particularmente importante por causa da gama de interesses, opinies e abordagens no Brasil que foram unificadas pelo projeto. Adicionalmente, duas organizaes da sociedade civil que so chave e trabalharam como interessados na sade materna, BEMFAM e a Rede Feminista de Sade desenvolveram uma relao de colaborao efetiva aps um longo histrico de tenso. A efetividade de se trabalhar em cooperao demonstrada pelo fato de que o grupo de trabalho est colaborando em reas relacionadas de trabalho e todos os parceiros planejam trabalhar juntos no futuro.

38

Gerando mudanas polticas

Tanznia
Aumento de ajuda financeira e poltica para planejamento familiar
O advocacy focado no desenvolvimento de estratgias para aumentar a ajuda financeira e poltica para planejamento familiar, particularmente dos suprimentos. A estratgia foi implementar o projeto por distritos, com objetivo de influenciar os Conselhos Distritais a comprometer recursos para planejamento familiar e suprimentos, ao que se refletiria nacionalmente. O advocacy tambm est focado na ateno ao planejamento familiar como interveno a fim de reduzir a mortalidade materna.
Incio
O projeto piloto na Tanznia teve incio em junho de 2007 e foi coordenado pela Chama Cha Uzazi na Malezi Bora Tanznia (UMATI), a IPPF Associao de Membros da Tanznia. A UMATI uma organizao no governamental autnoma que tem oferecido educao sexual e de sade reprodutiva, informaes e servios na Tanznia desde 1959. A UMATI tem estado a frente na defesa pela sade e direitos sexuais e reprodutivos fornecendo informaes, educao, comunicao e outros servios relacionados sade reprodutiva para um pblico-alvo de grupos desfavorecidos. A UMATI fornece uma gama extensa de mtodos de planejamento familiar, classificao de diferentes tipos de cncer no aparelho reprodutivo, diagnstico e aconselhamento sobre infertilidade, tratamento para doenas sexualmente transmissveis, aconselhamento voluntrio de teste para HIV, tratamento para possveis infeces, tal como tratamentos a domiclio e um programa de grupo de apoio para pessoas que vivem com HIV/AIDS. Esses servios so promovidos por 13 clnicas, nove sites voluntrios de aconselhamento e teste, quatro centros de jovens assim como distribuidores dentro das comunidades. O recorde de progresso da UMATI como provedor nacional de sade sexual e reprodutiva significou que se teve o reconhecimento para coordenar uma coalizo de advocacy nacional para aumentar a prioridade poltica por sade sexual e reprodutiva. O projeto piloto, como no Brasil, proporcionou uma oportunidade nica de engajar-se sistematicamente em advocacy. As aes de advocacy comearam na Tanznia quando a equipe da UMATI desenvolveu um plano de trabalho inicial. Um coordenador de advocacy foi recrutado e comeou a entender o conceito do projeto, que inclua a familiarizao com a arquitetura de ajuda, com a abordagem terica e como essa est relacionada s aes recomendadas. Como parte desse processo, o coordenador mapeou os processos de oramento nacional, e os lderes. Alm disso, identificou e se encontrou com diversas organizaes que tiveram experincias com advocacy para aprender com essas experincias. Isso inclui veteranos como o Programa de Rede de Gneros da Tanznia, Centro Legal de Direitos Humanos, Marie Stopes, Associao Pblica de Sade da Tanznia, a Sesso de Reproduo e da Criana do Ministerio da Sade, a Associao da Mdia das Mulheres da Tanznia e o Projeto da Dignidade das Mulheres. Nas reunies com os veteranos de advocacy, o foco era obter um melhor conhecimento a respeito das decises do governo gerenciando processos e modos efetivos de atingir o governo. Os veteranos de advocacy avisaram ao coordenador de que as redes no eram o mecanismo de advocacy mais efetivo.

LIO: Tenha um calendrio realista


Um projeto de advocacy de um ano no fornece tempo suficiente para se encarregar de aes de advocacy porque isso requer desenvolvimento de novas habilidades para influenciar a forma de processos do governo. O advocacy em geral era uma atividade relativamente novo para a UMATI; o advocacy em distritos era muito nova e demandou tempo para concretizar essa capacidade. E ainda, a investigao e a compilao da base de dados requereram tempo. Isso inclua aes como reunir-se com os veteranos do advocacy, mapear os processos de oramento do governo, pesquisa de base de dados, pesquisa de fichas e comunicaes de advocacy tudo isso fundamental para identificar problemas, alvos principais, estratgias apropriadas e coordenao com processos agendados pelo governo.

Gerando mudanas polticas

39

Figura 6: Sntese do processo de preparao de oramento e pontos de acesso para organizaes da sociedade civil
Autoriza o oramento depois de debate pblico na Assembleia Nacional sobre as receitas e despesas propostas, que so apresentadas pelos Ministros das Finanas ou por outros ministros. O Parlamento vota a Lei de Finana Anual e Apropriao da Lei.

Assemblia Nacional

Acesso para organizaes da sociedade civil

Analisa e discute as fontes da receita e as despesas propostas com os respectivos ministros. O financiamento e dotao das notas so analisados antes de serem formalmente apresentados para discusso e aprovao pela Assembleia Nacional. Por isso a comisso autoriza a prvia para as estimativas, antes de serem apresentados Assembleia Nacional.

Comit Econmico e Financeiro (Agora Comit Setorial)


Acesso para organizaes da sociedade civil

Gabinete

Enuncia objetivos de oramento, bem como a execuo dos objetivos. Aprova o plano anual, orientaes e, por fim o oramento.

Comit Tcnico Interministerial

Certifica-se de que o plano anual e os oramentos so coerentes com os objetivos de desenvolvimento e metas e aconselha o Gabinete nesse sentido.

Ministrios Centrais

Orienta, coordena a preparao do oramento, apresenta estimativas para o Gabinete de Ministros e acompanha a implementao do oramento.

Instituies Tcnicas (Ministrios Setoriais)


Organizaes sociais civis com base nacional esto convidadas para algumas das sesses de oramento dos ministrios setoriais por meio de grupos de trabalho setoriais

Formulao de polticas, elaborao de planos, preparao e execuo dos planos de ao, de acordo com estimativas aprovadas. Estimativas de oramento so preparadas pelas sees/departamentos aprovadas pelo Comit tcnico Setorial, e pelo comit setorial de oramento.

40

Gerando mudanas polticas

Criao
Os primeiros passos foram dados para estabelecer uma coalizo de advocacy nacional. A UMATI identificou possveis parceiros baseando-se nos tipos de organizaes reconhecidas como organizaes de advocacy de sucesso. Foram selecionados treze parceiros possveis baseando-se na experincia dos mesmos em advocacy. Uma carta foi enviada ao diretor de cada parceria em potencial explicando o projeto e incluindo um formulrio de interesses para os parceiros interessados completarem. A carta de interesse focava na explicao da razo pela qual o advocacy de nvel nacional e o comprometimento na relevante poltica de dilogos eram importantes para aumentar as fontes para os direitos da sade sexual e reprodutiva. Apenas seis dos treze responderam com solicitaes para mais esclarecimentos. Por exemplo, uma conhecida organizao no governamental de advocacy de oramento, pediu trs reunies pessoais para esclarecimento. Muito tempo foi gasto tentando convencer as pessoas da importncia do trabalho em rede. No final, apenas dois dos treze iniciais responderam formalmente e uniram-se a coalizo, assinando o formulrio. A pouca resposta das possveis parcerias fez com que a UMATI reexaminasse sua coalizo construindo a estratgia baseada nos problemas identificados. Isso inclui a atual tenso com a aliana de trabalho, preocupao sobre o calendrio curto para atingir os objetivos do projeto, a boa relao da UMATI com o governo e a competio entre as organizaes por visibilidade. A UMATI decidiu mudar sua estratgia em relao s parcerias abordando organizaes no governamentais menos famosas. Usando as coalizes j existentes que tinham objetivos complementares e oferecendo um workshop para apresentar o projeto para os muitos interessados em sade sexual e reprodutiva.

A UMATI, ento, ofereceu um workshop Aliana de Formao para o Dilogo pelo Fundo de Crescimento da Sade Sexual e Reprodutiva para apresentar o projeto para uma gama extensa de parceiros, para esclarecer quaisquer problemas sobre o projeto e conquistar a confiana dos membros em potencial. O workshop levantou diversas questes. Primeiramente, foi considerado que o prazo do projeto era muito curto para atingir os resultados e que na verdade deveria ter sido concebido como um programa e no um projeto. Em segundo lugar, j havia um nmero de coalizes trabalhando com advocacy e os participantes estavam preocupados com o que faria essa coalizo diferente e no simplesmente mais uma fazendo os mesmos esforos. Houve tambm debates sobre qual deveria ser a questo principal para o advocacy e foi dada muita ateno mortalidade materna e ao Roteiro da Tanznia sobre Sade Materna, ao Plano de Estratgia para Acelerar a Reduo da Mortalidade de Mes e Recm Nascidos 2006-2010. No workshop tambm foram debatidos diferentes processos como foco no advocacy, por exemplo, como as lacunas nos diretos e na sade sexual e reprodutiva, os planos globais do conselho distrital de sade e qual seria o papel do gabinete do primeiro ministro para administrao regional e governos locais nesses planos. Todos os participantes do workshop concordaram que angariar fundos para os direitos e a sade sexual e reprodutiva era a questo principal. E o workshop direcionou ateno entre as organizaes sociais civis para o fato de que o governo era uma importante fonte de fundo estvel para atividades e que era crucial criar conscincia sobre questes.

LIO: Apropriao nacional


Uma importante faceta da rede de advocacy da UMATI o fato de serem bilngues falantes de ingls e kiswahili. Outras coalizes so internacionais, portanto falam ingls. E as agncias internacionais (organizaes no governamentais e doadores) tendem a dominar os debates. Nessas redes, organizaes sociais civis que trabalham predominantemente em Kiswahili sentem-se menosprezadas por organizaes no governamentais e doadores internacionais, e no se sentem confortveis e confiantes.

LIO: Como trabalhar antes de ter uma extensa


experincia comprovada
A boa relao da UMATI com o governo gerou UMATI um parceiro problemtico porque seu advocacy poderia potencialmente prejudicar essa relao. Isso poderia ter dificultado tentativas de parcerias com outras organizaes de advocacy. Essa uma desvantagem em potencial para muitas organizaes que so novas no ramo do advocacy porque no so levadas a srio ou no consideradas advocacy ou parceiras confiveis. Alm disso, a UMATI era nova na comunidade de advocacy e foi ambiciosa em esperar que fosse levada a srio logo de incio. A UMATI era tradicionalmente uma prestadora de servio e no advogada. Portanto precisava de investimento a longo prazo para alcanar capacitao especializada em advocacy. Tudo isso teve implicaes do quo srio estava sendo levada pelas outras organizaes no governamentais que j trabalhavam com advocacy.

Gerando mudanas polticas

41

LIO: Abordando parceiros


O recrutamento de parceiros nacionais foi difcil. Dos treze membros abordados inicialmente, apenas seis responderam. Os possveis parceiros no entenderam a proposta do projeto. Queriam visibilidade organizacional e queriam receber fundos pela sua participao. A UMATI adotou diversas estratgias para construir parcerias. A UMATI, no incio, abordou organizaes famosas com bastante experincia que no queriam unir-se rede formalmente ou comprometer-se com atividades colaborativas. A UMATI abordou cada possvel parceiro individualmente e eles concordaram que a questo do levantamento de fontes para os direitos da sade sexual e reprodutiva era importante. O workshop oferecido depois da decepo da primeira abordagem tambm no teve sucesso. Em retrospecto, a UMATI teria destacado a importncia de trabalhar em rede para o advocacy como todas as organizaes assistiam o mesmo grupo de pessoas. Como resultado do workshop, o time da UMATI concordou trabalhar com organizaes sociais civis menores em Dar es Salaam, usando a mesma carta e o mesmo formulrio de interesse. A coalizo de advocacy final foi estabelecida em dezembro de 2007 e foi composta pela Seo de Sade Reprodutiva e da Criana do Ministrio da Sade; Marie Stopes, Instituto da Tanznia de Estudos de Desenvolvimento, Universidade de Dar es Salaam; Centro Legal de Direitos Humanos; Sade da Mulher e Desenvolvimento de Kiota; e a Associao Pblica de Sade da Tanznia. O secretariado foi constitudo pela equipe da UMATI que tambm presidiu a coalizo. Dificuldades em estabelecer a coalizo de advocacy atrasaram o incio das atividades por seis meses. Apesar da UMATI ter adotado diversas estratgias para recrutar parceiros e estabelecer a coalizo de advocacy nacional, tais como convites por cartas, seguidas por visitas e workshops, poucos dos parceiros originalmente selecionados comprometeram-se com a rede. Mais tarde, no projeto, depois que fundos adicionais foram assegurados e o calendrio estendido (como debatido abaixo), cinco redes distritais foram estabelecidas, usando as lies aprendidas com a primeira tentativa de se estabelecer uma rede. Isso inclui novos modos de identificar e abordar parceiros de sociedades no civis, particularmente representantes do governo. Como resultado, essa experincia informou as mudanas na coalizo nacional.

LIO: Quais parceiros?


Inicialmente, apenas organizaes sociais estavam includas na coalizo representantes do governo ou da mdia no estavam envolvidos. Entretanto, como o projeto foi implementado, houve um reconhecimento de que uma coalizo composta por outros tipos de interessados que partilhassem interesses similares seria bem-vinda. Essa informao foi baseada na experincia que mostrou os Coordenadores da Sade Reprodutiva e da Criana e os Oficiais Mdicos do Distrito do governo que proporcionou peas chave no planejamento do advocacy e na informao da coalizo sobre as respectivas metas, tticas e oportunidades. A coalizo nacional ampliou sua quantidade de membros para incluir oficiais pblicos, parlamentares e jornalistas. A coalizo se desenvolveu em uma rede nacional em cinco distritos composta por membros com variadas formaes profissionais e com muita solidariedade. A solidariedade tem crescido medida que o secretariado e a presidncia esto em constante rodzio.

Pesquisa
Aps esse longo processo, a coalizo reuniu-se para debater a formao do projeto, as realizaes e tarefas necessrias, incluindo a identificao do problema, da investigao e dos defensores a fim de formar um grupo de trabalho. Nessa reunio, a coalizo decidiu trabalhar como um grupo de consulta que no implementava atividades. A coalizo tambm debateu sobre como expandir a investigao existente sobre o mapeamento de oramento e as organizaes sociais civis para a investigao de base. Foi decidido que uma investigao mais aprofundada era necessria para identificar o tpico da sade sexual e reprodutiva; uma anlise das tendncias em poltica nacional relevante e de oramento; outras organizaes e departamentos do governo para parcerias em advocacy; e identificar lacunas no advocacy de direitos e sade sexual e reprodutiva. Foi concordado que a investigao deveria ser baseada em entrevistas com os principais interessados, particularmente A Seo de Sade da Criana do Ministrio da Sade. As informaes seriam compiladas em um relatrio a ser debatido na prxima reunio e isso levantaria o principal problema para o advocacy, as estratgias, as mensagens e os defensores. A coalizo denominada como uma organizao no governamental conhecida por empreender a investigao baseada na sua experincia de advocacy baseada em provas no funcionou, entretanto, um instituto de investigao na universidade concordou em empreender a investigao. Mais tarde, a investigao foi ainda mais atrasada, pois os responsveis demoraram muito para responder. Os atrasos na investigao dificultaram a especificao do problema do advocacy, bem como escolha das aes e dos defensores mais apropriados. Nesse momento a UMATI iniciou um segundo projeto de advocacy que usou um modelo similar ao de advocacy

42

Gerando mudanas polticas

coordenado para suprimentos de sade reprodutiva em nvel global, regional e nacional, ou seja, um tipo de advocacy direcionada para o crescimento financeiro e poltico comprometido com suprimentos de sade reprodutiva sustentveis. Para isso, trabalhando com uma coalizo de advocacy nacional para obter abastecimento nacional para sade reprodutiva, lista de medicamentos essenciais, criar ou aderir a um j existente comit de coordenao de abastecimento para sade reprodutiva; garantir que houvesse uma linha de oramento do governo para suprimentos para sade reprodutiva que de fato foi gasto e integrar os suprimentos para sade reprodutiva em mecanismos de financiamento. O secretariado da UMATI-led tomou a deciso de fundir os dois projetos e reduzir os esforos repetitivos, aumentar os recursos e estender o prazo. A UMATI ento desenvolveu um segundo plano de trabalho que integrou os objetivos e aes antes separadas em um nico programa. A base de investigao estava ento completa. As recomendaes e os segundo projeto de advocacy fora compartilhados pela coalizo. O consultor da investigao fez o Relatrio de Mapeamento dos Atuais Problemas de Advocacy sobre Sade Sexual e Reprodutiva na Tanznia (baseado nas idias de especialistas selecionados sobre direitos e a sade sexual e reprodutiva. Esse relatrio foi enviado para as principais organizaes que trabalham com problemas sobre sade sexual e reprodutiva e anlise poltica, um mapeamento sobre aes em andamento a respeito de direitos e sade sexual e reprodutiva para identificar lacunas, possveis defensores e uma anlise sobre as decises tomadas sobre o processo de oramento nacional. No relatrio tambm foram feitas recomendaes sobre problemas de advocacy em potencial, defensores e estratgias, incluindo a re-priorizao do planejamento familiar. Os membros da coalizo e da investigao concordaram que o planejamento familiar fosse uma prioridade nacional e uma interveno chave para melhorar a sade materna que deveria estar destacada em documentos polticos, planos de estratgia nacional, e programas pblicos e privados. Ainda sim no tinha recebido a prioridade adequada. O perfil nacional para sade materna, dominado por alguns grupos, no deixou explcitas as ligaes entre planejamento familiar e mortalidade materna e nenhuma das coalizes estava trabalhando com planejamento familiar. A atual ateno poltica a sade materna possibilitaria uma ligao com as prioridades polticas existentes para trazer visibilidade para o planejamento familiar. A coalizo concordou em focar na conscientizao de que o planejamento familiar contribua para a reduo da mortalidade materna e de como o fundo para o planejamento familiar deveria vir do oramento nacional e no depender da vontade dos doadores. Para completar, o planejamento familiar foi uma rea de especializao pela qual a UMATI foi reconhecida e que poderia advogar com credibilidade. A investigao tambm concluiu que a descentralizao um importante aspecto na poltica e decises monetrias a

serem tomadas. A Tanznia tem uma estrutura de governo descentralizada e os Conselhos distritais desenvolvem seus oramentos que depois formam o processo de oramento nacional. no distrito que muitas das decises de atribuio ocorrem, ainda que um pouco de advocacy estivesse sendo praticada. A coalizo concordou que o advocacy distrital poderia ser efetiva porque os Conselhos distritais foram mais cooperativos e receptivos do que o governo central e, em um sistema poltico descentralizado, as camadas locais do governo podem construir um caso nacional. A deciso que influenciou o processo do Conselho Distrital Abrangente de Planos de Sade ajudou a refinar ainda mais os esforos do advocacy nacional. Diversos doadores (Canad, Dinamarca, Alemanha, Irlanda, Pases Baixos, Sua, Banco Mundial e a UNFPA) contriburam para a arrecadao de fundos para a sade que atribuda diretamente aos Planos de Sade distritais. O secretariado, foi esse mecanismo especfico nacional de financiamento arrecadao de fundos porque os outros mecanismos de financiamento eram muito mais amplos e mais difceis de influenciar, e porque ao focar no mais acessvel e cooperativo Conselho Distrital e Conselho Distrital Abrangente de Planos de Sade, puderam influenciar a arrecadao de fundo de baixo para o topo e do topo para baixo com doadores em uma fase posterior.

LIO: Descentralizao
Dois problemas que afetam a sade financeira nacional que tiveram o potencial de despriorizar os direitos da sade sexual reprodutiva foram a reforma de ajuda e a descentralizao, que no foram originalmente consideradas no plano de trabalho. A descentralizao teve um impacto substancial muito maior no advocacy nacional para recursos nacionais mais do que a arquitetura de ajuda. Na Tanznia, no possvel pensar em arquitetura de ajuda nacional sem levar em conta o processo paralelo de descentralizao. A nova arquitetura de ajuda se foca claramente em harmonizar o desenvolvimento da agenda nacional. Entretanto em muitos pases esse processo tem sido precedido por uma descentralizao da poltica e ajuste de oramento. Por esse motivo muitas das decises envolvendo prioridades de sade e atribuio de oramento acontecem nos distritos, no monitoramento, no processo de oramento e na identificao dos principais pontos da tomada de deciso. Fica claro que prioridades nacionais no traduzem necessariamente as prioridades dos distritos. Portanto, necessrio dividir o advocacy em nacional e distrital, mantendo-as em constante movimento. Para realmente aumentar o apoio poltico e financeiro para os direitos da sade sexual e reprodutiva, o advocacy do pas deve atuar nacional e localmente. As aes do advocacy foram reorientadas no meio do desenvolvimento do projeto para se focar no advocacy distrital.

Gerando mudanas polticas

43

Defensores
A coalizo, portanto, concordou que o advocacy deveria mudar para distrital e o problema central deveria ser planejamento familiar como uma interveno para reduzir a mortalidade materna. Uma vez que o problema e a estratgia foram definidos, os defensores poderiam ser selecionados. Cinco defensores em potencial foram identificados: um ex-ministro da sade; o presidente do comit parlamentar da HIV/AIDS; um MP; o presidente do comit parlamentar de populao e desenvolvimento; e o ex primeiro ministro (patrono da UMATI).

reunies da rede sem cobrar nada. Um parceiro em Magu comentou que organizaes sociais civis estavam geralmente competindo por fundos, mas como eles todos serviam o mesmo povo deviam, portanto, trabalhar juntos para pedir apoio para o governo. A rede distrital est empenhada em trabalhar junto em outras reas de preocupao em comum, tal como a questo ambiental. O secretariado da UMATI-led traduziu os acordos da coalizo em um terceiro plano de trabalho que delineou a troca para o distrito. Isso incluiu apresentar o problema para os parceiros distritais, formando redes distritais, lanando campanhas distritais, compartilhando estudos de base, desenvolvendo mensagens, e integrando o trabalho distrital e nacional e aes adicionais, incluindo o desenvolvimento de instrues de trabalho para defensores, visitas para defensores,reorganizando as aes do projeto para o distrito, desenvolvendo instrues de trabalho para conselheiros distritais, mobilizando a equipe do distrito da UMATI e voluntrios, conduzindo um inventrio para organizaes sociais civis do distrito e trabalhando com a mdia local.

Planejamento
O acordo da coalizo para descentralizar seu advocacy tambm levou em conta o fato de que o advocacy nacional era dominado por poucos grupos bem estabelecidos com pouco incentivo para parcerias e havia poucas oportunidades de comprometimento com organizaes sociais civis sobre oramento nacional e processos de tomada de decises polticas. Falta de comprometimento dos membros da coalizo, tal como a presena da UMATI em 13 das 23 regies com forte reputao de fornecedores de planejamento familiar, sugeriram uma troca para os distritos onde havia menos advocacy acontecendo. Essa troca ofereceu mais oportunidades para influenciar os lderes e construir existentes filiais parceiras da UMATI. A seleo do distrito seria baseada na sua taxa de preveno contraceptiva e na relao existente da UMATI com investidores dos distritos. Alm disso, o advocacy social civil tende a focar em nvel nacional e na capital onde j existem capacitao e recursos, mas pode no existir capacitao e recursos nos distritos onde muitas das principais decises so tomadas. A UMATI est bem posicionada em advocacy distrital por conta de sua extenso geogrfica por todo o pas.

LIO: Aprimoramento
Os planos de advocacy mudaram diversas vezes assim que mais informaes eram obtidas e as atividades eram cada vez mais aprimoradas. Durante um perodo de 18 meses foram concebidos trs planos de trabalho. O plano de trabalho adaptou-se assim que o projeto mudou com o processo de aprendizado e tornou-se cada vez mais refinado e especfico. As revises foram baseadas na incluso da investigao, reunies da coalizo, viagens de apoio tcnico e lies no primeiro ano. Essas mudanas sugeriram que o advocacy um processo de aprendizado no qual lies da primeira fase foram integradas nas fases seguintes. Por exemplo, a experincia com parceria revelou que o enfoque no problema e a mudana de estrutura da coalizo foram integrados nas fases seguintes, Uma desvantagem que as estratgias de advocacy desenvolvem-se, mas sem prever erros.

LIO: Benefcios do advocacy distrital descentralizada


A experincia com parcerias nos distritos foi um tanto diferente da experincia nacional. Os parceiros dos distritos indicaram que o projeto tinha fornecido a eles os recursos para trabalhar melhor em grupo. Eles no receberam fundos no passado para trabalhar em parceria e em advocacy. O financiamento do projeto permitiu a eles unir as pessoas para empreender aes de preocupao mtua, que foram previamente limitadas por contratempos financeiros. Os parceiros dos distritos estavam entusiasmados, comprometidos e ativos e fizeram mais do que aconselhar sobre advocacy: eles planejaram ativamente e implementaram aes. Por exemplo, na Songea, o parceiro que era presidente da rede concordou em sediar as

44

Gerando mudanas polticas

Comunicaes no advocacy
O coordenador do projeto ento encabeou uma reunio para diversos gerentes de diferentes reas da UMATI a fim de apresentar o modelo de advocacy e os respectivos objetivos. Ele descreveu as lies aprendidas quando tentava estabelecer as parcerias. O grupo ento se focou na necessidade urgente identificada na pesquisa para financiar o planejamento familiar e apresentou a estratgia de advocacy na qual foram baseadas as atividades para influenciar os Conselhos Distritais para priorizar o planejamento familiar. Isso incluiu o advocacy diretamente para os lderes do Conselho Distrital mas tambm o advocacy para influenciar o subdistrito (subunidade de municipalidade) para incluir o planejamento familiar em seus oramentos que seria ento transformado em oramento do Conselho Distrital e depois em oramento nacional. O coordenador do projeto sugeriu uma estratgia de duas partes: primeiro sensibilizar os principais lderes do distrito sobre a importncia do planejamento familiar e segundo o advocacy em busca do aumento de recursos imediatamente antes do desenvolvimento do anual Conselho Distrital de Planos de Sade Global. Os principais lderes que poderiam influenciar os subdisritos estariam conscientes da importncia do problema e da soluo e por consequncia estariam mais voltados para a importncia de gerar mais recursos para o planejamento familiar e para demonstrar seu comprometimento. As aes para influenciar o oramento distrital estavam planejadas para comear antes do incio do processo de oramento com a sensibilizao com os lderes do subdistrito e distrito seguidos por pedidos para mais recursos no perodo de planejamento oramentrio que poderia culminar no processo de oramento nacional. A reunio mencionada foi seguida por um workshop externo sobre suprimentos contraceptivos com uma gama de interessados envolvidos e a equipe da UMATI de Moshi, Magu, Songea Municipal, Songea Rural e Morogoro. O workshop apresentou o problema, destacando as descobertas da investigao e desenvolveu planos para atacar o problema por meio de redes, influenciando os Conselhos distritais para mais recursos para planejamento familiar. O workshop focou-se em desenvolver estratgias para aumentar o apoio financeiro e poltico para planejamento familiar, particularmente suprimentos. A estratgia era para ser implementada nos distritos para influenciar os Conselhos Distritais a comprometer recursos para planejamento familiar e suprimentos que resultariam em uma campanha de advocacy nacional. Esse workshop foi o primeiro passo decisivo rumo ao trabalho nos distritos e a incorporao das lies aprendidas das aes dos anos anteriores. O coordenador do projeto ento realizou visitas de assistncia tcnica a cada projeto distrital para ajudar a estabelecer a rede distrital. Isso marcou uma troca de papel do coordenador do projeto por apoiar a coalizo nacional a apresentar, monitorar, compartilhar informao

e oferecer apoio tcnico para as redes distritais. Em cada distrito, reunies foram feitas com organizaes sociais, Coordenadores da Sade Reprodutiva e da Criana do governo local e Oficiais de Planejamento Distrital para lanar a rede e desenvolver planos de ao. As redes distritais eram compostas pela UMATI, pelo Oficial de Medicina Distrital e por organizaes sociais civis distritais. Baseados em lies aprendidas em tentativas anteriores de parcerias nacionais, o secretariado distrital era composto pela UMATI e outras organizaes sociais civis, entretanto a UMATI no era presidente do secretariado. Alm disso, o Oficial de Medicina Distrital, o Coordenador de Sade Reprodutiva e da Criana e as agncias do governo estavam envolvidos em uma rede e planejavam aes pelo fato de ser o principal condutor para apresentar o problema para o Time de Gerenciamento Distrital e para identificar e agendar as oportunidades e mensagens do advocacy. Cada rede realizou um mapeamento do oramento distrital, exerccio que identificou os alvos que poderiam influenciar a atribuio do oramento. Baseado nisso, foi decidido no trabalhar com subtristritos diretamente, j que organizaes sociais civis tinham pouca influncia. Ao focar na influncia do Time de Gerenciamento Distrital, eles, por sua vez, influenciaram as decises tomadas nos subdistritos. As redes distritais desenvolveram planos para sensibilizar o Time de Gerenciamento Distrital, o Comit de Servios Sociais e o Conselho Distrital Inteiro, particularmente os Diretores Executivos do Distrito e o Conselho Distrital, sobre os problemas do planejamento familiar. Isso incluiu o desenvolvimento de fichas locais e a organizao de aes de sensibilizao com Conselho de Sade Time de gerenciamento em Magu, Songea Municipal e Morogoro. Fichas sobre planejamento familiar e mortalidade materna foram aprimoradas para cada distrito e com incluso de mensagens chave. Havia duas mensagens chave. Primeiro, havia um alto nvel de conscientizao sobre contracepo, mas pouca utilizao. Por causa do nmero limitado de suprimentos disponveis e falta de opes. Segundo, o Conselho Distrital de Planos de Sade Global ofereceu a oportunidade para resolver esse problema.

LIO: Pacote de advocacy padronizado para


trabalho distrital
Os cinco distritos usaram a mesma metodologia de advocacy: processo de mapeamento do oramento distrital com pontos de interveno da organizao social civil (confirmado pela Unidade de Sade Reprodutiva e da Criana e pelos Oficiais Mdicos do Distrito), identificando as metas padro do advocacy distrital (Times de Gerenciamento Distrital, Comit de Servios Sociais e Conselho Distrital Inteiro), e usando materiais e formatos de comunicao padro de advocacy (fichas e reunies independentes) agendados para coincidir com o desenvolvimento dos oramentos distritais e processos de oramento nacional.

Gerando mudanas polticas

45

As redes distritais realizaram aes de sensibilizao com quinze alvos de advocacy prioritrios para defender a luta direta por recursos.

LIO: Diferena entre rede distrital e rede nacional


Houve vrias diferenas em como a UMATI estabeleceu e manteve as redes nacionais e distritais. A primeira diferena era a quantidade de membros. A UMATI sentiu que deveria ter mais de dez membros na coalizo nacional, portanto centrou-se na concretizao desse critrio. Nos distritos, entretanto, as redes comearam com poucos membros, nenhum nmero estabelecido e era permitido que a coalizo crescesse a medida que as pessoas se filiassem. Isso preveniu a perda de tempo na tentativa de convencer mais pessoas para se filiar, e permitiu um comeo rpido com poucos dispostos. Outra diferena era a estrutura organizacional das redes. A UMATI era ambos, o secretariado e a presidncia da coalizo nacional na qual fez sugestes para que membros da coalizo dessem retorno e para que as decises fossem tomadas por consenso. Portanto a coalizo era mais um grupo de conselheiros. Nos distritos, o secretariado era composto pela UMATI, organizaes da sociedade cvel e presidncia, que no pertencia a UMATI. Os parceiros do distrito estavam ativamente envolvidos em aes da rede, desde planejar at conduzir aes de sensibilizao. A UMATI ento comeou a unir as aes distritais s nacionais para influenciar os lderes do oramento nacional advogando nos processos de oramento dos distritos, advogando para o Grupo de Parceiros Doadores e sendo anfitri de um lanamento nacional. Isso incluiu mobilizar os defensores identificados. As aes nacionais complementaram e formaram as aes distritais, tais como expandir a quantidade de membros da coalizo nacional para incluir representantes do governo, parlamentares e membros da mdia.

A coalizo de advocacy nacional tem realizado advocacy para liberar fundos para suprimentos de sade reprodutiva. Desde 2007, a maioria da assistncia de desenvolvimento internacional tem sido transferida para apoio de oramento direto e, como resultado, houve uma queda radical na quantidade e na liberao para planejamento familiar. (A tabela ilustra como o financiamento para planejamento familiar tem cado radicalmente desde a implementao do oramento de apoio 2007/08.) Alm disso, o governo foi lento em liberar o financiamento de 2008/09: apenas liberou os 3,5 bilhes de xelins (2,6 milhes de dlares) atribudos para 2008/09 em abril de 2009 depois da coalizo de advocacy nacional trabalhou com grupos da mdia.

Avaliao
Nos ltimos dois anos a UMATI tem se tornado crescentemente reconhecida e visvel como uma especialista nacional em planejamento familiar. Isso fica bem ilustrado pela histria anedtica sobre a participao da UMATI na Fora Tarefa da Aliana do Lao Branco (uma coalizo de organizaes promovendo conscientizao pblica crescente sobre gravidez e parto seguros em pases em desenvolvimento. Quando a Aliana perguntou por sugestes por um problema a ser destacado no Dia do Lao Branco, os representantes da UMATI, o coordenador do projeto, levantou sua mo. O facilitador disse: j sabemos que querem destacar o planejamento familiar. No Dia da Populao Mundial, o governo inaugurou um Comit de Reposicionamento de Planejamento Familiar nacional e a UMATI foi convidada a fazer uma apresentao em novos mecanismos de financiamento e em como reposicionar o planejamento familiar. A UMATI um membro do grupo de trabalho sobre custos para planejamento familiar para o comit nacional. Alm disso, a UMATI tem compartilhado sua experincia em advocacy distrital com organizaes sociais regionais e nacionais.

Tabela 1: Reduo no financiamento do planejamento familiar


Ano Necessidade Estimada (em xelins da Tanznia) 7,7 bilhes (US$5.9 milhes) 6,9 bilhes (US$5.9 milhes) 6,9 bilhes (US$5.9 milhes) 6,4 bilhes (US$4.9 milhes) 9,2 bilhes (US$7 milhes) Quantidade Atribuda 7,7 bilhes (US$5.9 milhes) 6,9 bilhes (US$5.9 milhes) 4,8 bilhes (US$3.6 milhes) 4,3 bilhes (US$3.3 milhes) 3,2 bilhes (US$2.4 milhes) Quantidade Liberada 7,7 bilhes (US$5.9 milhes) 6,9 bilhes (US$5.9 milhes) 8,7 bilhes (US$6.6 milhes) 2,2 bilhes (US$1.6 milhes) 3,5 bilhes (US$2.6 milhes)

2004/05 2005/06 2006/07 2007/08 2008/09

46

Gerando mudanas polticas

Referncias e notas
1 Para mais informao sobre advocacy sobre os diretos da sade sexual e reprodutiva procure a Federao Internacional de Planejamento de Paternidade (2007) Haja Agora! Um Guia de Referncia para os Advogados da Sade Sexual e Reprodutiva. Londres: IPPF. Instituto Internacional da Sade da Famlia sobre HIV/AIDS (2002) Behaviour Change Communications for HIV/AIDS: A Strategic Framework. Arlington US: FHI, Glossrio. Shiffman, J and Smith, S (2007) Generation of political priority for global health initiatives: a framework and case study of maternal mortality. The Lancet. 3709(9595), pp.13701379. Centro Lindenberg de Ao Humanitria, Desenvolvimento Internacional de Cidadania Global (2008) Advocacy Impacts, Learning and Evaluation Community of Research and Practice (AIsLE CoRP) Literature Review. Seattle: Universidade de Washington. Chapman, J and Wameyo, A (2001) Monitoring and Evaluating Advocacy: A Scoping Study. Action Aid, www.actionaid.org/ assets/pdf/Scoping%20advocacy%20paper%202001.pdf Annie E Casey Foundation (2007) A Guide to Measuring Advocacy and Policy, www.aecf.org/upload/PublicationFiles/ DA3622H5000.pdf 5 6 7 8 Ibid. Coffman, J (2007) Advocacy Evaluation Trends and Practical Advice. Preparados para o Workshop de Avaliao sobre Impacto do Advocacy patrocinado pelo Centro Marc Lindenberg na University of Washingtons Evans School of Public Affairs. Ibid. A Diretora Executiva do Advocacy na Nigria uma premiada jornalista e cientista poltica. Trabalhou no Ministrio da Informao (Kano) e foi editora de diversos jornais e revistas. colunista efetiva do jornal Daily Trust e do jornal Leadership. Fundou a Mulheres na Nigria (WIN) e a Federao das Associaes das Mulheres Mulumanas na Nigria (FOMWAN). Ela est na liderana da FOMWAN, Reforma Educacional da Sade da Nigria, ABANTU para o Desenvolvimento, e muitas outras organizaes. Isso inclui os Mecanismos de Desenvolvimento de Liderana, o Programa de Liderana Visionria e o Programa Internacional de Liderana do Planejamento Familiar, sendo que todos foram fundados pela Packard Foundation. Outros programas de treinamento incluem o Programa de Desenvolvimento de Liderana e o Programa de Desenvolvimento de Lderes Emergentes formado pela MacArthur Foundation. A metodologia de advocacy da Spit Fire uma estratgia de advocacy com foco direcionado a autoridades especficas ou pessoas influentes dentro de uma comunidade. Chefes de Estado e governos de 53 pases da frica se reuniram em Abuja, Nigria em abril de 2000 e prometeram definir um objetivo de alocao de pelo menos 15% de seu oramento nacional anual para a sade. O governador que iniciou o servio gratuito deixou o gabinete, mas os servios gratuitos permanecem. Ipas calculou o custo de servios gratuitos estaduais de sade materna em 11 bilhes de nairas (75 milhes de dlares) por ano. Os membros do AdvocacyNigeria se demonstraram fundamentais para essa janela chave de advocacy, particularmente a Reforma da Educao de Sade da Nigria. O centro de Pesquisa de Desenvolvimento e Projetos facilitou uma visita de advocacy ao Governador do estado de Niger, Alhaji Muazu Bababangida Aliyu, que Presidente do Frum de Governadores do Norte, para garantir total visibilidade sade materna na Cpula de Sade dos Estados do Norte em 2007. Cada uma das redes desse estado composta de profissionais experientes que representam um amplo espectro de organizaes, inclusive grupos religiosos, lderes tradicionais, funcionrios do governo, mulheres ativistas e profissionais de medicina. O contedo dos servios gratuitos de sade materna varia entre os estados. Alguns incluem assistncia obsttrica de emergncia, assistncia ps-natal e espaamento de filhos. Em algumas reas como, por exemplo, Borno e Katsina, as esposas dos governadores se interessaram particularmente pela promoo de advocacy. 2 3 4

10 11 12 13 14

15 16 17

Gerando mudanas polticas

47

Notas

You might also like