You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE COORDENAO DO CURSO DE GRADUAO EM MEDICINA SISTEMA RESPIRATRIO DOCENTE:

DRA. DENISE PIRES

ESTUDO DIRIGIDO

AMILTON ALBUQUERQUE DA SILVA 113120318

CAMPINA GRANDE PARABA 2014-02-07

Caso Clnico - Rins

Durante um jogo de futebol entre dois rivais, o wide receiver de uma equipe estava envolvido em uma ttica de passagem pelo meio de campo. O quarterback estava sendo pressionado e jogou a passagem alta. O wide receiver pulou para pegar a passagem e assim que ele fez isso, foi "ensanduichado" entre o cornerback e o free safety. Os dois jogadores defensivos bateram no receptor logo abaixo das costelas do lado esquerdo, um na frente e o outro por trs. O receptor conseguiu ficar com a bola, mas caiu no gramado com dores. No incio pensava-se que ele estava "abalado", mas a dor em seu flanco continuou e tornou-se mais grave. Ele foi levado para a sala de emergncia e examinado. Seus sinais vitais foram ligeiramente elevados, mas dentro da faixa normal. Filmes de raios-X simples no demonstraram nenhum osso quebrado, mas a margem do msculo psoas maior esquerdo no era distinguvel. O exame de urina mostrou sangue em sua urina. Um PIV e tomografia computadorizada foram feitos. O IVP apresentou vazamento de contraste no tecido imediatamente em torno do rim. A hemorragia foi confinada na rea imediatamente ao redor do rim e estendeu medialmente em direo aorta abdominal. O diagnstico foi de que o rim havia sido dilacerado ou rompido. Cirurgia imediata foi realizada para fechar a lacerao. Temporada terminou para o jogador, mas ele se recuperou sem intercorrncias.

1. Onde est o rim esquerdo est localizado em referncia s vrtebras , costelas e msculo psoas maior ? O rim esquerdo est localizado na calha paravertebral esquerda, voltada para o hilo anterior e medialmente, contra o msculo psoas maior. As maiores declives psoas lateralmente medida que desce e por conseguinte, o plo inferior do rim mais lateral do que a superior. A 11 costela atravessa o plo superior do rim esquerdo e a 12 costela atravessa um pouco acima do hilo. O fgado empurra o rim para baixo ligeiramente de modo a que o rim direito ligeiramente inferior. 2. O que a dor no flanco e por que ocorrem l? O flanco a poro pstero-lateral do abdome entre o rebordo costal e a crista ilaca. Dor do rim normalmente referido aqui. 3. Por que a margem do msculo psoas maior no visvel? Normalmente, a margem lateral do psoas visvel em um filme simples, porque de pequena densidade e imediatamente lateral, encontrado tecido adiposo de menor radiodensidade. A hemorragia de densidade da gua (a mesma que o msculo) e, por conseguinte, a obscurece. 4. Como o sangue entrar na urina?

A lacerao do rim deve ter envolvido parte do sistema coletor urinrio e o sangue flui para a bexiga com urina. 5. O que um PVI? Um PVI uma urografia excretora. O contraste iodado injetado numa veia cutnea que viaja ao rim, onde filtrada e excretada na urina. Uma vez que o rim foi rompido o sangue arterial que vazou, flui para os tecidos circundantes e fica visvel. 6. O que limita a hemorragia para a rea ao redor do rim? O rim rodeado por uma cpsula de gordura perirrenal, fscia renal e gordura pararrenal. A gordura no oferece resistncia para a hemorragia, mas como esta contida na fscia renal acaba por oferecer resistncia a hemorragia. A fscia renal se estende em direo linha mdia e, portanto, o sangue foi direcionado para a aorta abdominal, ocultando assim a margem do msculo psoas. 7. Onde seria o melhor lugar para fazer uma inciso cirrgica para expor o rim sem entrar na cavidade peritoneal? As incises para expor o rim so geralmente feito na rea do flanco, logo abaixo a 12 costela e imediatamente lateral para os msculos das costas profundas. Sempre que possvel, os cirurgies gostam de ficar fora da cavidade peritoneal, evitando aderncias, leo e outras complicaes. Uma vez que o rim, ureter e todos os seus vasos sanguneos so retroperitoneais, a abordagem flanco permite um bom acesso ao rim e fica de fora do peritnio.

You might also like