You are on page 1of 12

Roteiro de estudos para o CESPE

Ol, gente. Como vo os estudos? Eu espero que estejam caminhando muito bem. Muitos, eu sei, esto numa apreenso danada, pois o edital do MPU saiu. Mas no fiquem assim no, concentremse em seus estudos, resolvam muitas questes de prova, porque conhecer a banca faz muita diferena; s a teoria no resolve! Vocs tm de saber fazer prova! Na tentativa de ajud-los um pouco mais, decidi colocar para todos um roteiro de estudos para o CESPE, pois esta foi a banca escolhida para realizar esse concurso. Leiam com ateno as orientaes e foquem os pontos mais importantes. Vamos quebrar esta banca! Fazer prova do CESPE sempre muito tranquilo, quando se entende que esta banca aborda o contedo programtico de Portugus, cobrando do candidato o sentido das palavras (significao das palavras) e das frases, a estrutura do perodo e das oraes, bem como a compreenso e a interpretao com base no contexto. No que diz respeito compreenso e interpretao de texto, o CESPE cobra bastante, alm do entendimento do texto propriamente dito, o reconhecimento das estruturas de coeso (ligao entre as partes do texto) e coerncia (lgica do sentido dos contextos). E, como se pede muito o reconhecimento dos processos de coeso e o entendimento entre as partes do texto, o emprego de palavras - como pronomes (principalmente os relativos, demonstrativos e pessoais), conjunes e suas locues, preposies e suas locues bastante explorado nas questes, j que so eles que mais influenciam na elaborao textual para que determinado sentido seja alcanado. Portanto, concentre seus estudos nesses grupos de palavras. Observem que at mesmo verbos so cobrados em prova dessa forma, apesar de no ser um tema de muita incidncia. O candidato tem de saber reconhecer o tempo e o modo verbais, e para que se emprega cada uma dessas flexes, como tambm dever saber por que foi empregada aquela forma verbal naquele dado contexto. Assim, se o verbo estiver no presente do indicativo na linha x do texto, o candidato dever reconhecer por que foi empregado este tempo e modo naquele contexto. A sintaxe da orao e do perodo tambm cobrada dessa forma, entretanto, alm dos aspectos mencionados, importante saber reconhecer muito bem o sujeito da orao, pois sintaxe de concordncia verbal cai em todas as provas; saber reconhecer os complementos verbais, porque sintaxe de regncia tambm aparece sempre; saber identificar as relaes gramaticais e semnticas entre as oraes, para que se saiba qual o conectivo adequado a ser empregado, como: conjuno, pronome relativo ou preposio; saber identificar quais palavras esto relacionadas entre si, j que isso far com que se distinga o adjetivo do advrbio (isso muito cobrado) e, consequentemente, saber se determinada palavra pode ser flexionada no singular, plural, masculino e feminino sintaxe de concordncia nominal, porque tambm bastante solicitada.
www.sartorivirtual.com.br

Alm disso, saber reconhecer as relaes entre as palavras ajuda tambm a entender se uma preposio deve ser empregada ou no entre elas, o que refora o estudo da crase - o CESPE cobra este assunto com base nessas relaes. Dessa forma, estudar bastante a identificao de termo regente e de termo regido muito importante. A pontuao tambm segue essa linha de raciocnio: no se separam com sinal algum de pontuao termos ou oraes que se completam, por isso entre verbo e objeto direto, entre sujeito e verbo nunca haver vrgula. Esta banca gosta muito de cobrar o entendimento da vrgula antes do e, bem como o reconhecimento do aposto explicativo e sua separao do restante da frase pelos sinais de pontuao, como dois pontos - sinal empregado para apresentar uma explicao do que foi dito antes dele, ou para fazer uma citao, ou indicar fala de um personagem. Por fim, a ortografia oficial pouco cobrada, mas mantenham ateno grafia das palavras, pois costumamos no perceber uma incorreo por pensarmos a palavra como a conhecemos, e no como foi escrita. Atente ainda ao emprego dos porqus, das expresses de encontro a e ao encontro de, de a e h, de onde e aonde. E a esse conhecimento est a acentuao, a que tambm no damos muita ateno ao ler os textos, apesar de seu emprego fazer tanta diferena ao sentido e som de muitas palavras. Assim, ao ler questes como de reescrituras de frases, mantenham foco na grafia e na acentuao. A acentuao das palavras tambm cobrada em questes que pedem para que se verifique se determinadas palavras foram acentuadas pelo mesmo motivo, ou pela mesma regra. Claro que possvel no vir lembrana todo o conjunto de regras, mas o fato de se reconhecer a slaba tnica adequadamente far perceber o motivo do emprego do acento: na tnica, h um hiato com u ou i como segunda vogal ou um ditongo de som aberto na monosslaba ou na oxtona?, trata-se de um monosslabo?, ou o acento foi empregado em uma oxtona, uma paroxtona ou uma proparoxtona? sempre nesta ordem de raciocnio, ser difcil errar. E, muito importante, no se esquea de que no momento em que voc for responder a um item, nunca analise apenas o que o examinador indicou especificamente, sempre leia uma parte do texto anterior ao trecho que foi indicado e uma parte posterior a ele. Assim voc nunca deixar de ver o contexto. Um forte abrao e at a prxima. Estudem Portugus, ele far a diferena. Bons estudos a todos!

Professora Luciane Sartori


Contatos: www.sartoriprofessores.com.br www.sartorivirtual.com.br facebook: Luciane Sartori II lucianesartori@bol.com.br professoralucianesartori@gmail.com

www.sartorivirtual.com.br

Artigo 13 QUESTES COMENTADAS DO CESPE - S PRONOMES

Ol, pessoal. Como h muitos concursos realizados pelo CESPE em vista e em andamento, como o caso do concurso do MPU, que est com edital aberto, resolvi, hoje, em lugar de fazer um artigo, colocar questes comentadas desta Banca para vocs se divertirem! Em breve, vocs podero assistir aula de correo de toda a prova anterior do MPU realizada por essa mesma Banca. Bons estudos! Um forte abrao e tima semana. Pense nisso: "No existem castigos nem recompensas. O que existe consequncia."

Professora Luciane Sartori


QUESTES DE PROVAS ANTERIORES 1. (CESPE 2008 ABIN Oficial de Inteligncia) (...) Um dia chegar em que todos os cidados tero seu nmero de registro: esta a meta dos servios de identidade. Nossa personalidade civil j se exprime com maior preciso mediante nossas coordenadas de nascimento do que mediante nosso sobrenome. Este, com o tempo, poderia muito bem no desaparecer, mas ficar reservado vida particular, enquanto um nmero de identidade, em que a data de nascimento seria um dos elementos, o substituiria para uso civil. (...)
Philippe Aris. Histria social da criana e da famlia. Dora Flaksman (Trad.), p. 1-2 (com adaptaes)

Com base no texto acima, julgue o item a seguir. A funo textual de "esta" e "Este" retomar, como referente, a idia enunciada na orao que precede cada um desses pronomes. ______________________________________________________________________ 2. (CESPE - 2007 ADVOGADO - PETROBRAS ) (...) Atualmente fala-se muito em descarbonizar a matriz energtica mundial, isto , 22 em aumentar a participao das energias renovveis em detrimento de combustveis fsseis. Isto seria uma condio necessria, mas no suficiente para a atenuao da mudana do clima, que depende tambm de outras mudanas na infraestrutura, na tecnologia e na economia. (...)
Andr Santos Pereira. Mudana climtica e energias renovveis. (com adaptaes).

www.sartorivirtual.com.br

Julgue o seguinte item, a respeito do texto acima. A mudana de posio do pronome tono em "fala-se" para antes do verbo desrespeitaria as regras de colocao pronominal da norma culta brasileira. ______________________________________________________________________ 3. (CESPE - 2007 - TRT-9R - Analista Judicirio - rea Administrativa) Relao uma coisa que no pode existir, que no pode ser, sem que haja uma outra coisa para complet-la. Mas essa outra coisa fica sendo essencial dela. Passa a pertencer sua definio especfica.
Pedrinho Guareschi. Relaes comunitrias. Relaes de dominao. In: Psicologia social comunitria. Petrpolis: Vozes, 2002, p. 83 (com adaptaes).

Acerca das idias e das estruturas lingsticas do texto acima, julgue os seguintes itens. Os pronomes "essa" e "dela" so flexionados no feminino porque remetem ao mesmo referente do pronome em "complet-la". ________________________________________________________________________ 4. (CESPE 2008 Instituto Rio Branco _ Diplomata 1 Etapa GUA) (...) Quando acaso descerem ao poro, as crianas ho de ficar um pouco intrigadas; e como crianas so animais levianos, preciso que se intriguem um pouco, tenham uma certa perspectiva histrica, meditem que, por mais incrvel e extraordinrio que parea, as pessoas grandes tambm j foram crianas, a sua av j foi a bailes, e outras coisas instrutivas que so um pouco tristes mas ho de restaurar, a seus olhos, a dignidade corrompida das pessoas adultas. (...) No fragmento acima, nas expresses "a sua av" e "a seus olhos", os pronomes possessivos remetem ao referente "pessoas grandes". ________________________________________________________________________ 5. (CESPE 2009 Banco do Brasil Escriturrio) (...) Quem vive permanentemente na infelicidade no pode olhar o outro como algum com quem possa ou deva preocupar-se. O sentimento ntimo de quem padece de que o mundo lhe deve alguma coisa, e no de que ele deva qualquer coisa ao mundo. O comrcio de felicidade orquestrado de tal modo que o sentimento de deficincia, escassez ou privao pede sempre mais dinheiro e mais ateno para consigo, como meio de evitar a presena avassaladora das frustraes emocionais.
Jurandir Freire. A tica democrtica e seus inimigos o lado privado da violncia pblica. In: Ari Roitman (Org). O desafio tico, 2000, p. 83-4 (com adaptaes).

Com base a seguir.

nas

ideias

estruturas

do

texto

acima,

julgue

item

Os pronomes "lhe" e "ele" referem-se a "quem padece". www.sartorivirtual.com.br

_____________________________________________________________________ 6. (CESPE - 2009 - Instituto Rio Branco - Diplomata - 1 Etapa BRANCO) O que o que ? Se recebo um presente dado com carinho por pessoa de quem no gosto como se chama o que sinto? Uma pessoa de quem no se gosta mais e que no gosta mais da gente como se chama essa mgoa e esse rancor? Estar ocupado, e de repente parar por ter sido tomado por uma desocupao beata, milagrosa, sorridente e idiota como se chama o que se sentiu? O nico modo de chamar perguntar: como se chama? At hoje s consegui nomear com a prpria pergunta. Qual o nome? e este o nome.
Clarice Lispector. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 199.

O referente dos pronomes demonstrativos "essa" e "esse", em "como se chama essa mgoa e esse rancor?" "Uma pessoa". ________________________________________________________________________ GABARITO 1. (Errado) 2. (Errado) 3. (Errado) 4. (Errado) 5. (Certo) 6. (Errado) COMENTRIOS DAS QUESTES 1. (CESPE 2008 ABIN Oficial de Inteligncia) (...) Um dia chegar em que todos os cidados tero seu nmero de registro: esta a meta dos servios de identidade. Nossa personalidade civil j se exprime com maior preciso mediante nossas coordenadas de nascimento do que mediante nosso sobrenome. Este, com o tempo, poderia muito bem no desaparecer, mas ficar reservado vida particular, enquanto um nmero de identidade, em que a data de nascimento seria um dos elementos, o substituiria para uso civil. (...)
Philippe Aris. Histria social da criana e da famlia. Dora Flaksman (Trad.), p. 1-2 (com adaptaes)

Com base no texto acima, julgue o item a seguir. A funo textual de "esta" e "Este" retomar, como referente, a idia enunciada na orao que precede cada um desses pronomes.

www.sartorivirtual.com.br

Comentrio: O item est errado, pois o pronome esta faz, na verdade, referncia ao termo posterior a meta (dos servios de identidade), e este conjunto esta a meta retoma o contedo anterior. Est correta apenas a correspondncia feita pelo pronome Este, retomando sobrenome, enunciado na orao anterior ao pronome. ______________________________________________________________________ 2. (CESPE - 2007 ADVOGADO - PETROBRAS ) (...) Atualmente fala-se muito em descarbonizar a matriz energtica mundial, isto , 22 em aumentar a participao das energias renovveis em detrimento de combustveis fsseis. Isto seria uma condio necessria, mas no suficiente para a atenuao da mudana do clima, que depende tambm de outras mudanas na infraestrutura, na tecnologia e na economia. (...) Andr Santos Pereira. Mudana climtica e energias renovveis. (com adaptaes). Julgue o seguinte item, a respeito do texto acima. A mudana de posio do pronome tono em "fala-se" para antes do verbo desrespeitaria as regras de colocao pronominal da norma culta brasileira. (E) Comentrio: A proposio est errada, pois o pronome se atrado obrigatoriamente pelo advrbio Atualmente que vem antes da forma verbal fala. Dessa forma, a nica construo possvel pela norma culta seria Atualmente se fala... ___________________________________________________________ 3. (CESPE - 2007 - TRT-9R - Analista Judicirio - rea Administrativa) Relao uma coisa que no pode existir, que no pode ser, sem que haja uma outra coisa para complet-la. Mas essa outra coisa fica sendo essencial dela. Passa a pertencer sua definio especfica.
Pedrinho Guareschi. Relaes comunitrias. Relaes de dominao. In: Psicologia social comunitria. Petrpolis: Vozes, 2002, p. 83 (com adaptaes).

Acerca das idias e das estruturas lingsticas do texto acima, julgue os seguintes itens. Os pronomes "essa" e "dela" so flexionados no feminino porque remetem ao mesmo referente do pronome em "complet-la". Comentrio: A proposio est errada, pois o pronome demonstrativo essa no recupera a ideia comum aos outros pronomes dela e complet-la, mas sim expresso outra coisa, o que justifica o erro desse item. ________________________________________________________________________ 4. (CESPE 2008 Instituto Rio Branco _ Diplomata 1 Etapa GUA) (...) Quando acaso descerem ao poro, as crianas ho de ficar um pouco intrigadas; e como crianas so animais levianos, preciso que se intriguem um pouco, tenham uma certa perspectiva histrica, meditem que, por mais incrvel e extraordinrio www.sartorivirtual.com.br

que parea, as pessoas grandes tambm j foram crianas, a sua av j foi a bailes, e outras coisas instrutivas que so um pouco tristes mas ho de restaurar, a seus olhos, a dignidade corrompida das pessoas adultas. (...) No fragmento acima, nas expresses "a sua av" e "a seus olhos", os pronomes possessivos remetem ao referente "pessoas grandes". Comentrio: A proposio est errada, pois os pronomes possessivos sua e seus remetem a as crianas e no a as pessoas grandes, como proposto na questo. ________________________________________________________________________ 5. (CESPE 2009 Banco do Brasil Escriturrio) (...) Quem vive permanentemente na infelicidade no pode olhar o outro como algum com quem possa ou deva preocupar-se. O sentimento ntimo de quem padece de que o mundo lhe deve alguma coisa, e no de que ele deva qualquer coisa ao mundo. O comrcio de felicidade orquestrado de tal modo que o sentimento de deficincia, escassez ou privao pede sempre mais dinheiro e mais ateno para consigo, como meio de evitar a presena avassaladora das frustraes emocionais.
Jurandir Freire. A tica democrtica e seus inimigos o lado privado da violncia pblica. In: Ari Roitman (Org). O desafio tico, 2000, p. 83-4 (com adaptaes).

Com a seguir.

base

nas

ideias

estruturas

do

texto

acima,

julgue

item

Os pronomes "lhe" e "ele" referem-se a "quem padece". Comentrio: A proposio est certa, pois por intermdio da expresso quem padece que se constri a coeso com o pronome oblquo lhe na ideia de que o mundo lhe deve alguma coisa. O mesmo ocorre com o pronome pessoal ele em ele que no acredita que deva qualquer coisa ao mundo. _____________________________________________________________________ 6. (CESPE - 2009 - Instituto Rio Branco - Diplomata - 1 Etapa BRANCO) O que o que ? Se recebo um presente dado com carinho por pessoa de quem no gosto como se chama o que sinto? Uma pessoa de quem no se gosta mais e que no gosta mais da gente como se chama essa mgoa e esse rancor? Estar ocupado, e de repente parar por ter sido tomado por uma desocupao beata, milagrosa, sorridente e idiota como se chama o que se sentiu? O nico modo de chamar perguntar: como se chama? At hoje s consegui nomear com a prpria pergunta. Qual o nome? e este o nome.
Clarice Lispector. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 199.

O referente dos pronomes demonstrativos "essa" e "esse", em "como se chama essa mgoa e esse rancor?" "Uma pessoa". Comentrio: A proposio est errada, pois os pronomes demonstrativos "essa" e "esse" fazem referncia expresso o que sinto? e no Uma pessoa, como proposto no item, www.sartorivirtual.com.br

at mesmo porque mgoa e rancor so sentimentos e no pessoas, j que essas palavras no foram empregadas com sentido figurado.

Artigo 14 QUESTES COMENTADAS DO CESPE - S CONCORDNCIA

Ol, pessoal. Para continuar a apoi-los em seus estudos, fiz agora um material de questes comentadas com foco em concordncia, pois um assunto que cai em todas as provas, portanto, de olho no tema. Este material foi elaborado da seguinte forma: questes de provas, depois gabarito e, em seguida, as questes comentadas. Divirtam-se! A partir de sexta-feira, dia 11.05, vocs j podero assistir aula de correo de toda a prova anterior do MPU realizada por essa mesma Banca. A correo ser gravada e estar disponvel em nosso site www.sartorivirtual.com.br e aqui no blog. Bons estudos! Um forte abrao e tima semana.

Professora Luciane Sartori


Questes de prova
1 - CESPE / para os cargos de nvel superior / FUB Nos pases do Ocidente da Europa, as lutas democrticas do fim do sculo XVIII e sculo XIX, aliadas prosperidade econmica, permitiram uma soluo parcial da contradio apontada acima, com relativa difuso do saber. A flexo de plural da forma verbal permitiram (l.13) justifica -se pela relao de concordncia estabelecida, na orao, entre o verbo e o sujeito pases do Ocidente da Europa ( l.11). 2 - CESPE / TCNICO ADMINISTRATIVO / TRT1 No que concerne concordncia nominal no trecho um ponto de vista nico e estratgico, assinale a opo correta. A) Os adjetivos nico e estratgico se referem ao substantivo vista e, por isso, poderiam ser flexionados no feminino, mantendo-se o sentido original do texto. B) H dois substantivos referindo-se ao mesmo adjetivo, motivo pelo qual todas as palavras esto no masculino singular. C) Os adjetivos encontrados nesse trecho concordam em gnero e nmero com o substantivo ponto. D) A regra de concordncia, nesse caso, do tipo facultativa, j que os adjetivos podem concordar com ambos os substantivos, ou apenas com o mais prximo.

www.sartorivirtual.com.br

E) Os adjetivos poderiam estar flexionados no plural, considerando-se que eles se referem a substantivos de gneros diferentes. 3 - CESPE/ TRE / TO (...) o caso dos tsunamis(...). Ondas gigantescas(...). Varreram casas, cidades e vidas. O horror pegou a todos de surpresa. O mesmo no se pode dizer da catstrofe provocada pela Minerao Rio Pomba Cataguases. Em maro do ano passado, 400 milhes de litros de lama resultante da lavagem da bauxita atingiram rios da Zona da Mata de Minas Gerais. Em relao ao texto, julgue os itens a seguir. A forma verbal atingiram est no plural para concordar com 400 milhes de litros de lama. 4 - CESPE / ABIN (...)H histrias, no plural; o mundo tornou-se 7 intensamente complexo e as respostas no so diretas nem estveis. Mesmo que no possamos olhar de um curso nico para a histria, os projetos humanos tm um assentamento 10 inicial que j permite abrir o presente para a construo de futuros possveis. Preservam-se as relaes argumentativas, a noo de pluralidade e a correo gramatical da orao ao se empregar a expresso cada projeto humano em lugar de os projetos humanos (l.9). 5 - CESPE / ABIN (...) os projetos humanos tm um assentamento 10 inicial que j permite abrir o presente para a construo de futuros possveis. Tornar-se um ser humano consiste em participar de processos sociais compartilhados, nos quais 13 emergem significados, sentidos, coordenaes e conflitos. Na linha 11, a flexo de singular na forma verbal consiste deve -se obrigatoriedade da concordncia do verbo com o sujeito da orao: ser humano.

6 - CESPE / FUB / cargos de nvel superior, exceto o 24 A criana tinha medo da treva; o espectro da luz. Uma e outro aspiravam morte e, simultaneamente, receavam-na. Na construo Uma e outro aspiravam morte (l.13), ao se substituir a conjuno e por ou, flexionando-se o verbo na terceira pessoa do singular, mantm-se a correo gramatical. 7 - CESPE /nvel superior /FUNESA/SEAD (...) a nao nasce com o patriotismo e fenece com as circunstncias e vicissitudes do tempo, (...) pelo separatismo e secesso que acendem as labaredas da guerra civil, pela traio das elites extremistas e radicais que no raro atraem aos rinces do solo ptrio a interveno das armas estrangeiras. A flexo de masculino em raro deve-se relao de concordncia com um termo composto por masculino e feminino: separatismo e secesso.

www.sartorivirtual.com.br

8 - CESPE /nvel superior /FUNESA/SEAD Diferentemente do fsico, que pode repetir a experincia, a matria-prima do historiador, o passado, foi embora para sempre, o que impede sua reconstruo em um sentido fsico e objetivo, (...) A flexo de singular em impede (l.8) deve-se concordncia com o passado (l.7), termo que retoma, por coeso textual, matria-prima (l.7). 9 - CESPE /Carreira de Analista /SEBRAE No passado, havia uma viso global de trocar o capitalismo pelo socialismo. A coerncia e a correo gramatical do texto sero mantidas caso se substitua havia (l.1) por tinha. 10 - CESPE / Analista de controle externo/ TCU Dentro de um ms tinha comigo vinte aranhas; no ms seguinte cinqenta e cinco; em maro de 1877 contava quatrocentas e noventa. O verbo ter, na linha 1, est empregado no sentido de haver, existir, por isso mantm-se no singular, sem concordar com o sujeito da orao vinte aranhas (l.1). 11 - CESPE / Analista de Controle Externo / TCU Al Gore No precisamos fazer tudo em dez anos. De qualquer forma, seria impossvel. A questo outra. De acordo com muitos cientistas, se nada for feito, em dez anos j no teremos mais como reverter o processo de degradao da Terra. Os estudos mostram que necessrio iniciar imediatamente uma forte reduo na emisso de gases poluentes. (...) Preserva-se a correo gramatical ao se retirar a expresso iniciar imediatamente (l.7-8) do texto, embora seja suprimida a idia de incio imediato. GABARITO 1 2 3 4 5 6 - Errado alternativa C Certo Errado Errado Certo 7- Errado 8 Errado 9 Errado 10 errado 11 Errad

www.sartorivirtual.com.br

Comentrios das questes


1 - CESPE / para os cargos de nvel superior / FUB O item est errado, porque o verbo est no plural para concordar com as lutas democrticas e no com Nos pases do Ocidente da Europa. Observem que o examinador tirou a preposio em+os do incio do termo, para que no ficasse to fcil perceber que pases do Ocidente da Europa no era o sujeito do verbo permitir, mas sim um termo adverbial que revela a ideia de lugar. Pessoal, termo preposicionado no sujeito. 2 - CESPE / TCNICO ADMINISTRATIVO / TRT1 Na expresso um ponto de vista nico e estratgico, existe um substantivo (ponto) e dois adjetivos que a ele se referem e, por isso, esto no masculino e no singular (nico, estratgico). Por isso a resposta correta a C. 3 - CESPE/ TRE / TO Em maro do ano passado, 400 milhes de litros de lama resultante da lavagem da bauxita atingiram rios da Zona da Mata de Minas Gerais. Atingiram est em terceira pessoa do plural para concordar com os 400 milhes (de litros de lama). Nessa questo daria para vocs empregarem o mtodo que ensino para vocs: riscar os preposicionados e achar o sujeito, por isso reproduzi o texto aqui e pus em prtica o que desenvolvemos em artigo anterior do blog e tambm em aula - isso para aqueles que j tiveram aula comigo. Item certo. 4 - CESPE / ABIN Noo de pluralidade e relaes argumentativas at permanecem com a troca de os projetos humanos por cada projeto humano, afinal se pensarmos em cada um, de fato, sero vrios e todos como est no texto original os projetos humanos. Ent retanto, essa troca no mantm a correo gramatical do texto, pois a forma verbal tm est no plural para concordar com os projetos humanos e a troca por cada projeto humano exigiria o verbo no singular. Item errado. 5 - CESPE / ABIN A forma verbal consiste est no singular para concordar com o sujeito oracional Tornar -se um ser humano e no com ser humano. Gente, observem que o que ele mais pergunta isso sobre esse assunto, ou seja, por que determinada forma verbal est no plural ou no singular, logo o que voc tem a fazer achar o sujeito adequadamente e fazer a verificao. Item errado. 6 - CESPE / FUB / cargos de nvel superior, exceto o 24 Questo interessante. O examinador s quis saber se a troca do e em Uma e outro aspiravam morte por ou, mudando o verbo de plural para singular causaria ERRO na frase. Claro que no, pois o ou, como vimos, pode dar ideia de incluso, de soma, como o e, mas tambm pode dar ideia de excluso. Logo, o verbo ir para o singular no causa erro algum. Item certo. 7 - CESPE /nvel superior /FUNESA/SEAD Jamais, no mesmo? Primeiro, porque h dois substantivos separatismo e secesso, que so de gneros diferentes, o que faria prevalecer o masculino (s na gramtica isso ocorre, gente rsrsrs) e o plural, sem pensarmos aqui, na possibilidade de concordncia atrativa, haja vista o termo raro estar no masculino e, por atrao, no mnimo, ele deveria estar no feminino para concordar com secesso. Sem chance de pensar na relao gramatical entre raro e separatismo e secesso. Em verdade, raro um advrbio e refere-se ao verbo atraem.

www.sartorivirtual.com.br

8 - CESPE /nvel superior /FUNESA/SEAD Diferentemente do fsico,/ que pode repetir a experincia, /a matria-prima do historiador, o passado, foi embora para sempre, o /que impede sua reconstruo em um sentido fsico e objetivo, (...) Passado retoma matria-prima, ou seja, um sinnimo dela neste texto, mas o verbo no est no singular para concordar com ele. Lembrem-se do que vemos a respeito do pronome relativo QUE, ele sempre retoma o antecedente. No existe uma regra para se entender a concordncia com o o que, pois a explicao dada sobre essa forma a mesma que existe sobre a concordncia do verbo quando o QUE o sujeito da orao. Vejam que o que acontece neste texto: o QUE sujeito gramatical do impedir, e o sujeito semntico o o, o antecedente do QUE. Como o o est no singular, o verbo tambm deve estar. Toda vez que vocs virem a forma o que - menos nas perguntas, certo?, j saibam que se trata de um pronome demonstrativo e um pronome relativo. Esse o pode equivaler a isso, aquilo, aquele. 9 - CESPE /Carreira de Analista /SEBRAE Olhem bem o que o examinador perguntou! O verbo haver no texto tem o sentido de existir, logo no pode ser substitudo pelo ter. Alm disso, o verbo ter pode substituir o haver quando eles forem auxiliares, e no o caso aqui. Item errado. 10 - CESPE / Analista de controle externo/ TCU Dentro de um ms tinha comigo vinte aranhas; no ms seguinte cinqenta e cinco; em maro de 1877 contava quatrocentas e noventa. O verbo ter, na linha 1, est empregado no sentido de haver, existir, por isso mantm-se no singular, sem concordar com o sujeito da orao vinte aranhas (l.1). No falo que esse assunto cai bastante na prova do CESPE? Ento vamos l que est fcil: se vocs se lembrassem do que aviso a vocs sobre a troca do verbo ter pelo existir ser impossvel, vocs no precisariam nem de interpretar o texto para verificarem o sentido. No texto, o verbo ter ainda assume o valor da posse, ou seja, o sentido de ter mesmo. Item errado. 11 - CESPE / Analista de Controle Externo / TCU Os estudos mostram que necessrio iniciar imediatamente uma forte reduo na emisso de gases poluentes. (...) Observem o texto junto comigo: se retirarmos o trecho iniciar imediatamente ser suprimida a ideia de incio imediato realmente. Mas haver incorreo gramatical, pois, tirando o verbo iniciar do perodo, o sujeito deixa de ser oracional. Vejam: O que que necessrio? Iniciar imediatamente uma..., sujeito oracional, porque apareceu um verbo, certo? Agora, se retirarmos o trecho sugerido, o sujeito passa a ser uma forte reduo.... E, como reduo uma palavra feminina, o predicado ficar necessria, ou seja, o adjetivo ter de ser passado para o feminino singular. Espero que vocs tenham ido bem nos testes. Bons estudos e at a prxima! Contatos: www.sartoriprofessores.com.br www.sartorivirtual.com.br facebook: Luciane Sartori II lucianesartori@bol.com.br

www.sartorivirtual.com.br

You might also like