You are on page 1of 44

NOES BSICAS DE ELETROELETRNICA PRTICA

Heleno do Carmo Mutti Bragana Paulista - SP

APRESENTAO

Atravs destas breves palavras, eu gostaria de justificar o que me levou a dar o incio a este trabalho. Desde adolescente, sempre tive interesse pela eletrnica, o que me levou a fazer como muitos profissionais j formados o fizeram como ponto de partida, um Curso de Eletrnica por correspondncia. Ao iniciar este curso consegui adquirir conhecimentos bsicos o suficiente para ter os primeiros contatos com os equipamentos eletrnicos. Atravs do contato fsico com os componentes e realizando pequenas montagens e experincias, foi possvel conhecer e entender o funcionamento dos componentes bsicos utilizados na eletrnica e eltrica. Graas a uma oportunidade que me foi concedida em uma Assistncia Tcnica em Eletrnica, como aprendiz, foi possvel dar incio na minha atual profisso, pois ao contrario do que muitos dizem estes cursos oferecem um bom contedo terico, basta se dedicar aos estudos!!! Mas infelizmente, a grande maioria dos jovens no possui recursos financeiros para adquirir tais cursos como ponto de partida e assim dificilmente conseguiro ingressar no mercado de trabalho como aprendiz por falta de qualificao profissional. Por eu ter sido contemplado por uma bolsa de estudo para o Curso Tcnico Profissionalizante em Eletroeletrnica no INTEP (FESB), alm de agradecer primeiramente a DEUS, eu assumi um compromisso comigo mesmo, que, aps o trmino do curso, eu passaria a trabalhar e oferecer aos jovens de baixa renda a oportunidade de conhecer uma nova profisso. Nos dias de hoje esta cada vez mais crescente a rea da eletrnica, e com isso aqueles que estiverem mais preparados tero maiores chances no mercado de trabalho. Alm de uma forma de agradecimento, o objetivo deste projeto, de afastar os jovens de situaes negativas oferecendo aos jovens Noes Bsicas de Eletroeletrnicas atravs de fundamentos tericos essenciais e idias prticas, para que possam entender praticando e conseqentemente montar e elaborar projetos como base de trabalhos para feiras e demonstraes. Com isso eu espero estar contribuindo para despertar nos jovens o interesse pela profisso. Dentro dos objetivos tambm esta a inteno de capacitar os jovens a realizar pequenas montagens, tudo isso com o intuito de adquirir prtica e interesse pelo assunto. Com isso cada um poder decidir em dar continuao em seus estudos aperfeioando seus conhecimentos tcnicos atravs de entidades profissionalizantes ou usar o conhecimento bsico apenas como hobby. Para aqueles que decidirem seguir esta profisso, aps a concluso deste curso tero um diferencial em relao aos demais iniciantes, pois no chegaro amanh ou depois em uma entidade de ensino sem conhecimento algum. Espero que atravs deste projeto eu possa contribuir e passar algo de til a cada um de vocs, e que este projeto em si possa tornar-se realidade. Desejo realmente que os participantes deste projeto consigam adquirir conhecimentos, e que atravs deste trabalho eu possa estar contribuindo para o desenvolvimento do nosso pas.

Um abrao! Heleno

NOES BSICAS DE ELETROELETRNICA PRTICA Contedo Programtico 1 MDULO


INTRODUO Estrutura da matria e a eletricidade (4) Conceitos bsicos de eletricidade (7) Formas de Energia (7) Gerao de Energia (9) Transmisso e distribuio (11)

2 MDULO
GRANDEZAS ELTRICAS FUNDAMENTAIS Corrente eltrica (13) Tenso eltrica (16) Resistncia eltrica (17) Potncia eltrica (18) Geradores (19) Associao de geradores (20) Circuito eltrico (21)

3 MDULO
OS COMPONENTES ELETRNICOS Lei de OHM (23) Componentes passivos (25) Resistores (25) Resistores Variveis (25) Resistores especiais (25) Capacitores (29) Magnetismo, Eletromagnetismo e Indutores (30) Indutores (32) Transformadores (32)

4 MDULO
OS COMPONENTES ELETRNICOS Diodos (33) Transdutores (34) Componentes ativos Transistores (35) Dissipadores (37) Tiristores (38) Circuitos integrados (39) Acessrios (40) Montagens, medies e experincias prticas (38) Concluso Consideraes finais (38) 3

INTRODUO

ELETRICIDADE ONIPRESENTE As primeiras observaes sobre a eletricidade e magnetismo datam de sculos antes de Cristo. Os gregos observaram que alguns materiais, especialmente o mbar (resina fssil de pinheiro), tinham a propriedade de se atrarem ou repelirem atrao e repulso de cargas eltricas. De ELEKTRON (mbar, em grego) derivou-se a palavra inglesa ELECTRON eltron, por sugesto do fsico Irlands Stoney, em 1881. Da palavra ELETRN derivou-se a palavra eletricidade. Nossa vida diria depende muito mais da eletricidade do que geralmente supomos. Iluminar, aquecer, refrigerar so apenas algumas de suas aplicaes imediatas. Alm de fornecer foras para o funcionamento de inmeras mquinas, a eletricidade esquenta, ilumina, comanda sem interveno humana mquinas e ciclos de trabalho, com a mais rigorosa preciso. As ondas eletromagnticas localizam com preciso navios e avies. E finalmente tornou-se possvel a explorao do espao. A eletricidade representa a forma de energia das mais valiosas. fcil de transportar, transforma-se sem dificuldades em outras formas de energia, pode ser usada em qualquer lugar, e relativamente barata. O consumo de energia eltrica em um pas traduz seu padro de vida. A produo de energia eltrica vem aumentando sensivelmente no decorrer das ltimas dcadas, mas a demanda cresce sem parar.

ESTRUTURA DA MATRIA Tudo que existe no universo, desde estrelas e planetas situados nos pontos mais afastados, at a menor partcula, constitudo de matria, que pode se apresentar das mais variadas formas. Por outro lado, a menor parte da matria, sem que a mesma perca a suas caractersticas originais, denominada molcula. Agora se dividirmos as molculas, elas perdero suas caractersticas, obtendo-se, nesta diviso, partculas denominadas tomos. Os tomos so compostos por partculas infinitesimais (muito pequenas), denominadas prtons, nutrons e eltrons. Os prtons e nutrons esto localizados no ncleo. Enquanto prtons comportam-se como carga eltrica elementar positiva, nutrons no possuem carga eltrica. Os eltrons esto ligados na eletrosfera e possuem carga eltrica negativa. A disposio das partculas do tomo (prtons, nutrons e eltrons), conforme a teoria atmica, foi proposta pelo fsico dinamarqus NIELS BOHR (1885-1962) que caracteriza uma semelhana muito grande como o nosso sistema solar, ou seja: O ncleo representa o sol, e constitudo por prtons e nutrons; e Os eltrons giram em volta do ncleo em rbitas planetrias.

Os eltrons que giram em rbitas mais externas do tomo so atrados pelo ncleo com menor fora do que os eltrons das rbitas mais prximas. Estes eltrons mais afastados so denominados eltrons livres, e podem com muita facilidade, desprender-se de suas rbitas. Devido a essa caracterstica, podemos dizer que: Os eltrons livres sob uma tenso eltrica daro origem a uma corrente eltrica. Como cada tomo possui nmero fixo de eltrons, difcil imaginar que estes possam carregar uma corrente fluda como a eletricidade. O fenmeno foi primeiramente explicado pela existncia de eltrons ditos livres; seus movimentos independentes arrastariam a corrente eltrica por entre os tomos. Estudos posteriores demonstraram que em condutores eltricos (quase sempre metlicos) o eltron pode abandonar sua rbita, caso outro ocupe instantaneamente seu lugar. O movimento provoca efeito idntico no eltron vizinho, e assim por diante. O impulso dado no incio do condutor propaga-se por toda a sua extenso. 5

Atravs da representao grfica do fluxo de eltrons num condutor.

Um eltron passa de sua rbita para a do tomo vizinho. Como todo tomo deve ser eletricamente neutro, ele descarrega imediatamente um eltron para o tomo ao lado. O processo se propaga com extrema rapidez por toda a extenso do condutor.

A facilidade de troca de eltrons entre diversos tomos determina a maior ou menor condutividade do material empregado, ou seja: Se os eltrons se libertam com facilidade de suas rbitas, como o caso dos metais como ouro, a prata, o cobre, o alumnio, a platina, etc., denominamos estes materiais de condutores eltricos. Quando no h troca de eltrons, o material classificado como no-condutor, ou isolante. Entretanto, se os eltrons tm dificuldade de se libertar de suas rbitas, isto , esto presos ao ncleo, como o caso do vidro, cermica, plstico, mica, etc., estes materiais so denominados de isolantes eltricos. A propagao do impulso eltrico em um condutor pode ser esclarecida por uma experincia. Numa canaleta cheia de bolas bem juntas, adiciona-se mais uma na ponta esquerda; imediatamente outra bola cai na ponta direita.

Quando a eletricidade flui atravs do condutor, apenas os eltrons se movimentam. Os tomos permanecem em seu lugar. A mesma quantidade de eltrons introduzida no comeo de um fio deve emergir na extremidade oposta. No h criao nem destruio de eltrons; o balano de eltrons indo e vindo deve equilibrar-se sempre. A fim de satisfazer a exigncia de equilbrio do nmero de eltrons, todo processo eltrico condicionado circulao fechada dos eltrons. A interrupo da circulao, por corte do circuito em qualquer ponto, faz cessar instantaneamente o processo em andamento. Podemos dizer que a ELETRICIDADE a energia gerada pelo movimento de cargas eltricas, e que atravs de nossa percepo e de seus efeitos, podemos; observ-la, senti-la e medi-la.

RAIOS E RELPAGOS

AO ACENDER UMA LMPADA

SENSAO DO CHOQUE ELTRICO

MEDI-LA

A ELETRICIDADE
Eu sou a fora inesgotvel que move grandes mquinas, forneo luz que concorre at com o Sol, aqueo e tambm esfrio; sou o sopro invisvel que conduz mensagens e sons a todos os recantos do mundo; sou o impulso poderoso que arrasta locomotivas, veculos rpidos e barcos enormes. Com o meu auxlio o homem sulca os ares, baixa ao fundo do mar, penetra at as entranhas do nosso planeta. Sob minha influncia maravilhosa, os motores palpitam, os corpos fundem-se e volatizam-se e, em uma fasca majestosa, forjo, fundo e ligo os metais mais resistentes. Meu poderio incalculvel, porm submisso ao homem, que conhece meus segredos; sob sua sbia direo levo a civilizao at aos mais recnditos confins do mundo; sou a base do progresso: eu sou a eletricidade. Nossa vida diria depende muito mais da eletricidade do que ns imaginamos, to importante que nossa vida seria praticamente impossvel sem sua existncia, e muitas vezes no damos conta de sua importncia, somente no momento de sua falta.

CONCEITOS BSICOS DE ELETRICIDADE Formas de Energia Gerao de Energia Eletricidade

TIPOS E FORMAS DE ENERGIA CONCEITOS INICIAIS Energia pode ser definida como sendo a capacidade de realizar trabalho. TIPOS Energia Mecnica ou Energia de Mo i!en"o Observe um Guindaste. Ele utiliza a energia mecnica de seus motores e engrenagens para realizar o trabalho de erguer e movimentar a carga.

Energia E#$"rica A energia eltrica uma forma de energia que tornou-se no decorrer dos tempos parte integrante e fundamental das nossas atividades e que muitas vezes s nos damos conta no momento da sua falta. uma forma de energia extraordinria que pode ser transformada em outra forma de energia, sem muitas dificuldades e com custos reduzidos. Veremos alguns exemplos de utilizao da energia eltrica, que nos d uma pequena idia do quanto importante na vida do homem. Energia Trmica ou Calorfica

Energia Luminosa

Energia Sonora

Energia Cintica ( movimento)

GERA%&O DE ENERGIA ELTRICA A gerao de energia eltrica pode ser realizada por meio do uso da energia potencial da gua (Gerao Hidroeltrica) ou utilizando a energia potencial dos combustveis (Gerao Termoeltrica). No Brasil cerca de 90% da energia gerada atravs de hidroeltricas, porque nosso pas possui um rico potencial hidrulico, produzindo mais de 150 milhes de quilowatts(KW).A penas 10% da energia gerada por termoeltricas, as quais utilizam combustveis como petrleo(gasolina e diesel), carvo mineral, ou pela fisso de materiais como urnio e trio(combustvel nuclear). Como em nosso pas cerca de 90% da energia eltrica produzida pela fora da gua, vamos ver como funciona este processo. A energia eltrica, normalmente, produzida a grandes distncias dos centros de consumo, sendo assim necessria que seja transportada; e por motivos econmicos, deve ser feito em altas tenses. Assim sendo, a energia eltrica desenvolve-se em quatro fases fundamentais. 1) Gerao (produo) 2) Transmisso 3) Distribuio 4) Utilizao Atravs da ilustrao podemos ver o princpio bsico de funcionamento de uma usina hidroeltrica. A energia eltrica produzida em uma usina chamada usina hidrulica ou hidroeltrica, utilizando gua como meio propulsor da turbina dos geradores. Geralmente instalada em zonas montanhosas, onde possvel armazenamento de grandes volumes de gua, o que permite o seu funcionamento tambm em pocas de pouca chuva. Atravs da canalizao, a queda de gua utilizada para produo de energia eltrica. Sua funo transformar a energia hidrulica em energia de movimento de uma turbina acoplada atravs de um eixo ao gerador.

O gerador parece um grande motor eltrico, s que funciona ao inverso. A extremidade do eixo contm uma roda que se assemelha a uma roda d gua: a turbina. Ao receber a fora da gua, a turbina gira em altssima velocidade, fazendo girar o eixo do gerador, transformando a energia mecnica em energia eltrica. um processo diferente dos motores conhecidos, que transformam energia eltrica em mecnica. Os geradores podem variar de pequenas potencias 0,5KW, 10KW, 100KW e tenses,como, 127 volts, 220 volts, 380 volts, 6,9 KV, 13,8KV e 18KV.

Turbina Assemelha-se a uma roda dgua.

Moin'o de en"o Tambm podemos aproveitar a energia dos moinhos de vento para obter energia eltrica.

Usinas Termoeltricas Podemos tambm aproveitar a energia gerada nas caldeiras a vapor e teremos uma usina termoeltrica.

Usinas termonucleares Nas usinas atmicas, aproveita-se o calor resultante da desintegrao do tomo e recai-se no sistema usado nas usinas termonucleares.

Fisso Ruptura do ncleo atmico acompanhada da liberao de grande quantidade de energia. Volatiliza Reduzir-se a gs ou vapor.

10

TRANSMISSO DA ENERGIA ELTRICA A etapa seguinte a transmisso, que consiste no transporte da energia eltrica, a qual nem sempre aproveitada na zona onde produzida. Quando empregada a centenas de quilmetros de distncia, a energia transportada do ponto de gerao aos centros de consumo por meio de linhas areas, em tenses elevadas para evitar perdas de energia eltrica no transporte entre a usina e aos centros de consumo. As tenses so elevadas atravs de um equipamento chamado Transformador Elevador de Tenso (Subestao Elevadora).

Su(e)"a*+o E#e adora Dentro destas subestaes, so colocados os transformadores elevadores, que recebem dos geradores as tenses de 6,9KV, 13,8KV ou 18KV e elevam-nas para as tenses de transmisso, que so de 69KV, 138KV, 230KV, etc. Su(e)"a*+o A(ai,adora Aps percorrer centenas, milhares de quilmetros, atravs de torres de transmisso, esta energia chega s subestaes de energia eltrica localizadas prximo aos grandes centros consumidores. A funo das subestaes abaixar a alta tenso para tenso de distribuio de 34,5KV e 13,8KV. Esta reduo feita atravs de um Transformador Abaixar de Tenso. 11

Subestao Abaixadora - Transformador Abaixador de Tenso.

DISTRIBUI%&O A distribuio parte do sistema eltrico j dentro dos centros de utilizao (cidades, bairros, indstrias). A distribuio comea na subestao abaixadora onde a tenso da linha de transmisso abaixada para valores padronizados nas redes de distribuio secundria primria (13,8KV). Das subestaes de distribuio primria partem as redes de distribuio ou de baixa-tenso.

E como parte final de um sistema eltrico, conforme o consumo, e em funo da quantidade de consumidores, so instalados transformadores nos postes da concessionria, que reduzem a tenso de 13,8KV, para a baixa tenso em 127 V e 220 V, para utilizao residencial ou industrial.

12

GRANDE-AS ELTRICAS FUNDAMENTAIS O) e.ei"o) da e#e"ricidade )+o /o))0 ei) de ido ao) )eguin"e) .a"ore)1 Corrente eltrica Tenso eltrica Potncia eltrica Resistncia eltrica Corren"e E#$"rica Vimos que os tomos so formados por minsculas partculas, e que na eletrosfera existem eltrons girando em torno do ncleo. Vimos tambm que existem eltrons que esto bem afastados do ncleo, e que podem se desprender com facilidade. Num condutor, esses eltrons se movimentam de forma aleatria, ou seja, de forma desordenada, estimulados por pequenas quantidades de energia, at mesmo pela temperatura ambiente. No entanto, a partir do momento que esses eltrons livres movem-se ordenadamente, temos a a corrente eltrica.

Movimento de forma aleatria (Desordenada)

Movimento de forma ordenada

Portanto, corrente eltrica o movimento ordenado dos eltrons livres no interior de um condutor eltrico, sob a influncia de uma fonte de tenso eltrica. Tal deslocamento procura, restabelecer o equilbrio desfeito pela ao de um campo eltrico e outros meios. Ento a corrente eltrica o fluxo de cargas que atravessa a seco reta de um condutor, na unidade de tempo. A corrente eltrica representada pela letra I. A unidade de medida da intensidade de corrente eltrica o AMPRE (A). Para medir a corrente eltrica que atravessa o circuito, emprega-se o aparelho chamado AMPERMETRO (A).

Esse aparelho usado sempre ligado em srie com o circuito; uma vez inserido no circuito, atravessado pela sua corrente. 13

Somente haver corrente eltrica quando houver a formao de um circuito fechado.

Circuito fechado - h corrente circulando Lmpada acesa

Circuito aberto no h corrente circulando Lmpada apagada

Tipos de correntes Podemos classificar a corrente eltrica em funo do tipo de movimento que as cargas eltricas efetuam. H dois tipos de movimentos: o contnuo e o alternado, resultando da os dois tipos de corrente eltrica, que so: corrente contnua e corrente alternada. Para explicar o movimento de ambas correntes, usarei a gua como exemplo de comparao. Corrente Contnua Chama-se corrente contnua o movimento das cargas eltricas em um s sentido. Esse movimento pode ser comparado ao da gua no interior de uma canalizao, ao do curso de um rio, etc... Nos dois exemplos citados, o movimento se faz sempre em um s sentido, que do ponto mais alto para o ponto mais baixo.

Quando se abre a vlvula a gua se move da caixa de cima para a caixa de baixo, e somente neste sentido.

Nesta figura, podemos identificar uma pilha (que o gerador de eletricidade), um fio (condutor), uma lmpada (carga) e um interruptor (que interrompe o movimento das cargas eltricas). O arranjo desses componentes chama-se circuito eltrico. Ligando-se o interruptor, as cargas eltricas passaro a mover-se do plo positivo da pilha para o negativo (sentido convencional) e somente neste sentido. 14

Corrente Alternada Contrariamente ao que acontece com a corrente contnua, a corrente alternada aquela onde o sentido de movimentao das cargas eltricas muda constantemente. Para maior facilidade de compreenso, tambm podemos comparar a corrente alternada com um determinado movimento da gua. Neste caso, provocaremos um movimento alternado usando um dispositivo. Esse dispositivo consta de um cilindro fechado por um cano circular, no interior do qual (cilindro) existe um pisto. Assim, fazendose o movimento de vaivm no pisto, aparecer na canalizao um movimento de gua que tambm efetua o mesmo vaivm. Dizemos, ento, que este tipo de movimento alternado.

A corrente alternada aquela que executa o movimento de vaivm no fio, ou seja, aquela que inverte constantemente seu sentido ao longo do circuito de gerao e utilizao. Isto significa que as cargas eltricas no fio efetuam, tambm, um movimento de vaivm, contrariamente corrente contnua, onde as cargas movem-se sempre no mesmo sentido. interessante observar, que as cargas eltricas s se movem do positivo para o negativo; portanto, a inverso de movimento se d porque a polaridade do gerador que se inverte. A corrente alternada oferece muitas vantagens sobre a corrente contnua. A maior delas que pode ser facilmente transformada, ou seja, ela pode ter sua tenso elevada ou abaixada, de acordo com nossas necessidades, o que no acontece com a corrente contnua. Elementos da Corrente Alternada A corrente alternada pode ser representada conforme o desenho ao abaixo.

Essa figura o que chamamos de senide e, por isso, comum dizer-se que a corrente alternada senoidal. O ponto mais alto da figura chamado de pico e o ponto mais baixo, de vale. Freqncia

Quando a corrente passa pelo mesmo valor entre um pico e um vale (ou vice-versa) sucessivos, dizemos que ela percorreu um ciclo. Nesta figura mostramos uma corrente alternada de dois ciclos. 15

Freqncia Para sabermos se algum acontecimento lento ou rpido, devemos compar-lo no tempo, ou seja, aquele que acontece em menor tempo , evidentemente, mais rpido. Desta maneira, para definir corretamente a freqncia, costuma-se compara-la com a unidade de tempo, que o segundo. Assim, podemos dizer que: Freqncia de uma corrente alternada o nmero de vezes que um pico e um vale se sucedem, em um segundo. A cada sucesso de um vale e um pico chamamos de um ciclo; logo podemos dizer tambm que: Freqncia o nmero de ciclos completos por segundo simbolizada pela letra f. Perodo Perodo o tempo que se leva para completar um ciclo. Seu smbolo T para o tempo. Tomando como exemplo uma freqncia de 100HZ, o perodo seria igual a 0,01 segundos, ou 1/100. O perodo desta maneira, o inverso da freqncia. T=1/f ou f=1/T Unidade de freqncia Atualmente, no mundo todo, d-se unidade de freqncia o nome de HERTZ e abrevia-se por Hz. Assim, uma corrente alternada tem a freqncia de um Hertz, quando ela efetua um ciclo no intervalo de um segundo. Ciclos / segundo = Hertz (Hz). As correntes industriais, como as utilizadas nas cidades, para iluminao e acionamento de aparelhos eltricos, tem geralmente a freqncia de cinqenta e sessenta Hertz. No Brasil, a quase totalidade das correntes alternadas de 60 Hz. Em eletrnica, porm, trabalha-se com freqncias de todos os valores, isto , desde alguns Hertz, at bilhes e bilhes de Hertz; por isso, mais pratico usar-se os mltiplos do Hertz. Os mais utilizados em rdio, televiso e telecomunicao so: Quilohertz, cuja abreviao KHz e cujo valor de mil Hertz. Assim podemos citar as emissoras de radiodifuso de ondas mdias, que indicam sempre suas freqncias em quilohertz. Megahertz, que equivale a um milho de hertz e abreviado por MHz. As emissoras de radiodifuso de ondas curtas indicam suas freqncias em megahertz. As emissoras de televiso, embora no tenham o hbito de indicar as freqncias em que trabalham, operam em freqncias que vo desde cinqenta e quatro at cerca de um milhar de megahertz. Gigahertz, que equivale a mil megahertz e representado por GHz. Os sistemas de transmisso que esto unindo o Brasil de ponta a ponta, operam com freqncias em gigahertz, atravs dos sistemas de transmisso via satlite, por exemplo: antenas parablicas, TV por assinaturas, etc., trabalham com freqncias em gigahertz (GHz). Alm disso, temos o campo da computao, que evolui com uma velocidade surpreendente, onde se trabalha com velocidades de operao dos processadores em gigahertz.

16

Tenso eltrica At agora vimos que a corrente eltrica o movimento das cargas eltricas atravs dos corpos. Como sabemos, o movimento s acontece quando se aplica uma fora a um corpo qualquer. Ento surge a pergunta: Porque as cargas eltricas se movem? A resposta imediata: Porque a elas aplicada uma fora. A fora que obriga as cargas eltricas a se movimentarem atravs dos condutores, ou seja, a fora que produz a corrente eltrica chamada de fora eletromotriz. Os dispositivos que possuem fora eletromotriz so chamados de geradores. Assim, a pilha possui fora eletromotriz, portanto um gerador. Outros exemplos de geradores so os dnamos e os alternadores. A fora eletromotriz, alm de movimentar as cargas do circuito externo, tem que movimenta-las tambm em seu interior. Como a pilha um corpo com resistncia, uma parte de sua energia consumida em seu interior; logo, o que resta para o circuito externo a fora eletromotriz menos a parcela usada no interior da pilha. Essa diferena chamada de diferena de potencial ou diferena de tenso eltrica. Assim, qualquer que seja o tipo de gerador, em seus terminais externos recolhe-se somente a diferena de potencial ou tenso e nunca sua fora eletromotriz. A diferena de potencial a terceira grandeza eltrica fundamental da eletricidade. Toda vez que unirmos um condutor eltrico a dois plos entre os quais exista uma diferena de potencial (gerador), estaremos obrigando as cargas eltricas a se movimentarem, criando assim a corrente eltrica.

Unidade de medida da diferena de potencial A unidade de medida da diferena de potencial ou simplesmente tenso eltrica recebe o nome de VOLT e representada pela letra V, portanto, a diferena de potencial existente entre dois pontos do circuito medida em volt. O aparelho usado para medir a tenso de um circuito o voltmetro, que sempre ligado em paralelo com o circuito entre os quais se deseja conhecer a diferena de potencial.

Observe desde j, a dependncia entre o volt e o ampre, pois essa dependncia permitir enunciar a lei mais importante da eletricidade, conhecida como Lei de OHM. 17

Resistncia eltrica
Outra grandeza eltrica fundamental que passaremos a expor a chamada resistncia eltrica. Por resistncia eltrica entende-se a propriedade que possuem todos os corpos de oferecer dificuldade a passagem da corrente eltrica. Como a corrente eltrica o movimento das cargas eltricas no interior dos corpos e como tais corpos so macios, resulta que essas cargas no se movem livremente, mas chocam-se com obstculos encontrados em seu caminho, o que dificulta a sua passagem. Essa dificuldade o que chamamos de resistncia. Portanto, a resistncia eltrica de um corpo qualquer a propriedade que ele tem de se opor passagem das cargas eltricas. Faamos uma comparao: Admitamos que se tenha um condutor oco, atravessado de ponta a ponta por um barbante, como mostramos na figura, o qual tem amarrada, em uma das extremidades uma pequena esfera. Vamos comparar esse condutor oco com um condutor de eletricidade e a esfera, com uma carga eltrica. Em sendo assim, puxemos a extremidade livre do barbante. Verificamos que a esfera se desloca sem dificuldade dentro do condutor. Isto significa que ela no encontrou oposio, isto , resistncia ao seu deslocamento. A fora com que puxamos o barbante pode ser comparada tenso ou fora eletromotriz.

Agora, em uma segunda etapa do nosso exemplo, admitamos que o condutor oco seja substitudo por outro de mesmas dimenses, mas que tenha em seu interior, vrios pinos atravessando-o. Nestas condies, ao puxarmos a extremidade livre do barbante, a esfera ser arrastada, mas se chocar com os obstculos e ter seu movimento dificultado. Naturalmente, quanto maior o nmero de pinos (obstculos), maior ser a dificuldade de movimento. Esse exemplo serve para ilustrar o que acontece com a corrente eltrica se, como propusermos acima, admitirmos se a esfera represente a carga eltrica, o tubo condutor, um condutor de eletricidade, e a fora que puxa o barbante, a fora eletromotriz ou tenso eltrica. A resistncia dos corpos permitir classific-los em: bons condutores, maus condutores, semicondutores e isolantes, de acordo com: a maior ou menor dificuldade com que eles deixam a corrente atravessar, conforme vimos na propriedade da matria. Unidade de resistncia Em homenagem ao grande fsico alemo George Simon Ohm, foi escolhido seu sobrenome para indicar a unidade de medida da de resistncia. 18

Assim, diremos que se chama de OHM a unidade de medida da resistncia eltrica. Essa unidade simbolizada pela letra grega . A unidade OHM admite mltiplos e submltiplos, isto , valores maiores e menores que ela. Na prtica de eletrnica, os mltiplos tm emprego muito maior que os submltiplos. Dentre os mltiplos os mais freqentemente usados so os seguintes: Quilohm, que corresponde a mil ohms e representado p K. Megohm, que vale um milho de ohms. Esse mltiplo abreviado por M. Diremos, ento, que: OHM a resistncia de um condutor que, submetido diferena de potencial de um volt, percorrido pela corrente de um ampre. Classificao dos condutores quanto resistncia. De acordo com a resistncia que um corpo ou condutor oferea passagem da corrente, ele pode ser classificado em: bom condutor, mal condutor, semicondutores e isolantes. Resistncia e resistor Durante a vida profissional, os termos resistncia e resistor certamente sero encontrados como sinnimos, isto , indicando a mesma coisa, mas, na realidade, isto no corresponde a verdade. De fato, d-se o nome de resistncia propriedade que tem um corpo de resistir passagem das cargas eltricas de resistor, ao corpo que possui esta propriedade.

19

Potncia eltrica
Conceitos de energia e trabalho 1-Trabalho Para se ter trabalho no basta que exista esforo (fora); necessrio tambm que haja mudana de posio (deslocamento) do corpo sobre o qual age esforo. Podemos, ento, definir o trabalho como o produto de uma fora pelo deslocamento que ela produz. 2- Energia Quando dizemos que uma pessoa tem muita energia, estamos afirmando que ela capaz de produzir bastante trabalho, isto , que tem bastante vontade de fazer as coisas. Podemos dizer, ento, que energia a capacidade de produzir trabalho. Diferena entre trabalho e energia: O trabalho um deslocamento produzido por um esforo, ao passo que a energia simplesmente a possibilidade de fornecer trabalho. Como exemplo de energia diremos que um lago no alto de uma montanha, representa energia, pois, se ligarmos um cano do lago at o ponto mais baixo, seria possvel movimentar uma roda mecnica e acionar, por exemplo, uma turbina (energia hidrulica). Uma mola espiral, contrada, possui energia, porque, se soltarmos ela ser capaz de empurrar um corpo que esteja em sua frente (energia mecnica). Note, nestes exemplos, que em nenhum caso houve criao de energia, mas somente transformao de uma forma de energia em outra. A transformao da energia eltrica em energia trmica recebe o nome de efeito Joule. Esse efeito devido aos choques sucessivos das partculas da corrente eltrica com a estrutura cristalina do material. Como energia a capacidade de produzir trabalho, costuma-se definir a potncia levando em conta a energia e tempo. Assim, definiremos potncia como a energia que pode ser fornecida ou recebida em uma unidade de tempo, ou seja, potncia eltrica a medida da quantidade de energia eltrica, fornecida ou recebida por um elemento do circuito, num determinado intervalo de tempo. Unidades de energia As unidades de potncia que mais se empregam em eletricidade so o WATT e o HP (house-power ou cavalo de fora). 1- Potncia eltrica em Watts. A potncia eltrica em Watts de um circuito dada pelo produto da tenso (em volts) entre seus terminais, pela intensidade da corrente eltrica (ampre) que o atravessa. P = V x I A equao matemtica de potncia em watts pode ser expressa por: ( P ) Potncia (watts) = ( V ) tenso (volts) X ( I ) corrente (ampres) Assim, quando dizemos que um equipamento, como, por exemplo, uma furadeira eltrica A, menos potente ou tem menor potncia que a outra B, porque a primeira no consegue perfurar a parede em menos tempo.

20

Nos aparelhos eltricos, comum vir impressa sua potncia e o valor da tenso, onde eles devero ser conectados: em 127V ou 220V. Assim: tenso 127V P = 127 X 10 = 1270W 220V P = 220 X 10 = 2200W Todos os aparelhos so projetados para desenvolver ou dissipar certa potncia. No podemos exigir de um pequeno radio de 10W seja capaz de fornecer 300W de potncia. Isto representa para ele o mesmo que tentar transportar um elefante no bagageiro de um fusquinha.

2- Potncia em Cavalo-fora (HP). A potncia dos motores eltricos costuma ser indicada pela unidade de medida conhecida como cavalofora, ou simplesmente HP ( HORSE-POWER). Trata-se de uma medida mecnica, inicialmente deduzida pela observao do rendimento de um cavalo(animal) trabalhando durante quatro horas. As unidades de medida de uma mesma grandeza sempre guardam entre si alguma relao. Portanto, ela existe tambm entre o watt e o cavalo-fora (HP). Essa relao a seguinte: 1 HP = 746W ou seja, um cavalo-fora corresponde potncia eltrica de 746 watts. Assim, um motor de 1/4 HP tem potncia de: 746 X 1/4 = 746:4 = 186,5 W importante saber converter HP em watts, porque, quando queremos saber a potncia total de uma instalao, temos de somar as potncias de todos os aparelhos, e no se pode somar diretamente watts com HP. Haver, ento, necessidade de transformar o HP em watts, se desejarmos o resultado nesta ltima unidade. Por exemplo, suponhamos uma industria que possua 20 lmpadas de 100W, 2 motores de 1HP, 3 motores de HP e 1 de HP. Queremos saber qual a potncia total consumida, em watts. Soluo: Potncia das lmpadas 20 X 100 = 2000W Potncia dos motores de 1 HP 2 X 746 = 1492W Potncia dos motores de HP 3 X 746 X 1/4 = 186,5W Potncia dos motores de 1/2 HP 1 X 746 X 1/2 = 373W Total = 4051,5W Portanto a potncia total ser de 4051,5 W. 21

Conhecendo a potncia em watts e a tenso da linha em volts, podemos determinar a corrente em ampres e, com isso, escolher o fio mais adequado instalao e tambm a capacidade dos fusveis a serem usados. Alm disso, podemos tambm calcular a energia consumida durante um determinado perodo de funcionamento. A unidade WATT admite mltiplos e submltiplos, isto , valores maiores e menores que ela. Na prtica de eletrnica, os amplificadores de som costumam ter potncia em watts; o consumo dos aparelhos eletrnicos domsticos tambm de alguns watts. Entretanto tambm se usa um submltiplo do watt, que o miliwatt. Miliwatt Corresponde milsima parte do watt, ou seja, um watt dividido por mil e representado por mW. J nas instalaes residenciais, industriais, nas usinas de fora, etc., no se costuma usar o watt, porque a potncia elevada e seria incmodo falar um nmero muito grande; por isso, emprega-se o mltiplo do watt, que o quilowatt. Quilowatt Sua representao KW e equivale a mil watts. Deste modo, ao invs de se dizer: potncia de 10000W, diz-se, simplesmente: potncia de 10KW. GERADORES

Os dispositivos que permitem transformar uma espcie qualquer de energia em energia eltrica so chamados de geradores. De acordo com o tipo de energia empregado na produo da eletricidade, podem-se classificar os geradores como: hidrulico, qumico, trmico, fotoeltrico, nuclear, piezoeltrico, eletromagntico, etc. Geradores qumicos Dos geradores qumicos os mais importantes so as pilhas e os acumuladores, embora estes ltimos no sejam precisamente geradores, comas pilhas. Por isso, na linguagem tcnica, acumulador considerado como pilha secundria. A pilha foi descoberta pelo cientista italiano Alessandro Giuseppe Volta e, basicamente, ela constituda por dois condutores de metais diferentes (um de cobre e outro de zinco), chamados eltrodos, mergulhados em uma soluo de cido sulfrico em gua, soluo essa denominada de eletrlito. Os eltrodos so chamados de plos ou terminais da pilha. Alm disso, chama-se de plo positivo aquele por onde a corrente sai e de plo negativo aquele por onde a corrente entra. Na figura, o plo positivo corresponde ao eltrodo de cobre e o negativo ao de zinco. Visando tornar mais prtico o uso dos geradores qumicos, Volta empilhou(da o nome de pilha) eltrodos de cobre e zinco, em forma de discos, e entre eles colocou outros discos de feltro embebido na soluo de cido sulfrico.

22

Pilhas e baterias
Uma pilha ou bateria um dispositivo que transforma energia qumica em energia eltrica. A pilha tem trs partes: os eletrodos, o eletrlito e o recipiente. Os eletrodos so os condutores de corrente da pilha. O eletrlito a soluo que age sobre os eletrodos. O recipiente guarda o eletrlito e suporta os eletrodos. Existem dois tipos bsicos de pilhas. A pilha primria uma pilha na qual a reao qumica acaba por destruir um dos eletrodos, normalmente o negativo. A pilha primria no pode ser recarregada. A pilha secundria uma pilha na qual as aes qumicas alteram os eletrodos e o eletrlito. Os eletrodos e o eletrlito podem ser restaurados sua condio original pela recarga da pilha. Ao Eletroqumica o processo de converso de energia qumica em energia eltrica. O nodo o eletrodo positivo de uma pilha. O ctodo o eletrodo negativo de uma pilha. Fora eletromotriz das pilhas A fora eletromotriz que a pilha pode oferecer depende do material usado como eltrodo e como eletrlito. No caso das pilhas secas, mais utilizadas, a fora eletromotriz de cerca de 1,5 V (um volt e meio).

Associao de geradores
Quase sempre nas aplicaes prticas, necessita-se de tenses maiores. Para consegui-las, basta associar varias pilha de maneira conveniente, isto , liga-las entre si de maneira a obter o valor desejado de tenso, ou de corrente, se for o caso. Associao em srie A associao em srie, de geradores, consiste em ligar seus plos de maneira que o positivo de um seja ligado ao negativo do outro, e assim por diante. As propriedades de associao em srie so: 1) A fora eletromotriz da associao igual soma das foras eletromotriz de cada gerador. 2) A corrente mxima que a associao pode fornecer igual de uma pilha s. Associao em paralelo A associao dita em paralelo quando os terminais de mesmo nome so ligados entre si, ou seja, unemse todos os terminais positivos, que constituiro o plo positivo da associao, e todos os terminais negativos, que sero o plo negativo da associao.

23

As propriedades da associao em paralelo so: 1) A fora eletromotriz da associao a mesma de qualquer uma das pilhas. 2) A corrente mxima que a associao pode fornecer igual soma das correntes de cada uma das pilhas.

Associao mista ou srie-paralelo Como se nota, consiste essa associao em ligao do tipo srie e do tipo paralelo. Vemos, ento, duas associaes (de duas pilhas em srie), ou seja, pilha A em srie com a pilha B, pilha C em srie com a pilha D, e finalmente essas duas associaes ligadas em paralelo.

Assim, temos que a fora eletromotriz da associao de 3V (propriedade da associao em srie) e a corrente que se pode retirar igual de duas pilhas (propriedade da associao em paralelo), ou seja, essa associao tem a fora eletromotriz de duas pilhas e a capacidade de corrente, tambm, de duas pilhas.

CIRCUITO ELTRICO Circuito eltrico o caminho percorrido pelas cargas eltricas. Para realizao prtica de um circuito eltrico, devemos ter sempre, no mnimo, trs elementos, que so: O gerador, o receptor e os condutores.

Um circuito pode se encontrar em dois estados: circuito aberto e circuito fechado. Circuito aberto aquele em que a corrente eltrica foi interrompida.

24

Circuito fechado aquele em que a corrente eltrica est efetivamente circulando.

Do que foi visto at aqui podemos concluir que os elementos bsicos de um circuito eltrico so: a fonte ou gerador; os fios de ligao ou condutores; a carga ou receptor.

Os geradores so chamados de elementos ativos do circuito e as cargas so chamadas de elementos passivos. Se lembrarmos que o gerador o elemento que empurra as cargas eltricas, portanto, o agente da ao, e o receptor o elemento que recebe as cargas eltricas e as transforma em alguma modalidade de energia; conseqentemente o paciente da ao. Os fios de ligao so simplesmente elementos de conduo de cargas eltricas, da a denominao de condutores.

25

LEI DE OHM Esta lei a mais importante da eletricidade, embora seja bastante simples. Seu emprego obrigatrio em todo circuito eltrico. Com o seu emprego podemos calcular qualquer uma das grandezas fundamentais da corrente eltrica resistncia, tenso e corrente desde que conheamos duas delas. O enunciado da lei de OHM o seguinte: Desde que a temperatura se mantenha constante, a corrente que atravessa o fio diretamente proporcional diferena de potencial entre as extremidades do fio. Utilizaremos matematicamente, a equao da lei de OHM, para confirmar o que foi exposto. V=RXI

Supondo que um ferro possua resistncia de valor fixo e igual a R = 55 e a tenso de alimentao igual a 110 V, vejamos qual a corrente ( I ).

Vamos dobrar a tenso: V = 2 X 110 = 220V

Reduzindo a tenso metade: V = 110 = 55V 2

26

Triplicando a tenso: V = 3 X 110 = 330V

Dessa frmula resulta duas outras, por transposio de letras: R = V I ou V = V I I = V R ou I = V I

Uma lmpada de iluminao atravessada pela corrente de 2A, quando ligada rede de energia de 110V. Pergunta-se: Qual o valor da resistncia da lmpada?

R= V I R= 110 2 = 55 A resistncia da lmpada de 55 ohms.

Em um carro, cuja bateria de 12V, instala-se um acendedor de cigarros de resistncia igual a 4. Qual a corrente que o acendedor puxar?

I = V R, portanto: I = 12 V 4 = 3 A A corrente que circula pelo acendedor de 3 ampres.

Temos uma bateria e desejamos saber qual o valor da diferena de potencial em seus terminais. Como possumos somente um medidor de corrente, ligamos em srie com um resistor de 10 e aos terminais da bateria, conforme a figura. Nestas circunstncias o instrumento registra 4,5A. Qual o valor da diferena de potencial nos terminais da bateria desconhecida?

27

Resistncia R = 10 e a Corrente I = 4,5A Frmula: V= R X I V = 10 X 4,5 A V = 45 Volts

Transformao das frmulas da potncia No incio desta lio podemos ver que, toda frmula matemtica pode sofrer transformaes e ser escrita de outra maneira. Pois bem, as frmulas que permitem o clculo da potncia tambm sofrem essas transformaes. Desse modo, a frmula, P = V X I, pode ser escrita assim: P = V x I V=PI I=PV Tambm pode ser escrita de outras maneiras: P = V R e R = V P

Um chuveiro de 2200W, 127 volts, foi instalado em um quadro de luz. Qual a resistncia do chuveiro e que corrente o chuveiro puxar? V = 127 volts Pot. Chuveiro = 2200W

A resistncia do chuveiro determinada pela frmula: R = V P R = 127 x 127 2200 R = 7,33

I=VR

I = 127V 7,33

I = 17,32 A

28

OS COMPONENTES ELETRNICOS
Daremos incio ao estudo dos componentes eletrnicos bsicos utilizados em projetos e montagens eletrnicas. Os componentes eletrnicos bsicos so os mesmos empregados na eletrnica. As configuraes e a maneira que so utilizados que determinan o que o circuito ou conjunto vai fazer. Assim sendo, os mesmos componentes usados em equipamentos industriais podem ser encontrados num televisor, aparelho de som, telefone celular ou sistema de ignio eletrnica de um carro. Podemos dividir os componentes eletrnicos em trs categorias que sero estudadas a partir de agora: a) Componentes passivos Os componentes passivos so aqueles que no amplificam nem geram sinais, sendo usados basicamente nas funes de polarizao, acoplamneto e desacoplamento de circuitos. Entre os princpais componentes passivos que iremos encontrar esto os resistores, capacitores, diodos, indutores e sensores e transdutores. Apartir de agora analizaremos cada um deles:

- Resistores
Os resistores tm por finalidade apresentar uma resistncia eltrica ou seja, uma dificuldade a passagem de uma corrente eltrica. A medida da resistncia eltrica o ohm, simbolizada por . Os resistores mais comuns so os de carbono e os de fio de nicromo, conhecidos como de fio.

J o tamanho do resistor esta relacionado com a sua capacidade de dissipar calor. Quanto mais intensa for a corrente em um resistor, maios calor ele ir gerar e este calor precisar ser transferido ao meio ambiente. Assim, o tamanho do resistor est relacionado com sua potncia em Watts ( W ) e no com sua resistncia. Ento podemos ter um resistor de 1 000 000 x 1/8 W e um resistor de 10 x 10 W. Os resistores podem serem encontrados com valores de resistncia que vo de frao de ohms at milhes de ohms, e com potncias de 1 / 8 W a mais de 100W. A unidade ohms admite: mltiplos e submltiplos, isto , valores maiores e menores que ela. Na prtica de eletrnica, os mltiplos tm emprego muito maior que os submltiplos, e para expressar valores de resistncia e costuma-se expressar prefixos.

29

Dentre os mltiplos os mais freqentemente usados so os seguintes: Quilohm, que corresponde a mil ohms e representado por K. Megohm, que vale um milho de ohms, e representado por M. Os submltiplos; Miliohm, que representado pelas letras m, corresponde milsima parte do ohm. Microhm, que representado por , corresponde a milionsima parte do ohm. Para se trabalhar com resistores importante conhecer o cdigo de cores, com que eles conseguimos identificar o valor dos resistores. Exitem resistores de 4 e 5 faixas, sendo o primeiro de maior uso. As faixas coloridas em torno do resistor do seu valor, confrome a tabela:

Resistor de 4 faixas: Para ler: o primeiro e o segundo anis a partir da ponta do os dois digitos da resistncia, enquanto o terceiro d o fator de multiplicao ou nmero de zeros. A quarta faixa a tolerncia, podendo ser prateada(10%) ou dourada(5%). Para resistores com 3 faixas a tolerncia 20%. Resistor de 5 faixas(maior preciso): Para ler: as trs primeiras faixas do os trs primeiros dgitos do valor e a quarta faixa o fator de multiplicao. A quinta faixa a tolerncia

30

Resistores Variveis
Existem resistores que podem ter sua resistncia alternada, e por isso so usados em ajustes ou controles. Temos dois tipos principais de resistores variveis que so os trimpots e os potencimetros.

Os trimpots so usados para ajustar a resistencia em um circuito de maneira semi-permanentes, ou seja, ajustes que no necessitem serem acertados a todo instantes. Ajuste de calibragens como ganhos, sensibiidade, etc... . J os potencimetros so usados como elementos de controle, ou seja, podem serem enpregados no contole de volume, velocidade, brilho, etc... . Ambos componentes atuam no valor da resistncia girando um cursor sobre uma pea de grafite, estes dois componentes so especificados pela sua resistcia mxima. Assim, um trimpot ou um potencimetro de 100K um componente que pode ter sua resestcia ajustada para apresentar qualquer valor entre 0 e 100K.

Exitem potencimetros especiais que so uplos, e alguns podem at incluir uma chave usada para ligar e desligar um circuito.

Resistores especiais
Alguns tipos de resistores so especialmente fabricados para que a resistncia seja dependente de algum fator fsico. Geralmente ele so usados como sensores e controladores de eventos. Fotoresistor tambm conhecido LDR (Light dependent resistor) um resistor cuja resistncia depende da intencidade de luz que incide sobre ele.

31

Varistor tambm chamado de VDR (Voltage dependent resistor) um resistor com resistncia dependente da voltagem a que esta submetido.

Termistor o resistor que apresenta dependncia da temperatura, sendo dividido em dois grupos: PTC (positive temperature coefficient, coeficiente positivo de temperatura), cuja resistncia aumenta com o aumento da temperatura, e NTC (negative temperature cofficient, coeficiente negativo de temperatura), que apresenta diminuio da resistncia com o aumento de temperatura.

- Capacitores
O capacitor cumpre inmeras finalidades nos circuitos eletrnicos. Os capacitores so utilizados como reservatrios de cargas nos circuitos de filtro, como amortecedores, evitando que ocorra variaes grandes em um circuito, em acoplamentos e desacoplamentos de sinais, no bloqueio de corrente contnua, para livre passagem da corrente alternada, etc.. . Capacitncia Podemos definir a capacidade ou capacitncia de um capacitor da seguinte maneira; Chama-se capacitncia de um capacitor a relaao (diviso) entre a quantidade de carga acumulada e a diferena de potencial aplicada s armaduras. Matemticamente : C = Q / V. Exemplo: Carregando 20C no capacitor aplicando 5V entre suas placas, sua capacitncia ser: C= 20/5 = 4F. No sistema Internacioal, co Q em Columb ( C ), a tenso V em volts( V ), a capacitncia C registrada em Farad ( F ). Arquitetura do capacitor Os capacitores so formados por duas placas de metal, tendo entre elas um material isolante chamado dieltrico. As cargas so armazenadas nas placas, que podem ser planas, empilhadas ou enroladas de modo a dar o formato final do componente.

32

Na ilustrao abaixo podemos ver os capacitores normalmente encontrados. Os tipos mais comuns so os eletrolticos, tntalo, polister, cermicos e polipropileno.

O capacitor eletroltico, alm da alta capacitncia que permite maior armazenamento de cargas eltricas, tem polarizao das placas. Ele s pode ser posto em tenso DC, com o terminal positivo ligado no plo positivo e o terminal negativo ligado ao plo negativo. Se ligarmos um eletroltico em tenso alternada, ou com polarizao invertida, ele estoura. Unidade de Medida A unidade de medida da capacitncia o farad, sendo representada pela letra F. O farad uma unidade de medida muito grande, assim encontramos na maioria dos casos especificaes em submltiplos como; Microfarad, que corresponde milionsima parte de um farad e se representa por F. Nanofarad, que corresponde bilionsima parte de um farad e se representa por nF. Picofarad, que correspnde trilionsima parte de um farad e se representa por pF. Dois tipos de capacitores tm codificao padronizada, polister e tntalo. O cdigo baseado em faixas de cores, com valor igual ao do resistor.

- Magnetismo, Eletromagnetismo e Indutores


Magnetismo Desde a antigudade se descobriu o efeito de atrao e repulso entre determinadas pedras. Como essa pedra foi encontrada em uma regio da sia chamada Magnsia, recebeu o nome de magnetita. Dizemos ento que, magnetismo estuda a propriedade magntica que certo materiais tm de atrair ferro. Alguns materiais encontrados livres na natureza, com, por exemplo, o minrio de ferro e a magnetita, possuem aquelas propriedades. Chama-se im todo corpo que tem a propriedade de atrair ferro. Convencionou-se que um dos lados do im o plo norte N, e o outro lado plo sul S. Polos diferentes se atraem ( N com S ) e polos iguais se repelem ( N com N e S com S ).

33

Eletromagnetismo O eletromagnetismo tem por objetivo o estudo do magnetismo produzido pela corrente eltrica. Os primeiros estudos sobre a produo de campos magnticos pela passagem de corrente eltrica foram devidos ao fsico dinamarqus Oersted. Esse cintista fazendo passar corrente eltrica por um condutor reto, observou que a aguha magntica de um bssula, colocada perto desse condutor, movia-se da mesma maneira como se estivesse colocada perto de um im. Estava, portanto, demonstrado que a corretnte produz campo magntico. Na figura abaixo ilustra a experincia de Oersted.

Campo criado por um solenide Chama-se de solenide um condutor em espiral, como indicado na figura. O solenide tambm chamado de bobina.

Fazendo-se passar corrente contnua pelo condutor do solenide, verifica-se que ele se comporta como um im, isto , a cada uma das suas extremidades age como os polos de um im e, por este motivo, so tambm denominados polos da solenida. Na pratica com as solenides se conseguem-se campos magnticos de muito maior intensidade do que os ims naturais. O solenide age como um im temporrio porque, interrompendo-se a corente, o campo magntico desaparece. A intensidade do campo magntico criado por um solenide depende de dois fatores: Da intensidade da corrente eltica que passa pelo fio e do nmero de espiras do fio. Aplicao do solenide Uma aplicao muito comum da solenide, a do dispositivo que se chama de eletrom. Inmeras so as aplicaes prticas do eletrom. Podemos citar o seu emprego na separao de substncias ferrosas, nas campainhas, nos dispositivos de abertura de portas e portes, etc.. Outros exemplos de aplicao dos solenides so as campainhas (cigarras), os rel, os alto-falantes, os fones magnticos, etc...

34

- Indutores
Os indutores ou bobinas so componentes formados por espiras de fio esmaltado que podem ser enroladas em uma forma sem ncleo de ferro ou ferrite, e que tm smbolos e aspectos mostrados a seguir.

O que um indutor? Sob o ponto de vista construtivo, podemos dizer que indutor um fio enrolado em espiras, cuja principal caracterstica a indutncia. A indutncia s aparece quando o indutor percorrido por uma corrente varivel, ou seja, a indutncia s existe para corrente varivel. Os indutores podem ser especificados pela indutncia em Henrys ( e seus submltiplos como o milihenry e o microhenry) ou ainda pelo nmero de espiras, dimetro e comprimento da forma, alm do tipo do ncleo. Alguns indutores possuem ncleos ajustveis para que sua indutncia possa ser modificada.

Transformadores
Os transformadores so componentes formados por duas bobinas ou enrolamentos em ncleo ou forma comum. Eles so usados para alterar o valor de uma voltagem AC, principalmente nas fontes de alimentao. Outro uso do transformador isolar eletricamente (desacoplar) a rede de energia, evitando assim choques em quem tocar no circuito do aparelho. O tipo mais utilizado de transformador denominado transformador de fora.

O ncleo pode ser de ferro ou ferrite. A energia passa de um enrolamento para outro por induo de modo que no h contato eltrico entre eles. Isso permite isolar os dois circuitos. Os transformadores so especificados pela tenso de entrada (primrio) e tenso de sada e corrente de sada (secundrio).

35

- Diodos
Os diodos so componentes semicondutores formados basicamente por uma juno PN, podendo ser de germnio ou silcio. Sua estrutura e smbolo so mostrados abaixo.

A propriedade fundamental do diodo conduzir corrente num nico sentido. A partir da eles podem ser usados como retificadores, detectores, ceifadores e etc. O tamanho e o formato dependem da aplicao.

Temos as seguintes classificaes para os diodos: Diodos retificadores: sua finalidade transformar correntes alternadas em corrente contnua nas fontes de alimentao.

Diodos de uso geral: se caracterizam por operarem com correntes relativamente baixas. Podem operar em circutos detectores e circuitos ceifadores.

Diodo Zener: o que o diodo zener faz manter constante a tenso em seus terminais, no valor correspondente a ruptura reversa ou tenso zener. O diodo zener mantm ento entre seus terminais a tenso constante funcionando como um regulador de tenso muito eficiente.

36

- Transdutores
H diversos tipos de dispositivos que podem ser usados para converter sinais eltricos em formas de energia diferentes como, som, luz, etc., e dispositivos que servem como sensores, ou seja, convertem alguma forma de energia em energia eltrica. Ilustramos alguns deles.

Alto-falantes convertem energia eltrica em sons. Transdutores piezoeltricos so pastilhas de uma cermica especial que pode converter sinais eltricos em som ou vibraes. Lmpadas convertem energia eltrica em luz. LEDs so tipos especiais de diodos (emissores de luz) que convertem energia eltrica em luz. Motores convertem energia eltrica em movimento e fora mecnica. Solenides convertem energia eltrica em energia mecnica. Elementos de aquecimento convertem energia eltrica em calor. Foto-resistores ou LDRs so sensores de luz. Termistores so sensores de calor. Fotodiodos so diodos usados como sensores de luz. Chaves de mercrio so sensores de posio. Sensores magnticos detectam a presena de objetos a patir de um campo magntico.

b) Componentes ativos
Os componentes ativos so aqueles que podem gerar ou amplificar sinais. Trataremos e estudaremos basicamente dos componentes semicondutores, isto , dos dispositivos de estado slido, que so; Transistores Tiristores Circuitos integrados

37

- Transistores
Os transistores so certamente os componentes mais importantes dos semicondutores, pela gama de utilidades, pois podem gerar e amplificar sinais alm de funcionar como chaves controladas eletrnicamente.

Os transistores so componentes formados por 3 pedaos de materiais semicondutores como o silcio P e o silcio N, formando a estrutura mostrada na figura abaixo. Nesta figura mostramos os smbolos para os dois tipos de transistores mais usados, que so os NPN e PNP.

Junes PN internas e smbolos

Juno PN base emissor

Juno PN base colector

Juno PN base emissor

Juno PN base colector

Condies de amplificao, saturao e corte. Conforme a polarizao um transistor pode atuar em trs regies: regio de corte, regio ativa (linear) e regio de saturao. Na regio ativa o transistor opera como amplificador e nas regies de corte e saturao como chave, ou seja, serve para comutao, conduzindo ou no. O transistor trabalhar na regio de corte caso a corrente de base seja menor ou igual a zero, dessa forma a corrente de coletor ser nula. Por outro lado podemos us-lo no trecho linear, onde a corrente que vai circular pelo coletor (atravs do transistor) proporcional a corrente de base, que denominado modo linear, ou seja, iremos operar na regio ativa (linear). 38

Podemos us-lo no trecho em que a corrente sempre mxima, para uma corrente de base acima de IBSAT, o transistor operar na regio de saturao, ou seja, circular pelo coletor uma corrente limite (ICCSAT), imposta de acordo com a polarizao, neste caso o transistor apresenta a menor resistncia entre coletor e emissor e a mxima corrente pode atravess-lo.

Funcionamento O funcionamento do transistor pode ser analisado facilmente se tomarmos o tipo NPN por base. Para o PNP bastar inverter as polaridades das fontes externas, o que equivale a sentidos opostos para a corrente. Temos ento o circuito da figura abaixo com um transistor NPN e duas baterias externas, sendo B1 de tenso mais baixa e B2 de tenso mais alta.

O resistor R1 funciona como polarizao de base e R2 como polarizao de coletor. Verificamos ento o seguinte: Quando variamos R1 de modo que a corrente entre base e o emissor que tem a juno polarizada diretamente aumente, isso faz com que surja uma corrente entre coletor e emissor que aumenta na mesma proporo. No entanto, pequenas variaes que provocarmos na corrente, base - emissor, faro com que variaes maiores da corrente ocorra entre coletor - emissor. O transistor amplifica a corrente.

39

Na figura abaixo temos os aspectos de alguns transistores comuns.

(a)

(b)

(c)

No grupo (a) temos os transistores de baixa potncia que so destinados a trabalhos com pequenas correntes, pouco intensas. Em (b) temos os transistores de mdia potncia, que so destinados a controlar correntes de mdia potncias, como, circuitos reguladores, chaveadores e pequenos motores. Estes transistores so dotados de invlucros para instalao em um radiador de calor. E em (c) temos os transistores destinados a operao de correntes intensas e tambm em alguns casos tenso elevadas. Observe que os transistores possuem terminais de emissor (E), coletor (C) e base (B) que devem ser ligados corretamente em qualquer projeto.

Dissipadores Os transistores de potncia aquecem-se em razo da corrente relativamente alta que circula entre seus eletrdios (emissor coletor). O calor cumulativo e leva o transistor destruio. Para evitar isso, usam-se os dissipadores, que so superfcies metlicas que dissipam o calor, permitindo o resfriamento do transistor. Os dissipadores (radiadores de calor), nada mais do que uma chapa de metal com dobras que ajudam na transferncia de calor gerado para o meio ambiente. Na figura abaixo mostramos os tipos mais comuns.

40

Nomenclaturas Existem diversas nomenclaturas para estes componentes: Os tipos americanos comeam em sua maioria com as letras 2N, mas existem alguns fabricantes que tem suas siglas prprias como a Texas que usa em alguns deles a sigla TIS, ou a Motorola que usa MPS ou MPSA. Para os tipos europeus temos as siglas AF, BC, BF, etc.., para os tipos de silcio. No Japo temos 2SB, 2SC, 2SD alm de outras siglas que dependem do fabricante. Tipos de transistores Do mesmo modo que os diodos, podemos encontrar diversos tipos de transistores conforme a tcnologia usada na sua fabricao, sua finalidade e as intensidades de correntes com que podem trabalhar. Podemos classificar de uma forma geral em: a) Transistor de uso geral - so transistores que operam com tenses at uns 60 a 80 volts, corrente de at uns 800ma, e amplificam e geram sinais de baixas freqncias. So usados em circuitos de udio, osciladores, etc... b) Transistores de RF de baixa potncia - estes so transistores que operam com baixas tenses e pequenas correntes, mas podem amplificar correntes de altas freqncias em alguns casos at mais de 1000 MHZ. Eles so usados em receptores de rdio, seletores de TV, receptores e comunicaes, instrumentos de prova, pequenos transmissores. c) Transistores de potncia - estes transistores destinados a operao de correntes elevadas e tambm em alguns casos, tenso elevadas. Alguns transistores desta categoria podem operar com altas tenses sendo usados em comutao de TV, fontes, etc. Tipos de 500 1000 volts so comuns. d) Transistores darlington Dois transistores ligados da forma mostrada na figura abaixo formam um par darlington. Estes transistores normalmente possuem ganhos muito altos (acima de 1000) e podem operar com altas potncias. O ganho ser o produto dos dois transistores ligados. So usados em amplificadores, fontes de alimentao e outras aplicaes de alta potncia. e) Transistores de efeito de campo - um tipo de transistor muito usado atualmente o FET (Field Effect Transistor (transistor de efeito de campo), cujos smbolos e aspectos so mostrados na figura abaixo. Os pequenos transistores de efeito de campo podem ser empregados como amplificadores ou osciladores, enquanto que os maiores denominados POWER MOSFETs, MOSFETS de potncia podem controlar correntes muito intensas.

- Tiristores
basicamente qualquer semicondutor de 4 camadas, na seqncia p-n-p-n, pode ser considerado um tiristor. Os tiristores so dispositivos semicondutores destinados ao controle de correntes intensas, havendo dois tipos principais: os SCRs (Diodos controlados de silcio) e os TRIACs (triodo AC). Os SCRs - so dispositivos semicondutores usados no controle de correntes intessas. Comportam-se como os diodos, conduzindo corrente num nico sentido quando so disparados. Possuem terminais de anodo (A), catodo (K) e comporta (G). Smbolos e aspectos so apresentados na figura abaixo.

41

Os TRIACs - so usados no controle de correntes intensas, como os SCRs, mas conduzem corrente nos dois sentidos. Possuem terminais de comporta (G) e principais (MT1 e MT2).

Os SCRs e os TRIACs comuns podem controlar correntes que vo desde 500ma a mais de 1000A. Os de maior corrente so montados em dissipadores de calor.

- Circuitos integrados
So dispositivos em que, em uma nica pastilha minscula de silcio, so montados diversos componentes, tais como; transistores, diodos, resistores, capacitores, etc. Em um nico invlucro podem ser encontrados conjuntos de componentes j interligados de modo formar um circuito que exera determinada funo, a exemplo um amplificador, um circuito de controle, um oscilador, etc. Os dispositivos deste tipo recebem o nome de circuitos integrados ou simplesmente CI, so representados por smbolos que, na verdade, apenas do o seu tipo e no o circuito interno do componente, conforme mostrado abaixo.

O uso dos circuitos integrados simplifica o projeto, visto que alguns tipos podem conter centenas de transistores, resistores e outros componentes j intercalados e prontos para utilizao, necessitando apenas de poucos componentes adicionais externos. Na figura exibimos os aspectos mais comuns de circuitos integrados que podemos encontrar. Como acontecem com os transistores, alguns circuitos integrados destinam-se ao controle de correntes elevadas, por gerarem bastante calor ao funcionar, so dotados de recursos pra a montagem em radiadores de calor. Os circuitos integrados so especificados por grupos de letras e nmeros com, por exemplo; LM 555, CD 4093, CD 4017, LM 741, etc. Os microcontroladores e microprocessadores so tipos especiais de circuitos integrados que se destinam ao controle e processamento de informaes na forma digital. 42

Acessrios
Os acessrios so partes de um projeto que no pertencem propriamente ao circuito, mas que so importantes. Estes componentes sustentam partes de circuitos ou fazem sua conexo. Temos os seguintes exemplos: Placas de circuito impresso Os componentes eletrnicos so montados e soldados em placas de materiais isolantes, onde existem gravadas trilhas de cobre que funcionam como fios de ligao entre estes componentes. Elas so denominadas placas de circuito impresso. Abaixo temos alguns exemplos de placas.

O padro ou desenho das trilhas de cobre de uma placa depende do circuito que vai ser montado. A placa pode ser desenhada manualmente ou por meio de programas especiais existentes para esta finalidade, os quais desenham e simulam o circuito. Suporte de pilhas

Botes de controle

Suporte de fusveis

Interruptores e chaves

Bornes e garra de jacar

43

Caixas para montagens

Cabos de ligao

Soquetes para circuito integrados

Montagens, medies e experincias.


Nesta ltima etapa do nosso curso iremos executar algumas montagens prticas, aprender a usar o instrumento de medio (multmetro) para medir as principais grandezas eltricas e componentes. Todos os experimentos sero passados em classe.

Concluso
O objetivo deste trabalho foi de passar informaes bsicas sem aprofundar nos assuntos, procurando passar uma viso geral de cada assunto e dos componentes eletrnicos. Para o aluno que acompanhou todos os mdulos, acredito que o contedo apresentado tenha sido suficiente para se ter uma noo da rea da Eletroeletrnica, com isso voc poder decidir em dar continuidade em seus estudos aperfeioando seus conhecimentos tcnicos atravs de entidades profissionalizantes ou usar o conhecimento bsico apenas como hobby. Para aqueles que decidirem seguir esta profisso, com certeza tero um diferencial em relao aos demais candidatos em qualquer entidade de ensino, pois vocs investiram em vocs e podero colher os frutos deste investimento mais tarde. Boa sorte a todos!!!!

Responsvel pela elaborao e execuo: Heleno do Carmo Mutti e-mail: muttcom@gmail.com site: www.mutcom.no.comunidades.net 44

You might also like