You are on page 1of 12

II Congresso Nacional de Pesquisa em Cincias Sociais Aplicadas II CONAPE Francisco Beltro/PR, 02, 03 e 04 de outubro de 2013.

LOGSTICA REVERSA COMO FATOR AGREGADOR DE VALOR NA MARCA, PRODUTO OU SERVIO.


Gustavo Quitto Amaral Reis 1 Luma Lenize dos Santos Oliveira 2 Herus Pontes 3

rea de conhecimento: Administrao Eixo Temtico: Administrao da Produo, Materiais e Logstica.


RESUMO O presente artigo discorre sobre Logstica Reversa, qual se difere da logstica tradicional no ponto em que se preocupa com o fluxo de sada dos produtos, ou seja, com o retorno dos produtos ao seu ponto de origem. Decorrente de uma legislao cada vez mais severa, organizaes passam a optar por produtos que possuam a maior quantidade de materiais reciclados, como tambm, percebem a necessidade de descarte ecologicamente correto no final de sua vida til. O presente trabalho visa questionar se a Logstica Reversa, se efetuada corretamente, pode ser considerada um fator agregador de valor a um determinado produto, servio ou marca, se pode repercutir socialmente e, como consequncia, gerar uma imagem de empresa ambientalmente responsvel. O mtodo utilizado foi uma pesquisa objetiva feita com universitrios da Universidade Tecnolgica Federal do Paran Cmpus Pato Branco e obteve como resultado os dados que leva a concluso da Logstica Reversa como fator agregador de valor, com a apresentao de dados empricos de casos de canais reversos que agregam valor econmico s empresas e tambm das exigncias legais que impedem o descarte indiscriminado de resduos no meio ambiente. Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentvel. Fator Agregador de Valor. Logstica Reversa.

INTRODUO Na decorrncia do desenvolvimento da conscincia ambiental - facilmente observados no cotidiano do cidado, a partir dos diversos meios de comunicao as organizaes esto inseridas em uma realidade em que posies empresariais ambientalmente corretas podem representar a promoo de marca/produto/servio perante a parte consumidora. Neste contexto, podem ser citadas diversas estratgias utilizadas pelas empresas para adentrarem ao quadro de organizaes ambientalmente

responsveis, como reciclagem, uso de materiais biodegradveis, tentativa de reduo dos resduos slidos, como tambm, o assunto que se trata o presente
Acadmico do Curso de Bacharelado em Administrao, da Universidade Tecnolgica Federal do Paran Cmpus Pato Branco. gustavoquittog@hotmail.com 2 Acadmica do Curso de Bacharelado em Administrao, da Universidade Tecnolgica Federal do Paran Cmpus Pato Branco. luuma.ols@hotmail.com 3 Mestre em Engenharia da Produo (UTFPR). Docente do Curso de Bacharelado em Administrao, da Universidade Tecnolgica Federal do Paran Cmpus Pato Branco. herusp@utfpr.edu.br
1

www.unioeste.br/eventos/conape
www.unioeste.br/eventos/conape

II Congresso Nacional de Pesquisa em Cincias Sociais Aplicadas II CONAPE Francisco Beltro/PR, 02, 03 e 04 de outubro de 2013.

artigo, Logstica Reversa. Os autores Roger e Tibben-Lembke (1999) tratam da Logstica Reversa como uma rea da prpria Logstica Empresarial, qual responsvel por planejar, operar e controlar os fluxos reversos da matria-prima, estoques de processos e produtos acabados e todo o desenvolvimento desde o consumo at o ponto de origem, tal processo tem como objetivo recuperar o valor desta matria-prima ou ainda encaminh-la para o destino correto. Acredita-se que este processo benfico no ponto que origina ganhos na competitividade, alm de influenciar positivamente econmico, social e ambientalmente. Assim, o presente trabalho se desenvolveu a partir da seguinte problemtica: possvel afirmar que a utilizao do processo de Logstica Reversa agrega valor marca, produto ou servio? Propondo-se a explorao de temas de cunho ambiental/social, este estudo tem o intuito de gerar benefcio tanto para as empresas que usufruiro de tal conhecimento para adequarem suas melhorias, quanto para a sociedade que ser atingida por estas. Deste modo, ressalta-se que o objetivo de tal projeto foi analisar, a partir da pesquisa aplicada, quanto efetiva importncia, por parte dos consumidores, s empresas que adquirem Logstica Reversa como um sistema da corporao, alm disso, mensurar o ndice de divulgao que tal sistema tem repercutido na sociedade fsica e jurdica. Para concretizao da pesquisa foi realizada um questionrio descritivo de natureza quantitativa e de carter interpretativo. Para obteno de resultados, foram disponiblizados questionrios fechados em uma rede social, o qual foi constitudo por quatro questes. A seguir, o presente artigo ir abordar o material terico sobre Logstica Reversa, bem como Gesto Ambiental, tendo em vistas que so temas entrelaados e atrelados a esta pesquisa. Em seguida, uma abordagem explicativa sobre os meios executados que tornaram possvel a presente pesquisa, juntamente com a apresentao dos resultados obtidos a partir dos questionrios, finalizando com as concluses obtidas pelos autores.

1 REFERENCIAL TERICO 1.1 Histria da Logstica Reversa www.unioeste.br/eventos/conape


www.unioeste.br/eventos/conape

II Congresso Nacional de Pesquisa em Cincias Sociais Aplicadas II CONAPE Francisco Beltro/PR, 02, 03 e 04 de outubro de 2013.

O conceito de logstica reversa tornou-se mais conhecido em meados dos anos 80, ainda estava restrito a um ciclo contrrio ao fluxo direto de produtos na cadeia de suprimentos. Proveniente da presso exercida pela legislao e rgos fiscalizadores, diferentes conceitos e abordagens ganharam espao a partir da dcada de 90. Impulsionado pelo aumento da ateno dada a questes de preservao ambiental, as empresas passaram a perceber estava-se criando um nicho mercadolgico at ento, desconhecido. (LEITE, 2003). De acordo com, o Council of Logistics Management (1993, apud Leite, 2003, p. 15), Logstica Reversa um amplo termo relacionado s habilidades e atividades envolvidas no gerenciamento de reduo, movimentao e disposio de resduos de produtos e embalagens. Em decorrncia a isto, as definies de Logstica Reversa comearam a ter uma maior abrangncia e uma fundamentao mais coesa. O autor ainda complementa que Logstica Reversa :

[...] a rea da logstica empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informaes logsticas correspondentes, do retorno dos bens de ps-venda e de ps-consumo ao ciclo de negcios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuio reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econmico, legal, logstico, de imagem corporativa, entre outros. (LEITE, p. 16-17).

Este um conceito amplo, em que o autor tem como objetivo viabilizar o retorno de bens atravs de sua reintegrao no circuito de produo ou de venda. Portanto, deve existir uma fase de anlise destes recursos de ps-venda e de psconsumo com a finalidade de definir o estado que esses bens se encontram e determinar o processo o qual dever ser submetido. Os materiais podem regresar ao fornecedor ou serem vendidos se ainda estiverem em condies adequadas para sua comercializao. Alm disso, h varis outras opes para os destinos destes materiais, como por exemplo, serem recondicionados ou reciclados. Porm, o foco da atuao da Logstica Reversa est vinculada a reintroduo dos materiais no mercado atravs do ciclo produtivo ou de

www.unioeste.br/eventos/conape
www.unioeste.br/eventos/conape

II Congresso Nacional de Pesquisa em Cincias Sociais Aplicadas II CONAPE Francisco Beltro/PR, 02, 03 e 04 de outubro de 2013.

negcios. Atravs da administrao do percurso reverso de produtos a Logstica Reversa integra os canais de distribuio reversos.

1.2 Desenvolvimento Sustentvel/Gesto Ambiental

O mundo contemporneo enfrenta, dentre centenas de outros, um desafio crucial, qual trata-se de se utilizar da fora do mercado em prol do ambiente e no contra ele. interessante ressaltar que estas empresas esto envolvidas em uma realidade em que atendem a clientes que zelam por atitudes ambientalmente responsveis, portanto, este desafio atingido est atrelado expressar uma boa imagem institucional. (TACHIZAWA, 2008). Seguindo o pensando do mesmo autor, o encurtamento dos ciclos de vida dos produtos outra questo que influncia o retorno dos materiais que sobram do psconsumo e que precisam ser descartados, deste modo, pode ser observado que a relao meio ambiente consumo se tornou algo constante, visto isso, a Logstica Reversa tem um papel de grande relevncia para que os resduos resultantes desse sistema no sejam descartados em lugares imprprios, alm disso, esses resduos podem se tornar fonte de renda organizao. A partir desta relao, Tachizawa discorre sobre o cenrio empresarial atual e sua relao com meio ambiente, esses tempos em que se afloram significativas mudanas de paradigmas podem estar sinalizando a migrao para um novo contexto empresarial, que perfeitamente caracterizado como gesto de negcios de forma socialmente responsvel e ecologicamente correta, este modelo empresarial que vem se fundamentando, visto que, a sua repercusso tem sido positiva em um mercado cada vez exigente. A partir, dessa base terica apresentada e de suas tecnologias, sero analisados os resultados obtidos na pesquisa relacionados ao desenvolvimento sustentvel. possibilidade de

2 METODOLOGIA

www.unioeste.br/eventos/conape
www.unioeste.br/eventos/conape

II Congresso Nacional de Pesquisa em Cincias Sociais Aplicadas II CONAPE Francisco Beltro/PR, 02, 03 e 04 de outubro de 2013.

Para que fosse possvel alcanar os objetivos apresentados pela presente pesquisa, a elaborao deste artigo foi realizada atravs de pesquisa descritiva. No que diz respeito coleta de dados foi realizada por meio de questionrios fechados, com carter interpretativo e natureza quantitativa, para entendimento deste tipo de pesquisa, esclarece Fonseca (2002, p. 20).
''Diferentemente da pesquisa qualitativa, os resultados da pesquisa quantitativa podem ser quantificados. Como as amostras geralmente so grandes e consideradas representativas da populao, os resultadosso tomados como se constitussem um retrato real de toda a populao alvo da pesquisa. A pesquisa quantitativa se centra na objetividade. Influenciada pelo positivismo, considera que a realidade s pode ser compreendida com base na anlise de dados brutos, recolhidos com o auxlio de instrumentos padronizados e neutros. A pesquisa quantitativa recorre linguagem matemtica para descrever as causas de um fenmeno, as relaes entre variveis, etc. A utilizao conjunta da pesquisa qualitativa e quantitativa permite recolher mais informaes do que se poderia conseguir

isoladamente.

Constitudo

no

total

de

quatro

questes,

estas

so

de

natureza

autoexplicativas, em seu prprio contexto, explicavam o sigficado da Logstica Reversa, caso no houvesse conhecimento do conceito do mesmo pelo questionado, as mesmas buscavam o domnio do conceito do tema proposto pelos respondentes, associando a Logstica Reversa com as questes ambientais e empresariais. Os questionrios foram elaborados na plataforma do Google Docs, e seu link foi disponibilazado em uma rede social do meio acadmico, no Facebook da UTFPR- Cmpus Pato Branco, esta rede composta no somente por acadmicos, mas tambm por servidores da instituio, os integrantes dessa rede foi o universo a ser estudado e os cem questionrios a amostra, a tabulao dos dados foi elaborado conciliando grficos para subsdio das anlises. As anlises foram feitas levando como base os dados quantitativos e estabelecendo uma relao com o marcos tericos pertinentes, assim usamo-os como base para realizar a anlise dos resultados, os quais estaro descritos a seguir.

www.unioeste.br/eventos/conape
www.unioeste.br/eventos/conape

II Congresso Nacional de Pesquisa em Cincias Sociais Aplicadas II CONAPE Francisco Beltro/PR, 02, 03 e 04 de outubro de 2013.

3 APRESENTAO E ANLISE DOS RESULTADOS A partir dos objetivos apresentados e do caminho metodolgico construdo, as anlises de dados emergiram de modo a indicar alguns indcios que sero discutidos a seguir luz do referencial terico proposto. Neste sentido, os principais resultados obtidos atravs da pesquisa realizada apontam para a compreenso da consolidao da Logstica Reversa como um fator agregador de valor ao produto. Tal argumento encontra amparo na significativa porcentagem obtida a partir da resposta dos cem instrumentos respondidos: 76% afirmaram que dariam preferncia s empresas que utilizassem da Logstica Reversa na cadeira produtiva. Outra questo relevante refere-se relao entre Logstica Reversa no contexto ambiental. Tal questo indicou que 94% dos respondentes percebe na Logstica Reversa um fator de suma importncia para o meio ambiente e sua preservao. possvel considerar a partir dos dados obtidos a percepo significativa desta temtica, tendo em vista que a responsabilidade ambiental tem se tornado cada vez mais fundamental nas empresas contemporneas, pois j se tornou algo exigido pelos clientes como um quesito bsico, bem como para o atendimento s diversas legislaes que determinam uma posio correta das empresas, agregando a essas uma imagem de empresa ambientalmente responsvel. Os aspectos analisados anteriormente podem evidenciar a existncia de um processo em andamento de conscientizao da sociedade em dilogo com a legislao justaposta aos mtodos de produo e consumo sustentveis, que visam minimizar os impactos das atividades produtivas ao meio ambiente. Exemplo disso a Resoluo n 258 do Conselho Nacional de Meio Ambiente CONAMA (BRASIL, 1999). Tal resoluo estabeleceu que as empresas fabricantes e importadoras de pneus esto obrigadas a coleta e destino final ambientalmente adequado dos pneus inservveis, o que obriga este segmento a sustentar polticas de Logstica Reversa. Este cenrio permite considerar que a logstica assume papel importante no contexto do processo de consumo, pois pode influenciar nas decises de compra, bem como influenciar direta os processos internos da organizao. Logo, a apropriao das normas ambientais por meio de prticas concretas, a

conscientizao sobre a sustentao do modelo de produo no somente uma www.unioeste.br/eventos/conape


www.unioeste.br/eventos/conape

II Congresso Nacional de Pesquisa em Cincias Sociais Aplicadas II CONAPE Francisco Beltro/PR, 02, 03 e 04 de outubro de 2013.

questo transitria, mas, uma reorientao da produo e do consumo para um desenvolvimento sustentvel. Deste modo, a logstica pode ser um sistema que permita minimizar o impacto ambiental, no s dos resduos provenientes das etapas de fabricao e do psconsumo, mas tambm dos impactos durante o ciclo de vida dos produtos. Atrelado s questes contemporneas da logstica, est presente o marketing de consumo, que tem sido elaborado a partir de novas abordagens com olhares voltados para o desenvolvimento sustentvel, assegurando uma vantagem competitiva de seus produtos e introduzindo as empresas em mercados com padres de exigncias mais rigorosos. H que se considerar ainda, a perspectiva em relao reduo de custos, decorrente do reaproveitamento de materiais e a economia com embalagens retornveis j estabelecidas com esse objetivo em seu planejamento, que compensam o investimento em forma de receita, estimulando novas iniciativas em desenvolvimento e melhoria dos processos de logstica reversa. Na reciclagem de latas de alumnio, por exemplo, h uma economia de 95% da energia eltrica que expressivo quando se considera que a energia eltrica representa 70% do custo de fabricao do alumnio (LEITE, 2003, p. 121). O planejamento da produo com custos reduzidos e menores em relao aos seus concorrentes promovem outra vantagem, ou seja, a dinmica prevista pela Logstica Reveresa a partir do retorno de produtos se torna um diferencial que criam fidelidade com os clientes. Dessa forma, empresas que possuem um processo de Logstica Reversa bem administrada tendem a se diferenciarem no mercado, uma vez que podem atender aos seus clientes de modo qualificado, influenciando tambm em uma diferenciao da imagem corporativa. Neste mbito, verifica-se que muitas empresas se utilizam da Logstica Reversa estrategicamente de modo a posicionar-se como empresa responsvel socialmente, contribuindo com a comunidade por meio de aes de gerao de renda junto s pessoas e organizaes que exploram a coleta de resduos. Com isso, as empresas valorizam suas marcas e por decorrncia, seus produtos. Estes fatores podem no ser a nica razo pela qual os clientes adquirem seus produtos, mas elas so consideradas relevantes estratgias de marketing.

www.unioeste.br/eventos/conape
www.unioeste.br/eventos/conape

II Congresso Nacional de Pesquisa em Cincias Sociais Aplicadas II CONAPE Francisco Beltro/PR, 02, 03 e 04 de outubro de 2013.

Os elementos inseridos nesta discusso dialogam tambm com as possibilidades de melhorias dos padres de processos - voltados aos servios ou produo de bens - oferecidos aos clientes, pois, a Logstica Reversa pode representar uma estratgia para agregar valor ao produto/servio de vrias formas, desde fornecer um instrumento de base ao marketing de relacionamento com o consumidor aps a compra at oferecer um servio orientado para a preservao ambiental. Esta melhoria citada pode ser concebida no sentido de desenvolver uma vantagem competitiva sustentvel para as empresas, visto que as introduzidas no servio ao cliente de uma empresa, no so facilmente adaptadas pelos competidores como o so as mudanas no produto, no preo e na promoo, por dependerem de questes singulares, tais como a cultura organizacional, prticas de liderana e dinmicas de trabalho. A pesquisa tambm buscou identificar o conhecimento dos respondentes sobre a Logstica Reversa. Neste quesito, somente 31% indicou saber o conceito de Logstica Reversa, o que evidencia que este sistema ainda pouco conhecido pelos consumidores. A questo seguinte tinha como objetivo verificar o conhecimento dos consumidores em relao s empresas que possuam o sistema de Logstica Reversa. Em resposta, 73% manifestaram no conhecer nenhuma empresa que possua este sistema, ou seja, este vetor est sendo pouco divulgado ou pouco aplicado nas empresas. Acredita-se que a falta de conhecimento ao assunto, est diretamente vinculada em ser o conceito recente tanto no espao acadmico quanto empresarial, todavia, h iniciativas de pesquisas e publicaes consistentes sobre a temtica. Isto permite argumentar que as empresas que no possuem proximidade com os sistemas logsticos e suas benfeitorias podem estar deixando de explorar vantagens citadas acima. Outra questo a ser avaliada, a polissemia acerca da logstica reversa, assumindo diversas nomenclaturas tanto no contexto do marketing quando de outras reas da Administrao, demandando da adequao de termo para que a identificao pelo seu pblico alvo seja mais eficiente.

www.unioeste.br/eventos/conape
www.unioeste.br/eventos/conape

II Congresso Nacional de Pesquisa em Cincias Sociais Aplicadas II CONAPE Francisco Beltro/PR, 02, 03 e 04 de outubro de 2013.

Abaixo podem ser analisados os grficos dos resultados obtidos na pesquisa e que foram citados acima, o questionrio, como foi dito anteriormente, foi elabora do com questes objetivas.

Grfico 1 - Relao de consumidores/clientes que conhecem o conceito de logstica reversa. Sendo sim, representando quem conhece e no para os que no conhecem. Fonte: Dados Pesquisa, 2013.

Grfico 2 - Relao de consumidores/clientes que a logstica reversa importante para o meio ambiente. Fonte: Dados Pesquisa, 2013.

www.unioeste.br/eventos/conape
www.unioeste.br/eventos/conape

II Congresso Nacional de Pesquisa em Cincias Sociais Aplicadas II CONAPE Francisco Beltro/PR, 02, 03 e 04 de outubro de 2013.

10

Grfico 3 - Relao de consumidores/clientes que conhecem ou desconhecem alguma empresa que trabalhe com a logstica reversa. Fonte: Dados Pesquisa, 2013.

Grfico 4 - Relao de consumidores/clientes que dariam preferencia a uma empresa decorrente do seu trabalho com a logstica reversa. Fonte: Dados Pesquisa, 2013.

CONSIDERAES FINAIS

www.unioeste.br/eventos/conape
www.unioeste.br/eventos/conape

II Congresso Nacional de Pesquisa em Cincias Sociais Aplicadas II CONAPE Francisco Beltro/PR, 02, 03 e 04 de outubro de 2013.

11

Esta pesquisa teve o propsito de analisar o quo importante pode ser para os consumidores que s empresas usem a Logstica Reversa como um sistema da corporao, alm disso, mensurar o ndice de divulgao que tal sistema tem repercutido na sociedade fsica e jurdica. Assim, a partir dos questionrios respondidos devemos, primeiramente, levar em conta que o universo desta pesquisa se tratou de universitrios e servidores da Universidade Tecnolgica Federal do Paran Cmpus Pato Branco, ou seja, que podem ser consideradas com bom nvel de instruo. Deste modo, pode-se concluir que a Logstica Reversa um fator agregador de valor marca/produto/servio para a empresa que se utilizar dela. Desta maneira, como foi explanado anteriormente, a Logstica Reversa possui mltiplas caractersticas positivas que espelhariam em retornos no somente para a organizao que a utiliza-se, mas tambm para a sociedade. Portanto, foram comprovadas na prtica as teorias presentes neste trabalho. Pode-se dizer destas, principalmente em relao ao desenvolvimento sustentvel, tendo em vista que a questo mais considerada para definir Logstica Reversa fator relevante para a atualidade. Pode-se concluir que objetivos foram concretizados, visto que, pudemos comprovar que a Logstica Reversa de importncia relevante no somente para o desenvolvimento sustentvel, como tambm para o ambiente empresarial, no qual pode-se ser usada a favor do marketing organizacional, por meio da valorizao do conceito do marca/produto/servio do ponto de vista do consumidor.

REFERNCIAS BRASIL.Resoluo CONAMA N 258 de 26 de agosto de 1999. Estabelece que as empresas fabricantes e as importadoras de pneumticos ficam obrigadas a coletar e dar destinao final, ambientalmente adequada, aos pneus inservveis existentes no territrio nacional, na proporo definida nesta Resoluo relativamente s quantidades fabricadas e/ou importadas. Publicao DOU: 02/12/1999. Braslia, 1999. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res99/res25899.html>

Acesso em: Julho de 2013. www.unioeste.br/eventos/conape


www.unioeste.br/eventos/conape

II Congresso Nacional de Pesquisa em Cincias Sociais Aplicadas II CONAPE Francisco Beltro/PR, 02, 03 e 04 de outubro de 2013.

12

CARVALHO, Jos Crespo de; DIAS, Eurico Brilhante - Estratgias logsticas: como servir o cliente a baixo custo. Lisboa. Edies Slabo. 2004. ISBN 978-972-618-3327) FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa cientfica. Fortaleza: UEC, 2002. LEITE, Paulo Roberto. Logstica Reversa: Meio Ambiente e Competitividade. So Paulo: Prenctice Hall, 2003.

MATTAR, F. M. Pesquisa de Marketing. So Paulo: Atlas, 1994. 350p. PROGENRICOS. Disponvel em: < http://www.progenericos.org.br/historia.shtml>. Acesso em: Agosto, 2013.

ROGERS, D. S.; TIBBEN-LEMBKE, R. S. Going Backwards: Reverse Logistics Trends and practices. Reno: University of Nevada, 1999. Disponvel em: <http://www.rlec.org/reverse.pdf>. Acesso em: Agosto de 2013.

TACHIZAWA,

Takeshy;

Gesto

Ambiental

Responsabilidade

Social

Corporativa: Estratgias de Negcios Focadas na Realiadade Brasileira 5 ed. So Paulo: Atlas, 2008.

www.unioeste.br/eventos/conape
www.unioeste.br/eventos/conape

You might also like