You are on page 1of 40

O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA ECONMICO

O funcionamento do sistema econmico. A dinmica dos mercados e seus impactos nas organizaes. A Economia Moderna. As Modernas Estruturas de Mercado.

DEFINIO DE MERCADO Qualquer situao em que compradores e vendedores em potencial entram em contato.

Podemos definir com preciso o mercado de concorrncia perfeita, se levarmos em conta uma caracterstica distintiva: no haver concorrncia perfeita, a menos D bens que sejam idnticos aos que todas as empresas produzam olhos dos compradores. O mercado e tem de ser considerado como o mercado total para um produto nitidamente diferencivel dos demais.

A VARIEDADE DE ESTRUTURAS DE MERCADO

A concorrncia perfeita e o monoplio no so outra coisa seno dois extremos no espectro das estruturas de mercado sob as quais as empresas podem estar funcionando.Na qual em um dos extremos se encontra a concorrncia perfeita e, no outro o monoplio. Para visualizar um padro de estruturas, ser melhor considerarmos um padro triangular com a concorrncia perfeita, o monoplio e o oligoplio, situados nos trs ngulos.

Concorrncia Perfeita (muitas pequenas empresas,cada uma com impacto desprezvel sobre o mercado e outras empresas)
Fazendas

Qualquer estrutura do mercado que no a de concorrncia perfeita constitui uma forma de concorrncia imperfeita.

Dentistas nas cidades grandes

Comumente, as estruturas dos mercados reais contm alguns elementos de monoplio,concorrncia perfeita e concorrncia oligopolstica e podem ser representadas por pontos no tringulo.

Monoplio (nico vendedor sem qualquer concorrente de produtos idnticos).

Fornecedor de energia eltrica

Copiadoras Xerox e IBM

Oligoplio ou Duoplio Duas empresas cujos produtos so idnticos.

Os modelos de estruturas de mercado De um lado, produtos idnticos oferecidos por um grande nmero de empresas. Neste caso, a concorrncia entre as empresas que ofertam considerada perfeita. Do outro, um produto nico, sem substitutos. Um nico fornecedor. Um monoplio, portanto. Estes so os extremos no espectro das estruturas de mercado, sob as quais as empresas podem estar funcionando. claro que no podem ser consideradas as nicas estruturas de mercado predominantes no mundo atual. Todas as estruturas que no se encaixam em uma concorrncia perfeita devem ser consideradas no mbito de uma concorrncia imperfeita.

GUIA DE MERCADO DE CONCORRNCIA IMPERFEITA

Monoplio : Empresa nica, o produto no tem substitutos prximos. Ex: Uma companhia telefnica municipal. Oligoplio : Pequeno nmero de empresas, produtos idnticos ou muito semelhantes. Ex: Automveis (GM, Ford, Chrysler, etc). Concorrncia Monopolstica : Grande nmero de empresas que vendem produtos diferentes, porm semelhantes. Ex: Lojas de varejo (embora essas lojas freqentemente concorram diretamente com lojas vizinhas, e, nesse caso, existem aspectos oligopolsticos), mdicos, dentistas.

Estruturas Mistas : Empresa nica e muito grande, alguns pequenos concorrentes, ou poucas empresas grandes e muitas empresas pequenas. Ex: As grandes empresas dominam e as pequenas as seguem. O resultado efetivamente o monoplio ou o oligoplio. A maior parte dos oligoplios (indstria de ao,por exemplo) tem um grande nmero de pequenas empresas em suas margens. Monopsnio : Comprador nico. Ex: O governo, no mercado de equipamentos para defesa nacional. Oligpsnio : Poucos compradores. Ex: Venda de verduras ou frutas para conserva frigorificada ou enlatados. Barganha Bilateral : O comprador e o vendedor so importantes no mercado. Ex: A General Motors comprando ao da Steel.Grandes empresas negociando com os sindicatos trabalhistas mais importantes.

A ESTRUTURA DO MERCADO Nos primrdios do surgimento de uma sociedade de mercado o sistema econmico era originalmente caracterizado por grande nmero de pequenas empresas. No entanto, outros sistemas despontavam, concentrando a produo cada vez mais em mos de relativamente poucas unidades muito grandes e poderosas. Nos dizeres de Lancaster, a natureza do mercado da empresa e a determinao de seus concorrentes mais prximos nem sempre se constituem uma tarefa simples e linear. Uma nica ferrovia pode caracterizar um mercado monopolista de transporte ferrovirio. Mas, se comparado com outras opes de transporte, j no se pode afirmar com segurana que se trata de um monoplio. Talvez uma concorrncia monopolista, porque se trata de um servio relativamente homogneo, embora diferenciado.

[1]

Neste mercado de concorrncia perfeita competem muitas pequenas empresas, cada uma com impacto desprezvel sobre o mercado como um todo e sem qualquer impacto direto sobre qualquer outra empresa. No outro vrtice se situa o monoplio. Neste mercado existe um nico vendedor sem quaisquer concorrentes que vendam produtos idnticos ou semelhantes. No terceiro e ltimo vrtice estaria representado o oligoplio em sua forma extrema, o duoplio, onde concorrem duas empresas cujos produtos so idnticos.

de se notar, ainda, que a concorrncia imperfeita no est, necessariamente, limitada ao lado vendedor do mercado, embora este seja o caso mais freqente. O mercado pode ter muitos vendedores, mas somente um comprador, caracterizando-se, assim, o monopsnio. Tambm pode existir um mercado composto por muitos vendedores, mas com poucos compradores, o que configura um oligopsnio. Tome-se o caso, por exemplo, de uma ou duas indstrias que processam produtos agrcolas, como aquelas que compram toda a produo de laranjas para extrao do suco. Ou, ainda, o caso de granjas que comercializam seus produtos com um ou dois frigorficos especializados no abate e exportao de frangos.

Compradores e vendedores interagem, portanto, em diversas estruturas de mercado. Entre os fatores que dimensionam e do forma a estas estruturas de mercado destacam-se oito, a saber:

1) A quantidade de empresas vendedoras que atuam neste mercado; 2) A dimenso destas empresas, no que se refere ao seu poder de compra e poder de negociao, no sentido amplo do termo; 3) O grau de interdependncia entre as empresas que atuam no mercado; 4) As similitudes ou diferenciaes entre os produtos destas distintas empresas;

5) A natureza e a quantidade de consumidores (empresas e indivduos); 6) A extenso das informaes que tanto os consumidores como as empresas vendedoras dispem sobre os demais produtos transacionados neste mercado, notadamente aquelas referentes a preos e condies comerciais; 7) O grau de habilidade que as empresas individuais dispem para influenciar a procura no mercado como um todo, pelas mais diversas formas, como a promoo do produto, aspectos qualificativos, facilidades de comercializao etc.; 8) A facilidade com que as firmas entram e saem da indstria (aqui subentendido o setor ou ramo de produo).

Segundo esta classificao, existiriam, tanto do lado da oferta como do lado da procura, trs situaes possveis: apenas um agente econmico, uma pequena quantidade de agentes e uma grande quantidade de agentes econmicos. A combinao destas trs situaes com a oferta e a procura leva construo de uma matriz de nove diferentes estruturas possveis, conforme dispostos na figura que se segue.

Consumidores

Estrutura de Mercado

Grande Quantidade de consumidores

Monoplio

Oligoplio

Concorrncia perfeita

Pequena Quantidade de consumidores

Quasemonoplio

Oligoplio bilateral

Oligopsnio

Um nico consumidor

Monoplio bilateral

Quasemonopsnio

Monopsnio

Um nico vendedor

Pequena quantidade de vendedores

Grande quantidade de vendedores

vendedores

Segundo esta classificao, a concorrncia perfeita, tal como j vimos antes, seria caracterizada por uma grande quantidade de participantes nos dois lados considerados oferta e procura. Por sua vez, o monoplio seria uma situao em que existiria somente uma empresa vendendo para grande quantidade de compradores. Se, ao contrrio, existissem muitos vendedores e uma s empresa compradora, configurarconfigurar-se se-ia uma situao de monopsnio monopsnio. .

Oposta situao de concorrncia perfeita, seria caracterizada uma outra situao extrema: a de um monoplio bilateral, em que se relacionariam uma s empresa compradora e uma s empresa vendedora. Entre estes quatro extremos poderiam figurar as situaes definidas como quase quase-monoplio e quase quase-monopsnio, em que o nico vendedor ou o nico comprador teria de se confrontar com um pequeno nmero de compradores ou de vendedores, respectivamente Os oligoplios existncia de uma pequena quantidade de empresas vendedoras e uma grande quantidade de compradores , assim como os oligopsnios uma pequena quantidade de empresas compradoras e uma grande quantidade de empresas vendedoras so, na realidade, as situaes que mais se aproximam das estruturas de mercado encontradas atualmente.

Por ltimo em nossa anlise sobre a estrutura de mercado, o oligoplio bilateral caracteriza caracteriza-se por pequena quantidade de vendedores e tambm uma pequena quantidade de compradores. Nos dias de hoje, ganha destaque uma estrutura de mercado denominada concorrncia monopolstica, que configura uma situao de mercado na qual existem muitas empresas vendendo produtos diferenciados que sejam substitutos prximos entre si. O caso de pasta de dente, por exemplo. Ou de refrigerantes. Existem vrias marcas, mas, ao adquirir o produto, escolhemos quase sempre uma delas. Assim, o produtor desta determinada marca usufrui vantagens caractersticas de um monopolista, oferecendo seu produto a um preo que lhe convm e maximizando seus lucros com base nos preceitos desta particular estrutura de mercado.

Cada produtor de um bem diferenciado (ou de um bem em relao ao qual se possam induzir os consumidores a acreditar que no seja idntico aos das empresas rivais) tentar aumentar a demanda de seu bem diferenciado em particular. A tcnica mais amplamente conhecida desse tipo de atitude a publicidade, que se utiliza dos meios de comunicao com a finalidade de levar at o consumidor uma exposio cuidadosamente elaborada, a qual enfatiza os aspectos do produto que vendedor acredita sejam desejveis aos olhos do consumidor. Outras tcnicas fazem uso de vendedores ou de truques, tais como brindes aos compradores. Todas essas tcnicas envolvem custos de venda, os quais a empresa deve compensar com ganhos potenciais nas vendas.

Vejamos alguns detalhes significativos de algumas das estruturas de mercado aqui citadas. Para isto, consideraremos nossa anlise num perodo de tempo que chamaremos de curto prazo. Adotando esta premissa, as condies que serviro de base para a anlise estaro definidas e no se alteraro neste espao de tempo.

Concorrncia Perfeita Esta estrutura de mercado representa o funcionamento ideal de uma economia: nenhum dos agentes capaz, isoladamente, de influenciar a quantidade de produtos que sero oferecidos, nem tampouco seus requisitos de qualidade e preo. A concorrncia perfeita supe o pleno funcionamento do mecanismo de preo como orientador da quantidade a ser oferecida e, igualmente, que ser adquirida pelos consumidores.

Dentre as hipteses deste modelo destacamdestacam-se: 1) A existncia de uma grande quantidade de vendedores e compradores: TrataTrata -se de um suposto fundamental para a configurao do mercado de concorrncia perfeita uma quantidade muito grande de agentes econmicos empresas vendedoras e consumidores interagindo nos movimentos de venda e compra de bens e servios.

2) Homogeneidade dos produtos Esta uma condio basilar no modelo de concorrncia perfeita. Supe que no existem diferenas entre os produtos oferecidos. Os compradores podem, assim, adquirir o produto de qualquer ofertante. 3) Transparncia das informaes de mercado Tanto os vendedores como os compradores tm amplo acesso a todas as informaes do mercado, tanto no que se refere a preos como quantidade, qualidade e outras informaes. Tambm os aspectos referentes a custos e lucros dos concorrentes so conhecidos, o que faz com que no haja interesse por venda a preo abaixo daquele vigente no mercado.

4) Condio dos agentes como tomadores de preo Esta peculiaridade do mercado de concorrncia perfeita diz respeito ao fato de que, dado o conhecimento das condies do mercado, tanto vendedores como compradores se sujeitaro ao preo de mercado, no agindo no sentido de reduo posio compradora ou aumento do mesmo posio vendedora, por absoluta impossibilidade de o fazerem.

5) Facilidade para entrar ou sair do mercado Os agentes no sofrem barreiras acentuadas para entrar ou sair do mercado em que esto atuando, nem de ordem econmica e nem de ordem legal. Inexistem, portanto, direitos de propriedade ou patentes, por exemplo, que, muitas vezes, impedem a entrada de novos ofertantes. Tampouco barreiras legais resultantes da ao governamental, por exemplo, como a exigncia de determinadas condies para o estabelecimento de empresas em diversos mercados, como o caso da ao da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa, no particular aspecto da indstria farmacutica, instalao e operao de laboratrios e farmcias no territrio nacional.

Monoplio Dentre as estruturas clssicas bsicas de mercado, o monoplio constitui o extremo oposto da concorrncia perfeita: neste modelo, existe apenas um ofertante de um bem ou servio que no apresenta um substituto prximo, ou seja, que no possui concorrente no mercado em questo. Assim, o monopolista exerce uma grande influncia na determinao do preo a ser cobrado do comprador. As hipteses do modelo monopolista de mercado fundamentamfundamentam-se em:

A) Existncia de uma nica empresa ofertante para o produto Quer seja por condies de acesso a determinada matriamatria-prima, deteno de patente industrial sobre o produto e/ou processo de fabricao ou mesmo direitos autorais, no caso de determinados servios exclusivos de um nico prestador, este mercado atendido por um nico ofertante, sem possibilidade de acesso imediato de um competidor.

B) Inexistncia de produtos substitutos prximos O produto oferecido de tal complexidade ou a sua obteno o que impossibilita a existncia de outros substitutos prximos no mercado. C) Existncia de barreiras entrada de novas firmas na indstria A participao da firma nesta indstria aqui o conceito de indstria se refere a todo o segmento de atuao requer, por exemplo, um aporte de capital e um conhecimento tcnico que podem inviabilizar a entrada de novas firmas participantes. Dentre os motivos que impedem a entrada de novos players participantes, no jargo moderno figuram:

1. Existncia de economias de escala Os rendimentos de escala caracterizam uma possibilidade de obteno de maior quantidade produzida por recurso de produo utilizado. Portanto, se a um dado produtor possvel executar sua produo tal que haja reduo dos custos e, como decorrncia, obter economia no custo total de produo, seus rendimentos de escala sero positivos e iro, muitas vezes, impedir o acesso de outros fabricantes ao mercado especfico, dadas as condies de competitividadecompetitividade-preo da advindas.

Geralmente, as empresas que atuam em condies monopolistas apresentam um elevado custo fixo de produo custos que no aumentam em funo do crescimento da quantidade oferecida, como o caso, por exemplo, do aluguel que se paga: independente da quantidade produzida, o valor do aluguel a ser pago pelo uso de determinado imvel industrial ser aquele fixado contratualmente. Por sua vez, os custos variveis custos que aumentam com base na quantidade produzida e/ou comercializada, como o caso da matriamatria -prima que compe o produto oferecido: quanto maior a quantidade oferecida, maior a incidncia de custos com matriamatriaprima incorporada ao produto so relativamente baixos.

Assim, os custos fixos que so includos no custo de produo so distribudos por uma quantidade cada vez maior de unidades oferecidas na medida em que a produo aumenta. Assim, a curva de custo mdio resultado da soma de todos os custos divididos pela quantidade produzida ser decrescente em uma larga faixa de produo. Da surge a condio de monoplio natural. TomeTome-se o caso, por exemplo, de companhias de energia eltrica, servio telefnico, transporte ferrovirio e outros. O custo para se oferecer inicialmente tais servios foi de expressiva magnitude. Uma vez efetuado tal investimento, os custos para oferecimento dos servios sero decrescentes para uma extensa faixa quantitativa de consumidores e usurios.

1. Controle sobre a matriamatria-prima Esta constitui uma das mais praticadas formas de controle do acesso de novos ofertantes em determinados mercados, dificilmente contornvel. 1. Direitos autorais e patentes de produo Ao lado de controle sobre o fornecimento de matriamatria-prima, o privilgio de uma cartacarta-patente confere ao produtor condies monopolsticas invejveis, porque impede o acesso de outros fabricantes tecnologia de produto ou tecnologia de processo, conceitos j abordados anteriormente, quando analisamos os fatores de produo.

1. Existncia de monoplios legais TrataTrata -se de uma barreira de entrada a novos ofertantes de determinados produtos e/ou servios. VejaVeja-se, por exemplo, a concesso efetuada a determinadas empresas privadas para a explorao de determinados servios, como abastecimento de gua, fornecimento de energia eltrica, transporte coletivo etc.. Ao Governo compete a fiscalizao da quantidade e qualidade do servio oferecido e a imposio de preos e taxas a serem cobrados. Em outros casos, o Estado toma para si a explorao de determinados recursos minerais estratgicos, como o petrleo, por exemplo, constituindo um monoplio estatal.

Concorrncia Monopolstica Quando evidenciamos algumas caractersticas deste particular modelo de mercado j foi possvel detectar que ele se insere entre a concorrncia perfeita e o monoplio. Vejamos porque, mais detidamente. Tambm aqui existem muitos ofertantes concorrendo entre si, cada qual disputando freneticamente uma frao do mercado total. Existe, como outro elemento comparativo, certa facilidade para entrar ou sair do mercado. E tambm um terceiro fator, que diz respeito caracterstica dos produtos oferecidos: eles so substitutos muito prximos, porm, com elementos diferenciadores que os tornam nicos.

Na realidade, a diferenciao caracteriza a maioria dos mercados existentes. Assim, os perfumes, os automveis, os equipamentos eletrnicos de entretenimento e at mesmo restaurantes so diferentes uns dos outros. E esta diferenciao que ir possibilitar ao produtor o poder de monoplio, dado que somente ele produz este particular tipo de bem ou servio. Ento, da advir a sua liberdade para fixao do preo, tal como ocorre no monoplio. Do lado da demanda, os aumentos de preo podero provocar redues nas quantidades adquiridas, j que existem substitutos prximos, ainda que no renam todas as caractersticas do produto normalmente adquirido. Esta reduo na quantidade adquirida por conta de uma elevao dos preos pode ser igualmente acompanhada de uma ampliao da quantidade adquirida quando os preos se reduzem.

Esta resposta da quantidade demandada s variaes percentuais do preo constitui o que se convencionou chamar de elasticidadeelasticidade-preo da demanda . Por ora, fica o registro de que uma demanda elstica uma das caractersticas de estrutura de mercado do tipo concorrncia monopolista. Oligoplio As condies que favorecem o surgimento de uma estrutura de mercado do tipo oligoplio so parecidas com aquelas que prevalecem no monoplio, tais como os rendimentos de escala, o controle sobre as matriasmatrias -primas e a existncia de patentes e licenas de uso de marcas.

Uma das formas de verificao da existncia de oligoplio que, como j referido, caracteriza um dos modelos mais praticados nas economias desenvolvidas ou em desenvolvimento nos dias de hoje por meio do ndice de concentrao da indstria, que fornece o percentual da produo total da indstria que controlada pelos quatro (ou oito) maiores produtores. No caso de oferta de produtos como o cimento e o alumnio, que so considerados substitutos perfeitos entre si e, portanto, homogneos, a pequena quantidade de ofertantes caracteriza um oligoplio puro ou oligoplio perfeito. O oligoplio diferenciado caracterizado por uma concentrao de poucos ofertantes de produtos que possuem algum diferencial entre si, como o caso da indstria de cigarros e indstria automobilstica, dentre outros.

O fenmeno da cartelizao de preos e condies comerciais decorrncia da existncia de um oligoplio. O cartel uma organizao formal de produtores dentro de um mesmo segmento de atuao, ou seja, no mago de uma indstria, na forma como aqui conceituado. Assim, esta organizao formal protege os poucos participantes da indstria, dividindo entre si a produo e demais polticas, objetivando a maximizao dos lucros totais do cartel.

No entanto, alguns autores apontam a instabilidade dos cartis, em razo da existncia de capacidade ociosa em vrios dos ofertantes. Esta ociosidade um forte estmulo ao nono-cumprimento das condies pr prestabelecidas pelo cartel. As anlises efetuadas indicaram que existe uma elevada interdependncia entre os participantes de um oligoplio. As decises sobre preo e condies de equilbrio sero emanadas do conjunto dos ofertantes, de forma interdependente, em razo direta das condies de cada participante. Em outras palavras, a deciso de um ofertante influi no comportamento econmico dos demais ofertantes. Passos & Nogami oferecem um resumo das quatro principais estruturas de mercado, adaptadas no quadro que se segue:

Caractersticas das Principais Estruturas de Mercado


Quantidade de empresas ofertantes Condies de Entrada e Sada Influncia sobre o preo

Estrutura

Tipo de produto

Alguns exemplos

Concorrncia perfeita

Muitas

Produto homognio Produto nico sem substituto prximo Produto diferenciado Homognio ou diferenciado

Fcil

Nenhuma (so tomadoras de preo)

Produtos agrcolas

Monoplio

Uma nica

Difcil

Forte

Servios telefnicos

Concorrncia monopolstica Oligoplio

Muitas

Fcil

Leve

M u Poucas i t a

Comrcio varejista, restaurante Cimento, automveis

Difcil

Considerada

FIM DESSE MDULO.

You might also like