You are on page 1of 9

BACHARELADO EM ADMINISTRAO

PRODUO TEXTUAL 1 6 SEMESTRE DISCIPLINA Gesto de Pessoas II Operaes e Logstica Estratgia de Marketing Administrao da Produo PROFESSOR Elisete Zampronio Gisleine Fregoneze Henry Nonaka Luiz Antnio Gabriel

TEMA DO SEMESTRE: GESTO DE PROCESSOS, PESSOAS E COMPETITIVIDADE

Objetivo: Aprofundar seus conhecimentos atravs da viso sistmica na administrao de uma empresa, empregando a interdisciplinaridade na gerncia e na tomada de deciso.

A D M I N I S T R A O B A C H A R E L A D O

Orientaes:

O trabalho ser realizado individualmente ocorrem no semestre;

importante que vocs leiam os materiais disponveis das disciplinas que Alm da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se que a biblioteca digital tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT; acesse a Biblioteca Digital, clique em Padronizao e escolha as opes Trabalhos acadmicos Apresentao e Modelo para elaborao de Trabalho fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho);

O trabalho deve ser postado no portfolio, na pasta especifica. orientaes.

Acadmico.

Lembre-se que seu tutor eletrnico esta disposio na sala do tutor, para ATENO: atente-se para o prazo de envio da atividade.

UNOPAR VIRTUAL

BACHARELADO EM ADMINISTRAO
Fazer a Produo Textual com antecedncia fundamental, assim, vocs tero tempo de l-la vrias vezes, e isto importante para o sucesso do trabalho acadmico.

Observaes: - Os alunos que cursam disciplinas do 6 Semestre em regime de dependncia ou adaptao devem realizar o trabalho individualmente.

A D M I N I S T R A O B A C H A R E L A D O

UNOPAR VIRTUAL

BACHARELADO EM ADMINISTRAO
Desenvolvimento do Trabalho: O aluno dever escolher uma empresa de qualquer segmento de negcios (de comrcio, indstria ou prestadora de servios), desde que a empresa oferea estrutura A empresa escolhida pode ser a mesma onde um dos alunos da equipe trabalha. que possibilite o desenvolvimento do trabalho que ser relatado a seguir.

A partir da empresa escolhida e fundamentando-se na literatura indicada, o aluno


dever desenvolver a seguinte atividade:

Estrutura do trabalho:

A produo textual dever ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas ABNT Na Introduo, o aluno dever citar o que ser desenvolvido, o objetivo geral e Na sequncia a equipe dever apresentar a empresa pesquisada, fazendo um breve No corpo do trabalho (desenvolvimento) o aluno dever colocar todo o contedo do trabalho, seguindo os itens relatados a seguir, fundamentando-os teoricamente de Na concluso destacar como os objetivos descritos na introduo foram atingidos e Por fim, citar a bibliografia utilizada e devidamente referenciada durante o trabalho. qual a contribuio que esse trabalho proporcionou ao crescimento dos alunos. acordo com os livros indicados. histrico dela; objetivos especficos desse trabalho. (Capa, Folha de rosto, Sumrio, etc.).

A D M I N I S T R A O B A C H A R E L A D O

UNOPAR VIRTUAL

BACHARELADO EM ADMINISTRAO
Matriz para desenvolvimento da atividade.

Introduo Na introduo vocs devero fazer um relato dos assuntos que sero abordados. aconselhvel que a introduo seja elabora somente aps a concluso do texto. Desta forma, vocs conseguiro descrever exatamente o que foi feito em todo trabalho.

Desenvolvimento O desenvolvimento a parte principal do trabalho. No desenvolvimento, vocs demonstram que do conta do tema: descrevam o diagnstico, aprofundam conceitos, defendem idias e tambm apresentam idias de outros autores. 1 Etapa Diagnstico

A D M I N I S T R A O B A C H A R E L A D O

Nesta primeira etapa vocs devem escolher uma empresa de servio, comrcio ou indstria em qualquer setor (desde que seja possvel levantar todos os itens solicitados abaixo) e na sequncia devem realizar o diagnstico dos tpicos descritos abaixo, ou seja, como desenvolvido as atividades. Para tanto,

necessrio que voc realizem um roteiro de pesquisa.

1) Estrutura Organizacional: Elaborar um organograma que mostre as relaes de hierarquia, comando e diviso de responsabilidades dentro da empresa. Bibliografia indicada: Captulo I do livro Administrao: teoria e prtica no contexto brasileiro, dos autores: SOBRAL, Felipe; PECI, Alketa.(existente na biblioteca digital) Consulte alguns modelos no link abaixo: http://dgi.unifesp.br/seplan/templates/docs/seplanmodelos_de_estruturas_organizaciona is_material.pdf

UNOPAR VIRTUAL

BACHARELADO EM ADMINISTRAO
2) Gesto Recursos Humanos A equipe dever diagnosticar o processo de gesto de pessoas. Para isso, devero identificar e descrever os processos e sistemas existentes na organizao, dos itens abaixo relacionados, realizando uma anlise fundamentada na bibliografia indicada. 2.1 - Gesto do Capital Humano: De acordo com os conceitos de gesto de pessoas e capital humanos abordados no curso de Administrao e encontrados no livro texto, procure identificar a maneira que a empresa pesquisada prtica a gesto de pessoas e identifique se existe uma cultura organizacional volta s pessoas na empresa em questo. 2.2 - Higiene e Segurana no Trabalho: Identificar se existem riscos sade (fsicos e psicolgicos), inerente s tarefas do cargo ou ao ambiente fsico onde so executadas as atividades. Evidenciar as medidas de preveno s doenas ocupacionais. Se for necessrio apresente outras aes empregadas pelas pela empresa pesquisada que no esto previstas nesta parte. 2.3 - Treinamento e Desenvolvimento: Destaque os tipos de treinamentos ministrados, os objetivos pretendidos, o local do treinamento e formas de mensurar os resultados do treinamento. Relacione as aes empregadas para desenvolvimento de pessoas. Procure identificar o volume de Investimentos financeiros empregados no treinamento. 2.4 - Avaliao de Desempenho: Explicar os objetivos que a empresa pretende ao avaliar o desempenho das pessoas. Verificar como ocorre o processo de avaliao de desempenho, quem avalia e quando o avalia. Identificar qual tcnica (instrumento) utilizado na avalio de desempenho e qual a sua eficcia no processo de avaliao.

A D M I N I S T R A O B A C H A R E L A D O

Bibliografia indicada: Gesto de Pessoas II - Ducci, Larissa Z.; Elgenneni, Sara Maria De Melo. Editora Pearson, So Paulo: 2009.

UNOPAR VIRTUAL

BACHARELADO EM ADMINISTRAO
Gesto Estratgia de Recursos Humanos. Hermanson, Boris. So Paulo, SEBRAE, 2009. Disponvel na Biblioteca Digital da UNOPAR.

3) Estratgia de Marketing: Cada organizao vende alguma coisa para um mercado e para isso utiliza-se tambm de um composto promocional na sua divulgao. Muitas vezes esta estratgia no est escrita em lugar nenhum, mas essas informaes podem ser agrupadas por meio de entrevistas e observaes. Nesse sentido, a equipe deve agora: Diagnosticar como se encontra a divulgao dos produtos (ou servios) da empresa. Procurem diagnosticar os seguintes tpicos: 3.1) Qual o pblico-alvo que a empresa busca atingir em suas divulgaes? 3.2) Como empresa esta querendo ser reconhecida no mercado? (Pela anlise do material de divulgao voc pode verificar isso: por exemplo, a mais barata, a que tem maior variedade, a de melhor atendimento, a mais confivel etc. Isso se chama posicionamento). 3.3) Em que mdia ela divulga seus produtos (ou servios)? (TV, panfletos, marketing Direto, venda pessoal, promoo de vendas, etc.) 3.4) Qual a mensagem escrita no(s) material(is) publicitrio(s)? 3.5) A empresa faz uso de alguma ferramenta de rede social (Facebook, Orkut, Tweeter, etc.) para promover seus produtos (ou servios)? Caso sim, como ela a(s) utiliza? 3.6) Qual a freqncia de uso do material promocional (1x por semana, todo dia, etc.)? 3.7) A empresa faz a verificao da eficcia do seu material promocional? Caso sim, como ela faz isso? 3.8) A empresa j fez alguma campanha de divulgao? Caso sim, voc pode descrev-la em detalhes como foi realizada?

A D M I N I S T R A O B A C H A R E L A D O

Bibliografia indicada: Estratgia de Marketing Administrao - Azevdo, Alexandre Cabral; Galo, Fabiano Palhares. Editora Pearson, So Paulo: 2009.

UNOPAR VIRTUAL

BACHARELADO EM ADMINISTRAO

4)Administrao da Produo: A equipe dever identificar e descrever os processos e sistemas existentes na organizao, dos itens abaixo relacionados, realizando uma anlise fundamentada na bibliografia indicada.

4.1Input transformado, inputs de transformao, o processo de produo ou operao, outputs, oportunidades e ameaas do macroambiente em relao a essa organizao e importncia da mesma para a regio; 4.2 Como feito o planejamento e controle da produo ou operaes em termos de programao da produo, controle, seqenciamento e carregamento; 4.3 Dos objetivos de desempenho da produo ou operaes, tais como qualidade, custo, rapidez, confiabilidade e flexibilidade, qual ou quais desses objetivos ganhador de pedidos e qual ou quais qualificador, num contexto de estratgia da produo na perspectiva de mercado.
Bibliografia indicada: Administrao da Produo - Januzzi, Ulysses. Editora Pearson, So Paulo: 2009.

A D M I N I S T R A O B A C H A R E L A D O

5) Operaes e Logstica A equipe dever identificar e descrever como o funcionamento dos itens abaixo dentro da empresa e na seqncia realizar uma anlise fundamentada, na bibliografia indicada. 5.1 Como feito o processo / controle de estoque e armazenagem da empresa? 5.2 Descreva como a empresa controla os processos de transportes dentro de sua Cadeia de Suprimentos. 5.3 Na Cadeia de Suprimentos a empresa utiliza algum tipo de sistema de gerenciamento? Se sim, qual , e como funciona? Se no, como realiza o processo de comunicao? Bibliografia indicada: Operaes e Logstica - BAZOLI, Thiago Nunes; e. SILVA, Monica Maria da. Editora Pearson, So Paulo: 2010 .

UNOPAR VIRTUAL

BACHARELADO EM ADMINISTRAO

2 Etapa Anlise Fundamentada

Nesta segunda etapa voc de fundamentar os tpicos pesquisados na empresa e na seqncia, analisar os dados levantados no diagnstico confrontando com a teoria.

Concluso Aqui ento ser apresentado o seu parecer referente a todo contedo que foi apresentado no trabalho. Na concluso voc poder acrescentar o tpico das sugestes.

A D M I N I S T R A O B A C H A R E L A D O

Referncias Este o local onde so mencionados todos os livros, artigos, e materiais utilizados para desenvolvimento do trabalho. A bibliografia, alm de ser referenciada cientificamente, deve corresponder fidedignamente aos autores citados no corpo do trabalho.

UNOPAR VIRTUAL

BACHARELADO EM ADMINISTRAO

Informaes Adicionais: Caso a empresa no possua formalmente estes processos e sistemas em sua estrutura, o aluno dever identificar as pessoas ou setores que so responsveis por essas funes. Para que o aluno consiga levantar estes dados, ele dever no s analisar a empresa, mas tambm entrevistar os seus integrantes.

***Alm

da identificao dos processos e sistemas, o aluno dever fundamentar

teoricamente os itens encontrados com base apenas nos livros indicados, confrontando a teoria com a prtica.

Observao: Como base metodolgica para elaborao da Produo Textual em Grupo, dever ser utilizado o livro texto:

A D M I N I S T R A O B A C H A R E L A D O

Bom trabalho a todos!!

UNOPAR VIRTUAL

You might also like