You are on page 1of 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

L Pr-Reitoria de Gesto e Desenvolvimento de Pessoas - PRGDP Cmpus Universitrio Caixa Postal 3037 37200-000 Lavras (MG)

Aps a autorizao do aplicador, abra o caderno e confira-o conforme as instrues abaixo. Cada questo contm 4 (quatro) alternativas de resposta. Apenas 1 (uma) alternativa responde questo. O formulrio de respostas dever ser preenchido conforme as instrues contidas no prprio formulrio e assinado apenas no espao reservado para esse fim. No ser permitido emprestar ou pegar emprestado qualquer tipo de material (caneta, lpis, borracha) durante a realizao da prova.

ATENO!
O no cumprimento das instrues acarretar desclassificao do(a) candidato(a). O tempo de durao da prova de 4 (quatro) horas e INCLUI o preenchimento do formulrio de respostas. A interpretao das questes faz parte da prova. Este caderno ser obrigatoriamente devolvido ao aplicador ao final da prova. O(a) candidato(a) dever apenas destacar a contracapa na qual se encontra o rascunho do gabarito, que no poder ter nenhuma anotao extra. A devoluo do formulrio e do caderno de prova de inteira responsabilidade do candidato.

Boa Prova!

CONCURSO PBLICO UFLA EDITAL 02/2013 LNGUA PORTUGUESA (QUESTES 1-15)


INSTRUES: Leia o texto 1 para responder s questes 1 a 7 TEXTO 1 TRABALHAR, TRABALHAR, TRABALHAR...
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 J est na hora de encerrarmos de vez aquele papo-dito-popular de que trabalhador brasileiro preguioso, malemolente, louco para no fazer nada e coisital. Ou trabalha se for apertado. Andei consultando uns dados da OIT (Organizao Internacional do Trabalho), agncia multilateral ligada ONU. L est: na indstria, semanalmente, trabalhamos 8 horas a mais que o americano, 11 horas a mais que o alemo e empatamos com os tigres asiticos. Isso, no computando s estatsticas a nossa portentosa e corajosa criatividade. E a nossa capacidade de sobrevivncia? Vai a um caso apenas, para ilustrar. O baiano Vildomar Aparecido dos Santos (vulgo Baio de Dois) ficou perdido por seis meses em Bagd. No sabia falar um a de rabe. E mal escrevia o nome. Mas se virou, vendendo bugigangas e salamaleques no suki de Rusafa. At ser descoberto pelo pessoal da imprensa, com saia, turbante e tudo... E j arranhando o rabe direitinho. Caminhoneiro nosso, por exemplo, rala trs vezes mais que os americanos ou os franceses. E se pegarmos a coisa pelo vis da economia informal? A que o urubu viaja. Camel, por exemplo, no fica na raleira do centro da cidade menos que 12 horas dirias. E de segunda a sbado. O que d 72 horas por semana. Fora domingo, quando o camarada ainda faz mutiro pra ajudar vizinho a levantar o barraco. Ou muda de ramo, pra fazer mais biscate, ali, onde houver maior ajuntamento de povo. s fazer um circuito pelo centro da cidade pra ver, ouvir e conferir. E trampando o feio, pro bonito comer. A me pergunto: pra qu? Pra entregar pro desgoverno, em nome do chamado imposto-cidado? E que imposto esse que nos volta, apenas, com o nome de corrupo? pra pagar a prestao de um sonho ou reinvestir no pesadelo? Qual o perfil de dignidade que deveria sobrar na alma desse trabalhador, aps um dia inteiro de correria da polcia, dos fiscais da prefeitura e at dos prprios patres? O trabalho dignifica o homem, est nos livros. Mas v a gente, outrora pequenos burgueses (os que agora habitamos a pirmide da famigerada Classe C ou D), enfrentar uma ona dessas? Colega meu de Sampa, professor desempregado e meio maluco, foi ao Paraguai. Comprou tudo o que lhe sobrou do FGTS em mercadorias batizadas. Depois fez o teste: alugou, por um dia, um determinado ponto na 25 de Maro. Montou a banca e vendeu tudo o que quis. Voltou com bolhas nos ps, garganta rouca e olho ardendo. Coluna empenada, cec no sovaco e zumbido no ouvido. Taquicardia, presso alta e estresse suficiente pra um ms inteiro. Diz que nunca mais volta. o inferno travestido de purgatrio. Melhor ser professor desempregado... Ou intelectual autnomo da palavra. E eu nem falei ainda dos milhes de brasileiros que apesar do Estatuto da Criana e do Adolescente comeam a trabalhar antes dos 14 anos. J trocando o lpis pela foice, pelos sinais de trnsito e pela enxada.
Fonte: Antonio Barreto (Fragmento) Adaptado. Acesso em 09/11/2012.

QUESTO 1
O texto se configura como: (A) crnica. (B) notcia. (C) reportagem. (D) artigo de opinio.

Pgina

CONCURSO PBLICO UFLA EDITAL 02/2013


QUESTO 2
Assinale o trecho que NO justifica o ttulo do texto: (A) J est na hora de encerrarmos de vez aquele papo-dito-popular de que trabalhador brasileiro preguioso, malemolente, louco para no fazer nada e coisital. (linhas 1 e 2) (B) ...na indstria, semanalmente, trabalhamos 8 horas a mais que o americano, 11 horas a mais que o alemo e empatamos com os tigres asiticos. (linhas 3 e 4) (C) O trabalho dignifica o homem, est nos livros. Mas v a gente, outrora pequenos burgueses (os que agora habitamos a pirmide da famigerada Classe C ou D), enfrentar uma ona dessas? (linhas 21 e 22) (D) o inferno travestido de purgatrio. Melhor ser professor desempregado... Ou intelectual autnomo da palavra. (linhas 27 e 28)

QUESTO 3
Na expresso trampando o feio, pro bonito comer (linha 16), os termos destacados funcionam como: (A) (B) (C) (D) adjetivos. advrbios. interjeies. substantivos.

QUESTO 4
No texto, o autor utiliza estratgias para promover uma aproximao com o leitor. Assinale a alternativa que NO dinamiza essa interao: (A) Uso do humor. (B) Uso de exemplos. (C) Uso de estrangeirismos. (D) Uso de questionamentos.

QUESTO 5
Assinale a alternativa em que o sinal de pontuao NO est adequadamente explicado: (A) A me pergunto: pra qu? (linha 17) [Interrogao: reforo da indignao] (B) Depois fez o teste: alugou, por um dia, um determinado ponto na 25 de Maro. (linhas 24 e 25) [Dois pontos: explicao] (C) outrora pequenos burgueses (os que agora habitamos a pirmide da famigerada Classe C ou D) (linhas 21 e 22) [Parnteses: explicao] (D) E eu nem falei ainda dos milhes de brasileiros que apesar do Estatuto da Criana e do Adolescente comeam a trabalhar antes dos 14 anos. (linhas 29 e 30) [Travesso: mudana de interlocutor]

QUESTO 6
A expresso A que o urubu viaja (linha 12) exprime: (A) oposio. (B) restrio. (C) intensidade. (D) comparao.

QUESTO 7
No texto, o autor faz uso de algumas expresses e frases prprias da lngua oral. Assinale a alternativa que corresponde ao uso formal da lngua: (A) (B) (C) (D) A que o urubu viaja. (linha 12) ...louco para no fazer nada e coisital. (linha 2) o inferno travestido de purgatrio. (linha 27) E trampando o feio, pro bonito comer. (linhas 15 e 16)

Pgina

CONCURSO PBLICO UFLA EDITAL 02/2013


INSTRUES: Leia o texto 2 para responder s questes 8 a 10 TEXTO 2 A MUDANA NO PERFIL DO TRABALHADOR
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 O mundo est mudando, se transformando, evoluindo e a to decantada globalizao da economia est se processando, estimulando a livre concorrncia, impondo novas regras ao mercado. O desenvolvimento tecnolgico impulsiona a todo instante o aumento da produtividade com maior qualidade e menor custo e a sobrevivncia das empresas depende da capacidade de absorver e processar essas mudanas transformando-as em insumo competitivo com rapidez. A integrao do planeta est reordenando os valores e as prioridades da sociedade, interferindo e modificando radicalmente as antigas relaes de trabalho. No faz muito tempo, era costume associar emprego indstria, ao posto de trabalho, estabilidade ou proteo. O mercado absorvia muito bem o operrio padro, disciplinado, leal, pronto a vestir a camisa da empresa. Nos dias de hoje, com o deslocamento do emprego da rea industrial para os servios formais e informais, tudo mudou. Na produo flexvel, o empregado perdeu a vinculao ao posto de trabalho. No mercado em transformao, tornou-se instvel e autnomo. No setor pblico o funcionrio impelido a buscar outro perfil, mais flexvel e rearticulado. Nas empresas, o advento da privatizao tornou as pessoas sensveis nova realidade da globalizao instaurada no mundo e falta de emprego. A nova realidade que se apresenta cria um novo conceito de emprego para os prximos anos: a empregabilidade, que podemos definir como um conjunto de conhecimentos, possibilidades, comportamentos e relaes que tornam o profissional necessrio no apenas para uma, mas para toda e qualquer organizao. Hoje, mais importante que apenas obter um emprego tornar-se empregvel, manterse competitivo em um mercado em mutao. Preparar-se, inclusive, para vrias carreiras e diferentes trabalhos s vezes at simultneos. Os trabalhadores no Brasil desenvolvem hoje estratgias pessoais para incremento da sua empregabilidade, tendo em vista o novo cenrio de globalizao, visando a desenvolver o seu nvel de empregabilidade e adequ-lo s necessidades exigidas pelo cenrio.
Fonte: MACEDO, Joo Ricardo Silva. A mudana no perfil do trabalhador. Disponvel em: pt.shvoong.com/social-sciences/1663136-mudana-perfil-trabalhador Acesso em: 9/11/2012.

QUESTO 8
O objetivo principal do texto : (A) argumentar que a privatizao alternativa mais apropriada para o sucesso das organizaes. (B) demonstrar os fatores que promovem mudanas no mercado de trabalho e no perfil dos trabalhadores. (C) alertar os trabalhadores para a necessidade de qualificao profissional compatvel com as demandas atuais do mercado. (D) distinguir termos como emprego, trabalho e empregabilidade para uma adaptao dos trabalhadores nova realidade.

QUESTO 9
No fragmento: No mercado em transformao, tornou-se instvel e autnomo. (linha 10), a afirmao refere-se ao: (A) (B) (C) (D) mercado. empregado. posto de trabalho. funcionrio pblico.

Pgina

CONCURSO PBLICO UFLA EDITAL 02/2013


QUESTO 10
Das alternativas abaixo, aquela que NO evidencia o ponto de vista do autor em relao s mudanas originadas da prestao de servios formais e informais, : (A) segurana no emprego. (B) autonomia nas decises. (C) flexibilidade na atuao. (D) sensibilidade para a realidade.

INSTRUES: Leia os textos 3 e 4 para responder s questes 11 a 13 TEXTO 3 JUZES CONTRA A INFNCIA: CNJ REV AUTORIZAES SOBRE TRABALHO INFANTIL
1 Uma comisso do Conselho Nacional de Justia passa pente-fino nas decises judiciais que permitiram o 2 trabalho de menores de 16 anos. Embora a Constituio proba qualquer tipo de trabalho at os 14 anos e s 3 autorize a partir dessa idade at os 16 na condio de aprendiz, juzes de primeira instncia deram 33 mil sentenas 4 em sentido contrrio entre 2005 a 2010. 5
Fonte: PATURY, Felipe. Juzes contra a infncia: CNJ rev autorizaes sobre trabalho infantil. Revista poca. Disponvel em: http://colunas.revistaepoca.globo.com/felipepatury/tag/trabalho-infantil/ Acesso em 9/11/2012.

TEXTO 4 PRESIDENTE DO STF QUER LIMITAR TRABALHO INFANTIL


1 2 3 4 5 6 O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Joo Orestes Dalazen, pretende sugerir uma nova regulamentao sobre o trabalho de crianas abaixo de 16 anos. Hoje as autorizaes para que uma criana seja contratada so concedidas pela Justia comum. Dalazen vai propor que o Congresso atribua essa competncia exclusivamente aos juzes do trabalho e defina os critrios para que o adolescente no seja explorado com jornada e atribuies dos adultos. [...] O ministro quer abolir o trabalho infantil domstico.
Fonte: PATURY, Felipe. Presidente do STF quer limitar trabalho infantil. Revista poca. Disponvel em: http://colunas.revistaepoca.globo.com/felipepatury/tag/joao-dalazen/ Acesso em 9/11/2012.

QUESTO 11
Dalazen vai propor que o Congresso atribua essa competncia (texto 4, linha 3). O termo destacado refere-se a: (A) tramitao. (B) autorizao. (C) contratao. (D) regulamentao.

QUESTO 12
Pela leitura dos textos 3 e 4, conclui-se que: (A) (B) (C) (D) O trabalho de menores de 14 anos proibido por lei. Ainda assim, juzes autorizaram tal atividade. Mesmo que o trabalho infantil seja permitido, ainda assim uma comisso ir rever as autorizaes. Para que haja o trabalho de menores de 14 anos, necessrio autorizao de juzes de primeira instncia. Embora a Constituio proba o trabalho de menores de 14 anos, juzes de primeira instncia vo rever autorizaes.

Pgina

CONCURSO PBLICO UFLA EDITAL 02/2013


QUESTO 13
Pela leitura dos textos, NO se pode concluir que o trabalho de menores na faixa entre os 14 e 16 anos: (A) apresenta restries legais. (B) pode ter a autorizao indeferida. (C) pode ser objeto de autorizao judicial. (D) proibido pela Constituio Federal.

INSTRUES: Leia a tirinha para responder s questes 14 e 15

Fonte: Disponvel em: http://centraldastiras.blogspot.com.br/2011/02/mafalda-indicador-de-desemprego.html Acesso em: 9/11/2012.

QUESTO 14
Leia as asseres sobre a tirinha. I II III IV A palavra indicador possui o mesmo sentido nas trs ocorrncias. No terceiro quadro a expresso aaaah!... indica descoberta. No quarto quadrinho o emprego de esse est incorreto, pois o referente indicador foi dito no texto. A expresso o tal indicador refere-se a um indicador indefinido.

Assinale a alternativa CORRETA: (A) As proposies I e II esto corretas. (B) Apenas a proposio II est correta. (C) Apenas a proposio III est correta. (D) As proposies II e IV esto corretas.

QUESTO 15
No segundo quadro da tirinha, a expresso assim s compreensvel no texto por referir-se a/ao: (A) palavra dedo. (B) palavra indicador. (C) gesto da personagem. (D) semblante da personagem.

Pgina

CONCURSO PBLICO UFLA EDITAL 02/2013 MATEMTICA (QUESTES 16-25)


QUESTO 16
A quantidade de gelo do rtico atingiu no dia 16/9/2012 o menor ndice j registrado. A capa de gelo atingiu uma rea 18% menor que o recorde anterior, de 4,17 milhes de km 2, de acordo com o Centro Nacional de Dados do Gelo e da Neve, no Colorado. Os registros so feitos, por satlite, desde 1979.
Fonte: Disponvel em: http://folha.com/no1156155 (adaptado) Acesso em: 19/9/2012.

A rea da capa de gelo medida pelo satlite no dia 16/9/2012 foi de: (A) 3,4194 milhes de km2. (B) 3,3360 milhes de km2. (C) 0,8340 milho de km2. (D) 0,7506 milho de km2.

QUESTO 17
Um agricultor precisa comprar adubo. Ele encontrou as seguintes opes: Embalagem A: 500 g por R$ 20,00 Embalagem B: 600 g por R$ 23,00 O valor mnimo para que ele compre 13 kg de adubo : (A) R$ 483,00. (B) R$ 500,00. (C) R$ 503,00. (D) R$ 520,00.

QUESTO 18
Uma lata de leite em p contm 300 g. O fabricante anuncia que essa lata de leite em p adicionada gua rende 3 litros de leite. A quantidade de leite em p necessria para fazer um copo de 200 mL de leite : (A) 60 g. (B) 30 g. (C) 20 g. (D) 15 g.

QUESTO 19
O preo de uma determinada mercadoria sofreu um acrscimo de 20% e, em seguida, em uma liquidao, um desconto de 15%. Em relao ao preo inicial antes do reajuste, CORRETO afirmar que o preo da mercadoria, depois do desconto, : (A) 2% maior. (C) 4% maior. (D) 2% menor.

Pgina

(B) 5% maior.

CONCURSO PBLICO UFLA EDITAL 02/2013


QUESTO 20
Para fazer um trabalho de marchetaria (artesanato em madeira), um arteso cortou uma ripa de madeira de 2 cm 10, 789 109, 78 18179 de largura em 5 pedaos. Os pedaos tm de comprimento: 1,0980 m; 107,80 cm; m; me m. 10 100 10000 Se os pedaos de ripas forem ordenados em ordem crescente de comprimento, o pedao que ocupar a segunda posio medir: (A) 1,0980 m (B)
10, 789 10

(C) 107,80 cm (D)


109, 78 100

QUESTO 21
A receita para a mistura de uma massa de revestimento : 10 litros de gua; 10 000 cm3 de areia; 2 kg de cimento. Seguindo essa receita, se 1 m3 de areia foi utilizado, a quantidade de cimento e de gua gasta foi de: (A) 2 toneladas de cimento e 1 m3 de gua. (B) 2 toneladas de cimento e 0,1 m3 de gua. (C) 0,2 tonelada de cimento e 1 m3 de gua. (D) 0,2 tonelada de cimento e 0,1 m3 de gua.

QUESTO 22
Seis amigos resolveram assistir a uma partida de futebol. Chegando ao estdio, quando foram comprar os ingressos, perceberam que se comprassem dois ingressos para a arquibancada e quatro ingressos para as cadeiras numeradas gastariam R$ 430,00 (quatrocentos e trinta reais), e que se comprassem trs ingressos para a arquibancada e trs ingressos para as cadeiras numeradas gastariam R$ 390,00 (trezentos e noventa reais). Achando o preo dos ingressos muito elevado, quatro dos amigos desist iram de assistir ao jogo e foram embora, e os outros dois resolveram assistir ao jogo em cadeiras numeradas. Assim, gastaram juntos a quantia de: (A) R$ 170,00 (B) R$ 180,00 (C) R$ 190,00 (D) R$ 200,00

Pgina

CONCURSO PBLICO UFLA EDITAL 02/2013


QUESTO 23
O grfico abaixo apresenta o nmero de casos de dengue registrados no perodo de outubro de 2010 a maro de 2011 em um municpio do sul de Minas Gerais.

Com base nos dados do grfico, CORRETO afirmar que: (A) de dezembro para janeiro houve um aumento maior que 45% no nmero de casos. (B) de janeiro para fevereiro houve uma reduo maior que 85% no nmero de casos. (C) a mdia aritmtica do nmero de casos registrados nos 6 meses foi de 86 casos. (D) o nmero de casos do ms com menor incidncia representa 1/9 do nmero de casos do ms com maior incidncia.

QUESTO 24
O estado de Minas Gerais sofreu muito com as chuvas do ltimo vero; muitas cidades decretaram estado de calamidade pblica. Em uma delas, o muro de uma escola infantil cedeu com o alagamento. A diretora da escola contratou um pedreiro para refazer o muro. Ele informou que se trabalhasse 6 horas por dia, demoraria 12 dias para terminar o servio. A diretora, preocupada com a segurana das crianas, pediu para que o trabalho fosse realizado num tempo menor. Sabendo que o pedreiro trabalhou 8 horas por dia, o tempo gasto para terminar a obra foi de: (A) 6 dias. (B) 7 dias. (C) 8 dias. (D) 9 dias.

QUESTO 25
Em uma viagem de Lavras a Belo Horizonte, um veculo percorreu a metade da distncia com um consumo mdio de 10 km por litro de gasolina e a outra metade com um consumo mdio de 12 km por litro. O consumo mdio de gasolina da viagem foi de: (A) 11 km por litro. (B) (C)
120 11 230 22

km por litro. km por litro.

(D) S possvel saber o consumo mdio, se for conhecida a distncia percorrida entre Lavras e Belo Horizonte.

Pgina

CONCURSO PBLICO UFLA EDITAL 02/2013 CONHECIMENTO ESPECFICO OPERADOR DE ESTAO DE TRATAMENTO DE GUA E ESGOTO (QUESTES 26-50)
QUESTO 26
Um grave problema das cidades o volume de lixo orgnico (sobras de alimento) produzido por dia. Esse lixo quando lanado no ambiente, alm de resultar na poluio das guas, do solo e da atmosfera, atrai insetos que transmitem doenas. A soluo adequada para o resduo orgnico, a fim de reduzir impactos ambientais, : (A) Lixo. (B) Estocagem. (C) Incinerao. (D) Compostagem.

QUESTO 27
Em uma Estao de Tratamento de gua (ETA), so empregados diferentes produtos qumicos no tratamento da gua. Relacione o processo de tratamento de gua com o produto utilizado para torn-la potvel: Processo de tratamento I Correo de pH II Coagulao III Clorao IV Fluoretao ( ( ( ( Produto ) Cal hidratada ) Fluoreto de sdio ) Cloreto frrico ) Hipoclorito de sdio

Marque a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA: (A) II, III, IV, I (B) I, IV, II, III (C) IV, II, I, III (D) III, II, I, IV

QUESTO 28
O sistema de abastecimento de gua para consumo humano composto por unidades e por equipamentos destinados produo e distribuio canalizada de gua de boa qualidade. Apresentam-se abaixo proposies sobre o assunto: I A captao, segunda unidade, em sequncia, do sistema de abastecimento de gua, consiste em um conjunto de equipamentos e instalaes utilizado para a tomada de gua do manancial. II A aduo consiste no conjunto de tubulaes utilizadas para a conduo da gua do ponto de captao at a ETA e da ETA at os reservatrios de distribuio. III Quando o local da captao estiver em um nvel inferior, que no possibilite a aduo por gravidade, pode ser necessrio o emprego de equipamento de recalque (conjunto moto-bomba e acessrios). IV A estao de tratamento de gua (ETA) tem como principal objetivo adequar a qualidade da gua bruta afluente estao ao padro de potabilidade vigente. Julgue as proposies e assinale a alternativa CORRETA: (A) Somente a proposio IV correta. (B) Somente as proposies II e III so corretas. (C) Somente as proposies I, III e IV so corretas. (D) Somente as proposies II, III e IV so corretas.

Pgina

CONCURSO PBLICO UFLA EDITAL 02/2013


QUESTO 29
O lanamento direto das guas servidas (esgoto), domsticas ou industriais, sem tratamento, nos mananciais de gua provoca srios problemas. Assinale a alternativa que NO apresenta um problema: (A) Aumento da concentrao de oxignio dissolvido na gua. (B) Dificuldade, impossibilidade e aumento de preos do tratamento de gua para abastecimento pblico. (C) Aumento da turbidez das guas e formao de depsitos de slidos em leito de crregos, rios e oceano. (D) Alterao de ordem esttica e contaminao, que impossibilita a utilizao do corpo de gua receptor, para atividades de lazer.

QUESTO 30
A gua depois de utilizada em atividades domsticas e industriais fica contaminada, misturada com restos de sabo, detergentes, alimentos, fezes, urina e produtos qumicos. Se for lanada no solo, este ficar mal cheiroso, poludo e contaminado, comprometendo a sade de animais e de pessoas. Se essa gua for lanada em rio ou no oceano, esses ambientes tambm ficaro poludos e contaminados. Assim, antes de ser lanada, a gua servida (esgoto) deve passar por um conjunto de unidades, a fim de reduzir o impacto sobre o ambiente. So apresentadas as proposies: I A fossa sptica, tambm conhecida como privada higinica, consiste em um buraco no solo, onde so lanadas as fezes e urina. II As redes de esgotos conduzem a gua servida para estaes de tratamento de esgoto (ETE), protegendo a populao contra doenas que so transmitidas por meio da gua. III Na parte inicial de uma ETE, a gua servida passa por um conjunto de grades que retm detritos, tais como latas, animais mortos, papis, plsticos, panos e gravetos. IV A matria orgnica presente no esgoto removida em unidades de tratamento conhecidas como reatores biolgicos, os quais possuem microrganismos que decompem a matria orgnica, transformando-a em substncias minerais. Julgue as proposies e assinale a alternativa CORRETA: (A) Somente as proposies II, III e IV so corretas. (B) Somente as proposies I, II e IV so corretas. (C) Somente as proposies III e IV so corretas. (D) Somente as proposies II e III so corretas.

QUESTO 31
Em locais onde ainda no existe rede de esgotos, necessria a implantao de unidades de tratamento de esgotos conhecidas como: (A) (B) (C) (D) decantadores. desarenadores. fossas spticas. filtros de areia.

Pgina

10

CONCURSO PBLICO UFLA EDITAL 02/2013


QUESTO 32
Em relao aos parmetros de qualidade da gua avaliados em uma Estao de Tratamento de gua, INCORRETO afirmar que: (A) a potencialidade de serem transmitidas doenas atravs da gua determinada de forma indireta pela presena de organismos pertencentes ao grupo de coliformes. (B) o pH significa a capacidade da gua transmitir corrente eltrica devido presena de substncias dissolvidas, que se dividem em ctions e nions, sendo, por consequncia, diretamente proporcional concentrao inica. (C) a turbidez da gua representa o grau de interferncia passagem de luz atravs do lquido, ocasionada pela presena de partculas em suspenso. (D) a cor da gua poluda deve-se presena de minerais e de slidos dissolvidos, decorrentes de decomposio de matria orgnica de origem natural ou antrpica (descargas de efluentes domsticos ou industriais, contaminao advinda de vias urbanas e solos agricultveis), e, ainda, do ferro e do mangans.

QUESTO 33
O nitrognio presente na gua oriundo de despejos domsticos, industriais, excretas de animais, fertilizantes e compostos biolgicos. O nitrognio constitui, com o fsforo, nutriente essencial ao crescimento de algas e plantas aquticas, assimilvel nas formas de amnio e nitrato, mas que em excesso pode resultar no fenmeno conhecido como: (A) (B) (C) (D) corroso. estagnao. eutrofizao. autodepurao.

QUESTO 34
O teste de jarros, ou jar test, empregado nas Estaes de Tratamento de gua (ETA), tem como funo determinar a dosagem de: (A) (B) (C) (D) acidez da gua. coagulante para o tratamento da gua. flor a ser adicionado gua. desinfetante para eliminao de organismos patognicos da gua.

QUESTO 35
Erlenmeyer, proveta, bureta e pipeta so dispositivos que fazem parte da vidraria de um laboratrio. Relacione CORRETAMENTE cada vidraria a sua principal funo: I II III IV Vidraria Proveta Erlenmeyer Bureta Pipeta Funo ( ) Instrumento usado para medidas precisas de lquidos. Permite o escoamento de lquidos de forma controlada e empregada nas titulaes. ( ) Instrumento usado para medidas de volumes lquidos. ( ) Instrumento calibrado para medidas precisas de volume. Usado para a transferncia de pequenas quantidades de lquidos. ( ) Instrumento usado para titulaes e aquecimento de lquidos.

Marque a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA: (A) III, I, IV, II (B) III, IV, I, II (C) IV, II, III, I (D) IV, III, II, I

Pgina

11

CONCURSO PBLICO UFLA EDITAL 02/2013


QUESTO 36
Diversos so os equipamentos disposio de um laboratorista. necessrio que esse profissional conhea a utilizao, a funo e as limitaes de uso de cada equipamento, de forma a poder executar satisfatoriamente suas funes tcnicas. Assim, de acordo com sua funo principal, o turbidmetro utilizado para determinar: (A) a colorao de uma amostra de gua ou esgoto. (B) o quanto uma amostra de gua ou esgoto turva. (C) o teor de cloro de uma amostra de gua ou esgoto. (D) a condutividade eltrica de uma amostra de gua ou esgoto.

QUESTO 37
Um novo produto qumico ser empregado para o tratamento da gua em uma Estao de Tratamento de gua (ETA). Aps a caracterizao de uma amostra de gua, por meio da determinao dos parmetros de qualidade pH, cor e turbidez, o tcnico concluiu que a vazo do produto a ser aplicada na gua dever ser igual a 0,5% da vazo de gua que chega estao. Sabendo que a vazo de gua que chega estao de 100 m 3 por dia, a vazo do produto a ser aplicada : (A) (B) (C) (D) 5 L d-1 50 L d-1 0,5 L d-1 500 L d-1

QUESTO 38
Numa Estao de Tratamento de Esgoto (ETE) so consumidos semanalmente 63 litros de H 2SO4 para correo do pH do lquido que chega ETE. Considerando que o volume dirio no alterado, o consumo de H2SO4 em 30 dias ser de: (A) 27 L (B) 252 L (C) 270 L

(D) 25,2 L QUESTO 39


Sobre os resduos slidos urbanos INCORRETO afirmar: (A) Do ponto de vista ambiental, aterro sanitrio e lixo so similares, considerando que os resultados so equivalentes na disposio final de resduos slidos. (B) O sistema de gesto de resduos slidos urbanos compreende as seguintes etapas: coleta, transporte, tratamento e disposio adequada dos resduos. (C) Uma das finalidades da gesto de resduos slidos est relacionada aos aspectos de sade pblica, pois o lixo fonte de organismos patognicos, e o no recolhimento e destinao adequada causam despesas adicionais com a sade pblica para o municpio. (D) A reciclagem uma forma de tratamento dos resduos slidos urbanos que visa separao de materiais inorgnicos do lixo domiciliar, tais como papeis, plsticos, vidros e metais, com a finalidade de retorn-los indstria para serem beneficiados.

Pgina

12

CONCURSO PBLICO UFLA EDITAL 02/2013


QUESTO 40
gua que possui as caractersticas adequadas para consumo humano : (A) (B) (C) (D) gua de corpos hdricos em geral. gua de torneira. gua de mina. gua potvel.

QUESTO 41
Sobre a gua que se apresenta visualmente lmpida (incolor), CORRETO afirmar que: (A) (B) (C) (D) a gua no est poluda. a gua no possui substncias txicas. a limpidez no garantia de que a gua possui padro de potabilidade. a gua est com potabilidade adequada para ser consumida por ser humano.

QUESTO 42
A gua um dos veculos atravs do qual so transmitidas vrias doenas. Assinale a alternativa na qual todas as doenas podem ser diretamente transmitidas atravs da gua: (A) (B) (C) (D) Amebase; Gastroenterite; HIV; Hepatite A. Pneumonia; Hepatite A; Verminoses; Clera. Salmonelose; Dengue; Toxoplasmose; Febre tifoide. Hepatite A; Esquistossomose; Giardase; Febre tifoide.

QUESTO 43
O tratamento preliminar, como parte do processo de uma Estao de Tratamento de Esgoto (ETE) convencional, utilizado no tratamento de guas residurias residenciais, composto de: (A) (B) (C) (D) decantador primrio; decantador secundrio. decantador primrio; tanque para tratamento biolgico. decantador secundrio; grades grossas e calha Parschall. grades grossas seguidas de grades finas, desarenador (caixa de areia) e calha Parschall.

QUESTO 44
O processo de purificao convencional de gua bruta em uma Estao de Tratamento de gua (ETA) compreende em sequncia as seguintes etapas: (A) (B) (C) (D) Floculao; coagulao; decantao; filtrao; clorao e fluoretao. Coagulao; floculao; decantao; filtrao; clorao e fluoretao. Decantao; coagulao; floculao; filtrao; esterilizao e fluoretao. Filtrao; floculao; coagulao; decantao; esterilizao e fluoretao.

QUESTO 45
O sistema de gua para consumo humano em uma cidade compreende vrias unidades. Assinale a alternativa que apresenta as unidades do abastecimento: (A) (B) (C) (D) Captao; reservatrios; rede de distribuio. Reservatrios; adutoras de gua tratada; rede de distribuio. Estao de tratamento de gua (ETA); reservatrios; adutoras de gua tratada. Captao; estao de tratamento de gua (ETA); adutoras de gua tratada; reservatrios; rede de distribuio.

Pgina

13

CONCURSO PBLICO UFLA EDITAL 02/2013


QUESTO 46
Para a anlise de uma amostra de gua visando a determinar se ela possui contaminao proveniente de esgoto residencial, a principal anlise laboratorial verifica: (A) a demanda qumica de oxignio (DQO). (B) a presena de coliformes totais e fecais. (C) o nvel de nitrognio total, leos e graxas. (D) a demanda bioqumica de oxignio (DBO5).

QUESTO 47
Para gua prpria para o consumo humano, a quantidade de coliformes fecais por 100 mL, presente na gua, deve ser: (A) 0 (Zero). (B) 10 (dez). (C) 50 (cinquenta). (D) 100 (cem).

QUESTO 48
O potencial hidrogeninico (pH) considerado cido quando: (A) (B) (C) (D) 7,0 7,0 < 7,0 > 7,0

QUESTO 49
Para que o processo anaerbio ocorra, a quantidade de oxignio dissolvido no meio, em mg L-1, dever ser: (A) 0 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 1,0

QUESTO 50
A fluoretao realizada no tratamento de gua tem como finalidade: (A) (B) (C) (D) auxiliar na esterilizao. auxiliar no processo de filtrao. auxiliar no esmalte dos dentes evitando cries. auxiliar na coagulao e na floculao acelerando a decantao.

Pgina

14

You might also like