You are on page 1of 2

A importncia da avaliao de desempenho na gesto de pessoas Gesto de Desempenho

Atravs da gesto de desempenho a empresa passa a conhecer melhor seus recursos podendo definir com base nos resultados apresentados estratgias de desenvolvimento para atuar em padro de excelncia, os empregados passam a atuar de forma mais assertiva se destacando em diversos contextos a partir do feedback contnuo e das aes de desenvolvimento, com isso a rea de recursos humanos passa a conhecer melhor a fora de trabalho da empresa agindo de forma mais integrada com as demais reas

Atualmente as empresas esto focando no a avaliao em si mesma, mas em todo o processo de gerir o desempenho individual, da equipe e da empresa. Dessa forma, a avaliao de desempenho passa a ser uma etapa que integra um todo maior, a gesto estratgica das pessoas que atuam na organizao. No existe regra para a periodicidade de aplicao do instrumento. Entretanto, deve ter intervalo suficiente que permita a implementao de a es para a melhoria de desempenho a partir do feed!ac" rece!ido na avaliao anterior. # sucesso de qualquer pro$eto depende da adeso de toda a empresa e a %nica forma de o!t&'la mostrar os ganhos por meio de resultados. Assim(

A empresa passa a conhecer melhor seus recursos e pode definir, com !ase nos resultados apresentados, estratgias de desenvolvimento para atuar em padro de excel&ncia)

#s empregados passam a atuar de forma mais assertiva e a se destacar em diversos contextos a partir do feed!ac" cont*nuo e das a es de desenvolvimento) A +,- passa a conhecer melhor a fora de tra!alho da empresa e, a partir da*, pode atuar de forma mais integrada com as demais .reas.

A /undao para o 0r&mio Nacional da 1ualidade 2/N01, 3445, p.567 define desempenho como sendo 8os resultados o!tidos de processos e de produtos que permitem avali.'los e compar.'los em relao 9s metas, aos padr es, aos referenciais pertinentes e a outros processos e produtos. :ais comumente, os resultados expressam satisfao, insatisfao, efici&ncia e efic.cia e podem ser apresentados em termos financeiros ou no8. 8No processo de avaliao de desempenho, tanto o avaliador quanto o avaliado devem ter uma compreenso comum do que se$a o desempenho esperado. ;sso implica a necessidade de se especificarem o!$etivos e explicar os passos a serem dados para alcan.' los8. 2:A<;:;AN#, 3445, p.6637.

=m !om instrumento de avaliao deve ser constitu*do com alguns componentes(

Alinhamento com os principais indicadores de sucesso mundial) >ompet&ncias) 0erfil de excel&ncia)

Avaliados e avaliadores)

Definio do instrumento) 0lano de sustentao) +esto de resultados) >oaching 2espcie de consultor, ou conselheiro, que auxilia na visualizao mais ampla da situao7.

Avaliar o desempenho apreciar sistematicamente um su!ordinado, a partir do tra!alho feito, segundo as aptid es e outras qualidades necess.rias 9 !oa execuo de seu tra!alho. Avaliar o desempenho sa!er o quanto um funcion.rio d. de si ao executar seu tra!alho. A experi&ncia de tra!alho nos mostra que cada indiv*duo diferente do outro. 0or isso, nem todos executam os mesmos tra!alhos, ou, ainda, cada um deles apresenta uma atitude individual no servio. >onclu*mos que os su!ordinados no podem sofrer o mesmo tipo de tratamento. A avaliao de desempenho importante tanto para a empresa quanto para o empregado, pois a empresa passar. a conhecer seu pessoal, e podendo extrair dele um melhor e maior rendimento) e o empregado, conhecendo as suas qualidades e pontos fracos, ficar. mais seguro quanto .s suas chances de carreira na empresa. # o!$etivo principal da avaliao de desempenho conhecer o 8homem8 que est. dentro da organizao, atravs da maior ou menor efici&ncia no tra!alho. ?oda empresa que efetuar este procedimento deve ter consci&ncia de que esse treinamento no se findar. antes de dois ou tr&s anos. A cada nova avaliao o supervisor ir. desco!rindo novos elementos e aperfeioando'se na tarefa de usar critrios $ustos e eficientes. # mercado vive um momento de crise mundial. >om o cen.rio financeiro instaurado, muitas empresas esto revendo posicionamentos, metas, a es, refazendo o plane$amento estratgico, enfim, esto agindo para construir um cen.rio pr@'ativo para a reverso da situao. A importAncia da +esto por >ompet&ncia e da avaliao de desempenho nesse momento auxilia a empresa a identificar quem so os profissionais com os talentos necess.rios para fazer as mudanas e fazer a empresa no apenas reagir, mas tam!m agir. A Avaliao de Desempenho uma ferramenta de gesto aplicada na identificao, avaliao e gesto do desempenho humano nas organiza es. B um processo fundamental na melhoria e excel&ncia profissional e organizacional e traduz a crescente necessidade de medir os recursos intang*veis da organizao.

You might also like