You are on page 1of 4

RESUMO

Descubra como se tornar eficaz na persecuo de objectivos. Percepcione a motivao como elemento fundamental de qualquer equipa de trabalho e como objectivo primordial de qualquer chefia.
OBJECTIVO GERAL

Compreender a importncia da motivao e da satisfao na persecuo de qualquer tipo de objectivos, para a sobrevivncia do rupo de trabalho e para a sua produtividade.
OBJECTIVOS

Compreender a importncia fundamental da motivao Compreender a importncia fundamental da motivao no trabalho Conhecer as teorias do conte!do e a motivao no trabalho Conhecer as teorias de processo e a motivao no trabalho Compreender a diversidade de necessidades e"istentes e a sua aplicao ao ambiente de trabalho Compreender a importncia da chefia na motivao da equipa Compreender a importncia das compensa#es na motivao Compreender a importncia da avaliao do rendimento, do feedbac$ e do enriquecimento das tarefas na motivao %aber como fazer a interiorizao da motivao &econhecer a importncia das rela#es entre cole as na motivao Compreender al uns princ'pios b(sicos da motivao Compreender a importncia de al umas fontes de satisfao e motivao no trabalho )dentificar as vanta ens e consequncias da satisfao no trabalho

DESTINATRIOS

*estores, chefias e l'deres de equipa.


APLICAES PRCTICAS

%aber motivar uma equipa de forma a alcanar os objectivos inicialmente propostos. +prender a detectar elementos desmotivados e a fazer face a esta desmotivao. ,elhorar e optimizar o ambiente eral de trabalho.

1- Os dois caminhos da motivao - A contribuio da empresa e a da pessoa Segundo a psicologia, a motivao pertence a pessoa, isto , j est dentro de cada um de ns. O que o lder pode fazer identificar o que motiva as pessoas e as ajudar a encontrar as a!ilidades que facilitem o seu desenvolvimento. "sso se faz com muita conversa do lder com os mem!ros das equipes ouvindo o que cada um tem a dizer so!re as suas crenas, d#vidas, valores, sugest$es, seu plano de vida para o futuro, e muitos outros assuntos que o lder deve sa!er so!re as pessoas de sua equipe. %&istem duas formas de se ver a motivao, uma pelo ponto de vista da empresa que a mais importante e a outra a que vem das pessoas. ' que vem da empresa tem ao so!re a segunda, ou seja, contratar pessoas com motivos pessoais compatveis com os que a empresa pode oferecer ao novo funcionrio para ele continuar motivado. (a empresa contratar lderes que sai!am oferecer e conduzir os fatores que motivam as pessoas. (a empresa criar polticas e diretrizes que

d)em condi$es para que os lderes possam gerir os funcionrios em suas atividades na empresa para que e&eram suas fun$es dentro de um padro de motivao que a funo necessita. O que se pode compreender que a motivao nas pessoas ir ocorrer se elas quiserem se motivar, e alguns esforos que fazemos para lev*las a motivao costuma durar pouco e logo se esvai. +ma empresa pode construir um am!iente de tra!al o propcio para que os funcionrios se motivem ou se manten am motivados. As atitudes da empresa e seus lderes so: O compromisso com a estratgia, com os o!jetivos e com o planejamento. ,oer)ncia. -olticas claras. -roporcionar aos funcionrios a e&pectativa com o crescimento atravs do seu tra!al o na empresa. ' atuao do lder na gesto dos negcios e das pessoas. .ue ele se sinta recompensado por salrio de acordo com suas necessidades 'dequao de sua atividade ao seu perfil individual Contratar e avaliar o funcionrio motivado observando as suas atitudes pessoais que so: %le gostar do que esteja fazendo. 'o contratar o lder precisa ter certeza disso. %steja comprometido com o seu tra!al o. /a entrevista avaliar como ele agiu nas empresas passadas. .ue ele esteja sempre esta!elecendo e cumprindo metas pessoais de vida. Ouvir e conferir. 01aterial e&trado do artigo de 'l!erto ,enturio, consultor em So -aulo so!re vendas. ,om poucos complementos de 'loisio0.
Quero voltar ao incio da pgina - Pgina Principal - e-mail

2 - odemos de forma !en"rica classificar tr#s nveis de motivao$ a saber: a * 'queles que possuem retro*motivao e sua motivao evidente. ,ontagia outros. ! * Os que esto com a motivao enco!erta e !astam alguns estmulos que iniciam uma reao de motivao. ' partir da nos ca!e dar continuidade aos estmulos constantes da parte da empresa. c * % os desmotivados, e desinteressados difceis de reagir a estmulos e que de forma negativa contagiam os que esto no meio do camin o e at mesmo aos do primeiro grupo.

Publicidade

POMBO - MOVA

Publicidade faa um curso em sua empresa, com o prof. Aloisio Pombo sobre "como cobrar e manter os clientes". Mais informaes atravs do email
Quero voltar ao incio da pgina - Pgina Principal - e-mail

% - &otivao no " problema - esquisa Segundo a professora e pesquisadora 2ilda 1aria 3odrigues 'levato, da +44 * 35 ,que dirigiu uma pesquisa so!re a motivao no tra!al o, a motivao no pro!lema. %la cita6 0ainda oje muitos acreditam que a motivao seja uma espcie de qualificao especial, indispensvel para a realizao de qualquer tarefa0. ' prof. 2ilda diz que em suas palestras e contatos com empresas, a c amada 0falta de motivao0 ou 0desmotivao0, , sem d#vida, a caracterstica mais citada dos am!ientes de tra!al o em crise. 7emos tam!m pesquisas de autores dos %+' que nos revelam ser a motivao uma atitude que faz parte das nossas emo$es, ento, diz o estudo, as pessoas no podem estar motivadas o tempo todo, e sim, durante o dia ou a semana, passamos por diversos estgios que vo desde a desmotivao total at a motivao eufrica, tudo isso dependendo conforme os princpios da ao e reao do nosso organismo, pessoa, am!iente, situao, etc. +ma emoo, tal como o medo, a raiva, etc., natural e faz !em ao ser umano. ' intelig)ncia emocional, tam!m estudada em todo o mundo, nos ajuda a conviver com as emo$es para que possamos produzir mel or.

,otivao no -rabalho
,otivao pode ser definida como o processo respons(vel pela intensidade, direo e persistncia dos esforos de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. Como o foco neste momento . a motivao no trabalho, podemos considerar que motivao est( relacionada / quantidade e qualidade do esforo dos funcion(rios que levam ao alcance dos objetivos or anizacionais. 0m outras palavras, . a ener ia motriz que leva os colaboradores a atin ir os resultados desejados. Para estimular a motivao no trabalho1 &econhea as diferenas individuais1 2o trate os colaboradores como se fossem todos i uais, pois eles possuem necessidades diferentes. Procure compreender o que . importante para cada um eles. Defina objetivos e fornea feedbac$1 -race objetivos que sejam espec'ficos, desafiantes e que possam ser monitor(veis. Permite que os colaboradores saibam como esto se saindo. 0stimule a participao nas decis#es1 Permita ou, at. mesmo, encoraje a participao dos colaboradores nas decis#es que os afetam, como a fi"ao de objetivos ou a definio dos procedimentos de trabalho.

3incule as recompensas ao desempenho1 Dei"e claro para todos os colaboradores que as recompensas, sejam elas financeiras ou no, esto diretamente relacionadas ao desempenho no trabalho. 4aa com que as recompensas sejam percebidas como justas1 3incule as recompensas /s e"perincias, habilidades, responsabilidades e esforos apresentados pelos colaboradores.

Mais que benefcios, motiva !o no trabal"o depende de personalidade


Dieter Kelber So as caractersticas individuais de cada pessoa, aliadas ao contexto das tarefas e do ambiente organizacional, que vo determinar seu entusiasmo ao longo do tempo. Contratar um profissional que, alm de atender aos requisitos de compet ncia inerentes ao cargo a ser preenc!ido, este"a plenamente motivado para as novas fun#$es uma das tarefas mais complexas exercdas por quem ocupa cargo de lideren#a nas organiza#$es. %xemplo o n&mero de contrata#$es e promo#$es, que acabam frustrando as expectativas de ambos os lados, comprometendo o desempen!o de uma 'rea ou at de toda a empresa. %m muitos casos, isso ocorre porque falta ao lder (por descon!ecimento ou excesso de confian#a em sua intui#o para descobrir talentos), uma ferramenta adequada para avaliar se o profissional preenc!e devidamente todos os requisitos para ocupar o cargo em questo. *ara superar esse desafio necess'rio observar, alm da capacidade tcnica, a personalidade do profissional (comunica#o, estilo de trabal!o, estilo de lideran#a, estresse, leque de recursos, tomada de deciso, atitude frente a vida, atitude frente aos outros). Cada vez mais esses +tra#os de inclina#$es, passam a ser mais significativos para recon!ecer se um indivduo est' apto a desempen!ar bem uma determinada fun#o. -uanto mais alta for a capacidade em identificar essas aptid$es, interesses e !abilidades dos colaboradores, menor a probabilidade de erros de contrata#$es e promo#$es. .tualmente, isso possvel por meio da aplica#o de testes de personalidade. /' muitos deles, baseados em diferentes teorias, mas o mais adequado 0s necessidades de uma empresa deve ser f'cil e r'pido, com resultados claros, compreensveis e claramente discriminados para que estere1tipos se"am evitados. 2m modelo que vem atraindo a aten#o das empresas na %uropa e nos %stados 2nidos o mtodo /uman3uide4. 5aseado nas teorias do psicanalista 6eopold Szondi (que afirma que, embora os indivduos se"am diferentes essencialmente, existem semel!an#as que permitem fazer previs$es sobre o seu comportamento futuro) o teste visa identificar os fatores que comp$em o perfil de inclina#o &nico de cada indivduo, favorecendo o seu desenvolvimento no contexto profissional. 7 mtodo foi concebido para identificar de maneira r'pida e simples (via 8nternet) os fatores pulsionais que determinam as escol!as e o modo particular do indivduo agir e se comportar no ambiente de trabal!o. 8sso permite obter uma compreenso da motiva#o do seu comportamento e assim prever e minimizar possveis situa#$es de conflito e desconforto. *ossibilita, por exemplo, avaliar como a personalidade de cada pessoa afeta a din9mica do grupo de trabal!o no qual est' inserido. .dotar essa nova viso traz benefcios no apenas por aumentar a probabilidade de se colocar o profissional certo na fun#o certa, mas tambm contribui para o desenvolvimento de equipes, mel!oria do desempen!o e, conseq:entemente, da boa imagem da organiza#o. . transpar ncia na aplica#o e avalia#o do teste tambm beneficia o pr1prio profissional. -uanto mais consciente de suas necessidades, de seus conflitos, de seus limites e de suas potencialidades, maiores as suas c!ances de enfrentar os desafios da carreira. .final, a produtividade tende sempre a aumentar quando busca atender as motiva#$es inerentes 0 sua personalidade.

You might also like