You are on page 1of 1

A Rede Informal

A Rede Informal o que provm das relaes sociais entre as pessoas. um tipo de rede que no controlado pela administrao. Logo, tentar impedi-la uma tarefa in til. ! mel"or que os gerentes e diretores podem fa#er tentar tirar proveito positivo desse tipo de comunicao, para que possa ser um complemento construtivo para a organi#ao formal e para que se$a poss%vel sa&er com mais rapide# a opinio e insatisfaes de seus cola&oradores.

Articulao do Processo de Gerenciamento da Informao


As atividades de uma empresa, independentemente de seu porte, dependem da o&teno e do uso de informao referente a neg-cios. Informao elemento essencial no processo de deciso e na formulao de estratgias de qualquer organi#ao. As empresas necessitam dedicar esforos cont%nuos para sua moderni#ao e agili#ao, para a&solver os impactos do am&iente e, ao mesmo tempo, e(ercer um poder de presso so&re ele.

'ssa rede um misto de sentimentos diversos, tais como interesses, e(pectativas, espontaneidade, insatisfaes e averso ) &urocracia. *ue Atravs da an,lise do am&iente da organi#ao poss%vel identificar as tem como o&$etivo proporcionar satisfao e segurana aos seus oportunidades e ameaas, ou se$a, os pontos fortes que devem ser mem&ros+ a$ud,-los a se comunicarem e at mesmo a solucionar aproveitados e os pontos fracos com os quais se deve tomar cuidado. pro&lemas pr-prios da organi#ao.

As tecnologias teis para gerenci,-la as redes informais nas organi#aes As empresas &rasileiras, principalmente as de mdio e pequeno portes, so muito carentes de instrumentos de gerenciar informao que as so aquelas que permitem criar redes para o compartil"amento de possi&ilitem aumentar sua produtividade e sua capacidade de concorrer con"ecimento e o&teno de informaes. ! correio eletr.nico, em am&ientes cada ve# mais competitivos. 4, poucos anos, o pro&lema confer/ncias, videoconfer/ncias e listas de discusso so ferramentas muito eficientes quando usadas corretamente. 0as necess,rio definir o maior era a falta de informao. 4avia, em geral, grande car/ncia de qu/ e para quem comunicar e como controlar as informaes enviadas e informao para neg-cios no 5rasil. rece&idas. 4o$e, com as redes e a Internet, este quadro se alterou. As empresas A autora 1uipers identifica tr/s tipos de rede informais2 de confiana, de sofrem mais com a so&recarga de informaes do que com a escasse#.. Assim, os servios de informao e(istentes nas empresas precisam se informao e de ami#ade ou compan"eirismo. 3e$a2 aprimorar no sentido de atenderem )s necessidades de informao, Rede estratgica de informao uma rede informal na qual a especialmente das pequenas e mdias empresas. informao afeta todos os seus mem&ros. Rede de amizade uma rede informal &aseada na troca de ami#ade e sociali#ao. Rede de confiana uma rede informal na qual um cola&orador permite correr riscos, a&rindo mo do controle dos resultados para tornar-se dependente de outro cola&orador. A Rede Informal s- v,lida quando sua e(ist/ncia passa desperce&ida, quando a comunicao flui naturalmente, e as mensagens mant/m a sua veracidade.

You might also like