You are on page 1of 3

CONTRATO ESTIMATRIO OU CONTRATO CONSIGNATRIO um contrato pouco disciplinado no direito comparado.

. a venda por consignao, e sempre existiu , s que era atpico, passando a ser disciplinado no CC 2002. O direito empresarial disciplinado por uso e costumes, esse contrato um contrato eminentemente comercial, onde predomina os usos e costumes. No CC, quem deu o conceito do contrato estimatrio foi o art. 534 que vai dizer que pelo contrato consignatrio uma parte entrega bens a outra para que seja pago um preo ou devolvida a coisa. Quem entrega a coisa chamado de consignante, outorgante, e accipiens E quem recebe os bens para vende-los ou restitu-los, ou d a destinao que quiser. Se chama outorgado, consignado ou solvens. A relao jurdica estimatria travada entre duas pessoas, s tem uma partes ( o consignante e o consignatria) e o terceiro eventualmente adquirente tem relao autnoma do negcio.

ELEMENTOS CARACTERIZADORES Quatro elementos caracterizam o contrato estimatrio: a) Coisa idnea: A coisa deve ser idnea por conta do dever de restituir, a coisa tem de ser idnea, por conta da necessidade de restituio, de devoluo da coisa. No CC somente os bens mveis podem ser objeto de contrato estimatrio. A tradio pode ser ficta ou simblica. Para Cristiano Chaves, o contrato consignatrio tambm pode abranger bens imveis. Outro problema ainda em relao a idoneidade da coisa, quando aos bens fungveis.( substituveis por aquele de igual espcie, qualidade, e quantidade) muitos autores se insurgem contra a possibilidade de contrato estimatrio quanto a bens fungveis. Cristiano Chaves tambm discorda, a exemplo do jornal, da bebida, da revista; o cotidiano revela que na prtica h a possibilidade de contrato consignatrio de bem fungvel. No pode ser objeto de contrato estimatrio, as coisas que no so alienveis. Como objetivo do contrato a venda, no podem ser vendida. Que so as coisas fora do comrcio( art.1911) coisas com clausula de inalianelabilidade, de impenhorabilidade e incomunicabilidade.

b) Tradio A tradio a efetiva entrega da coisa. Enquanto a coisa no for entregue no tem contrato estimatrio. A propriedade um dos poucos direitos complexos ( uso apenas o contato fsico, gozo/fruio- o contato fsico com uma finalidade especfica, livre disposio- o direito de dispor com quiser. e reinvindicao direito de tomar de volta). No h uma tradio da propriedade plena, h uma tradio da propriedade parcial. O outorgado ter o uso, o gozo, a livre disposio, mas no tem a reinvidicao. O outorgado no tem a propriedade, tem parte dos direitos da propriedade, mas no tem todos. O outorgado recebe parte do domnio. Mas o consignante continua sendo o proprietrio. No momento em que o consignante transfere o poder de livre disposio, ele tem que obedecer ao dever da boa-f. Apesar de o consignante no sofrer a perda da propriedade, ele sofrer uma supresso peridica do poder da livre disposio. c) Prazo para restituio ou prestao de contas Chama-se prazo de espera. Esse prazo pode ser determinado ou determinvel e fixado pelas partes. Esse prazo pode ficar submetido a termo ou condio. Se tem prazo determinado a mora do consignatrio ex rer. Mora a demora, se o consignatrio no devolver a coisa no prazo ele entra em mora. O devedor vai incorrer em mora, entrando em mora, a responsabilidade objetiva dele. O artigo 397 do CC diz que a constituio em mora pode se dar por duas espcies: ex re uma mora automtica quando h prazo determinado e a mora ex persona que uma mora pendente de notificao ( que pode ser judicial ou extrajudicial) quando h um prazo determinvel. Se o prazo determinado, a mora do consignatrio ex re, automtica, no precisando ser notificado. Se o prazo determinvel, a mora do consignatrio ex persona, ele s incorre em mora depois da notificao que pode ser judicial ou extrajudicial. O prazo corre a favor do consignatrio e no contra ele. d) Preo de estima

As partes devem ajustar o preo. Princpio do nominalismo, o preo tem que ser em moeda nacional ( art.315) As partes podem estabelecer um preo mnimo, e por outro lado tambm podem estabelecer o preo mnimo e mximo para garantir sua marca. O consignante pode ter interesse no preo que o consignatrio for vender. Se as partes no estabelecerem o preo, o juiz o far, fixar o preo de estima. Obs! Contrato estimatrio e a teoria dos riscos res perit domino No contrato estimatrio a teoria dos riscos invertida. No contrato estimatrio a propriedade no sai do consignante, ento seria o dono, o risco de perecimento. No contrato estimatrio a teoria dos riscos invertida, de modo que o risco do consignatrio. Os riscos correm por conta do consignatrio. Classificao do contrato estimatrio Tpico e nominado; bilateral; oneroso ( ambas as partes recebero vantagem econmica) ; comutativo ( previamente estabelecidos )e no- solene ( muitas vezes ele verbal) Toda vez que o contrato exigir a tradio ele se chama direito de eficcia real, ou contrato real a denominao dada a todos os contratos de eficcia real, aquele que exige a entrega da coisa, enquanto a coisa no entregue, o contrato no se aperfeioa.

You might also like