You are on page 1of 4

GLAUBER VIANA PEREIRA

PROPOSTA DE AVALIAO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO ESTGIO DE ESTUDANTES DA PREFEITURA DE BELO HORIZONTE: EXPECTATIVAS E SITUAO DOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE ESTGIO DA PBH.

BELO HORIZONTE 2012

GLAUBER VIANA PEREIRA

PROPOSTA DE AVALIAO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO ESTGIO DE ESTUDANTES DA PREFEITURA DE BELO HORIZONTE: EXPECTATIVAS E SITUAO DOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE ESTGIO DA PBH.

Trabalho de Concluso de Curso a ser apresentado na Fundao Joo Pinheiro para obteno de ttulo de Especializao em Administrao Pblica nfase em Gesto de Pessoas. rea de concentrao: Recursos Humanos; Juventude; Estgio de estudantes; mercado de trabalho. Orientadora Letcia Godinho

BELO HORIZONTE 2012

No me assente o senhor por becio. Uma coisa pr ideias arranjadas, outra lidar com pas de pessoas, de carne e sangue, de mil e-tantas misrias... Tanta gente da susto se saber e nenhum se sossega: todos nascendo, crescendo, se casando, querendo colocao de emprego,comida, sade, riqueza, ser importante, querendo chuva e negcios bons... Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, isto: que as pessoas no esto sempre iguais, ainda no foram terminadas - mas que elas vo sempre mudando. (Guimares Rosa em Grande Serto: Veredas)

RESUMO

O presente trabalho consiste em uma investigao a respeito da situao de egressos do Programa de Estgio de Estudantes da Prefeitura de Belo Horizonte. Considerando que a prtica do estgio ocupa importante papel no atual panorama do mercado de trabalho para estudantes, organizaes pblicas e privadas e instituies de ensino, foi proposta uma avaliao do programa de estgios. Trata-se de uma pesquisa quantitativa na qual foram tomadas como variveis a serem pesquisadas a expectativa dos ex-estagirios com relao futura insero no mercado de trabalho e a atual condio de trabalho daqueles ex-estagirios que se encontravam empregados no momento da pesquisa. Trabalhou-se com um grupo controle de no estagirios e um grupo experimental de sujeitos que haviam tido a experincia de estgio na PBH. A presente pesquisa evidenciou que o estgio tem tido impactos positivos na vida dos jovens belorizontinos, na maioria dos aspectos investigados, principalmente para aqueles jovens de origem popular participantes de programas sociais. No entanto, alguns desafios se impem enquanto necessidade de aprimoramento do Programa de Estgios. Tais desafios esto relacionados, por um lado, com a formao de supervisores e gerentes de estagirios, para que estes sirvam como agentes potencializadores da experincia de estgio dos jovens estudantes. Por outro lado, um desafio para o Programa de Estgio da PBH promover cursos de qualificao para os jovens profissionais, qualificando-os com cursos desenvolvidos no decorrer do estgio, que garantiro qualidade nos servios prestados pela PBH por meio de seus estagirios e que colaboraro com o cumprimento do dever do Estado de promover a insero dos jovens no mercado de trabalho.

Palavras chave: Recursos Humanos; Juventude; Estgio de estudantes; Mercado de trabalho.

You might also like