You are on page 1of 6

ENSAIO: Produo e Controle Tecnolgico do Concreto

ACADMICO: RA: MTODO:

1. Objetivo

Adquirir o conhecimento de preparo e controle tecnolgico do concreto.

2. DOCUMENTOS DE REFERNCIA

NBR 12655 Concreto de cimento Portland - Preparo, controle e recebimento Procedimento NBR 5738 Concreto - Procedimento para moldagem e cura de corpos-de-prova NBR 5739 Concreto - Ensaio de compresso de corpos-de-prova cilndricos NBR NM 67 - Concreto - Determinao da consistncia pelo abatimento do tronco de cone. NBR 14931 - Execuo de Estruturas de Concreto

3. PREPARO E ACEITAO

O preparo do concreto consiste nas operaes de execuo do concreto, desde o armazenamento dos materiais, sua medida e mistura, bem como na verificao das quantidades utilizadas desses materiais. Esta verificao tem por finalidade comprovar que a proporo da mistura atende ao trao especificado. A aceitao do concreto consiste em duas etapas: Aceitao do concreto fresco: Efetuada durante a descarga da misturadora, consiste na

verificao da conformidade das propriedades especificadas para o estado fresco. Slump test. Aceitao do concreto endurecido: Consiste na verificao do atendimento a todos os

requisitos especificados para o concreto endurecido. Ensaio de resistncia compresso.

4. EXECUO 4.1.1 Betoneira

O operador coloca os materiais conforme o trao especificado, seguindo os seguintes passos: PASSO 1 Com a betoneira j funcionado coloque a brita. PASSO 2 - Adicione metade da gua, e mistura por aproximadamente um minuto. Isso feito para lavar a betoneira. PASSO 3 Adicione o cimento.

ENSAIO: Produo e Controle Tecnolgico do Concreto


ACADMICO: RA: MTODO:

PASSO 4 Por ltimo coloque a areia, e o resto da gua. Deixe a betoneira girar mais aproximadamente 3 minutos para usar o concreto.

5. Controle do concreto produzido Slump test Controle do concreto fresco

(Conforme a NBR NM 67) O teste feito para que se possa conferir a trabalhabilidade e o trao do concreto.

Slump test
Rgua Haste metlica

Abatimento (cm) Cone de Abrams Amostra Base de chapa metlica

Materiais necessrios: Kit slump (tronco de cone; plataforma metlica; haste; concha; rgua metlica; colher de pedreiro). Amostra de concreto gua Esponja de ao Trena metlica

Procedimento: Passo 1 Preparar o kit slump: Umedecer o tronco de cone e a placa base; Colocar o molde sobre a placa base e o funil em cima do tronco de cone. O kit slump deve estar: limpo e montado em local plano, sem declinao.

Passo 2 Coletar a amostra a ser analisando.

ENSAIO: Produo e Controle Tecnolgico do Concreto


ACADMICO: RA: MTODO:

O tempo, desde a coleta da amostra at o desmolde (final de ensaio), no deve ser maior que 5 minutos. A operao completa, (preenchimento at retirada), dever se feita em um intervalo de 2,5 min sem interrupes.

Passo 3 Pressionar Apoiar com os ps a aba do tronco de cone evitando que vaze pasta por baixo e mant-los pressionados at o final do enchimento.

Passo 4 Primeira camada: Colocar o concreto Dar 25 golpes com a haste de abatimento inclinada, e em forma de espiral.

Passo 5 Segunda camada: Colocar o concreto Dar 25 golpes com a haste de abatimento reta. Os golpes devem apenas penetrar na camada anterior (No devem atravessar por completo).

Passo 6 Terceira camada: Repetir o passo 5, adicionando mais para no faltar durante o adensamento.

Passo 7 Retirar O funil, e remover o excesso de concreto do topo do tronco de cone, com colher de pedreiro, ou uma desempenadeira.

ENSAIO: Produo e Controle Tecnolgico do Concreto


ACADMICO: RA: MTODO:

Passo 8 Segurar com as mos as alas do tronco e retirar os ps da aba. Deve-se tomar muito cuidado nesse processo para no deixar vazar nenhuma pasta. Passo 9 Puxar o tronco cuidadosamente na direo vertical, retirando-o da plataforma, essa operao deve durar em torno de 5 a 10 segundos. Passo 10 Colocar o tronco ao lado do concreto de cabea para baixo, colocar uma rgua em cima do tronco, como referncia, e medir o abatimento do concreto, (altura em que o concreto desceu). Passo 11 Reutilizar a amostra na concretagem das peas. No utilizar o concreto do slump test na moldagem dos corpos-de-prova.

Moldagem do Corpo de Prova

Materiais necessrios: Moldes cilndricos para CP (com desmoldante) Numerao do CP Colher de pedreiro ou concha Esptula Bidim Amostra de concreto Vibrador especfico (25 mm) Funil do slump test RIS Palha de ao (limpeza)

Procedimento: Passo 1 - Fazer primeiramente o teste do abatimento - Slump test (Conforme a NBR NM 67). No utilizar o concreto do Slump test para moldagem dos Corpos de Prova. Passo 2 - Passar desmoldante nas frmas e coloc-las em local horizontal e livre de vibraes. Passo 3 Obter o tipo de adensamento em funo do abatimento (Slump test) do concreto.
Tabela 1 - Escolha do mtodo de adensamento (NBR 5738:2003).

Abatimento (cm) 1<a<3 3 < a < 15 a > 15

Processo de Adensamento Vibratrio Manual ou Vibratrio Manual

ENSAIO: Produo e Controle Tecnolgico do Concreto


ACADMICO: RA: MTODO:

Passo 4 - Obter o nmero de camadas, conforme a tabela abaixo.


Tabela 2 - Nmero de camadas para moldagem dos corpos-de-prova (NBR 5738 TABELA PARCIAL).

Nmero de camadas em funo do tipo de adensamento Tipo de Dimenso bsica corpo-de(d) mm prova 100 Cilndrico 150 2 3 25 1 2 12 Mecnico Manual Nmeros de golpes para adensamento manual

1) Para concretos com abatimento superior a 160 mm, a quantidade de camadas deve ser reduzida metade da estabelecida nesta tabela. Caso o nmero de camadas resulte fracionrio, arredondar para o inteiro superior mais prximo. Passo 5 Misturar a amostra antes de us-la para garantir a sua uniformidade. Passo 6 Realizar o procedimento de moldagem de acordo com o adensamento. Adensamento manual:

Lembrando que para concretos com abatimento superior a 160 mm, a quantidade de camadas deve ser reduzida metade. Passo 7 Realizar os golpes em forma de semiesfera. Passo 8 - Os golpes devem ser distribudos em toda a seo transversal do molde.

ENSAIO: Produo e Controle Tecnolgico do Concreto


ACADMICO: RA: MTODO:

Passo 9 - Todas as camadas devem ser adensadas em toda a sua espessura e penetrando aproximadamente 2 cm na camada anterior, evitando golpear a base do molde. Passo 10 - Se a haste de adensamento criar vazios na massa de concreto, deve-se bater levemente na face externa do molde, at o fechamento deste. Passo 11 - Moldar a ltima camada com excesso de concreto, para no faltar aps o adensamento, pois no pode acrescentar mais concreto aps a ultima camada adensada, pode ser usado o funil do slump test como apoio. Passo 12 O excesso de concreto retirado com colher de pedreiro, nivelando o topo do molde at que torne uma superfcie lisa. Passo 13 Identificar os CPs.

Trao de Concreto
*Dividir cada material pela massa de cimento Cimento : 1 1,71 Areia : 2,92 Brita : 0,49 gua

Quantidade para 4 CPs 15x30


Cimento Areia Brita gua

You might also like