You are on page 1of 162

Este manual do usurio inclui instrues detalhadas de utilizao da sua cmera. Leia-o com ateno.

Clique em um tpico
Perguntas frequentes Referncia rpida Sumrio Funes bsicas Funes estendidas Opes de fotografia Reproduo/Edio

ST200/ST200F/ST201/ST201F/ST205F

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) Configuraes Apndices ndice

Informao de sade e segurana


Aja sempre de acordo com as precaues seguintes e sugestes de utilizao, para evitar situaes perigosas e assegurando o melhor desempenho de sua cmera. Atenosituaes passveis de causar ferimentos em si prprio ou terceiros No desmonte ou tente reparar sua cmera. Isso poder resultar em choque eltrico ou danos na cmera. No utilize a cmera junto de gses ou lquidos que possam explodir ou incndiar. Correndo o risco de exploso ou incndio. No coloque materiais inflamveis na cmera, nem guarde sua cmera junto desses materiais. Correndo o risco de choque eltrico ou incndio. No use a cmera com as mos molhadas. Pode resultar em choque eltrico. Evite danos nos olhos da pessoa fotografada. No utilize o flash muito prximo ( menos de 1 metro) de pessoas ou animais. Se utilizar o flash perto demais dos olhos, isso pode causar danos temporrios, ou permanentes na viso. Mantenha sua cmera afastada de crianas e animais de estimao. Mantenha sua cmera e todos os acessrios fora do alcance de crianas pequenas e animais. Peas pequenas podero causar engasgamento e ferimentos graves se engeridos. Peas desmontveis e acessrios podero ser perigos fsicos tambm. No exponha sua cmera diretamente ao sol, ou temperaturas extremas durante longos perodos de tempo. Isso pode causar danos permanentes nos componentes internos da cmera.

Informao de sade e segurana


Evite cobrir sua cmera ou carregador com roupas ou cobertores. Sua cmera pode sobre-aquecer, e distorcer a cmera ou causar um incndio. No pegue no cabo eltrico do carregador nem se approxime do carregador durante uma tempestade. Pode resultar em choque eltrico. Se lquidos ou outros objetos entrarem na cmera, desligue imediatamente todas as fontes de energia, como a bateria ou carregador e contate o centro de servio Samsung. Respeite os regulamentos que restrigem o uso da cmera em alguns locais. Evite interferncias com outros dispositivos eletrnicos. Desligue sua cmera no interior do avio. Sua cmera pode interferir com o equipamento do avio. Respeite os regulamentos da companhia area, desligando sua cmera quando pedido pelo pessoal da companhia. Desligue sua cmera perto de equipamento mdico. Sua cmera pode interferir com equipamento mdico em hospitais ou centros de sade. Respeite os regulamentos, sinais de ateno, e indicaes de pessoal mdico. Evite a interferncia com marcapassos. Mantenha um mnimo de 15cm entre sua cmera e o marcapasso, para evitar interferncia, como recomendado pelo fabricante e pelo grupo de pesquisadores independentes, Wireless Technology Research. Se acha que sua cmera est interferindo com um marcapasso ou outro dispositivo mdico, desligue sua cmera imediatamente e contate o fabricante do marcapasso ou dispositivo mdico para aconselhamento.

Informao de sade e segurana


Cuidadosituaes que podem causar danos em sua cmera ou outro equipamento. Retire as baterias de sua cmera quando a guardar por longos perodos de tempo. As baterias podem vazar ou corroer e causar danos graves na sua cmera. Utilize apenas baterias de ltio, autnticas e recomendadas pelo fabricante. No danifique ou aquea a bateria. Ela poder explodir ou causar ferimentos. Utilize apenas baterias, carregadores, cabos e acessrios aprovados pela Samsung. Baterias, carregadores, cabos ou acessrios no recomendados podem causar exploso das baterias, danos em sua cmera ou causar ferimentos. A Samsung no se responsabilizar por nenhuns danos ou ferimentos causados por baterias, carregadores, cabos ou acessrios no recomendados. No utilize baterias para outros fins. Correndo o risco de choque eltrico ou incndio. No toque no flash enquanto ele dispara. O flash est bastante quente quando dispara e poder queimar sua pele. Quando usa o adaptador AC, desligue sua cmera antes de desconectar o carregador da tomada. No fazer isso pode causar incndio ou choque eltrico. Desconecte os carregadores quando no estiverem em uso. No fazer isso pode causar incndio ou choque eltrico. No use cabos, tomadas ou fichas danificadas para carregar suas baterias. Correndo o risco de choque eltrico ou incndio. No deixe que o carregador AC toque nos terminais +/- das baterias. Correndo o risco de choque eltrico ou incndio.

Informao de sade e segurana


No pressione as peas da cmera ou faa presso na cmera. Pode causar danos na cmera. Tenha ateno ao conectar cabos ou adaptadores e colocar baterias e cartes de memria. Se forar os conectores, conectar incorretamente cabos, ou colocar erradamente as baterias e cartes de memria, pode danificar portas, conectores, e acessrios. Mantenha as riscas magnticas dos cartes longe da bolsa da cmera. A informao no carto pode se danificar ou apagar. Nunca use carregadores, baterias, ou cartes de memria danficados. Isso pode causar choque eltrico ou danos na cmera ou incndios. Verifique se sua cmera est a funcionar corretamente antes de a usar. O fabricante no se responsabiliza pela perda de arquivos ou danos que possam resultar do mau funcionamento ou uso incorreto da cmera. Voc dever conectar o terminal mais pequeno do cabo USB em sua cmera. Se colocar o cabo ao contrrio, pode danificar seus arquivos. O fabricante no se responsabiliza pela perda de dados.
4

Evite interferncia com outros dispositivos eletrnicos. Sua cmera utiliza sinais de radiofrequncia que podem interferir com equipamentos eletrnicos sem proteo ou com pouca proteo, como marcapassos, aparelhos auditivos, dispositivos mdicos, e outros dispositivos eletrnicos em sua casa ou carro. Consulte o fabricante dos seus dispositivos eletrnicos para resolver problemas de interferncia. Para evitar interferncias, utilize apenas dispositivos e acessrios recomendados pela Samsung. Utilize sua cmera na posio normal. Evite o contato com a antena interna da cmera.

Transferncia de dados e responsabilidades


Dados transferidos via WLAN podem ser roubados, evite O fabricante da cmera no responsvel por nenhuma

transferir dados sensveis em reas pblicas ou redes abertas. perda de dados transferidos que tenham copyright, marcas comerciais registradas, leis de propriedade intelectual, ou leis de decncia pblica.

Esquema do Manual de Usurio


Informaes de direitos autorais Microsoft Windows e o logotipo do Windows so marcas registradas da Microsoft Corporation. Mac uma marca comercial registrada da Apple Corporation. microSD, microSDHC e microSDXC sao marcas comerciais registradas da SD Association. Wi-Fi, o logotipo Wi-Fi CERTIFIED e o logotipo Wi-Fi so marcas registradas da Wi-Fi Alliance. As marcas registradas e comerciais usadas neste manual percentem aos seus respectivos proprietrios.

Funes bsicas
Saiba mais sobre o desenho, os cones e as funes bsicas de fotografia da sua cmera.

13

Funes estendidas
Saiba como capturar uma foto e gravar um vdeo, selecionando um modo.

36

Opes de fotografia
Saiba como definir as opes no modo Fotografia.

55 78

Reproduo/Edio
Saiba como reproduzir fotos ou vdeos, e a editar fotos ou vdeos. Saiba tambm como conectar sua cmera no computador, impressora, ou TV.

As especificaes da cmera ou o contedo deste

manual podero sofrer alteraes sem aviso prvio devido atualizao das funes da cmera. Recomendamos que a sua cmera seja usada no pas em que foi comprada. Utilize essa cmera de forma responsvel, e respeite todas as leis e recomendaes relacionadas com o seu uso. Voc no tem permisso para reutilizar ou distribuir nenhuma parte deste manual sem permisso prvia. Para informao sobre Licenas de Cdigo Aberto, leia o arquivo "OpenSourceInfo.pdf" presente no CD-ROM.

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) 102


Saiba como se conectar a uma rede sem fio local (WLANs) e usar funes.

Configuraes
Consulte as opes de configurao da sua cmera.

123 129

Apndices
Informaes sobre mensagens de erros, especificaes e manuteno.

cones usados nesse manual


cone Funo

Informao estendida Avisos e precaues de segurana [ ] ( ) * Botes da cmera. Por exemplo, [Obturador] representa o boto do obturador. Nmero de pgina de informao relacionada A ordem das opes ou dos menus que devem ser selecionados para a execuo de uma etapa. Por exemplo: Selecione Deteco Faces Normal (representa Selecione Deteco Faces, e selecione Normal). Anotao

Objeto, plano de fundo e composio Objeto: O objeto principal da cena, como uma pessoa, animal ou naturezas paradas Fundo: Tudo aquilo que est ao redor do objeto Composio: A combinao de um objeto com o plano de fundo

Fundo Composio Objeto

Expresses usadas nesse manual


Prima o boto do obturador Prima at meio do [Obturador]: Prima o boto do obturador at a metade Prima [Obturador]: Prima o boto do obturador at o final

Exposio (Brilho) A quantidade de luz que entra em sua cmera determina a exposio. Pode alterar a exposio atravs da velocidade do obturador, valor de abertura e sensibilidade ISO. Ao alterar a exposio suas fotos ficaro mais escuras ou mais claras.

Exposio normal  Prima at meio o [Obturador] Prima [Obturador]


6

Sobre-exposio  (demasiado claro)

Perguntas frequentes
Saiba como solucionar problemas atravs de opes de fotografia. Os olhos esto vermelhos. Isso causado pela reflexo do flash da cmera. Olhos verm. ou Ajuste olh.ver. (p. 59) Se j tirou a foto, selecione Ajuste olh.ver no menu de edio. (p. 92)
Ajuste a opo de flash para

H pontos de poeira nas fotos.

Se existirem particulas de p no ar, elas podem ficar em sua foto se usar flash.
Desligue o flash ou evite tirar fotos em locais com p. Defina as opes de sensibilidade ISO. (p. 61)

As fotos esto desfocadas.

Quando fotografa com pouca luz ou segura a cmera de forma incorreta as fotos podem ficar desfocadas. Utilize a funo OIS ou prima at a metade do [Obturador] para garantir que o objeto est focado. (p. 34) medida que a cmera tenta permitir mais entrada de luz, a velocidade do obturador reduzida. Isso pode tornar difcil manter a cmera fixa o tempo suficiente para capturar uma foto limpa e poder resultar em trepidao da cmera. Selecione o modo Fotografia noturna. (p. 47) Ative o flash. (p. 59) Defina as opes de sensibilidade ISO. (p. 61) Use um trip para manter a cmera firme.

As fotos esto embaadas quando fotograda de noite.

O objeto est muito Quando a fonte de luz est por detrs do objeto ou quando existe muito contraste entre a luz e reas escuro devido escuras, o objeto pode parecer muito escuro. iluminao de fundo. Evite fotografar o sol diretamente. Selecione Luz Fundo no modo Cena. (p. 41) Ajuste a opo de flash para Preenchido. (p. 59) Ajuste a exposio. (p. 69) Defina a opo Equilbrio de Contraste Automtico (ACB). (p. 70) Ajuste a opo de medio para Pontual se um objeto estiver no centro da moldura. (p. 70)
7

Referncia rpida
Tirar fotos de pessoas
Modo PIP 44 Modo Beauty Shot 45 Modo Retrato inteligente 46 Olhos verm./Ajuste olh.ver (para evitar e corrigir olhos vermelhos) 59 Deteco Faces 65 Auto-retrato 66

Ajustando a exposio (brilho)


Sensibilidade ISO (para ajustar a sensibilidade luz) 61 EV (para ajustar a exposio) 69 ACB (para compensar objetos contra fundos muito brilhantes) 70 Medio 70 AEB (para tirar 3 fotos da mesma cena, mas com exposio diferente) 73

Reduzindo a trepidao da cmera Estabilizao tica de imagens (OIS) 33


Exibindo arquivos por categoria no Smart Album 81 Exibindo arquivos como miniaturas 82 Excluindo todos os arquivos da memria 83 Visualizando arquivos como exib. de slides 86 Visualizar arquivos na TV 94 Conecte sua cmera no computador 95 Usando sites de compartilhamento de fotos ou vdeos (somente ST200F/ST201F/ ST205F) 110 Enviando fotos ou vdeos via e-mail (somente ST200F/ST201F/ST205F) 113 Ajustando o som e volume 125 Ajustando brilho do visor 126 Alterar o idioma do visor 127 Definir a data e hora 127 Antes de contatar o centro de servio 141

Fotografar de noite ou no escuro Modo Cena > Por Sol, Nascer sol 41 Modo Fotografia noturna 47 Opes de flash 59
Sensibilidade ISO (para ajustar a sensibilidade luz) 61

Capturar fotos de cenrios


Modo Cena > Paisagem 41 Modo Panorama ao vivo 42

Aplicar efeitos em fotos


Modo Quadro mgico 48 Modo Funny Face 48 Modo Filtro de fotos 49 Modo Foto Dividida 52 Modo Pincel Artistico 53 Modo Foto em Movimento 54 Ajust.img (para ajustar Ntidez, Contraste, ou Saturao) 91

Tirar fotos em movimento


Contnuo, Ultr vel 73

Fotografar texto, insetos, ou flores Modo Cena > Texto 41 Modo Foto Zoom 47 Macro 62

Aplicar efeitos em vdeos


Modo Filtro de filme 51 8

Sumrio
Funes bsicas .............................................................. 13
Desembalando .............................................................. 14 Desenho da cmera ...................................................... 15 Inserindo a bateria e o carto de memria . ................. 17 Carregando a bateria e ligando sua cmera ................ 18 Carregando a bateria . .................................................. 18 Ligando a cmera ........................................................ 18 Executando a configurao inicial ................................ 19 Aprendendo os cones .................................................. 21 Utilizar o Ecr incio ....................................................... 22 Acessar ao Ecr incio .................................................. 22 cones no Ecr Incio .................................................... 23 Definio de papel de parede ....................................... 25 Selecionar opes ou menus ....................................... 26 Configurando a tela e os sons ...................................... 28 Ajustando o tipo de tela ................................................ 28 Configurando o som .................................................... 29 Tirando fotos ................................................................. 30 Aplicando zoom ........................................................... 31 Reduzindo a trepidao da cmera (OIS) ....................... 33 Dicas de obteno de fotos mais claras ...................... 34

Funes estendidas ......................................................... 36


Usando os modos Bsicos ........................................... 37 Usando o modo Smart Auto ......................................... 37 Utilizar o Modo Programa .............................................. 38 Usando o Modo Deteco de cena inteligente ............... 39 Usando o Modo Filme .................................................. 40 Usando o modo Cena . ................................................ 41 Usando o modo Panorama ao vivo . .............................. 42 Usando modos de Cena ............................................... 44 Usando o modo PIP ..................................................... 44 Usando o modo Beauty Shot ........................................ 45 Usando o modo Retrato inteligente ................................ 46 Usando o modo Fotografia noturna ............................... 47 Usando o Modo Foto 1Er. Plano . .................................. 47 Usando modos Mgicos . ............................................. 48 Usando o Modo Quadro mgico ................................... 48 Usando o modo Funny Face . ....................................... 48 Utilizar o Modo Filtro de Fotos ...................................... 49 Utilizar o Modo Filtro de Filme ....................................... 51 Usando o modo Split Shot . .......................................... 52 Utilizando o modo de Artistic Brush . .............................. 53 Usando o modo Foto em Movimento . ........................... 54

Sumrio Opes de fotografia ....................................................... 55


Selecionar a resoluo e qualidade .............................. 56 Selecionar a resoluo ................................................. 56 Selecionar qualidade da imagem ................................... 57 Usando o temporizador ................................................ 58 Fotografar no escuro . ................................................... 59 Evitando olhos vermelhos ............................................. 59 Usando o flash ............................................................ 59 Ajustar sensibilidade ISO . ............................................. 61 Alterar o foco da cmera .............................................. 62 Usando macro . ........................................................... 62 Usando o acompanhamento de foco automtico ........... 63 Ajustar a rea de foco . ................................................. 64 Usando Deteco Faces . ............................................. 65 Detectando faces ........................................................ 65 Fotografando auto-retrato ............................................. 66 Fotografando um sorriso ............................................... 66 Deteco de piscar de olhos ........................................ 67 Usando Reconhecimento face ...................................... 67 Registrando as faces favoritas (My Star) ......................... 68 Ajustando o brilho e as cores ....................................... 69 Ajustar a exposio manualmente (EV) ........................... 69 Compensao Luz fundo (ACB) .................................... 70 Alterar a opo de medio .......................................... 70 Selecionando uma definio de Equilbrio de branco ...... 71 Usando modos de sequncia ....................................... 73 Ajustando imagens . ...................................................... 74 Reduzindo o som do zoom . ......................................... 75 As opes de fotografia disponveis por modo fotografia ....................................................................... 76

10

Sumrio Reproduo/Edio ......................................................... 78


Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo . ................. 79 Iniciando o modo Reproduo ...................................... 79 Exibindo fotos .............................................................. 84 Reproduzir um vdeo .................................................... 87 Editar uma foto .............................................................. 89 Redimensionando fotos ................................................ 89 Cortar retratos automaticamente . .................................. 89 Girando uma foto ......................................................... 90 Aplicar efeitos Filtro Inteligente ....................................... 90 Ajustar suas fotos . ....................................................... 91 Criando um pedido de impresso (DPOF) ...................... 93 Visualizar ficheiros na TV .............................................. 94 Transferir arquivos para seu computador Windows . ... 95 Transferir arquivos com Intelli-studio ............................... 96 Transferir arquivos conectando sua cmera como um disco removvel ............................................................ 98 Desconectar sua cmera (para Windows XP) ................. 99 Transferir arquivos para seu computador Mac . ......... 100 Imprimir fotos em uma impressora PictBridge ........... 101

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) ..... 102


Conectando a uma WLAN e configurando as opes de rede ........................................................... 103 Conectando a uma WLAN .......................................... 103 Usando o browser de incio de sesso ........................ 104 Dicas de conexo de rede . ........................................ 105 Inserindo texto ........................................................... 106 Enviando fotos ou vdeos para um smartphone ........ 107 Utilizando um smart phone como controle remoto do obturador ............................................................... 108 Usando sites de compartilhamento de fotos ou vdeos .......................................................................... 110 Acessando um site .................................................... 110 Carregando fotos ou vdeos ........................................ 110 Enviando fotos ou vdeos via e-mail ........................... 112 Alterando configuraes de e-mail . ............................. 112 Enviando fotos ou vdeos via e-mail ............................. 113 Carregar fotos para um servidor nuvem ..................... 115 Usanso Backup autom. Para enviar fotos ou vdeos . . 116 Instalando o programa Backup autom. no seu PC ........ 116 Enviando fotos ou vdeos para PC ............................... 116 Vendo fotos ou vdeos numa TV com TV Link ativo ... 118 Enviando fotos usando Wi-Fi Direct ........................... 120 Acerca da funo Wake on Lan (WOL) . ..................... 121

11

Sumrio Configuraes ................................................................ 123


Menu de configuraes .............................................. 124 Acessar ao menu de configuraes ............................ 124 udio ........................................................................ 125 Display ...................................................................... 125 Conectividade ........................................................... 126 Geral . ....................................................................... 127

Apndices ....................................................................... 129


Mensagens de erro ..................................................... 130 Manuteno da cmera .............................................. 132 Limpando a cmera ................................................... 132 Usando ou guardando sua cmera ............................. 133 Acerca dos cartes de memria . ................................ 134 Acerca da bateria ....................................................... 137 Antes de entrar em contato com a assistncia tcnica .. 141 Especificaes da cmera .......................................... 144 Glossrio ..................................................................... 148 Termos de responsabilidade em idiomas oficiais . ..... 155 ndice ........................................................................... 157

12

Funes bsicas
Saiba mais sobre o desenho, os cones e as funes bsicas de fotograa da sua cmera.

Desembalando 14 Desenho da cmera 15 Inserindo a bateria e o carto de memria 17 Carregando a bateria e ligando sua cmera 18
Carregando a bateria 18 Ligando a cmera 18

Selecionar opes ou menus 26 Configurando a tela e os sons 28


Ajustando o tipo de tela 28 Congurando o som 29

Tirando fotos 30
Aplicando zoom 31 Reduzindo a trepidao da cmera (OIS) 33

Executando a configurao inicial 19 Aprendendo os cones 21 Utilizar o Ecr incio 22


Acessar ao Ecr incio 22 cones no Ecr Incio 23 Denio de papel de parede 25

Dicas de obteno de fotos mais claras 34

Desembalando
Os itens seguintes esto includos na caixa do produto. Acessrios opcionais

Cmera

Adaptador CA/ Cabo USB Bolsa Cabo A/V

Bateria recarregvel

Ala Carto de memria/ Adaptador carto de memria

Carregador de bateria

CD-ROM do Manual do Usurio

Manual de consulta rpida

As ilustaes podem variar um pouco dos itens enviados com


seu produto. do modelo.

Os itens includos nessa embalagem podero diferir dependendo Pode adquirir acessrios opcionais em revendedores ou centro
de servio Samsung. A Samsung no se responsabilizar por quais problemas causados por acessrios no recomendados.

Funes bsicas 14

Desenho da cmera
Antes de comear, conhea sua cmera e as suas funes. Microfone Boto do obturador Boto de liga/desliga Colunas Flash Luz de auxlio do AF/ luz de temporizador

Lente Antena interna* * Evite contato com a antena interna ao usar a Rede Sem Fio. (somente ST200F/ST201F/ST205F)

Encaixe para trip

Porta USB e A/V Aceita cabo USB e cabo A/V Tampa do compartimento de bateria Insira um carto de memria e a bateria
Funes bsicas 15

Desenho da cmera
Boto de zoom No modo Fotografia: Aproximar ou afastar No modo Reproduo: Aumentar o zoom em uma parte da foto ou ver arquivos como miniaturas, ou ajustar o volume Indicador luminoso de status Piscando: Quando a cmera est salvando uma foto ou vdeo, sendo lida por um computador ou impressora, quando a imagem est desfocada, ou exista um problema carregando a bateria (Em ST200F/ST201F/ST205F, quando a cmera est se conectando a uma WLAN ou enviando uma foto) Aceso: Quando a cmera est conectada no computador, carregando a bateria, ou quando a imagem est focada.
Boto Descrio

Colocando a ala Tela Botes (consulte a tabela abaixo)


Boto Descrio Funes bsicas Outras funes

Acessar ao Ecr incio. Acessa opes ou menus. Entre no modo Reproduo. Exclui arquivos no modo Reproduo.

Altera a opo de exibio. Move para cima Altera a opo de macro. Altera a opo de flash. Altera a opo de temporizador. Move para baixo Move para a esquerda Move para a direita

Confirma a opo ou o menu realado.


Funes bsicas 16

Inserindo a bateria e o carto de memria


Saiba como inserir a bateria e um carto de memria opcional na cmera.

Removendo a bateria e o carto de memria

Prima o carto gentilmente para remover da cmera, e puxe-o para fora da abertura.
Carto de memria

Insira um carto de memria com os contatos dourados voltados para cima.


Carto de memria

Bloqueio da bateria

Coloque a bateria com o logotipo da Samsung voltado para cima.


Bateria recarregvel

Bateria recarregvel

Empurre a trava para cima para soltar a bateria.

Pode usar a memria interna para guardar fotos temporariamente, se no estiver um carto inserido.

Funes bsicas 17

Carregando a bateria e ligando sua cmera


Carregando a bateria
Antes de utilizar a cmera pela primeira vez, deve carregar a bateria. conecte o terminal mais pequeno do cabo USB, em sua cmera, e conecte o outro terminal do cabo USB no Adaptador CA.

Ligando a cmera
Prima o boto [POWER] para ligar ou desligar a cmera. A tela de configurao inicial ser exibida quando a cmera for ligada pela primeira vez. (p. 19)

Indicador luminoso de status Luz vermelha ligada: carregando Luz vermelha desligada: carga mxima Luz vermelha piscando: erro

Ligando a cmera no modo Reproduo


Prima [ ]. Sua cmera liga e acede imediatamente o modo Reproduo.

Use somente o Adaptador CA e o cabo USB fornecidos com sua cmera. Caso voc utilize um Adaptador CA (tal como SAC-48), a bateria da cmera poder no carregar ou no funcionar corretamente.

Quando voc liga a cmera e mantm o boto [ ] premido at que o indicador luminoso de status esteja piscando, sua cmera no emitir mais sons.

Funes bsicas 18

Executando a configurao inicial


Quando a cmera for ligada pela primeira vez, a tela de configurao inicial ser exibida . Siga os passos abaixo para configurar as configuraes bsicas da cmera.

1 Certique-se que Language est realado, e mantenha


premido [ ] ou [ ].

4 Prima [

seguida [

/ ] para selecionar Home, e prima em ].

Quando viaja para outros pases, selecione Visita,

e selecione um novo fuso horrio.

5 Prima [
[

][

] para selecionar o fuso horrio, e prima ].

Fuso horrio : Home

2 Prima [ 3 Prima [

e prima [

/ ] para selecionar um idioma, ].


Cancelar

Londres Denir

] para selecionar Fuso horrio, e prima em seguida [ ] ou [ ].

O ecr poder diferir dependendo do idioma que selecionou.

Funes bsicas 19

Executando a configurao inicial

6 Prima [
[

] ou [

] para selecionar Ajuste Data / Hora, e prima ].

9 Prima [
[

] ou [ ].

] para selecionar Tipo de data, e prima ]. / ] para selecionar o tipo de data, e prima ] para selecionar Tipo de hora, e prima em ] ou [ ]. / ] para selecionar o formato da hora, e ]. ] para concluir a congurao inicial.

Ajuste Data / Hora


Ano Ms Dia Hora Min. Hor. de Vero

10 Prima [
[

11 Prima [ 12 Prima [
prima [

seguida [

Cancelar

Denir

O ecr poder diferir dependendo do idioma que selecionou.

7 8 Prima [

Prima [ /

] para selecionar um item.

13 Prima [

/ ] para denir a data, hora e hora de vero, e prima [ ].

Funes bsicas 20

Aprendendo os cones
Os cones que sua cmera mostra na tela mudam conforme o modo que selecciona ou as opes definidas.
1 2 Opes de fotografia (direita) 3 Informaes de fotografia

cone
2

Descrio

cone

Descrio

Intelli zoom ligado Resoluo da foto Resoluo do vdeo Medio


3 1 Opes de fotografia (esquerda)

Data atual Hora atual Nmero de fotos disponveis Carto de memria inserido

Frequncia de imagens Flash Som em direto ligado Estabilizao tica de imagens (OIS) Opo auto foco Ajuste da imagem (nitidez, contraste e saturao) Temporizador

: carga mxima : carga parcial : Vazio (Recarregue)

Valor da abertura Velocidade do obturador Tempo de gravao disponvel Quadro de foco automtico Trepidao da cmera Indicador de zoom Resoluo da foto com Intelli zoom ligado Taxa de zoom

cone

Descrio

Modo de Fotografia Valor da exposio Sensibilidade ISO Equilbrio do branco Deteco faces Tom da face Opo de sequncia

Funes bsicas 21

Utilizar o Ecr incio


Pode selecionar o modo de fotografia ou aceder ao menu de configuraes tocando nos cones no Ecr incio.

Acessar ao Ecr incio


No modo Fotografia ou Reproduo, prima [ novamente para voltar no modo anterior. ]. Prima [ ]

Nmero

Descrio

Ecr incio atual Gire [Zoom] para a esquerda ou para a direita para alternar para outro Ecr incio. Prima [ ] para se deslocar para o nome do Ecr incio, e prima em seguida [ / ] para alternar para outro Ecr incio. Prima [ / ] repetidamente para trocar para outro Ecr incio. cones de modo Prima [ / / / pretendido e prima [ ] para se deslocar para o modo ] para acessar o modo.

2 1
lbum

Bsico

Wi-Fi

Smart Auto Programa

Smart Movie

Filme

Cena Voltar

Panorama Conguraes ao vivo Mover a Pgina

Funes bsicas 22

Utilizar o Ecr incio

cones no Ecr Incio


<Bsico>
cone Descrio

<Wi-Fi> (somente ST200F/ST201F/ST205F)


cone Descrio

Smart Auto: Captura uma foto com um modo de cena selecionado automaticamente pela cmera. (p. 37) Programa: Capture uma foto com as configuraes que ajustou manualmente. (p. 38) Smart Movie: Grave um vdeo com um modo de cena selecionado automaticamente pela cmera. (p. 39) Filme: Gravar um vdeo. (p. 40) Cena: Tire a foto com opes definidas para uma cena especfica. (p. 41) Panorama ao vivo: Capture e combine uma srie de fotos para criar uma imagem panormica. (p. 42) Configuraes: Ajuste as configuraes para igualar suas preferncias. (p. 124)

MobileLink: Envie fotos ou vdeos para um smartphone. (p. 107) Remote Viewfinder: Use um smart phone como boto remoto do obturador, e pr-visualize a imagem que capturou com sua cmera no seu smart phone. (p. 108) Compartilhamento Social: Transfira suas fotos ou vdeos para sites de compartilhamento de arquivos. (p. 110) E-mail: Envie fotos ou vdeos guardados em sua cmera por e-mail. (p. 112) Nuvem: Carregar fotos para um servidor nuvem. (p. 115) Backup autom.: Envie fotos ou vdeos que capturou com a cmera para o computador atravs da rede sem fio. (p. 116) TV Link: Visualize fotos ou vdeos que capturou com a cmera, em uma TV de grande ecr. (p. 118)

Funes bsicas 23

Utilizar o Ecr incio


<Cena>
cone Descrio

<Mgico>
cone Descrio

PIP: Sintetize um autorretrato com a imagem de fundo desejada para tirar uma foto. (p. 44) Beauty Shot: Tire uma foto com opes que escondem imperfeies do rosto. (p. 45) Retrato inteligente: Salve 2 retratos adicionais automaticamente usando as funes de deteco faces. (p. 46) Fotografia noturna: Capture cenas noturnas ajustando a velocidade do obturador. (p. 47) Foto Zoom: Tire fotos a pouca distncia do sujeito. (p. 47)

Quadro mgico: Tire uma foto com vrios efeitos de moldura. (p. 48) Funny Face: Tire uma foto com efeitos funny face. (p. 48) Filtro de fotos: Tire uma foto com vrios efeitos de filtro. (p. 49) Filtro de filme: Grave um vdeo com vrios efeitos de filtro. (p. 51) Foto Dividida: Capture vrias fotos e altere-as com desenhos predefinidos. (p. 52) Pincel Artistico: Capture uma foto e salve um vdeo que mostra como aplicar o efeito de filtro. (p. 53) Foto em Movimento: Capture e combine uma srie de fotos, e selecione uma rea a ser animada para criar a animao GIF. (p. 54) <lbum>
cone Descrio

lbum: Veja arquivos por categoria no Smart lbum. (p. 81) Editor de fotos: Editar fotos com vrios efeitos. (p. 91)

Funes bsicas 24

Utilizar o Ecr incio

Definio de papel de parede


Definir papel de parede para a tela Incio com a imagem desejada.

5 Selecione o papel de parede pretendido, e prima [

].

Se selecionou uma foto que capturou, voc pode definir uma

1 No ecr Incio, desloque-se para <Bsico>. 2 Selecione . 3 Selecione Display Papeis de parede. 4 Selecione uma opo.
Opo Galeria de papeis de parede lbum Descrio

rea especifica como papel de parede. Gire [Zoom] para a esquerda ou para a direita para reduzir ou aumentar a rea. Prima [ / / / ] para mover a rea.

6 Prima [

] para guardar.

Voc pode tambm definir a foto que est a visualizar como papel de parede premindo [ ], e selecionando Definir papel de parede no modo Reproduo.

Selecione o papel de parede desejado da galeria padro. Defina uma foto que voc capturou como papel de parede.

Funes bsicas 25

Selecionar opes ou menus


Para selecionar uma opo ou um menu, prima [ ], e prima [ / / / ] ou [ ].

1 No modo Fotograa, prima [ 2 Selecione uma opo ou menu.

].
] ou [ ]. ] ou [ ].

Voltando para o menu anterior

Para mover para cima ou para baixo, prima [ Para mover para a esquerda ou direita, prima [

Prima [

] para voltar para o menu anterior.


Prima at meio [Obturador] para voltar ao modo Fotografia.

3 Prima [

] para conrmar a opo ou o menu realado.

Funes bsicas 26

Selecionar opes ou menus


 or exemplo, para selecionar uma opo de Equilbrio do P Branco no Modo programa:

4 Prima [
EV

/ ] para selecionar Equilb. branco, e prima em seguida [ ] ou [ ].


Equilb. branco ISO Flash Foco rea de foco
Sair Seleccionar

1 No ecr Incio, desloque-se para <Bsico>. 2 Selecione . ]. 3 Prima [


EV Equilb. branco ISO Flash Foco rea de foco
Sair Seleccionar

5 Prima [

/ ] para selecionar uma opo de Equilbrio do Branco.

Equilb. branco : Luz dia

Voltar

Seleccionar

6 Prima [

] para guardar suas conguraes.

Funes bsicas 27

Configurando a tela e os sons


Saiba como alterar informao bsica da tela e configuraes sonoras.

Ajustando o tipo de tela


Pode selecionar um tipo de tela para o modo Fotografia ou Reproduo. Cada tipo exibe informaes de fotografia e reproduo diferentes. Consulte a tabela abaixo.

Configurando a tela de visualizao de opes


Voc pode ocultar ou exibir a tela de opes que surge em alguns modos.

Prima [

] repetidamente.

Oculte a opo de exibio. Exibe a opo de exibio.

Paisagem

Prima [
Modo

] repetidamente para alterar o tipo de tela.


Tela desligada

Opo de exibio Por exemplo, no Modo de cena

Tipo de tela Oculta todas as informaes sobre opes de

Fotografando

disparo. disparo. atual.

Exibe todas as informaes sobre opes de Oculta todas as informaes sobre o arquivo

Reproduo

Oculte toda a informao sobre o arquivo atual,

excepto a informao bsica.

Exibe todas as informaes sobre o arquivo atual.

Funes bsicas 28

Configurando a tela e os sons

Configurando o som
Ligue ou desligue os sons que sua cmera emite quando realiza algumas funes.

1 No ecr Incio, desloque-se para <Bsico>. 2 Selecione . 3 Selecione udio Som bip. 4 Selecione uma opo.
Opo Desactivado Activado Descrio

A cmera no emite sons. A cmera emite sons.

Funes bsicas 29

Tirando fotos
Saiba como tirar fotos fcil e rapidamente com o Modo Smart Auto.

1 No ecr Incio, desloque-se para <Bsico>. 2 Selecione . 3 Alinhe o objeto na moldura.

5 Prima [Obturador] para tirar uma foto. 6 Prima [ ] para exibir a foto capturada.
Para excluir a foto, prima [

] e selecione em seguida Sim.

7 Prima [

] para voltar para o modo Fotograa.

Consulte a pgina 34 para obter dicas de como tirar fotos mais claras.

4 Prima at meio do [Obturador] para focar.

Quando o objeto est focado surge uma moldura verde. Um quadro vermelho significa que o objeto est fora de foco.

Funes bsicas 30

Tirando fotos

Aplicando zoom
Pode tirar fotos 1Er. plano ajustando zoom.

Zoom digital
O Zoom digital compatvel por defeito no modo Fotografia. Se voc aumentar o zoom num objeto no modo Fotografia e o indicador de zoom estiver no alcance digital, sua cmera est usando o zoom Digital. Usando ambos, zoom tico 10X e Digital 5X, pode aumentar o zoom at 50 vezes. Alcanetico Indicador de zoom Rcio de zoom Aproximar Alcane digital
O Zoom digital no est disponvel na opo de Acompanhamento
de AF.

Diminuir zoom

Se capturar uma foto com zoom Digital, a qualidade da foto poder


ser inferior ao normal.

Quando voc gira o boto de zoom, a relao de zoom exibida na tela poder mudar inconsistentemente.

Funes bsicas 31

Tirando fotos
Intelli zoom
Se o indicador de zoom est no alcane do Intelli, sua cmera usar o Intelli zoom. A resoluo da foto varia de acordo com a taxa de zoom se utilizar o Intelli zoom. Usando ambos, zoom tico e Intelli zoom, pode aumentar o zoom at 20 vezes. Resoluo da foto com Intelli zoom ligado

Configurando Intelli zoom

1 No modo Fotograa, prima [ 2 Selecione Intelli Zoom. 3 Selecione uma opo.


cone Descrio

].

Alcance tico Indicador de zoom Alcance Intelli

Desact.: Intelli zoom desativado. Activ.: Intelli zoom ativado.

O Intelli zoom no est disponvel na opo de Acompanhamento


de AF.

Intelli zoom o ajuda a tirar fotos com menos deteriorao de

qualidade que o zoom digital. Contudo, a qualidade da foto pode ser inferior a quando usa o zoom tico. O Intelli zoom s est disponvel quando configura o rcio de resoluo 4:3. Se configurar outro rcio de resoluo com Intelli zoom ativo, o Intelli zoom se desativar automaticamente.

Funes bsicas 32

Tirando fotos

Reduzindo a trepidao da cmera (OIS)


Reduza a trepidao da cmera de forma tica no modo Fotografia.

A funo OIS pode no funcionar corretamente quando:

Antes da correo 

Aps a correo 

1 No modo Fotograa, prima [ 2 Selecione OIS. 3 Selecione uma opo.


cone Descrio

].

-- Voc mover a cmera para acompanhar um objeto em movimento. -- Usar zoom Digital -- A cmera estiver trepidando muito -- A velocidade do obturador muito lenta (por exemplo, quando tira fotos noturnas) -- A bateria estiver com pouca carga -- Tira uma foto 1Er. plano Se voc usar a funo OIS com um trip, suas imagens podero ser desfocadas pela vibrao do sensor de OIS. Ao usar um trip, desative a funo OIS. Se sua cmera cair ou ser atingida, o visor ficar desfocado. Caso isso acontea desligue e volte a ligar sua cmera.

Desact.: OIS est desativado. Activ.: OIS est ativado.

Funes bsicas 33

Dicas de obteno de fotos mais claras


Segurando a cmera corretamente
Certifique-se que nada bloqueia a lente, o flash ou microfone.

Reduzindo a trepidao da cmera


Ative a opo de estabilizao ptica de imagens para reduzir de forma ptica as trepidaes da cmera. (p. 33)

Pressionando o boto do obturador at a metade


Prima o boto [Obturador] at a metade e ajuste o foco. Sua cmera ajusta o foco e exposio automaticamente.

Quando

exibido

Trepidao da cmera Sua cmera define o valor de abertura e velocidade do obturador automaticamente. Moldura de foco Prima [Obturador] para tirar a foto, se o enquadramento aparecer verde. Altere o enquadramento e prima o boto [Obturador] at a metade novamente se ele estiver vermelho. 34

Ao tirar fotos no escuro, evite ajustar a opo de flash como Sinc.lenta ou Desligado. A abertura mantm-se por mais tempo e poder ser mais difcil manter a cmera estvel, o tempo suficiente para capturar a foto. Use um trip ou ajuste a opo de flash para Preenchido. (p. 59) Defina as opes de sensibilidade ISO. (p. 61)

Evitando que o objeto fotografado fique fora de foco


Talvez seja difcil focalizar um objeto quando: -- Existe pouco contraste entre o fundo e o objeto (por exemplo, quando seu objeto veste roupas da mesma cor do fundo) -- A fonte de luz por trs do objeto for muito intensa. -- O objeto brilhante ou refletor -- O objeto tem padres horizontais, como riscas -- O objeto no est no centro da moldura
Quando tira fotos em pouca luz

Ative o flash. (p. 59)

Quando objetos se movem rapidamente

Utilize a funo Contnuo ou Ultr vel. (p. 73)

Utilizando o bloqueio de foco Prima at meio do [Obturador] para focar. Quando o objeto estiver focalizado, voc poder reposicionar o quadro para alterar a composio. Quando estiver pronto, prima o boto [Obturador] para tirar sua foto.

35

Funes estendidas
Saiba como capturar uma foto e gravar um vdeo, selecionando um modo.

Usando os modos Bsicos 37


Usando o modo Smart Auto Utilizar o Modo Programa Usando o Modo Deteco de cena inteligente Usando o Modo Filme Usando o modo Cena Usando o modo Panorama ao vivo Usando o modo PIP Usando o modo Beauty Shot Usando o modo Retrato inteligente Usando o modo Fotograa noturna Usando o Modo Foto 1Er. Plano 37 38 39 40 41 42 44 45 46 47 47

Usando modos Mgicos 48


Usando o Modo Quadro mgico Usando o modo Funny Face Utilizar o Modo Filtro de Fotos Utilizar o Modo Filtro de Filme Usando o modo Split Shot Utilizando o modo de Artistic Brush Usando o modo Foto em Movimento 48 48 49 51 52 53 54

Usando modos de Cena 44

Usando os modos Bsicos


Capture fotos ou grave vdeos usando os modos bsicos. Voc pode tambm usar o modo de cena e o modo Live Panorama.

Usando o modo Smart Auto


No modo Smart Auto, sua cmera escolhe automaticamente as configuraes de cmera de acordo com o tipo de cena que deteta. O modo Smart Auto ajuda se no est familiarizado com as configuraes de sua cmera para as vrias cenas.

cone

Descrio

Paisagens noturnas Retrato noturno Paisagens com luz de fundo Retrato com luz de fundo Retratos Fotos 1Er. plano de objetos Fotos 1Er. plano de texto Por sol Cus limpos Floresta Fotos 1Er. plano objetos coloridos Sua cmera est estabilizada ou em trip (quando tirar fotos noturnas) Objetos que se movam rapidamente Fogo de artifcio (usando trip)

1 No ecr Incio, desloque-se para <Bsico>. 2 Selecione . 3 Alinhe o objeto na moldura.

Sua cmera seleciona automaticamente a cena. O cone para

o modo apropriado da cena aparece no topo esquerdo do ecr. Abaixo a lista de cones.

cone

Descrio

Paisagens Cenas com fundos brancos brilhantes


Funes estendidas 37

Usando os modos Bsicos

4 Prima at meio do [Obturador] para focar. 5 Prima o boto [Obturador] para tirar a foto.
Se sua cmera no reconhece um modo de cena apropriado, ela
usa o modo Smart Auto como padro.

Utilizar o Modo Programa


No modo Programa, pode definir a maioria das opes, exceto a velocidade do obturador e o valor de abertura, que a cmera define automaticamente.

Mesmo que detecte um rosto, sua cmera pode no selecionar o

modo retrato, dependendo da posio ou luz do sujeito. Sua cmera pode no selecionar a cena correta dependendo das condies de fotografia, tal como movimento da cmera, luz, ou distncia do objeto. Mesmo quando um trip usado, a cmera pode no detectar o modo se o objeto estiver se movendo. No modo Smart Auto, sua cmera consome mais energia da bateria, uma vez que altera constantemente as configuraes, para selecionar as cenas apropriadas.

1 No ecr Incio, desloque-se para <Bsico>. 2 Selecione . 3 Ajuste as opes pretendidas.


Para obter uma lista de opes, consulte

"Opes de fotografia". (p. 55)

4 Alinhe o objeto na moldura, e prima o boto [Obturador]


at a metade para focaliz-lo.

5 Prima o boto [Obturador] para tirar a foto.

Funes estendidas 38

Usando os modos Bsicos

Usando o Modo Deteco de cena inteligente


No Modo Smart Filme, sua cmera escolhe automaticamente as configuraes de cmera de acordo com o tipo de cena que detecta.

cone

Descrio

Paisagens Por sol Cus limpos Floresta

1 2 Selecione . 3 Alinhe o objeto na moldura.

No ecr Incio, desloque-se para <Bsico>.

Sua cmera seleciona automaticamente a cena. O cone para

o modo apropriado da cena ir aparecer no topo esquerdo do ecr.

4 Prima o boto [Obturador] para iniciar a gravao. 5 Prima o boto [Obturador] novamente para parar a
gravao.
Se sua cmera no reconhece um modo de cena apropriado, ela
usa o Modo Smart Filme como padro.

Sua cmera pode no selecionar a cena correta dependendo das


condies de fotografia, tal como movimento da cmera, luz, e distncia do objeto.

Funes estendidas 39

Usando os modos Bsicos

Usando o Modo Filme


No modo Filme, pode personalizar as configuraes para gravar vdeos de alta definio at 20 minutos de durao. A cmera guarda os vdeos gravados como arquivos MP4 (H.264).
H.264 (MPEG-4 part10/AVC) um formato de vdeo de alta

1 No ecr Incio, desloque-se para <Bsico>. 2 Selecione . 3 Ajuste as opes pretendidas.


fotografia". (p. 55)

Para obter uma lista de opes, consulte "Opes de

compresso estabelecido por organizaes de normalizao internacional ISO-IEC e ITU-T. Alguns cartes de memria podem no oferecer suporte gravao em alta definio. Nesse caso, defina uma resoluo mais baixa. Cartes de memria com velocidades de gravao baixas no so compatveis com vdeos de alta resoluo. Para gravar vdeos de alta resoluo, use cartes de memria com velocidades de escrita mais rpida. Se ativou a funo OIS, ao gravar um vdeo, sua cmera poder gravar os sons da funo OIS. Caso voc utilize a funo zoom ao gravar um vdeo, a cmera poder gravar o rudo do zoom funcionando. Para diminuir o rudo do zoom, utilize a funo Som em direto. (p. 75)

4 5 Prima o boto [Obturador] novamente para parar a


Prima o boto [Obturador] para iniciar a gravao. gravao.

Funes estendidas 40

Usando os modos Bsicos


Pausar gravao
Sua cmera permite que pause um vdeo, temporariamente, durante a gravao. Com essa funo, pode gravar cenas diferentes no mesmo vdeo.

Usando o modo Cena


No modo de Cena, pode tirar fotos com opes definidas para uma cena especfica.

1 No ecr Incio, desloque-se para <Bsico>. 2 Selecione . 3 Selecione uma cena.

Prima [ Prima [

] para pausar enquanto grava. ] para continuar.

Paisagem

Tela desligada

Funes estendidas 41

Usando os modos Bsicos


Opo Paisagem Por Sol Nascer sol Luz Fundo Praia e neve Texto Descrio

Usando o modo Panorama ao vivo


No modo Panorama ao vivo, voc pode capturar uma cena panormica vasta numa nica foto. Capture e combine uma srie de fotos para criar uma imagem panormica.

Tire fotos de cenas paradas e paisagens. Tire fotos de cenas de pr do sol, com vermelhos e amarelos de aspeto natural. Tirar fotos ao nascer do sol. Tirar fotos de objetos de fundo. Reduz a subexposio de sujeitos, causada pela luz do sol reflectida pela areia ou neve. Tira fotos ntidas de texto em papel ou documentos eletrnicos.

Exemplo de Fotografia

Alinhe o objeto na moldura, e prima o boto [Obturador] at a metade para focaliz-lo.

5 Prima o boto [Obturador] para tirar a foto.

1 No ecr Incio, desloque-se para <Bsico>. 2 Selecione . 3 Alinhe o objeto na moldura, e prima o boto [Obturador]
at a metade para focaliz-lo.
Alinhe a cmera com o lado direito e esquerdo mais afastado,

e a parte de cima e a de baixo o mais prximo da cena que voc pretende capturar.

4 Prima sem soltar [Obturador] para comear a fotografar.

Funes estendidas 42

Usando os modos Bsicos

5 Com o boto [Obturador] premido, mova a cmera


Quando o visor estiver alinhado com a cena seguinte, a

devagar na direo que lhe permitir capturar o resto do panorama.


cmera captura a foto seguinte automaticamente.

Para melhores resultados quando capturar fotos panormicas, evite

6 Quando voc terminar, largue o [Obturador].


combina as fotos numa nica foto panormica.

Quando tiver capturado todas as fotos necessrias, a cmera

o seguinte: -- mover a cmera depressa demais, ou lento demais -- mover a cmera pouco demais para capturar a imagem seguinte -- mover a cmera a velocidades irregulares -- agitar a cmera -- Alterar a direo da cmera enquanto captura uma foto -- fotografar em locais escuros -- capturar objetos em movimento prximos -- condies de fotografia onde o brilho ou a cor da luz se altera Selecionar o modo Panorama ao vivo ir desativar as funes de zoom digital e tico. Se voc selecionar o modo Panorama enquanto a lente est aumentando o zoom, a cmera diminui o zoom automaticamente para a posio padro. No modo Panorama ao vivo, algumas opes de fotografia no esto disponveis. A cmera poder deixar de disparar devido composio da fotografia ou o objeto se moveu. No modo Panorama ao vivo, a sua cmera poder no capturar a ltima cena na totalidade, caso pare de mover a cmera, exatamente, at ao local onde pretende que a cena termine. Para capturar toda a cena, mova a sua cmera suavemente para alm do ponto onde pretende que termine a cena.

Funes estendidas 43

Usando modos de Cena


Capture fotos selecionando os modos apropriados para cada cena.

Usando o modo PIP


No modo PIP, voc pode capturar ou selecionar uma foto de fundo de tamanho grande, e inserir depois uma foto mais pequena ou vdeo frente.

4 Prima [

] para denir a foto como imagem de fundo.


].

Para voltar a tirar uma foto de fundo, prima [

1 No Ecr incio, desloque-se para <Cena>. 2 Selecione .

Para definir a dimenso final do vdeo quando inserir um

vdeo, prima [ ], e selecione Dimenses dao filme a dimenso pretendida.

Nova foto

Mover Moldura

3 Prima at meio do [Obturador] para focar, e prima


[Obturador] para capturar uma foto de fundo.
Para selecionar uma foto de fundo das suas fotos salvas,

5 Prima [

], e prima em seguida [ alterar a opo de introduo. ], e prima em seguida [ alterar a dimenso de introduo.

/ / / / / /

] para ] para

prima [ ], e selecione Selecionar imagem a foto pretendida. Voc no poder selecionar um arquivo de vdeo ou foto capturados no modo Panorama ao vivo.

6 Prima [ 7 Prima [

] para guardar a congurao.

Funes estendidas 44

Usando modos de Cena

8 Prima at meio do [Obturador] para focar, e prima


[Obturador] para capturar e inserir uma foto.
A janela de insero surge maior quando prime at meio do

Usando o modo Beauty Shot


No modo Beauty Shot, pode tirar retratos com opo para esconder imperfeies do rosto.

[Obturador], para que voc possa determinar se o objeto est ou no focado. Para gravar um vdeo, prima [ ]. Para parar a gravao e inserir o vdeo, prima [ ] novamente.
Quando capturar fotos de fundo, a resoluo definida
automaticamente para

1 No Ecr incio, desloque-se para <Cena>. 2 Selecione . 3 Prima [ / ] para ajustar Retoque da face.
esconder mais imperfeies.

e todas as fotos capturadas so salvas.

Por exemplo, aumente a definio de Retoque da face para

As fotos finais de PIP ou vdeos so salvos como um arquivo

combinado e essas fotos ou vdeos no so salvos em separado. Ao inserir uma imagem, a resoluo do arquivo combinado definida automaticamente para . Ao inserir um vdeo, a resoluo do arquivo combinado definida automaticamente para ou inferior. Ao capturar uma imagem de fundo, as imagens verticais capturadas na posio vertical sero exibidas horizontalmente sem giro automtico. A dimenso mxima da janela de insero de 1/4 do ecr, e o rcio do aspecto mantm-se igual ao alterar a dimenso. A durao mxima de um vdeo que pode ser inserido de 20 minutos. No modo PIP, o alcance do zoom disponvel poder ser inferior ao de outros modos de fotografia. No modo PIP, voc no pode definir opes de Som ao vivo. Quando voc seleciona uma foto de fundo a partir das suas fotos salvas, listras negras podero aparecer nos bordos da imagem, dependendo da relao do aspecto.

Retoque da face : 2

Tela desligada

]. 4 Prima [ 5 Selecione Tom da face.

Funes estendidas 45

Usando modos de Cena

6 Prima [

] para ajustar Tom da face.

Usando o modo Retrato inteligente


No modo Retrato inteligente, a cmera detecta a face do sujeito e automaticamente aumenta a face, corta a foto em volta da face, e salva a foto original e 2 retratos em 3 arquivos distintos. Voc pode utilizar o modo Retrato inteligente para extrair e salvar retratos 1Er Plano de um individuo em fotos panormicas.

Por exemplo, aumente as definies de tom da face para

fazer a pele parecer mais luminosa.

Tom da face : 2

Cancelar

Denir

7 Prima [ ] para guardar a congurao. 8 Alinhe o objeto na moldura, e prima o boto [Obturador]
at a metade para focaliz-lo.

1 No Ecr incio, desloque-se para <Cena>. 2 Selecione . 3 Alinhe o objeto na moldura, e prima o boto [Obturador]
at a metade para focaliz-lo.

4 Prima o boto [Obturador] para tirar a foto.


arquivo consecutivos.

A foto original e 2 foto cortadas so salvas sob nomes de

9 Prima o boto [Obturador] para tirar a foto.

O modo Retrato inteligente ir salvar a foto original apenas se:

-- nenhuma face for detectada -- mais de 2 faces forem detectadas -- a rea facial detectada maior que uma certa relao As fotos cortadas mantm a mesma relao de aspecto (16:9) que o original ou a relao de aspecto inversa (9:16). No modo Retrato inteligente, poder demorar mais para salvar os arquivos.

Funes estendidas 46

Usando modos de Cena

Usando o modo Fotografia noturna


No modo Fotografia noturna, voc pode usar velocidade de obturador mais lenta para prolongar o tempo at fechar o obturador. Aumente o valor de abertura para evitar sobreexposio.

Usando o Modo Foto 1Er. Plano


No modo foto 1Er.Plano, pode tirar fotos em primeiro plano de objetos, como flores ou insetos.

1 No Ecr incio, desloque-se para <Cena>. 2 Selecione . 3 Prima [ / ] para ajustar a velocidade do obturador.

1 No Ecr incio, desloque-se para <Cena>. 2 Selecione . 3 Alinhe o objeto na moldura, e prima o boto [Obturador]
at a metade para focaliz-lo.

Veloc. obtur. : 1 seg

Tela desligada

4 Alinhe o objeto na moldura, e prima o boto [Obturador]


at a metade para focaliz-lo.

4 Prima o boto [Obturador] para tirar a foto.

5 Prima o boto [Obturador] para tirar a foto.


Use trip para evitar fotos embaadas.

Funes estendidas 47

Usando modos Mgicos


Capture uma foto ou grave um vdeo com vrios efeitos.

Usando o Modo Quadro mgico


No modo Quadro mgico, voc pode aplicar vrios efeitos s suas fotos. A forma e sensao das fotos iro mudar de acordo com o quadro que selecionou.

Usando o modo Funny Face


Capture uma foto com efeitos que distorcem o rosto.

1 No ecr Incio, desloque-se para <Mgico>. 2 Selecione . 3 Selecione a moldura que pretende.

1 No ecr Incio, desloque-se para <Mgico>. 2 Selecione . 3 Aponte a cmera a uma face. 4 Selecione o efeito que pretende.

Mural

Tela desligada

Tela desligada

4 Alinhe o objeto na moldura, e prima o boto [Obturador]


at a metade para focaliz-lo.

5 Prima o boto [Obturador] para tirar a foto.


No modo Quadro Mgico, a resoluo definida automaticamente para .

Funes estendidas 48

Usando modos Mgicos ]. 5 Prima [ 6 Selecione Nvel de distoro. 7 Prima [ / ] para ajustar Nvel de distoro. 8 Prima [ ] para guardar a congurao. 9 Prima at meio do [Obturador] para focar. 10 Prima o boto [Obturador] para tirar a foto.
O modo Funny Face no funciona se nenhuma face for detectada. Quando vrios rostos forem detectados, ele aplicado apenas ao
rosto mais prximo.

Utilizar o Modo Filtro de Fotos


Aplique vrios efeitos de filtro para suas fotos para criar imagens nicas.

Miniatura

Vinhetas

Olho de peixe

Esboo

1 No ecr Incio, desloque-se para <Mgico>. 2 Selecione . 3 Selecione um efeito.

Funes estendidas 49

Usando modos Mgicos


Opo Miniatura Vinhetas Pintura a tinta Pintura a leo Desenho animado Filtro cruzado Esboo Foco suave Olho de peixe Filme antigo Ponto de meio-tom Clssico Retr Foto com zoom Descrio

4 Alinhe o objeto na moldura, e prima o boto [Obturador]


at a metade para focaliz-lo.

Aplique o efeito inclinao para fazer o objeto parecer miniatura. Aplique as cores retr, efeito de alto contraste e vinheta das cmeras Lomo. Aplique um efeito de aquarela. Aplique um efeito de pintura a leo. Aplique um efeito de desenho animado. Adicione linhas que radiam de dentro para fora de objetos brilhantes, para imitar o efeito visual de um filtro cruzado. Aplique efeito esboo lpis. Esconda imperfeies do rosto ou aplique efeitos de sonho. Escurece os bordos da moldura e distorce objetos para imitar o efeito visual de um olho de peixe. Aplique um efeito de filme antigo. Aplique efeito meio-tom. Aplique efeito preto e branco. Aplique o efeito tom spia. Embaa as bordas de uma foto para enfatizar os objetos no centro.

5 Prima [Obturador] para tirar uma foto.


Dependendo da opo que voc selecionou, a resoluo poder mudar para ou inferior automaticamente.

Funes estendidas 50

Usando modos Mgicos

Utilizar o Modo Filtro de Filme


Aplique vrios efeitos de filtro para seus vdeos para criar imagens nicas.

Opo Efeito de paleta 1

Descrio

Crie um look vivo com contrastes e cores vivas.

1 No ecr Incio, desloque-se para <Mgico>. 2 Selecione . 3 Selecione um efeito.


Opo Miniatura Vinhetas Ponto de meio-tom Esboo Olho de peixe Clssico Retr Descrio

Efeito de paleta 2 Torna cenas mais limpas e lmpidas. Efeito de paleta 3 Aplique um tom marrom suave. Efeito de paleta 4 Crie um efeito frio e montono.

Aplique o efeito inclinao para fazer o objeto parecer miniatura. Aplique as cores retr, efeito de alto contraste e vinheta das cmeras Lomo. Aplique efeito meio-tom. Aplique efeito esboo lpis. Distorce objetos prximos para imitar o efeito visual da lente olho de peixe. Aplique efeito preto e branco. Aplique o efeito tom spia.

4 Prima o boto [Obturador] para iniciar a gravao. 5 Prima o boto [Obturador] novamente para parar a
gravao.
Se voc selecionou Miniatura, o tempo de gravao da miniatura
tambm exibido e inferior ao tempo de gravao real.

Se voc selecionou Miniatura, no poder gravar o vdeo com som. Dependendo da opo que voc selecionou, a velocidade de
gravao poder mudar para e a resoluo da gravao poder mudar para ou inferior automaticamente.

Funes estendidas 51

Usando modos Mgicos

Usando o modo Split Shot


No modo Foto Dividida, voc pode capturar vrias fotos e retoclas com desenhos prdefinidos.

4 Alinhe o objeto na moldura, e prima o boto [Obturador]


at a metade para focaliz-lo.

1 No ecr Incio, desloque-se para <Mgico>. 2 Selecione . 3 Selecione um estilo de diviso.


Para ajustar a nitidez da linha divisria prima [

5 Prima [Obturador] para tirar uma foto.

Repita os passos 4 a 5 para tirar o restante das fotos. Para voltar a capturar uma foto, prima [ ]. No modo Split Shot, a resoluo definida automaticamente para
ou inferior.

], e selecione Linha Desfocagem um valor pretendido. Para aplicar um efeito de Filtro Inteligente numa parte da foto, prima [ ], e selecione Filtro Inteligente uma opo pretendida. Voc pode aplicar efeitos de Filtro Inteligente diferentes para cada parte da foto.

No modo Foto Dividida, o alcance do zoom disponvel poder ser


inferior ao de outros modos de fotografia.

Tela desligada

Funes estendidas 52

Usando modos Mgicos

Utilizando o modo de Artistic Brush


No modo Artistic Brush, voc pode capturar uma foto, e ver um vdeo demonstrando como aplicar o efeito de filtro.

4 Alinhe o objeto na moldura, e prima o boto [Obturador]


at a metade para focaliz-lo.

1 No ecr Incio, desloque-se para <Mgico>. 2 Selecione . 3 Selecione um ltro.

5 Prima [Obturador] para tirar uma foto.


aplicar o filtro inicia automaticamente.
para ou inferior.

Depois de capturar a foto, o vdeo que demonstra como

No modo Artistic Brush, a resoluo definida automaticamente No modo Artistic Brush, tanto a foto com o efeito de filtro como o
vdeo que demonstra como aplicar o efeito de filtro so salvos. inferior ao de outros modos de fotografia. uma foto.

No modo Artistic Brush, o alcance do zoom disponvel poder ser No modo Artistc Brush poder demorar mais tempo para salvar
Pintura a tinta

Voc no poder carregar um vdeo capturado no modo Pincel


Artistico atravs da funo de rede sem fio em sua cmera. (ST200F/ST201F/ST205F)

Tela desligada

Opo Pintura a tinta Desenho animado Esboo

Descrio

Aplique um efeito de aquarela. Aplique um efeito de desenho animado. Aplique efeito esboo lpis.

Funes estendidas 53

Usando modos Mgicos

Usando o modo Foto em Movimento


No modo Foto em Movimento, voc pode capturar e combinar uma srie de fotos, e selecionar uma rea a ser animada para criar uma animao GIF. Esse modo est disponvel somete quando insere um carto de memria em sua cmera.

6 Gire [Zoom] para a esquerda ou para a direita para


reduzir ou aumentar a rea.

1 No ecr Incio, desloque-se para <Mgico>. 2 Selecione . 3 Alinhe o objeto na moldura, e prima o boto [Obturador]
at a metade para focaliz-lo.

Dimenso Moldura Cancelar Gravar

4 Prima o boto [Obturador] para tirar a foto.


de status est piscando.

7 Prima [

] para salvar a foto.

A cmera captura vrias fotos enquanto o indicador luminoso

A cmera salva uma animao GIF e um JPG da primeira

5 Prima [

/ / / a ser animada.

] para se deslocar para uma rea

cena do arquivo GIF. Voc no poder visualizar o arquivo JPG em sua cmera. Para o visualizar, conecte a sua cmera a um PC. (p. 96)
No modo Foto em Movimento, a resoluo definida
automaticamente para .

Use um trip para manter a cmera firme. No modo Foto em Movimento, poder demorar mais para salvar
os arquivos.

Funes estendidas 54

Opes de fotografia
Saiba como denir as opes no modo Fotograa.

Selecionar a resoluo e qualidade 56


Selecionar a resoluo 56 Selecionar qualidade da imagem 57

Ajustando o brilho e as cores 69


Ajustar a exposio manualmente (EV) 69 Compensao Luz fundo (ACB) 70 Selecionando uma denio de Equilbrio de branco 71

Usando o temporizador 58 Fotografar no escuro 59


Evitando olhos vermelhos 59 Usando o ash 59 Ajustar sensibilidade ISO 61

Usando modos de sequncia 73 Ajustando imagens 74 Reduzindo o som do zoom 75 As opes de fotografia disponveis por modo fotografia 76

Alterar o foco da cmera 62


Usando macro 62 Usando o acompanhamento de foco automtico 63 Ajustar a rea de foco 64

Usando Deteco Faces 65


Detectando faces Fotografando auto-retrato Fotografando um sorriso Deteco de piscar de olhos Usando Reconhecimento face Registrando as faces favoritas (My Star) 65 66 66 67 67 68

Selecionar a resoluo e qualidade


Saiba como alterar as configuraes de resoluo e qualidade da imagem.

Selecionar a resoluo
medida que voc aumenta a resoluo, as fotos ou vdeos passam a ser formados por mais pxeis. Com isso, eles podem ser impressos em papel ou exibidos em telas maiores. Quando uma resoluo mais alta usada, o tamanho do arquivo tambm aumenta.

Configurar a resoluo de vdeo

Configurar a resoluo de uma foto

1 No modo Gravao de Vdeo, prima [ 2 Selecione Dimenses dao filme. 3 Selecione uma opo.
cone Descrio

].

1 No modo Fotograa, prima [ 2 Selecione Dimenses da foto. 3 Selecione uma opo.


cone Descrio

].

1280 X 720: Arquivos em alta definio para serem reproduzidos em TV de alta definio. 640 X 480: Arquivos SD para serem reproduzidos em TV analgica. 320 X 240: Postar na pgina web. Para Compartilhar (somente ST200F/ST201F/ST205F): Poste em um site usando a rede sem fio (mximo de 30 segundos).

4608 X 3456: Imprimir em papel A1. 4608 X 3072: Imprimir em papel A1 no aspeto panormico (3:2). 4608 X 2592: Imprimir em papel A1 no aspeto panormico (16:9) ou reproduzir em uma TV de alta definio. 3648 X 2736: Imprimir em papel A2. 2592 X 1944: Imprimir em papel A4. 1984 X 1488: Imprimir em papel A5. 1920 X 1080: Imprimir em papel A5 no aspeto panormico (16:9) ou reproduzir em uma TV de alta definio. 1024 X 768: Anexar num e-mail.
Opes de fotografia 56

Selecionar a resoluo e qualidade

Selecionar qualidade da imagem


Definir a qualidade de fotos e vdeos. Imagens de qualidade mais alta, resultam em arquivos com maior tamanho.

Configurando a qualidade do vdeo


A cmera comprime e salva os vdeos que gravou no formato MP4 (H.264).

Configurando a qualidade de uma foto


Sua cmera comprime e guarda suas fotas em formato JPEG.

1 No modo Fotograa, prima [ 2 Selecione Qualid.. 3 Selecione uma opo.


cone Descrio

].

1 No modo Gravao de Vdeo, prima [ 2 Selecione Freq. imagem. 3 Selecione uma opo.
cone Descrio

].

30 fps: Grava 30 frames por segundo. 15 fps: Grava 15 frames por segundo.

Super fino: Tire fotos em super alta qualidade. Fino: Tire fotos em alta qualidade. Normal: Tire fotos com qualidade normal.

Opes de fotografia 57

Usando o temporizador
Aprenda a usar o temporizador para retardar a fotografia.

1 No modo Fotograa, prima [


Tempor.
Desligado 10 seg 2 seg Duplo Voltar Seleccionar

].

3 Prima [Obturador] para iniciar o temporizador.


a foto automaticamente no tempo especfico.

A luz de auxlio do AF/temporizador pisca. Sua cmera ir tirar

Prima [Obturador] ou [ ] para cancelar o temporizador. Dependendo da opo de Deteco Faces que selecionou, a
funo temporizador poder no estar disponvel. premindo [ ], e selecionando Tempor..

Em alguns modos, voc poder definir a opo de temporizador

2 Selecione uma opo.


cone Descrio

Desligado: O temporizador no est ativo. 10 seg: Tira a foto esperando 10 segundos. 2 seg: Tira a foto esperando 2 segundos. Duplo: Tira uma foto aps 10 segundos e outra foto aps 2 segundos.
Opes disponveis podem diferir dependendo das condies de fotografia.

Opes de fotografia 58

Fotografar no escuro
Saiba como tirar fotos noturnas ou com pouca luz.

Evitando olhos vermelhos


Se o flash disparar quando tirar uma foto a algum no escuro, poder aparecer um brilho vermelho nos olhos da pessoa. Para evitar que isso acontea, selecione Olhos verm. ou Ajuste olh.ver. Consulte as opes de flash em "Usando o flash."

Usando o flash
Utilize flash para capturar fotos no escuro ou quando precisa de mais luz em suas fotos.

1 No modo Fotograa, prima [


Flash
Desligado Automtico Olhos verm. Preenchido Sinc.lenta Ajuste olh.ver Voltar Seleccionar

].

Antes da correo 

Aps a correo 

2 Selecione uma opo.


cone Descrio

Desligado: O flash no dispara. Sua cmera ir mostrar o aviso de movimento quando tirar fotos com pouca luz. Automtico: A cmera selecionar a configurao de flash para a cena detectada no modo Smart Auto. Automtico: O flash disparar automaticamente quando o sujeito ou fundo serem escuros.

Opes de fotografia 59

Fotografar no escuro
cone Descrio

Opes de flash no esto disponveis se usar opes de


do flash. (p. 144)

Olhos verm.: O flash disparar duas vezes quando o objeto ou fundo serem escuros para reduzir o efeito olhos vermelhos. Existe um intervalo entre os 2 disparos do flash. No se mova at que o flash dispare pela segunda vez. Preenchido: O flash dispara sempre. Sua cmera ajusta a intensidade da luz automaticamente. Sinc.lenta: O flash dispara e o obturador permanece aberto por mais tempo. Essa opo recomendada quando quer tirar fotos da luz ambiente ou revelar mais detalhes no fundo. Use um trip para evitar fotos borradas. Sua cmera ir mostrar o aviso de movimento quando tirar fotos com pouca luz. Ajuste olh.ver: O flash dispara quando o objeto ou fundo est escuro, e sua cmera reduz os olhos vermelhos atravs de um software de anlise avanado. Existe um intervalo entre os 2 disparos do flash. No se mova at que o flash dispare pela segunda vez.
Opes disponveis podem diferir dependendo das condies de fotografia.

Sequncia ou selecionar Auto-retrato ou Det. Piscar de Olhos.

Certifique-se que os objetos esto dentro da distncia recomendada Se a luz do flash for refletida ou existam quantidades significativas de
poeira no ar, pequenos pontos podero aparecer em sua foto. [ ], e selecionando Flash.

Em alguns modos, voc poder definir a opo de flash premindo

Opes de fotografia 60

Fotografar no escuro

Ajustar sensibilidade ISO


A sensibilidade ISO a medida da sensibilidade de um filme luz como definido pela Organizao Internacional de Normalizao (ISO). Quanto mais alta a sensibilidade ISO que selecionar, mais sensvel luz sua cmera se torna. Use uma sensibilidade ISO maior para capturar fotos melhores e reduzir a trepidao da cmera quando no usar flash.

1 No modo Fotograa, prima [ 2 Selecione ISO. 3 Selecione uma opo.


Selecione

].

para usar uma velocidade ISO apropriada baseada no brilho e iluminao do objeto.
ISO com sensibilidades mais altas podem resultar em mais rudo na imagem.

Opes de fotografia 61

Alterar o foco da cmera


Saiba como ajustar o foco de sua cmera para se adequar ao objeto e condies de fotografia.

Usando macro
Utilize macro para tirar fotos em primeiro plano de objetos, como flores ou insetos.

1 No modo Fotograa, prima [

].

Foco
Normal Macro

Voltar

Seleccionar

2 Selecione uma opo.


cone Descrio

Normal: Foca um objeto mais longe que 80 cm. Mais longe que 200 cm quando usa o zoom. Macro: Foque um objeto que esteja a 580 da cmera. 150200 cm quando usa o zoom.
Mantenha sua cmera firme para evitar fotos desembaadas. Desligue o flash se a distncia do objeto for menor que 40cm.

Macro autom.: Focaliza automaticamente objetos em distncias acima de 5 cm. Mais longe que 150 cm quando usa o zoom. definida automaticamente em alguns modos de fotografia.
Opes disponveis podem diferir dependendo das condies de fotografia. Em alguns modos, voc poder definir a opo de foco premindo [ e selecionando Foco. ],

Opes de fotografia 62

Alterar o foco da cmera

Usando o acompanhamento de foco automtico


O Acompanhamento de af permite que voc acompanhe e focalize automaticamente o sujeito at mesmo quando voc est se movendo.

Se no selecionou uma rea de foco, a moldura no ir aparecer no


centro do ecr.

Acompanhamento do objeto pode falhar quando:

]. 1 No modo Fotograa, prima [ 2 Selecione rea de foco Acompanhamento de AF. 3 Focalize o objeto que deseja acompanhar e prima em seguida [ ].
Uma moldura de foco exibida e segue o objeto medida

que voc move a cmera.

-- o objeto muito pequeno -- o objeto move-se demasiado -- o objeto possuir uma iluminao de fundo ou voc estiver fotografando em um local escuro -- cores e padres no objeto e no fundo so as mesmas -- o objeto tem padres horizontais, como riscas -- A cmera trepidar excessivamente Quando o acompanhamento do objeto falha, a moldura aparece com uma linha branca ( ). Se a cmera no conseguir acompanhar o objeto, voc dever selecionar o objeto para acompanhamento novamente. Se sua cmera falhar o foco, a moldura ir mudar para uma linha vermelha ( ). Se usar essa funo, no poder usar opes de Deteco Faces, Temporizador, Sequncia, e Intelli zoom.

A moldura branca significa que est seguindo seu objeto. Quando premir at meio do [Obturador], a moldura verde

significa que seu objeto est em foco.

Prima o boto [Obturador] para tirar a foto.

Opes de fotografia 63

Alterar o foco da cmera

Ajustar a rea de foco


Pode obter fotos mais limpas selecionando uma rea de foco apropriada ao local onde o sujeito se encontra na cena.

1 No modo Fotograa, prima [ 2 Selecione rea de foco. 3 Selecione uma opo.


cone Descrio

].

Af central: Foco no centro da moldura (aplicvel a objetos perto ou no centro). Multi af: Focaliza em uma ou mais de 9 reas possveis. Acompanhamento de AF: Focaliza e acompanha o objeto. (p. 63)
Dependendo das condies de fotografia, as opes disponveis podem ser diferentes.

Opes de fotografia 64

Usando Deteco Faces


Quando as opes de Deteco Faces so usadas, a cmera capaz de detectar automaticamente faces humanas. Sempre que voc focaliza um rosto, a cmera ajusta a exposio automaticamente. Utilize Det. Piscar de Olhos para detectar olhos fechados ou Deteco de Sorriso para tirar foto de uma face sorridente. Voc tambm pode usar o recurso de Reconhecimento face para registrar faces e prioriz-las para o foco.
Quando sua cmera detecta uma face, ela acompanha a face

Detectando faces
Sua cmera pode detectar at 10 faces humanas em uma cena.

detectada automaticamente. Deteco Faces pode no ser eficaz quando: -- o objeto est longe da cmera (A moldura aparecer cor de laranja para Deteco de Sorrisdo e Deteco de Piscar de Olhos.) -- est muito claro ou muito escuro -- o objeto no est encarando sua cmera -- o objeto est de culos de sol ou mscara -- a expresso facial muda drsticamente -- o objeto tem muita luz ou as condies de luminusidade so instveis A Deteco Faces no est disponvel quando voc define Acompanhamento de af. Dependendo das opes de fotografia, as opes de Deteco Faces disponveis podem diferir. Dependendo da opo de Deteco Faces que selecionou, a funo temporizador poder no estar disponvel. Quando configura opes de Deteco Faces, a rea AF configurada automaticamente para Multi AF. Dependendo das opes de Deteco Faces que selecionou, as opes de Sequncia no estaro disponveis. Quando definir a opo de Reconhecimento face e capturar fotos com deteco de faces, elas sero registradas na lista de faces. Voc pode exibir as faces registradas em ordem de prioridade no modo Reproduo. (p. 80) Mesmo que as faces tenham sido registradas com xito, elas podero no ser classificadas no modo Reproduo. Uma face detectada com a opo Reconhecimento face poder no aparecer na lista de faces ou Smart lbum.

]. 1 No modo Fotograa, prima [ 2 Selecione Deteco Faces Normal.

O rosto mais prximo da cmera ou mais prximo do centro da cena surge com uma moldura branca e as restantes faces surgem com uma moldura cinzenta.
Quanto mais perto estiver do objeto, mais rpido sua cmera detectar as faces.

Opes de fotografia 65

Usando Deteco Faces

Fotografando auto-retrato
Tire fotos a voc mesmo. A cmera configura a distncia de foco para 1Er. Plano, e emitir um bip quando preparada.

Fotografando um sorriso
A cmera aciona automaticamente o obturador ao detectar um sorriso.

]. 1 No modo Fotograa, prima [ 2 Selecione Deteco Faces Auto-retrato. 3 Componha sua foto, com a objetiva virada pra voc. 4 Ao ouvir um bip rpido, prima [Obturador].

]. 1 No modo Fotograa, prima [ 2 Selecione Deteco Faces Deteco de Sorriso. 3 Componha sua foto.
um sorriso.

A cmera aciona automaticamente o obturador ao detectar

Quando as faces esto localizadas no centro, sua cmera emitir bips mais rpidos.
Se desligar o Volume nas opes de som, sua cmera no emitir um bip. (p. 125)

Quando seu objeto sorri amplamente, sua cmera detecta o sorriso mais facilmente.

Opes de fotografia 66

Usando Deteco Faces

Deteco de piscar de olhos


Se sua cmera detectar olhos fechados, automaticamente ela tirar 2 fotos seguidas.

Usando Reconhecimento face


A cmera registrar automaticamente as faces que voc fotografa com frequncia. A funo Reconhecimento Face ir dar prioridade de foco automaticamente em essas faces e em faces favoritas. A funo Reconhecimento Face est disponvel apenas quando utiliza carto de memria.

]. 1 No modo Fotograa, prima [ 2 Selecione Deteco Faces Det. Piscar de Olhos.

]. 1 No modo Fotograa, prima [ 2 Selecione Deteco Faces Reconhecimento face.

: Faces que registrou como favoritas. (Para registrar faces como favoritas, veja pgina 68.) : Faces que sua cmera registrou automaticamente.
Sua cmera pode reconhecer e registrar faces incorretamente
dependendo das condies de luminusidade, alteraes drsticas na pose ou face do sujeito, ou se o sujeito est usando ou no culos. A cmera pode registrar automaticamente at 12 faces. Se sua cmera reconhecer uma nova face quando as 12 faces j esto registradas, ela ir substituir a face com prioridade mais baixa pela nova.

Opes de fotografia 67

Usando Deteco Faces

Registrando as faces favoritas (My Star)


Voc pode registrar suas faces favoritas para priorizar o foco e a exposio nessas faces. Esta funo somente est disponvel quando usa carto de memria.

4 Quando voc terminar de tirar suas fotos, a lista de


faces ser mostrada.
Suas faces favoritas so indicadas com

na lista de faces.

]. 1 No modo Fotograa, prima [ 2 Selecione Ed. Inic. em intelig. My Star. 3 Alinhe a face do seu sujeito com a moldura oval e prima [Obturador] para registrar a face.

Voc pode registrar at 8 faces favoritas. O flash no ir disparar quando registra uma face favorita. Se registrar a mesma faces duas vezes, pode excluir uma das faces
da lista de faces.

Exibindo suas faces favoritas

]. 1 No modo Fotograa, prima [ Selecione Ed. Inic. em intelig. Lista de Faces. 2


Para alterar o ranking das faces favoritas, prima [
Cancelar Denir

] e em seguida

selecione Editar Ranking. (p. 80) Para excluir uma face favorita, prima [ Cancelar My Star. (p. 81)

] e selecione

Tirar fotos de uma de pessoa de cada vez para registrar faces. Tire 5 fotos do rosto da pessoa, para melhores resultados:
uma de frente, da esquerda, da direita, de cima e de baixo. a pessoa para no virar a cabea mais de 30 graus. pessoa.

Ao tirar as fotos da esquerda, direita, de cima e de baixo, advirta Pode registar uma face, mesmo que tire uma foto do rosto da

Opes de fotografia 68

Ajustando o brilho e as cores


Saiba como ajustar o brilho e as cores para obter uma melhor qualidade de imagem.

Ajustar a exposio manualmente (EV)


Dependendo da intensidade da luz ambiente, suas fotos podem ficar muito claras ou muito escuras. Nesses casos, voc poder ajustar a exposio para obter fotos melhores.

3 Selecione um valor para ajustar a exposio.

A foto ficar mais clara medida que a exposio aumenta.

EV : +1

Cancelar

Denir

Mais escuro (-)

Neutro (0)

Mais claro (+)

4 Prima [

] para guardar suas conguraes.

1 No modo Fotograa, prima [ 2 Selecione EV.

].

Assim que ajustar a exposio, as configuraes sero guardadas

automaticamente. Poder ter que alterar o valor da exposio mais tarde para evitar sobre-exposio ou subexposio. Se no consegue encontrar a exposio adequada, selecione a opo AEB (Guia de Exposio Automtica). Sua cmera tirar 3 fotos seguidas, cada um com diferente exposio: normal, subexposta e sobre-exposta. (p. 73)

Opes de fotografia 69

Ajustando o brilho e as cores

Compensao Luz fundo (ACB)


Quando a fonte de luz est por detrs do objeto ou existe grande contraste entre o objeto e a luz de fundo, o seu objeto aparecer mais escuro na foto. Neste caso, ative a opo de ACB (Balano de contraste automtico).

Alterar a opo de medio


O modo de medio refere-se maneira como sua cmera mede a quantidade de luz. O brilho e a iluminao de suas fotos iro variar em funo do modo de medio selecionado.

1 No modo Fotograa, prima [ 2 Selecione Medio. 3 Selecione uma opo.


cone Descrio

].

Sem ACB

Com ACB

1 No modo Fotograa, prima [ 2 Selecione ACB. 3 Selecione uma opo.


cone Descrio

].

Multi: Sua cmera divide a moldura em variadas reas, e mede a intensidade da luz de cada uma. Aplicvel para todas fotos. Pontual: Sua cmera mede apenas a intensidade da luz no centro da moldura. Se seu objeto no est no centro da moldura, sua foto pode estar impropriamente exposta. Aplicvel a objetos com luz de fundo. Centralizada: A cmera calcula a mdia da leitura das medies da moldura inteira com nfase no centro. Adequada para fotos com objetos no centro do quadro.

Desat.: Equilbrio de contraste automtico (ACB) desativado. Ativ.: Equilbrio de contraste automtico (ACB) ativado.
A funo ACB est sempre ativada no modo Smart Auto. A funo ACB no est disponvel quando define opes de sequncia.

Opes de fotografia 70

Ajustando o brilho e as cores

Selecionando uma definio de Equilbrio de branco


A cor da sua foto depende do tipo e da qualidade da fonte de luz. Se pretende que a cor de sua foto seja realista, selecione um Equilbrio do Branco apropriado para as condies de luminosidade, como Auto WB, Luz dia, Nublado ou Tungstnio.

1 No modo Fotograa, prima [ 2 Selecione Equilb. branco. 3 Selecione uma opo.


cone Descrio

].

Eb auto: Define automaticamente o Equlibro do Branco baseado nas condies de luminusidade. Luz dia: Para fotos ao ar livre em dias de sol. Nublado: Para fotos ao ar livre em dias nublados ou com nuvens. Eb auto Luz dia Fluorescente h: Para fotografar sob a luz do sol flurescente ou em luz flurescente 3 vias. Fluorescente l: Para fotografar com luz flurescente branca. Tungstnio: Para fotografar dentro de casa com lmpadas incandescentes ou de halgenio. Nublado Tungstnio Conf. padro: Utilize as configuraes de Equilbrio do Branco que voc definiu. (p. 72)

Opes de fotografia 71

Ajustando o brilho e as cores


Definindo seu prprio Equilbrio do Branco
Pode personalizar o Equilbrio do Branco, tirando fotos de uma superfcie branca, como um papel, sob as condies de luz nas quais quer tirar a foto. A funo Equilbrio do Branco ir ajud-lo a igualar as cores da sua foto com as da cena atual.

]. 1 No modo Fotograa, prima [ 2 Selecione Equilb. branco Conf. padro. 3 Aponte a lente a um papel branco, e prima [Obturador].

Opes de fotografia 72

Usando modos de sequncia


Pode ser difcil fotografar fotos de objetos em movimento, ou tirar fotos de expresses faciais naturais ou gestos. Tambm poder ser difcil ajustar corretamente a exposio e selecionar uma fonte de luz apropriada. Nesses casos, selecione um dos modos de sequncia.
cone Descrio

Ultr vel: Enquanto prime [Obturador], sua cmera tira fotos (5 fotos por segundo; mximo de 30 fotos). AEB: Sua cmera tirar 3 fotos seguidas, cada uma com diferente exposio: normal, subexposta e sobreexposta. Use trip para evitar fotos embaadas.
Pode usar flash e temporizador apenas quando seleciona
Individual.

1 No modo Fotograa, prima [ 2 Selecione Direco. 3 Selecione uma opo.


cone Descrio

].

Quando seleciona Ultr vel, sua cmera ir definir a resoluo para


e a sensibilidade ISO para Automtico.

Individual: Tire uma nica foto. Contnuo: Enquanto premir [Obturador] sua cmera continuar tirando fotos. O nmero mximo de fotos depende da capacidade do carto de memria.

Dependendo da opo de Deteco Faces que selecionou,

algumas opes de sequncia podero no estar disponveis.

Opes de fotografia 73

Ajustando imagens
Ajuste a nitidez, contraste, ou saturao de suas fotos.

1 No modo Fotograa, prima [ 2 Selecione Ajust.img. 3 Selecione uma opo.


Ntidez Contraste Saturao

].

4 Prima [
Ntidez +

] para ajustar cada valor.


Descrio

Suavize os cantos das suas fotos (aplicvel para edio de fotos em seu computador). Torna as bordas mais ntidas para aprimorar a clareza das fotos. Isso pode aumentar o rudo em suas fotos.
Descrio

Contraste
Ajust.img Ntidez Contraste Saturao Cancelar Denir

+ Saturao +

Diminui a cor e o brilho. Aumenta a cor e o brilho.


Descrio

Diminui a saturao. Aumenta a saturao.

5 Prima [

] para guardar suas conguraes.

Selecione 0 se no quer aplicar efeitos (aplicvel na impresso).

Opes de fotografia 74

Reduzindo o som do zoom


Quando voc usa zoom enquanto grava vdeos, a cmera poder gravar o som do zoom nos vdeos. Utilize a funo de Som ao vivo para reduzir o rudo do zoom.

1 No modo Gravao de Vdeo, prima [ 2 Selecione Voz. 3 Selecione uma opo.


cone Descrio

].

Som em directo ligado: Ligue a funo de Som ao vivo para reduzir o rudo do zoom. Som em directo desligado: Desligue a funo de Som ao vivo para reduzir o rudo do zoom. Mudo: No grave sons.
No tape o microfone ao usar a funo Som ao vivo. Gravaes feitas atravs do Som ao vivo podem diferir dos
sons reais.

No modo PIP, voc no pode definir opes de Som ao vivo.

Opes de fotografia 75

As opes de fotografia disponveis por modo fotografia


Para mais detalhes acerca de opes de fotografia, consulta "Opes de fotografia".
Smart Movie Panorama ao vivo Beauty Shot Retrato inteligente Smart Auto Resoluo Qualidade Temporizador Flash Sensibilidade ISO Macro rea de foco Deteco faces EV ACB Medio Equilbrio do branco Drive Ajuste da imagem Som ao vivo Zoom digital Intelli zoom OIS Programa Filme Cena PIP

O O

O O O O O O O O O O O O O O O O

O O O O

O O O O O O O O

O O O O

O O O

O O O

: Nesse modos, algumas opes esto limitadas ou uma determinada opo configurada como padro.
O : A opo est disponvel nesse modo.

Opes de fotografia 76

As opes de fotografia disponveis por modo fotografia

Fotografia noturna Resoluo Qualidade Temporizador Flash Sensibilidade ISO Macro rea de foco Deteco faces EV ACB Medio Equilbrio do branco Drive Ajuste da imagem Som ao vivo Zoom digital Intelli zoom OIS

Foto Zoom

Quadro mgico

Funny Face

Filtro de fotos

Filtro de filme

Foto Dividida

Pincel Artistico

Foto em Movimento

O O O O

O O O O

O -

O O O O

O O O

O O

O O

: Nesse modos, algumas opes esto limitadas ou uma determinada opo configurada como padro.
O : A opo est disponvel nesse modo.

Opes de fotografia 77

Reproduo/Edio
Saiba como reproduzir fotos ou vdeos, e a editar fotos ou vdeos. Saiba tambm como conectar sua cmera no computador, impressora, ou TV.

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo 79


Iniciando o modo Reproduo 79 Exibindo fotos 84 Reproduzir um vdeo 87

Transferir arquivos para seu computador Windows 95


Transferir arquivos com Intelli-studio 96 Transferir arquivos conectando sua cmera como um disco removvel 98 Desconectar sua cmera (para Windows XP) 99

Editar uma foto 89


Redimensionando fotos Cortar retratos automaticamente Girando uma foto Aplicar efeitos Filtro Inteligente Ajustar suas fotos Criando um pedido de impresso (DPOF) 89 89 90 90 91 93

Transferir arquivos para seu computador Mac 100 Imprimir fotos em uma impressora PictBridge 101

Visualizar ficheiros na TV 94

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo


Saiba como reproduzir fotos ou vdeos, e como gerir arquivos.

Iniciando o modo Reproduo


Exiba fotos ou reproduza vdeos armazenados em sua cmera.

Informao de arquivo de foto


Memria em uso

1 Prima [ 2 Prima [

].

Ser mostrado o arquivo mais recente. Caso sua cmera esteja desligada, ela ir se ligar e mostrar o

arquivo mais recente.

Informao do arquivo

] para se deslocar pelos arquivos.


/ ] para se deslocar pelos arquivos
cone
lbum/Aumentar zoom

Prima sem soltar [

rapidamente.

Descrio

Se desejar exibir os arquivos armazenados na memria interna,

Arquivo atual/ Total de arquivos Nome da pasta Nome do arquivo Arquivo GIF Arquivo protegido Ordem de impresso foi definida (DPOF)

remova seu carto de memria. Voc poder no conseguir editar ou reproduzir arquivos capturados por outras cmeras, devido as dimenses (da imagem, etc) ou codecs incompatveis. Utilize um computador ou outro dispositivo para editar ou reproduzir esses arquivos.

Para mostrar informao sobre o arquivo na tela, prima [

].

Reproduo/Edio 79

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo


Informao de arquivo de vdeo Classificando suas faces favoritas
Voc pode votar em suas faces favoritas. A funo faces favoritas est disponvel apenas quando insere um carto de memria em sua cmera.

Informao do arquivo
lbum Reprod. Tir. foto

1 No modo Reproduo, prima [ 2 Selecione Lista de Faces.


Lista de Faces

].

cone

Descrio

Arquivo atual/ Total de arquivos Nome da pasta Nome do arquivo Tempo de reproduo atual Durao do vdeo Arquivo protegido
Para mostrar informao sobre o arquivo na tela, prima [ ].
Voltar Editar

3 Prima [ ]. 4 Selecione Editar Ranking. 5 Selecione uma face, e em seguida prima [ ]. 6 Prima [ / ] para alterar o ranking da face, e prima em
seguida [ ].

Reproduo/Edio 80

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo


Excluir faces favoritas
Voc pode excluir suas faces favoritas. A funo faces favoritas est disponvel apenas quando insere um carto de memria em sua cmera.

Exibindo arquivos por categoria no Smart lbum


Exibir arquivos por categoria, como data, face, ou tipo de arquivo.

1 No modo Reproduo, gire [Zoom] para a esquerda.


para <lbum> no Ecr incio, e selecionando .

]. 1 No modo Reproduo, prima [ 2 Selecione Lista de Faces. 3 Prima [ ]. 4 Selecione Cancelar My Star. 5 Selecione uma face, e em seguida prima [ ]. 6 Prima [ ]. 7 Quando a mensagem pop-up for exibida, selecione Sim.

Voc pode tambm acessar o Smart lbum deslocando-se

2 3 Selecione Filtro uma categoria.


Prima [ ].
Filtro Tudo Data Lista de Faces Tipo de Arquivo

Voltar

Seleccionar

cone

Descrio

Tudo: Ver arquivos normalmente. Data: Exibe arquivos pela data em que eles foram salvos. Lista de Faces: Exibe arquivos por faces reconhecidas e faces favoritas. (At 20 pessoas) Tipo de Arquivo: Exibe arquivos pelo tipo de arquivo.

Reproduo/Edio 81

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo

4 Desloque-se para a lista pretendida e prima [


abrir a lista.

] para ]

Exibindo arquivos como miniaturas


Examine as miniaturas dos arquivos. No modo Reproduo, gire [Zoom] para a esquerda na vista de miniaturas (12 de cada vez). Gire [Zoom] para a esquerda mais uma ou duas vezes para visualizar mais miniaturas (24 de cada vez). Gire [Zoom] para a direita para voltar na vista anterior.

5 Desloque-se para o arquivo pretendido e prima [


para ver o arquivo.

6 Gire [Zoom] para a esquerda para voltar na vista


anterior.
Pode demorar algum tempo para sua cmera abrir o Smart lbum, alterar a categoria, ou reorganizar os arquivos.

Menu

Voc pode tambm ver os arquivos como miniaturas deslocando-

se para <lbum> no Ecr incio, e selecionando

Prima [

/ / /

] para se deslocar pelos arquivos.

Reproduo/Edio 82

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo


Protegendo arquivos
Proteja seus arquivos contra excluso acidental. Excluir vrios arquivos Pode selecionar vrios arquivos, e exclu-los ao mesmo tempo.

1 No modo Reproduo, prima [ 2 Selecione Proteger Ativado.


No pode excluir ou girar um arquivo protegido.

].

1 No modo Reproduo, prima [


Na vista de miniaturas, prima [

].

], selecione Excluir Seleccionar, e passe para o passo 3, ou prima [ ], selecione Seleccionar, e passe para o passo 3.

2 Quando a mensagem pop-up for exibida, selecione


Excluir vrios.

Excluindo arquivos
Selecione arquivos a excluir no modo Reproduo. Excluir um nico arquivo Voc pode selecionar um arquivo e exclu-lo.

3 Selecione os arquivos que quer excluir, e prima [


Prima [

].

] novamente para cancelar sua seleo.

4 Prima [ ]. 5 Quando a mensagem pop-up for exibida, selecione Sim.

1 No modo Reproduo, selecione um arquivo, e em


seguida prima [ ].

2 Quando a mensagem pop-up for exibida, selecione Sim.


Voc pode tambm excluir aquivos no modo Reproduo, prima [ e selecione Excluir Excluir Sim. ],

Reproduo/Edio 83

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo


Excluindo todos arquivos Pode selecionar todos arquivos, e exclu-los ao mesmo tempo.

Exibindo fotos
Aumente parte de uma foto ou visualize como exib. de slides.

1 No modo Reproduo, prima [


Na vista de miniaturas, prima [

].

], selecione Excluir Excluir tudo, e passe para o passo 3, ou prima [ ], selecione Excluir tudo, e passe para o passo 3.

Ampliando uma foto


No modo Reproduo, gire [Zoom] para a direita para ampliar uma parte da foto. Gire [Zoom] para esquerda para diminuir o zoom.

2 Selecione Excluir Excluir tudo. 3 Quando a mensagem pop-up for exibida, selecione Sim.
Todos os arquivos no protegidos sero excludos.

rea ampliada

Copiando arquivos para um carto de memria


Copiando arquivos da memria interna para o carto de memria.

1 No modo Reproduo, prima [ 2 Selecione Copia.

].

Cortar

Reproduo/Edio 84

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo


Para Mover a rea ampliada Recortar a foto ampliada Descrio

Exibindo fotos panormicas


/ / / ]. Visualize fotos capturadas no modo Panorama ao vivo.

Prima [

Prima [ ], e selecione em seguida Sim. (A foto cortada ser guardada como um novo arquivo. A foto original no alterada.)

1 No modo Reproduo, prima [ 2 Prima [


].

/ uma foto panormica pretendida.

] para rolar para

Toda a foto panormica aparece no ecr. A cmera rola automaticamente pela foto, da direita para a

Ao exibir fotos tiradas em outra cmera, o rcio de zoom pode diferir.

esquerda numa foto panormica horizontal e de cima para baixo numa foto panormica vertical. A cmera muda para o modo Reproduo. Enquanto reproduz uma foto panormica, prima [ ] para pausar ou continuar. Quando na reproduo de uma foto panormica, pausar, prima [ / / / ] para mover a foto horizontal ou verticalmente, dependendo da direo em que se moveu quando capturou a foto.

3 Prima [

] para voltar para o modo Reproduo.

A cmera rola automaticamente atravs da foto panormica, somente quando a borda mais longe da foto est duas ou trs vezes mais longe do que a mais prxima.

Reproduo/Edio 85

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo


Ver fotos com animao
Ver arquivos de animao GIF repetidamente, que foram capturados no modo Foto em movimento.

Reproduzir exib. de slides


Aplicar efeitos e udio a exib. de fotos das suas fotos. A funo exib. De slides no funciona com vdeos e arquivos GIF.

1 No modo Reproduo, prima [


para o arquivo GIF pretendido. ].

] para se deslocar

2 Prima [ 3 Prima [

O arquivo GIF reproduzido repetidamente.

]. 1 No modo Reproduo, prima [ 2 Selecione Opes de Apresentao de Slides. 3 Selecione uma opo de efeito de apresentao de slides.
Pule para a etapa 4 para iniciar uma apresentao de slides

] para voltar para o modo Reproduo.

sem efeito algum.

* Padro

Opo Mod Repr.

Descrio

Defina se pretende repetir ou no a exib. de slides. (Reprod. uma vez*, Repetir)


Defina o intervalo entre as fotos.

Intervalo

(1 seg*, 3 seg, 5 seg, 10 seg)

Deve definir a opo de Efeito para

Desactivado para definir o intervalo.

Som

Definir msica de fundo.


Defina um efeito de transio entre fotos.

Efeito

(Desactivado, Calmo*, Brilhar, Relaxado, Energtico, Doce) Selecione Desactivado para cancelar os efeitos. Quando usa a opo Efeito, o intervalo entre as fotos ser de 1 segundo.

Reproduo/Edio 86

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo ]. 4 Prima [ 5 Selecione Iniciar apresentao de slides. 6 Visualizar a exibio de slides
Prima [ Prima [

Reproduzir um vdeo
No modo Reproduo, pode exibir um vdeo, e capturar ou recortar partes do vdeo reproduzido. Pode guardar as capturas e partes recortadas como novos arquivos.

] para pausar a exibio de slides. ] para continuar a exibio de slides.

1 No modo Reproduo, selecione o vdeo, e em seguida


prima [ ].

Prima [

], e prima em seguida [ / ] para parar a exib. de slides e voltar ao modo de Reproduo. Gire [Zoom] para a esquerda ou direita para ajustar o nvel do volume.

2 Exibir o vdeo.
Tempo de reproduo atual/durao do vdeo

Pausa

Parar

Para Retroceder

Descrio

Prima [ ]. A cmera retrocede em incrementos de 2X, 4X e 8X quando prime [ ]. ].

Pausar ou continuar Prima [ a reproduo Avanar Ajustar o nvel de volume Reproduo/Edio 87

Prima [ ]. A cmera avana em incrementos de 2X, 4X e 8X quando prime [ ]. Gire [Zoom] para esquerda ou direita.

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo


Recortar um vdeo Capturando uma imagem a partir do vdeo

1 No modo Reproduo, selecione o vdeo, e em seguida


prima [ ].

1 Enquanto exibe um vdeo, prima [


quer capturar uma imagem. ].

] no ponto onde

2 Selecione Recortar vdeo. 3 Prima [ ] para iniciar a reproduo do vdeo. 4 Prima [ ] [ ] no ponto onde pretende que o
recorte comece.

2 Prima [

O tamanho do arquivo da imagem capturada ser do mesmo que


o vdeo original.

A imagem capturada guardada como um novo arquivo.

5 Prima [ 6 Prima [

] para continuar a reproduo do vdeo. ] no ponto onde pretende que o

][ recorte acabe.

7 Prima [ ] para recortar. 8 Quando a mensagem pop-up for exibida, selecione Sim.
O vdeo original deve possuir no mnimo 10 segundos de durao. Sua cmera ir guardar o vdeo editado como um novo arquivo.

Reproduo/Edio 88

Editar uma foto


Saiba como editar fotos.
Sua cmera ir guardar as fotos editadas como novos arquivos. Quando edita fotos, sua cmera ir converte-las para uma resoluo mais baixa, automaticamente. Fotos que voc gira ou altera o tamanho manualmente no
so convertidas automaticamente para resolues mais baixas.

Redimensionando fotos
Altere o tamanho de uma foto e guarde-a como novo arquivo.

Cortar retratos automaticamente


Voc pode salvar retratos em 1Er Plano a partir de uma foto de paisagem.

1 No modo Reproduo, selecione uma foto, e em


seguida prima [ ].

1 No modo Reproduo, selecione uma foto, e em


seguida prima [ ].

2 Selecione Redimen.. 3 Selecione uma opo.


Redimen.
2592 X 1944 1984 X 1488 1024 X 768

2 Selecione Retrato inteligente.

A cmera detecta a face do sujeito, corta a foto em volta

da face, e salva 2 fotos cortadas com nomes de arquivo consecutivos.

Voltar

Seleccionar

Opes de redimensionalizao disponveis podem diferir dependendo do tamanho original da foto.

A funo Retrato inteligente no ir funcionar se: -- nenhuma face for detectada -- mais de 2 faces forem detectadas -- a rea facial detectada maior que uma certa relao.

Reproduo/Edio 89

Editar uma foto

Girando uma foto

Aplicar efeitos Filtro Inteligente


Aplique efeitos especiais em suas fotos.

1 No ecr Incio, desloque-se para <lbum>. 2 Selecione . 3 Gire [Zoom] para a esquerda, e selecione uma foto. 4 Selecione Girar uma opo. 5 Prima [ ] para guardar.

1 No ecr Incio, desloque-se para <lbum>. 2 Selecione . 3 Gire [Zoom] para a esquerda, e selecione uma foto. 4 Selecione Filtro Inteligente uma opo.

Filtro Inteligente: Miniatura Girar: Direita 90 Voltar Cancelar Gravar Denir

Opo Sua cmera ir guardar no lugar do arquivo original. No modo Reproduo, prima [ ], e selecione Girar para girar
uma foto.

Descrio

Normal Miniatura Vinhetas

Sem efeito Aplique o efeito inclinao para fazer o objeto parecer miniatura. Aplique as cores retr, efeito de alto contraste e vinheta das cmeras Lomo.

Reproduo/Edio 90

Editar uma foto


Opo Pintura a tinta Pintura a leo Desenho animado Filtro cruzado Esboo Foco suave Olho de peixe Filme antigo Ponto de meio-tom Clssico Retr Foto com zoom Descrio

Ajustar suas fotos


Saiba como ajustar o brilho, contraste, ou saturao, ou como corrigir o efeito olhos vermelhos. Se o centro da foto escuro, pode ajusta-lo para ficar mais claro. Sua cmera ir guardar a foto editada como novo arquivo, mas pode converte-las para resolues mais baixas.
Pode ajustar o brilho, contraste e saturao e aplicar efeitos Filtro
inteligente ao mesmo tempo. mesmo tempo.

Aplique um efeito de aquarela. Aplique um efeito de pintura a leo. Aplique um efeito de desenho animado. Adicione linhas que radiam de dentro para fora de objetos brilhantes, para imitar o efeito visual de um filtro cruzado. Aplique efeito esboo lpis. Esconda imperfeies do rosto ou aplique efeitos de sonho. Distorce objetos prximos para imitar o efeito visual da lente olho de peixe. Aplique um efeito de filme antigo. Aplique efeito meio-tom. Aplique efeito preto e branco. Aplique o efeito tom spia. Embaa as bordas de uma foto para enfatizar os objetos no centro.

Pode aplicar efeitos ACB, Retoque da face e Ajuste olh.ver ao

Ajustando o brilho, contraste, ou saturao

1 No ecr Incio, desloque-se para <lbum>. 2 Selecione . 3 Gire [Zoom] para a esquerda, e selecione uma foto. 4 Selecione uma opo de ajuste.
cone Descrio

5 Prima [

] para guardar.

Brilho Contraste Saturao

Reproduo/Edio 91

Editar uma foto

5 Prima [ 6 Prima [ 7 Prima [

/ ].

] para ajustar a opo.

Retocar faces

] para guardar.

Ajustando objetos escuros (ABC)

1 No ecr Incio, desloque-se para <lbum>. 2 Selecione . 3 Gire [Zoom] para a esquerda, e selecione uma foto. 4 Selecione ACB. 5 Prima [ ] para guardar.

1 No ecr Incio, desloque-se para <lbum>. 2 Selecione . 3 Gire [Zoom] para a esquerda, e selecione uma foto. 4 Selecione Retoque da face. 5 Prima [ / ] para ajustar a opo.
mais brilhante e suave.

medida que o nmero aumenta, o tom da pele se torna

6 Prima [

] para guardar.

Removendo olhos vermelhos

1 No ecr Incio, desloque-se para <lbum>. 2 Selecione . 3 Gire [Zoom] para a esquerda, e selecione uma foto. 4 Selecione Ajuste olh.ver. 5 Prima [ ] para guardar.

Reproduo/Edio 92

Editar uma foto

Criando um pedido de impresso (DPOF)


Selecione fotos a imprimir e guarde as opes de impresso em Digital Print Order Format (DPOF). Esta informao guardada na pasta MISC do seu carto de memria, para uma boa impresso, em impressoras compatveis com DPOF.

1 No modo Reproduo, selecione uma foto para imprimir


e em seguida prima [ ].

2 Selecione DPOF. / ] para selecionar o nmero de cpias, e 3 Prima [


prima [ ].
Pode levar seu carto de memria a uma loja de impresso que
suporte DPOF (Digital Print Order Format) ou pode imprimir suas fotos em casa num impressora compatvel com DPOF. Fotos com dimenses superiores ao papel podem ser cortadas nos cantos direitos e esquerdos. Certifique-se que as dimenses das sua fotos so compatveis com o papel que escolheu. No pode definir opes de DPOF em fotos guardadas na memria interna. Se especificar o tamanho de impresso, voc poder imprimir fotos somente com impressoras compatveis com DPOF 1.1.

Reproduo/Edio 93

Visualizar ficheiros na TV
Reproduza fotos ou vdeos conectando sua cmera na TV com um cabo A/V.

1 No ecr Incio, desloque-se para <Bsico>. 2 Selecione . 3 Selecione Conectividade Sada vid.. 4 Selecione um sinal de sada de vdeo para seu pas ou
regio. (p. 126)

7 Ligue sua TV, e selecione o modo de sada de vdeo


com o telecomando.

8 Ligue sua cmera.

Sua cmera entra no modo Reproduo automaticamente

quando conectada na TV.

5 Desligue sua cmera e a TV. 6 Conecte sua cmera na TV com o cabo A/V.
udio Vdeo

9 Exiba fotos ou reproduza vdeos usando os botes da


cmera.
Dependendo do modelo da sua TV, pode ver algum rudo digital ou
no aparecer parte da imagem. das definies da sua TV.

As imagens podero no estar centradas na tela da TV, dependendo

Reproduo/Edio 94

Transferir arquivos para seu computador Windows


Transfira arquivos para seu computador Windows, edite-as com o Intelli-studio, e transfira-as para web.

Requisitos
Item CPU RAM Requisitos

Os requisitos so apenas recomendaes. Poder no funcionar

Intel Pentium4 3,2 GHz ou superior/ AMD Athlon FX 2,6 GHz ou superior Minimo 512 MB RAM (recomendado 1 GB ou mais)

Sistema Windows XP SP2, Windows Vista, ou Windows 7 operacional* Capacidade do disco 250 MB ou mais (1 GB e acima recomendado) rgido Unidade de CD-ROM Monitor colorido de 16 bits com 1024 X 768 pxeis Outros

corretamente no computador, mesmo correspondendo aos requisitos, dependendo das condies do seu computador. Se o seu computador no atender aos requisitos, talvez os vdeos no sejam reproduzidos corretamente ou seja necessrio mais tempo para edit-los. Instale DirectX 9.0c ou acima, antes de usar o programa Intellistudio. O seu computador de ter instalado Windows XP, Windows Vista, ou Windows 7 para que possa conectar sua cmera como um disco removvel.

(monitor colorido de 32 bits com 1280 X 1024 pxeis recomendado) USB 2.0 porta nVIDIA Geforce 7600GT ou acima/ series ATI X1600 ou acima. Microsoft DirectX 9.0c ou acima

O fabricante no se responsabiliza por danos que resultem do uso desqualificado de computadores, tal como computadores montados.

* Uma verso de 32-bits do Intelli-studio ser instalada mesmo em verses de 64-bits do Windows XP, Windows Vista, e Windows 7.

Reproduo/Edio 95

Transferir arquivos para seu computador Windows

Transferir arquivos com Intelli-studio


Voc pode baixar o Intelli-studio da pgina web e installo em seu computador. Ao conectar a sua cmera num computador com o Intelli-studio instalado, o programa ir iniciar automaticamente.
A bateria ir carregar enquanto sua cmera estiver conectada no computador com o cabo USB.

6 Ligue a cmera.

Ao surgir o pop-up de instalao do Intelli-studio na tela

do computador, siga as instrues na tela para concluir a instalao. Assim que o Intelli-studio estiver instalado em seu computador, esse ir reconhecer sua cmera e iniciar o Intelli-studio automaticamente.
Se voc definir a opo USB como Selecionar Modo, selecione Pc na janela pop-up.

1 2 Selecione . 3 Selecione Conectividade PC Software Ligado. 4 Desligue a cmera. 5 Conecte a cmera ao seu computador com um cabo
No ecr Incio, desloque-se para <Bsico>. USB.
Voc deve conectar o terminal mais pequeno do cabo USB em sua cmera. Se o cabo for invertido, seus arquivos podero ser danificados. O fabricante no se responsabiliza pela perda de dados.

7 Seleccione uma pasta de destino no seu computador,


e em seguida selecione Sim.
Novos arquivos na sua cmera iro ser transferidos

automaticamente para a pasta selecionada. pop-up para salv-los no ser exibida.

Se a sua cmera no possuir novos arquivos, uma janela

Para Windows Vista e Windows 7, selecione Run iLinker.exe da janela Auto Play para iniciar o Intelli-studio. Se Run iLinker.exe no surgir no computador, clique Computador Intelli-studio, e siga as instrues no ecr para concluir a instalao do Intelli-studio.

Reproduo/Edio 96

Transferir arquivos para seu computador Windows


Usando o Intelli-studio
O Intelli-studio permite-lhe reproduzir e editar arquivos. Para mais detalhes, selecione Help (Ajuda) Help (Ajuda) a partir da barra de ferramentas.
Pode atualizar o firmware de sua cmera, selecionando Web Support (Ajuda online) Upgrade firmware for the connected device (Atualizar o firmware do
dispositivo conectado) a partir da barra de ferramentas do programa.

No possvel editar arquivos diretamente na cmera. Transfira arquivos para uma pasta no seu computador antes de edit-los. Intelli-studio suporta os seguintes formatos:
-- Vdeos: MP4 (Vdeo: H.264, udio: AAC), WMV (WMV 7/8/9), AVI (MJPEG) -- Fotos: JPG, GIF, BMP, PNG, TIFF
1 2 3

15 14

6 7

13

12

10

11

Reproduo/Edio 97

Transferir arquivos para seu computador Windows


Nmero
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Descrio

Abre menus. Exibe os arquivos na pasta selecionada. Altera para o modo Edio de foto. Altera para o modo Edio de vdeo. Altera para o modo Compartilhar (para enviar arquivos por e-mail ou transferir arquivos para websites, como Flickr ou YouTube). Amplia ou reduz as miniaturas na lista. Seleciona um tipo de arquivo. Exibe arquivos na pasta selecionada no seu computador. Mostra ou ocultar arquivos na cmera conectada. Exibe arquivos na pasta selecionada em sua cmera. Exibe arquivos como miniaturas ou no mapa. Busca pastas guardadas na cmera. Busca pastas guardadas no computador. Move para a pasta anterior ou seguinte. Imprime arquivos, exibe arquivos em um mapa, armazena arquivos em Minha pasta ou registra faces.

Transferir arquivos conectando sua cmera como um disco removvel


Conecte sua cmera no computador como um disco removvel.

1 No ecr Incio, desloque-se para <Bsico>. 2 Selecione . 3 Selecione Conectividade PC Software


Desligado.

4 Desligue a cmera. 5 Conecte a cmera ao seu computador com um cabo


USB.
Voc deve conectar o terminal mais pequeno do cabo USB em sua cmera. Se o cabo for invertido, seus arquivos podero ser danificados. O fabricante no se responsabiliza pela perda de dados.

Reproduo/Edio 98

Transferir arquivos para seu computador Windows

6 Ligue a cmera.

O computador reconhece a cmera automaticamente.


Se voc definir a opo USB como Selecionar Modo, selecione Pc na janela pop-up.

Desconectar sua cmera (para Windows XP)


Para Windows Vista e Windows 7, as formas de desconectar o cabo USB so as mesmas.

1 Verique se o indicador luminoso de status no est


piscando.
O indicador luminoso de status pisca quando estiver a

7 Em seu computador, selecione O meu computador


Disco removvel DCIM 100PHOTO.

transferir arquivos. Aguarde at que pare.

8 Arraste ou guarde os arquivos em seu computador.

2 Clique

na barra de ferramentas em baixo direita no ecr do computador.

3 Clique na mensagem pop-up. 4 Clique na caixa de mensagem indicando a remoo


segura.

5 Remova o cabo USB.


Sua cmera poder no se desconectar de forma segura se Intelli-studio estiver correndo. Encerre o programa antes de desconectar a cmera.

Reproduo/Edio 99

Transferir arquivos para seu computador Mac


Quando conecta sua cmera a um computador Macintosh, o computador ir reconheer o dispositivo automaticamente. Voc pode transferir os arquivos diretamente da cmera para o computador sem instalar nenhum programa.
Mac OS 10.4 ou superior compatvel.

1 Conecte sua cmera a um computador Macintosh com


o cabo USB.
Voc deve conectar o terminal mais pequeno do cabo USB em sua cmera. Se o cabo for invertido, seus arquivos podero ser danificados. O fabricante no se responsabiliza pela perda de dados.

2 Ligue a cmera.

O computador reconhee a cmera automaticamente e

mostra o cone de disco removvel.

Se voc definir a opo USB como Selecionar Modo, selecione Pc na janela pop-up.

3 Duplo-clique no cone de disco removvel. 4 Arraste ou guarde os arquivos em seu computador.

Reproduo/Edio 100

Imprimir fotos em uma impressora PictBridge


Imprima fotos com uma impressora compatvel com PictBridge ao conectar sua cmera diretamente impressora.

1 No ecr Incio, desloque-se para <Bsico>. 2 Selecione . 3 Selecione Conectividade USB Impressora. 4 Ligue a impressora, e conecte sua cmera na
impressora com o cabo USB.

Configurando as opes de impresso

Prima [
Imprim. Dimenso Desenho Tipo Qualid.

] para configurar opes de impresso.

Impresso da data
Sair Seleccionar

5 Caso sua cmera esteja desligada, prima [POWER] ou


[ ] para a ligar.
A impressora reconhece a cmera automaticamente.

Opo Imprim. Dimenso Desenho Tipo Qualid. Impresso da data Nome arq Reiniciar

Descrio

Selecione se a foto atual ou todas as fotos sero impressas. Definir dimenso da impresso. Defina o nmero de fotos a serem imprimidas em uma s folha de papel. Defina o tipo de papel. Definir qualidade de impresso. Configure para imprimir a data. Defina para imprimir o nome do arquivo. Reinicie as definies para os valores padro.

Prima [ /
Prima [

] para selecionar um arquivo para imprimir.

] para definir as opes de impresso. Consulte "Configurando as opes de impresso."

7 Prima [

] para imprimir.
] para cancelar a

A impresso iniciada. Prima [

impresso.

Algumas opes no so aceites por algumas impressoras.

Reproduo/Edio 101

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F)


Saiba como se conectar a uma rede sem o local (WLANs) e usar funes.

Conectando a uma WLAN e configurando as opes de rede 103


Conectando a uma WLAN Usando o browser de incio de sesso Dicas de conexo de rede Inserindo texto 103 104 105 106

Enviando fotos ou vdeos via e-mail 112


Alterando conguraes de e-mail 112 Enviando fotos ou vdeos via e-mail 113

Carregar fotos para um servidor nuvem 115 Usanso Backup autom. Para enviar fotos ou vdeos 116
Instalando o programa Backup autom. no seu PC 116 Enviando fotos ou vdeos para PC 116

Enviando fotos ou vdeos para um smartphone 107 Utilizando um smart phone como controle remoto do obturador 108 Usando sites de compartilhamento de fotos ou vdeos 110
Acessando um site 110 Carregando fotos ou vdeos 110

Vendo fotos ou vdeos numa TV com TV Link ativo 118 Enviando fotos usando Wi-Fi Direct 120 Acerca da funo Wake on Lan (WOL) 121

Conectando a uma WLAN e configurando as opes de rede


Saiba como se conectar atravs de um ponto de acesso (AP) quando estiver ao alcance de uma WLAN. Pode tambm configurar as definies de rede.

Conectando a uma WLAN

cone

Descrio

AP Ad-hoc AP protegido AP WPS Intensidade do sinal Prima [ AP ] para abrir as opes de configurao do

1 No Ecr incio, desloque-se para <Wi-Fi>. , , ou . 2 Selecione , , Prima [ ], e selecione Configurao de Wi-Fi. 3
Em alguns modos, prima [

] ou siga as instrues na tela at que a tela Configurao de Wi-Fi surja. Sua cmera busca automaticamente por dispositivos com APs disponveis.

Quando seleciona um AP seguro, uma janela pop up surgir.

4 Selecione um AP.
Congurao de Wi-Fi Samsung 1 Samsung 2 Samsung 3 Samsung 4 Samsung 5
Voltar Seleccionar

Insira as senhas requeridas para se conectar a WLAN. Para obter informaes sobre como inserir texto, consulte "Inserindo texto". (p. 106) Quando a pgina de incio de sesso surgir, consulte "Usando o browser de incio de sesso". (p. 104) Quando seleciona um AP no seguro, sua cmera no se ir conectar na WLAN. Se selecionar o perfil WPS suportado pelo AP, selecione WPS PIN, e insira o PIN no dispositivo AP. Pode tambm conectarse ao perfil WPS suportado pelo AP, selecionando WPB PBC em sua cmera, e selecionando WPS no dispositivo AP.

Selecione WPS PBC para se conectar a WPS AP. Selecione Atualizar para atualizar os AP disponveis. Selecione Adicionar rede sem fio para adicionar um PA

manualmente.

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) 103

Conectando a uma WLAN e configurando as opes de rede


Configurando as opes de rede

Usando o browser de incio de sesso


Voc pode inserir a sua informao de incio de sesso atravs do browser de incio de sesso quando conectar-se a alguns PA, sites de compartilhamento, ou servidores nuvem.
Boto [ [ ] Descrio

1 Na tela Congurao de Wi-Fi, mova-se para um PA,


e prima em seguida [ ].

2 Selecione cada opo e insira a informao requerida.


Opo Autenticao Criptografia Senha de Rede Configurao IP Descrio

/ / /

Mover um item ou rolar a pgina. Selecione um item. Acessar as opes a seguir: Pgina Anterior: Mover para a pgina anterior. Pgina Seguinte: Mover para a pgina seguinte. Recarregar: Atualizar a pgina. Parar: Parar o carregamento da pgina. Sair: Fechar o browser de incio de sesso. Fechar o browser de incio de sesso.

Selecione um tipo de autenticao de rede. Selecione um tipo de criptografia. Insira a senha de rede. Defina um endereo IP manualmente.

Configurar manualmente o endereo IP

1 Na tela Congurao de Wi-Fi, mova-se para um PA,


e prima em seguida [ ].

2 Selecione Configurao IP Manual. 3 Selecione cada opo e insira a informao requerida.


Opo IP Mscara Sub-rede Gateway Servidor DNS Descrio

Voc no poder selecionar alguns itens, dependendo da pgina em


que se conectou, isso no consiste em mau funcionamento.

O browser de incio de sesso poder no fechar automaticamente


depois de iniciar sesso em algumas pginas. Nesse caso, feche o browser de incio de sesso premindo [ ], e continue com a operao pretendida. Poder demorar demasiado tempo para carregar a pgina de incio de sesso devido dimenso da pgina ou velocidade da rede. Nesse caso, aguarde at que a janela de incio de sesso surja.

Insira o endereo IP esttico. Insira a mscara de sub-rede. Insira o endereo do gateway. Insira o endereo do DNS.

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) 104

Conectando a uma WLAN e configurando as opes de rede

Dicas de conexo de rede


A qualidade da conexo de rede ser determinada pelo AP. Quanto mais longe sua cmara estiver do AP, mais tempo

Se voc no conseguir se conectar a uma WLAN tente outro

AP da lista de APs disponveis. pases estrangeiros.

Voc pode tambm se conectar a WLANs livres em alguns Poder surgir uma pgina de incio de sesso quando voc

demorar a se conectar rede.

Se um dispositivo prximo estiver a usar a mesma frequncia

de rdio que sua cmera, isso poder interromper sua conexo. Se o seu nome de AP no estiver em ingls, a cmera poder no ser capaz de localizar o dispositivo ou o nome poder aparecer incorretamente. Para configuraes de rede ou uma senha, entre em contato com seu administrador ou provedor de servios de rede. Se a WLAN requerer autenticao do provedor de servios, pode no conseguir se conectar. Para se conectar a WLAN, contate o seu provedor de servios de rede. Dependendo do tipo de criptao, o nmero de dgitos na senha podem diferir. Dependendo do ambiente, talvez no seja possvel estabelecer uma conexo de WLAN. A cmera poder exibir uma impressora com WLAN ativa na lista de APs. Contudo, no pode se conectar a rede atravs da impressora. No pode conectar sua cmera rede e TV ao mesmo tempo. Tambm, no pode exibir fotos e vdeos na TV enquanto estiver conectado rede. Conectar-se rede poder ter custos extra. Os custos iro variar dependendo sas condies do seu contrato.

selecionar WLANs oferecidas por algumas operadoras de rede. Insira o seu nome de usurio e senha para se conectar a WLAN. Para informao sobre como se registrar ou sobre o servio, contacte a operadora de rede. Tome cuidado quando inserir informao pessoal no PA que se conectou. No insira nenhuma informao de pagamento ou de carto de crdito na sua cmera. O fabricante no se responsabiliza por quaisquer problemas causados por inserir tais informaes. Conexes disponveis podero variar dependendo do pas. A funo WLAN da sua cmera deve respeitar as leis de transmisso rdio da sua regio. Recomendamos que voc use o recurso de WLAN no pas em que comprou a cmera. O processo de configurao da rede pode diferir, dependendo das condies da rede. No acesse redes em que no possui permisso de uso. Antes de se conectar rede, certifique-se que a bateria est totalmente carregada. Quando o servidor DHCP no estiver disponvel, deve fazer um arquivo autoip.txt e copi-lo para o carto de memria inserido, para se conectar atravs de Auto IP.

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) 105

Conectando a uma WLAN e configurando as opes de rede

Inserindo texto
Saiba como inserir texto. Os cones da tabela abaixo permitemlhe mover o cursor, alterar para maisculas e minsculas, etc. Prima [ / / / ] para se mover para a tecla desejada, e prima [ ] para inserir a a tecla.

cone

Descrio

Alternar entre o modo Smbolos e ABC. Insira um espao.


Concludo

Salve o texto exibido. Ver o guia de introduo de texto.

Independentemente do idioma da tela, possvel inserir texto


somente em ingls.

Concludo
Voltar Voltar atrs

Para mover para Concludo diretamente, prima [ Pode introduzir at 64 caracteres.

].

cone

Descrio

Exclua a ltima letra. Mova o cursor. No modo ABC, altere para maisculas. Insira ".com".

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) 106

Enviando fotos ou vdeos para um smartphone


A cmera conecta-se a um smartphone compatvel com a funo MobileLink atravs de uma WLAN. Pode enviar fotos ou vdeos facilmente para o seu smartphone.
A funo MobileLink compatvel com smartphones Galaxy S com o SO Android 2.2 ou superior. Caso seu smart phone utilize o SO Android 2.1, transfira a
verso Android 2.2 ou superior para seu smartphone. Essa funo tambm compatvel no Galaxy Tab 7 e 10.1 polegadas. Essa funo poder ser compatvel com outros dispositivos com Android 2.2 ou superior, mas a Samsung no garante o seu funcionamento. Voc dever instalar a aplicao no seu dispositivo antes de utilizar essa funo. Pode transferir a aplicao a partir do Samsung Apps ou Android market. Quando no houver arquivos na memria da cmera, essa funo no poder ser usada. Voc poder visualizar at 1 000 arquivos e enviar at 100 arquivos em simultneo.

1 No Ecr incio da cmera, desloque-se para <Wi-Fi>. 2 Na cmera, selecione .


Se a mensagem pop-up que inicia a transferncia do

5 No smartphone, selecione os arquivos a enviar da


cmera para o smartphone.

aplicativo surgir, selecione OK.

6 No smartphone, selecione Copy.


A cmera ir enviar os arquivos.

3 No seu smartphone, inicie o aplicativo Samsung


MobileLink.
Leia as instrues na tela cuidadosamente para selecionar e

conectar a sua cmera. cada vez.

O smartphone somente se pode conectar a uma cmera de

4 Na cmera, selecione OK.

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) 107

Utilizando um smart phone como controle remoto do obturador


Sua cmera conecta-se a um smart phone atravs de WLAN. Use um smartphone como boto remoto da objetiva com a funo Remote Viewfinder. A foto tirada ir ser mostrada no smart phone.
A funo Remote Viewfinder compatvel com smartphones Galaxy S com o SO Android 2.2 ou superior. Caso seu smart phone utilize o SO Android 2.1, transfira
a verso Android 2.2 ou superior para seu smartphone. Essa funo tambm compatvel no Galaxy Tab 7 e 10.1 polegadas. Essa funo poder ser compatvel com outros dispositivos com Android 2.2 ou superior, mas a Samsung no garante o seu funcionamento. Voc dever instalar a aplicao no seu dispositivo antes de utilizar essa funo. Pode transferir a aplicao a partir do Samsung Apps ou Android market.

1 No Ecr incio da cmera, desloque-se para <Wi-Fi>. 2 Na cmera, selecione .


Se a mensagem pop-up que inicia a transferncia do

4 No smart phone, configure as seguintes opes de


fotografia.
cone Descrio

aplicativo surgir, selecione OK.

Opo de flash Opo do temporizador Tamanho da foto


Enquanto usar essa funo, alguns botes de sua cmera

3 No seu smartphone, inicie o aplicativo Remote


Viewfinder.
Leia as instrues na tela cuidadosamente para selecionar e

conectar a sua cmera. O smartphone somente se pode conectar a uma cmera de cada vez.

no estaro disponveis.

O boto zoom e o boto obturador no seu smart phone no

iro funcionar quando usar essa funo. com dimenso e .

O modo Remote Viewfinder compatvel apenas com fotos

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) 108

Utilizando um smart phone como controle remoto do obturador

5 No smart phone, toque sem soltar 6 Solte


para tirar a foto.

para focar.

O foco definido automaticamente para multi-af. A foto ser salva em sua cmera. Toque na foto no canto inferior direito do ecr para salv-la no

smart phone. A foto ser redimensionada para a dimenso 640 X 360.


Quando usa essa funo, a distncia tima entre sua cmera e o
smart phone pode variar, dependendo do que a rodeia. para poder usar a funo.

O smart phone deve estar dentro da distncia de 7m da cmera, Levar algum tempo para tirar a foto depois de soltar
no smart phone. A funo Remote Viewfinder ser desativada quando: -- receber uma chamada no smart phone -- caso a cmera ou smart phone se desligue -- memria est cheia -- ou o dispositivo perde a conexo WLAN -- ou a conexo Wi-Fi fraca ou instvel

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) 109

Usando sites de compartilhamento de fotos ou vdeos


Transfira suas fotos ou vdeos para sites de compartilhamento. Os sites disponveis sero mostrados em sua cmera.

Acessando um site

Carregando fotos ou vdeos

1 No Ecr incio, desloque-se para <Wi-Fi>. 2 Selecione . 3 Selecione um site.

1 Acessar o site com a sua cmera. 2 Selecione os arquivos que quer carregar, e prima [
10 MB ou menos.

].

Pode selecionar at 20 arquivos e um tamanho total de

Sua cmera ir tentar automaticamente conectar uma WLAN

atravs do ltimo dispositivo AP, mais recentemente usado. os dispositivos AP disponveis sero pesquisados automaticamente. (p. 103)

Se sua cmera no tiver se conectado WLAN,

3 Selecione Upload.
Transferir.

Se voc se conectar no Facebook, selecione Upload Se se conectou no Facebook, voc pode inserir os seus

4 Insira seu ID e sua senha, e selecione Entrar .


"Inserindo texto". (p. 106)

Para obter informaes sobre como inserir texto, consulte Para selecionar um ID da lista, selecione um ID. Pode entrar automaticamente, se j tiver acessado e entrado

comentrios selecionando a caixa Comentrio. Para obter informaes sobre como inserir texto, consulte "Inserindo texto". (p. 106)

anteriormente no site.

Dever possuir uma conta aberta no site de partilha de arquivos para usar essa funo.

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) 110

Usando sites de compartilhamento de fotos ou vdeos

A resoluo mxima da foto que pode ser carregada de 2M,

enquanto que o vdeo mais longo que voc pode carregar possui 30 segundos na resoluo ou um vdeo gravado usando . Se a resoluo da foto selecionada for superior a 2M, ela ser redimensionada automaticamente para uma resoluo inferior. Os mtodos para transferir fotos ou vdeos podero variar de acordo com o site selecionado. Se voc no puder acessar um site devido s configuraes de firewall ou autenticao de usurio, entre em contato com o seu administrador ou provedor de servios de rede. As fotos ou vdeos transferidos podem ser intituladas automaticamente com a data de quando foram fotografadas. A velocidade da sua conexo com a Internet pode afetar a rapidez com que fotos so carregadas ou pginas da Web so abertas. Quando no houver arquivos na memria da cmera, essa funo no poder ser usada. Voc pode tambm transferir fotos ou vdeos para sites de compartilhamento de arquivos no modo Reproduo premindo [ ], e selecionando Compartilhar(Wi-Fi) o site pretendido.

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) 111

Enviando fotos ou vdeos via e-mail


Pode alterar suas configuraes no menu de e-mail, e enviar fotos ou vdeos guardados na cmera atravs de e-mail.

Alterando configuraes de e-mail


No menu e-mail, voc pode alterar as configuraes para guardar suas informaes. Pode tambm definir ou alterar sua senha. Para obter informaes sobre como inserir texto, consulte "Inserindo texto". (p. 106)

6 Selecione a caixa E-mail, insira o seu endereo de


e-mail, e selecione Concludo.

7 Selecione OK para salvar as alteraes.


Configurando uma senha de e-mail

Para excluir a sua informao, selecione Reiniciar.

Armazenando suas informaes

1 No Ecr incio, desloque-se para <Wi-Fi>. 2 Selecione . ]. 3 Prima [ 4 Selecione Configurao do remetente. 5 Selecione a caixa Nome, insira o seu nome e selecione
Concludo.
Congurao do remetente
Nome E-mail

1 No Ecr incio, desloque-se para <Wi-Fi>. 2 Selecione . ]. 3 Prima [ 4 Selecione Configurando a senha Ligado.
Para desativar a senha, selecione Desligado.

Quando a mensagem pop-up for exibida, prima [


que no prima [ ].

].

A mensagem pop-up desaparece automaticamente mesmo

OK
Voltar

Reiniciar

6 Insira uma senha (4 dgitos). 7 Insira a senha novamente. 8 Quando a mensagem pop-up for exibida, prima [
que no prima [ ].

].

A mensagem pop-up desaparece automaticamente mesmo

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) 112

Enviando fotos ou vdeos via e-mail

Se voc perdeu sua senha, pode recuper-la selecionando Reset na tela de definio de senha. Quando voc reiniciar as informaes, as informaes de configurao do usurio salvas anteriormente, o endereo de e-mail e a lista de e-mails enviados recentemente sero excludos.

Enviando fotos ou vdeos via e-mail


Pode enviar fotos ou vdeos guardados em sua cmera por e-mail. Para obter informaes sobre como inserir texto, consulte "Inserindo texto". (p. 106)

Alterando a senha de e-mail

1 No Ecr incio, desloque-se para <Wi-Fi>. 2 Selecione . ]. 3 Prima [ 4 Selecione Alterar senha. 5 Insira sua senha atual (4 dgitos). 6 Insira a nova senha (4 dgitos). 7 Insira a nova senha novamente. 8 Quando a mensagem pop-up for exibida, prima [
que no prima [ ].

1 No Ecr incio, desloque-se para<Wi-Fi>. 2 Selecione . 3 Selecione a caixa Nome (e-mail), insira o seu endereo
de e-mail, e selecione Concludo.
automaticamente. (p. 112) selecione
Caso j tenha salvo sua informao, ela ser inserida Para utilizar um endereo da lista de remetentes anteriores,

um endereo.

4 Selecione a caixa Destinatrio, insira um endereo de


e-mail, e selecione Concludo.
selecione
Selecione Para utilizar um endereo da lista de destinatrios anteriores,

].

A mensagem pop-up desaparece automaticamente mesmo

um endereo. para adicionar mais destinatrios. Pode introduzir at 30 destinatrios. Selecione para excluir um endereo da lista.

5 Selecione Prxima.

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) 113

Enviando fotos ou vdeos via e-mail

6 Selecione os arquivos que quer enviar, e prima [


10 MB ou menos.

].

Pode selecionar at 20 arquivos e um tamanho total de

Mesmo que a foto tenha sido transferida com sucesso, podero

7 Selecione Next. 8 Selecione a caixa Comentrio, insira os seus


comentrios e selecione Concludo.

9 Selecione Enviar.

Sua cmera ir tentar automaticamente conectar uma WLAN

atravs do ltimo dispositivo AP, mais recentemente usado, e enviar o e-mail. Se sua cmera no tiver se conectado WLAN, os dispositivos AP disponveis sero pesquisados automaticamente. (p. 103)

existir erros na conta de e-mail do destinatrio que podero fazer com que a foto seja rejeitada ou reconhecida como spam. No poder enviar e-mails, se no existir uma conexo rede disponvel ou as configuraes da sua conta de e-mail estiverem incorretas. A resoluo mxima da foto que pode ser enviada de 2M, enquanto que o vdeo mais longo que voc pode carregar possui 30 segundos na resoluo ou um vdeo gravado usando . Se a resoluo da foto selecionada for superior a 2M, ela ser redimensionada automaticamente para uma resoluo inferior. Se voc no puder enviar um e-mail devido a configuraes de firewall ou autenticao de usurio, entre em contato com o seu administrador de rede ou provedor de servios de rede. Quando no houver arquivos na memria da cmera, essa funo no poder ser usada. Pode tambm enviar um e-mail no modo Reproduo premindo [ ], e selecionando Compartilhar(Wi-Fi) E-mail.

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) 114

Carregar fotos para um servidor nuvem


Voc pode carregar suas fotos para o SkyDrive. Para carregar fotos, voc deve visitar o site da Microsoft e registrar-se antes de conectar a sua cmera.

1 No Ecr incio da cmera, desloque-se para <Wi-Fi>. . 2 Selecione


Voc pode alterar a dimenso da foto a ser carregada

4 Inicie sesso com o seu IS e senha.


"Inserindo texto". (p. 106) incio de sesso". (p. 104)

Para obter informaes sobre como inserir texto, consulte Se se conectou ao SkyDrive, consulte "Usando o browser de

premindo [ ], e selecionando Dimenso da imagem para Carregamento.

3 Selecione SkyDrive.

Quando voc transfere fotos para o SkyDrive, elas sero

redimensionadas para 2M, mas mantm a taxa de aspeto.

5 6 Selecione Upload.

Role para fotos que quer carregar, e prima [

].

Se a mensagem pop-up que indica a criao de uma conta

Voc pode tambm carregar fotos para um servidor nuvem no

surgir, selecione OK. Sua cmera ir tentar conectar uma WLAN atravs do ltimo AP, mais recentemente usado. Se sua cmera no tiver se conectado WLAN, os dispositivos AP disponveis sero pesquisados automaticamente. (p. 103)

modo Reproduo pressionando [ ], e selecionando Compartilhar(Wi-Fi) um servidor nuvem. Voc no poder usar essa funo quando no existirem fotos na memria da cmera.

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) 115

Usanso Backup autom. Para enviar fotos ou vdeos


Pode enviar fotos ou vdeos que tirou ou gravou com a cmera para o PC atravs da rede sem fio. A funo Backup autom. funciona somente no SO Windows.

Instalando o programa Backup autom. no seu PC

Enviando fotos ou vdeos para PC

1 2 Instalar Backup automtico no computador. 3 Clique OK na janela pop-up.


Instalar Intelli-studio no computador. (p. 96)

1 No Ecr incio da cmera, desloque-se para <Wi-Fi>. 2 Selecione .

Voc deve configurar a informao da cpia de segurana

O programa Backup autom. ser instalado no computador.

no PC para usar a funo Backup automtico. Para mais informao, consulte "Instalando o programa Backup autom. no seu PC". (p. 116)

Siga as instrues na tela para concluir a instalao.

4 Remova o cabo USB. 5 Conecte novamente a cmera ao computador com o


cabo USB.
A cmera armazena a informao sobre o computador, para

3 Prima [

] para denir as opes.

Para desligar o seu computador automaticamente depois

de concluir a transferncia, selecione Encerrar PC aps backup Ativado.

4 Prima [

] para iniciar o backup.

que possa enviar os arquivos para o computador.

Para cancelar o envio, prima [ ]. No pode escolher arquivos individuais para backup. Essa

Antes de instalar o programa, certifique-se que o computador est conectado rede. Se no existir conexo de internet, voc deve instalar o programa fornecido no CD.

funo copia somente novos ficheiros na cmera. computador.

O progresso da cpia ser mostrado no monitor do Quando a transferncia estiver terminada, a cmera

ir desligar-se automaticamente em 30 segundos, aproximadamente. Selecione Cancelar para voltar tela anterior e evitar que a cmera se desligue automaticamente.

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) 116

Usanso Backup autom. Para enviar fotos ou vdeos

Se o PC suporta a funo Wake on LAN (WOL), pode ligar o PC Quando conecta sua cmera WLAN, selecione o AP que est
conectado ao PC.

automaticamente, pesquisando o PC a partir da cmera. (p. 121)

A cmera pesquisar por pontos de acesso disponveis mesmo


quando se est a conectar ao mesmo ponto de acesso. a transferncia de arquivos ser interrompida. em sua cmera.

Se desligar a cmera ou remover a bateria, enquanto envia arquivos, Enquanto utilizar essa funo, somente [POWER] est disponvel S pode ligar uma cmera ao PC de cada vez, para enviar arquivos. A cpia de segurana poder ser cancelada devido s condies
da rede.

As fotos ou vdeos podem ser enviadas para um computador, uma


de cada vez. Os arquivos no podero ser enviados novamente, mesmo que reconecte a cmera a um outro computador. Quando no houver arquivos na memria da cmera, essa funo no poder ser usada. Voc deve desativar a Firewall do Windows e todas as outras firewalls antes de utilizar essa funo. Pode enviar at 1 000 arquivos. No Software do PC, o nome do servidor deve ser digitado atravs do alfabeto latino e no poder exceder os 48 caracteres.

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) 117

Vendo fotos ou vdeos numa TV com TV Link ativo


TV Link uma tecnologia de compartilhamento de ficheiros multimdia entre a cmera e uma TV conectadas no mesmo dispositivo AP. Atravs dessa tecnologia, voc pode ver suas fotos ou vdeos em uma TV de grande ecr.

1 No Ecr incio, desloque-se para <Wi-Fi>. 2 Selecione .

4 Na TV, procure a cmera e navegue nas fotos ou nos


vdeos compartilhados.
Para obter informaes sobre como procurar a cmera e

Se a mensagem de guia surgir, prima [ ]. Sua cmera ir tentar automaticamente conectar uma WLAN

atravs do ltimo dispositivo AP, mais recentemente usado. Se sua cmera no tiver se conectado WLAN, os dispositivos AP disponveis sero pesquisados automaticamente. (p. 103)

3 Conecte sua TV rede sem o atravs de um dispositivo


AP.
Leia o manual de usurio de sua TV, para mais informaes.

navegar nas fotos ou nos vdeos usando a TV, consulte o manual do usurio da TV. Os vdeos podero no ser corretamente reproduzidos, dependendo do tipo de TV e das condies da rede. Se isso acontecer, regrave o vdeo com qualidade ou e reproduza-o novamente. Se os vdeos no forem reproduzidos normalmente via conexo sem fio da TV, conecte a cmera TV com um cabo AV.

AP

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) 118

Vendo fotos ou vdeos numa TV com TV Link ativo

Voc pode compartilhar at 1 000 fotos. Voc pode exibir somente fotos ou vdeos capturados com a sua
cmera em uma tela de TV.

A distncia da conexo sem fio entre a cmera e a TV podem variar


dependendo das especficaes do AP. mais lenta.

Se a cmera estiver conectada a 2 TVs, a reproduo poder ser As fotos ou vdeos sero compartilhados nos tamanhos originais. Essa funo pode ser usada somente em TVs com TV Link ativo. As fotos ou vdeos compartilhados no sero armazenados

na TV, mas eles podem ser armazenados de acordo com as especificaes da TV. Transferir fotos ou vdeos para sua TV poder demorar algum tempo, dependendo da conexo rede, do nmero de arquivos a serem compartilhados ou da sua dimenso. Se voc desligar a cmera abruptamente enquanto exibe fotos ou vdeos em uma TV (por exemplo, ao remover a bateria), a TV considerar a cmera como ainda conectada. A ordem das fotos ou vdeos na cmera poder ser diferente daquela da TV. Dependendo do nmero de fotos ou vdeos que voc deseja compartilhar, poder levar algum tempo para carregar todas as fotos ou vdeos e concluir o processo de configurao inicial. Durante a exibio de fotos ou vdeos na TV, o uso contnuo do controle remoto da TV ou a execuo de operaes adicionais podero impedir que este recurso funcione corretamente. Se voc reordenar ou classificar arquivos na cmera ao exibi-los em uma TV, ser necessrio repetir o processo de configurao inicial para atualizar a lista de arquivos na TV. Quando no houver arquivos na memria da cmera, essa funo no poder ser usada.

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) 119

Enviando fotos usando Wi-Fi Direct


Quando a cmera se conecta atravs de uma WLAN a um dispositivo compatvel com a funo Wi-Fi Direct, voc pode enviar fotos para o dispositivo. Essa funo poder no ser compatvel com alguns dispositivos.

1 No dispositivo, ligue a opo Wi-Fi Direct. 2 Na cmera, no modo Reproduo, desloque-se para
uma foto.

3 Prima [

], e selecione Compartilhar(Wi-Fi)

Wi-Fi Direct.
Quando na vista de uma imagem nica, voc pode enviar

apenas uma foto de cada vez.

Na vista de miniaturas, voc pode selecionar vrias fotos,

rolando pelas miniaturas, e premindo [ quando terminar a seleo de fotos.

]. Selecione Next

4 Selecione o dispositivo na lista de dispositivos Wi-Fi


Direct da cmera.
Certifique-se que a opo Wi-Fi Direct do dispositivo est ligada. Voc pode tambm selecionar a sua cmera da lista de

dispositivos Wi-Fi Direct do dispositivo.

5 No dispositivo, permita que a cmera se conecte ao


dispositivo.
A foto ser enviada para o dispositivo. Voc no poder usar essa funo quando no existirem fotos na
memria da cmera.

Se voc cancelar a tentativa de conexo antes de esta concluir,

a cmera poder no conseguir se reconectar ao seu dispositivo. Nesse caso, atualize o seu dispositivo com o firmware mais recente.

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) 120

Acerca da funo Wake on Lan (WOL)


Com a funo WOL, pode ligar ou ativar automaticamente um computador com sua cmera. Essa funo est disponvel para computadores com monitor Samsung, dos ltimos 5 anos. (no disponvel para computadores tudo em um).
Quaisquer alteraes nas configuraes BIOS de seu computador, alm das descritas abaixo, podero danificar o computador. O fabricante no se responsabilizar pelos danos causados pelas alteraes na configurao da BIOS do seu computador.

Configurando o computador para ativar a partir do modo de inatividade

1 Clique Start (Iniciar), e abra em seguida Control Panel


(Painel de Controle).
Windows 7:

3 Clique com o boto direito Local Area (rea local), e


clique em seguida Properties (Propriedades).

2 Congurando a conexo rede.


Clique Network and Internet (Rede e Internet) Network and Sharing Center (Rede e Centro de Compartilhamento) Change adapter settings (Alterar configuraes de adaptador). Windows Vista: Clique Network and Internet (Rede e Internet) Network and Sharing Center (Rede e Centro de Compartilhamento) Manage network connections (Gerir configuraes de adaptador). Windows XP: Clique Network and Internet Connection (Rede e Conexes de Internet) Network Connection (Conexes de Rede).

4 Clique Configure (Congurar) a barra Power

manage (Gesto de energia) Allow this device to wake the computer (Permitir que o dispositivo ative o computador).

5 Clique OK. 6 Reiniciar computador.

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) 121

Acerca da funo Wake on Lan (WOL)


Configurar o computador para ligar

1 Ligar o computador e premir F2, enquanto o


computador estiver a iniciar.
A configurao BIOS ir surgir.

Windows XP:

Clique Network and Internet Connection (Rede e Conexes de Internet) Network Connection (Conexes de Rede).

2 Selecione a barra Advanced (Complementar) Power 3 Selecione Resume on PME (Resumir em PME)
Enabled (Ativo).

management Setup (Congurao de gesto de energia).

7 Selecione as drives relacionadas com a adaptador de


rede.

8 Clique na barra Advanced (Complementar) e congure


os menus WOL
No pode usar essa funo com firewall ou se um programa de
segurana estiver instalado.

4 Prima F10 para salvar as alteraes e continuar iniciando. 5 Clique Start (Iniciar), e abra em seguida Control Pane
(Painel de Controle).
Windows 7:

Para ligar o PC com a funo WOL, o PC dever ter um conexo ativa


com a LAN. Garanta que a luz indicadora, na porta LAN do PC, est ligada, o que indica que a LAN est conectada. Dependendo do modelo do seu computador, a cmera somente pode ativar o computador. Dependendo do SO ou drives do computador, os nomes dos menus de configurao de WOL podero variar. -- exemplos de nomes de menus de configurao: Enable PME, Wake on LAN etc. -- exemplos de valores de menus de configurao: Enable, Magic packet etc.

6 Congurando a conexo rede.


Clique Network and Internet (Rede e Internet) Network and Sharing Center (Rede e Centro de Compartilhamento) Change adapter settings (Alterar configuraes de adaptador). Windows Vista: Clique Network and Internet (Rede e Internet) Network and Sharing Center (Rede e Centro de Compartilhamento) Manage network connections (Gerir configuraes de adaptador).

Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) 122

Configuraes
Consulte as opes de congurao da sua cmera.

Menu de configuraes 124


Acessar ao menu de conguraes 124 udio 125 Display 125 Conectividade 126 Geral 127

Menu de configuraes
Saiba como configurar sua cmera.

Acessar ao menu de configuraes

4 Selecione um item.
udio Volume Som bip Som obt. Som in. Som AF
Voltar

1 No ecr Incio, desloque-se para <Bsico>. 2 Selecione . 3 Selecione um menu.


Conguraes udio Display Conectividade Geral

Meio Activado Som 1 Desactivado Activado


Seleccionar

5 Selecione uma opo.


Volume Desactivado Baixo

Opo

Descrio

Meio Alto Voltar Seleccionar

udio: Defina vrios sons e o volume de sua cmera. (p. 125) Display: Personalize as configuraes da tela. (p. 125) Conectividade: Defina as opes de conexo. (p. 126) Geral: Altere as configuraes do sistema de sua cmera, como formato da memria e nome de arquivo padro. (p. 127)

6 Prima [

] para voltar tela anterior.

Configuraes 124

Menu de configuraes

udio
* Padro

Display
* Padro

Item Volume Som bip Som obt.

Descrio

Item

Descrio

Defina o volume para todos os sons. (Desactivado, Baixo, Meio*, Alto) Defina para emitir um som quando premir os botes ou alterar os modos. (Desact., Activado*) Defina o som que sua cmera emitir ao premir o boto do obturador. (Desactivado, Som 1*, Som 2, Som 3) Defina o som que sua cmera emitir ao ligar. (Desactivado*, Voando, Show de Laser, Nuvem) Defina o som que sua cmera emitir quando premir at meio do boto do obturador. (Desactivado, Activado*)
Papeis de parede Linha de Guia Exibio de data/hora

Inicia img

Defina a imagem inicial que ser exibida quando a cmera for ligada. Desactivado*: No exibe imagem inicial. Logo: Exibe uma imagem padro armazenada na memria interna. Imag. us.: Selecione Imagem de usurio a partir das fotos que capturou na memria.
A cmera salvar apenas uma Imagem de
Usurio na memria interna de cada vez.

Som in.

Se voc selecionar uma nova foto como

Som AF

Imagem de Usurio ou restaurar as configuraes iniciais da cmera, a cmera excluir a imagem atual.

Definir papel de parede para a tela Incio com a imagem desejada. (Galeria de papeis de parede, lbum) Selecione uma guia para o ajudar a compor uma cena. (Desactivado*, 3 X 3, 2 X 2, Transversal, Diagonal) Defina se pretende que a data e hora sejam ou no exibidas na tela da cmera. (Desactivado*, Activado)

Configuraes 125

Menu de configuraes
* Padro

Item Exibir Guia de Ajuda

Descrio

Conectividade
* Padro

Exibe uma breve descrio de uma opo ou de um menu. (Desactivado, Activado*) Ajustar o brilho da tela. (Auto*, Baixo, Normal, Alto)
Normal definido no modo Reproduo, mesmo que tenha selecionado Auto.

Item

Descrio

Brilho do ecr

Sada vid.

Vis. rp.

Defina se pretende ou no visualizar a foto antes de voltar ao modo Fotografia. (Desactivado, Activado*) Se no realizar uma operao por mais de 30 segundos, sua cmera ir mudar automaticamente para Econ. de energia. (Desactivado*, Activado)

Defina o sinal de sada de vdeo para sua regio. NTSC: EUA, Canad, Japo, Coreia, Taiwan, Mxico, Etc. PAL (suporte somente a BDGHI): Austrlia, ustria, Blgica, China, Dinamarca, Inglaterra, Finlndia, Frana, Alemanha, Itlia, Kuwait, Malsia, Pases Baixos, Nova Zelndia, Noruega, Cingapura, Espanha, Sucia, Sua, Tailndia, Etc. Selecione o modo a usar quando conectar sua cmera no computador ou impressora com um cabo USB. Pc*: Conecte a cmera a um computador para transferir arquivos. Impressora: Conecte a cmera a uma impressora para imprimir arquivos. Selecionar Modo: Selecione o modo USB, manualmente, quando conectar sua cmera no dispositivo. Configure Intelli-studio para iniciar automaticamente quando conectar sua cmera no computador. (Desligado, Ligado*)

Econ. de energia

Em Econ. de energia, prima qualquer boto Mesmo que no defina Econ. de energia, o
ecr ir se desligar 30 segundos aps sua lttima operao, para economizar energia.

menos [POWER] para voltar a usar a cmera.

USB

PC Software

Configuraes 126

Menu de configuraes

Geral
* Padro

* Padro

Item

Descrio

Item Inform. do dispositivo (somente ST200F/ ST201F/ST205F) Language Fuso horrio Ajuste Data / Hora

Descrio

Veja o endereo Mac e nmero de srie de sua cmera. Defina o idioma para o texto da tela. Defina o fuso horrio para sua localizao. Quando viaja para outros pases, selecione Visita, e selecione o fuso horrio apropriado. (Home*, Visita) Defina a data e hora. Definir formato da data. (AAAA/MM/DD, MM/DD/AAAA, DD/MM/AAAA)
O ecr poder diferir dependendo do idioma que selecionou.

Especifique como os nomes de arquivos sero atribudos. Reiniciar: Defina o nmero de arquivos para comear em 0001 quando inserir um novo carto de memria, formate o carto de memria, ou exclua todos arquivos. Srie*: Defina o nmero de arquivo para continuar a partir do ltimo nmero, quando inserir um novo carto de memria, formate o carto de memria, ou exclua todos arquivos.
O nome padro da primeira pasta Nm. do Arquivo
100PHOTO e o nome padro do primeiro arquivo SAM_0001. O nmero do arquivo aumenta um de cada vez de SAM_0001 a SAM_9999. O nmero da pasta aumenta um de cada vez de 100PHOTO a 999PHOTO. O nmero mximo de arquivos que podem ser armazenados em uma pasta so 9999. Sua cmera define o nome dos arquivos de acordo com as Regras de design para o Sistema de Arquivos de Cmera (DCF) Se alterar intencionalmente o nome dos arquivos, sua cmera poder no reproduzi-los

Tipo de data

Definir o formato da hora. (12 Hr, 24 Hr)


Tipo de hora
O tipo de hora padro poder diferir dependendo do idioma que selecionou.

Configuraes 127

Menu de configuraes
* Padro * Padro

Item

Descrio

Item

Descrio

Defina se quer ou no mostrar a data e hora nas fotos que tira. (Desactivado*, Data, Dia e hora)
A data e hora ir ser mostrada no canto
direito ao fundo da foto.

Formatar a memria interna e o carto de memria. A formatao ir excluir todos os arquivos, incluindo os arquivos protegidos. (Sim, No)
Formato
Erros podero ocorrer se voc usar um carto de memria formatado por outra marca de cmera, leitor de carto de memria ou computador. Formate os cartes de memria na cmera antes de us-los para capturar fotos.

Imprimir

Algumas impressoras podero no imprimir


corretamente a data e hora.

A foto no exibir a data e hora se:

-- se voc selecionar Texto no modo Cena -- se voc selecionar Panorama ao vivo, PIP, Retrato inteligente, Funny Face, ou Foto em movimento.

Reiniciar

Defina sua cmera para se desligar automaticamente quando no realizar operaes por um tempo especfico. (Desactivado, 1 min, 3 min*, 5 min, 10 min)
Desactivar Auto Suas configuraes no se alteraro ao
mudar de bateria.

Repor menus e opes de fotografia. Data e hora, idioma e definies de sada de vdeo no sero reiniciadas. (Sim, No)

Sua cmera no se desligar

automaticamente quando a cmera estiver conectada no computador, impressora, ou WLAN e quando exibir slides ou vdeos.

Lmp. af

Defina a luz para se ligar automaticamente em locais escuros para ajudar no foco. (Desactivado, Activado*)

Configuraes 128

Apndices
Informaes sobre mensagens de erros, especicaes e manuteno.

Mensagens de erro 130 Manuteno da cmera 132


Limpando a cmera 132 Usando ou guardando sua cmera 133 Acerca dos cartes de memria 134 Acerca da bateria 137

Antes de entrar em contato com a assistncia tcnica 141 Especificaes da cmera 144 Glossrio 148 Termos de responsabilidade em idiomas oficiais 155 ndice 157

Mensagens de erro
Soluo para mensagens de erro que surgem.
Mensagem de erro Soluo Desligue sua cmera, e volte a liga-la Erro no carto Mensagem de erro Dispositivo desligado Erro arq. Soluo

novamente. Retire o carto de memria e insira-o novamente. Formate o seu carto de memria.

A conexo rede se perdeu durante a transferncia de fotos. Selecione novamente um dispositivo TV Link. Exclua os arquivos danificados ou contate o centro de servio. Sua cmera no compatvel com arquivos FAT carto de memria em sua cmera. existentes na rede.

Carto no compatvel.

O carto de memria inserido no compatvel com sua cmera. Insira um carto de memria microSD, microSDHC, ou microSDXC.
A cmera no pode se conectar rede

Sistema de ficheiro do carto de memria que inseriu. Formate o no compatvel. Ligue os dispositivos com suporte TV Link Falha na inicializao.

Falha na ligao

usando o ponto de acesso selecionado. Selecione outro ponto de acesso e tente novamente. A cmera no conseguiu se conectar outra cmera. Tente conectar novamente. O nome dos ficheiros no corresponde a norma DCF. Transfira os arquivos no carto de memria para o computador, e em seguida formate o carto. Em seguida, abra o menu Configuraes e selecione Nm. do Arquivo. Reiniciar. (p. 127)

A cmera no conseguiu localizar dispositivos

com suporte TV Link.

Senha invlida. Bateria desc. Memria cheia

A senha de transferncia de arquivos para outra cmera est incorreta. Insira a senha correta novamente. Insira uma bateria carregada ou recarregue sua bateria. Exclua arquivos desnecessrios ou insira um novo carto de memria.

DCF Full Error

Apndices 130

Mensagens de erro
Mensagem de erro Arquivo invlido Falha na transferncia. Falha no recebimento. Soluo

Tire fotos ou insira um carto de memria que contenha fotos. A conexo rede se perdeu durante a transferncia de fotos. Tente ligar novamente a funo TV Link. A cmera no conseguiu receber uma foto da cmera de origem. Pea outra pessoa para enviar o arquivo novamente.
A cmera no conseguiu enviar uma foto

para outra cmera. Tente o envio novamente. transferir uma foto para um dispositivo com suporte TV Link. Verifique a conexo e tente novamente.

Falha na transferncia.

A cmera no conseguiu enviar um e-mail ou

Apndices 131

Manuteno da cmera
Limpando a cmera
Lente e tela da cmera
Com uma sopradora retire o p e limpe a lente, suavemente, com um pano. Caso o p persista, aplique um pouco de lquido de limpeza num pano de limpeza e limpe suavemente.

Corpo da cmera
Limpe suavemente com um pano seco.

Nunca use benzina, diluente, ou lcool para limpar o dispositivo.


da lente.

Esses lquidos podero danificar sua cmera ou causar anomalias.

No prima a cobertura da lente nem use a sopradora na cobertura

Apndices 132

Manuteno da cmera

Usando ou guardando sua cmera


Locais inapropriados para usar e guardar sua cmera
Evite expr sua cmera a temperaturas extremas, muito frias ou

Usando a cmera na praia ou junto ao mar


Proteja sua cmera da areia e sujeiras quando a usar na praia

ou reas semalhantes.

Sua cmera no resistente gua. No manuseie a bateria,

muito quentes.

Evite usar sua cmera em reas com muita umidade, ou onde

a umidade muda drasticamente.

o adaptador ou carto de memria com as mos molhadas. Utilizar sua cmera com as mos molhadas poder causar danos na cmera.

Evite expr sua cmera diretamente luz solar, e guard-la em

locais quentes, reas pouco ventiladas, como dentro do carro durante o vero. Protega sua cmera e tela dos impactos, manuseio brusco, e vibrao excessiva, para evitar danos graves. Evite usar ou guardar sua cmera em reas com poeira, sujeiras, com umidade, ou pouco ventiladas para previnir que as peas mveis e componentes internos se danifiquem. No use sua cmera junto de combustveis, ou qumicos inflamveis. No guarde ou carregue lquidos inflamveis, gses, ou material explosivo no mesmo compartimento que sua cmera ou seus acessrios. No guarde sua cmera junto de bolas de naftalina.

Guardar a cmera por longos perodos de tempo


Quando guardar sua cmera por longos perodos de tempo,

arrume-a selada com material desumidificante, como gel de silica. Retire as baterias de sua cmera quando a guardar por longos perodos de tempo. As baterias podem vazar ou corroer e causar danos graves em sua cmera. Com o tempo, baterias no usadas descarregam e deve recarreg-las antes de as usar. A data e hora atuais podem ser inicializadas quando a cmera for ligada depois de 40 horas sem a bateria.

Utilizar sua cmera com cuidado em ambientes de umidade 


Ao mover sua cmera de ambientes frios para outros mais quentes, pode formar condensao na lente ou em peas internas da cmera. Nessa situao desligue sua cmera e espere pelo menos 1 hora. Se se formar condesao no carto de memria, remova o carto de memria da cmera e espere at que toda umidade se evapore antes de coloc-lo navamente.

Apndices 133

Manuteno da cmera
Outros cuidados
No baloie sua cmera pela ala. Isso pode causar ferimentos Em temperaturas baixas, sua cmera poder levar mais tempo

em si ou outros danos em sua cmera. No pinte sua cmera, a tinta pode bloquear pequenas peas e criar anomalias. Desligue a cmera quando no a usar. Sua cmera constituda por peas delicadas. Evite impactos na cmera. Proteja a tela de pancadas externas, mantendo sua cmera na bolsa, quando no a usar. Proteja sua cmera dos riscos, mantendo-a longe de areia, pontas afiadas,ou moedas soltas no bolso. No utilize a cmera se a tela estiver rachada ou quebrada. O vidro ou acrilco quebrado pode causar ferimentos em suas mos ou no rosto. Entregue a cmera num Centro de Assistncia Samsung para que seja reparada. Jamais coloque cmeras, baterias, carregadores, ou acessrios junto de dispositivos de aquecimento, como fornos de microondas, foges ou radiadores. Esses dispositivos podem ficar deformados e podem aquecer e causar incndio ou exploso. No exponha a lente luz direta do sol, pois pode causar descolorao ou anomalia do sensor de imagem. Proteja sua lente dos seus dedos e de riscos. Limpe sua lente com um pano limpo e suave. Sua cmera pode-se desligar se atingida pelo exterior. De maneira a proteger o carto de memria. Ligue a cmera para voltar a usar. Ao usar sua cmera, ela poder esquentar. Isso normal e no afeta a vida til ou o desempenho da cmera.

para ligar, as cores podero estar diferentes e imagens podero aparecer. Isso no so anomalias e ir normalizar quando sua cmera voltar para uma temperatura normal. A tinta ou metal no exterior da cmera pode causar alergias, comicho, eczema, ou inchao em pessoas com pele sensvel. Se tem algum desses sintomas, no use mais sua cmera e v no mdico. No insira objetos estranhos em nenhum dos compartimentos, slots ou pontos de acesso da cmera. Danos causados por mau uso no sero abrangidos pela garantia. No permita que pessoas estranhas tentem consertar sua cmera, nem tente voc mesmo. Qualquer dano causado por servios no autorizados, no ser abrangido pela garantia.

Acerca dos cartes de memria


Cartes de memria compatveis
Sua cmera oferece suporte a cartes de memria microSD (Secure Digital), microSDHC (Secure Digital High Capacity) ou microSDXC (Secure Digital eXtended Capacity). Para ler os dados no carto de memria em um PC ou leitor de cartes, insira o carto de memria em um adaptador de carto de memria.

Apndices 134

Manuteno da cmera
Capacidade do carto de memria
A capacidade de memria pode diferir dependendo das cenas ou das condies de fotografia. Essas capacidades baseiam-se em cartes microSD: Foto
Dimenso Super fino Fino Normal

Vdeo
Dimenso 30 fps 15 fps

1280 X 720 640 X 480 320 X 240 Para Compartilhar


(somente ST200F/ ST201F/ST205F)

Aprox. 14' 55" Aprox. 34' 55" Aprox. 134' 34" Aprox. 134' 34"

Aprox. 28' 54" Aprox. 65' 40" Aprox. 231' 14" Aprox. 231' 14"

105 117 140 166 319 522 742 1582

206 230 275 323 607 954 1336 2505

303 337 406 469 858 1336 1878 3006

* Os nmeros acima so medidos sem uso da funo zoom. O tempo de gravao disponvel poder variar se usar zoom. Foram gravados vrios vdeos sucessivamente para determinar o tempo total de gravao.

Apndices 135

Manuteno da cmera
Cuidados quando usar cartes de memria
Evite expr as baterias ou cartes de memria a temperaturas Evite que o carto de memria toque em lquidos, sujeiras, ou

muito frias ou muito quentes (abaixo de 0 C ou acima de 40 C). Temperaturas extremas podero causar mau funcionamento dos cartes. Insira o carto de memria na direo correta. Inserir o carto de memria na direo errada pode causar danos em sua cmera ou carto de memria. No use cartes de memria que tenham sido formatados por outras cmeras ou em um computador. Reformate o carto de memria em sua cmera. Desligue sua cmera quando inserir ou remover cartes de memria. No retire o carto de memria ou desligue sua cmera se a luz estiver piscando, pois pode danificar seus dados. Quando o tempo de vida de um carto de memria expirar, no pode guardar mais fotos no carto. Utilize um novo carto de memria. No dobre, deixe cair, ou sujeite o carto de memria a presses ou impactos fortes. Evite usar ou guardar cartes de memria junto de campos magnticos fortes. Evite usar ou manter os cartes de memria em reas com temperaturas altas, muita umidade, ou substncias corrosivas.

substncias estranhas. Caso o carto de memria esteja com sujidade, limpe com um pano suave e insira o carto em sua cmera. No permita que lquidos, sujidade, ou substncias estranhas entrem em contato com cartes de memria ou com a abertura do carto de memria. Isso far com que haja anomalias no carto de memria ou na cmera. Ao transportar um carto de memria, use uma bolsa para proteger das descargas eletroestticas. Transfira dados importantes para outra multimdia, como disco duro, CD ou DVD. Ao usar sua cmera durante algum tempo, o carto de memria poder esquentar. Isso normal e no indica anomalia.
O fabricante no se responsabiliza pela perda de dados.

Apndices 136

Manuteno da cmera

Acerca da bateria
Use apenas baterias recomendadas pela Samsung.

Vida da bateria
Tempo mdio de fotografia/ Nmero de fotos Testar condies (quando a bateria est totalmente carregada)

Especficaes da bateria
Especficao Modelo Tipo Capacidade da clula Voltagem Tempo de carregamento* (com a cmera desligada) Descrio

BP85A Bateria de on ltio 850 mAh 3.7 V Aproximadamente 200 min


Fotos

A vida da bateria foi medida de acordo com as condies seguintes: No modo Programa, na escurido, resoluo , qualidade Fino, OIS ligado. 1. D  efina a opco de flash para Preenchido, tire uma nica foto, e aumente ou diminua o zoom. 2. D  efina a opo de flash para Desligado, tire uma nica foto, e aumente ou diminua o zoom. 3. R  ealize os passos 1 e 2, esperando 30 segundos entre cada passo. Repita o processo por 5 minutos, e depois desligue a cmera por 1 minuto. 4. Repita os passos 1 a 3.
Vdeos

* Carregar a bateria atravs do computador poder demorar mais tempo.

Aproximadamente 125 min/ Aproximadamente 250 fotos

Aproximadamente 90 min

Grave vdeos com resoluo

e 30 FPS.

Os nmeros acima so medidos atravs dos padres Samsung, podendo variar


dependendo do uso atual. de gravao.

Foram gravados vrios vdeos sucessivamente para determinar o tempo total Quando as funes de rede so usadas, a bateria se esgota mais rpido. Apndices 137

Manuteno da cmera
Mensagem de bateria descarregada
Quando a bateria estiver totalmente descarregada, o cone de bateria ficar vermelhor e a mensagem "Bateria desc." surgir.

Cuidados sobre o uso da bateria


Proteja as baterias, os carregadores e os cartes de memria contra danos Evite que as baterias toquem em objetos de metal, isso pode criar uma ligao entre os terminais + e - de sua bateria e danificar temporria, ou permanentemente, a bateria e pode causar ainda incndio ou choque eltrico.

Notas sobre como usar a bateria


Evite expr as baterias a temperaturas muito frias ou muito

quentes (abaixo de 0 C ou acima de 40 C). Temperaturas extremas podero diminuir a capacidade de carga das suas baterias. Ao usar sua cmera durante algum tempo, a rea em redor da bateria poder aquecer. Isso no afeta o funcionamento normal de sua cmera. No puxe o cabo da fonte de energia para desconectar o plugue da tomada, podendo causar incndio ou choque eltrico. Com temperaturas inferiores a 0 C, a capacidade e vida da bateria podero diminuir. Capacidade da bateria pode diminuir em temperaturas baixas, mas voltar a normalizar com temperaturas mdias.

Notas sobre como carregar a bateria


Se a luz indicadora estiver desligada, certifique-se de que

inseriu a bateria corretamente.

Se sua cmera estiver ligada, a bateria poder no carregar No use a cmera enquanto carrega a bateria. Correndo o

totalmente. Desligue sua cmera antes de carregar a bateria. risco de choque eltrico ou incndio.

No puxe o cabo da fonte de energia para desconectar o

plugue da tomada, podendo causar incndio ou choque eltrico. Espere pelo menos 10 minutos para ligar sua cmera, depois de estar a carregar. Caso conecte sua cmera a uma fonte externa de energia, com a bateria fraca, e utilizar funes de grande consumo de energia, sua cmera ir se desligar. Para usar sua cmera normalmente, recarregue sua bateria.

Apndices 138

Manuteno da cmera
Voc reconectar o cabo de energia quando a bateria estiver

totalmente descarregada, o indicador luminoso de status ficar ligado por 30 minutos. Usar o flash ou gravar vdeos consome rapidamente a carga da bateria. Carregue a bateria at a luz indicadora vermelha se apagar. Se a luz indicadora piscar a vermelho, conecte o cabo novamente, ou retire e volte a colocar a bateria. Se carregar a bateria com o cabo quente ou temperatura muito alta, a luz indicadora poder ficar vermelha e piscando. O carregamento ir iniciar quando sua bateria arrefecer. Sobrecarga da bateria poder diminuir a vida da bateria. Depois de carregada, desconecte o cabo da bateria. No dobre ou coloque objetos pesados sobre o cabo AC. Isso poder danificar o cabo.

 anuseie e descarte as baterias e carregadores com M cuidado


Nunca descarte as baterias no fogo. Siga todas as

regulamentaes quando descartar baterias usadas. de aquecimento, como fornos de micro-ondas, foges ou radiadores. As baterias podem explodir quando sobreaquecidas.

Jamais coloque baterias ou cmeras em dispositivos

Notas sobre carregar atravs de conexo a um computador 


Utilize apenas o cabo USB fornecido. A bateria poder no carregar quando: -- usa um hub USB -- outros dispositivos USB estejam conectados no computador -- conecta o cabo na porta da parte da frente do computador -- a porta USB do seu computador no suporta a voltagem padro

de sada (5 V, 500 mA)

Apndices 139

Manuteno da cmera

Ferimentos ou morte podero ocorrer se a bateria for manuseada sem cuidado ou de forma inadequada. Para sua segurana, siga essas instrues para manusear a bateria corretamente:
A bateria poder pegar fogo ou explodir se no for

No desmonte nem perfure a bateria com objetos

afiados.

Evite expor a bateria alta presso ou foras

esmagadoras.

manuseada corretamente. Caso note deformidades, fissuras, ou outras anomalias na bateria, pare de a usar de imediato e contate o centro de servio. Utilize apenas carregadores e adaptadores originais e recomendados pelo fabricante, e carregue sua bateria apenas como indicado nesse manual. No coloque a bateria junte de dispositivos de aquecimento, ou exponha-a a ambientes muito quentes excessivamente, tal como dentro de um carro durante o Vero. No coloque a bateria em um micro-ondas. Evite armazenar ou usar a bateria em lugares quentes e midos, como saunas ou chuveiros. No coloque o dispositivo sobre superfcies inflamveis, como lenis, tapetes ou cobertores eltricos por um perodo prolongado. Quando o dispositivo estiver ligado, no o deixe em um espao confinado por perodos prolongados. No permita que haja contato entre os terminais da bateria e objetos metlicos, como colares, moedas, chaves e relgios. Utilize somente baterias de reposio de ons de ltio originais e recomendadas pelo fabricante.
Apndices 140

Evite expor a bateria a grandes impactos, como deix-la

cair de lugares altos. mais.

No exponha a bateria a temperaturas de 60 C ou No permita que a bateria entre em contato com

umidade ou lquidos.

A bateria no deve ser exposta a fontes de calor

excessivo, como luz solar, fogo, etc.

Diretrizes de descarte Descarte a bateria com cuidado. No descarte a bateria no fogo. Regulamentos de descarte podem variar de pas ou regio. Descarte a bateria de acordo com os regulamentos locais e nacionais. Diretrizes de carregamento da bateria Carregue a bateria somente de acordo com o mtodo descrito nesse manual do usurio. A bateria poder pegar fogo ou explodir se no for carregada corretamente.

Antes de entrar em contato com a assistncia tcnica


Se tem problemas com sua cmera, tente estas solues antes de contatar o centro de servio. Se j tentou essas solues e no resultaram, contate o seu fornecedor local ou o centro de servio.
Ao deixar sua cmera na assistncia tcnica, certifique-se de deixar tambm outros componentes que possam ter contribudo para o mau funcionamento, como o carto de memria e a bateria.

Problema No possvel ligar a cmera

Soluo Verifique se inseriu a bateria. Verifique se inseriu a bateria

Problema

Soluo No h espao no carto de memria.

corretamente. (p. 17) Carregue a bateria.


Carregue a bateria.

No consegue tirar fotos A cmera congela A cmera aquece

Sua cmera pode estar no modo A cmera desliga repentinamente

Economia de Energia, ou no modo Desligamento Automtico. (p. 126, 128) A cmera pode desligar automaticamente para impedir que o carto de memria seja danificado devido a um impacto. Ligue a cmera novamente.
A bateria pode gastar energia mais

Exclua arquivos desnecessrios ou insira um novo carto. Formate o carto de memria. O carto de memria est com defeito. Adquira um novo carto de memria. Verifique se a cmera est ligada. Carregue a bateria. Verifique se a bateria foi instalada corretamente.

Remova a bateria e insira-a novamente. Ao usar sua cmera, ela poder esquentar. Isso normal e no afeta a vida til ou o desempenho da cmera.
A opo de flash pode estar definida

A bateria da cmera est descarregando muito rapidamente

rapidamente em baixas temperaturas (abaixo 0 C). Coloque a bateria no bolso para mant-la aquecida. Usar o flash ou gravar vdeos consome rapidamente a carga da bateria. Recarregue-a se for necessrio. As baterias so peas consumveis que devem ser substitudas com o tempo. Adquira uma nova bateria se sua durao estiver diminuindo rapidamente.

O flash no funciona

como Desligado. (p. 59)

Em alguns modos no poder usar flash.

Apndices 141

Antes de entrar em contato com a assistncia tcnica


Problema O flash dispara inesperadamente A data e a hora esto incorretas Soluo Problema Soluo Certifique-se de que a opo de foco

O flash pode disparar devido eletricidade esttica. A cmera funciona bem. Defina a data e hora nas configuraes da tela. (p. 127)
A foto est desfocada

A tela ou os botes no Remova a bateria e insira-a novamente. funcionam A tela da cmera responde mal

Se utilizar sua cmera em baixas temperaturas, isso pode causar anomalias na tela ou descolorao. Para obter o melhor desempenho da tela da sua cmera, use a cmera em temperaturas moderadas.
Desligue sua cmera, e volte a liga-la

que definiu adequada a fotos em 1Er. Plano. (p. 62) Verifique se a lente est limpa. Caso contrrio, limpe-a. (p. 132) Certifique-se de que o objeto est no alcance do flash. (p. 144) Um Equilbrio do Branco incorreto poder

As cores da foto no criar cores pouco reais. Selecione a opo correspondem s cores de Equilbrio do Branco que mais se adapta da cena real

fonte de luz. (p. 71)

H um erro no carto de memria

novamente. Retire o carto de memria e insira-o novamente. Formate o seu carto de memria. Consulte Cuidados quando usar cartes de memria para mais informao. (p. 136) Se voc alterar o nome de um arquivo, possvel que sua cmera no o reproduza (o nome do arquivo deve atender norma DCF). Se isso acontecer, reproduza seus arquivos em um computador.

A foto est muito clara

A foto foi sobre-exposta. Desative o flash. (p. 59) Ajuste a sensibilidade ISO. (p. 61) Ajuste o valor da exposio. (p. 69) A fotografia foi subexposta. Ative o flash. (p. 59) Ajuste a sensibilidade ISO. (p. 61) Ajuste o valor da exposio. (p. 69)

A foto est muito escura

No possvel reproduzir arquivos

Apndices 142

Antes de entrar em contato com a assistncia tcnica


Problema A TV no exibe suas fotos Soluo Verifique se a cmera est corretamente Problema Soluo Encerre o Intelli-studio e reinicie o

conectada TV com o cabo A/V. fotos.

programa.

Verifique se o carto de memria contm Certifique-se de que o cabo USB est

O Intelli-studio no pode ser usado em

computadores Macintosh.

Certifique-se de que a opo O Intelli-studio no est funcionando corretamente

O computador no reconhece sua cmera

conectado corretamente.

Verifique se a cmera est ligada. Verifique se voc est usando um

sistema operacional compatvel.

Seu computador desconecta a cmera durante a transferncia de arquivos Seu computador no consegue reproduzir vdeos

A transmisso do arquivo pode ser interrompida por eletricidade esttica. Desconecte o cabo USB e conecte-o novamente. Alguns players de vdeo no reproduzem os vdeos. Para reproduzir arquivos de vdeo gravador com sua cmera, instale e use o programa Intelli-studio no seu computador. (p. 96)
A sua TV ou computador no poder exibir fotos e vdeos que estejam guardadas num carto de memria microSDXC

PC Software est definida como Activado no menu de configuraes. (p. 126) Dependendo das especificaes do computador e ambiente, o programa poder no iniciar automaticamente. Nesse caso, clique em Iniciar Todos os programas SAMSUNG Intelli-studio Intelli-studio em seu computador. Cartes de memria microSDXC usam o sistema de arquivos exFAT. Certifique-se que o dispositivo externo compatvel com o sistema de arquivos exFAT antes de conectar a cmera ao dispositivo.

Cartes de memria microSDXC usam o sistema de arquivos exFAT. Para utilizar O seu computador no cartes de memria microSDXC num reconhece o carto de computador com Windows XP, transfira e memria microSDXC actualize a drive do sistema de arquivos exFAT atravs do website da Microsoft.
Apndices 143

Especificaes da cmera
Sensor de imagem Tipo Pxeis efetivos Total de pxeis Lente Comprimento focal Faixa de F-stop Zoom Digital Tela Tipo Caratersticas Focando Tipo Foco automtico TTL (Af central, Multi af, Acompanhamento de AF, Deteco Faces AF, Reconhecimento face do AF) TFT LCD 3.0" (7.62 cm) 460K Lentes com zoom de 10X Samsung f = 4,8548,5 mm (equivalente a filme de 35 mm: 27270 mm) F3,1 (W)F5,6 (T) Modo de imagem esttica: 1,05,0X (Zoom tico X Zoom Digital: 50,0X, Zoom tico X Intelli zoom: 20,0X) 1/2,3" (Aproximadamente 7,76 mm) CCD Aproximadamente 16,1 megapxeis Aproximadamente 16,4 megapxeis Alcance
Normal Macro Macro autom. Grande-angular (W) 80 cm-infinito 580 cm 5 cm-infinito Telefoto (T) 200 cm-infinito 150200 cm 150 cm-infinito

Velocidade do obturador Smart Auto: 1/8-1/2000 seg. Programa: 1-1/2000 seg. Noite: 16-1/2000 seg. Exposio Controle Medio Compensao Equivalncia ISO Flash Modo Alcance Smart Auto, Automtico, Olhos verm., Preenchido, Sinc.lenta, Desligado, Ajuste olh.ver Grande-angular: 0,33,7 m (ISO Auto) Telefoto: 0,52,0 m (ISO Auto) Programa AE Multi, Pontual, Centralizada, Deteco Faces 2EV (Etapa 1/3 EV) Automtico, ISO 80, ISO 100, ISO 200, ISO 400, ISO 800, ISO 1600, ISO 3200

Tempo de recarga Aproximadamente 4,5 seg.

Apndices 144

Especificaes da cmera
Reduo de trepidao Estabilizao tica de imagens (OIS) Efeito Filtro de fotos (Filtro Inteligente): Miniatura, Vinhetas, Pintura a tinta, Pintura a leo, Desenho animado, Filtro cruzado, Esboo, Foco suave, Olho de peixe, Filme antigo, Ponto de meio-tom, Clssico, Retr, Foto com zoom Ajust.img: Ntidez, Contraste, Saturao Filtro de filme (Filtro Inteligente): Miniatura, Vinhetas, Ponto de meio-tom, Esboo, Olho de peixe, Clssico, Retr, Efeito de paleta 1, Efeito de paleta 2, Efeito de paleta 3, Efeito de paleta 4 Fotografando Modos: Smart Auto (Retrato, Retrato noturno, Retrato com luz de fundo, Noite, Luz Fundo, Paisagem, Branco, Verde natural, Cu azul, Pr-dosol, Macro, Macro Texto, Cor macro, Trip, Ao, Fogo Artificio), Programa, Cena (Paisagem, Por Sol, Nascer sol, Luz Fundo, Praia e neve, Texto), Panorama ao vivo, PIP, Beauty Shot, Retrato inteligente, Fotografia noturna, Foto Zoom, Quadro mgico, Funny Face, Filtro de fotos, Foto Dividida, Pincel Artistico, Foto em Movimento Sequncia: Individual, Contnuo, Ultr vel, AEB Temporizador: Desligado, 10 seg, 2 seg, Duplo (10 seg, 2 seg) Modos: Smart Movie (Paisagem, Cu azul, Verde natural, Pr-do-sol), Filme, PIP, Filtro de filme Formato: MP4 (H.264) (Tempo mximo gravao: 20 min) Dimenso: 1280 X 720, 640 X 480, 320 X 240, Para Compartilhar (somente ST200F/ST201F/ST205F) Freq. Imagem: 30 fps, 15 fps Som ao vivo: Som em directo ligado, Som em directo desligado, Mudo OIS: Activ., Desact. Edio de vdeo (embutido): Pausar durante gravao

Modo de fotografia

Fotos

Modo de vdeo

Equilb. branco Eb auto, Luz dia, Nublado, Fluorescente h, Fluorescente l, Tungstnio, Conf. padro Impresso de datas Desactivado, Data, Dia e hora Vdeos

Apndices 145

Especificaes da cmera
Reproduo Tipo: Imagem individual, Miniaturas, Exibio de slides com Msica e Efeitos, Filmes, Smart lbum* *C  ategoria do Smart lbum: Tudo, Data, Lista de Faces, Tipo de Arquivo Edio: Redimen., Girar, Ajust.img, Filtro Inteligente, Cortar Efeito: Ajust.img (Brilho, Contraste, Saturao, ACB, Retoque da face, Ajuste olh.ver), Filtro Inteligente (Normal, Miniatura, Vinhetas, Pintura a tinta, Pintura a leo, Desenho animado, Filtro cruzado, Esboo, Foco suave, Olho de peixe, Filme antigo, Ponto de meio-tom, Clssico, Retr, Foto com zoom) Edio: Captura de imagem esttica, Recorte de tempo

Para 1 GB microSD: Nmero de fotos


Super fino 4608 X 3456 4608 X 3072 4608 X 2592 105 117 140 166 319 522 742 1582 Fino 206 230 275 323 607 954 1336 2505 Normal 303 337 406 469 858 1336 1878 3006

Fotos

Dimenso da imagem

3648 X 2736 2592 X 1944 1984 X 1488 1920 X 1080 1024 X 768

Vdeos Armazenamento

Mdia

Memria interna: Aproximadamente 16 MB Memria externa (Opcional): Carto microSD (12 GB garantidos), carto microSDHC (at 32 GB garantidos), carto microSDXC (at 64 GB garantidos) A capacidade da memria interna pode no atender a essas especificaes. Imagem esttica: JPEG (DCF), EXIF 2.21, DPOF 1.1, PictBridge 1.0, GIF Filme: MP4 (Vdeo: MPEG-4.AVC/H.264, udio: AAC)

Esses valores so medidos pelos padres Samsung e podem variar dependendo das condies de fotografia e definies da cmera. Rede sem fio (somente ST200F/ST201F/ST205F) Compartilhamento Social, E-mail, MobileLink, Remote Viewfinder, Nuvem, Backup autom., TV Link, Authentication Browser, Wi-Fi Direct

Formato de arquivo

Apndices 146

Especificaes da cmera
Interface Conector de sada USB 2.0 digital udio entrada/ sada Sada de vdeo Conector de entrada de alimentao CC Altifalante interno (mono), Microfone (Mono) A/V: NTSC, PAL (selecionvel) 5V Temperatura de operao 040 C Umidade de operao 585 % Software Intelli-studio
Especificaes podem mudar sem aviso, para melhorar o desempenho.

Fonte de alimentao Bateria recarregvel Tipo de conector Bateria inica de ltio (BP85A, 850 mAh) Micro USB (5 pin)

A fonte de alimentao poder variar em funo da sua regio. Dimenses (L x A x D) 99,6 X 58,3 X 18,9 mm (sem protuses) Peso 142,3 g (sem bateria e carto de memria)

Apndices 147

Glossrio
Equlibrio de contraste automtico (ACB) Esta funo melhora automaticamente o contraste das suas imagens quando o objeto tem luz de fundo ou quando existe grande contraste entre o objeto e o fundo. AEB (Guia de Exposio Automtica) Essa funo tira vrias fotos automaticamente com exposies diferentes para o ajudar a tirar uma foto com exposio correta. Auto Focus (AF) Um sistema que foca automaticamente sua cmera no objeto. Sua cmera usa o contraste para focar automaticamente. Abertura A abertura controla a quantidade de luz que chega no sensor da cmera. Vibrao da cmera (Embaamento) Se sua cmera se mexer enquanto o obturador estiver aberto, sua foto ficar embaada. Ocorre com mais frequncia quando a velocidade do obturador baixa. Evite a trepidao da cmera aumentando a sensibilidade, utilizando flash, ou aumentando a velocidade do obturador. Em alternativa, utilize trip, a funo DIS ou OIS para estabilizar a cmera. Composio Composio em fotografia significa ordenar os objetos na foto. Usualmente, respeitando a lei dos terceiros levar a uma boa composio. Norma de Design de Sistema de Arquivo para cmera (DCF) Uma especficao para definir o formato do arquivo para cmeras digitais criadas pela Associao das Indstrias Eletrnicas e de Tecnologia de Informao do Japo (JEITA). Profundidade de campo Distncia entre os pontos mais prximo e mais longe que podem ser focados na fotografia. A profundidade de campo varia dependendo da abertura, distncia focal, e distncia entre a cmera e objeto. Escolhendo uma abertura mais pequena, como exemplo, ir aumentar a profundidade de campo e embaar o fundo da composio. Zoom digital A funo que aumenta, artificialmente, a quantidade de zoom disponvel atravs do zoom da lente (zoom tico). Ao usar zoom digital, a qualidade da imagem se deterior ao aumentar o zoom.

Apndices 148

Glossrio
Digital Print Order Format (DPOF) Um formato de escrita de informao da impresso, como nmero de imagens e de impresses selecionadas, num carto de memria. Impressoras compatveis com DPOF, disponveis em algumas lojas, podem ler a informao contida no carto para impresso desejada. EV (Valor de Exposio) Todas as combinaes da velocidade de obturador e abertura de lente de sua cmera resultam na mesma exposio. Compensao EV Esta funo permite que rapidamente ajuste o valor de exposio medido pela cmera, em incremento limitado, para melhorar a exposio de suas fotos. Configure a compensao EV para -1.0 EV para ajustar o valor para mais escuro e 1.0EV para mais claro. Exif (Exchangeable Image File Format) Uma especficao para configurar o formato de arquivo de imagem criado por cmeras digitais da Associao Eletrnica do Desenvolvimento das Indstrias de Japo (JEIDA). Exposio A quantidade de luz permitida para chegar ao sensor de sua cmera. Exposio controlada pela combinao da velocidade de obturador, valor de abertura e sensibilidade ISO. Flash Uma luz rpida que ajuda a criar a exposio adequada em condies de pouca luz. Comprimento focal A distncia a partir do centro da lente at ao ponto de focagem (em milmetros). Distncias focais mais longas resulta em ngulos mais estreitos e aumenta o objeto. Distncia focal mais curta resulta em ngulos mais largos. H.264/MPEG-4 Um formato de alta-compresso de vdeo definido por organizaes de normalizao internacional ISO-IEC e ITU-T. Esse codec gera uma boa qualidade de vdeo em taxas de bites baixas desenvolvidas pela Joint Video Team (JVT).

Apndices 149

Glossrio
Sensor de imagens A parte fsica de sua cmera digital que contm fotostios para cada pixel da imagem. Cada fotostio grava o brilho da luz que chega at ele durante a exposio. Os sensores comuns so CCD (Dispositivo de carga acopolada) e CMOS (Semicondutor Metal-xido Complementar). Sensibilidade ISO A sensibilidade da cmera luz, baseado no equivalente da velocidade do filme, utilizada em cmeras de filme. Com configuraes de ISO mais altas, sua cmera usa uma velocidade de obturador mais rpida, o pode reduzir o embaamento causado pela vibrao da cmera e pouca luz. Contudo, imagens com mais sensibilidade so mais suscetveis ao rudo. JPEG (Joint Photographic Experts Group) Um mtodo de compresso, com perdas, para imagens digitais. Imagens JPEG so comprimidas para reduzir o seu tamanho de arquivo com deteriorao mnima da resoluo da imagem. LCD (Visor de Cristais Lquidos) Um visor usado usualmente em artigos para o consumidor. A tela requer uma luz de fundo separada, como CCFL ou LED, para reproduzir cores. Macro Esta funo permite tirar fotos em 1Er Plano de objetos muito pequenos. Ao usar a funo 1Er Plano, sua cmera pode manter uma focagem ntida de objetos pequenos quase em tamanho real (1:1). Medio A medio refere-se maneira como sua cmera mede a quantidade de luz para configurar a exposio. MJPEG (JPEG Movimento) Um formato de vdeo comprimido como imagem JPEG. Rudo Pxeis incorretos numa imagem digital que podem estar em stios errados ou ao acaso, e so brancos. O rudo aparee quando fotografa em alta sensibilidade ou quando a sensibilidade definida automaticamente em locais escuros. OIS (Estabilizao tica de imagens) Esse funo compensa, em tempo real, a trepidao e vibrao enquanto fotografa. No existe degradao da imagem comparando com a funo Estabilizao tica de imagens.

Apndices 150

Glossrio
Zoom tico Esse um zoom que pode aumentar imagens com a lente e no deteriora a qualidade das imagens. Qualidade Uma expresso da taxa de compresso usada em imagem digital. Imagens com qualidade mais alta tm menos taxa de compresso, o que representa um maior tamanho do arquivo. Resoluo O nmero de pxeis presentes em uma imagem digital. Imagens de alta resoluo contm mais pxeis e usualmente mostram mais detalhes do que imagens de baixa resoluo. Velocidade do obturador A velocidade do obturador refere-se quantidade de tempo que leva a abrir e fechar o obturador, e um fator muito importante no brilho da foto, uma vez que controla a quantidade de luz que passa pela abertura at chegar no sensor de imagem. Uma velocidade de obturador mais rpida permite que entre menos luz, tornando as fotos mais escuras e congela mais rapidamente objetos em movimento. Vinheta Reduo do brilho ou saturao de uma imagem na perferia (nos bordos) em comparao com o centro da imagem. As vinhetas podem realar mais os objetos posicionados no centro da imagem. Equilbrio do Branco (equilbrio das cores) O ajuste da intensidade das cores (usualmente as cores primrias, vermelho, verde, e azul) em uma imagem. O objetivo do ajuste do equilbrio do branco, ou das cores, de corrigir as cores de uma imagem.

Apndices 151

Descarte Correto deste Produto (Lixo Eltrico & Equipamento Eletrnico) (Aplicvel Unio Europeia e outros pases europeus com  sistemas de coleta diferenciada) Esta marca apresentada no produto, nos acessrios ou na literatura indica que o produto e os seus acessrios electrnicos (por exemplo, o carregador, o auricular, o cabo USB) no devero ser eliminados juntamente com os resduos domsticos no final do seu perodo de vida til. Para impedir danos ao ambiente ou sade humana causados pela eliminao incontrolada de resduos, dever separar estes equipamentos de outros tipos de resduos e recicl-los de forma responsvel, para promover uma reutilizao sustentvel dos recursos materiais. Os utilizadores domsticos devero contactar o estabelecimento onde adquiriram este produto ou as entidades oficiais locais para obterem informaes sobre onde e de que forma podem entregar estes equipamentos para permitir efectuar uma reciclagem segura em termos ambientais. Os utilizadores profissionais devero contactar o seu fornecedor e consultar os termos e condies do contrato de compra. Este produto e os seus acessrios electrnicos no devero ser misturados com outros resduos comerciais para eliminao.

Descarte correto das baterias do produto (Aplicvel na Unio Europeia e noutros pases europeus  com sistemas de recolha de baterias separados) Esta marca, apresentada na bateria, manual ou embalagem, indica que as baterias existentes neste produto no devem ser eliminadas juntamente com os resduos domsticos indiferenciados no final do seu perodo de vida til. Onde existentes, os smbolos qumicos Hg, Cd ou Pb indicam que a bateria contm mercrio, cdmio ou chumbo acima dos nveis de referncia indicados na Directiva CE 2006/66. Se as baterias no forem correctamente eliminadas, estas substncias podero ser prejudiciais para a sade humana ou para o meio ambiente. Para proteger os recursos naturais e promover a reutilizao dos materiais, separe as baterias dos outros tipos de resduos e recicle-as atravs do sistema gratuito de recolha local de baterias.

PlanetFirst representa o empenhamento da Samsung Electronics no desenvolvimento sustentvel e responsabilidade social atravs de negcios focados no ambiente e atividades de gerenciamento.

Apndices 152

0512-12-2217

(01)07892509201018
Este equipamento opera em carter secundrio, isto , no tem direito a proteo contra interferncia prejudicial, mesmo de estaes do mesmo tipo, e no pode causar interferncia a sistemas operando em carter primrio

Conforme j exposto, estamos submetendo o produto modelo indicado no ttulo para homologao, identificando sua total conformidade com as normas vigentes na Esse equipamento pode ser utilizado em todos os pases da nte data.

EU. Na Frana, esse equipamento s poder ser utilizado em espaos interiores.

BC-0140-INFORMATIVO ANATEL celular-[Rev.1]

Apndices 153

Declarao de Conformidade
Detalhes do produto
Para o produto
Produto : CMERA DIGITAL Modelo(s) : ST200F, ST201F, ST205F

e a Diretiva de Design Eco (2099/125/EC) implementada pelas Leis (EC) No 278/2009 para fontes de energia externas.

Representante na UE
Samsung Electronics Euro QA Lab. Blackbushe Business Park Saxony Way, Yateley, Hampshire GU46 6GG, UK 02.14.2012
(Lugar e data de lanamento)
(ANO DE INCIO DE AFIXAO DA MARCA CE 2012)

Declarao & Normas Aplicveis


Declaramos por esse modo que o(s) produto(s) acima est(o) de acordo com os requisitos essnciais e outras alinhas da Diretiva R&TTE (1999/5/EC), a Diretiva de Baixa Tenso (2006/95/EC) e a Diretiva de Compatibilidade Eletromagntica (2004/108/EC) pela aplicao de:
EN 60950-1:2006+A1:2010 EN 55022:2006+A1 :2007 EN 61000-3-3:2008 EN 301 489-1 v1.8.1 EN62311 :2008 EN 55024:1998+A1:2001+A2:2003 EN 61000-3-2:2006 +A1:2009 +A2:2009 EN 300 328 v1.7.1 EN 301 489-17 V2.1.1

Joong-Hoon Choi / Lab. Gestor


(Nome e assinatura da pessoa autorizada)

* Essa no a morada do Centro de Assistncia Samsung. Para a morada e nmero de telefone do Centro de Assistncia Samsung, consulte o carto da garantia ou contacto do revendedor onde adquiriu o seu produto.

Apndices 154

Termos de responsabilidade em idiomas oficiais


Pas Cesky Dansk Deutsch Eesti English Espaol Franais Italiano Latviski Lietuvi Nederlands Malti Termo de responsabilidade Samsung Electronics tmto prohlauje, e tento digitln fotoapart je ve shod se zkladnmi poadavky a dalmi pslunmi ustanovenmi smrnice 1999/5/ES. Samsung Electronics erklrer herved, at digitale kameraer overholder de vsentlige krav og vrige relevante krav i direktiv 1999/5/ EF. Hiermit erklrt Samsung Electronic, dass sich die Digitalkamera in bereinstimmung mit den grundlegenden Anforderungen und den brigen einschlgigen Bestimmungen der Richtlinie 1999/5/EG befindet. Kesolevaga kinnitab Samsung Electronics digitaalkaamera vastavust direktiivi 1999/5/E phinuetele ja nimetatud direktiivist tulenevatele teistele asjakohastele stetele. Hereby, Samsung Electronics declares that this digital camera is in compliance with the essential requirements and other relevant provisions of Directive 1999/5/EC. Por medio de la presente Samsung Electronics declara que la cmara digital cumple con los requisitos esenciales y cualesquiera otras disposiciones aplicables o exigibles de la Directiva 1999/5/CE. Samsung Electronics 1999/5/. Par la prsente Samsung Electronic dclare que l'appareil photo numrique est conforme aux exigences essentielles et aux autres dispositions pertinentes de la directive 1999/5/CE. Con la presente Samsung Electronicsdichiara che questa fotocamera digitale conforme ai requisiti essenziali e alle altre disposizioni stabilite dalla Direttiva 1999/5/CE. Ar o Samsung Electronics deklar, ka digitl kamera atbilst Direktvas 1999/5/EK btiskajm prasbm un citiem ar to saisttajiem noteikumiem. iuo Samsung Electronics deklaruoja, kad is skaitmeninis fotoaparatas, atitinka esminius reikalavimus ir kitas 1999/5/EB Direktyvos nuostatas. Hierbij verklaart Samsung Electronics dat de digitale camera in overeenstemming is met de essentile eisen en de andere relevante bepalingen van richtlijn 1999/5/EG. Hawnhekk, Samsung Electronics, tiddikjara li din il-kamera diitali hi konformi mar-rekwiiti essenzjali u ma' dispoizzjonijiet rilevanti orajn ta' Direttiva 1999/5/KE.

Apndices 155

Termos de responsabilidade em idiomas oficiais


Pas Magyar Polski Portugus Slovensko Slovensky Suomi Svenska Romn Norsk Trkiye slenska Termo de responsabilidade A Samsung Electronics kijelenti, hogy ez a digitlis fnykpezgp megfelel az 1999/5/EK irnyelv alapvet kvetelmnyeinek s egyb vonatkoz elrsainak. Niniejszym firma Samsung Electronics owiadcza, e ten aparat cyfrowy jest zgodny z zasadniczymi wymogami oraz pozostaymi stosownymi postanowieniami Dyrektywy 1999/5/WE. Samsung Electronics declara que esta cmera digital est conforme os requisitos essenciais e outras disposies da Directiva 1999/5/CE. Samsung Electronics izjavlja, da je ta digitalni fotoaparat v skladu z bistvenimi zahtevami in ostalimi relevantnimi doloili direktive 1999/5/ES. Samsung Electronics tmto vyhlasuje, e tento digitlny fotoapart spa zkladn poiadavky a vetky prslun ustanovenia Smernice 1999/5/ES. Samsung Electronics vakuuttaa tten ett tm digitaalikamera on direktiivin 1999/5/EY oleellisten vaatimusten ja sit koskevien direktiivin muiden ehtojen mukainen. Hrmed intygar Samsung Electronicsatt dessa digitalkameror str i verensstmmelse med de vsentliga egenskapskrav och vriga relevanta bestmmelser som framgr av direktiv 1999/5/EG. Samsung Electronics , 1999/5/. Prin prezenta, Samsung Electronics, declar c aceast camer foto digital este n conformitate cu cerinele eseniale i alte prevederi relevante ale Directivei 1999/5/CE. Samsung Electronicserklrer herved at dette digitalkameraet er i samsvar med de grunnleggende krav og vrige relevante krav i direktiv 1999/5/EF. Bu belge ile, Samsung Electronics bu dijital kamerann 1999/5/EC Ynetmeliginin temel gerekliliklerine ve ilgili hkmlerine uygun olduunu beyan eder. Hr me lsir Samsung Electronics v yfir a essi stafrna myndavl s samrmi vi grunnkrfur og nnur kvi tilskipunar 1999/5/EB.

Apndices 156

ndice
A
Acessrios opcionais 14 Ajuste da imagem
ACB 92 Brilho
Modo de Fotografia 69 Modo Reproduo 91

Assistncia tcnica 141 Auto-retrato 66

C
Capturando uma imagem a partir do vdeo 88 Carregando 18 Carto de memria
Cuidado 136 Inserir 17

D
Desconectar sua cmera do computador 99 Desembalando 14 Deteco de Sorriso 66 Deteco Faces 65 Deteco Piscar de Olhos 67

B
Backup automtico 116 Bateria
Carregando 18 Cuidado 138 Inserir 17

Contraste
modo de Fotografia 74 Modo Reproduo 91

Conectando ao computador
Mac 100 Windows 95

Nitidez 74 Olhos vermelhos 92 Saturao


modo de Fotografia 74 Modo Reproduo 91

Boto de funo 16 Boto do obturador 15 Boto liga/desliga 15 Boto Menu 16 Boto Reproduo 16 Brilho
modo de Fotografia 69 Modo Reproduo 91

E
Econ. de energia 126 Ecr incio 22 Editando fotos 89 Editar vdeos
Capturar 88 Recortar 88

Configuraes 127 Configuraes de fuso horrio 19, 127 Configuraes de hora 19 Configuraes de idioma 127 Configuraes de som 29 Contraste
modo de Fotografia 74 Modo Reproduo 91

Ajuste Data/Hora 127 Ampliando 84 Apresentao de slides 86 rea de foco


Acompanhamento de AF 64 AF central 64 Multi AF 64

Encaixe para trip 15 Equilbrio de contraste automtico (ACB)

Brilho da tela 126

Apndices 157

ndice
modo de Fotografia 70 Modo Reproduo 92

Flash
Ajuste olh. ver 60 Automtico 59 Desativado 59 Olhos vermelhos 60 Prenchido 60 Sinc. lenta 60

I
cones
Modo de Fotografia 21 Modo Reproduo 79

Luz de auxlio do AF
Configuraes 128 Local 15

Equilbrio do branco 71 Especificaes da cmera 144 Estabilizao tica de imagens (OIS) 33 Excluindo arquivos 83 Exibindo arquivos
Apresentao de slides 86 Fotos com animao 86 Fotos panormicas 85 Miniaturas 82 Smart lbum 81 TV 94

Imprimindo fotos 101 Imprimir 128 Indicador luminoso de status 16 Inicia img 125 Intelli-studio 97 Intelli zoom 32

M
Macro 62 Manuteno da cmera 132 Medio
Centralizada 70 Multi 70 Pontual 70

Formatando 128 Formato de pedido de impresso digital (DPOF) 93 Fotografar retratos


Ajuste olh. ver 60 Auto-retrato 66 Deteco de Sorriso 66 Deteco Faces 65 Deteco Piscar de Olhos 67 Olhos vermelhos 60 Reconhecimento face 67

Mensagens de erro 130 Miniaturas 82 Modo Beauty Shot 45 Modo Cena 41 Modo Deteco de cena inteligente 39 modo Filme 40 Modo Filtro de Filme 51 Modo Filtro de Fotos 49 Modo foto 1Er. Plano 47

L
Lmp. af 128 Limpar
Corpo da cmera 132 Lente 132 Tela 132

Exposio 69

F
Filtro Inteligente
Mo de gravao de vdeo 51 Modo de fotografia 49 Modo Reproduo 90

G
Girando 90 Guia de Exposio Automtica (AEB) 73

Linha de Guia 125

Apndices 158

ndice
Modo Funny Face 48 Modo Panorama ao vivo 42 Modo Pincel artistico 53 Modo PIP 44 Modo Programa 38 Modo Quadro Mgico 48 Modo Reproduo 79 Modo Retrato inteligente 46 Modos de sequncia
Contnuo 73 Guia de Exposio Automtica (AEB) 73 Ultr vel 73

N
Nitidez 74

R
Reconhecimento face 67 Rede sem fio 103 Reiniciar 128 Remote Viewfinder 108 Resoluo
Modo de Fotografia 56 Modo Reproduo 89

Site
Acessando 110 Carregando fotos ou vdeos 110

O
Olhos vermelhos
Modo de Fotografia 59 Modo Reproduo 92

Smart lbum 81 Som AF 125

T
Temporizador
Luz de temporizador 15 modo de Fotografia 58

P
PictBridge 101 Porta A/V 15 Porta USB 15 Prima boto Obturador at a metade 34 Protegendo arquivos 83

Retocar faces
modo de Fotografia 45 Modo Reproduo 92

Tipo de tela 28 Transferindo arquivos


Backup automtico 116 E-mail 112 Mac 100 Windows 95

S
Sada de vdeo 126 Saturao
modo de Fotografia 74 Modo Reproduo 91

Modo Smart Auto 37 Modo Split Shot 52 My Star


Cancelar 81 Ranking 80 Registrar 68

Q
Qualidade de imagem 57

TV Link 118

Sensibilidade ISO 61

Apndices 159

ndice

U
Ultr vel 73

V
Vdeo
modo de Fotografia 40 Modo Reproduo 87

Vis. rp. 126

Z
Zoom
Boto de zoom 16 Configuraes de som do zoom 75 Utilizar o zoom 31

Zoom digital 31

Apndices 160

Consulte a garantia que acompanha o seu produto ou visite nosso website www.samsung.com para ps-venda ou questes.

You might also like