You are on page 1of 19

INSTITUTO POLITCNICO DE BEJA ESCOLA SUPERIOR AGRRIA

MESTRADO EM AGRONOMIA

ECONOMIA, AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS

2. DA EFICINCIA ECONMICA S EXTERNALIDADES

Maria Manuel Rodrigues

ANO LECTIVO 2013/2014

Contedos:
Eficincia econmica Mercado de concorrncia perfeita face a outras formas de mercado O equilbrio da empresa num mercado de concorrncia perfeita (o curto prazo) O lucro da empresa num mercado de concorrncia perfeita A condio de encerramento da empresa num mercado de concorrncia perfeita Equilbrio concorrencial do mercado no curto prazo A eficincia do equilbrio concorrencial e o excedente total Falhas de mercado e externalidades

Eficincia econmica
O economista e socilogo italiano Vilfredo Pareto (1848-1923) foi um dos primeiros autores a explorar as implicaes do conceito de eficincia econmica.

Eficincia Paretiana: Uma economia eficiente se se a afectao de recursos for tal que no ser possvel, atravs da reafectao de recursos, melhorar o bem-estar de um indivduo sem diminuir a utilidade de outrem.
Um ptimo de Pareto uma afectao de recursos de concorrncia perfeita (equilbrio

competitivo). Carlos Barros

Comearemos pela seguinte definio: se pudermos encontrar uma forma de melhorar a situao de uma pessoa sem piorar a de nenhuma outra, teremos uma melhoria de Pareto. Se uma alocao permite uma melhoria de Pareto, ento ela ineficiente no sentido de Pareto, se a alocao no permitir nenhuma melhoria de Pareto, ento ela eficiente no sentido de Pareto. Varian

Ento, como salientaria Krugman, consideraremos eficiente a economia que no deixa de


aproveitar nenhuma oportunidade para fazer com que algumas pessoas fiquem em situao melhor sem piorar a situao de outras.

Em equilbrio, um mercado perfeitamente competitivo, ou seja, um mercado em que tanto compradores quanto vendedores so tomadores dos preos, geralmente eficiente. Isto , na maioria dos casos este mercado maximiza o excedente total. Excepto nos casos de falha de mercado, no h maneira de aumentar os ganhos do comrcio quando o mercado cumpriu as suas funes. Paul Krugman e Robin Wells

Note-se que eficincia econmica um conceito positivo que no pode ser tomado como um equivalente de justia (conceito normativo, que aponta para o que julgamos desejvel de acordo com os nossos juzos de valor).

Justia e eficincia
A vantagem natural dos economistas a de poderem responder s questes relacionadas com a eficincia. Por esta razo, muitos economistas so relutantes em discutir as questes relacionadas com a equidade. No entanto, praticamente todas as alteraes nas polticas afectam no apenas a eficincia, mas tambm a distribuio do rendimento. E sabe-se que a maioria das sociedades parece estar preparada para rejeitar afectaes eficientes se no houver justia. Robert Frank

Depois da queda
A revelao da ineficincia da Alemanha de Leste mostrou como funcionava mal uma economia planificada comparada com uma economia de mercado, como a da Alemanha Ocidental. Mas, mesmo depois da queda do muro, o governo da recm-unificada Repblica Federal da Alemanha no estava disposto a deixar que o livre-mercado funcionasse sozinho. Em vez disso, tanto indstrias quanto indivduos da Alemanha Oriental receberam enormes somas de ajuda financeira. O objectivo era impedir o surgimento de nveis de desigualdade politicamente inaceitveis entre os antigos alemes orientais () e os alemes ocidentais. (continua)

(continuao) Com o tempo, muitos economistas passaram a acreditar que essa ajuda na verdade atrasou a reconstruo da economia da Alemanha Oriental. Eles argumentam que a ajuda reduziu os incentivos para que os trabalhadores se mudassem para as reas onde havia mais emprego disponvel ou para que eles adquirissem novas habilidades. Mas os funcionrios do governo da Alemanha insistem que o preo pago valeu a pena. Algumas vezes, argumentam eles, um sentido de justia mais importante que a eficincia. (). Como veremos, no h uma definio geralmente aceite do que seja justo e equitativo; no obstante as sociedades s vezes preferem sacrificar alguma eficincia na busca de equidade. Paul Krugman e Robin Wells

Mercado de concorrncia perfeita face a outras formas de mercado


Por mercado entende-se um grupo de empresas e indivduos, que contactam uns com os outros, comprando e vendendo o mesmo produto. Num mercado de concorrncia perfeita existe um nmero significativo de pequenas empresas, oferecendo cada uma delas um produto idntico. A dimenso de cada empresa no suficiente para influenciar o preo do mercado, pelo que o produtor um tomador do preo, a que deve ajustar a quantidade produzida para encontrar a sua situao ptima. Do ponto de vista do comprador esta forma de mercado considerada ideal porque garante menores preos e uma maior satisfao. Sintetizando, as principais caractersticas a que obedece este mercado so: 1. Atomicidade Existncia de elevado nmero de compradores e vendedores, todos de dimenso reduzida, pelo que, individualmente, nenhum tem capacidade para alterar (pelo menos de forma significativa) o preo ou as quantidades oferecidas do bem. Tanto os produtores como os consumidores so tomadores do preo. 2. Homogeneidade do produto- Considera-se que o produto oferecido por uma empresa um sucedneo perfeito do produto de outra empresa do mesmo mercado. 3. Transparncia As empresas e os consumidores possuem informao perfeita sobre as condies em que opera o mercado (preos, tcnicas de produo, etc.). 4. Fluidez dos recursos Os factores produtivos apresentam mobilidade perfeita e no h barreiras nem entrada nem sada do mercado. Desta forma, se o projecto de uma empresa j no for atractivo em relao a outras alternativas, o empresrio pode desfazer-se dos factores produtivos afectos a essa actividade, que podem ser deslocados para outra que oferece melhores oportunidades.

Mercados

Concorrncia perfeita

Concorrncia imperfeita

Concorrncia Monopolista

Oligoplio

Monoplio Puro

Os mercados podem classificar-se em mercados de concorrncia perfeita, como j referimos, e ainda mercados de concorrncia imperfeita que englobam a concorrncia monopolstica, o oligoplio e o monoplio puro. As principais caractersticas destes mercados apresentam-se na tabela seguinte.

equilbrio

da

empresa

num mercado

de

concorrncia perfeita (o curto prazo)


a) Objectivo do empresrio: no maximizar a produo mas o lucro total (Lucro Total = Receita Total Custo Total)
= RT - CT

b) Dado fundamental: Preo do bem = p = dado exgeno que se impe empresa (em consequncia da atomicidade) c) Problema para resolver: determinar o volume de produo que permite maximizar o lucro Resposta intuitiva: O empresrio optar pela quantidade de produto para a qual a diferena entre a RT e o CT for maior
Exemplo grfico:
Vejamos o caso de uma empresa que vende o seu produto ao preo de 18 u.m./unidade de produto. A sua Receita Total por semana ser igual ao n de unidades de produto vendidas nessa semana vezes 18 u.m. A situao ilustrada pelo grfico seguinte:

Fonte: R. Frank; Microeconomia e Comportamento; pg. 344

A parte superior do grfico apresenta a Receita Total e o Custo Total da empresa, numa determinada semana. A parte inferior do grfico representa o lucro dessa empresa, no mesmo perodo. Neste caso, o lucro () positivo para os nveis de produto entre Q = 4,7 e Q = 8,7, atingindo o mximo para Q = 7,4. Para Q < 4,7 e para Q > 8,7 a empresa sofre prejuzo.

O nvel de produo que maximiza o lucro tambm pode ser encontrado por via algbrica:
= RT CT

Nota: tanto a Receita Total como o Custo Total so funes da quantidade produzida (Q) para uma maior familiarizao com os custos vide caixas 1, 2 e 3.

Max => 1 condio:

= 0 <=>

= 0 <=> Rmg Cmg = 0 <=> Rmg = Cmg <=> P = Cmg

O que entender por Receita Marginal (Rmg)? A receita marginal variao da Receita Total que ocorre quando a venda do produto varia uma unidade. Ou seja, o benefcio da empresa resultante da venda de uma unidade adicional do produto. No caso de um mercado de concorrncia perfeita, em que o produtor um tomador de preo, a Rmg = preo do bem (P).

Max => 2 condio:

< 0 <=>

<=>

<=>

Explica por que o ponto ptimo se deve localizar na zona crescente da curva de Cmg

Retomemos o exemplo do grfico anterior:


Agora, representemos as curvas de Custo Marginal (Cmg), Custo Varivel Mdio (CVM) e Receita Marginal (Rmg) que correspondem ao caso apresentado:

A condio necessria para esta empresa maximizar o lucro que a Rmg (neste caso o preo) seja igual ao custo marginal, na parte crescente desta curva, o que corresponde quantidade Q* = 7,4 (alm disso, para este nvel de produo, o preo deve ser maior que o custo varivel mdio correspondente, o que acontece)

Suponha que se optou por outra quantidade de produto:

a)

Por exemplo Q1 ( esquerda de Q*): para esta quantidade, o benefcio marginal de vender uma unidade adicional do bem = Rmg = preo = 18. Por sua vez, para esta quantidade, o custo adicional de produzir essa unidade adicional do bem (Cmg) inferior ao preo.

Para qualquer quantidade de produto na zona crescente da curva do Custo Marginal esquerda do nvel ptimo de produo, o benefcio de expanso (medido pela receita marginal) ser superior ao custo de expanso (medido pelo custo marginal) => se a empresa aumentar a produo alm de Q1, o lucro aumenta.

b)

que o lucro aumenta, Por exemplo Q2 ( direita de Q*): para esta quantidade, o custo adicional de produzir uma unidade adicional do bem (Cmg) superior ao preo, enquanto a perda de deixar de vender uma unidade adicional do bem = Rmg = preo = 18. Ento, a empresa tem vantagem em reduzir a produo. Para qualquer quantidade de produto na zona crescente da curva do Custo Marginal direita do nvel ptimo de produo, o lucro da empresa melhorar se a produo for reduzida.

O lucro da empresa num mercado de concorrncia perfeita


Para sabermos se a empresa tem um lucro econmico positivo ou no, necessitamos comparar o preo do bem que oferece com o seu custo mdio, ou, em alternativa, a sua receita total com o seu custo total.
Se P > CM, a firma lucrativa Se P = CM, a firma iguala custo e receita Se P < CM, a firma tem prejuzo Se RT > CT, a firma lucrativa Se RT = CT, a firma iguala custo e receita Se RT < CT, a firma tem prejuzo

Fonte: P. Krugman e R. Wells; Introduo Economia; pg. 186

10

Lucro econmico e lucro contabilstico


O lucro econmico diferente de lucro contabilstico, pela natureza dos custos que cada um contempla: Custos explcitos so os custos pagos em dinheiro (exemplo: rendas de imveis, juros de emprstimos, salrios, aquisio de equipamentos, matrias primas, etc.); Custos implcitos so os custos que no envolvem um pagamento em dinheiro (exemplo: o armazm de um scio que est a ser utilizado pela empresa sem pagamento de renda, o trabalho do scio que no remunerado, etc.)

Para apurar o lucro econmico so considerados quer os custos explcitos quer os custos implcitos, pelo que este tende a ser menor que o lucro contabilstico.

Lucro econmico, outra vez


Algum perguntar: por que alguma firma entraria em um sector industrial se para mal conseguir ter receita igual ao custo? As pessoas no iriam preferir buscar outro sector que desse lucro maior? A resposta que aqui, como sempre, quando calculamos custo estamos pensando no custo de oportunidade, isto , o custo que inclui o retorno que o dono de um negcio obteria usando os seus recursos em outra parte. E, assim, o lucro que calculamos o lucro econmico; se o preo do mercado est acima do nvel que iguala custo e receita, o empresrio potencial poder ganhar mais nessa indstria do que ganharia em outra aplicao. Paul Krugman e Robin Wells,

Por que a empresa que sofre prejuzos no abandonaria totalmente o sector?


A empresa poder operar com prejuzos no curto prazo, pois espera ter lucros no futuro, medida que o preo do seu produto aumente, ou ento quando os seus custos de produo carem. De facto, a empresa tem duas escolhas no curto prazo: ela pode produzir algumas unidades de produto ou pode cessar totalmente a sua produo; assim ela escolher a mais lucrativa (ou a que apresente menores prejuzos) dentre as duas alternativas. Em particular, uma empresa descobrir ser lucrativo o cessar de sua produo quando o preo de seu produto estiver menor de que seu custo varivel mdio. Em tal situao, a receita proveniente da produo no cobriria os custos variveis e os prejuzos se acumulariam. Robert S. Pindyck

11

A condio de encerramento da empresa num mercado de concorrncia perfeita

Fonte: R. Frank; obra citada; pg. 347

Vimos que, para a empresa optimizar a sua situao: O preo deve ser igual ao Cmg na parte crescente desta curva; No entanto, s por si, esta condio no garante um lucro econmico positivo. O facto de no ter um lucro econmico positivo tambm no conduz obrigatoriamente ao encerramento da empresa, desde que o preo exceda o custo varivel mdio.

Por que razo o preo deve sempre exceder o mnimo da curva de custo varivel mdio? Na figura supra, o mnimo do CVM = 12 Vamos imaginar que P = 14 (preo superior ao mnimo do CVM). A este preo a empresa produz 6,4 unidades de Q. Neste ponto, ao preo de 14 u.m., a empresa no consegue cobrir todos os seus custos (porque P <CM), mas consegue cobrir os custos variveis (P> CVM). O facto de a empresa poder cobrir os CV no lhe assegura um lucro econmico positivo, mas perderia ainda mais dinheiro se encerrasse porque ainda estaria a incorrer nos custos fixos (CF). Se P <12 a empresa deve encerrar, porque tem maiores perdas em funcionamento do que se deixar de produzir. Para este nvel de preos, a receita mdia da empresa (RM = = P) inferior ao CVM. Dito de outra forma, a receita total da empresa (RT) menor que o seu custo varivel total (CV)
Concluindo: Para preos acima do seu CVM, a empresa oferecer a quantidade de produto para o qual P = Cmg, na parte crescente desta curva. Para preos abaixo do seu CVM, a empresa sofrer perdas superiores s da situao em que nada produz, devendo parar a sua produo.

12

Equilbrio concorrencial do mercado no curto prazo


A empresa concorrencial individual deve optar por produzir a quantidade de produto mais rentvel para o preo dado. Como aparece o preo? O preo resulta da interseco das curvas da procura de mercado (D) e oferta de mercado (S), no curto prazo, num dado sector.

O ponto de equilbrio no mercado dado por (P, Q)

(10, 100 000).

Note-se que a curva da procura de mercado o somatrio das curvas de procura individuais, e a curva da oferta de mercado o somatrio das curvas de oferta individual de cada empresa, no sector considerado.

Curvas de oferta individuais e curvas de oferta do sector no curto prazo

Para se obter a curva de oferta do sector - adicionam-se horizontalmente as curvas de oferta de cada empresa. A curva de oferta de cada empresa - corresponde zona crescente da curva de custo marginal, localizada acima do valor mnimo da curva do custo varivel mdio.

13

Eficincia

do

mercado

concorrencial

excedente total
Afirmar que um mercado concorrencial eficiente significa que este maximiza os benefcios lquidos daqueles que nele participam. Na expresso de Krugman e Wells, que recolhemos na definio de eficincia sugere-se que na maioria dos casos este mercado maximiza o excedente total. Por excedente total entende-se o ganho lquido total para os consumidores e produtores por participarem num mercado (soma do excedente do consumidor com o excedente do produtor)

Fonte: P. Krugman e R. Wells; Obra citada; pg. 127 e 272

14

No caso de uma oferta e procura lineares: O excedente do produtor (EP)


EP = x Q*

O excedente do consumidor (EC)


EC = x Q*

P* => preo de equilbrio P* => preo de equilbrio Q*=> quantidade de equilbrio Q*=> quantidade de equilbrio Pmin => preo mnimo pelo qual o produtor estaria Pmax => preo mximo pelo qual o consumidor estaria disposto a comprar disposto a vender O excedente do produtor (EP) representa o benefcio que o produtor obtm por vender o seu produto a um preo superior ao que estaria disposto a receber. O excedente do consumidor (EC) representa o benefcio que o consumidor obtm por comprar o produto a um preo inferior ao que estaria disposto a pagar.

Falhas de mercado e externalidades


Mesmo em mercados de concorrncia perfeita existem situaes em que o equilbrio atingido ineficiente. Isto acontece porque existem interaces entre os agentes econmicos que o sistema de preos no consegue reflectir. Dizemos, ento, que existe uma falha no mecanismo de mercado quando a soluo de mercado no leva a um ptimo de Pareto.

Mas a concorrncia perfeita no to perfeita quanto pode parecer. A no ser que a oferta e a demanda reflictam todos os benefcios e todos os custos de produo e consumo de um artigo, os preos resultantes da concorrncia perfeita no so os preos certos. Caso seja isto o que ocorre, no est a ser obtido o bem-estar mximo. Isto resultado de externalidades (). Toda esta discusso cai sob o ttulo de falhas do sistema de mercado. Roger Miller

Uma das preocupaes da Economia do Ambiente o estudo das actuaes que fazem com que num mercado concorrencial o equilbrio se torne eficiente.

15

Caixa 1:

No curto prazo, o Custo Total = Custo Fixo + Custo Varivel

Curto prazo - entendido como o perodo de tempo ao longo do qual a quantidade de pelo menos um dos factores fixa; Longo prazo - entendido como o perodo de tempo a o longo do qual todos os

factores so variveis

Os custos fixos (CF) - no variam com o nvel de produo (exemplos: rendas de edifcios, juros de emprstimos, aluguer de equipamentos); Os custos variveis (CV) variam directamente com a produo e correspondem ao pagamento do factor varivel (exemplos: matriasprimas, trabalho, energia); O Custo Total (CT) tem a mesma forma do CV mas tem como ordenada na origem CF

16

Caixa 2:

O Custo marginal e os Custos mdios

O custo marginal (Cmg) representa a variao do custo total (CT) da empresa provocada pela produo de uma unidade adicional do produto (Y)
Cmg =

A curva de custo marginal no curto prazo tem normalmente a forma de um U: decresce, numa fase inicial, at atingir um mnimo tornando-se crescente a partir da (devido aos rendimentos decrescentes* - vide caixa 3).

O Custo mdio ou custo total mdio (CTM) representa o custo mdio por cada unidade produzida (CTM = )

O custo varivel mdio (CVM) representa o custo mdio do factor varivel por cada unidade produzida (CVM = )

A curva de Cmg corta as curvas de CTM e CVM nos pontos mnimos destas Para qualquer nvel de produo o CVM menor que CTM

17

Caixa 3:

Lei dos rendimentos marginais decrescentes ou das produtividades marginais decrescentes Ao iniciar-se a produo, o aumento do uso do factor varivel leva a produtividade marginal (Pmg) desse factor a crescer, e, numa segunda fase a decrescer. O decrscimo explicado pela lei dos rendimentos marginais decrescentes.
Lei dos rendimentos marginais decrescentes - Quando se se utiliza um factor varivel (mantendo os restantes fixos), a partir de um certo ponto, a produo aumenta cada vez menos medida que se aumenta a quantidade utilizada do factor varivel.

A produo (Q) varia com as quantidades utilizadas do factor varivel (x). Portanto, no curto prazo, a funo de produo definida como funo de um s factor varivel: Q = f (x) O produto marginal ou produtividade marginal (Pmg) representa a variao do produto total, resultante da utilizao de uma unidade adicional do factor varivel.
Pmg x =

O produto mdio ou produtividade mdia (PM) representa a produo mdia por unidade de factor varivel utilizado.
PMx =

Quando a produo atinge o mximo a produtividade marginal nula. Quando a produo comea a decrescer, a produtividade marginal negativa.

18

BIBLIOGRAFIA:
Frank, Robert H. (1997); Microeconomia e Comportamento; McGraw-Hill Krugman, Paul; Wells, R. (2007); Introduo Economia; Elsevier Nabais, Carlos; Ferreira, Ricardo V. (2010); Microeconomia: Lies & Exerccios; Lidel Pindyck, Robert S.; Rubinfeld, Daniel L. (1994) Microeconomia; Makron Books Varian, Hal R. (2003); Microeconomia: Princpios Bsicos; Editora Campus

19

You might also like