You are on page 1of 6

A lei do carma, ou de causa e efeito.

Toda ao gera uma fora energtica que retorna a ns da mesma forma. O que semeamos o que colhemos. E, quando escolhemos aes que levam felicidade e sucesso aos outros, o fruto do nosso carma a felicidade e o sucesso, tambm. Carma a eterna afirmao da liberdade humana. Nossos pensamentos, nossas palavras, nossos atos, so fios de uma rede que tecemos ao redor de ns mesmos. Swami Vivekananda A palavra carma significa o conjunto das aes dos homens e suas consequncias. a causa e efeito simultaneamente, porque toda ao gera uma fora energtica que retorna para ns da mesma forma. bem conhecido o ditado: Voc colhe aquilo que semeia. Portanto, no h nada de misterioso na lei do carma. Obviamente, se desejamos felicidade, precisamos aprender a semear felicidade. Carma implica, ento, em escolha e ao conscientes.

Tanto voc quanto eu somos escolhedores infinitos. Em nossa vida, a todo o momento, entramos no campo de todas as possibilidades, onde temos acesso a uma infinidade de escolhas. Algumas dessas escolhas so feitas conscientemente. Outras, no. Portanto, a melhor maneira de entender e utilizar ao mximo a lei do carma estar conscientemente alerta para as escolhas que fazemos a todo o momento. Quer voc goste ou no, tudo o que est acontecendo neste momento o resultado de escolhas feitas no passado (uma vez que o carma define o nosso destino). Infelizmente, muitos fazem escolhas inconscientes e, por isso, acham que no so escolhas. Mas, so! Se eu o insulto, provvel que voc escolha se ofender. Se eu lhe fao um cumprimento, provvel que voc escolha sentir-se grato e envaidecido. Pense bem: sempre uma escolha. Eu posso insulta-lo e ofende-lo e voc escolher no se ofender. Da mesma maneira, posso lhe fazer um cumprimento e voc escolher no se sentir envaidecido. Em outras palavras, toda pessoa constitui mesmo sendo um escolhedor infinito um feixe de reflexos condicionados. Eles so disparados, constantemente, por circunstncias e por pessoas, resultando em comportamentos previsveis. Esses reflexos condicionados so iguais ao condicionamento pavloviano. Pavlov conhecido por demonstrar que um co, ao receber comida sempre que se fizer soar uma campainha, comear a salivar sempre que ouvir a campainha. Ou seja, o animal desenvolve um reflexo condicionado, ao associar um estmulo (comida) ao outro (som da campainha). Tambm ns, devido ao condicionamento, temos respostas repetitivas e previsveis aos estmulos do ambiente. Nossas reaes parecem ser disparadas automaticamente por pessoas e por circunstncias. No entanto, esquecemos um fato: Essas reaes so, tambm, escolhas que fazemos a todo momento. Simplesmente, estamos escolhendo inconscientemente. Se voc parar um pouco e comear a observar suas escolhas no momento em que elas ocorrem, mudar esse aspecto de inconscincia. O simples ato de observ-las transfere todo o processo do terreno do inconsciente para o terreno do consciente. Esse procedimento escolher e observar conscientemente muito enriquecedor.

Quando voc faz uma escolha qualquer uma pergunte-se duas coisas: Primeira, Quais sero as consequncias da escolha que estou fazendo?; Segunda, Essa escolha trar felicidade a mim e aos outros ao meu redor? A resposta primeira questo voc sentir no seu corao e saber imediatamente quais sero as consequncias. Quanto segunda questo, se a resposta for sim, ento persista nessa escolha. Se for no, escolha outra coisa. bem simples, mesmo! Entre a infinidade de escolhas disponveis a cada segundo, s existe uma que trar felicidade a voc e aos que estiverem perto. E, quando voc faz essa escolha, ela resulta numa forma de comportamento chamada de ao correta espontnea. A ao correta espontnea o momento certo. a resposta certa para uma situao, no instante em que dada. a ao que nutre voc e todos os que forem influenciados por ela. H um mecanismo muito interessante no universo para ajudar a fazer escolhas espontneas corretas. Esse mecanismo relaciona-se com as sensaes fsicas. Nosso corpo conhece dois tipos de sensaes: Uma a do conforto; a outra do desconforto. Imediatamente antes de fazer uma escolha consciente, observe seu corpo enquanto faz a pergunta: Se eu escolher isso, o que acontecer?. Se o seu corpo enviar uma mensagem de conforto, a escolha certa. Se o seu corpo enviar uma mensagem de desconforto, a escolha no a adequada. Para alguns, a mensagem de conforto e desconforto se d na regio do plexo solar. Para a maioria, no entanto, se manifesta na rea do corao. Conscientemente, preste ateno nessa rea do corao e pergunte a ele o que fazer. Depois espere pela resposta uma resposta fsica, na forma de sensao, mesmo que seja muito leve. O importante que est l, em seu corpo. Somente o corao conhece a resposta certa. Muita gente acha que o corao piegas e sentimental. No . O corao intuitivo. holstico. contextual. relacional. No se orienta por perdas e ganhos. Ele est conectado ao computador csmico, ao campo da potencialidade pura, do conhecimento puro e do poder da organizao infinita, que leva tudo em conta. s vezes, pode at parecer irracional, mas o corao tem uma capacidade mais acurada e muito mais precisa de processar dados do que qualquer outra coisa que exista nos limites do pensamento racional. Voc poder usar a lei do carma para gerar dinheiro e abundncia e atrair para si o fluxo de todas as coisas boas, no momento que quiser. Mas, antes,

precisa estar consciente lcido de que o seu futuro resultado das escolhas que faz a todo momento da sua vida. Se fizer isso regularmente, estar fazendo pleno uso da lei do carma. Quanto mais escolhas voc fizer no nvel da percepo consciente, mais corretas e espontneas sero as escolhas tanto para si, quanto para os que esto ao seu redor. E o carma passado? Como ele influencia voc agora? H trs coisas que poder ser feitas em relao a isto. Uma pagar os seus dbitos do carma passado. o que a maioria das pessoas escolhe fazer, embora inconscientemente. Isto tambm uma escolha. s vezes, h muito sofrimento envolvido no pagamento desses dbitos, mas a lei do carma bem clara: diz que nada do que se deve ao universo fica sem pagar. H um perfeito sistema de acerto de contas nesse universo, uma constante troca de energia de e para. A segunda coisa que voc pode fazer transmutar, ou transformar, o seu carma numa experincia mais agradvel. Esse um processo muito interessante. Voc pode se perguntar, quando est pagando um dbito: O que eu estou aprendendo com essa experincia? Por que isto est acontecendo? Qual a mensagem que o universo est me transmitindo? Como posso tornar til esta experincia para os meus semelhantes?. Ao fazer isto, voc enxerga a semente da oportunidade e ata essa semente ao seu darma, que o seu propsito de vida. Isso lhe permitir transmutar o carma numa nova expresso. Por exemplo, se voc quebrar a perna jogando bola, pergunte-se: O que esta experincia est me ensinando, que mensagem o universo est me ensinando, que mensagem o universo est me enviando? Talvez seja a mensagem de que voc precisa diminuir o ritmo e ter mais cuidado e ateno com o seu corpo da prxima vez. E, se o seu darma for transmitir aos outros o que sabe, ento, ao se perguntar, como eu posso tornar mais til aos meus semelhantes?, talvez voc decida compartilhar o que aprendeu escrevendo um livro, ou jogando bola com mais cuidado. Talvez at desenhe um sapato especial, ou um protetor de perna, que evite esse tipo de ferimento a outras pessoas. Dessa forma, enquanto paga o seu dbito com o carma do passado, voc est convertendo adversidade num benefcio que poder lhe trazer riquezas e satisfaes. a transmutao do seu carma numa experincia positiva. Voc no se livra realmente do carma, mas consegue usar um episdio para criar um carma novo e positivo.

A terceira maneira de lidar com o carma transcend-lo. Ou seja, entrar em contato com o seu ntimo, com a alma, com o esprito. como lavar roupa suja no riacho. A cada vez que voc mergulha a roupa na gua, elimina algumas manchas. Continua mergulhando e a roupa vai ficando cada vez mais limpa. Voc limpa, ou transcende os obstculo do seu carma, entrando e saindo do seu EU profundo, do seu ntimo. Isso pode ser feito atravs da meditao. Todas as nossas aes so episdios ligados ao carma. Beber uma xcara de caf, por exemplo, um deles. A ao gera memria, a memria tem a capacidade ou o potencial de gerar desejo, e o desejo gera novamente a ao. Os processadores operacionais da sua alma so o carma, a memria e o desejo. A alma um feixe de conscincia que contm as sementes do carma, da memria e do desejo. Tornando-se consciente dessas sementes, voc passa a ser um gerador consciente da realidade. Ao se transformar em um escolhedor consciente, voc passa a gerar aes transformadoras para si e para os que esto ao seu redor. E, s isso que precisa fazer. E, como o carma transformador tanto para o seu ntimo quanto para todos os que so afetados por ele seu fruto ser a felicidade e o sucesso. Voc pode colocar a lei do carma ou de causa e efeito em ao assumindo o compromisso de dar os seguintes passos: 1Observar as escolhas que vai fazer hoje a todo momento. E, na observao dessas escolhas, traz-las para a percepo consciente. Ter bem claro que a melhor maneira de se preparar para todos os momentos do futuro estar plenamente consciente do presente. 2Toda vez que for fazer uma escolha, pergunte: Quais sero as consequncias desta escolha?; Esta escolha trar satisfao e felicidade a mim e aos outros que sero afetados por ela?. 3- Pedir ento, orientao ao corao e seguir a mensagem enviada por ele, de conforto ou de desconforto. Se a escolha for de conforto, entregar-se totalmente a ela. Se a escolha for de desconforto, parar para ver as consequncias daquele ato com a sua viso interior. Essa orientao permitir fazer escolhas corretas espontneas tanto para voc quanto para os que o circundam.

Deepak Chopra

You might also like