You are on page 1of 12

q

c) 1,5 103 N. d) 2,1 103 N. e) 4,5 103 N. 607. (UFV-MG) Deseja-se, dispondo do material ilustrado abaixo, carregar as esferas metlicas com cargas de mesmo mdulo e sinais opostos, sem encostar o basto nas esferas. Descreva, em etapas, e apresentando as respectivas ilustraes, o procedimento necessrio para se atingir este objetivo.
esfera 1 esfera 2

a) a carga final em cada uma das esferas nula. b) a carga final em cada uma das esferas negativa. c) a carga final em cada uma das esferas positiva. d) a carga final positiva na esfera A e negativa na esfera B. e) a carga final negativa na esfera A e positiva na esfera B. 604. (UFPE) O grfico abaixo representa a fora F entre duas cargas pontuais positivas de mesmo valor, separadas pela distncia r.
F (108 N)

suportes isolantes

5,0

fio aterrado
2,5

basto carregado eletricamente


0 0 1,0 2,0 3,0 4,0 5,0 6,0 r (m)

+ + + + + + ++ + + + + + + ++ + + +

Determine o valor das cargas, em unidades de 109 C. a) 1,0. b) 2,0. c) 3,0. d) 4,0. e) 5,0. 605. (Uerj) Duas partculas de cargas + 4Q e Q coulombs esto localizadas sobre uma linha, dividida em trs regies I, II e III, conforme a figura abaixo:
I +4Q II Q III

10 11 12 13

Observe que as distncias entre os pontos so todas iguais. a) Indique a regio em que uma partcula positivamente carregada (+ Q coulomb) pode ficar em equilbrio. b) Determine esse ponto de equilbrio. 606. (Mack-SP) Nos pontos A(2, 2), B(2, 1) e C(2, 1) do plano cartesiano, so colocadas, respectivamente, as cargas eltricas puntiformes QA = 1,2 C, QB = 1,0 C e QC = 1,6 C. Considerando que a experincia foi realizada no vcuo (k0 = 9 109 N m2/C2) e que as distncias so medidas em metros, a intensidade da fora eltrica resultante sobre a carga QB, situada em B, : a) 0,9 103 N. b) 1,2 103 N.
85

608. (Mack-SP) Ao tentar ler o pargrafo que trata das propriedades das linhas de fora de um campo eltrico, Guilherme verificou que seu livro de Fsica apresentava algumas falhas de impresso (lacunas). O pargrafo mencionado com as respectivas lacunas era o seguinte: As linhas de fora saem de cargas (I) , (II) se cruzam e quanto mais (III) maior a intensidade do campo eltrico nessa regio. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas I, II e III. a) positivas, nunca, afastadas b) positivas, nunca, prximas c) positivas, sempre, prximas d) negativas, nunca, afastadas e) negativas, sempre, prximas 609. (UFRN) Uma das aplicaes tecnolgicas modernas da eletrosttica foi a inveno da impressora a jato de tinta. Esse tipo de impressora utiliza pequenas gotas de tinta, que podem ser eletricamente neutras ou eletrizadas positiva ou negativamente. Essas gotas so jogadas entre as placas defletoras da impresso, atingindo, ra, regio onde existe um campo eltrico uniforme E ento, o papel para formar as letras. A figura a seguir mostra trs gotas de tinta, que so lanadas para baixo, a partir do emissor. Aps atravessar a regio entre as placas, essas gotas vo impregnar o papel. (O campo eltrico uniforme est representado por apenas uma linha de fora.)

emissor de gotas

y L

E
placa

placa h

x v 0 papel

Pelos desvios sofridos, pode-se dizer que a gota 1, a 2 e a 3 esto, respectivamente: a) carregada negativamente, neutra e carregada positivamente. b) neutra, carregada positivamente e carregada negativamente. c) carregada positivamente, neutra e carregada negativamente. d) carregada positivamente, carregada negativamente e neutra. 610. (UFMG) A figura mostra duas esferas carregadas com cargas de mesmo mdulo e de sinais contrrios, mantidas fixas em pontos equidistantes do ponto O.
Y

Nessa regio h um campo eltrico uniforme, na direo do eixo y, apontando de cima para baixo. A partcula sofre um desvio igual a h, indo atingir o ponto P, de coordenadas (L, h). a) Qual o sinal da carga eltrica da partcula? Justifique sua resposta. b) Qual o valor do mdulo, E, do campo eltrico? 613. (Mack-SP) Ao eletrizarmos uma esfera metlica no vcuo (k0 = 9 109 N m2/C2), o potencial eltrico V por ela adquirido, em relao ao infinito, varia em funo da distncia d ao seu centro, conforme o grfico:
V (103 V) 0 5,0 10,0 d (cm)

Q 0,72

1,44

Considerando essa situao, correto afirmar que o campo eltrico produzido pelas duas cargas: a) no pode ser nulo em nenhum dos pontos marcados. b) pode ser nulo em todos os pontos da linha XY. c) pode ser nulo nos pontos P e Q. d) pode ser nulo somente no ponto O. 611. (Vunesp) Uma partcula de massa m e carga q liberada, a partir do repouso, num campo eltrico uniforme de intensidade E. Supondo que a partcula esteja sujeita exclusivamente ao do campo eltrico, a velocidade que atingir t segundos depois de ter sido liberada ser dada por: qEt qmt t e) a) c) . . . m E qmE mt . b) qE Et . d) qm

Dados: carga do eltron = 1,6 1019 C carga do prton = +1,6 1019 C Desta forma, podemos afirmar que nessa esfera existem: a) 5 1010 prtons a mais que o nmero de eltrons. b) 1 1011 prtons a mais que o nmero de eltrons. c) 1 109 eltrons a mais que o nmero de prtons. d) 5 1010 eltrons a mais que o nmero de prtons. e) 1 1011 eltrons a mais que o nmero de prtons. 614. (Ufscar-SP) Na figura, as linhas tracejadas representam superfcies equipotenciais de um campo eltrico:

612. (UFC-CE) Uma partcula tem massa m e carga eltrica q. Ela projetada no plano xy, com velocidade v0, ao longo do eixo x, a partir da origem (ver figura a seguir).
86

+10 V +8 V

+6 V

+4 V

+2 V

2 V

4 V

6 V

8 V 10 V

Se colocarmos um condutor isolado na regio hachurada, podemos afirmar que esse condutor ser: a) percorrido por uma corrente eltrica contnua, orientada da esquerda para a direita. b) percorrido por uma corrente eltrica contnua, orientada da direita para a esquerda. c) percorrido por uma corrente oscilante entre as extremidades. d) polarizado, com a extremidade da direita carregada negativamente e a da esquerda, positivamente. e) polarizado, com a extremidade da direita carregada positivamente e a da esquerda, negativamente. 615. (Mack-SP) Em uma revista cientfica, o autor de um artigo sobre capacitor plano carregado afirma que ao abandonarmos entre suas placas um corpsculo de 2 g, eletrizado positivamente com 6 C, ele adquire movimento vertical ascendente, de acelerao constante 0,5 m/s2, devido ao do campo eltrico e do campo gravitacional. Sendo a acelerao da gravidade no local igual a 10 m/s2, a intensidade do campo eltrico entre as placas do capacitor de: a) 1,5 103 N/C. b) 2,0 103 N/C. c) 2,5 103 N/C. d) 3,0 103 N/C. e) 3,5 103 N/C. 616. (UEM-PR) Uma esfera metlica de raio R, isolada, est carregada com uma carga eltrica Q. Seja r a distncia do centro da esfera a qualquer ponto dentro (r < R) ou fora (r > R) da esfera. Nessas condies, assinale o que for correto. a) A carga eltrica se distribui uniformemente em toda a massa da esfera. b) O campo eltrico e o potencial eltrico so constantes no interior da esfera. c) Para r > R, o campo eltrico inversamente proporcional ao quadrado da distncia e tem direo perpendicular superfcie da esfera. d) As equipotenciais associadas ao campo eltrico da esfera, para r > R, so superfcies esfricas concntricas com a esfera e igualmente espaadas. e) O potencial eltrico uma grandeza escalar, enquanto o campo eltrico uma grandeza vetorial. 617. (UEM-PR) Duas cargas puntiformes +q e q so mantidas, em equilbrio, nos vrtices do retngulo de lados a = 3 m e b = 4 m, 1 conforme a figura. Considere a constante de Coulomb K = 0 4 e o potencial V = 0, no infinito.

Nessas condies, assinale o que for correto. a) O potencial no ponto B maior que o potencial no ponto A, ou seja, VB > VA. b) No cruzamento das diagonais do retngulo, o potencial nulo. Porm, o campo eltrico diferente de zero. 1 Kq Volts. c) VA VB = 6 d) O trabalho necessrio para deslocar uma terceira carga q, em equilbrio, de A at B, igual energia potencial do sistema formado pelas trs cargas. e) O campo eltrico resultante, no ponto A, igual ao campo eltrico resultante, no ponto B. f) (VA VB) (VB VA).

618. (Fuvest-SP) Duas esferas metlicas A e B esto prximas uma da outra. A esfera A est ligada Terra, cujo potencial nulo, por um fio condutor. A esfera B est isolada e carregada com carga +Q.
B +Q A

Considere as seguintes afirmaes: I) O potencial da esfera A nulo. II) A carga total da esfera A nula. III) A fora eltrica total sobre a esfera A nula. Est correto apenas o que se afirma em: a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) I, II e III. 619. (UFPR) Considere um capacitor composto por duas placas condutoras paralelas que est sujeito a uma diferena de potencial de 100 V, representado na figura abaixo:

+ + + + + + + +

A B

b +q

correto afirmar: a) O potencial eltrico na placa A maior que na placa B. b) Entre as placas h um campo eltrico cujo sentido vai da placa B para a placa A. c) Se a capacitncia deste capacitor for igual a 1,00 F, a carga eltrica em cada placa ter mdulo igual a 10,0 C. d) Um eltron que estiver localizado entre as placas ser acelerado em direo placa A.
87

e) Se a distncia entre as placas for reduzida metade, a capacitncia do capacitor ir duplicar. f) Este capacitor pode ser usado como um elemento para armazenar energia. 620. (FGV-SP) Tomemos trs esferas metlicas idnticas, A, B e C, a primeira delas carregada com carga eltrica q e as outras duas neutras. Separada e sucessivamente A colocada em contato com B, depois com C. Posteriormente, A e B e A e C so posicionadas conforme as figuras 1 e 2: Observao: O raio das esferas desprezvel em relao s distncias d e 2d.

A ddp nos terminais do capacitor de 12 F em volts vale: a) 2. b) 4. c) 6. d) 8. e) 10. 622. (UEM-PR) Dois capacitores, de capacitncias C1 e C2, so carregados quando ligados a uma fonte de diferena de potencial V, conforme a figura:

+ C1

+ C2

A F1

B F1

2d

figura 1

A F2

C F2

Nessas condies, assinale o que for correto: a) Os capacitores ficam submetidos s diferenas de potenciais V1 e V2, sendo V = V1 + V2. b) Os capacitores adquirem cargas q1 e q2, proporcionais s suas capacitncias, sendo q = q1 + q2 a carga total do sistema. c) Introduzindo-se um dieltrico, de constante dieltrica K, entre as placas do capacitor C2, q2 aumenta e q1 diminui, pois a carga total do sistema permanece constante. d) Introduzindo-se um metal entre as placas do capacitor C1, de tal forma que o espao entre elas fique totalmente preenchido, q1 = 0 e q2 no se altera. e) Retirando-se o capacitor C2 (carregado) e ligando-o a outro capacitor, C3 (descarregado), na ausncia de qualquer diferena de potencial externa, a carga e a diferena de potencial do capacitor C2 diminuem. 623. (UFRRJ) As afirmaes abaixo referem-se corrente eltrica. I) Corrente eltrica o movimento ordenado de eltrons em um condutor. II) Corrente eltrica o movimento de ons em uma soluo eletroltica. III) Corrente eltrica, em um resistor hmico, inversamente proporcional ddp aplicada e diretamente proporcional resistncia eltrica do resistor. Sobre as afirmativas acima, pode-se concluir que apenas: a) a I est correta. b) a II est correta. c) a III est correta. d) a I e a II esto corretas. e) a I e a III esto corretas. As questes de nmeros 624 e 625 referem-se ao circuito eltrico representado na figura abaixo, no qual todos os resistores tm a mesma resistncia eltrica R.

figura 2

F1 igual a: A relao F2 a) 2. b) 4. 1 . c) 2 d) 1. 1 . e) 4

621. (UEPB) Dois capacitores de capacidades C1 = 12 F e C2 = 6 F esto associados em srie. Aplicamos aos extremos da associao de capacitores uma diferena de potencial de 12 V, conforme mostra a figura abaixo:
A

C R2 D E R3

q1 C1 q2 C2

R1

R4

R5

88

624. (UFRGS-RS) Em qual dos pontos assinalados na figura a corrente eltrica mais intensa? a) A b) B c) C d) D e) E 625. (UFRGS-RS) Qual dos resistores est submetido maior diferena de potencial? b) R2 c) R3 d) R4 e) R5 a) R1 626. (UFRN) A figura abaixo representa parte do circuito eltrico ideal de uma residncia, com alguns dos componentes eletrodomsticos identificados. Na corrente alternada das residncias (chamada de monofsica), os dois fios recebem os nomes de fase (F) e neutro (N) ou terra (e no positivo e negativo, como em corrente contnua). O fio fase tem um potencial eltrico de aproximadamente 220 V em relao ao neutro ou em relao a ns mesmos (tambm somos condutores de eletricidade), se estivermos descalos e em contato com o cho.
F J N

tor de resistncia fixa R para construir um divisor de tenso, como mostrado na figura, possvel converter a variao da resistncia em variao de tenso sobre o LDR, com o objetivo de operar o circuito como um interruptor de corrente (circuito de chaveamento). Para esse fim, deseja-se que a tenso atravs do LDR, quando iluminado, seja muito pequena comparativamente tenso mxima fornecida, e que seja de valor muito prximo ao desta, no caso do LDR no iluminado.
luz

R +6 V 0V LDR

Qual dos valores de R abaixo o mais conveniente para que isso ocorra? a) 100 b) 1 M c) 10 k d) 10 M e) 10 628. (Uerj) A figura abaixo mostra quatro passarinhos pousados em um circuito no qual uma bateria de automvel alimenta duas lmpadas.
III IV

I II S

Das quatro afirmativas abaixo, apenas uma est errada. Assinale-a. a) Quando todos os equipamentos esto funcionando, a resistncia eltrica equivalente da residncia aumenta, aumentando, tambm, a corrente, e, por conseguinte, o consumo de energia. b) Todos os equipamentos de dentro da residncia esto em paralelo entre si, pois cada um deles pode funcionar, independentemente de os outros estarem funcionando ou no. c) O disjuntor J deve ser colocado no fio fase (F) e no no neutro (N), pois, quando o desligarmos, para, por exemplo, fazermos um determinado servio eltrico, a casa ficar completamente sem energia, eliminando-se qualquer possibilidade de risco de um choque eltrico. d) O fusvel ou disjuntor J est ligado em srie com o conjunto dos equipamentos existentes na casa, pois, se o desligarmos, todos os outros componentes eletroeletrnicos ficaro sem poder funcionar. 627. (ITA-SP) Certos resistores quando expostos luz variam sua resistncia. Tais resistores so chamados LDR (do ingls: Light Dependent Resistor). Considere um tpico resistor LDR feito de sulfeto de cdmio, o qual adquire uma resistncia de aproximadamente 100 quando exposto luz intensa, e de 1 M quando na mais completa escurido. Utilizando este LDR e um resis89

Ao ligar-se a chave S, o passarinho que pode receber um choque eltrico o de nmero: a) I. b) II. c) III. d) IV. 629. (Uerj) Num detector de mentiras, uma tenso de 6 V aplicada entre os dedos de uma pessoa. Ao responder a uma pergunta, a resistncia entre os seus dedos caiu de 400 k para 300 k. Nesse caso, a corrente no detector apresentou variao, em A, de: a) 5. b) 10. c) 15. d) 20. 630. (Unifor-CE) Considere o esquema abaixo:
50 R1 40 R3 I3 I2 10 R2 20 R4

60 V

I2 , entre as intensidades de No circuito representado, a razo I3 corrente eltrica nos resistores R2 e R3, : a) 0,20. b) 0,25. c) 1,0. d) 4,0. e) 5,0. 631. (UEPB) Considere as seguintes proposies: I) Numa lmpada se acha gravado (5 W 5 V) e sua resistncia eltrica equivale a 1,0 . II) Um condutor hmico caracterizado por apresentar corrente proporcional voltagem a ele aplicada.

III) Numa associao de resistores em srie, o que caracteriza a ligao o fato de cada resistor ser percorrido pela mesma corrente eltrica. IV) Numa associao de resistores em paralelo, o que caracteriza a ligao o fato de que todos os resistores esto submetidos mesma ddp. Com base na anlise feita, assinale a alternativa correta: a) Apenas as proposies II e III so verdadeiras. b) Apenas as proposies I e III so falsas. c) Apenas as proposies I e II so falsas. d) Apenas a proposio I falsa. e) Apenas a proposio IV verdadeira. 632. (Esfao-RJ) A potncia dissipada por um chuveiro eltrico 4 000 W quando submetido a uma voltagem de 120 V. Em relao resistncia eltrica utilizada nesse chuveiro, determine: a) seu valor; b) a energia dissipada em 10s. 633. (UFPA) Dispe-se de duas pilhas idnticas para acender lmpadas, cujas resistncias eltricas so representadas genericamente por R. Essas pilhas podem ser associadas em srie, como mostra a figura A, ou em paralelo, como mostra a figura B:

635. (Fuvest-SP) Um certo tipo de lmpada incandescente comum, de potncia nominal 170 W e tenso nominal 130 V, apresenta a relao da corrente (I), em funo da tenso (V), indicada no grfico abaixo.
I (A) 1,3 1,2 1,1 1,0

80

100

130

150

V (V)

Suponha que duas lmpadas (A e B), desse mesmo tipo, foram utilizadas, cada uma, durante 1 hora, sendo: A em uma rede eltrica de 130 V; B em uma rede eltrica de 100 V. Ao final desse tempo, a diferena entre o consumo de energia eltrica das duas lmpadas, em watt-hora (Wh), foi aproximadamente de: a) 0 Wh. b) 10 Wh. c) 40 Wh. d) 50 Wh. e) 70 Wh. 636. (UFPI) Duas lmpadas, L1 e L2, de 80 W e de 60 W, respectivamente, esto ligadas, em srie, alimentadas por uma bateria. Sejam V1 a diferena de potencial entre os terminais de L1 e V2 a diferena de potencial entre os terminais de L2.
L1 B L2

figura A

figura B

O grfico a seguir mostra a potncia til dissipada por cada uma das associaes, em funo da resistncia R da lmpada que compe o circuito externo:
0,7 0,6

Potncia til (W)

0,5 0,4 0,3

srie

paralelo 0,2 0,1 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Admitindo que as resistncias mantm os mesmos valores que V2 tm quando dissipam as potncias nominais, ento a razo V1 igual a: 3 . 4 . 5 . 7 . a) b) 1. c) d) e) 4 3 3 4 637. (Ufscar-SP) Por recomendao de um eletricista, o proprietrio substituiu a instalao eltrica de sua casa, e o chuveiro, que estava ligado em 110 V, foi trocado por outro chuveiro de mesma potncia, ligado em 220 V. A vantagem dessa substituio est: a) no maior aquecimento da gua que esse outro chuveiro vai proporcionar. b) no menor consumo de eletricidade desse outro chuveiro. c) na dispensa do uso de disjuntor para o circuito desse outro chuveiro. d) no barateamento da fiao do circuito desse outro chuveiro, que pode ser mais fina. e) no menor volume de gua de que esse outro chuveiro vai necessitar. 638. (UFMG) Na bateria de um automvel, h as seguintes especificaes: 12 V e 40 Ah (Ampre-hora). Esse automvel foi deixado com dois faris e dois faroletes acesos. A potncia das lmpadas de cada farol de 30 W e a de cada farolete de 10 W.
90

Analisando o grfico responda s perguntas abaixo: a) Se a resistncia eltrica da lmpada for 1 , qual das duas associaes deve ser utilizada para produzir maior brilho na lmpada? Justifique. b) Desejando-se que o brilho da lmpada seja o mesmo em qualquer das duas associaes em que ela for ligada, selecione, entre os valores apresentados no grfico, o valor da resistncia eltrica da lmpada que atenda a essa condio. Justifique. 634. (UEPB) Um jovem estuda durante 2 horas todas as noites, mantendo em seu quarto, nesse perodo, uma lmpada acesa de 120 W. Sabendo que na cidade onde ele mora, o preo de 1 kWh de energia eltrica custa R$ 0,25, para manter a lmpada acesa, o estudante paga companhia de eletricidade, por ms (30 dias), o valor, em reais, de: a) 1,20. b) 1,50. c) 1,80. d) 1,60. e) 2,20.

a) Determine a grandeza fsica associada especificao Ah. Justifique sua resposta. b) Calcule o tempo decorrido desde o instante em que os faris e os faroletes do automvel foram ligados at o momento em que a bateria se descarregou totalmente. Despreze a resistncia interna da bateria. c) Responda: Em uma situao real, o tempo para a descarga total da bateria maior, menor ou igual ao calculado no item 2? Justifique sua resposta. 639. (UFJF-MG) Uma lmpada fabricada para dissipar a potncia de 100 W quando alimentada com a ddp de 120 V. Se a lmpada for ligada numa ddp de 127 V, ento: a) a potncia dissipada aumentar cerca de 12%. b) a corrente que a percorre no mudar. c) a sua resistncia eltrica diminuir cerca de 18%. d) a corrente que a percorre diminuir, mantendo a potncia inalterada. 640. (Mack-SP) Na figura, temos a ilustrao de um chuveiro eltrico, com suas especificaes impressas e o esquema da parte interna, destacando-se o resistor, a chave e os pontos onde ela se conecta para regular a temperatura desejada da gua, ou seja, inverno (gua quente) e vero (gua morna).
conexes

8i

0,5

A R i 0,5

Qual o valor da resistncia R, em ohms? a) 0,5 b) 1,5 c) 2,5 d) 3,5 e) 4,5 643. (PUC-RJ) Considere duas situaes. Na situao A, uma lmpada conectada a uma bateria, e, na situao B, duas lmpadas iguais utilizada na situao A so conectadas em srie mesma bateria.

+ A

+ B

inverno

vero

6 600 W/4 400 W 220 V

B chave

rede eltrica

Comparando-se as duas situaes, na situao B, a bateria prov: a) a mesma luminosidade. d) maior luminosidade. b) maior corrente. e) menor voltagem. c) menor corrente. 644. (PUC-RJ) A tomada de sua casa produz uma ddp de 120 V. Voc vai ao supermercado e compra duas lmpadas, uma de 60 W e outra de 100 W. Essas especificaes correspondem situao em que a lmpada conectada isoladamente voltagem considerada. Voc conecta as duas lmpadas em srie como mostrado na figura. Qual a que brilhar mais?

resistor

Das afirmaes abaixo, assinale a correta. a) No vero, a chave se conecta em A e a resistncia eltrica neste caso vale 11 . b) No vero, a chave se conecta em B e a resistncia eltrica neste caso vale 11 . c) No inverno, a chave se conecta em A e a resistncia eltrica neste caso vale 11 . d) No inverno, a chave se conecta em B e a resistncia eltrica neste caso vale 11 . e) No inverno, a chave se conecta em B e a resistncia eltrica neste caso vale 7,3 . 641. (UEPB) No circuito abaixo representado, a diferena de potencial entre os terminais da bateria, considerada ideal, de 60 V. A intensidade de corrente que passa pelos resistores R1 e R2 so, respectivamente, (6,0 e 2,0) ampres.
B + 60 V 6,0 A R1 2,0 A R2 A

60

100

645. (Uerj) O grfico mostra a variao da corrente eficaz, em ampres, de um aquecedor eltrico que operou sob tenso eficaz de 120 V, durante 400min.
Corrente (A) 30

20

A resistncia equivalente ligada aos terminais da bateria, em ohms, vale: a) 7,5. b) 40. c) 15. d) 8,0. e) 20. 642. (UFPE) A figura a seguir representa um trecho de um circuito eltrico. A diferena de potencial entre os pontos A e B 20 V.
91

10 Tempo (min) 0 100 200 300 400

a) Se o custo da energia eltrica de 20 centavos de real por quilowatt-hora, determine o custo, em reais, da energia cedida ao aquecedor durante os 400min indicados. 1 da energia total cedida ao aquecedor, nos primeiros b) Se 3 42min de funcionamento, foi utilizada para aquecer 10 L de gua, determine a variao de temperatura da gua. Utilize o calor especfico da gua como 4,2 103 J/kg C. 646. (UFRN) Nos meses de maio e junho, a temperatura cai um pouco em vrias cidades do Rio Grande do Norte. Isso faz com que algumas famlias passem a utilizar o chuveiro eltrico para um banho morno. O Sr. Newton vai ao comrcio e solicita do vendedor um chuveiro de pouca potncia (P), que apenas quebre a frieza da gua, pois est preocupado com o aumento do consumo de energia eltrica (E) e, por conseguinte, com o aumento da sua conta mensal. O vendedor lhe oferece dois chuveiros (hmicos, comuns) para a voltagem (V) do Rio Grande do Norte, que 220 V: um com resistncia eltrica (R) de 20,0 e outro de 10,0 , por onde circula a corrente (i) que aquece a gua. a) Qual dos dois chuveiros o Sr. Newton deve escolher, tendo em vista sua preocupao econmica? Justifique. (Lembre que: P = Vi e V = Ri.) b) Aps fazer sua escolha, o Sr. Newton decide estimar em quantos graus o chuveiro capaz de aumentar a temperatura da gua. A partir do dimetro do cano que leva gua ao chuveiro, ele sabe que a quantidade de massa (m) dgua que cai em cada segundo (vazo) de 30,25 g. O Sr. Newton supe, como primeira aproximao, que toda a energia eltrica (E) dissipada na forma de calor (Q) pelo resistor do chuveiro, sendo totalmente absorvida pela gua. Alm disso, ele ouve, no rdio, que a temperatura na sua cidade permanece estvel, na marca dos 23 C. Ajude o Sr. Newton a fazer a estimativa da temperatura (final) em que ele tomar seu banho morno. (Lembre que: E = Pt, em que t representa tempo; Q = mc, em que c = 1 cal/g C o calor especfico da gua; = final inicial a variao da temperatura da gua, sendo inicial e final, respectivamente, as temperaturas inicial e final da gua, que podem ser medidas em graus Celsius e 1 J 0,2 cal.) 647. (ITA-SP) Quatro lmpadas idnticas 1, 2, 3 e 4, de mesma resistncia R, so conectadas a uma bateria com tenso constante V, como mostra a figura:

c) o brilho da lmpada 3 diminui, pois a potncia drenada da bateria cai pela metade. d) a corrente entre A e B permanece constante, pois a potncia drenada da bateria permanece constante. e) a corrente entre A e B e a potncia drenada da bateria caem pela metade, mas o brilho da lmpada 3 permanece constante. 648. (Mack-SP) Num circuito eltrico dispomos de cinco resistores, dois capacitores, um gerador ideal, um ampermetro ideal e das chaves K1 e K2. Estes dispositivos esto associados conforme a figura e, quando as chaves esto ambas abertas, o ampermetro indica a passagem de uma corrente de intensidade 3 A.
6 3

K1 1 nF 12 6

18

K2

1 nF

Ao fecharmos K1 e K2, desprezando o tempo necessrio para que os capacitores se carreguem, o ampermetro acusar a passagem da corrente de intensidade: a) 1 A. b) 2 A. c) 3 A. d) 4 A. e) 5 A. 649. (UFJF-MG) Na figura abaixo esquematizamos um circuito eltrico contendo um chuveiro de resistncia RC = 11 , uma lmpada de resistncia RL = 110 e um gerador de corrente contnua que produz uma diferena de potencial de V = 120 V. A ligao do gerador at os pontos A e B feita por um fio metlico que no ideal, ou seja, um fio que possui uma resistncia eltrica RF = 10 .
A

gerador RC

RL

RF

Se a lmpada 1 for queimada, ento: a) a corrente entre A e B cai pela metade e o brilho da lmpada 3 diminui. b) a corrente entre A e B dobra, mas o brilho da lmpada 3 permanece constante.
92

a) Encontre a resistncia equivalente e a corrente total do circuito quando a chave S estiver fechada. b) Encontre a potncia eltrica dissipada pela lmpada, quando a chave S estiver fechada e quando ela estiver aberta. Com base nestes resultados, tire suas concluses sobre a mudana da intensidade luminosa da lmpada quando a chave S fechada. 650. (UFG-GO) Um estudante encontrou, em um laboratrio de eletricidade, o circuito a seguir.

8 A

20 60 V 20 C 30

Utilizando instrumentos de medidas apropriados, ele verificou que o capacitor C estava carregado, e que: a) a resistncia equivalente do circuito era 15,5 . b) a corrente entre os pontos C e F era nula. c) a ddp entre os pontos A e B era igual ddp entre os pontos D e E. d) a potncia dissipada pelo resistor de 30 era menor do que a potncia dissipada pelo resistor de 20 situado entre os pontos B e G. 651. (UFC-CE) No circuito mostrado, na figura (a), a corrente atravs da lmpada L1 1 A e a diferena de potencial atravs dela 2 V. Uma terceira lmpada, L3, inserida, em srie, no circuito e a corrente atravs de L1 cai para 0,5 A [figura (b)]. As diferenas de potencial (V1, V2 e V3), em volts, atravs das lmpadas L1, L2 e L3, so, respectivamente:
L1 L2 L1 L2 L3

interior do escritrio de 25 C. Chegam ento as 4 pessoas que nele trabalham, e cada uma liga seu microcomputador. Tanto uma pessoa como um microcomputador dissipam em mdia 100 W cada na forma de calor. O aparelho de ar condicionado instalado tem a capacidade de diminuir em 5 C a temperatura do escritrio em meia hora, com as pessoas presentes e os micros ligados. A eficincia do aparelho de 50%. Considere o calor especfico do ar igual a 1 000 J/kg C e sua densidade igual a 1,2 kg/m3. a) Determine a potncia eltrica consumida pelo aparelho de ar condicionado. b) O aparelho de ar condicionado acionado automaticamente quando a temperatura do ambiente atinge 27 C, abaixando-a para 25 C. Quanto tempo depois da chegada das pessoas no escritrio o aparelho acionado? 654. (UFPE) Um fio de cobre foi partido em dois pedaos de compriR2 entre as mento l1 = 2,0 m e l2 = 3,0 m. Determine a razo R1 resistncias eltricas dos dois pedaos. 3 4 12 3 9 a) b) c) d) e) 8 9 9 2 4 655. (UFC-CE) No circuito abaixo, D um dispositivo cujo comportamento depende da diferena de potencial aplicada sobre ele: comporta-se como um resistor normal de resistncia igual a 5 , enquanto a diferena de potencial entre seus extremos for inferior a 3,0 V, e impede que essa diferena de potencial ultrapasse 3,0 V, mesmo que a fem, E, da bateria (ideal) aumente. A fem, E, est aumentando continuamente. Quando E atingir 12 V, o valor da corrente no circuito ser, em ampres:
10

(a)

(b)
E D

6V

6V

a) 2, 3 e 1. b) 2, 2 e 2.

c) 1, 2 e 3. d) 2, 1 e 3.

e) 3, 2 e 1. a) 0,5. b) 0,8. c) 0,9. d) 1,0. e) 1,2. 656. (UFPR) Dois fios condutores retos A e B, de mesmo material, tm o mesmo comprimento, mas a resistncia eltrica de A a metade da resistncia de B. Sobre tais fios, correto afirmar: a) A rea da seco transversal de A quatro vezes menor que a rea da seco transversal de B. b) Quando percorridos por corrente eltrica de igual intensidade, a potncia dissipada por B maior que a dissipada por A. c) Quando submetidos mesma tenso eltrica, a potncia dissipada por A maior que a dissipada por B. d) Quando ligados em srie, a tenso eltrica em B maior que a tenso eltrica em A. e) Quando ligados em paralelo, a corrente eltrica que passa por A igual corrente eltrica que passa por B. 657. (FGV-SP) Nos circuitos I e II abaixo os geradores tm a mesma fem e resistncia interna igual a zero.
I) +

652. (PUC-SP) Pensando em comprar um forno eltrico, um jovem percorre uma loja e depara-se com modelos das marcas A e B, cujos dados nominais so: marca A: 220 V 1 500 W; marca B: 115 V 1 300 W Se a tenso (ddp) fornecida nas tomadas da sua residncia de 110 V, verifique, entre as alternativas seguintes, aquela em que so corretas tanto a razo quanto a justificativa. a) O jovem deve escolher o forno B, pois sua tenso nominal compatvel com a rede eltrica e ele dissipar, quando ligado, uma potncia inferior do forno A. b) O jovem no deve comprar nenhum deles, uma vez que ambos queimaro ao serem ligados, pois suas tenses nominais so maiores que 110 V. c) O jovem deve escolher o forno A, pois sua tenso nominal maior do que a do forno B, causando maior aquecimento. d) O jovem deve escolher o forno B, pois sua tenso nominal compatvel com a rede eltrica e ele dissipar, quando ligado, uma potncia superior do forno A. e) O jovem deve escolher o forno A, pois sua tenso nominal compatvel com a rede eltrica e ele dissipar, quando ligado, uma potncia superior do forno B. 653. (Unicamp-SP) Um escritrio tem dimenses iguais a 5 m 5 m 3 m e possui paredes bem isoladas. Inicialmente a temperatura no
93

2R

2R R

II)

2R

661. (Uenf-RJ) No circuito esquematizado abaixo, a corrente eltrica i do ponto A para o ponto B igual a 3,0 A.

R B

2R

PI A razo entre as potncias geradas pelos geradores I e II : PII a) 1,00. b) 1,67. c) 0,60. d) 2,78. e) 0,25. 658. (Vunesp) Dois resistores, um de 10 e outro de 20 , esto ligados a uma bateria de fem e resistncia interna desprezvel, como mostra a figura:
10 20

R0 i

R E

A bateria ideal tem fora eletromotriz E = 9,0 V e R0 = 2,0 . Calcule: a) a potncia dissipada no resistor R0; b) o valor de R. 662. (Fuvest-SP) Considere a montagem abaixo, composta por quatro resistores iguais R, uma fonte de tenso F, um medidor de corrente A, um medidor de tenso V e fios de ligao. O medidor de corrente indica 8,0 A e o de tenso 2,0 V.
8,0 + F R R V 2,0 R R A

Se a corrente que passa pelo circuito for igual a 0,6 A, o valor da fem , em volts, ser igual a: a) 4. b) 6. c) 18. d) 36. e) 50. 659. (Vunesp) Dois resistores, um com resistncia R e outro com resistncia 2R, e uma pilha de 1,5 V e resistncia interna desprezvel so montados como mostra a figura a seguir.
A

2R R

1,5 V B

Pode-se afirmar que a potncia total dissipada nos quatro resistores , aproximadamente, de: a) 8 W. b) 16 W. c) 32 W. d) 48 W. e) 64 W. 663. (Vunesp) Um resistor de resistncia R, ligado em srie com um gerador de fem e resistncia interna desprezvel, est imerso em 0,80 kg de gua, contida num recipiente termicamente isolado. Quando a chave, mostrada na figura, fechada, a temperatura da gua sobe uniformemente razo de 2,0 C por minuto.

Determine: a) o valor de R, supondo que a corrente que passa pela pilha igual a 0,1 A; b) a diferena de potencial VAB entre A e B. 660. (Mack-SP) No circuito eltrico representado abaixo, o voltmetro e o ampermetro so ideais. Observa-se que, com a chave ch aberta, o voltmetro marca 30 V e, com ela fechada, o ampermetro marca 2 A. A resistncia r1 do receptor vale:
V

chave

gua
A ch

12 V

r1

a) 0,5 .

b) 1 .

c) 2 .

d) 3 .

e) 4 .
94

a) Considerando o calor especfico da gua igual a 4,2 103 J/kg C e desprezando a capacidade trmica do recipiente e do resistor, determine a potncia eltrica P dissipada no resistor.

b) Sabendo que = 28 V, determine a corrente I no circuito e a resistncia R do resistor. 664. (UFPE) No circuito da figura, o ampermetro A e o voltmetro V so ideais. O voltmetro marca 50 V quando a chave C est aberta.
100

Esses dados indicam que o valor do resistor R , em ohms, aproximadamente: a) 5,0. b) 10. c) 15. d) 20. e) 30. 667. (UEM-PR) No circuito representado na figura abaixo, quando a chave S est na posio 1, a leitura do voltmetro de 10 V.
2 S 8

100

V C

r V

20

20 20

10 20 A 20

= 12 V
e) 2,0 A.

Com a chave fechada, o ampermetro marcar: a) 0,1 A. b) 0,2 A. c) 0,5 A. d) 1,0 A.

665. (Mack-SP) Quatro lmpadas, associadas de acordo com o esquema abaixo, apresentam as seguintes inscries nominais: L1 (10 W, 20 V) L3 (5 W, 10 V) L4 (10 W, 10 V) L2 (20 W, 20 V)
L1 L3

A K

L2 L4

Considerando o ampermetro e o voltmetro ideais, assinale o que for correto. a) A resistncia interna r do gerador de 2 . b) A resistncia equivalente do circuito, quando a chave S est na posio 2, de 40 . c) Com a chave S na posio 2, a corrente medida no ampermetro de 0,6 A. d) Com a chave S na posio 2, a tenso medida no voltmetro de 10,8 V. e) Com a chave S na posio 2, a potncia dissipada no circuito de 12 W. 668. (Unicamp-SP) Grande parte da tecnologia utilizada em informtica e telecomunicaes baseada em dispositivos semicondutores, que no obedecem Lei de Ohm. Entre eles est o diodo, cujas caractersticas ideais so mostradas no grfico abaixo:
L VD + VD i

20 V

Ao ligarmos a chave K, observaremos que: a) nenhuma lmpada se queimar e o ampermetro ideal acusar a passagem de corrente de intensidade 1 A. b) nenhuma lmpada se queimar e o ampermetro ideal acusar a passagem de corrente de intensidade 4,5 A. c) nenhuma lmpada ir acender, pois foram ligadas fora da especificao do fabricante. d) as lmpadas L1 e L3 se queimaro. e) as lmpadas L2 e L4 se queimaro. 666. (Unifor-CE) No circuito representado no esquema, medidores, considerados de boa qualidade, indicam os seguintes valores: A1 = 600 mA V1 = 12,0 V A2 = 450 mA V2 = 9,0 V

O grfico deve ser interpretado da seguinte forma: se for aplicada uma tenso negativa sobre o diodo (VD < 0), no haver corrente (ele funciona como uma chave aberta). Caso contrrio (VD > 0), ele se comporta como uma chave fechada. Considere o circuito abaixo:
diodo

A2 R V2

+ U

3 k 2 k V voltmetro ideal

A
V1

ampermetro ideal

A1

a) Obtenha as resistncias do diodo para U = +5 V e U = 5 V. b) Determine os valores lidos no voltmetro e no ampermetro para U = +5 V e U = 5 V.
95

Eletromagnetismo
669. (Mack-SP) Um estudante carregava um m na forma de barra, conforme a ilustrao abaixo, quando o mesmo soltou-se de sua mo e, devido ao impacto com o solo, quebrou-se praticamente em duas partes iguais, ao longo da linha pontilhada.
polo Norte do m N S polo Sul do m

a)

S S

N N

b)

c)

Colocando os dois pedaos desse m um em frente ao outro, eles tendero a se atrair de acordo com as caractersticas magnticas ilustradas na alternativa: a)
N S

S
atrao

d)
N

b)

atrao

c)

atrao

e)
S N

d)

atrao

671. (UFJF-MG) Considere uma lmina metlica, imersa num campo que est apontando para fora do plano da magntico uniforme B folha e perpendicular a esse plano, como indicado na figura. A lmina conduz uma corrente I no sentido indicado na figura. Considere o sentido da corrente como sendo o sentido de deslocamento dos eltrons.
B B

e)

atrao

B B

lmina B

670. (Ufscar-SP) Duas bssolas so colocadas bem prximas entre si, sobre uma mesa, imersas no campo magntico de suas prprias agulhas. Suponha que, na regio onde as bssolas so colocadas, todos os demais campos magnticos so desprezveis em relao ao campo magntico das prprias agulhas. Assinale qual dos esquemas representa uma configurao de repouso estvel, possvel, das agulhas dessas bssolas.
96

a) Represente num diagrama a fora magntica que atua sobre um dos eltrons que constitui a corrente. b) Baseado no item a, represente num diagrama como as cargas eltricas ficaro distribudas sobre a lmina.

You might also like