You are on page 1of 3

aeovsr-ti

Como montar uma sorveteria

eovsrt

No Brasil, o consumo de sorvete ainda muito baixo sendo oito vezes menor do que a Nova Zelndia, o maior consumidor da guloseima.

Um dos fatores que faz com que isso acontea o fato de que aqui o sorvete visto apenas como uma sobremesa refrescante para os dias quentes, evitando o seu consumo nos dias frios. preciso que o produto se!a entendido como o que ele realmente " um alimento rico nutricionalmente que pode ser consumido em todas as esta#es do ano, como acontece em outros pa$ses. %evido a esta cultura, o primeiro a fazer encontrar um ponto comercial onde &' grande fluxo de pedestres, pr(ximos a igre!as, parques e praas. )scol&ido o ponto comercial, escol&a sobre o produto que ir' oferecer. *oc+ poder' escol&er entre algumas franquias, ser um fabricante, ou apenas revendedor do produto. ,ara quer um neg(cio pequeno mas rent'vel no ver-o, uma dica s-o as m'quinas de sorvete expresso. )xistem &o!e no mercado diversas m'quinas de sorvete expresso, com diversos modelos e preos.

.tualmente o sorvete expresso, con&ecidas tambm como sorvete soft, um dos mel&ores neg(cios para quem quer investir e n-o disp#e de capital pra montar um neg(cio grande. Um bom plane!amento estratgico, boa an'lise de mercado, produ-o de um alimento de qualidade e uma campan&a correta de mar/eting poder-o fazer desse empreendimento se um sucesso. 0ocal do estabelecimento %epois de definido o local, preciso definir a planta tcnica do ambiente. 1 ideal separar o ambiente em v'rias partes 2 estoque de matria3prima, produ-o, estoque de embalagens e armazenagem do produto acabado. 4omo uma empresa do ramo de alimentos preciso que tudo este!a de acordo com as normas da .g+ncia Nacional de *igilncia 5anit'ria. . 'rea de vendas deve ser um ambiente agrad'vel e atraente para os clientes, com v'rias mesas, e freezers instalados de modo a favorecer o conforto e o bem estar dos fregueses. Um lavat(rio fora do ban&eiro essencial. 6udo isso claro aliado a uma boa receita. Utens$lios .lguns utens$lios necess'rios para a 'rea de produ-o s-o baldes pl'sticos de cor branca, p's e col&eres de preparo, utens$lios para ingredientes, t'buas de atileno, panelas de diversos taman&os para o preparo de polpas e coberturas. )vite mateirais de madeira que acumulam fungos, e d+ prefer+ncia ao inox. .lgumas dicas de materiais indispens'veis2 3 Balana de at 78 /g 3 9eladeira comum 3 6orre de resfriamento 3 ,rodutora de massa 3 ,rodutora de sorvete 5oft 3 ,rodutora de picol 3 0iquidificador industrial :o!e em dia as sorveterias tambm atendem os fregueses servindo sucos e aa$. ,rocesso de fabrica-o do sorvete -.ntes de comear a fabrica-o de sorvete preciso con&ecer as normas estipuladas para as boas pr'ticas de fabrica-o para ind;strias de gelados comest$veis estipuladas pela .g+ncia Nacional de *igilncia 5anit'ria. ,ara o sorvete ser de qualidade o primeiro passo adquirir equipamentos de boa qualidade, balanceamento correto da formula-o, mtodo de processamento adequado,

alm, claro, de matrias3primas de qualidade e funcion'rios conscientes, saud'veis e bem capacitados. 1 processo de fabrica-o deve ser pontuado pelos cuidados com a &igiene em todas as etapas e a constante &igieniza-o e sanitiza-o geral do ambiente. <sso inclui &'bitos pessoais, como lavar as m-os constantemente e de maneira correta e manter sempre a uniformiza-o adequada. 0impeza correta dos utens$lios, equipamentos e o ambiente todo. 4aldas e fabrica-o . base do sorvete cremoso a calda.,ara preparar a calda voc+ utilizar' alguns produtos pr(prios para a fabrica-o, como emulsificantes, estabilizantes, aromatizantes e corantes. . 'gua e o leite que dever-o ser misturados aos produtos e frutas devem ser filtrados ou leite de boa qualidade. 0ucro 4omo a sua fabrica-o de baixo custo, a comercializa-o poder' trazer bons lucros= *oc+ ainda poder' optar por sorveteria self service, soft, ou atendimento no balc-o.

You might also like