You are on page 1of 4

A ELETROLIPLISE E SEUS EFEITOS LIPOLTICOS: UMA REVISO.

FRANKEN, Flvia1; PONTEL, Debora C.1; HANSEN, Dinara2

Palavras-Chave: Eletroliplise. Obesidade. Liplise. Gordura localizada.

Introduo A obesidade, segundo a Organizao Mundial da Sade, uma doena causada pelo excesso de gordura no organismo e est se tornando um dos fatores mais importantes associados perda da sade (DE PAULA; PICHETH; SIMES 2007), pois indivduos obesos so mais suscetveis a desenvolver doenas cardiovasculares e diabetes melito tipo 2 (QUEIROZ et AL 2009). A obesidade denominada andride, quando a gordura depositada na rea abdominal e ginide quando localizada nos quadris e coxas (GUIRRO e GUIRRO, 2003). A eletroliplise uma tcnica destinada ao tratamento das adiposidades e acmulo de cidos graxos localizados (SCORZA et al, 2008). Nesta tcnica, aplica-se uma microcorrente de baixa freqncia (por volta de 20Hz), que atua nos adipcitos, produzindo sua desnutrio e favorecendo sua posterior eliminao. A eletroliplise se aplica por meio de finssimas agulhas implantadas no panculo adiposo ou por intermdio de eletrodos sobre a superfcie cutnea (MELLO et al, 2010). A aplicao desta proporciona efeitos fisiolgicos como o aumento da temperatura, modificaes na polaridade da membrana celular, ativao da microcirculao, melhora na tonicidade da pele, e a liplise. (MAIO, 2004) A ao lipoltica deste tipo de eletroestimulao inicia-se com a estimulao de duas enzimas lipolticas principais Lipase-sensvel a hormnio e Lipoprotena lipase que atuam respectivamente, no interior do adipcito e nas lipoprotenas ricas em triglicrides (TG), liberando o glicerol e cido graxo na circulao. O cido graxo captado pelo tecido adiposo produzindo TG. Os cidos graxos livres so captados pelo msculo e fgado para obteno de energia, produo de corpos cetnicos ou formarem triglicrides novamente. (SCORZA, 2008). Atravs do exposto acima se percebeu a necessidade de fazer uma reviso bibliogrfica para verificar os achados acerca dos efeitos lipolticos da eletroliplise.
1
2

Acadmica do Curso de Esttica e Cosmtica da Universidade de Cruz Alta-UNICRUZ Professora do Curso de Esttica e Cosmtica da Universidade de Cruz Alta-UNICRUZ,

Metodologia e/ou Material e Mtodos Estudo de reviso bibliogrfica que abordou todas as publicaes encontradas por intermdio de buscas sistemticas utilizando os bancos de dados: PubMed, Scielo e o acervo bibliogrfico disponvel na Biblioteca Visconde de Mau da Universidade de Cruz Alta. O uso de palavras chaves incluiu combinaes dos seguintes termos: liplise, obesidade, eletroliplise, eletrolipoforese e gordura localizada. Foram utilizados todos os artigos que apresentavam o uso da eletroliplise para tratamento de gordura localizada, abordavam a liplise e obesidade.

Resultados e Discusses Comparando os efeitos da eletroliplise entre mtodo transcutneo e percutneo, 18 sujeitos, com idade mdia de 23,22 anos, foram submetidos a bioimpedncia eltrica no inicio e no final da pesquisa. No grupo 1, controle, e no grupo 2, que recebeu o modo transcutneo, no foram identificadas diferenas significativas na gordura corporal e na massa magra. No grupo 3, que recebeu tratamento com a utilizao da tcnica percutnea, foi encontrada diferena na gordura corporal que aumentou e a massa magra que diminuiu.(MELLO et al, 2010). Azevedo e col. (2008), em estudo comparativo dos efeitos da eletroliplise percutnea e da eletroliplise percutnea associada ao trabalho aerbico, voluntrias com idade mdia de 21,4 anos, foram divididas em dois grupos. O grupo 1 recebeu terapia com eletroliplise percutnea, e teve reduo mdia de 4,69% no nvel da cicatriz umbilical e de 20% na plicometria. O grupo 2 recebeu a terapia com eletroliplise percutnea seguida de atividade aerbica e apresentou reduo mdia de 4,69% no nvel da cicatriz umbilical e 23,88% na plicometria. Em amostra constituda de 10 indivduos, em que foram realizadas 6 sesses de estimulao eltrica no abdmen, houve reduo significativa nas medidas da cintura, abdmen inferior e da relao cintura/quadril no mtodo percutneo. Os valores mdios do peso, IMC e componentes do perfil lipdico no mostraram diferenas significativas (DE PAULA; PICHETH; SIMES, 2007). Os resultados obtidos neste trabalho podem ser justificados por Borges (2006), o qual refere que as sesses podem ser semanais, e para que haja resultados, deve ocorrer no mnimo de 6 sesses, podendo o tratamento chegar at 10 sesses. Parienti (2001) sugere uma aplicao por semana, e, segundo o autor, os resultados tornam-se mais significativos aps a 3 sesso.

Queiroz et al. (2009), atravs da queixa principal da paciente permanncia de adiposidade em flanco direito ps-lipoaspirao, realizou tratamento com uso da eletroliplise com agulhas. A paciente possua 42 anos e foi submetida a 18 sesses de eletroliplise. Aps cada sesso a paciente realizou caminhada, com durao de uma hora. Houve reduo de 19,86% do tecido adiposo local e melhora significativa no aspecto esttico da regio. Contrariando o estudo anterior, Scorza et al. (2008) conclui atravs de seu estudo que apesar da reduo da gordura abdominal, os resultados no foram expressivos. Sua pesquisa foi realizada com 16 mulheres, de 25 a 40 anos, as quais foram divididas em 2 grupos (grupo A TENS modo normal e grupo B TENS modo brust) e submetidas a 10 sesses de eletroliplise. A pesquisa avaliou o uso da eletroliplise sem nenhum tratamento associado e as voluntrias eram sedentrias, isto pode ter interferido na obteno dos resultados mais efetivos.

Concluso Os resultados observados demonstram que o mtodo percutneo mostra efeitos mais positivos se comparados ao mtodo transcutneo, que apresentou resultados mais discretos. Observa-se que a associao entre atividade fsica em conjunto com a eletroliplise contribui para melhores resultados na reduo de medidas. A realizao de maior nmero de sesses tambm contribui para melhores resultados. Atravs desta reviso bibliogrfica foi possvel perceber a escassez de pesquisas relacionadas ao assunto que comprovem a eficcia da eletroliplise no tratamento da adiposidade, o que nos remete necessidade de realizao de mais estudos acerca desta tcnica.

Referncias 1. AZEVEDO, Carla J. D.; ZANIN, rica C.; TOLENTINO, Thas M.; CEPEDA, Chistina C.; BUSNARDO, Viviane L. Estudo comparativo do efeito da eletroliplise por acupontos e da eletroliplise por acupontos associada ao trabalho aerbico no tratamento da adiposidade abdominal grau 1 em indivduos do sexo feminino com idade entre 18 e 20 anos. RUBS, Curitiba, v.1, n.2, p.6471, maio/agosto 2008. 2. BORGES, Fbio dos Santos. Dermatofuncional: modalidades teraputicas nas disfunes estticas. Editora Phorte, So Paulo, 2006.

3. COUTO, Miriam F.; DE MELO, Cristina A.; RUIZ, Carlos S. Electroliplise mediada por TENS e Microcorrente em associao com exerccio fsico. 4. DE PAULA, Mariana R.; PICHETH, Geraldo; SIMES, Naudimar D.P. Efeitos da eletrolipoforese nas concentraes sricas do glicerol e do perfil lipdico. Fisioterapia Brasil jan/fev 2007. 5. GUIRRO, Elaine; GUIRRO, Rinaldo. Fisioterapia dermato-funcional. 3.ed. Barueri-SP: Manole, 2004. 6. MAIO, Maurcio de. Tratado de Medicina Esttica. Editora Rocca, 2004. 7. MELLO, Pmela B.; DREHER, Patrcia M.; PICCININI, Aline M.; DA ROSA, Lus H. T.; DA ROSA, Patrcia V. Comparao dos efeitos da eletroliplise transcutnea e percutnea sobre a gordura localizada na regio abdominal e de flancos atravs da perimetria e anlise de bioimpedncia eltrica. Fisioterapia Brasil, v. 11, n. 3, p. 198-203, maio/junho 2010. 8. PARIENTI, I. J. Medicina Esttica. Editora Andrei, 2001. 9. QUEIROZ, J.C.F.; ALONSO-VALE, M. I. C.; CURI, R.; LIMA, F. B. Controle da adipognese por cidos graxos. Arq Bras Endocrinol Metab. 2009;53/5 10. SCORZA, Flvia A.; FIGUEREDO, Milena M.; LIAO, Claudia O.; BORGES, Fbio dos S. Estudo comparativo dos efeitos da eletroliplise com o uso de TENS modo burst e modo normal no tratamento de adiposidade localizada abdominal. Ensaios e Cincia: Cincias Biolgicas, Agrrias e da Sade, v. 3, n. 2, p. 49-62, dezembro 2008.

You might also like