You are on page 1of 68

PHOTOSHOp CS2 DIcAS & TRUQUES

INSTRUTOR : ALEXANdRE KEESE


ALEkEESE @ dTp.cOM.BR

LAYERS E AdJUSTMENT LAYERS


muito importante entender bem a diferena entre os Layers e os Adjustment Layers (Layers de Ajustes), pois eles adicionam outro nvel de flexibilidade ao trabalhar com camadas. Os Adjustment Layers permitem experimentar cores e/ou aplicar ajustes de tons a uma imagem a partir de comandos que so mantidos em layers e permitem assim a edio de seus valores, bem como se determinar o local de aplicao a qualquer instante. Entre os comandos temos: Levels, Curves, Hue & Saturation, ou opes de Pattern, Solid Color e Gradient. Ao lado, voc pode ver a lista completa que o Photoshop oferece para quem trabalha com Adjustment Layers. Os layers de preenchimento permitem adicionar elementos de cores que, combinados, resultam em formas e imagens, patterns e degrads. Esto presentes no aplicativo desde a verso 3 e podem ser considerados as ferramentas mais populares e eficazes para fuses e manipulaes. Trabalhando com layer, voc poder mudar de conceito em relao aos resultados, podendo voltar, editar ou remover o ajuste ou preenchimento a qualquer momento, mantendo um arquivo editvel em praticamente 100% do tempo.
MAIS dETALHES

mente seus pixels. As alteraes de cores e tons residem no layer de ajuste, que age como uma lente pela qual aparecem as camadas inferiores da imagem. Lembre-se de que um adjustment layer afeta todos os layers abaixo. Isso significa que possvel corrigir vrias camadas com um nico ajuste, ao invs de recorrer a ajustes individuais em cada um dos layers. Os layers de preenchimento permitem aplicar uma cor slida a uma camada, ou mesmo um degrad ou pattern.
CRIANdO AdJUSTMENT LAYERS OU LAYERS dE pREENcHIMENTO

Os adjustment layers permitem experimentar ajustes de cores e tons em uma imagem sem modificar permanente-

Os adjustment layers e os layers de preenchimento tm as mesmas opes de opacidade e Blend Modes do que os layers da imagem e podem ser reorganizados, excludos, ocultos e duplicados da mesma maneira. Se uma seleo estiver ativa ao criar o adjustment layers ou layer de preenchimento, ser criada uma mscara automaticamente determinando sua aplicao localizada.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 2

AGRUpANdO LAYERS

EXEMpLO dO cAF
PASSO 1

Em um conjunto de layers agrupados, o layer inferior, ou base, atua como uma mscara para todo o grupo. Por exemplo, voc pode ter uma forma em um layer, uma textura no layer sobreposto e um texto no layer superior. Se voc definir trs layers como um grupo, ou Group, a textura e o texto aparecero apenas atravs da forma do layer base, incorporando sua opacidade. Somente camadas sucessivas podem ser includas em um grupo de recorte. O nome do layer base do grupo encontra-se sublinhado e as miniaturas dos layers subjacentes so recuados. Alm disso, layers sobrepostos exibem um cone de grupo. A opo Merge Linked Layers, na caixa de dilogo Layer Style (Photoshop), ou na paleta Layer Option (ImageReady) determina se o modo de fuso da base afetar todo o grupo ou apenas a base.
PARA AGRUpAR LAYERS

Abra o arquivo e duplique o layer com as teclas Command / Control + J. Desative sua visualizao clicando no olho ao lado do layer pela paleta Layers.
PASSO 2

Clique em cima do background e, em seguida, adicione um novo layer de ajuste com a opo Curves, reduzindo as reas de mxima - 100% - para 30%.
PASSO 3

Com a ferramenta de texto, digite a palavra Caf, de forma que preencha toda a imagem.
PASSO 4

Mantenha a tecla Alt (Win) ou Option (Mac) pressionada, posicione o ponteiro sobre a linha que separa duas camadas na paleta Layers (o ponteiro se transforma em dois crculos sobrepostos, parecendo uma borboleta) e clique. Selecione um layer na paleta Layers e escolha Layer> Group with previous. Na paleta Layer, agrupe os layers linkados pelo menu Layer > Group Linked.
PARA REMOVER UM LAYER dE UM GRUpO

Posicione o layer de texto em baixo do layer duplicado no incio do tutorial; em seguida, posicione o cursor entre os dois layers com a tecla Option / Alt pressionada e clique o mouse para agrupar os layers.

Mantenha a tecla Alt (Win) ou Option (Mac) pressionada, posicione o ponteiro sobre a linha que separa duas camadas agrupadas na paleta Layers e clique. Na mesma paleta, selecione um layer do grupo e escolha Layer > Ungroup. Esse comando remove do grupo o layer selecionado e todos os layers acima dele.
PARA dESAGRUpAR TOdOS OS LAYERS

Na paleta Layers, selecione o layer base do grupo. Escolha Layer > Ungroup.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 

AdVANcEd BLENdING
Em uma rea um pouco mais avanada do Photoshop, encontramos as opes de advanced blending, que permitem controlar a forma com que um layer vai interagir com outro. Um exerccio muito simples o seguinte:
PASSO 1

Abra a imagem cidade.jpg que est no CD dentro da pasta deste tutorial, selecione os prdios com a ferramenta Marquee e use Command + J (Mac) ou Control + J (Win) para copiar a imagem para outro layer.
PASSO 2

Selecione toda a imagem do layer pelo menu Image > Select All e aplique o espelhamento pelo menu Edit > Transform > Flip Vertical. Posicione-a exatamente em baixo da existente para fazer o reflexo.
PASSO 3

PASSO 4

Reduza a opacidade do layer para 30%. Os detalhes da imagem podem tornar nosso trabalho mais realista e, com certeza, este um deles!

Clique duas vezes no nome do layer para ajustar a opo de underlaying para 0 / 90 com a tecla Option / Alt para suavizar sua fuso. Dessa forma, o reflexo dos prdios s sero vistos nas partes mais claras da imagem de baixo, deixando reas escuras intactas, garantindo total realismo para nossa fuso, uma vez que o trajeto da luz foi respeitado.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 4

POLAR COORdINATES
Alguns efeitos normalmente vistos em ilustraes tambm podem ser reproduzidos no Photoshop utilizando alugns plug-ins, e justamente o que quero mostrar com este tutorial.
PASSO 1

PASSO 4

Abra a imagem que deseja aplicar o efeito, escolha a ferramenta de Crop - Shortcut C - e selecione uma poro da imagem prescionando o Shift para que a rea seja quadrada, pois esta forma muito importante para um melhor acabamento do efeito.
PASSO 2

Uma vez o filtro aplicado, necessrio eliminar a marca criada pela juno das extremidades da imagem, utilize ento o carimbo e copie e cole as regies para que no reste mais nenhuma diferena, tornando assim a imagem infinita.
PASSO 5

V ao menu Image e escolha a opo Rotate Canvas > Flip Canvas Vertical para espelhar a imagem na vertical.
PASSO 6

Aplique o filtro Polar Cordinates do menu Filter > Distort > Polar Coordinates e est Pronto.

Descubra o tamanho da imagem em pixel pelo menu Image > Image Size e em seguida clique em Cancel. Divida os valores pela metado, pois estes sero utilizados no prximo passo.
PASSO 3

V ao menu Filter > Other > Offset e coloque os valores para o deslocamento horizontal e vertical, escolha a opo Wrap Around para que a imagem que sai pela direita volte e seja reaplicado pela esquerda e clique em OK.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 5

SELEES, cANAIS, MScARAS...


A compreeno de como o Photoshop gerencia selees to importantes que costume dizer em meus treinamento que o usurio pode definir um marco entre antes e depois de conhecer e dominar seu poder. Acredito que no incio pode at passar a impresso de ser algo complicado, mas uma vez que o conceito absorvido, nunca mais se esquece e a facilidade de trabalho, bem como a agilidade oferecida ficam em evidncia. O trabalho com seleo de reas permite que voc trabalhe somente nos locais desejados, preservando outras informaes intactas.
MAS AFINAL , O QUE UMA SELEO ?

Uma vez que branco determina seleo e o preto no seleo, como fica a suavidade? Por exemplo, ao utilizar o comando Feather / Difuso em uma seleo, como o Photoshop faz ento para representar a suavidade? A explicao muito simples, o Photoshop usa da passagem de tons brancos para pretos para determinar a suavidade, um degrad que informa o quanto do comando vai atuar e o quanto no vai como pode ser visto na comparao das imagens abaixo, a primeira representa a seleo regular e a segunda com um Feather / Difuso de 30 pixels.

o recurso oferecido pelo Photoshop para isolar as reas que voc deseja trabalhar, por exemplo, para deixar a pele de um nen mais clara, necessrio selecionar a mesma antes de usar qualquer comando, o mesmo princpio usado por artistas que trabalham com aergrafo, que com a ajuda de mscaras, determinam a rea onde querem trabalhar. Entre as diversas ferramentas de seleo, podemos destacar o Lasso, Marquee, Varinha Mgica, porm, mais importante do que saber us-las compreender o que est por trs de uma seleo, ou seja, como o Photoshop gerencia esta informao.
GERENcIANdO SELEES

Isso significa que o valor do pixel em porcentagem determina sua suavidade ou opacidade, sendo que ao verificar que o valor de um pixel de 75% de preto, somente 25% do comando atua e 75% no. No importa se voc trabalha em GrayScale, RGB ou CMYK, o valor do pixel vai sempre determinar sua opacidade, expressa em tons de RGB ou Porcentagem como mostra a tabela abaixo: PORCENTAGEM DE CINZA TONS DE CINZA | 0 0% 255 10% 230 20% 204 30% 179 40% 153 50% 128 60% 102 70% 77 80% 51 90% 26 100% 0
A

255

Ao selecionar qualquer parte de uma imagem, o Photoshop est gerenciando informaes em cima de um mapa de Bits, esta composta por uma imagem GrayScale onde o tom branco determina seleo e o tom preto determina no-seleo.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 6

DESVENdANdO O MISTRIO

PASSO 3

Se o Photoshop gerencia a seleo a partir de uma imagem em GrayScale, e esta tem sua suavidade representada pela passagem de preto para o branco, podemos tirar outras concluses e assim comear a visualizar o processo de selees e mscaras de outra forma.
1. FEATHER A MESMA cOISA QUE GAUSSIAN BLUR

Faa a alterao que achar necessria pelas curvas e clique em OK. Se voc seguiu o conselho da seleo rpida, neste momento existe uma marca em sua imagem da mesma forma que a imagem em nosso exemplo.
PASSO 4

Ao comparar a imagem salva a partir de uma seleo simples com outra com um valor de feather, podemos notar que a principal diferena entre elas est no desfoque, e para conseguir que a primeira imagem fique idntica a segunda, basta usar o mesmo o valor do Feather / Difuso no Gaussian Blur / Desfoque Gaussiano quando trabalhando com mscara.
2. FEATHER / DIFUSO TEM pREVIEW !

Usando o filtro Gaussian Blur, vamos desfocar a mscara simulando o efeito do Feather / Difuso na seleo, com a vantagem de estar vendo em tempo real o resultado na imagem. No comparativo abaixo temos a imagem, sua mscara e a marca que ele representa na imagem em detalhes.

Isso mesmo, voc pode visualizar o quanto o Feather / Difuso est afetando sua seleo em tempo real. Para isso basta entender que ao abrir qualquer tipo de mscara, voc est trabalhando com uma imagem preto e branco, e ao aplicar o filtro Gaussian Blur voc est determinando o valor de Feather / Difuso. Para testar o funcionamento desta dica, abra qualquer imagem e faa uma seleo, no exemplo a seguir, usei a imagem de um nen e meu objetivo deixar a pele mais clara.
PASSOS 1

Selecionar a face e as mos com a ferramenta de Lasso, no se preocupe com a preciso, mas sim com a velocidade, pois vamos deixar a seleo perfeita ao final.
PASSO 2

Acima temos a imagem da mscara com a aplicao do filtro para suavizar a passagem deixando a edio perfeita.
OBS.:

Abra um novo layer de ajuste pela paleta de Layers escolhendo Curves. Note que aparece automaticamente uma mscara ao lado do cone do layer.

Normalmente quem usa bastante o recurso do Feather / Difuso conhece bem os valores, porm, mesmo assim no consegue um resultado to preciso se comparado como o Gaussian Blur. Outro ponto forte que deve ser destacado que selees complexas so feitas facilmente usando os canais como base, como veremos a seguir.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 

CORRIGINdO FLASH
Muitas vezes o Flash pode se tornar um vilo em algumas imagens, e sua seleo pode levar muito tempo quando no usando o recurso dos canais. Para facilitar o processo, use os passos a seguir:
PASSO 1

PASSO 4

Abra a imagem que deseja ajustar, pela paleta de Canais / Channels, procure qual deles possui o maior contraste entre o elemento que deseja selecionar e o restante da imagem. importante compreender e usar o conceito de mscara explicado anteriormente. Neste imagem, o contrasnte est no canal do Blue / Azul.
PASSO 2

necessrio apagar as reas que no sero selecionadas como o fundo, olhos... Faa isso com a ferramenta de pincel, e aplique a cor preto nas reas de no seleo. Abaixo temos uma seguncia partindo do canal duplicado, passando pelo contraste e por ltimo a edio do que no seria selecionado.
PSSO 5

Clique em cima do canal Alpha com a tecla Cmd (Mac) / Ctrl (Win) para carregar o mesmo como seleo.

Duplique o canal de maior contraste arrastando o mesmo pelo nome para cima do cone de novo canal. A partir deste momento, este canal se torna um Canal Alpha, que serve como base para uma nova seleo.

PASSO 6

PASSO 3

Usando o Levels, voc deve contrastar o canal fazendo com que as reas escuras fiquem mais escuras, mas tome muito cuidado para no contrastar demais. importante visualizar que as reas claras sero selecionadas e as escuras no, os valores intermedirio so responsveis pelo feather ou suavidade da seleo. Voc pode usar outro comando como Curves para constrastar o canal, este passo vai muito do costume e intimidade do usurio com as diversas ferramentas do Photoshop.

Abra um novo layer de ajuste com o comando Curves e adicione um pouco de informao para eliminar o furo do Flash, em RGB, use os canais de Vermelho e Azul para colocar magenta e amarelo, junte os layers ao final e est pronto.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 

DIVERSO cOM cANAIS


A partir de agora vamos abordar alguns exerccios em busca da compreeo dos canais e mscaras do Photoshop, a cada exerccio ser adicionada mais informaes tcnicas para que ao final voc tenha total controle sobre o processo e assim melhore sua produtividade.
PASSO 3

Selecione o Layer com os olhos abertos e adicione uma mscara escondendo toda a informao clicando com o Option / Alt em cima do cone de nova mscara na parte inferior da palete Layers / Camadas.

ABRE OLHOS
Um dos grandes desafios na manipulao de imagens a correo de problemas como olhos fechados, a soluo comea a ficar cada vez mais simples com as facilidades e as praticidades que as cameras digitais trazem, pois podemos tirar uma seguncia de fotos e depois escolher qual informao queremos de cada uma delas.

PASSO 4

Pressione a tecla D para reverter as cores de Foreground e Background para branco e preto e a tecla X para inverter as cores, em seguida com a ferramenta de Brush / Pincel, pinte com o branco sobre as reas dos olhos para revelar a imagem com os olhos abertos.

Imagens originais com destaque para os olhos.


PASSO 1

Escolha uma imagem e abra-a no Photoshop, mas lembre-se de procurar imagens em uma seguncia para que as informaes posssam ser compartilhadas entre as imagens. Esta imagem est diponvel no CD: Abre olho.PSD
PASSO 2

Posicione as duas imagem uma sobre a outra, de forma que a imagem com os olhos abertos fique por cima e a imagem com os olhos fechados fique por baixo. A ordem das imagens podem variar dependendo do origianl escolhido.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 

SELEES cOMpLEXAS,
REcORTES dE cABELO E MXIMA pREcISO
Esta , sem dvida alguma, uma das tarefas mais complicadas que existem no Photoshop. Para que o resultado final tenha realismo e seja perfeito, necessrio observar alguns detalhes importantes que comeam na captura da imagem e vo at os ltimos retoques, quando j se deve saber sobre qual fundo a imagem ser aplicada. claro que, como em todos os procedimentos, existe mais de uma forma para conseguir um resultado ideal. Meu objetivo neste tutorial explicar o recorte a partir do contraste presente nos canais e algumas variaes desse processo para que voc possa us-los e, at mesmo, som-los a procedimentos j conhecidos e utilizados em seu dia-a-dia. Outro ponto importante que deve ser destacado que o Photoshop, ou mesmo qualquer plug-in existente para recorte de cabelos ou para selees complexas, trabalha a partir de informaes presentes na imagem, descartando de uma vez por todas alguns procedimentos que costumo incluir como parte do Depto. MI, ou seja, departamento de milagres, composto, por exemplo, por imagens de uma modelo com cabelos pretos fotografada sobre um fundo preto onde voc no consegue visualizar a diferena entre o fundo e o cabelo. Terrvel, no? Concluindo: o Photoshop poderoso, mas no faz milagres. Sendo assim, vamos comear descrevendo todos os passos. O incio est na produo da foto no estdio, passando pelo processo de mscara realizado pelo Photoshop e chegando ao acabamento com a fuso do elemento com o fundo.
Sempre um passo frente

Caso contrrio, fica bastante complicado adivinhar o que o designer precisa e o processo do recorte pode ficar bastante complexo ou at mesmo invivel. Uma vez que todos conhecem o que necessrio, o processo se torna muito mais simples e rpido.
A produo no estdio

Vamos utilizar o contraste presente nos canais que compem a imagem para criar nossa mscara. Sendo assim, o objeto ou modelo deve ser fotografado com um fundo branco ou claro, de preferncia neutro, para que no existam invases de cores ao redor da rea recortada (neste caso, o cabelo). Caso contrrio, a tarefa do recorte pode se tornar ainda mais trabalhosa. A profundidade de campo tambm deve ser respeitada a fim de capturar detalhes desde o primeiro plano, que podemos determinar como a face, at o ltimo fio de cabelo. A modelo deve estar a uma certa distncia e as luzes devem ser posicionadas corretamente para evitar qualquer tipo de sombra da modelo sobre o fundo, dificultando o contraste presente no canal, como pode ser visto neste tutorial.

Estar sempre um passo frente e manter um timo relacionamento entre o fotgrafo e designer muito importante - praticamente vital - para o sucesso do trabalho pois, uma vez que pretendemos recortar a imagem usando o contraste presente nos canais, o fotgrafo deve receber tal briefing para que, durante a produo, possa realizar esse processo da melhor forma.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 10

Bem-vindo ao Photoshop

Faa os ajustes antes do recorte, como brilho e contraste, controle de invaso de cores, matemtica da pele, limpeza daquela espinha que no pode aparecer etc.
1 Passo - Preparando o arquivo

Vale destacar que este tutorial foi realizado a partir de uma imagem RGB, porm o mesmo procedimento funciona em imagens CMYK.
Passo 3

Voc j deve ter escutado um velho ditado que diz: O seguro morreu de velho. Pois , isto tambm vlido no Photoshop. Sendo assim, vamos duplicar nosso Background usando a tecla de atalho Cmd+J (PC: Ctrl+J) preservando a imagem original e direcionando todo o trabalho para o novo layer. Em seguida, abra a imagem que vai ser aplicada atrs da modelo e com a ferramenta de seleo clique a arraste a mesma para cima do arquivo da modelo; note que um novo layer ser criado automaticamente. Posicione o layer de fundo entre o background e a cpia e, em seguida, troque seu nome para Fundo clicando duas vezes sobre seu nome e digitando um novo.
2 Passo: Procurando o canal ideal

Agora vamos destacar ao mximo o contraste entre o fundo e o objeto recortado para que este se transforme em uma mscara perfeita. Pelo menu Image > Adjust > Levels vamos aumentar o contraste entre as reas claras e escuras da imagem clicando e arrastando os cursores indicativos de highlight e shadows, respectivamente: 1. Clique e arraste o tringulo branco que representa as reas de Highlight ou Altas Luzes da imagem para a esquerda a fim de aumetar o brilho da imagem e tornar as reas claras em regies brancas. Eu usei o valor de 245. 2. Agora, arrastando o tringulo preto para a direita, vamos fazer com que as reas escuras fiquem mais fortes at que o preto seja a cor dominante, definindo assim o contraste ideal entre as reas claras e escuras. O valor usado foi 80.

Abra a paleta Channels / Canais e clique sobre o nome de cada um para visualiz-los individualmente. Neste momento, voc deve ter em mente que nosso objetivo encontrar o contraste entre o fundo e o objeto a ser recortado. Uma vez definido o canal, arraste o mesmo pelo seu nome para cima do cone de novo canal na parte inferior da paleta para duplic-lo, pois este novo canal chamado Blue copy passa a ser a base da nossa mscara.

Duplique o canal Blue arrastando-o pelo nome para cima do cone New Channel na parte inferior da paleta Channels.

Opcional: Movimentando o tringulo cinza responsvel pelos meios tons da imagem possvel aumentar ou diminuir as informaes de cabelo presentes entres as reas claras e escuras, aumentando a preciso da seleo ou mscara.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 11

Passo 4

Ainda pensando na mscara ideal, voc vai notar que existe a presena de uma sombra do lado direito da modelo, a qual deve ser eliminada. Para isso, selecione a lateral esquerda da imagem com a ferramenta Marquee / Retngulo. Em seguida, abra novamente o comando Levels / Nveis e aumente o contraste da seleo usando os valores 40 / 0.90 / 205 para as reas de Shadows, Midtones e Highlights respectivamente.

mais rpida. O contorno do corpo e o interior da face da modelo foi feito com a caneta Path, cuja aplicao bastante simples. Com a seleo pronta, aplique a cor preta sobre seu interior, indicando no seleo quando a mscara for ativada. Opcional: Visando um melhor ajuste nos traos do corpo, inverta a seleo pelo menu Select > Invert e com o pincel aplique a cor branca nas reas que devem ser selecionadas. Tome muito cuidado para no alterar ou danificar o cabelo que foi preparado no passo anterior. Ao final, desfaa a seleo com a tecla de atalho Cmd + D (PC: Ctrl + D). Selecionar > Inverter
Passo 6

Para ganhar um pouco mais de contraste entre os fios de cabelo e o fundo, v ao menu Image > Apply Image. Na caixa de dilogo aberta, use a opo Multiply / Multiplicao em Blending / Mesclagem e controle a intensidade alterando o valor de opacidade, como pode ser visto na imagem abaixo. Imagem > Aplicar imagem > Multiplicao

O ajuste somente altera a rea direita selecionada.


Passo 5

Uma vez definidos os cabelos, devemos preencher o interior da imagem com a cor preta, concluindo a rea de atuao da mscara; para isso, voc pode usar a ferramenta de seleo Lasso ou a caneta Path. Sei que o processo visa o recorte automtico, mas, em alguns casos, a seleo deve ser criada com a ferramenta

Passo 7

A mscara est pronta; agora, voc deve transform-la em seleo clicando com o mouse e o Cmd / Ctrl pressionado sobre o cone do canal Blue copy.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 12

Passo 8

Volte para a paleta Layer e clique sobre o layer Background copy para torn-lo ativo e visvel. Adicione uma mscara ao layer para esconder o fundo pelo menu Layer > Layer Mask > Hide Selection. Camada > Mscara de Camada > Ocultar seleo

imagem necessrio fazer alguns ajustes combinando mais de um layer com diferentes Blend Modes / Modos de mesclagem somadas a pequenas edies de mscaras para que cada layer mostre somente a informao desejada.
Passo 9

Duplique o layer recortado usando a tecla de atalho Cmd + J (PC: Ctrl + J). Clique no olho do layer superior para eliminar sua visualizao, em seguida, clique pelo nome no layer abaixo e troque seu Blend Mode de Normal para Multiply / Multiplicao. Dessa forma, os cabelos por baixo sero multiplicados com o fundo, tornado os fios extramentente reais, mas, infelizmente, alterando o conjunto de cores do centro da foto.

A partir de agora, voc pode visualizar o fundo atravs das partes escondidas pela mscara. Lembre-se de que a qualquer momento a mscara pode ser editada, ampliando, reduzindo ou simplesmente realizando um ajuste fino entre a imagem e o fundo.

Passo 10

Para ajustar a rea interna, vamos trabalhar na camada superior. Clique em seu nome pela paleta Layer e, em seguida, clique em cima do cone da mscara, como mostra a imagem a seguir.

Ajustes finos

entre a imagem e o fundo Para conseguir uma combinao perfeita entre o fundo e a

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 13

V ao menu Filter > Other > Minimum e aplique o valor 8 para reduzir o tamanho da mscara escondendo o cabelo externo do layer que, assim, complementado pelo layer inferior com Multiply. Filtro > Outros > Mnimo

Note que somente com a visualizao de ambos os layers com configuraes e mscaras diferentes que conseguimos um resultado realista.

Opcional: O acabamento entre a imagem recortada e o fundo o processo mais complexo de todo o tutorial e com certeza vai ser onde a sensibilidade do operador vir tona, pois a combinao de layers pode ser alterada de acordo com a cor do fundo, por exemplo: Fundos escuros: duplique a camada com recortada que est por baixo e volte seu Blend Mode para Normal. Em seguida, reduza a opacidade para 40%. Dessa forma, o contorno do cabelo ganha um pouco mais de luminosidade. Em seguida, suavize a transio da imagem desfocando a mscara usando o filtro Gaussian Blur pelo menu Filter > Blur > Gaussian Blur. Aplicando o valor 6. Filtro > Desfoque > Desfoque gaussiano
Destacando alguns fios claros

Selecione o pincel, pressione o Alt (PC: Ctrl) e clique na imagem para capturar a cor do cabelo, troque o Blend Mode pela barra superior para Multiply e reduza a opacidade para 40%. Em seguida, pinte sobre os fios mais finos do layer que est por baixo transformando fios claros quase invisveis em escuros com contraste.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 14

BAckGROUNd ERASER TOOL BORRAcHA dE PLANO dE FUNdO


Antes de qualquer explicao sobre o uso desta ferramenta para selees e/ou recortes complexos, tenho que confessar que, por muito tempo, esta no era uma soluo utilizada durante meus processos de produo, pois seus resultados eram pouco profissionais e sempre resultavam em imagens pixealizadas e de baixa qualidade. Porm, com a evoluo do aplicativo, a ferramenta foi aprimorada e, com isso, os resultados antes considerados pobres agora so verdadeiras obras de arte. Aprenda um pouco mais sobre suas configuraes e tire o mximo deste super recurso.

1. Eraser Tool / Borracha: A ferramenta altera os pixels na imagem medida em que voc arrasta sobre eles. Se estiver trabalhando no plano de fundo ou em uma camada com transparncia bloqueada, os pixels sero alterados para a cor do plano de fundo. Caso contrrio, sero apagados at a transparncia. 2. Background Eraser Tool / Borracha de Plano de Fundo: permite apagar pixels de uma camada at a transparncia medida em que voc arrasta. Isso possibilita apagar o plano de fundo mantendo as arestas de um objeto no primeiro plano. Especificando diferentes opes de amostra e tolerncia, possvel controlar o intervalo da transparncia e a nitidez dos limites. 3. Magi Eraser Tool / Borracha Mgica: ao clicar em uma camada com a ferramenta Borracha Mgica, todos os pixels semelhantes sero alterados automaticamente. Se estiver trabalhando no plano de fundo ou em uma camada com transparncia bloqueada, os pixels sero alterados para a cor do plano de fundo. Caso contrrio, sero apagados at a transparncia. possvel optar por apagar apenas os pixels adjacentes ou todos os pixels semelhantes na camada atual.
TRABALHANdO cOM A FERRAMENTA

CONHEcENdO A FERRAMENTA

A ferramenta Eraser / Borracha possui trs opes, cada uma delas foi criada com um propsito e, por sua vez, com um conjunto de funcionalidades; entre elas temos:

A borracha de plano de fundo captura a cor no centro do pincel, tambm chamado de ponto ativo, e exclui essa cor sempre que ela aparece dentro do pincel. Tambm executa

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 15

a extrao de cores nas arestas de qualquer objeto do primeiro plano. Dessa maneira, os halos de cor no ficaro visveis se, mais tarde, o objeto do primeiro plano for colado em outra imagem. Obs.: A borracha de plano de fundo anula a configurao de transparncia bloqueada de uma camada.
INFORMAES AdIcIONAIS

defina a tolerncia com o valor de 30% como pode ser visto acima.
PASSO 3

A configurao correta das opes da ferramenta so de extrema importncia para o sucesso do recorte. Na prxima pgina, voc pode consultar um box com suas opes e, assim, aprender um pouco mais sobre este recurso.
PASSO 1

Uma vez configurada a ferramenta, clique e arraste sobre a rea que deseja apagar. A mira da Ferramenta exibida e deve ser usada para capturar o tom que ser eliminado; todo o restante das reas ser utilizado para remover as informaes enquanto voc arrasta o mouse.
PASSO 4

Selecione a ferramenta Background Eraser / Borracha de Plano.


PASSO 2

Ajuste finos podem ser feitos durante o processo de remoo do fundo atravs de alteraes no tamanho do brush ou no valor da tolerncia.
CUIdAdO cOM O FUNdO

Defina o tamanho do Brush de forma que o mesmo possa trabalhar sobre o contorno de sua imagem. Vou utilizar 100 para este tutorial. Na opo Sampling / Amostra, vou escolher a segunda Once / Uma vez - para que a ferramenta remova somente a tonalidade lida pelo primeiro clique do mouse. Obs.: caso sua imagem tenha mais de um tom, clique novamente para capturar a nova referncia. Escolha a opo Discontiguous para Limite e, em seguida,

Consulte tambm informaes de acabamento usando o processo de mscara dupla para o fios de cabelo aplicados sobre um fundo muito contrastante.
AGRAdEcIMENTO

Gostaria de agradecer ao Brasilio Wille pela utilizao desta maravilhosa imagem.

Note que a barra superior configurada com todas as opes disponveis; justamente o controle destas que vai tornar o processo eficaz, portanto, segue um explicao do que faz cada uma delas: 1. Tamanho do Brush: permite a configurao para as opes de Dimetro, Dureza, Espaamento, ngulo e Simetria. Obs.: se voc estiver usando uma mesa digital sensvel presso, escolha as opes nos menus Size / Tamanho e Tolerance / Tolerncia para variar o tamanho e a tolerncia da ferramenta durante o traado. 2. Sampling / Amostras: vai controlar o comportamento da ferramenta quanto captura do tom que ser utilizado para remoo, ou seja, qual elemento ser apagado. Entre as opes: Continuous / Contnuo: para capturar a amostra da cor continuamente enquanto arrasta; Once / Uma vez: para apagar somente reas que contiverem a cor em que voc clicou primeiro; Background Swatch / Amostra de Plano de Fundo: para apagar somente as reas que contenham a cor de plano de fundo atual.

3. Limits / Limites: esta opo define o comportamento da ferramenta em relao ao limite de trabalho. Discontiguous / No-adjacente: para apagar a amostra de cor onde ocorrer no pincel; Contiguous / Adjacente: para apagar reas que contiverem a amostra de cor e estiverem conectadas entre si; Find Edges / Indicao de Arestas: para apagar reas conectadas que contiverem a amostra de cor, preservando a nitidez ideal presente no encontro dos tons ou linhas. 4. Tolerance / Tolerncia: insira um valor ou arraste o slider; uma tolerncia baixa limita a eliminao de reas muito semelhantes cor da amostra. Uma tolerncia alta apaga um intervalo de cores maior. O valor ideal vai sempre depender do contraste presente em cada imagem. 5. Protec Foreground Color / Proteger Cor do Primeiro Plano: evita apagar reas que correspondem cor do primeiro plano na caixa de ferramentas, tornando a ferramenta precisa, pois usa dois elementoschave, um para eliminar e outro para preservar informaes.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 16

REcORTE dE IMAGEM
Indiscutivelmente, este um dos tpicos mais debatidos pelos usurios de Photoshop em todo o mundo. So diversos os procedimentos existentes, como contraste por canais, filtros de terceiros, entre tantos outros recursos bastante eficazes. Porm, o Photoshop, a partir da verso 5.5, vem aprimorando cada vez mais o comando Extract e permitindo que recortes bastante complexos sejam feitos de forma simples e precisa, tornando-se um dos comandos mais importantes para essa tarefa dentro do aplicativo.
PASSO 2

V ao menu Filter e selecione o comando Extract. Este comando bastante simples e executado em dois passos, sendo o primeiro para identificar a rea de recorte e o segundo para a rea a ser preservada. Selecione a ferramenta de Highlight, a primeira do lado direito superior. Marque agora o objeto que vai ser recortado; este procedimento vai informar ao aplicativo o local onde ele deve procurar o contraste de cores e, assim, executar o recorte. Tambm possvel configurar o tamanho do brush para um recorte mais preciso; outra dica ativar a opo Smart highlighting para que, durante o traado, o prprio comando seja feito de forma afinada.

PASSO 1

Abra a imagem para ser recortada e duplique seu layer, arrastando-o para cima do cone de novo layer na base da paleta de Layers ou pela tecla de atalho: Command + J (Mac) - Control + J (Win). Clique no olho do background para esconder essa camada.
PASSO 3

Em seguida, selecione o baldinho (Fill Tool) logo abaixo da ferramenta de Highlight e clique no centro da rea selecionada. Dessa forma, fica estabelecido para o comando que as reas selecionadas com o Highlight vo ser recortadas, a rea com o preenchimento vai ser preservada e as reas no selecionadas sero descartadas.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 17

PASSO 6

Abra a nova imagem de fundo e arraste o layer recortado para cima da mesma, edite as arestas caso seja necessrio e est pronto!
PASSO 4

Clique na opo Preview para que o comando seja processado. Caso seja necessrio, possvel fazer pequenos ajustes nas marcas de Highlight e Fill, ou mesmo determinar valores diferentes de Smooth para suavizar a seleo e clicar no Preview novamente para ver o resultado. Clique OK ao obter o resultado esperado.

EXTRAINdO OBJETOS dE SEU FUNdO


O comando Extrair / Extract proporciona uma maneira sofisticada de isolar um objeto do primeiro plano e apagar seu plano de fundo em uma camada. Mesmo objetos com arestas difceis, complicadas ou indefinidas podem ser recortados de seus planos de fundo com um mnimo de trabalho manual.
AJUSTES FINOS PASSO 5 OBSERVAO :

Outra forma para buscar mais detalhes duplicando o layer j recortado; conforme so duplicados, mais informaes sero resgatadas na fuso dos layers ao final da tarefa.

Para casos mais simples, voc pode utilizar a ferramenta borracha de plano de fundo. Para extrair um objeto, utilize as ferramentas da caixa de dilogo Extrair / Extract. Primeiro, desenhe um contorno que marque as rea do objeto e defina seu interior. Em

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 18

seguida, visualize a extrao e refaa ou retoque o resultado, conforme necessrio. Ao extrair o objeto, o Photoshop apaga seu plano de fundo at a transparncia. Os pixels na aresta do objeto perdem seus componentes de cor, derivados do plano de fundo, para que possam ser mesclados com um novo plano de fundo sem produzir um halo de cor.
PASSO 1

cobrir a aresta, independentemente do tamanho do pincel atual.


PASSO 4

Na paleta Layers, selecione a camada contendo o objeto que deseja extrair. Para evitar perder as informaes da imagem original, duplique o layer ou crie um snapshow do estado da imagem original. Observao: Se a camada contiver uma seleo, a extrao apagar o plano de fundo apenas na rea selecionada.
PASSO 2

Ajuste a visualizao, conforme necessrio: Para ampliar uma rea, selecione a ferramenta zoom na caixa de dilogo e clique na imagem de visualizao. Para diminuir o zoom, mantenha a tecla Alt (Windows) ou Option (Mac OS) pressionada enquanto clica. Para visualizar uma rea diferente, selecione a ferramenta mo na caixa de dilogo e arraste na imagem de visualizao.
PASSO 5

Escolha Filtro > Extrair / Extract. Voc utiliza as ferramentas da caixa de dilogo Extrair / Extract para especificar qual parte da imagem ser extrada. possvel redimensionar a caixa de dilogo arrastando seu canto inferior direito.
PASSO 3

3 Especifique as opes das ferramentas na caixa de dilogo (voc pode alterar essas configuraes a qualquer momento): Em Tamanho do Pincel / Brush Size, insira um valor ou arraste o controle deslizante para especificar a largura das ferramentas realador de aresta, borracha, limpar e retoque de aresta. Em Highlight, escolha uma opo de cor predefinida ou escolha Outro para especificar uma cor personalizada para o realce. Em Fill, escolha uma opo de cor predefinida ou escolha Outro para especificar uma cor personalizada para a rea coberta pela ferramenta preenchimento. Se voc estiver realando uma aresta bem definida, selecione Smart Highlighting. Essa opo auxilia a manter o realce na aresta e aplica um realce grande o suficiente para

Defina o contorno do objeto que deseja extrair: Para desenhar um Highlight que marque o contorno, selecione a ferramenta da canetinha na caixa de dilogo e arraste para que alinha se sobreponha um pouco ao objeto do primeiro plano e seu plano de fundo. Utilize Smart Highlight para traar arestas mais ntidas. Utilize um pincel grande para cobrir arestas difceis e complicadas em que o primeiro plano mesclado ao plano de fundo, assim como cabelo ou rvores. Se voc utilizar Smart Highlight para marcar uma aresta de objeto prxima a outra aresta, diminua o tamanho do pincel se as arestas conflitantes empurrarem o realce para fora da aresta do objeto. Se a aresta do objeto tiver uma cor uniforme de um lado e arestas de alto contraste do outro lado, mantenha a aresta do objeto dentro da rea do pincel, mas centralize o pincel na cor uniforme. Se o objeto tiver um interior bem definido, certifique-se de que o Highlight envolva completamente o objeto. No necessrio realar reas onde o objeto toca os limites da imagem. Se o objeto no tiver um interior claro, marque todo o objeto. Para basear o Highlight em uma seleo salva em um canal alfa, escolha o canal alfa no menu Canal. O canal alfa deve ser baseado em uma seleo do limite do contorno. Se voc modificar um realce com base em um canal, o nome do mesmo no menu ser alterado para Personalizado.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 19

Para apagar o Highlight, selecione a ferramenta borracha na caixa de dilogo e arraste sobre o contorno. Para apagar todo o Highlight, pressione Alt+Backspace (Windows) ou Option+Delete (Mac OS).
PASSO 6

6 Definir a rea do primeiro plano: Se o objeto tiver um interior bem definido, selecione a ferramenta preenchimento na caixa de dilogo. Clique dentro do objeto para preencher seu interior. (Clicar em uma rea preenchida com a ferramenta preenchimento remove o preenchimento.) Se o objeto for complicado ou no tiver um interior claro, certifique-se de que o realce envolva o objeto inteiro e, em seguida, selecione Forar Primeiro Plano. Selecione a ferramenta conta-gotas na caixa de dilogo e clique dentro do objeto para obter uma amostra da cor do primeiro plano ou clique na caixa de texto Cor e utilize um seletor de cores para selecionar a cor de primeiro plano. Essa tcnica funciona melhor com objetos que contm tons de uma nica cor. 7 Clique em Visualizar para visualizar o objeto extrado ou v para a etapa 10 para extrair o objeto sem uma visualizao. rea selecionada, realada e preenchida e objeto extrado Aumente o zoom, conforme necessrio, e defina qualquer opo de visualizao: Utilize as opes do menu Mostrar para alternar entre as visualizaes das imagens original e extrada. Utilize as opes do menu Exibir para visualizar o objeto extrado em relao ao plano de fundo de matte colorido ou como uma mscara em tons de cinza. Para exibir um plano de fundo transparente, escolha Nenhum. Selecione Mostrar Realce ou Mostrar Preenchimento para exibir o realce ou o preenchimento do objeto. 8 Se necessrio, repita a extrao para aperfeioar os resultados (quando terminar, faa os retoques finais, conforme descritos na etapa 9): Para executar uma outra extrao aps ajustar o realce e o preenchimento, repita as etapas 5, 6 e 7.

Para executar uma outra extrao com novas configuraes de extrao, altere as configuraes de Suavizao, Forar Primeiro Plano ou Cor e repita a etapa 7. Observao: Para especificar a quantidade de suavizao do objeto extrado, arraste o controle deslizante de Suavizao ou insira um valor. Em geral, melhor comear com zero ou com um valor baixo para evitar o desfoque indesejado dos detalhes. Se existirem artefatos ntidos no resultado da extrao, voc poder aumentar o valor de Suavizao para ajudar na remoo dos mesmos na prxima extrao. 9 Retoque os resultados da extrao, conforme necessrio: Para apagar traos do plano de fundo na rea extrada, utilize a ferramenta limpar . A ferramenta subtrai a opacidade e tem um efeito cumulativo. Tambm possvel utilizar a ferramenta limpar para preencher as lacunas no objeto extrado. Mantenha a tecla Alt (Windows) ou Option (Mac OS) pressionada ao arrastar para adicionar opacidade novamente. Para editar a aresta do objeto extrado, utilize a ferramenta retoque de aresta . A ferramenta fornece nitidez s arestas e tem um efeito cumulativo. Se no existir uma aresta limpa, a ferramenta retoque de aresta ir adicionar opacidade ao objeto ou subtrair opacidade do plano de fundo. 10 Clique em OK para aplicar a extrao final. Na camada, todos os pixels fora do objeto extrado so apagados at a transparncia. Observao: Para obter melhores resultados na limpeza de arestas excedentes, utilize as ferramentas limpar e retoque de aresta na caixa de dilogo Extrair / Extract. Tambm possvel fazer a limpeza aps a extrao ao utilizar as ferramentas borracha de plano de fundo e pincel do histrico da caixa de ferramentas.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 20

CAREcA NUNcA MAIS


Com as facilidades que o Photoshop traz para os profissionais de tratamento e manipulao de imagens, fica muito simples adicionar ou subtrair elementos em arquivos digitais, conforme veremos neste tutorial. No caso, faremos implante extremamente rpido e, o mais importante, sem qualquer dor!
PASSO 1

PASSO 4

Escolha a ferramenta Pincel e, com a cor branca em primeiro plano, pinte sobre a mscara permitindo que o cabelo escondido aparea.

O primeiro passo encontrar duas imagens que contenham os elementos necessrios para a fuso. Vamos abrir uma pessoas sem cabelo e outro um pouco menos calvo, pois no adianta exagerar!

Para reverter o processo, basta pintar sobre a mscara com a cor preta.

DIcA AdIcIONAL PASSO 2

Com a ferramenta de movimentao, clique e arraste a imagem com cabelo sobre a imagem sem cabelo, e posicione-a de forma que a sobreposio entre as duas fique perfeita.
PASSO 3

Uma transio suave pode ser feita alterando a opacidade do pincel ao pintar sobre a mscara.

Uma vez as imagens sobrepostas, adicione uma mscara clicando com o Alt / Opt e pressionando o cone Add Layer Mask / Adicionar Mscara na paleta Layer / Camadas.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 21

LAYER COMp / COMpOSIES dE CAMAdA

Uma das grandes novidades inserido no Photoshop CS que ganha ainda mais notoriedade e novas funcionalidades na verso CS 2 do aplicativo o Layer Comp ou Composies de Camadas que vem de encontro com a necessidade dos mais diversos usurios que criam vrias composies de um layout de pgina para mostrar aos clientes. Usando composies de camada, vrias verses de um layout podem ser criadas, gerenciadas e visualizadas em um mesmo arquivo do Photoshop ou do ImageReady (RGB).
A pALETA LAYER COMp / COMpOSIES dE CAMAdA

Uma composio de camada um instantneo de um estado da paleta Camadas. As composies registram trs tipos de opes de camada: Visibilidade da camada, ou seja, se uma camada da paleta Camadas est visvel ou oculta Posio da camada no documento Aparncia da camada, ou seja, se um estilo de camada est aplicado camada Crie uma composio fazendo alteraes nas camadas do documento e atualizando a composio na paleta Composies de Camada. Para visualizar composies, aplique-as no documento. Escolha Janela > Composies de Camada para mostrar a paleta.
IMAGEM LAYER COMp

a paleta Composio de Camada. Clique no boto Criar Nova Composio de Camada na parte inferior da paleta Composies de Camada. A nova composio ter como base o estado atual das camadas na paleta Camadas. Para duplicar uma composio, selecione-a na paleta Composies de Camada e escolha Duplicar Composio no menu da paleta Composies de Camada ou arraste a composio para o boto Nova Composio. 2. Na caixa de dilogo Nova Composio de Camada, atribua um nome composio, inclua comentrios descritivos e escolha as opes a serem aplicadas nas camadas: Visibilidade (o padro ativada), Posio e Aparncia. Clique em OK. Observe que as novas composies mantm as opes escolhidas na anterior, para que no seja necessrio passar pelas opes novamente se a sua inteno for deix-las idnticas. 3. Para alterar as opes da composio, selecione Opes de Composio de Camada no menu da paleta ou clique duas vezes na composio que ser alterada (no clique duas vezes no nome da composio porque assim ser possvel alterar apenas o nome). Conforme as alteraes so feitas, clique periodicamente no boto Atualizar Composio de Camada na parte inferior da paleta Composies (verifique se a composio que deve ser atualizada est selecionada).
COMO VISUALIZAR cOMpOSIES dE cAMAdA

Paleta Composies de Camada A. cone Aplicar Composio de Camada B. ltimo Estado do Documento C. Composies selecionadas D. cone No Foi Possvel Restaurar Totalmente a Composio de Camada
CRIANdO UMA cOMpOSIO dE cAMAdA

Trabalhando com as paletas Layer / Camadas e Layer Comp / Composio de Camada voc pode usar um dos procedimentos a seguir: 1. Siga um destes procedimentos: Escolha Janela > Composies de Camada para ativar

Para visualizar uma composio de camada, aplique-a primeiramente no documento. Na paleta Composio de Camada, clique no cone Aplicar Composio de Camada ao lado de uma composio selecionada. Para alternar a visualizao de todas as composies de camada, use os botes Anterior e Prximo na parte inferior da paleta. Para alternar a visualizao de composies selecionadas especficas, selecione-as na paleta Composies de Camada e clique nos botes Prximo e Anterior na parte inferior da paleta. Dessa forma, apenas as composies selecionadas sero alternadas.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 22

COMO ApLIcAR cOMpOSIES dE cAMAdA

Para aplicar uma composio de camada, siga um destes procedimentos: Na paleta Composio de Camada, clique no cone Aplicar Composio de Camada ao lado de uma composio selecionada. possvel selecionar a prxima composio e a anterior, clicando nos botes de avanar e retroceder na parte inferior da paleta Composies de Camada. Escolha Aplicar Composio de Camada no menu Composies de Camada.
COMO ATUALIZAR cOMpOSIES dE cAMAdA

totalmente restauradas. Isto pode ocorrer se uma camada for excluda, mesclada, convertida em plano de fundo ou se as cores forem convertidas. Nesses casos, exibido um cone de aviso nos espaos da composio que atendem a uma das condies anteriores. O cone s ser exibido na primeira vez em que ocorrer a condio, e no necessariamente em uma tentativa de restaurar a composio de camada.
pOSSVEL SEGUIR UM dESTES pROcEdIMENTOS :

As alteraes podem ser salvas em uma composio de camada, selecionando-a na paleta Composies de Camada e clicando no boto Atualizar Composio de Camada na parte inferior da paleta. Essa ao grava novamente uma composio de camada que j existe e a atualiza. Por exemplo, se a composio atual tiver capturado uma determinada configurao de documento (ou seja, determinadas camadas visveis, determinados estilos aplicados a algumas das camadas, determinadas posies dos pixels de camadas na tela de pintura) e se, posteriormente, alguns dos parmetros forem modificados, tornando a composio de camada original obsoleta, simplesmente atualize a composio existente para manter a nova configurao.
COMO RESTAURAR cOMpOSIES dE cAMAdA

Ignorar o aviso, o que pode resultar na perda de uma ou mais camadas. Outros parmetros salvos podem ser mantidos. Atualizar a composio, o que resulta na perda dos parmetros capturados anteriormente, mas atualiza a composio. Clique no cone de aviso para ver uma mensagem informando que a composio de camada no pode ser restaurada corretamente. Escolha Apagar para remover o cone de alerta e deixar as camadas restantes inalteradas. No Windows, clique com o boto direito do mouse no cone de aviso para visualizar o menu pop-up que permite escolher o comando Apagar Aviso de Composio de Camada ou Apagar Todos os Avisos de Composies de Camada. Para seguir o mesmo procedimento no Mac OS, clique com a tecla Control pressionada.
COMO EXcLUIR cOMpOSIES dE cAMAdA

Quando aplicada qualquer quantidade de composies de camada para visualizar as alteraes no documento, possvel restaur-lo para o estado original. Siga um destes procedimentos para restaurar o documento: Clique no cone Aplicar Esta Composio de Camada ao lado do ltimo Estado do Documento. Com uma composio de camada selecionada, escolha Restaurar ltimo Estado do Documento no menu da paleta.
COMO VALIdAR cOMpOSIES dE cAMAdA

Para excluir uma composio de camada, selecione-a na paleta Composies de Camada e siga um destes procedimentos: Clique no boto Lixeira da paleta. Arraste a composio at o boto Lixeira da paleta. Escolha Excluir Composio de Camada no menu da paleta.

Algumas vezes, uma ou todas as composies de camada podem atingir um estado em que no podem mais ser

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 23

POLAROId
Existem muitas formas para chamar a ateno do observador para sua imagem e esta, com certeza, uma das mais impressionantes - alm de ser muito rpida de ser criada, levando apenas alguns minutos!

PASSO 1

PASSO 3

Use a imagem disponvel para este tutorial ou abra qualquer foto em que deseja aplicar o efeito.

Para rotacionar, mover ou redimensionar a seleo, v ao menu Select e escolha a opo Transform Selection. Menu Seleo > Tranformar seleo Movendo o cursor pelo lado externo da seleo, voc pode rotacion-la at encontrar um ngulo que destaque o objeto interno da imagem. Arrastando pelos pontos laterais, voc pode redimensionar sua forma e, ao final, clique duas vezes no centro da seleo para finalizar o processo de transformao.
PASSO 4

PASSO 2

Com a ferramenta de seleo retangular, selecione ao redor do ponto que deseja destacar na foto. Lembre-se de que ainda vamos rotacionar a seleo, por isso ela no precisa ser exata neste passo.

Uma vez pronta a seleo, copie a imagem selecionada para um novo layer usando a tecla de atalho Cmd / Ctrol + J. Voc pode renomear o layer clicando duas vezes sobre seu nome e digitando a nomenclatura que desejar.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 24

PASSO 7

Crie a moldura da imagem pela tela de dilogo aberta definindo a espessura do contorno em 14 pixels, trocando seu posicionamento para Inside e, por ltimo, clicando no Swatch Color que est em vermelho, estabelea os valores de RGB para 235, conforme pode ser visto na tela a seguir: Contorno > Posio > Interna

Crie uma seleo (imagem esquerda) e transfome a mesma pelo comando (imagem da direita) para fazer com que ela seja encaixada perfeitamente sobre o objeto.

PASSO 5

Crie um novo layer entre a imagem de primeiro plano - background e o layer com imagem recortada - clicando em cima do cone de novo layer com a tecla Cmd / Ctrol pressionada. Troque seu nome para Fundo branco. Pressione a tecla D para resetar as cores de Foreground e Background para preto-ebranco e preencha o mesmo com branco. Nova camada > Troque o nome > Preencha-o com branco
PASSO 6

Ative a opo Drop Shadow para aumentar a sensao de volume e reduza a opacidade para 40%; use o valor de 52 para a angulao da sombra e, por ltimo, coloque o valor de 8 pixels para a distncia. Port.: Sombra projetada

A partir da paleta Layer, abra a opo Stroke pelos estilos, representados pelo primeiro cone do lado inferior esquerdo da paleta. Paleta Camadas > Estilo de camada > Contorno

Por fim, ative a opo Inner Shadow colocando 50% na opo de opacidade e 10 em distncia. Port.: Sombra interna

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 25

Com a tecla Option / Alt pressionada, clique no cone do olhinho que fica ao lado do layer de Background para esconder a visualizao de todos os outros e deixar somente este visvel.

Comece a seleo com sua ferramenta favorita (eu usei o Path / Caneta, pois tem a vantagem de poder ser salvo e reutilizado no futuro para retoques). Temos acima um exemplo de como sua imagem deve estar aps a aplicao de todos os estilos. A seguir, vamos definir as regies que devem ultrapassar os limites da imagem e, assim, ganhar a ateno do observador.
PASSO 9

Com a seleo pronta, clique em cima do nome Background para tornar esse layer ativo e use a tecla de atalho Cmd / Ctrol + J para copiar a informao selecionada para uma nova camada. Clique e arraste o novo layer para cima dos demais, ative a visualizao de todos os outros layers e est pronto!

PASSO 8

Para tanto, voc deve selecionar o contorno do menino, que deve ficar por fora da seleo. Isso pode ser feito da seguinte forma:

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 26

BRINCANDO COM COR E P&B


Este efeito muito utilizado em propagandas para dar foco ao tema principal da imagem. Ele simples de ser aplicado e deixa a imagem com uma aparncia muito agradvel.

OpcIONAL

Este mesmo recurso pode ser feito com o uso de Layers de ajuste e mscara, o que torna o processo mais preciso e com maior flexibilidade de edio.

PASSO 1

Abra uma imagem de sua preferncia ou utilize a imagem deste tutorial. Em seguida, pressione Command-Shift-U (Mac) ou Shift-Ctrl-U (Win) para tirar a saturao da imagem.
PASSO 2

Escolha a ferramenta History Brush e verifique se a referncia do pincel est no primeiro estado da imagem; em seguida, pinte as reas em que desejar restaurar a cor.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 27

A partir de um canal alpha, possvel determinar exatamente qual ser o mapeamento do desfoque aplicado pelo filtro Lens Blur e, assim, aumentar a profundidade de campo.
PASSO 1

Com sua imagem j aberta, crie um canal Alpha clicando no cone Create new channel da paleta Channels.
PASSO 2

que representam cada variao de cinza, aplicados pelo Gradiente. A regio focada escolhida ser protegida quando as outras reas da foto forem desfocadas. No Menu Iris, em Radius, determine o quanto de desfoque ser aplicado. Para suavizar as bordas do diafragma arraste o slider do the Blade Curvature/Curvatura de lmina. Arraste o slider Rotation/Rotacionar para girar o diafragma.
PASSO 5

Agora devemos fazer nossa mscara que servir como mapa de profundidade. Tecle G para ativar a ferramenta de gradiente e selecione a opo Radial. Clique D para voltar as cores branco e preto em Foreground e Background. Aplique o gradiente arrastando o cursor sobre a imagem.
PASSO 3

Para dar maior realismo ao seu desfoque, aplique Noise/ Rudo e, visualmente, determine a quantidade que combina com o noise da imagem original, antes do desfoque.

FUNdOS ATRAENTES
Muitas vezes podemos enfrentar algumas difuculdades para tornar nosso produto mais atraente, este tutorial visa mostrar como realizar tal tarefa de forma simples.
PASSO 1

Pelo Menu > Filter > Blur > Lens Blur abra a caixa de dialogo Lens Blur. Em Source/Origem, opte por Alpha 1 (Canal Alpha feito) do menu pop-up. Em Blur focal distance/Distncia de desfoque, o slider vai determinar o cinza do gradiente que ser a referncia do foco. Por exemplo, se eu levar o slider para 255 , todos os pixels do canal alpha que tiverem esse valor (ou seja, que forem totalmente brancos) correspondero aos pixels

Abra a imagem do produto e recorte o mesmo a fim de deixar seu fundo transparente.
PASSO 2

Abra um novo documento com o formato do anncio e copie o produto para este documento.
PASSO 3

Escolha uma cor para o fundo e aplique a mesmo no Background ou Plano de fundo.
PASSO 4

Crie um novo layer, este deve ficar entre o fundo e o produto, em seguida com a ferramenta de Lasso, faa uma seleo ao redor do produto deixando uma folga.
PASSO 5

Pelo menu Filter > Blur > Gaussian Blur, aplique um desfoque bastante alto para tornar a rea branca suave e assim siluar o efeito de uma luz criada em estdio.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 28

PASSO 6

FUNdO ATRAENTE 2
A utilizao de mais cores pode aumentar ainda mais a visualizao de seu produto, veja como abaixo:
PASSO 1

Agora que o fundo est pronto, vamos criar um reflexo para o produto e assim ampliar seu efeito visual, para tanto selecione o layer do produto clicando uma vez sobre seu nome e use a tecla Cmd + J (Mac) ou Ctrl + J (Win).

Abra um novo documento e aplique a cor vermelha para o fundo, em seguida crie um novo layer. Em seguida ative a transformao livre com o comando Cmd + T (Mac) ou Ctrl + T (Win), determine que o ponto de ncora ativo seja o inferior central pela barra superior de opes e escolha a opo Flip Vertical pelo menu Edit > Transform > Flip Vertical.
PASSO 7 PASSO 2

Com a ferramenta de seleo Eliptica, selecione quase toda a rea do documento, em seguida inverta a seleo pelo menu Select > Invert.
PASSO 3

necessrio a criao de uma sombra em baixo do produto para evitar a sensao que o mesmo esta flutuando, para tanto, crie um novo layer e selecione a rea de baixo do produto, aplique a cor preta e em seguida pelo menu Filter > Blur > Gaussian Blur desfoque para obter suavidade. Reduza a opacidade para 50% e troque o blend mode de Normal para Overlay.
PASSO 8

Aplique a cor preta em sua seleo e com o filtro Gaussian Blur desfoque a imagem, neste exemplo eu usei o valor de 250 pixels. Reduza a opacidade para 70%
PASSO 4

Insira os textos e logos que fazem parte do projeto e seu fundo est pronto!

Crie um novo layer para ser o brilho interno, nele selecione a parte central, aplique a cor amarela e desfoque com o valor de 200 pixels, a opacidade deve ser de 80%.
PASSO 5

Coloque seu produto sobre o fundo e crie uma sombra duplicando seu layer e invertendo o contedo.
PASSO 6

Em um novo layer, crie um meio crculo na parte superior do documento e aplique o Gaussian Blur com 150 pixels, arraste o mesmo para baixo do produto e reduza sua opacidade para 50%, desta forma o objeto no est mais voando.
PASSO 7

Apague as informaes do layer com o fundo claro onde o mesmo est presente na sombra criada pelo passo 6.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 29

PASSO 1

PASSO 5

Abra a imagem deste tutorial que est no CD e selecione a informao do layer PhotoPro clicando em cima de seu nome com Option / Alt.

Vamos construir um contorno preto ao redor do logo. Para isso, basta clicar em cima do nome do Layer PhotoPro com a tecla Command (Mac) / Control (Win) para criar uma seleo. Expanda sua seleo em 5 pixels pelo menu Select > Modify > Expand. Selecionar > Modificar > Expandir

PASSO 4

PASSO 2

Expanda sua seleo em 10 pixels pelo menu Select > Modify > Expand. Selecionar > Modificar > Expandir

Desative o Quick Mask/Mscara Rpida pressionando a tecla Q. Depois, crie um novo layer pela paleta de Layers e aplique a cor preta no interior da seleo.

PASSO 6

Crie um novo layer e preencha a seleo com a cor preta. Seu resultado deve estar como abaixo.

PASSO 3

Ative o modo de Quick Mask/Mscara Rpida pressionando a tecla Q e aplique o filtro Color Halftone/Matriz de Meio-Tom, conforme abaixo: Repita o filtro mais trs vezes usando a tecla de atalho Command + F (Mac) / Control + F (Win).

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 30

TEXTO FALHAdO
PASSO 1

TEXTO FALHAdO 2
Segue abaixo mais uma prodedimento de texto falhado.
PASSO 1

Abra uma imagem qualquer, esta ir servir como base para nosso efeito
PASSO 2

Crie seu logo sobre um fundo branco.


PASSO 2

Crie um novo layer com a cor branca e com a ferramenta de texto digite a palavra que ser usada com uma fonte basntante grande e encorpada.
PASSO 3

Pelo menu Filter > Brush Strokes > Spartter distora as bordas de sua imagem / logo.

Desative a visualizao dos Layer de texto e fundo branco para visualizar a imagem que est por baixo e clique sobre o nome do layer Background para ativ-lo.
PASSO 4

Pelo menu Image > Adjust > Threshold voc vai conseguir um contraste branco e preto em sua imagem, este ser responsvel pelo efeito de desgaste. Eu usei o valor de 50.
PASSO 3 PASSO 5

Carregue a seleo com a tecla de atalho Cmd + Option + 1(Mac) ou Ctrl + Alt + 1 (Win).
PASSO 6

Pelo menu Edit > Fade torne o efeito mais suave alterando a opo de Blend Mode de Normal para Screen.

Clique em cima do fundo branco e depois sobre o layer com o texto, uma vez este ativo, clique no cone Add Layer Mask, que o terceiro da esquerda para direita no CS 2 ou o segunda no CS 1. Isso faz com que algumas partes do texto sejam escondidas simulando seu desgaste.
PASSO 7

MATERIAL cOMpLEMENTAR
Nas revistas que voc recebeu junto com o material didtico existem dois artigos que fazem parte deste tutorial, veja como encontr-los:
EFEITO POLAROId

Voc pode ainda usar o filtro Gaussian Blur na mscara para desfocar um pouco mais o efeito.

Publicado na Revista 03 -pgina 10


DISpLAcE MAp

Publicado na Revista 01 - pgina 36

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 31

LIMpEZA dE IMAGENS
Existem diversas maneiras para limpar um imagem que, eventualmente, possua um pouco de sujeira proveniente do escaneamento; porm, o que interessante destacar quando se est corrigindo um problema em uma imagem o fato de procurarmos sempre recorrer a mtodos que, alm de eficientes, sejam rpidos. Uma das ferramentas mais conhecidas para limpeza de imagens , sem dvida, a do Carimbinho, mas o Photoshop tem uma srie de outros truques que envolvem ferramentas diferentes e procediementos que tambm podem tornar o processo mais gil. A seguir, sero apresentadas diversas tcnicas para a limpeza de imagens com diversas ferramentas, inclusive os novos recursos do Photoshop 7 referentes ao Healing Brush e ao Patch Tool, blend modes para isolar determinados tons, entre outras dicas. importante deixar claro que seria praticamente impossvel dizer qual dessas dicas podem oferecer melhores resultados, pois cada imagem nica e, sendo assim, o importante o bom entendimento do processo, pois somente dessa maneira pode-se ter jogo de cintura suficiente para realizar o processo de acordo com a necessidade requerida pela imagem.
UTILIZANdO O CARIMBO

Determine um ponto de origem clicando na parte em que deseja copiar juntamente com a tecla Alt (Win) ou Option (Mac) precionada. Na sequncia, basta clicar no local que deseja alterar que os pixels sero copiados. Obs.: Com os colchetes possvel mudar o tamanho do brush e ganhar agilidade. funo USEALLLAYERS. 5. Determine um ponto de origem clicando na parte em que deseja copiar juntamente com a tecla Alt (Win) ou Option (Mac) precionada. 6. Na sequncia, basta clicar no local que deseja alterar. Nesse momento, as informaes sero copiadas da rea determinada pelo primeiro clique para a regio subsequente.
UTILIZANdO O DEdINHO / SMUdGE TOOL

A ferramenta de carimbo, ou clone stamp tool, permite captuar informaes de uma imagem para que seja aplicada em outra parte da mesma ou at em outro arquivo. Para utilizar esse procedimentos basta seguir os passos descritos abaixo: 1. Selecione a ferramenta e na barra de opes, escolha um tamanho para o brush; este vai determinar a quantidade de informaes que sero copiadas de um local para outro. 2. Selecione entre as opes de blends, opacidades e flows. 3. Com a opo Align possvel determinar se a ferramenta vai manter seu alinhamento ou se vai voltar ao ponto original quando houver um novo clique do mouse. 4. Determine se a ferramenta vai utilizar todos os layers ou somente as informaes do layer selecionado a partir da

isso a, o Dedinho, ou Smudge tool, pouco conhecido como uma ferramenta para limpeza de imagens, mas se destaca por ser bastante eficaz, principalmente quando o local a ser limpo muito pequeno ou quando o Carimbo no se consegue um bom acabamento, uma vez que, este pode criar em uma mancha em alguns casos. Essa ferramenta tem como sua principal funo, literalmente, borrar os tons; uma comparao pode ser feita quando temos uma tela com tinta ainda fresca e nela passamos o dedo, o resultado ser um borro.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 32

Porm quando se trabalha com essa ferramenta em conjunto com os blend modes corretos, pode-se determinar exatamente quais sero os tons que a mesma vai editar, como por exemplo: 1. Selecione a ferramente Dedinho e em seguida determine a opo Darken de blend mode; a ferramenta vai preservar todos os tons escuros e somente alterar os tons mais claros, tornando-se ideal para elimiar informaes claras, como sujeiComparao entre a imagem ras em reas mais original, o dedinho aplicado na segunda imagem com seus valo- escuras da imagem. res default e usando os Blends Basta clicar na rea correstos na terceira imagem. em questo e arrastar para as mais claras, onde somente os pxels mais claros sero substitudos. 2. Alterando as informao de blend mode para Screen, a ferramenta faz o processo inverso, ou seja, preserva as reas claras e elimina as reas escuras, tornando-se ideal para limpar reas claras que apresentem sujeiras escuras; somente os pxels mais escuros sero substitudos. Essa ferramenta apresenta a grande vantagem de poder ser comparada ao Carimbo, porm dispensa a necessidade de haver uma referncia de rea.
USANdO O HEALING BRUSH TOOL

Permitindo a correo de imperfeies de uma forma similar ferramenta Carimbo, o HEALING BRUSH aplica

informaes de uma parte da imagem em outra ou a partir de uma referncia padro conhecida como pattern. No entanto, essa ferramenta faz com que a textura, iluminao e sombras sejam perfeitamente preservadas, e o resultado um pxel perfeito, sem marcas na imagem. Para usar a ferramenta: 1. Selecione a ferramenta de Healing brushe escolha um brush que vai determinar a quantidade de informaes que sero copiadas de um local para outro. 2. Escolha entre as opes de blends, opacidades e flows. 3. Com a opo Align, possvel determinar se a ferramenta vai manter seu padro de alinhamento ou se vai voltar ao ponto original a um novo clique do mouse. 4. Determine se a ferramenta vai utilizar todos os layer ou somente as informaes do layer selecionado a partir da funo Use all layers 5. Selecione entre origem - source - para utilizar um pxel da prpria imagem, ou pattern para utilizar uma referncia padro. 6. Se optar pela opo source, determine o ponto de origem clicando na rea onde deseja copiar pressionando a tecla Alt (Win) ou Option (Mac). Em seguida, clique no locar em que deseja alterar os pxels para alterlos automaticamente preservando as informaes de textura, luminosidade e sombras. 7. Caso opte pela opo pattern, selecione o pattern na barra de opes e, em seguida, clique O Healing Brsush vai permitir na imagem para atecopiar informaes de uma rea rar os pxels. para outra preservando as informaes de textura, luminosidades e sombras.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 33

USANdO O PATcH TOOL

FILTRO DUST&ScRATcHES

Esta ferramenta permite o reparo de reas selecionadas com pxels da mesma imagem ou patterns. Similar ao Healing brush, faz com que as informaes de texturas, luminosidades e sombras sejam preservadas.
PARA USAR O PATcH TOOL:

1. Selecione os pxels que deseja corrigir clicando e arrastando o mouse, similar ao procedimento do Lasso. Vale lembrar que reas menores produzem resultados melhores. 2. possvel escolher entre pxels da imagem ou patterns. 3. Se optar pelo pxel, basta arrastar a seleo previamente feita pelo passo 1 para a rea de referncia; com isso, a informao aplicada sobre a rea selecionada, preservando todas suas caractersticas. 4. Se optar pelo pattern, determine o pattern em questo e acione a opo Pattern da barra superior. Use a dica explicada anteriormente na ferramenta de Healing brush para criar referncias contnuas e conseguir uma maior preciso.

A limpeza feita a partir de uma rea selecionada e de uma referncia, que permitem boa produtividade e resultados bastante precisos.

Criado especiamente para elimiar riscos, sujeiras e arranhes de uma imagem de uma forma bastante gil, o filtro DUST & SCRATCHES trabalha diretamente em algumas regies da imagem. Nas reas claras, ele elimina as sujeiras e impurezas escuras e nas reas escuras faz o processo inverso. Normamente, ao escanear uma imagem, percebemos um comportamento bastante comum, ou seja, nas regies claras as sujeiras so escuras, semelhantes a tons pretos, e nas reas escuras elas so claras, semelhantes aos tons brancos. Portanto, verifica-se que no existem sujeiras coloridas! Este filtro trabalha com duas coordenadas e a compreenso de seu funcionamento faz com que este seja aplicado de forma eficaz e o resultado final seja perfeito. Entendendo as coordenadas: Radius: responsvel pelo desfoque na image; quando maior seu valor, mais a imagem perder em nitidez.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 34

Theshold: responsvel pela aplicao do filtro em todos os pxels ou somente em uma rea em especial.
ApLIcANdO O FILTRO

1. Selecione o filtro pelo menu Filter/Noise/ Dust&Scratches. 2. Coloque valores de 1 para Radius e zero para Theshold. 3. Aumente o valor de Radius at que a sujeira tenha sido eleminada. possvel que, nesse momento, alguns detalhes, bem como a granulao real do original, tambm tenham sido eliminados, mas no se preocupe. Aumentando o valor de Theshold, podemos trazer os detalhes e a granulao original de volta. Tenha cuidado, pois o valor ideal encontrado quando se tem os detalhes de volta, e no a sujeira! Obs.: Algumas vezes, a sujeira e o detalhe podem ser confundidos; para que isso no ocorra, pode-se aplicar o filtro em reas selecionadas. Todo o segredo desse filtro est na combinao exata do Radius e do Theshold. Apesar de tudo o que j foi explicado, ainda tenho mais dicas para deixar essa tarefa ainda mais interessante:
USANdO A FERRAMENTA dE HISTORY

Devido sujeira e aos detalhes de algumas imagens serem confundidos pelo filtro de Dust & Scratches, muitas vezes necessrio um pouco mais de jogo de cintura. Para isso, podemos utilizar a ferramente HISTORY para limpeza de imagens. Essa dica se comparada ao Carimbo e vai economizar muito tempo, chegando a at 80% de produo devido a uma srie de fatores, e em alguns casos ganhando tambm em qualidade e preciso.
PARA LIMpAR UMA IMAGEM cOM O AUXLIO dO HISTORY FAA O SEGUINTE :

ramenta, escolha a opo New Snapshot e crie uma nova referncia com o filtro aplicado. 4. Clique no primeiro Snapshot para reverter a imagem ao seu estado original, e em seguida deixe a referncia no segundo Snapshop para que a ferramta de History possa utiliz-la. 5. Com o brush do History selecionado, clique na imagem para eliminar as sujeiras. Nesse momento, a imagem do Snapshot que est limpa aplicada sobre a imagem original; se o filtro de Dust foi aplicado corretamente, nenhuma marca de diferena de granulao poder ser vista, gerando um processo mais veloz. 6. Para tornar o processo altamente preciso, basta selecionar as opes de blend mode darken ou lighten, fazendo com que a ferramenta somente troque os pxels mais claros ou escuros da imagem original em comparao com a imagem do Snapshot. Se comparado ao processo do Carimbo, estamos ganhando em clique por clique e preciso; quando se compara ao filtro de Dust, estamos ganhando na preciso da aplicao.

1.Aplique o filtro Dust & Scratches conforme explicado anteriormente. 2. Abra a janela de History pelo menu Window. 3. Pelo menu lateral ou pelo cone na parte inferiror da fer-

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 35

PINTURAS dIGITAIS

PASSO 3

Esta tcnica permite a criao de efeitos que simulam pinturas digitais, e o mais interessante que o ponto de partida uma imagem.
PASSO 1

Abra a imagem em que deseja aplicar o efeito.

Imediatamene aps a aplicao do filtro, use o recurso de Fade que fica no menu Edit, para que esse filtro seja reaplicado a partir de uma nova configurao. Na caixa de dilogo que aparece coloque os valores de 25% para Opacity e troque o mode de Blend Mode de Normal para Luminosity.

DIcA AdIcIONAL

Dependendo do tipo da imagem e de sua resoluo, aconselhvel alterar os valores do filtro Chrome e da opacidade quando esta for reaplicada pelo Fade.

PASSO 2

Aplique o filtro Filter > Sketch > Chrome. nele que se encontra quase todo o segredo do processo, pois aqui podemos determinar a quantidade de detalhes pelo Detail e suavidade na passagens de tons pelo Smoothness. Para o Efeito em questo, foram utilizados os valores de 9 e 3, respectivamente.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 36

QUAdRINHOS
Com os recursos digitais cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia, a arte de se trabalhar com quadrinhos passa por um processo de modernizao tecnolgica, que permite ter versatilidade e qualidade de impresso.
PASSO 1 PASSO 5

Voc pode traar seu desenho utilizando um dos softwares de ilustrao existente no mercado, neste caso, usamos o Illustrator.
PASSO 2

preciso criar uma margem de segurana por baixo da tinta preta para que no exista nenhum problema de impresso como um filete branco devido a falta de registro ou por uma dilatao do papel. Este recuso conhecido como trapping, ou seja, o processo onde as cores cyan, magenta e amarelo correm para baixo do preto, no Photoshop podemos executar este recurso pelo menu Image > Trap. Coloque os valores de acordo com o processo de impresso que vai ser utilizado para o seu documento e est pronto.

Todos os traos foram feitas na cor preta 100%, em seguida o arquivo foi salvo no formato EPS.
PASSO 3

Pelo Photoshop, abra o ducumento EPS criado anteriormente, na tela de configurao que aberta, coloque os valores de dimenso e resoluo que queira.
IMpORTANTE PASSO 4

Escolha a cor desejada pelo palette Swatches ou pelo Foreground e aplique em sua imagem utilizando a ferramenta Paint Bucket / Baldinho.

S possvel aplicar o trapping se sua imagem no conter mais layers, pois este processo feito no ltimo momento, portanto use antes o comando Flatten Image. Abaixo temos a imagem original a esquerda e com a aplicao do trapping a direita, note que as cores correram para baixo do preto criando a reserva.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 37

CRIANdO IMAGENS ENVELHEcIdAS


Este tutorial mostra como transformar suas imagens do dia-a-dia em imagens antigas a partir de filtros do prprio aplicativo. Os valores podem ser alterados conforme sua imagem.

PASSO 3

Selecione toda a imagem com o Command/Control + A e em seguida pea a opo: menu Select > Modify > Border Selection com o valor de 50 pixels.
PASSO 4

Suavise a seleo aplicando o comando Feather do menu Select com 50 pixels.


PASSO 5

Com o comando de brilho e contraste devemos aplicar os valores de 100 para Brightness e -100 para Contrast, fazendo com que a borda da imagem fique com uma aparncia desgastada. Tire a seleo e est pronto.

PASSO 1

Uma vez a imagem aberta, v ao menu Filter > Texture > Grain e coloque os valores de 20 para Intensity, 8 para Contrast selecione a opo Vertical para Grain Type.
PASSO 2

As imagens antigas tem um tom mais voltado para o spia, para tanto, abra o comando de Hue & Saturation do menu Image > Adjustment e configure da seguinte maneira. Ative a fuo Colorize e coloque os valores 35 para Hue, 24 para Saturation e 29 para Lightness.

Proibida reproduo sem autorizao do Autor

alekeese@dtp.com.br - www.photopro.com.br - 38

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TCNICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

39 39 39

01

Photoshop CS2 ao extremo: Smart Object

Editor da Revista Desktop Publishing Adobe Certified Expert em Photoshop CS Consultor da Adobe em Photoshop CS2 Criador do grupo PhotoPro.com.br e do Photoshop Conference Membro da National Association of Photoshop Professional - USA especialista em tratamento de imagens para publicaes e consultor de vrias empresas para capacitao de profissionais na rea de imagens. Atualmente, ministra cursos in company e presta assessorias a grficas, editoras de jornais e revistas, e agncias de propaganda no Brasil. Fez vrios cursos no exterior com instrutores como Frank Romano, Emanuel Infante, Miles Soutworth,Thad McIlroy, Hal Heinderliter, David Blatiner, Bruce Fraser, David Biedny, Patty Russotti, Ed Mineck (RIT), Andy Paparozzi (NAPL), Dan Margulis, Michael Riordan (RIT School of Printing), David Hunter (GATF), Richard Adans (GATF), Jack Davis entre outros. Alexandre organizador e ministra palestras no Color Publishing - Seminrio Internacional de Desktop Publishing. Em outubro/2005, fez atualizao nos EUA com Deke McClelland, Dan Margulis, Jack Davis, Scott Kelby, Ben Willmore, entre outros, onde tambm participou do lanamento do Adobe Creative Suite. Em maro de 2004 criou e organizou o Photoshop Conference Brasil, agora em sua 3 edio. COMPARATIVO SIMPLES Um comparativo muito simples que ajuda a compreenso de como funciona um Smart Object pode ser feita com processos de outros aplicativos, por exemplo, quando voc importa uma imagem para o InDesign e esta inserida como um link, o qual pode ser editado em seu tamanho, rotacionado ou mesmo editado quanto a sua proporo; porm, quando alteramos a imagem original, a mesma atualizada no InDesign. O mesmo vai acontecer com o Smart Object, ou seja, a partir do momento em que seu contedo for definido, o aplicativo guarda no layer as informaes originais; estas podem ser manipuladas em tamanho ou em outros atributos, bem como editada a qualquer instante. PROcESSO NO dESTRUTIVO O trabalho com Smart Object pode ser considerado no destrutivo, pois permite a edio de seus elementos em qualquer etapa do processo sem que estes percam suas caractersticas originais. Outro ponto de destaque se d quando utilizamos objetos vetoriais, que permitem escalonamento sem qualquer restrio e tambm a utilizao de qualquer valor de resoluo. REcONHEcENdO UM SMART OBJEcT Toda vez que um layer transformado em um Smart Object aparece uma identificao em seu thumbnail, conforme destaque da imagem ao lado.

O novo recurso Smart Object, ou Objetos Inteligentes, est ligado aos Layers / Camadas do Photoshop CS2 e permite que os mesmo trabalhem de forma mais inteligente, pois, a partir do momento em que essa nova funo ativada, o layer grava o contedo original dentro da camada, e qualquer alterao realizada faz com que a informao original sempre seja usada como base, preservando ao mximo a qualidade do processamento e mantendo o original intacto. Praticamente qualquer elemento pode ser configurado como um Smart Object, por exemplo: Pode ser inserida uma imagem rasterizada composta por um ou mais layers; Pode ser um arquivo vetorial; Pode ser at mesmo um arquivo Raw; Esse contedo grava todas as informaes originais do arquivo inserido dentro do layer e permite sua completa edio pelos aplicativos ou processos correspondentes, como veremos mais frente em Editando o contedo de um Smart Object. DIVERSAS FORMAS PARA O MESMO FIM Como mencionado anteriormente, pode-se criar um novo Smart Object a partir da converso de um arquivo de Photoshop com um ou mais layers a partir da importao, pelo Place ou Paste, de um arquivo de Illustrator, PDF ou at mesmo pela importao de um arquivo nativo Raw. Uma vez definido, o Smart Object permite edies como rotao, escalonamento, distoro pelo comando Warp e muito mais. A partir do momento em que a informao foi definida no layer, todo processo de renderizao vai acontecer a partir da imagem e original, e no da informao visvel no layer.

2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TCNICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

40 40 40

VANTAGENS dO SMART OBJEcT 1. Permite transformaes no destrutivas, por exemplo, possvel escalonar quantas vezes forem necessrias sem comprometer a qualidade da imagem original. 2. Preservar informaes e dados que o Photoshop no trabalha de forma nativa, como elementos vetoriais complexos do Illustrator. A partir da converso do dados em uma informao nativa, o aplicativa permite seu manuseio. 3. Permite a utilizao de um mesmo link para mltiplos layers ativos como Smart Object, sendo assim, voc pode editar a informao e todos os layers so atualizados. 4. Permite a aplicao de quaser todos os comandos de transformao como escala, rotao... Existem muitas outras vantagens que podem ser listadas aqui, mas estas so as mais importantes, a partir dai vai valer a sua criatividade. CRIANdO UM SMART OBJEcT Um Smart Object pode ser criado de diversas formas como ser explicados nos tutoriais a seguir, abaixo temos uma pequena lista: 1. Usando o comando Place localizado no menu File > Place. Localize o arquivo que ser importado pela caixa de dilogo aberta. Este pode ser um arquivo vetorial, uma imagem rasterizada ou at mesmo um arquivo nativo no formato Raw. 2. Usando o recurso de Copy / Paste ou Copiar / Colar entre o Illustrator e o Photoshop. Uma caixa de dilogo aberta antes do objeto ser inserido no Photoshop, escolha a opo Smart Object. 3. Ative um ou mais layers pela paleta Layers / Camadas e pelo menu Layer > Smart object > Group into new Smart Object para criar um novo Smart Object CRIANdO UM SMART OBJEcT A PARTIR dE OUTRO J EXISTENTE Um opo presente neste recurso a criao de um Smart Object a partir de outro j existente, para tanto, basta ativar o layer ou os layers com a opo Smart Object e em seguida escolher menu Layer > New > Layer Via Copy. Um segunda opo a criao de um novo Smart Object sem o link com o Smart Object atual, ou seja, ser um elemento independente em seu arquivo, para tanto escolha menu Layer > Smart Objects > New Smart Object Via Copy. Em ambos os casos, voc pode alterar o nome do layer clicando duas vezes sobre seu nome e digitando um novo. EdITANdO UM SMART OBJEcT O Photoshop permite a edio do contedo de um Smart Object, o processo leva em considerao a natureza do objeto, sendo assim: Imagens rasterizadas ou arquivo nativos Raw sero editados usando o Photoshop, basta clicar duas vezes no cone Smart Object e a

imagem ser aberta. Faa as edies, salve o arquivo e o contedo atualizado automaticamente. imagens vetoriais ou PDF sero editadas usando o Illustrator, basta clicar duas vezes no cone Smart Object e a imagem ser aberta. Faa as edies, salve o arquivo e o contedo atualizado automaticamente. Basta entrar no menu Layer > Smart Objects > Edit Contents ou clicar duas vezes sobre o cone do Smart Objects presente no thumbnail do layer pela paleta Layers.

EdITANdO cOM OUTROS APLIcATIVOS Se voc utiliza outro aplicativo que no o Illustrator para editar seus arquivos vetoriais, basta abrir o arquivo original no aplicativo vetorial desejado, alterar seu contedo e salvar um novo documento. Em seguida, pelo Photoshop, entre no menu Layer > Smart Object > Replace Content e escolha o novo arquivo pelo caixa de dilogo aberta. Esta opo vai atualizar o contedo do Smart Object em todos os layers.

EXPORANTANdO O cONTEdO O contedo de uma Smart Object pode ser exportando a qualquer instante, basta ativar o layer com a opo Smart Object e pelo menu Layer > Smart Objects > Export Content... Um caixa de dilogo aparece e permite que voc escolha o local onde o novo arquivo exportado ser salvo, as informaes rasterizadas sero salvas em foramto PSB e as informaes vetoriais sero salvas no formato PDF. RASTERIZANdO UM SMART OBJEcT Um layer Smart Object pode ser rasterizado a qualquer instante pelo menu Layer > Smart Objects > Convert To Layer ou Layer > Rasterize > Smart Object. O cone que identifica o Smart Object desaparece e todos as propriedades originais do arquivo so perdidas, eliminando as informaes de vetores, layers ou outros elementos originais presente enquanto trabalhando com Smart Object. Este recurso pode parecer no to importante, porm algumas opes do Photoshop no podem ser usadas, entre elas temos a ferramenta de carimbo, filtros entre outros itens. O processo de rasterizao transforma o contedo em um layers tradicional do Photoshop e permite o trabalho normal com todos os recursos do aplicativo.

2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TCNICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

41 41 41

ENTRANdO dE cABEA Vamos deixar a teoria um pouco de lado e comear a trabalhar com esse novo recurso do Photoshop CS2. Para tanto, vamos usar tutoriais que vo comear de forma bastante simples, visando a compreenso do comando e, em seguida, sua utilizao de forma mais criativa. CRIANdO SEU PRIMEIRO SMART OBJEcT Para este primeiro tutorial, voc vai precisar de uma imagem qualquer, que ser utilizada para mostrar como o Smart Object trabalha. PASSO 1 Crie um novo documento com o formato 1024 x 768 pixels, 72 ppi de resoluo e fundo branco.

PASSO 4 Duplique a imagem e posicione-a ao lado da primeira imagem, conforme abaixo; assim, poderemos comparar o processo de distoro entre a imagem da esquerda e da direita.

PASSO 5 Primeiro, vamos simular o processo existente no Photoshop at a verso CS1, ou seja, sem a ajuda do Smart Object. Reduza a imagem da direita para 10% do tamanho usando o comando Free Transform presente no menu Edit > Free Transform. Menu Editar > Transformao Livre. PASSO 2 Abra uma imagem e com a ferramenta Move / Mover clique e arraste-a para cima do novo documento. Para este exerccio, estou usando uma imagem gentilmente cedida pelo Brasilio Wille. Mais informaes pelo site: www.wille.com.br PASSO 6 Usando o mesmo comando Free Transform, amplie a image para seu tamanho original; voc vai notar que a qualidade vai ser comprometida, pois, durante o processo de reduo, o Photoshop eliminou muitos pixels presentes na imagem, e, ao ampli-la novamente, o aplicativo criou um novo conjunto de pixels a partir daqueles presentes. Com isso, a qualidade foi comprometida. PASSO 7 Agora, vamos repetir o processo com a ajuda do comando Smart Object. Sendo assim, selecione a imagem da esquerda pela paleta Layers e pelo menu Layers > Smart Object > Group into new Smart Object transforme o layer; voc vai notar que um novo cone aparecer ao lado do Thumbnaisl do layer selecionado.

PASSO 3 Ajuste o tamanho da imagem de forma que a mesma possa ser acomodada no novo arquivo usando o comando Free Transform / Transformao Livre - tecla de atalho Cmd + T Mac (Ctrl + T Win).

PASSO 8 Repita o processo de escalonamento dos passos 5 e 6. Note que a imagem mantm sua qualidade, pois todo o processo de renderizao foi feito a partir da informao original presente no layer.
2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TCNICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

42 42 42

TRABALHANdO cOM VETORES Arquivos vetoriais tambm podem ser manipuladas no Photoshop com o Smart Object sem nenhuma dificuldade e contam com o benefcio do escalonamento infinito, ou seja, no importa o tamanho que voc decida utilizar, o tipo de arquivo inserido, ou mesmo a resoluo atual da imagem; o Photoshop vai renderizar o objeto a partir da informao vetorial, acomodando perfeitamente as caractersticas de sua imagem. PASSO 1 - CRIANdO UM NOVO ARQUIVO Abra um novo documento no formato 1024 x 768 pixels, 72 ppi de resoluo com fundo branco.

sinalizado como Smart Object, o que significa que o arquivo vetorial original est presente dentro do layer e todo processo de renderizao realizado a partir desse momento vai respeitar as informaes de resoluo e cores presentes na imagem. PASSO 3 - DUPLIcANdO O SMART OBJEcT Voc pode duplicar o layer quantas vezes quiser usando a tecla de atalho Cmd + J (Ctrl + J Wind). Cada uma das camadas pode ser configurada com valores diferentes de opacidade, blend mode, tamanhos entre outras opes.

PASSO 2 - IMPORTANdO O VETOR Voc pode importar um arquivo vetorial para sua imagem usando dois processos diferentes: 1. Atravs do comando Place, localizado no menu File > Place, localize o arquivo que ser importado pela caixa de dilogo aberta. 2. Usando o recurso de Copy / Paste, ou Copiar / Colar, entre o Illustrator e o Photoshop. Uma caixa de dilogo aberta antes de o objeto ser inserido no Photoshop; nela, escolha a opo Smart Object. A imagem aparece no Photoshop inicialmente como Preview e com pontos laterais para que voc possa escalonar e posicionar o arquivo. Ao final tecle Enter.

PASSO 4 - EdITANdO O SMART OBJEcT Voc pode editar o contedo de um Smart Object dando um duplo clique sobre seu cone e abrindo o Illustrator para fazer as alteraes. Ao final, feche o arquivo no Illustrator e volte para o Photoshop; o contedo do Smart Object automaticamente atualizado em todas as camadas. AdIcIONAL - OUTROS APLIcATIVOS Se voc utiliza outro aplicativo que no o Illustrator para editar seus arquivos vetoriais, basta abrir o arquivo no aplicativo desejado, alterar seu contedo e salvar. Em seguida, no Photoshop, entre no menu Layer > Smart Object > Replace Content e escolha o novo arquivo pela caixa de dilogo aberta. Essa opo vai atualizar o contedo do Smart Object em todos os layers.

NOTA AdIcIONAL Note que o layer do objeto importado aparece

2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TCNICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

43 43 43

AUMENTANdO A cOMPLEXIdAdE Vamos continuar o processo de criao e trabalho com Smart Object usando como referncia uma imagem composta por mltiplos layers. Para tanto, voc vai precisar de um arquivo com mltiplos layers e um outro documento no qual vamos aplicar o elemento. PASSO 1 - SELEcIONANdO OS LAYERS Abra o arquivo composto por mltiplos layers, em seguida, ative todos os layers que deseja transforma em um novo Smart Object clicando sobre seus nomes com a tecla Shift pressionada.

Com os layers ativos, clique com o boto direito do mouse (Mac: Ctrl + Mouse) para abrir o menu contextual, nele escolha a opo Group into New Smart Object.

A partir de agora, o cojunto de layers ativos transformado em um novo Smart Object e um cone aparace para identificar o layer.

PASSO 2 - CRIANdO UM SMART OBJEcT Voc pode criar um novo Smart Object a partir de dois caminhos diferentes: Pelo menu Layer > Smart Object > Group into New Smart Object os layers ativos so agrupados em um novo Smart Object, por este menu voc pode edit-lo.

PASSO 3 - DRAG ANd DROP Voc pode transferir um Smart Object de um documento para outro simplesmente clicando e arrastando o Smart Object de um documento para outro. A partir do momento que um Smart Object inserido em um documento, todas as informaes originais sero tambm inseridos no arquivo e no existe mais a necessidade do arquivo do arquivo original, pois todas as informaes esto a um clique.

2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TTICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

44 44 44

02

Criatividade digital: manipulando pessoas

Editor da Revista Desktop Publishing Adobe Certified Expert em Photoshop CS Consultor da Adobe em Photoshop CS2 Criador do grupo PhotoPro.com.br e do Photoshop Conference Membro da National Association of Photoshop Professional - USA especialista em tratamento de imagens para publicaes e consultor de vrias empresas para capacitao de profissionais na rea de imagens. Atualmente, ministra cursos in company e presta assessorias a grficas, editoras de jornais e revistas, e agncias de propaganda no Brasil. Fez vrios cursos no exterior com instrutores como Frank Romano, Emanuel Infante, Miles Soutworth,Thad McIlroy, Hal Heinderliter, David Blatiner, Bruce Fraser, David Biedny, Patty Russotti, Ed Mineck (RIT), Andy Paparozzi (NAPL), Dan Margulis, Michael Riordan (RIT School of Printing), David Hunter (GATF), Richard Adans (GATF), Jack Davis entre outros. Alexandre organizador e ministra palestras no Color Publishing - Seminrio Internacional de Desktop Publishing. Em outubro/2005, fez atualizao nos EUA com Deke McClelland, Dan Margulis, Jack Davis, Scott Kelby, Ben Willmore, entre outros, onde tambm participou do lanamento do Adobe Creative Suite. Em maro de 2004 criou e organizou o Photoshop Conference Brasil, agora em sua 3 edio. GENRIcO PRIMEIRO, dEPOIS ESPEcFIcO Gosto muito de pensar que atravs de uma metodologia correta, vou conseguir resultados mais rpidos e imagens mais consistentes. Sendo assim, fiz um guia dos principais passos utilizados durante o processo de tratamento e manipulao de imagens de pessoas que leva em considerao os problemas mais evidentes e, depois, os mais especficos. Assim, temos: 1. Ajuste o brilho e contraste da imagem. 2. Ajuste o tom de pele. MAIS ESPEcFIcO: Depois de um primeiro ajuste geral na imagem, passamos para reas mais especficas como: 1. Controle de brilho em cavidades que possam gerar sombras, regio dos olhos, pescoo... 2. Anlise da maquiagem, tom do batom, cor, bochechas, brilho dos olhos.... 3. Carimbo, Healing, Patch.... a hora de eliminar aquela espinha, a marquinha que no deveria aparecer, fio de cabelo no local errado ou qualquer outro rudo desagradvel! Esta a parte mais longa do processo e onde a maioria dos erros cometida pelo uso em excesso do Photoshop BOTOX. A PARTIR dA, VOc QUEM MANdA! Edio da cor dos olhos, criao de textura ou suavidade para a pele... voc decide! Nas prximas pginas, vou explicar cada um dos passos usados no processo e, ao final, vamos juntar todas as etapas e gerar um nico processo para tornar sua imagem surreal!

Acredito que como eu voc j tenha folheado as pginas de uma revista e ficou curioso ao notar que todas as pessoas aparecem to bem, possuem uma pele to lisinha, suave, sem uma ruguinha sequer. Se ns pararmos para analisar as imagens de candidatos durante um ano eleitoral, o resultado ento vai ser ainda mais surpreendente, pois muitos aparecem em cartazes com olhos que brilham e sem marcas de expresso, como se fossem crianas recm-nascidas ou que acabam de receber um presente. Tudo parece perfeito (em alguns casos, at perfeito demais). Mgica? Acho que no. Na verdade, temos um conjunto de fatores responsveis pelo sucesso da imagem final, e, com certeza, o Photoshop um dos passos mais importantes para que toda a magia acontea. Porm, seria injusto falar simplesmente de um aplicativo sem mencionar o conjunto de profissionais e tcnicas envolvidos na produo de uma tima imagem. O cOMEO dE TUdO Normalmente, a produo de uma imagem segue alguns dos passos mencionados abaixo: Escolha da modelo certa e/ou instruo correta da pessoa que ser fotografada. Definio do tipo de maquiagem e escolha do profissional correto. Talento e domnio do fotgrafo em montar a luz e dirigir a modelo durante a sesso. Conhecimento dos limites e funcionamento do Photoshop, a fim de preparar a imagem para qualquer tipo de manipulao digital, como, por exemplo, um recorte de cabelo.

2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TTICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

45 45 45

Devemos comear ajustando o brilho, contraste e cores presentes na imagem para torn-la mais atraente. Isso pode, e deve, ser feito na abertura do arquivo nativo Raw usando o Plug-in Camera Raw, ou pelo Photoshop, como vou mostrar a seguir. PASSO 1 - AJUSTANdO AS cORES Com a imagem aberta no Photoshop, entre no menu Image > Adjust > Levels para abrir a caixa de dilogo do comando; ele ser usado para a correo do Brilho, Contraste e Meios Tons da imagem. Menu Imagem > Ajuste > Nveis.

Pressione a tecla Option / Alt no teclado e clique e arraste o tringulo branco da esquerda para a direita; sua imagem vai ficar toda preta e com o movimento do mouse algumas reas brancas vo se abrindo. Arraste o cursor at encontrar um ponto branco em cima da modelo, pois ela que est sendo tratada aqui (Imagem 231). Em seguida, repita o mesmo processo com o

PASSO 2 - TONS dE PELE A matemtica para a correo de tons de pele a minha tcnica preferida, pois, a partir de um estudo mundial, chegou-se a uma frmula muito simples e eficaz, que, quando aplicada corretamente, jamais vai permitir aberraes como pessoas verdes, roxas etc. A base da frmula a seguinte: o Magenta a cor base, a partir da qual as outras configuraes devem ser feitas; o Amarelo deve esta um pouco acima da base, por volta de 5 a 10 %, e o Cyan no deve ultrapassar 30% da base. M = BASE - Y = +5 A 10% C 70% MENOR dO QUE A BASE Para encontrar o valor ideal da base / Magenta, basta clicar com o conta-gotas sobre a imagem em uma rea em que a pele se apresente de forma natural, ou seja, sem a presena de sombras ou excesso de brilhos. Ponto bom Pontos ruins

tringulo escuro; segure o Option / Alt e clique e arraste o cursor da direita para esquerda. Neste momento, a animao se d ao contrrio, ou seja, a imagem fica toda branca com alguns pontos pretos que vo aparecendo. Procure o primeiro ponto que aparecer sobre o modelo, neste caso, usei 12. O cursor cinza ao centro da caixa de dilogo responsvel pelos detalhes presentes nos meios tons da imagem, leve-o para esquerda para deixar a imagem mais clara ou para a direita a fim de deix-la mais escura. Esse ajuste visual. OPcIONAL O comando Curves ou Curvas, presente no mesmo menu do Photoshop, permite um ajuste muito preciso e pode ser usado no passo 1 em substituio ao comando Levels.

O valor usado como base a mdia entre os valores de Magenta e Amarelo; a partir dessa definio, s aplicar a frmula. O processo completo est explicado no tutorial 34- Curvas, Nveis e Histograma. PASSO 3 - CLAREANdO OS OLHOS A partir de agora, vamos trabalhar em reas mais especficas da imagem. Sendo assim, vou comear clareando as cavidades dos olhos. Com a ferramenta Lasso, selecione a rea ao redor dos olhos; no se preocupe com a preciso da seleo, mas, sim, em pegar praticamente toda a extenso da cavidade.

2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TTICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

46 46 46

Suavize a seleo com um Feather de 20 pixels no Menu Select > Feather / Seleo > Difuso.

Abra o comando Levels pelo menu Imagem > Adjust > Levels e brinque com os tringulos branco, cinza e preto at conseguir uma tonalidade agradvel. Neste exerccio, estou usando os valores de 16 / 0.69 / 250.

Entre em Image > Adjust > Levels e aumente o brilho e o contraste presente na cavidade e clique OK ao final. PASSO 4 B - CORES Aproveitando a mesma seleo feita no passo anterior, abra o comando Hue/Saturation pelo menu Image > Adjust > Hue/Saturation. Menu Imagem > Ajuste > Matiz/Saturao.

Acredito ser este um pequeno ajuste, mas que traz um resultado visual muito interessante. Compare o antes e depois usando o Undo - Cmd + Z no Mac (Ctrl + Z no Win). Altere a cor movendo o slider de Hue pela caixa de dilogo aberta, altere tambm os valores de Saturation ou Lightnesss para um ajuste mais fino. PASSO 5 - CARIMBO, HEALING E PATcH Agora chegou a to esperada hora dos retoques, onde sero eliminadas as informaes indesejadas como uma espinha, uma marca na pele ou mesmo um fio de cabelo que est em local errado. As ferramentas mais indicadas so o Carimbo, Healing ou Patch; veja o que cada uma delas pode fazer:

PASSO 4 - LBIOS Os lbios podem ser ajustados em sua tonalidade, tornando-se mais claros ou mais escuros, e tambm em sua cor (vermelho, rosa, azul etc.). PASSO 4 A - MAIS cLAROS OU MAIS EScUROS Vamos comear editando a tonalidade; com a ferramenta Lasso, selecione os lbios da modelo e, se necessrio, aplique 3 pixels pelo Feather para suavizar a seleo.

2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TTICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

47 47 47

Clone Stamp Tool / Carimbo captura uma amostra de uma imagem que pode ser aplicada sobre outro arquivo ou sobre parte dessa mesma imagem. Tambm possvel clonar parte de uma camada sobre outra. Cada traado da ferramenta pinta uma quantidade maior da amostra. Ao usar a ferramenta Carimbo, defina um ponto de referncia da rea que deseja aplicar sobre outra. Com a seleo de Alinhado na barra de opes, possvel usar novamente o ponto de amostra mais recente, independentemente de quantas vezes a pintura foi parada e reiniciada. Quando a seleo da opo Alinhado estiver cancelada, as mesmas amostras de pixels sero usadas novamente sempre que uma pintura for feita. Como qualquer ponta de pincel pode ser usada com a ferramenta Carimbo, possvel ter um grande controle sobre o tamanho da rea clonada. As configuraes de opacidade e fluxo na barra de opes tambm podem ser usadas para refinar a maneira como a rea clonada aplicada. Tambm possvel capturar uma amostra de uma imagem e aplicar a cpia em outra com a condio de que essas duas imagens estejam no mesmo modo de cores. Healing Brush / Ferramenta Recuperao do Pincel: permite corrigir imperfeies, fazendo com que estas desapaream na imagem adjacente. De maneira semelhante s ferramentas de clonagem, use a ferramenta para pintar com amostras de pixels a partir de uma imagem ou de um padro. Entretanto, a ferramenta tambm faz a textura, a iluminao, a transparncia e o sombreamento das amostras de pixels corresponderem aos pixels de origem. Como resultado, os pixels corrigidos mesclam-se de maneira uniforme com o restante da imagem.

PELE SUAVE 01 Os primeiros ajustes foram feitos com as ferramentas de Stamp tool/Carimbo e Healing/Ferramenta Recuperao do Pincel (J) para eliminar as marcas mais fortes, como espinhas ou imperfeies, pois a suavidade na pele consiste em reduzir a textura, e no os defeitos. PASSO 1 Duplique a imagem com a tecla de atalho Cmd +J (PC: Ctrl + J).

PASSO 2 O filtro Surface Blur, sobre o qual tratar nosso exerccio, encontra-se no menu Filter > Blur > Surface Blur. Ele oferece um recurso de desfoque seletivo, criado para que voc tenha um maior controle sobre a suavizao da pele sem perder muitos detalhes da imagem final. Filtro > Desfoque > Desfoque direcionado

Foto: Brasilio Wille

PASSO 3 Como vamos trabalhar a definio da imagem; necessrio utilizar a visualizao de 100% (atravs do duplo clique em cima da ferramenta zoom). Alterada a visualizao, ative o menu Filter > Blur > Surface Blur.
2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TTICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

48 48 48

PASSO 4 Na caixa de dilogo, encontramos duas variveis para se trabalhar: Radius/Raio e Treshold/Limiar, onde Radius define o raio de atuao do desfoque, e Treshold define a intensidade com que ser usada a ferramenta. Esse filtro detecta as reas de menor contraste na imagem, nas quais o filtro ser aplicado em maior intensidade (veja na figura B uma simulao de reas de contraste, e veja, na figura C, como o filtro agiu em cada uma das reas em uma s aplicao). Para a imagem, apliquei um valor de Radius de 20 pixels e Threshold de 30 pixels. PASSO 5 Adicione uma mscara camada onde foi aplicado o filtro Surface Blur pelo menu Layers > Add Layer Mask > Reveal All, depois pressione a tecla D para resetar as cores de Foreground e Background para branco e preto. Camada > Adicionar mscara de camada > Mostrar tudo

PASSO 6 Com a ferramenta Brush / Pincel (tecla de atalho B), v escondendo as reas sobre as quais no se quer que o filtro atue, pintando sobre a mesma com a cor preta, como, por exemplo, a sobrancelha, olhos, lbios e cabelos. Alterando o valor da opacidade da ferramenta pela barra superior, voc pode criar transies mais suaves. PASSO 7 Por fim, diminua para 60% a opacidade do layer a fim de deixar o efeito o mais natural possvel. Vale destacar que, para cada imagem, os valores de desfoque e tambm de opacidade podem ser alterados. DIcA AdIcIONAL Altere a opo de Blend Mode de Normal para Overlay pela parte superior da paleta Layers. Dessa forma, o contraste e a saturao da imagem sero intensificados e a imagem ganhar um ar mais charmoso. Camadas > Sobrepor

FIGURAS B

FIGURAS C

2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TTICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

49 49 49

Foto: Brasilio Wille

DENTES BRANcOS E BRILHANTES Como todo o slogan publicitrio faz questo de enfatizar, dentes brancos e brilhantes so o reflexo de pessoas saudveis e vencedoras. Propagandas a parte, o Photoshop tambm faz seu papel na busca por um sorriso bonito. PASSO 1 - SELEcIONE OS dENTES Com a sua ferramenta de seleo favorita, selecione os dentes da modelo. PASSO 2 - SUAVIdAdE Se necessrio, use o comando Feather pelo menu Select para suavizar um pouco a seleo e evitar a marca dura entre a rea selecionada e no selecionada. Menu Selecionar > Difuso.

Agora aparece a dvida: onde vou clicar nessa curva? A resposta muito simples: pressione a tecla Cmd / Ctrl e clique sobre o dente do centro; um ponto aparece como em um passe de mgica em sua curva. Clique e arraste esse ponto para cima, mas tome cuidado para no fazer um ajuste muito forte, se no a imagem vai ser invadida por um tom azulado. PASSO 4 - DENTES MAIS cLAROS Para o arremate final, voc pode voltar para a curva de RGB pelo pop-up superior da caixa de dilogo, e clicar com o Cmd / Ctrl sobre a imagem para definir um novo ponto na curva. Leve o ponto para cima at conseguir o brilho ideal em sua imagem.

Normalmente, um valor pequeno suficiente para esse tipo de seleo; neste caso, usei 2 pixels. PASSO 3 - CORREO cOM CURVAS Vou usar o princpio da cor oposta para correo dos dentes amarelos. A cor oposta ao amarelo o azul, portanto, abra o comando Curves pelo menu Image > Adjust > Curves e, pelo pop-up superior, escolha a cor Blue. Menu Imagem > Ajuste > Curvas > Azul. IMPORTANTE! sempre bom destacar que uma das magias do Photoshop est em sua facilidade e tambm nas diversas ferramentas disponveis para uma mesma finalidade. O que vai contar a sensibilidade do operador e sua habilidade com uma ou outra ferramenta. Outro ponto est na imagem, ou seja, ela nosso guia para todos os ajustes e, por mais que voc faa frmulas, matemticas e tudo mais, a aprovao sempre a mesma. Eu adorei a imagem.

2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TTICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

50 50 50

OLHOS VERMELHOS Uma das tcnicas mais pedidas e utilizadas pelos profissionais de tratamento e manipulao de imagens a correo dos olhos vermelhos, muito comuns em fotografias tiradas com flash diretos, pois revela a parede interna dos olhos que predomina o vermelho do sangue. PASSO 1 Abra a imagem que deseja corrigir apresentando os olhos vermelhos. PASSO 2 Escolha a ferramenta Red Eye Tool presente na caixa de ferramentas como uma das opes do Healing Brush.

PASSO 3 Clique com a ferramenta no interior do olhos vermelho para que o Photoshop possa fazer a correo automaticamente. PASSO 4 Repita o mesmo processo com o outro olho. DIcA AdIcIONAL Voc pode alterar as configuraes da ferramenta pela barra superior em busca de resultados mais precisos, entre as opes temos: Pupil Size: que controla a dimenso da regio corrigida, seu valor pode ser alterado de 1% a 100%. Darken Amount: que controla a intensidade da correo, mais clara ou mais escura, ou seja, para olhos claros, necessrio utilizar valores menores afim de no deix-los to escuros e artificiais, para olhos escuros um valor mais alto se torna ideal, preservando o contexto inicial da imagem. AINdA MAIS FcIL A correo se torna ainda mais simples quando usamos um segundo mtodo de correo de olhos vermelhos, sendo assim, selecione a ferramenta e clique e arraste o mouse ao redor da regio com o olho vermelho, o Photoshop automaticamente detecta e corrige a imagem.

2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TTICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

51 51 51

DIcA SOBRE OLHOS Pequenas dicas sobre retoques so sempre bemvindas. Esta bastante sutil, mas o resultado final muito interessante. BRANcO dOS OLHOS O branco dos olhos deve sempre ser editado, pois as pequenas veias, ou mesmo olhos vermelhos, no passam uma sensao agradvel. Normalmente, utilizo a ferramenta de Healing ou Carimbo para esse tipo de edio; uma outra soluo interessante pintar de branco diretamente sobre as veias usando a prpria cor do fundo como referncia. REdUZINdO A PUPILA A pupila pode ser lida de diversas formas, pois, quando gostamos muito de algo, nossa pupila fica dilatada e reduz a profundidade de campo. Dessa forma, focamos nossa ateno no objeto de nosso desejo; por outro lado, uma pupila muito dilatada pode no passar uma sensao muito boa. PASSO 1 DUPLIQUE O LAYER Duplique o layer com a tecla de atalho Cmd +J (PC: Ctrl + J). PASSO 2 - LIQUIFY Pelo menu Filter > Liquify, vamos reduzir o tamanho da pupila. Selecione a ferramenta Pucker Tool, a quarta de cima para baixo, e configure um brush um pouco maior do que a pupila.

Pressione o boto do mouse sobre a pupila para reduzir bastante seu tamanho. Agora, com a ferramenta Reconstruct, a segunda de cima para baixo, defina o tamanho final desejado e clique sobre a pupila para reverter essa regio para o original, fazendo com que o encaixe da imagem reduzida e revertida seja perfeito.

BRILHO dOS OLHOS Com a ferramenta Brush, acrescente um pouco de brilho nos olhos; inconscientemente, esse efeito aumenta a sensao de prazer da imagem, pois remete alegria, felicidade, luz... OLHOS VERMELHOS Eliminar esse problema simples: basta escolher a nova ferramenta Red Eye Reduction do CS2 e clicar sobre a regio vermelha dos olhos. Outra forma clicar e arrastar como uma seleo e a ferramenta faz o resto.

2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TTICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

52 52 52

CORRIGINdO TRAOS dO cORPO Utilizando o comando Liquify, podemos corrigir formas do corpo que inicialmente no estejam exatamente da maneira esperada, como explicado neste tutorial. INTROdUO Localizado no menu Filter, o Liquify abre uma caixa de dilogo com vrias ferramentas em forma de brush/pincel para realizar distores que podem ser utilizadas quando voc clica o mouse ou arrasta o mesmo mantendo-o pressionado sobre a imagem. A distoro acontece no centro da rea determinada pelo brush, e o efeito intensificado conforme voc arrasta o mouse ou clica repetidamente sobre uma rea. PASSO 1 Abra a imagem que deseja corrigir ou utilize a imagem do prprio tutorial e duplique seu layer utilizando a tecla de atalho Command + J (Mac) ou Control + J (Win). Tambm possvel duplicar o layer arrastando o layer desejado pelo nome para cima do cone de Create New Layer da paleta Layers.

conforme abaixo, e arraste para o lado esquerdo. Para um ajuste mais preciso, troque o valor do Brush Size para 40 e corrija o contorno externo da barriga.

CORRIGINdO O QUAdRIL Com a mesma ferramenta e configurao, ajuste as curvas do quadril da modelo, clicando e arrastando na parte direita e esquerda da imagem conforme abaixo:

DIcA AdIcIONAL Caso queira alterar somente uma parte da imagem, utilize qualquer ferramenta de seleo para determin-la, limitando assim a ao do comando. PASSO 2 Abra o comando pelo menu Filter > Liquify. Voc vai notar que as ferramentas esto dispostas no lado esquerdo e as configuraes direta. CORRIGINdO A BARRIGA Selecione a primeira ferramenta e configure a funo Brush Size com o valor 120 e Brush Pressure com o valor 50. Em seguida, clique na barriga,

CORRIGINdO SEIOS E OMBROS Selecione agora a ferramenta de ampliao - a sexta ferramenta na sequncia -, configure o Brush size para 150 e a opo de Brush Pressure para 50. Clique com o mouse sobre os seios, repita o processo at conseguir a ampliao desejada. Em seguida, selecione a ferramenta de reduo, que est acima da ferramenta de ampliao, troque o valor de Pressure para 20, clique e arraste o mouse de cima para baixo sobre o ombro esquerdo e est pronto.

DIcA AdIcIONAL Se voc trabalha com uma mesa digitalizadora, como por exemplo as mesas da Wacom, possvel ativar a opo para que o comando seja sensitivo presso, de forma a obter maior preciso e o controle sobre a ao do brush.

2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TTICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

53 53 53

EFEITOS ESPEcIAIS Vamos dedicar as prximas dicas a alguns efeitos especiais que podem ser aplicados em suas imagens de pessoas. DIFUSO SUAVE A difuso suave um efeito muito interessante e rpido que tem como objetivo suavizar de forma suave a pele e eliminar imperfeies presentes sem alterar os detalhes de nitidez. Sua utilizao pode ser feita com grande produtividade e reduz bastante a necessidade de retoques. O efeito consiste em uma mscara de suavidade feita a partir do canal Vermelho / Red e depois na abertura dos detalhes com uma mscara na camada. PASSO 1 - COPIANdO O cANAL Clique sobre o canal do Red / Vermelho pela paleta Channels / Canais, selecione tudo usando a tecla de atalho Cmd + A (PC: Ctrl + A) e copie o canal com a opo Copy, Cmd + C (PC: Ctrl + C).

PASSO 4 - DESFOQUE Entre em Filter > Blur > Gaussian Blur e desfoque bastante a imagem para conseguir uma transio suave entre as tonalidades claras e escuras da imagem. Neste exerccio, usei 25 pixels.

PASSO 2 - NOVO LAYER Clique no canal RGB pela paleta Channels / Canais, e cole a imagem com a tecla Cmd + V (PC: Ctrl + V). Automaticamente, um novo layer criado com a informao do canal de vermelho.

PASSO 5 - MAIS cONTRASTE Aumente o contraste presente no layer pelo menu Image > Adjust > Curves. Na caixa de dilogo aberta, crie uma curva de contraste com dois pontos conforme a prxima imagem. Essa curva tambm conhecida como S de contraste.

PASSO 3 - BLENd MOdE E OPAcIdAdE Pela paleta Layers / Camadas, troque o Blend Mode de Normal para Luminosity e reduza a opacidade para 25%.
2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TTICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

54 54 54

PASSO 6 - AdIcIONANdO A MScARA Adicione uma mscara em sua camada pelo cone inferior da paleta Layers > Create New Layer Mask. Paleta Camadas > Adicionar nova mscara de camada.

PASSO 7 - TRAZENdO dETALHES Pressione a tecla D para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, selecione a ferramenta Brush / Pincel - Atalho B e pinte com a cor preta sobre a mscara para revelar os detalhes dos olhos, boca, cabelo etc.

DIcA AdIcIONAL Alterando o opacidade e o Blend Mode do layer voc vai alterar tambm o efeito em sua imagem; fique vontade para testar combinaes diferentes e conseguir seus prprios resultados.

Foto: Brasilio Wille

2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TTICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

55 55 55

FOcO dE LUZ Uma das maneiras de chamar a ateno do observador para sua imagem pode estar em gerar um foco de luz direto sobre o objeto. PASSO 1 - NOVO LAYER Adicione um novo layer de ajuste com a opo Curves pela barra inferior da paleta Layers / Camadas.

PASSO 3 - BLENd MOdE Troque o Blend Mode de Normal para Multiply na paleta Layers / Camadas.

PASSO 2 EdITANdO AS CURVAS Escurea os tons claros da imagem clicando e arrastando o ponto extremo da curva, como mostra a imagem.

PASSO 4 - TRAZENdO dETALHES Pressione a tecla D para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, selecione a ferramenta Brush / Pincel - Atalho B, e pinte com a cor preta sobre a mscara para revelar a rea do foto principal de sua imagem. Vale usar um brush bastante grande para este exerccio e tambm trabalhar com opacidades diferentes na ferramenta a fim de conseguir uma transio mais suave.

Foto: Brasilio Wille

2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TTICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

56 56 56

TEXTURA E SATURAO A adio de textura ao arquivo pode trazer um resultado bastante interessante. Alm disso, o ser humano responde muito bem quando exposto imagens saturadas, sendo assim, vou unir neste tutorial essas duas opes. PASSO 1 - DUPLIcANdO A IMAGEM Duplique o layer de sua imagem duas vezes usando a tecla de atalho Cmd + J (PC: Ctrl + J). PASSO 2 - AdIcIONANdO A TEXTURA Selecione o primeiro layer acima do Background da imagem e aplique o filtro Noise pelo menu Filter > Noise > Add Noise. Menu Filtro > Rudo > Adicionar Rudo VALORES PARA O FILTRO Use o valor de 10 para Amount / Intensidade Gaussian em Distribution / Distribuio Ative a funo Monochromatic / Monocro mtico PASSO 3 - DESFOQUE Pelo menu Filter > Blur > Gaussian Blur, desfoque a imagem usando 16 pixels. Menu Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano PASSO 4 - BLENd MOdE E OPAcIdAdE Troque o Blend Mode de Normal para Overlay / Sobrepor pela paleta Layers / Camadas para aumentar o contraste e saturao das cores. Em seguida, reduza a opacidade para 50%.

2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TTICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

57 57 57

03

CS2 ao Extremo Vanishing Point

Editor da Revista Desktop Publishing Adobe Certified Expert em Photoshop CS Consultor da Adobe em Photoshop CS2 Criador do grupo PhotoPro.com.br e do Photoshop Conference Membro da National Association of Photoshop Professional - USA especialista em tratamento de imagens para publicaes e consultor de vrias empresas para capacitao de profissionais na rea de imagens. Atualmente, ministra cursos in company e presta assessorias a grficas, editoras de jornais e revistas, e agncias de propaganda no Brasil. Fez vrios cursos no exterior com instrutores como Frank Romano, Emanuel Infante, Miles Soutworth,Thad McIlroy, Hal Heinderliter, David Blatiner, Bruce Fraser, David Biedny, Patty Russotti, Ed Mineck (RIT), Andy Paparozzi (NAPL), Dan Margulis, Michael Riordan (RIT School of Printing), David Hunter (GATF), Richard Adans (GATF), Jack Davis entre outros. Alexandre organizador e ministra palestras no Color Publishing - Seminrio Internacional de Desktop Publishing. Em outubro/2005, fez atualizao nos EUA com Deke McClelland, Dan Margulis, Jack Davis, Scott Kelby, Ben Willmore, entre outros, onde tambm participou do lanamento do Adobe Creative Suite. Em maro de 2004 criou e organizou o Photoshop Conference Brasil, agora em sua 3 edio. BEM-VINdO AO VANISHING POINT Sem dvida, este um dos comandos mais impressionantes desta nova verso do Photoshop CS2, pois permite a edio de imagens j compensando sua perspectiva. isso mesmo, a partir de agora no mais necessrio ficar se preocupando com detalhes como profundidade, tamanho, iluminao, entre outros quesitos, pois tudo isso fica a cargo do filtro. Sendo assim, o mais importante determinar de forma correta os planos de perspectiva presente em suas imagens e seguir em frente.

MILAGRES dO PHOTOSHOP O novo comando Vanishing Point do Photoshop CS2 to bom que at parece milagre. Quando apresento o recurso em um treinamento fica sempre aquele ar de como que ?!.... O que voc fez ento? Foi truque, milagre... no pode ser to simples?! A verdade que a ferramenta executa processos de ajuste em perspectiva mais facilmente, basta abrir uma foto, criar um novo layer para no alterar o conjunto inicial, definir seus planos e comear as edies na imagem.

Imagem original no canto direito superior e manipulada na parte grande, abaixo.

2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TTICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

58 58 58

So vrias as opes disponveis pelo comando para editar a imagem preservando todos os dados da perspectiva. Entra elas temos: escalonar, distorcer, pintar, clonar, copiar ou colar. uma nova maneira de trabalho que vai alm do tradicional painel plano, pois, uma vez determinada a perspectiva, a ferramenta torna o processo quase milagroso, compensando todos os dados necessrios como mencionado anteriormente. CONHEcENdO A INTERFAcE dO VANISHING POINT Abra a caixa de dilogo do filtro Vanishing Point pelo menu Filter > Vanishing Point ou usando sua tecla de atalho, como visto abaixo. Voc vai notar que as ferramentas se encontram na lateral esquerda e, uma vez selecionadas, suas opes ficam disponveis na barra superior. Abaixo, segue os nomes dos recursos e suas funcionalidades: 1. Edit Plane tool: seleciona, edita, move e escalona os planos presentes na imagem. 2. Create Plane tool: define os quatro cantos necessrios para a criao do primeiro plano. Alm disso, tambm pode ser utilizada para editar a forma e os pontos dos planos. Clicando e arrastando um dos pontos com a tecla Cmd (Mac) / Ctrl (PC) pressionada, um novo plano perpendicular aberto; esse processo pode ser repetido vrias vezes. 3. Marquee tool: seleciona reas quadradas ou retangulares de uma imagem assumindo automaticamente todas as propriedades do plano. Uma vez pronta a seleo, basta clicar e arrastar com a tecla Option (Mac) / Alt (PC) pressionada

para copiar a informao para o local desejado. 4. Clone tool: funciona exatamente da mesma forma que a ferramenta do carimbo no Photoshop, com o adicional da perspectiva, ou seja, com a tecla Option / Alt, clique sobre a rea que ser usada como referncia e depois clique e arraste para a regio onde ser aplicada a imagem. O comportamento do brush pode ser controlado pela barra superior. 5. Brush tool: permite pintar com uma cor determinada sobre a imagem. Com dois cliques sobre o swatch de cores dos brushes na barra superior possvel determinar uma nova cor. Todas as propriedades normais dos brushes, como tamanho, dureza, opacidade e heal tambm podem ser determinadas ou personalizadas, garantindo maior preciso. 6. Transform tool: escalona, rotaciona, espelha e move imagens inseridas nos planos; resumindo, seu comportamento semelhando ao do comando Free Transform, ou Transformao Livre. Uma vez ativado, oito pontos so inseridos para que voc edite o plano e a imagem conforme sua necessidade. 7. Eyedropper tool: permite a seleo de uma cor especfica clicando sobre a imagem ou rea de referncia. Clicando sobre o swatch de cores na barra superior, possvel determinar uma nova cor pelo Adobe Color Picker. 8. Hand tool: movimenta a imagem no interior da rea de preview. Com dois cliques sobre seu cone, a imagem exibida de forma integral na rea de visualizao. 9. Zoom tool: amplia ou reduz a visualizao da imagem dentro da rea de preview do filtro. Com dois cliques sobre sobre seu cone voc pode obter a imagem em padro de 100%.

Caixa de dilogo do Vanishing Point


1 2 3 4 5 6 7 8 9

2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TTICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

59 59 59

PREPARATIVOS IMPORTANTES Antes de abrir o Vanishing Point, crie um novo layer usando a tecla de atalho Cmd + Shift + N (Mac) / Ctrl + Shift + N (PC). D um duplo clique sobre o nome e digite retoques. Dessa forma, todas as edies ficam disponveis em uma camada independente, no alterando o conjunto de informaes originais, o que facilita a correo e edio futuras - sem contar as possibilidades de se trabalhar com Blend modes / Modos de mesclagem, controles de opacidade, mscaras e todo os recursos que somente o trabalho com layers permite. PASSO 1 - CRIANdO O PRIMEIRO PLANO A primeira coisa a fazer criar o primeiro plano. Para isso, entre no menu Filter > Vanishing Point para abrir sua caixa de dilogo e selecione a ferramenta Create Plane Tool localizada na lateral. Em seguida, clique em cada um dos pontos laterais para formar o plano; no caso, usei como referncia a prpria forma presente na parede, como pode ser visto abaixo. Ao final, um grid aparece no interior do plano e voc deve consultar a caixa Planos, grids e alertas do Vanishing Point para maiores informaes sobre como manipular esse grid.

PASSO 2 - AJUSTANdO O PLANO Com a ferramenta Edit Plane tool clique a arraste os pontos laterais afim de ajust-los melhor forma da parede, depois aumente o tamanho do plano para que cubra toda a extenso da parede puxando pelo pontos centrais das extremidades. PASSO 3 - PLANO PERPENdIcULAR Novamente com a ferramenta Create Plane, posicione o mouse sobre o ponto central inferior. Note que a forma do cursor alterada; clique e arraste para o centro da imagem para abrir um novo plano na perpendicular.

PASSO 4 - AJUSTES FINOS Na grande maioria das vezes, o plano no feito no primeiro traado, principalmente se estamos falando do plano perpendicular. Portanto, retorne para a ferramenta Edit Plane e faa as correes necessrias em ambos os planos. PASSO 5 - EdIO: ELIMINANdO OBJETOS Para eliminar o sujeito que est conversando no telefone sero utilizados dois procedimentos; tudo isso porque ele se encontra presente no limite entre dois planos diferentes. Assim, com a ferramenta Marquee, selecione dois quadrados da parede. Se no acertar de primeira, clique fora da seleo e comece novamente.

DIcA IMPORTANTE A construo do plano muito mais simples quando usamos uma pequena parte da imagem como referncia.

Copie a rea selecionada para cima do nosso sujeito clicando e arrastando a seleo para o centro pressionando a tecla Option (Mac) / Alt (PC), juntamente com a tecla Shift, mantendo o alinhamento dos objetos da imagem. necessrio trabalhar no outro plano para eliminar os ps e, para isso,
2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TTICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

60 60 60

selecione agora a ferramenta Stamp/Carimbo. No Vanishing Point, ela ir trabalhar de forma semelhante ao carimbo tradicional, ento, clique com a tecla Option (Mac) / Alt (PC) sobre a parte superior do tapete para posicionar a referncia e, em seguida, clique sobre os ps para elimin-los.

PASSO 7 COPIANdO A IMAGEM Abra uma imagem qualquer, selecione a parte desejada e em seguida v ao menu Edit > Copy para copi-la para o clipboard. Editar > Copiar PASSO 8 - CRIE UM NOVO LAYER Crie um novo layer com o nome Quadros para colocar nossas imagens utilizando a tecla de atalho Cmd + Shift + N (Mac) ou Ctrl + Shift + N (PC), garantindo que todos os elementos desta edio permaneam independentes.

A referncia pode ser colocada em qualquer local a fim de garantir uma edio perfeita da imagem. No nosso exemplo, usei a lateral e a parte de baixo do tapete. Alm disso, alterando os controles presentes na barra superior do brush, possvel controlar seu dimetro, dureza, opacidade e at mesmo ativar as opes de Heal para suavizar a luminosidade, cores e texturas automaticamente.

PASSO 9 - COLANdO A IMAGEM Acesse o menu Filter > Vanishing Point para abrir novamente a caixa de dilogo do filtro e note que os grids usados pela ltima vez permanecem presentes.

Clique no boto OK para finalizar e note que todas as edies foram colocadas no layer que criamos no incio do tutorial, preservando todos os detalhes da imagem original, bem como todas as alteraes feitas at este ponto. IMPORTANdO OBJETOS possvel importar qualquer imagem que esteja no clipboard para o filtro Vanishing Point, bastando que, antes de abrir a caixa de dilogo do filtro, voc tenha copiado a imagem desejada usando o comando Copy / Copiar. A imagem pode estar presente no mesmo documento ou ser qualquer outro arquivo.

Use a tecla de atalho Cmd + V (Mac) ou Ctrl + V (PC) para colar a imagem presente no clipboard no interior da caixa de dilogo do filtro. Essa imagem aparece no canto superior direito e, utilizando agora a ferramenta Marquee, clique e arraste-a para dentro do grid lateral. Assim que a imagem for inserida, o Photoshop automaticamente aplica todas as distores presentes no plano.

PASSO 10 - AJUSTANdO A IMAGEM Quase sempre que uma imagem importada, suas propores devem ser corrigidas. Para tanto,
2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TTICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

61 61 61

selecione a ferramenta Transform e ajuste o objeto clicando e arrastando em seus pontos laterais at que este se encaixe perfeitamente ao contexto. PASSO 11 INSERINdO UM SEGUNdO QUAdRO Abra o arquivo Quadro02.jpg, copie para o clipboard usando Cmd +C (Mac) / Ctrl + C (PC) e repita os passos 9 e 10. Se desejar, voc pode criar um novo layer para esse procedimento, caso contrrio, a imagem ser inserida no layer Quadros. PASSO 12 Adicionando maior profundidade Para criar um efeito de profundidade e aumentar o realismo da imagem, adicione o efeito Drop Shadow pelo cone F na parte inferior da paleta Layers usando os valores da imagem abaixo. Paleta Camadas > Sombra projetada IMPORTANTE possvel inserir quantos elementos desejar e editar praticamente todos os parmetros, porm, todos os processos so realizados interpolando imagens. Isso pode acabar reduzindo a resoluo ou mesmo gerar algumas regies serrilhadas, mas, prestando ateno aos fatores de distoro, a qualidade garantida. FINALIZANdO A IMAGEM Para obter a imagem final que serve como exemplo deste tutorial, eu resolvi esconder as portas que se encontram no fundo da imagem usando a parede lateral como referncia, e ainda rebaixar o texto; tudo feito atravs da repetio dos passos detalhados no exerccio. A partir de agora, basta que voc pratique um pouco. Divirta-se com esse novo recurso do Photoshop e, lembre-se: no milagre, pura tecnologia!

PLANOS, GRIdS E ALERTAS dO VANISHING POINT Todo processo de trabalho do Vanishing Point se resume a planos, grids e cores que indicam seu comportamento, portanto, fique atento ao que est acontecendo em sua imagem para garantir bons resultados com esse novo comando. O SIGNIFIcAdO dAS cORES: Azul: a cor azul indica um plano vlido, porm, para garantir um trabalho perfeito, necessrio que esse plano e seu grid interno estejam geometricamente alinhados com os elementos presentes no arquivo. Vermelho: a cor vermelha indica um plano invlido, sendo assim, o comando Vanishing Point no consegue calcular uma perspectiva possvel e nem permite que sejam criados planos perpendiculares a partir dele. No entanto, possvel realizar edies em um plano vermelho, mas os resultados podem ser no aproveitados. Amarelo: a cor amarela tambm indica um plano invlido, porm, este pode ser classificado como um plano intermedirio, uma vez que permite a criao de planos perpendiculares e tambm edies. Mas seus resultados so um tanto quanto imprevisveis, ou seja, existe a possibilidade de o resultado final ser satisfatrio ou no.

2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TTICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

62 62 62

ATALHOS Crie o habito de trabalhar com teclas de atalho e aumenta sua produtividade em at 50%, pois toda vez que um novo comando ou ferramenta

so ativos, voc pode usar a mo que est sobre o teclado para esta funo e assim se tornar mais rpido no aplicativo.

TEcLAS dE ATALHO dO cOMANdO VANISHING POINT Funcionalidade Ferramenta de Zoom Zoom 2x (temporary) Hand tool / Mo Selecionar a ferramenta Hand tool temporariamente Zoom in - Ampliar Zoom out - Reduzir Ajustar a tela Zoom 100% Aumentar o tamanho do Brush (Brush, Clone tools) Diminuir o tamanho do Brush (Brush, Clone tools) Aumentar o dureza do Brush (Brush, Clone tools) Diminuir o dureza do Brush (Brush, Clone tools) Desfazer ltima ao - Undo Refazer ltima ao - Redo Descelecionar tudo Esconder seleo e planos Mover seleo 1 pixels Mover seleo 10 pixels Copiar Colar Repetir ltimo movimento Criar seleo flutuante Preencher a imagem com a seleo ativa Duplicar rea selecionada Rotao em 90 Selecionar um plano inferiror a outro Rederizar o grid Deletar ltimo plano enquanto cria outro Cancelar a criao de um plano Fazer um plano total, quadrado Windows Z X H Barra de espao Control + + Control + Barra de espao Control + - (hyphen), Alt + spacebar Control + 0 (zero), Duplo-clique na Hand tool Duplo-clique Zoom tool ] [ Shift + ] Shift + [ Control + Z Control + Shift + D Control + D Control + H Setas Shift + setas Control + C Control + V Control + Shift + T Control + Alt + T Alt-drag Control + Alt-drag Shift-drag object Control-click the plane Alt-click OK Backspace Control + .(period) Double-click the Create Plane tool Mac OS Z X H Barra de espao Command + +, Command + Barra de espao Command + -(hyphen), Option + spacebar Command + 0 (zero), Duplo-clique na Hand tool Duplo-clique Zoom tool ] [ Shift + ] Shift + [ Command + Z Command + Shift + Z Command + D Command + H Setas Shift + setas Command + C Command + V Command + Shift + T Command + Option + T Option-drag Command + Opt-drag Shift-drag object Command-click the pane Option-click OK Backspace Command + . (period) Double-click the Create Plane tool

2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

PHOTOSHOp CONFERENCE 2006 OS MELHORES TCNICOS, AS MELHORES TTICAS


DTp.COM.BR | pHOTOpRO.COM.BR | pHOTOSHOpCONFERENCE.COM.BR

63 63 63

VANISHING POINT UM PONTO dE VISTA dIFERENTE Muito mais do que uma ferramenta de perspectiva, o novo comando Vanishing Point oferece realmente algo surpreendente, permitindo aplicaes de edio e correo de perspectivas nas mais diferentes condies. Edies de imagens com a ferramenta do Carimbo ou mesmo com a ferramenta do Healing so bastante simples, mas, quando falamos de elementos que devem estar alinhados, a dificuldade aumenta um pouco mais, pois o Photoshop permite o trabalho com guias que nem sempre oferecem uma preciso total; justamente neste momento que o Vanishing Point entra no jogo, pois, como sua ferramenta de carimbo possui preview do brush, o alinhamento de qualquer elemento se torna um processo prova de erro. PASSO 1 Crie um novo layer com o nome Retoques Vanishing para acomodar as alteraes. PASSO 2 Pelo menu Filter > Vanishing Point, abra a caixa de dilogo do filtro e crie um plano quadrado com a segunda ferra-

menta do lado direito - Create Plane Tool. importante que seu plano tenha a cor azul, garantindo o funcionamento do comando.

PASSO 3 Com a ferramenta de carimbo, selecione o elemento que deseja eliminar. Neste caso, vamos tirar o pssaro da foto, porm, vou usar como referncia o alinhamento pelo mar. Sendo assim, com Option /Alt, clique na rea direita do mar, em seguida arraste o brush para determinar onde o mesmo vai atuar. O grande diferencial aqui o preview da prpria imagem, que vai garantir o alinhamento perfeito desde o primeiro clique.

2006 PROIBIDA A REpRODUO pARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAO pOR ESCRITO DO AUTOR | ALEXANDRE KEESE | ALEkEESE@DTp.COM.BR

Por Jack Davis - Dica extrada do livro Photoshop 7 WOW Book

Esculpindo sobre uma superfcie texturizada

Algumas vezes, tudo o que voc precisa para criar uma iluso tridimensional de uma imagem com iluminao tnue e sombras que fazem com que suas formas sejam realadas. No Photoshop, um meio excelente de executar essa tarefa utilizar o Layer Style/Estilos de camadas formado pelos efeitos Bevel & Emboss/ Chanfro e Entalhe para criar aberturas; uma Sombra Interna/Inner Shadow para dar profundidade nos entalhes e combinar a iluminao da superfcie com a da imagem; e Color Overlay para controlar toda a sombra das reas de reentrncias. Mas, para uma superfcie mais spera e esculpida, como a face de cima da rocha, usaremos o filtro Displacement Map para obter uma importante diferena entre uma iluso convicente e uma falha. Com o mapa deslocado, feito a partir da prpria imagem, o filtro Displace pode distorcer ou curvar as margens da superfcie de acordo com sua textura.
36 - PhotoPro.com.br

Corbis Images Royalty Free, RESORT VAACATIONS

PhotoPro.com.br | Onde a comunidade de Photoshop se encontra! |

Passo 3: Colocando o grfico a ser esculpido.

Passo 1: Preparando a superfcie da foto Abra a imagem da superfcie que voc quer esculpir. Esse procedimento funciona com muitos tipos de imagem de superfcies; se voc escolher uma superfcie abstrata, o processo simples e voc pode parar logo aps o passo 4. Se voc escolher superfcies com texturas mais complexas, procure uma imagem na qual as caractersticas de claro e escuro so definidas mais pela iluminao e sombreamento das reas em relevo do que pelas diferenas de cor alheias textura. Por exemplo, no caso da parede rochosa, a rea mais escura so as sombras das fendas. Apesar de haver uma forte diferena de cor entre as reas cinza e laranja da rocha, no h muita diferena de brilho entre as duas cores, assim, a diferena de cor no interfere no filtro Displace / Mesclagem (usado no passo 7) para criar distores altas e baixas. Um exemplo de superfcie que no se encaixa bem com esse filtro pode ser a foto de uma zebra. As listas brancas e pretas criam picos e vales independentemente da textura, forma e sombra do animal. Passo 2: Isolando alguns elementos do foreground Como h um objeto na imagem - o alpinista - que precisa estar frente do esculpido da rocha, duplique-o em um layer separado, podendo assim colocar o grfico entre o objeto e a imagem em background. Use o mtodo que lhe parecer mais adequado para a seleo da imagem. Nesse caso especfico, utilizamos o Lasso Magntico. Essa seleo no precisa ser perfeita, uma vez que a imagem original ainda est embaixo e ir combinar com o objeto selecionado. Ao final da seleo, escolha menu Layer > New > Layer Via Copy (ou use o atalho Command/Ctrl+J) para copiar a seleo para o novo layer 2. Menu Camada > Nova > Camada por cpia Com um duplo clique sobre o layer, altere seu nome para Alpinista.
O alpinista foi selecionado e copiado em um layer separado.

A outra coisa que voc precisar o formato para ser esculpido, tipicamente um elemento grfico ou tipogrfico criado no Photoshop ou importado para o mesmo. Escolhi o cone do CD-ROM Design Elements da Ultimate Symbol, Inc. Criado com o Adobe Illustrator 9; depois, copiei esse cone (menu Edit > Copy / menu Editar > Copiar). Ento, no Photoshop, posicione o grfico no arquivo usando Edit > Paste > Paste as Shape Layer e use a ferramenta Move/Mover para posicionar o grfico, arrastando o canto da moldura em torno do alpinista confome a imagem acima. Editar > Colar > Colar como camada de forma

O grco foi copiado do Adobe Illustrator e colado no Photoshop como um Shape Layer.

Obs. : A opo de layer Paste as Shape Layer no confivel quando o elemento for copiado de verses anteriores do Illustrator. Ao invs disso, voc pode usar Paste as path/Colar como demarcador, ou Paste as pixels/Colar como pixels. Passo 4: Esculpindo Para esculpir o grfico, voc precisa construir o Layer Style/Estilo de camada para seu layer com os efeitos Bevel & Emboss/Chanfro e entalhe, Inner Shadow/Sombra interna e Color Overlay/Sobreposio de cor, como descrito abaixo.

Sua revista de Photoshop - 37

Por Jack Davis - revista@photopro.com.br

Dessa maneira, voc poder ver os resultados das sobreposies e efeitos dos layers que sero colocados a partir de agora: Comece com Color Overlay/Sobreposio de cores: clique no cone f no p da paleta Layers/Camadas e escolha Color Overlay do menu pop-up. Esse um meio flexvel de escurecer as reas rebaixadas do entalhe. Voc conseguir um efeito mais realista combinando as sombras dos entalhes com as da imagem, assim, clique no swatch de cor (amostra de

Effects as Group/Mesclar efeitos internos como grupo. O Photoshop ir agora tratar o Color Overlay e o preenchimento no layer como se fossem um nico elemento, de forma que voc pode modificar a opacidade do contedo pela opo Fill opacity/Opacidade de preenchimento. Eu utilizei 25%. Clique em Bevel & Emboss/Chanfro & entalhe na lista do lado esquerdo da caixa de Iniciando os efeitos Bevel e Emboss na caixa de dilogo Layer Style. dilogo Layer Style/Estilo de camada; essa opo ir formatar a margem ou a extremidade da depresso. Determine o estilo preferido, o tipo e o tamanho para o Bevel & Emboss; usei Outer bevel/Chanfro externo, Chisel hard/Cinzel slido, e 9 pixels para obter uma margem mais grossa e firme. Pelo Shading, clique no swatch de cor prximo ao Shadow mode/Modo de sombra e clique na imagem para capturar uma amostra de cor a partir da rea de somColocando o efeito Inner Shadow. A Cor obtida a partir da imagem, e o Choke (obstruo) ajustado para regular a largura da sombra.

cor, prximo ao Blend mode/Modo de mesclagem e clique em uma parte escura da imagem para ter uma amostra de cor da rea sombreada); coloque o Blend mode em Normal e a opacidade em 100%. Pelo Blending options/Opes de mesclagem da caixa de dilogo (aberta por um clique em seu nome no topo da lista esquerda) certifique-se de ligar a funo Blend Interior
Ativando a opo Color Overlay (no topo) e alterando a opacidade do preenchimento para 25% pelo Advanced Blending (na seo Blending Options da caixa de dilogo Layer Style), o grco ir escurecer e ganhar um efeito leve de depresso.

bra; quando a cor da sombra for transformada em amostra, o Blend modo/Modo de mesclagem pode ser configurado a 100% para Multiply/Multiplicao e Opacity/Opacidade. Ns mudamos o Highlight mode/ Modo de realce para Overlay/Sobrepor. Diferente do modo defaut Screen/Diviso, o Overlay preserva os detalhes da textura nas extremidades mais claras do Bevel/Chanfro. Clique na amostra e escolha uma cor clara para do mesmo modo da sombra.

38 - PhotoPro.com.br

PhotoPro.com.br | Onde a comunidade de Photoshop se encontra! |

Os efeitos criados so necessrios para o grco esculpido, mas o efeito parece ser independente da textura na superfcie da rocha.

Sobre o mapa de deslocamento A seguir, faa um mapa de descolamento a partir de uma imagem em tons de cinza - grayscale - que ser usada no passo 6 para distorcer o grfico de maneira que ele parea ter sido afetado pela topografia. O mapa de deslocamento trabalha alterando os pxels da superfcie da foto em uma direo usando como referncia as reas mais claras da imagem, e na direo oposta onde a imagem mais escura. Se criarmos um mapa de deslocamento a partir da superfcie da imagem, ele ir distorcer o grfico de maneira que a superfcie esculpida absorva os tons escuros nas reas entalhadas e assimile maior claridade nas reas iluminadas. Atravs do mapa de deslocamento em tons de cinza, voc poder ver nitidamente as reas claras e escuras da imagem, prevendo com exatido onde e como sero as distores. Obs. : Apesar de o filtro Displace / Mesclagem poder usar o arquivo RGB como um mapa de deslocamento, o efeito fica mais difcil de prever, uma vez que o contraste em vermelho cria o Displacement / Deslocao (horizontal) e o contraste no canal Green/Verde cria um deslocamento vertical. Passo 5 - Criando o mapa de deslocamento Para fazer o mapa de deslocamento em tons de cinza a partir da superfcie da foto, na paleta Layers / Camadas comece clicando no cone olho prximo ao nome do layer do grfico e do layer Alpinista para ocult-lo, deixando apenas a superfcie original da foto visvel. Ento, abra a paleta Channels (Window > Show channels/Janela > Mostrar canais) e crie uma seleo da imagem visvel baseada na luminosidade - escuros e claros. Com Command/Ctrl + clique no nome do canal da composio (RGB) no topo do da paleta. Transforme a seleo em uma imagem grayscale no canal alpha clicando sobre o cone Save Selection as Channel no p da paleta Channels. Paleta Canais > Salvar seleo como canal. Desselecione (Command/Ctrl+D) e clique

Dicas acidionais O que voc fizer a seguir depende da natureza da superfcie da imagem: Se a superfcie mais suave do que texturizada, e mais colorida do que uniforme, seu entalhamento est completo. Se h um pattern de cor distinto na superfcie suave, entretanto, voc pode usar Offset/Deslocamento no interior do entalhe, criando um salto no pattern, o qual dar a iluso de que a rea entalhada est cavada. Mas se a superfcie da foto est texturizada (como a do exemplo), voc poder recorrer aos passos 5, 6 e 7 para tornar as extremidades do entalhe mais speras.

Sua revista de Photoshop - 39

Por Jack Davis - revista@photopro.com.br

no nome Alpha 1 da paleta Channels / Canais para visualiz-lo. Para que a imagem grayscale trabalhe melhor com o filtro Displace / Mesclagem, voc precisa se livrar de detalhes indesejados utilizando o desfoque e, talvez, o aumento de contraste destacando as diferenas entre claros e escuros. Escolha: Menu > Filter > Blur > Gaussian Blur. Escolha: Menu > Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano

Passo 6: aplicando o filtro Displace/Mesclagem De volta paleta Layers / Camadas do arquivo de imagem principal, visualize todos os layers novamente. Selecione o layer do grfico e escolha Filter > Distort > Displace. Se voc usou o recurso de Shape Layer / Camada de Forma para seu grfico, uma caixa de advertncia avisar sobre a rasterizao dele; clique em OK para prosseguir. Menu Filtro > Distorcer > Mesclagem Na caixa de dilogo Displace/Mesclagem, marque a escala Horizontal e Vertical; usei 10 e 10, respectivamente. Os valores do filtro Displace/Mesclagem tornam-se irrelevantes se o Mapa de deslocamento for exatamente do mesmo tamanho, no havendo necessidade para tiling ou stretching.

O canal alpha esfumaado (direita) para atenuar os detalhes na textura.

Quanto maior o comando de Radius na caixa de dilogo do Gaussian Blur, menos ntida e esculpida sero as margens. Ns utilizamos o comando de 2 pxels. Se necessrio, escolha Menu > Image > Adjust > Levels e use os sliders do Input Levels para escurecer as sombras (use o slider esquerdo de ponta preta), ou realce os pontos luminosos (use o slider direito de ponta branca), ou ainda ajuste os meio tons (use o slider mediano). Menu Imagem > Ajustes > Nveis Criando um novo arquivo Escolha Duplicate Channel/Duplicar canal do menu lateral da paleta Channels/Canais; na caixa de dilogo do Duplicate Channel, escolha New/Novo para o documento de destino e clique OK. Feche o novo documento, clicando na caixa Caution/Advertncia, nomeie o arquivo e salve-o em seu HD no formato Photoshop.

Escolhendo Filter > Distort > Displace no layer Shape voc poder transformar o Shape / Vetor (formato) em pxels antes de aplicar o ltro.

Clique OK; uma caixa aparece para que o arquivo de mapeamento criado no passo 5 seja localizado. Passo 7: terminando os retoques Para um maior deslocamento dos elementos do esculpidos, tente o filtro Liquify / Dissolver; primeiro, duplique o arquivo pelo menu Image > Duplicate > Duplicate merged layers only. Depois, escolha menu Filter > Liquify. Menu Imagem > Duplicar > Duplicar somente camadas mescladas ; Menu Filtro > Dissolver

Duplicando o canal alpha para criar a imagem em tons de cinza que ser usada como mapa de deslocamento pelo ltro Displace / Mesclagem.

40 - PhotoPro.com.br

You might also like