You are on page 1of 3

Aipo

Aipo ou salso - imagem original: The LEAF Project H vrios cultivares de aipo (apium graveolens var. dulce), tambm muito conhecido como salso, que podem ser classificados como cultivares tradicionais, cultivares de branqueamento natural ou auto branqueados, cultivares americanos ou verdes, e cultivares de folhas. Cultivares tradicionais tm hastes das folhas verde esbranquiadas, rosadas ou avermelhadas, e normalmente sofrem um processo de branqueamento para adquirirem um sabor doce e um aroma caracterstico. Cultivares de branqueamento natural so prprios para um plantio com alta densidade de plantas, de forma que a prpria folhagem realiza o sombreamento e assim o branqueamento parcial das hastes das folhas. Estes cultivares geralmente tm hastes verde-claras ou creme amareladas. Cultivares americanos ou verdes tem hastes que so consumidas sem que se realize o branqueamento. Os cultivares de folhas so mais apropriados para a produo de folhas que so usadas como condimento, mas suas hastes, que so mais finas, tambm podem ser utilizadas como verdura. Os cultivares tradicionais so considerados os de melhor sabor, mas exigem mais trabalho do horticultor em seu cultivo.

Clima
O aipo ou salso cresce melhor se cultivado em clima ameno, com temperaturas entre 15C e 21C. Alguns cultivares suportam geadas leves, mas baixas temperaturas podem induzir a planta a florescer precocemente.

O aipo ou salso cresce melhor em clima ameno - imagem original: kirybabe -

Luminosidade

O aipo ou salso cresce melhor se dispor de luz solar direta pelo menos durante algumas horas diariamente, mas tolera sombra parcial. Em regies mais quentes, talvez se obtenha melhores resultados se o aipo for cultivado em um local mais fresco com sombra parcial, ou de forma a evitar a luz solar direta nas horas mais quentes do dia. Cultive em solo bem drenado, frtil, rico em matria orgnica e rico em nitrognio. A planta tolerante quanto ao pH do solo.

Irrigao
Irrigue de forma a manter o solo sempre mido, mas sem que permanea encharcado.

Mudas de aipo ou salso - imagem original: Rene Cunningham -

Plantio
As sementes de aipo ou salso podem precisar de um longo tempo para germinar, geralmente 2 a 3 semanas ou mais. Deixar as sementes na gua por um dia pode apressar a germinao. As sementes no devem ser cobertas com muita terra, pois a germinao no ocorre se no houver luz suficiente. O ideal deixar as sementes na superfcie do solo mido ou sob uma fina camada de terra peneirada. Plante as sementes no local definitivo da horta ou em canteiros, sementeiras, mdulos ou outros recipientes e transplante quando as plantas tm 5 ou 6 folhas. O espaamento recomendado geralmente de 20 a 25 cm entre as plantas de cultivares de branqueamento natural, e de 35 a 40 cm entre as plantas dos outros tipos de cultivares. O aipo ou salso pode ser cultivado em vasos grandes, com pelo menos 30 cm de profundidade.

Tratos culturais
Nos cultivares em que realizado o branqueamento, este pode ser feito embrulhando frouxamente cada planta em um cilindro de papel escuro e espesso (ou outro material opaco), de aproximadamente 23 cm de altura (para plantas de aproximadamente 30 cm de altura), amarrados com barbante ou elstico, deixando a extremidade das hastes e os limbos das folhas expostos. Outra possibilidade amontoar e amarrar as folhas frouxamente com barbante ou elstico, aproximadamente a 2/3 da altura da planta. Terra ento amontoada em torno das plantas, deixando apenas a extremidade das hastes e os limbos das folhas expostos. O branqueamento realizado cerca de duas semanas antes da colheita. No so todas as pessoas que fazem branqueamento em cultivares tradicionais. Algumas pessoas apreciam o sabor natural dos aipos cultivados em suas hortas domsticas. Nos cultivares de branqueamento natural, quando as plantas atingem cerca de 20 cm de altura, uma espessa camada de palha solta pode ser espalhada em torno das plantas para ajudar no

branqueamento.

O aipo pode ser colhido inteiro ou podem ser colhidas apenas as folhas necessrias - imagem original: samuelsanths -

Colheita
A colheita do aipo ou salso pode ser feita de 75 a 150 dias aps o plantio, dependendo do cultivar e das condies de cultivo. A planta pode ser colhida inteira, cortando-a rente ao solo com uma faca, ou as folhas podem ser cortadas individualmente quando necessrio, exceto para cultivares tradicionais que passam por branqueamento (sem branqueamento estes cultivares tm hastes de sabor pungente ou amargo, que nem todos apreciam).

Uma variedade de aipo que cultivada para a obteno de suas razes e hipoctilo - imagem original: Steven Jackson -

You might also like