You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARABA CENTRO DE EDUCAO DEPARTAMENTO DE HISTRIA CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTRIA COMPONENTE CURRICULAR: ESTGIO SUPERVISIONADO I

Nome do/a aluno/a

MEMORIAL DE EXPERINCIA DOCENTE

CAMPINA GRANDE PB 2013

NOME DO/A ALUNO/A

Memorial de Experincia Docente, apresentado ao Curso de Histria, como requisito de concluso do Componente Curricular Estgio Supervisionado I. Prof.: Msc. Priscilla E. Formiga Pereira

CAMPINA GRANDE PB 2013

AGRADECIMENTO OU DEDICAO

SUMRIO

INTRODUO

1. Uma escrita de si nas vivncias e experincias da trajetria acadmica - Nesta etapa voc pode optar por iniciar sua escrita comentando acerca das inquietaes que levaram voc a fazer o curso de histria. - Discorrer acerca dos autores que lhe marcaram ao longo do seu percurso acadmico. - Neste item voc tambm pode problematizar conceitos e teorias, relacionando-os com a escrita da histria e com as prticas dos usurios.

2. Concepes de ensino de histria e de formao docente - Neste item voc vai discorrer acerca do percurso do ensino de histria no Brasil.

3. Cartografia escolar: olhares sobre a escola x

3.1. Leituras das experincias do perodo de observao Identificao da escola: localizao, ano de fundao, identificao do nome da escola (homenagem a quem ou ao que?), verificar se tem regimento interno (se tiver analisar o seu contedo); verificar o projeto poltico pedaggico da escola com destaque para a modalidade de ensino do Estgio; Descrio dos recursos didtico-pedaggicos da escola: descrever minuciosamente a biblioteca, destacando rea de histria; salas de vdeos: verificar acervo; salas de informtica; Forma de funcionamento: nmero de turmas/turnos/sries, em que se tem a presena do ensino de histria; carga horria dos professores de histria; Descrio do professor: verificar grau de instruo/formao acadmica dos professores; verificar a relao formao acadmica/disciplinas ensinadas; verificar tempo de servio; prtica de ensino do (a) professor (a) de histria: metodologias, contedos, perspectivas sobre saberes docentes, prticas de avaliao, recursos didticos utilizados, perspectivas sobre os jovens e adolescentes. Descrio dos alunos: nmero de alunos por turno/turma; Idade, sexo, local de residncia; verificar se so alunos trabalhadores, se so oriundos de outras escolas e se so repetentes; verificar se funciona grmios estudantis ou qualquer outra atividade desenvolvida pelos alunos; Verificar que atividades so desenvolvidas junto comunidade: cursos, palestras, gincanas, festas, etc. Consideraes gerais sobre as suas impresses e leituras acerca da escola no que concerne ao ensino fundamental ou ensino mdio.

4. A sala de aula de histria: problemas, desafios num espao de vivncias e construo de saber - Tendo por base os itens anteriores (especialmente a experincia do estgio de observao) argumente acerca das possibilidades e desafios para o ensino de histria no Fundamental II. - Neste item voc vai sugerir propostas para o ensino de histria no sculo XXI.

CONCLUSO - Neste item voc vai realizar uma avaliao da experincia que foi o estgio de observao, tendo em vista a realidade analisada nas salas de aula do ensino Fundamental II.

FONTES E BIBLIOGRAFIA Neste item voc vai mencionar os livros, os artigos, dentre as vrias outras fontes que foram utilizadas para escrever o relatrio.

Observaes: 1 Caro aluno voc tem a liberdade de utilizar a sua criatividade para identificar outros aspectos no apontados neste roteiro: acrescente, descreva e analise. 2 O portflio de suas experincias docentes deve ser digitado com fonte tamanho 12 Times New Roman ou Arial corpo 11; espaamento entrelinhas 1,5; margens esquerda - 3,0 cm, direita - 2,0 cm, superior - 3,0 cm, inferior - 2,0 cm; as referncias bibliogrficas conforme as normas da ABNT.

You might also like