You are on page 1of 14

Apoios e Preparos para Apoios ( PPR )

APOIOS E PREPARAOS PARA APOIOS


Fonte: Manual de Prtese Parcial Removvel Cludio Kliemann cap.6; p 6!. Apoio o elemento constituinte das PPRs, responsveis pela fixao e pelo suporte. Os apoios alojam-se em cavidades preparadas nos dentes para recebe-los, denominadaspreparos para apoios. 1.

FUNES DOS APOIOS


1. $. &. (. ). ,. Fi a!"o# %uporte# Reten!"o 'ndireta# Reestabelecer o plano oclusal# Fec*ar pe+uenos diastemas# -stabili.a!"o *ori.ontal da pr/tese.

Fixao 0 a caracter1stica biomec2nica da PPR +ue determina a posi!"o de assentamento 3inal , onde o movimento oclusocervical impedido pela presen!a dos apoios, 4arantindo +ue a pr/tese n"o se deslo+ue alm deste limite.

O deslocamento alm desse limite pode lesionar o tecido. Suporte 5ransmiss"o das car4as masti4at/rias, recebidas pela base da pr/tese, aos dentes de suporte. O periodonto de sustenta!"o capa. de receber 3or!as de 4rande intensidade desde +ue diri4idas ao lon4o ei o do dente. Para +ue as 3or!as sejam diri4idas desta maneira aos dentes suportes, tanto os apoios como os preparos para apoios, devem ter caracter1sticas projetadas mecanicamente para esta 3inalidade.

Os apoios 4eralmente 3a.em parte dos 4rampos, mas podem ser utili.ados de 3orma isolada, nos casos, onde * interesse de obter apenas suporte e n"o reten!"o direta. Assim como todos os elementos de uma PPR (com e ce!"o do bra!o retentivo) devem ser r14idos, para +ue as 3or!as sejam diri4idas e distribu1das as estruturas de suporte. -67 -m uma 8lasse ''', toda a car4a masti4at/ria recebida pela PPR ser transmitida aos dentes de suporte por meio dos apoios. Reteno Indireta 0 uma das principais 3un!9es dos apoios, restrita aos casos de e tremidade livre, onde ocorrem movimentos reais de rota!9es. Para 4arantir o desempen*o da reten!"o direta n"o podemos abrir m"o da reten!"o indireta.

"sses apoios situados a #rente do #ulcro $ei%o real de rota&'o( atua anulando a #or&a de deslocamento rotacional. Reestabelecer o Plano Oclusal Os dentes perdidos podem causar mi4ra!9es dentrias. Al4umas destas situa!9es podem ser caracteri.adas por inclina!9es, onde parte ou mesmo toda super31cie oclusal, encontra-se em

in3ra-oclus"o. Al4umas destas situa!9es podem ser solucionadas atravs das PPRs, commacroapoios tambm denominados apoios gigantes.

A caracter1stica desse apoio de reestabelecer a oclus"o. Fechar Pequenos Diastemas :inimi.a desta 3orma a impac!"o de alimentos, prevenindo cries dentrias e problemas periodontais.

Estabili ao !ori ontal da Pr"tese -sta 3un!"o s/ obtida atravs dos apoios 4eomtricos, encaixes de preciso e desemipreciso pela 4rande pro3undidade vertical em +ue s"o aplicados.

2.

C ASSIFICA!O DOS APOIOS

"ua#to a$

)ua locali*a&'o; da super#cie; * )ua #orma.


* * +ature*a

#uanto a locali ao 8lassi3icam-se em7 $poios Oclusais %obre a super31cie oclusal de pr-molares e molares.

Incisais ;a super31cie incisal de incisivos e caninos.

A. <. e 8. Apoio incisal em um canino com vista vestibular, mesiolin4ual e lin4ual. Palatinos ou %inguais ;a super31cie palatina ou lin4ual de incisivos e caninos.

Interdentais O apoio posiciona-se na super31cie oclusal entre dois dentes posteriores ou incisal entre dois dentes anteriores.

"ua#to a Nature%a &a Superf'(ie -smalte natural# Aml4ama# Pr/tese unitria e 3i a. "ua#to a for)a 8lassi3icam-se em7 Simples Preparados diretamente na boca sobre esmalte natural, aml4ama ou resina composta.

&eom'tricos Preparados sobre elementos de PPF. ;"o tem como objetivo principal 4erar reten!"o direta 3riccional, mas suporte e estabilidade e3etiva.

Encaixes de Semi(preciso Re3ere-se aos encai es 3abricados no laborat/rio, a partir de uma matri. de plstico ou metlica. Encaixes de Preciso Re3erem-se aos encai es pr-3abricados industrialmente +ue poder"o ser inclu1dos no enceramento da PPF ou posteriormente soldados a essa estrutura.

*.

PREPAROS PARA APOIOS Preparo para apoios s"o cavidades preparadas a 3im de alojar os apoios das PPRs. Os preparos para apoios t=m tambm a 3inalidade de 4arantir espa!o para a coloca!"o do apoio, sem +ue inter3ira com a oclus"o e ri4ide..

+.

PREPARO PARA APOIO C USA PARA PR,-.O ARES E .O ARES O +ue di3ere um preparo oclusal de um pr-molar para um molar a sua dimens"o, cada +ual proporcional ao taman*o do dente.
Os preparos para molares devem obedecer as se4uintes propor!9es7 > ?ivide-se o molar no sentido mesiodistal em +uatro partes e no sentido vestibulolin4ual em tr=s partes. O preparo deve ter a dimens"o apro imada do +uadrante mesiodistal ou mediomesial.

Os pr-molares por terem o comprimento mesiodistal menor ter"o esta dist2ncia dividida apenas por tr=s partes. O sentido vestibulolin4ual mantm-se dividido em tr=s partes.

Os planos 4uias dever"o ser con3eccionados antes dos preparos para n"o alterar suas dimens9es.

Os preparos para apoio oclusal +uando vistos por oclusal devem ter um contorno na 3orma da letra @AB arredondada. ?evem ser uma super31cie cCncava, totalmente e pulsiva +ue al4uns autores comparam com a 3orma arredondada de uma col*er. A re4i"o do preparo mais pr/ ima ao centro do dente tem a parede pulpar mais pro3unda +ue a re4i"o pro imal para +ue a resultante das 3or!as ten*am uma dire!"o mais a ial poss1vel.

/.

APOIOS IN0ERDEN0AIS PARA .O ARES E PR,-.O ARES Os apoios interdentais para dentes posteriores pode ser reali.ado entre dois molares, dois pr-molares ou entre molar e pr-molar. ;ormalmente utili.ados +uando se planeja usar 4rampos 4=meos unidos pelo apoio. A pro3undidade do preparo deve ser de apro imadamente 1,) mm, e a lar4ura em torno de $,$ mm.

-sse tipo de preparo s/ deve ser selecionado +uando o preparo n"o comprometer o ponto de contato.

Pode-se aumentar o suporte atravs de pe+uenos apoios oclusais na rea remanescente das 3ossetas de cada dente.

1.

APOIOS INCISAIS PARA CANINOS Podem ser reali.ados para caninos superiores e in3eriores, no 2n4ulo distal ou mesial. Possuem a 3orma da letra @AB, estendendo-se tanto para vestibular +uanto para lin4ual para +ue o apoio caval4ue sobre o dente, transmitindo, desta 3orma, 3or!as com dire!"o a ial. O sulco palatino de desenvolvimento, especialmente presente nos caninos superiores, indica anatomicamente a dire!"o do preparo.

2. APOIOS INCISAIS PARA INCISI3OS Podem ser e ecutados em incisivos superiores e in3eriores. Podem locali.ar-se tanto no 2n4ulo mesial como no distal. 8aracteri.am-se por ocuparem o 2n4ulo incisopro imal, com o preparo estendendo-se tanto por vestibular como por lin4ual na 3orma de bisel. Forma e dimens9es ilustrados abai o7

4. PREPARO PARA APOIOS E. C5N6U O


Os apoios em c1n4ulo s"o indicados para caninos superiores e in3eriores e para incisivos superiores +ue possuam um c1n4ulo proeminente. Para os dentes in3eriores, o preparo tambm denominado de preparo para apoio l1n4ual. Ocupam toda rea de c1n4ulo com a 3orma de cun*a inclinada para o centro do dente.

7. APOIOS IN0ERDEN0AIS PARA DEN0ES AN0ERIORES


%"o indicados principalmente para incisivos in3eriores, nos +uais o 3ator esttica seja menos comprometedor e por estarem num mesmo n1vel oclusal. ?ependendo da anatomia podem ser usados tambm entre incisivo lateral e canino. %"o basicamente a uni"o de dois preparos para apoios incisais com pe+uenas modi3ica!9es. A parede pulpar plana e as paredes pro imais li4eiramente e pulsivas. Os 2n4ulos vestibular e lin4ual s"o biselados.

O8S$ A descri!"o das tcnicas para reali.ar os preparos est"o descritos no livro @:anual de Pr/tese Parcial Remov1velB 8ludio Dliemann e Ea4ner de Oliveira.

You might also like