You are on page 1of 7

As Dez Estranhezas do Acordo Ortogrfico

As aulas de ortografia e acentuao no so as mesmas. Antes do Acordo Ortogrfico, todos professores e alunos entravam em acordo. Agora, estes ltimos, diante das regras que so expostas em sala de aula, mostram-se apreensivos, desconfiados e, o que pior, mais resistentes aprendizagem da ltima flor do Lcio. Diante desse cenrio desafiador, cabe a ns, professores, convenc-los de que as estranhezas do Acordo Ortogrfico podem se tornar algo corriqueiro. A bem da verdade, devero assim se tornar, uma vez que no nos restaram alternativas: a partir de 1 de janeiro de 2013, o estranho passar a ser oficial. Em razo disso tudo, tenho sugerido em sala de aula uma espcie de gincana: a escolha pelos alunos das dez mais do Acordo. A expresso dez mais significa aquele rol de palavras modificadas que tm provocado maior grau de espanto; que tem levado o usurio a questionar ser mesmo?; que o tem instado, em suma, a duvidar de que tudo aquilo possa ser verdade... Deixei os alunos opinarem, o que para ns, professores, muito importante. claro que o recurso pedaggico tem um bom propsito: tornar mais leve, com a dose certa de comicidade, o que tem se mostrado duro... de roer: a nova ortografia imposta pela Academia Brasileira de Letras (ABL). Aproveito este momento para revelar o resultado que obtive, na ltima semana, em uma sala de aula de concursandos. Segue adiante a curiosa classificao, em ordem decrescente, conforme consegui apurar:

10 lugar O QUE ERA... MICROONDAS O QUE PASSA A SER... MICRO-ONDAS

COMENTRIO: antes do Acordo, escrevia-se microondas, sem o hfen. Este sinalzinho apareceu para evitar a briga das duas vogais, separandoas, mas tem provocado maior confuso em sala de aula. Agora se escreve com hfen (MICRO-ONDAS)(1). O mesmo fenmeno ocorreu com o ultrapassado micronibus, que agora cede passo forma hifenizada micro-nibus (2).

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

REFERNCIA:
(1) LETRAS, Academia Brasileira de Letras. Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 5. ed., So Paulo: Global, 2009, p. 549. (2) LETRAS, Academia Brasileira de Letras. Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 5. ed., So Paulo: Global, 2009, p. 549.

9 lugar O QUE ERA... ELE PRA PARA VER. O QUE PASSA A SER... ELE PARA PARA VER.

COMENTRIO: no campo do acento diferencial, no mais se distingue a forma verbal PARA antes, com o acento agudo da preposio PARA. Agora ambas as formas so grafadas da mesma forma, sem o acento agudo que as diferenciava. Cabe ao usurio perceber, por conta prpria, a funo sinttica dos termos e distingui-los. Que desafio! Perceba o exotismo da forma ele para para ver! Ser que vai pegar? Preferimos pagar pra ver...

8 lugar O QUE ERA... O QUE PASSA A SER... AUTO-ESCOLA AUTOESCOLA COMENTRIO: quem quer aprender a dirigir veculos, deve agora se guiar bem... No mais h hfen para AUTOESCOLA (1). Tenho recomendado: tire a carteira na autoescola e aproveite para tambm tirar o hfen... O mesmo raciocnio se estende para INFRAESTRUTURA (2): antes, grafada com hfen, mas agora grafada dessa forma.
REFERNCIA:
(1) LETRAS, Academia Brasileira de Letras. Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 5.
WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

ed., So Paulo: Global, 2009, p. 92. (2) LETRAS, Academia Brasileira de Letras. Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 5. ed., So Paulo: Global, 2009, p. 457.

7 lugar O QUE ERA... PRA-QUEDAS O QUE PASSA A SER... PARAQUEDAS

COMENTRIO: a curiosidade mostra sua fora em PARAQUEDAS. Antes do Acordo, escrevia-se com o acento agudo no primeiro elemento (pra) e com hfen (pra-quedas). Agora devemos suprimir o acento e unir tudo em PARAQUEDAS (1). O problema que isso no vale para outras situaes anlogas, o que seria razovel: o pra-lama, o pra-choque e o pra-brisa de ontem perderam o acento no primeiro elemento, mas mantiveram o hfen em PARA-LAMA (2), PARA-CHOQUE (3) e PARA-BRISA (4). Quanta uniformidade, hein?
REFERNCIA:
(1) LETRAS, Academia Brasileira de Letras. ed., So Paulo: Global, 2009, p. 620. (2) LETRAS, Academia Brasileira de Letras. ed., So Paulo: Global, 2009, p. 619. (3) LETRAS, Academia Brasileira de Letras. ed., So Paulo: Global, 2009, p. 618. (4) LETRAS, Academia Brasileira de Letras. ed., So Paulo: Global, 2009, p. 618. Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 5. Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 5. Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 5. Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 5.

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

6 lugar O QUE ERA... ANTI-SOCIAL O QUE PASSA A SER... ANTISSOCIAL

COMENTRIO: o hfen existia antes do Acordo no prefixo anti- quando a palavra posterior iniciava-se por -h, -r ou -s. Assim, escrevia-se antisocial, para indicar os seres arredios de contatos sociais. A nosso ver, tais pessoas, geralmente estranhas, ficaro bem mais esquisitas com a forma ANTISSOCIAL (1)... Voc no acha?
REFERNCIA:
(1) LETRAS, Academia Brasileira de Letras. Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 5. ed., So Paulo: Global, 2009, p. 65.

5 lugar O QUE ERA... O QUE PASSA A SER... CONTRA-RAZES CONTRARRAZES COMENTRIO: o hfen existia antes do Acordo no prefixo contra- quando a palavra posterior iniciava-se por -h, -r, -s ou vogal. Assim, escrevia-se contra-razes, ainda que se tratasse de um neolgico termo jurdico, no aceito pela Academia Brasileira de Letras, no Vocabulrio Ortogrfico de Lngua Portuguesa (4 edio). Antes preocupvamos com o prazo delas, no ambiente forense; agora, devemos prestar ateno ao prazo e tambm grafia: recomenda-se escrever CONTRARRAZES (1), sem o hfen e com a duplicao da letra -r. O mesmo raciocnio se estende a outros prefixos, quando antecederem as letras -s e -r. Portanto, agora se escreve semissoberania e semisselvagem (1), arquirrival (2), contrarregra e contrassenso (3), ultrassom (4), entre outros casos.
REFERNCIA: (1) LETRAS, Academia Brasileira de Letras. Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 5.
WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

ed., So Paulo: Global, 2009, p. 749. (2) LETRAS, Academia Brasileira de Letras. Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 5. ed., So Paulo: Global, 2009, p. 78. (3) LETRAS, Academia Brasileira de Letras. Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 5. ed., So Paulo: Global, 2009, p. 215. (4) LETRAS, Academia Brasileira de Letras. Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 5. ed., So Paulo: Global, 2009, p. 823.

4 lugar O QUE ERA... CO-AUTOR e CO-AUTORA O QUE PASSA A SER... COAUTOR e COAUTORA

COMENTRIO: as lides agora devero ter mais unidos os integrantes do mesmo lado da relao jurdico-processual... Escrevem-se, sem hfen, COAUTOR e COAUTORA (1). Os operadores do Direito devem procurar se acostumar s formas, em plena coautoria de esforo para a assimilao da novidade...
REFERNCIA:
(1) LETRAS, Academia Brasileira de Letras. Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 5. ed., So Paulo: Global, 2009, p. 199.

3 lugar O QUE ERA... CO-RESPONSVEL O QUE PASSA A SER... CORRESPONSVEL

COMENTRIO: aqui apareceu a medalha de bronze. Este mais um caso

de supresso do hfen, que deu lugar a um termo de grafia pouco esttica: CORRESPONSVEL (1). Na mesma linha, seguem os termos relacionados: corresponsabilidade,
WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

corresponsabilizar, corresponsabilizante e corresponsabilizvel (2).


REFERNCIA:
(1) LETRAS, Academia Brasileira de Letras. Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 5. ed., So Paulo: Global, 2009, p. 222. (2) LETRAS, Academia Brasileira de Letras. Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 5. ed., So Paulo: Global, 2009, p. 222.

2 lugar O QUE ERA... O QUE PASSA A SER... CO-HERDEIRO COERDEIRO COMENTRIO: os alunos escolheram a forma COERDEIRO, agora escrita sem o hfen e sem o -h, como a novidade merecedora da medalha de prata do exotismo... Tenho sugerido um macete: esquecendo-se da grafia imposta pela ABL, pense naquele carneirinho novo e tenro, chamado cordeiro. Basta escrever este nome e inserir a vogal -e entre as letras -o e -r! Descobrir a forma recomendada: COERDEIRO (1). Que estranha herana o novo Acordo nos deixou...
REFERNCIA:
(1) LETRAS, Academia Brasileira de Letras. Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 5. ed., So Paulo: Global, 2009, p. 201.

1 lugar O QUE ERA... O QUE PASSA A SER... CO-RU e CO-R CORRU e CORR COMENTRIO: e, como medalha de ouro, houve uma unanimidade na escolha do termo mais extravagante. Todos escolheram as novas formas CORRU (1) e CORR (2). De to diferentes, dispensam comentrios. Merecem, sim, que se d tempo ao tempo, a fim de que o operador do Direito possa acreditar que ter mesmo que as utilizar na lide. Pacincia...
WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

Alis, os latinos j diziam: Com tempo e perseverana, tudo se alcana.


REFERNCIA:
(1) LETRAS, Academia Brasileira de Letras. Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 5. ed., So Paulo: Global, 2009, p. 222. (2) LETRAS, Academia Brasileira de Letras. Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 5. ed., So Paulo: Global, 2009, p. 221.

Como se notou, a divertida gincana permitiu que se escolhessem as dez mais do Acordo, como indicadoras do srio desafio que ns, professores, estamos assumindo em sala de aula para continuar a demonstrar que Olavo Bilac tinha razo: nossa lngua, apesar de inculta, continua a ser bela...

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

You might also like