You are on page 1of 11

ENGENHARIA DE PRODUO

4 Semestre Atividades Prticas Supervisionadas

Mecnica Aplicada Etapas 1 e 2


Data de entrega: 09/04/2014 Professor (a): Murilo Equipe: Ualas Oliveira Silva RA 5644105647 Raul Mohammed da Rocha Abib RA 5669112194 Cesar Augusto dos Santos Lima RA 5205954613 Rafael Avanzo Lacerda RA 3723687887

SUMRIO

1 - ETAPA 1................................................................................................................2 1.1 - Passo 1..............................................................................................................2 1.2 Passo 2..............................................................................................................3 1.3 Passo 3..............................................................................................................5 1.4 Passo 4..............................................................................................................5 2 - ETAPA 2................................................................................................................8 2.1 - Passo 1..............................................................................................................8 2.2 Passo 2..............................................................................................................9 2.3 Passo 3..............................................................................................................9 2.4 Passo 4..............................................................................................................10

ETAPA 1

Aula-tema: Cinemtica dos corpos rgidos. Esta atividade importante para que o grupo possa compreender sobre os aspectos da cinemtica circular aplicada, principalmente das engrenagens de veculos automotores.

1 Passo
Pesquisar sobre os diversos tipos de engrenagens utilizadas. Reunir fotos, imagens e esquemas que expliquem a funcionalidade de cada espcie de engrenagem. (Reservar o contedo obtido para finalizar o primeiro relatrio que ser solicitado na Etapa 2). Tipos de engrenagem: Engrenagens cnicas; empregada em rvores que se acoplam cujo o ngulo de interseco geralmente 90. Sua aplicao em baixas velocidades para muda a rotao e a direo da fora.

Engrenagens retas; Possuem dentes dispostos paralelamente entre si em relao ao eixo. o tipo mais comum de engrenagem e o de mais baixo custo. usada em transmisso que requer mudana de posio das engrenagem em servio, pois fcil de engatar. mais empregada na transmisso de baixa rotao do que na de alta rotao, por causa do rudo que produz.

Engrenagens hipides; As engrenagens hipides so um tipo de engrenagem cnica espiral em que o eixo no faz interseo com o eixo da engrenagem tipo pinho. A principal aplicao de uma engrenagem hipide est na unidade diferencial de um veculo de rodas, onde o eixo de transmisso deve estar em um ngulo direito com as rodas. Os dentes helicoidais em uma engrenagem hipide produzem menos vibrao do que uma engrenagem com dentes de corte reto. Os modelos de engrenagens hipides so fabricados em pares e devem ser substitudos aos pares. Engrenagens helicoidais; Os dentes nas engrenagens helicoidais so cortados em ngulo com a face da engrenagem. Quando dois dentes em um sistema de engrenagens helicoidais se acoplam, o contato se inicia em uma extremidade do dente e gradualmente aumenta medida que as engrenagens giram, at que os dois dentes estejam totalmente acoplados. Este engate gradual faz as engrenagens helicoidais operarem muito mais suave e silenciosamente que as engrenagens de dentes retos. Por isso, as engrenagens helicoidais so usadas na maioria das transmisses de carros.

Engrenagem Cremalheira; uma barra de dentes destinada a engrenagens. Assim pode se transformar um movimento de rotao em movimento retilineo ou vice-versa.

Engrenagens de parafuso sem fim; Engrenagens de parafuso sem-fim so usadas quando grandes redues de transmisso so necessrias. Esse tipo de engrenagem costuma ter redues de 20:1, chegando at a nmeros maiores do que 300:1. Muitas engrenagens sem-fim tm uma propriedade interessante que nenhuma outra engrenagem tem: o eixo gira a engrenagem facilmente, mas a engrenagem no consegue girar o eixo. Isso se deve ao fato de que o ngulo do eixo to pequeno que quando a engrenagem tenta gir-lo, o atrito entre a engrenagem e o eixo no deixa que ele saia do lugar. Essa caracterstica til para mquinas como transportadores, nos quais a funo de travamento pode agir como um freio para a esteira quando o motor no estiver funcionando.

2 Passo
Buscar informaes sobre as relaes existentes das engrenagens, tais como, frequncia, perodo ou frequncia angular. A frequncia indica o nmero de vezes que o fenmeno se repete na unidade de tempo. Ento, medidas usuais de frequncia podem ser: voltas por segundo, rotaes por minuto (rpm), etc. No Sistema Internacional, a unidade chamada de Hertz (Hz). Por exemplo, um motor eltrico que gira a 3.000 rpm teria a seguinte frequncia: f = 3000 rotaes / 60 segundos = 50 Hz Perodo tempo gasto para se efetuar uma volta, e pode ser calculado da seguinte maneira: Periodo = Tempo gasto / Numero de Voltas Logo, a relao entre frequncia e perodo : F = 1 / P

3 Passo
Listar duas marcas diferentes de carro que possam mostrar o dimensionamento e as frequncias de cada sistema transmissivo. Como podemos observar as fontes de abastecimento de gua na residncia, no so utilizadas fontes para consumo, como a gua da chuva por exemplo Para que a energia gerada pelos motores automotivos seja enviada s rodas se faz necessrio o uso de um sistema mecnico complexo chamado de sistema transmissivo, e esse pode ser de modelos, um manual que faz necessrio o uso de um componente desse sistema chamado de embreagem, j o outro chamado de sistema automtico ou hidrulico quefaz uso do conversor de torque.

4 Passo
Esquematizar o sequenciamento do sistema transmissivo automotivo, desde o motor, at a chegada da transmisso aos pneus, atravs de um fluxograma ou ilustraes. O motor gera a fora necessria para movimentar a si ao conjunto de transmisso e o veculo. A fora do motor primeiramente transmitida ao volante do motor. O volante do motor possui uma massa pesada para promover a cintica entre o intervalo de tempo das exploses do cilindro. Em uma das faces est a pista de transmisso de fora que vai fazer contato com a embreagem e da por diante continuar transmitindo a fora do motor at as rodas.

[Disco de embreagem, pea de frico e transferncia de fora na transmisso] A embreagem contm seu principal componente, chamado disco de embreagem. O disco de embreagem pressionado pela fora do plat que o empurra contra o volante, dessa forma, todo o movimento do volante passa para o disco de embreagem.

[Eixo Primrio de engrenagem, todas esto fixas no eixo]

[Eixo secundrio engrenagens livres] O eixo primrio da caixa de cmbio est ligado ao disco de embreagem. No eixo primrio esto s engrenagens motoras e, geralmente, correm livres encima deste eixo, isso ocorre quando marcha em ponto morto. Atravs do mecanismo de alavanca e trambulador o motorista aciona o acoplamento de uma das marchas, geralmente comeando pela primeira. A engrenagem selecionada trava-se no eixo primrio.

[Conjunto, trambulador,vares e garfos de engate de marcha] Travada, a engrenagem transmite toda fora e velocidade engrenagem do eixo secundrio, das engrenagens movidas. O eixo secundrio passa a rotao e fora pelo diferencial que distribui aos semi-eixos e por fim as rodas do veculo.

[Engrenagem travada no eixo secundrio]

[mecanismo de tambor, luva, cone macho e fmea, anel sincronizador e engrenagem] A cada marcha selecionada pelo motorista, ocorre o processo de liberao da fora do motor para caixa, por que o motorista pisa na embreagem, podendo assim, travar outras marchas de sada no eixo primrio que ir se relacionar com as engrenagens movidas do eixo secundrio gerando mais velocidade ao veculo.

ETAPA 2
Aula-tema: Mecanismos: Engrenagens. Esta atividade importante para que voc conhea as funcionalidades das engrenagens e as trocas de marchas num carro. Para realizla, devem ser seguidos os passos descritos. 1 Passo
Pesquisar sobre o mecanismo das trocas de marchas nos carros. O mecanismo de troca de marchas, mais conhecido por caixa de cambio, extremamente importante para que se possa realizar o uso mais adequado de motor. Nela realizada a relao entre as engrenagens para que possa realizar o melhor uso do torque gerado por um motor. Esse mecanismo possui duas verses bem definidas que podem ser manuais ou automticas, onde podem passam de um mecanismo muito simples at um mecanismo completo como o encontrado durante a troca de marchas automaticamente.

Mecanismo de troca de marchas manuais Os mecanismos de troca manual de marchas podem ter cinco, seis ou sete velocidades, onde para que tais velocidades sejam transferidas se faz necessrio o uso de um mecanismo que faz a ligao entre o motor e a caixa de marchas que chamado de embreagem. Mecanismo de troca de marchas automtico Tal como o de uma caixa manual, o trabalho primrio de uma caixa automtica o de permitir ao motor que opere dentro das suas estreitas variaes de rotao e ao mesmo tempo proporcionar amplas variaes de rotao de sada para as rodas. A diferena fundamental entre uma caixa manual e uma automtica que a manual engata e desengata diferentes conjuntos de engrenagens da rvore de sada para conseguir vrias relaes de marcha, enquanto que na caixa automtica um mesmo conjunto de engrenagens produz diferentes relaes de marcha. O conjunto planetrio de engrenagens o dispositivo que torna isso possvel na caixa automtica.

2 Passo
Esquematizar a sequncia transmissiva dos movimentos ocorrentes nos veculos automotores, seja eles por engrenagens ou correias.

3 Passo
Justificar sobre a necessidade das trocas das marchas sob a perspectiva do conceito de vantagem mecnica. A troca de marcha a mudana de relao entre engrenagens para que a fora que est sendo gerado no motor seja transmitida para as rodas e estas que esto em contato com o solo gerem o deslocamento do veculo devido ao atrito com o solo. Levando em considerao que um automvel est em repouso, e para que a mesma saia desta condio ha a necessidade de um torque maior para que isso seja possvel. E isso pode ser percebido quando se tenta sair com um automvel em quinta marcha. A essa relao que se cria, o numero de rotaes se eleva para que seja gerado torque suficiente para a retirada do veculo da inrcia, e esse aumento de rotao aumenta tambm o desgaste das peas, devido ao atrito, e o aumento de combustvel. A relao da engrenagem da primeira e da segunda marcha com a engrenagem que est no eixo do motor de aproximadamente 2,30:1, para a primeira, e de 1,60:1, para a segunda, onde o torque de fundamental importncia. Logo o veculo esteja em movimento se faz necessrio que essa relao entre as engrenagens seja alterada para que se tenha um melhor aproveitamento da fora gerada no motor. E por esse motivo a relao entre a engrenagem do eixo do motor com as engrenagens das demais marchas vai diminuindo at o ponto onde a engrenagem do sistema de transmisso seja menor que a do eixo do motor, vista na relao da quinta marcha que de aproximadamente 0,92:1. Dessa forma se estar fazendo um melhor uso de todo o sistema para o desenvolvimento de velocidade, tendo em vista que se estivesse ainda em segunda

marcha o carro estaria sendo desacelerado, pois estaria sendo usado o chamado freio motor.

4 Passo
Consolidar as informaes obtidas anteriormente finalizando o Relatrio 1, que dever ser entregue ao professor no final do Primeiro Bimestre, em data agendada, de acordo com a formatao definida no item Padronizao, no incio desta atividade. Durante o estudo sobre as engrenagens pode se perceber a importncia do entendimento e da utilizao de cada tipo de sistema transmissivo, pois o emprego do sistema certo fundamental, pois assim como h a necessidade de se imprimir maior velocidade para um automvel tambm se faz necessrio reduo da velocidade para o uso de uma esteira que ser responsvel por locomover um determinado produto. Tambm foi possvel identificar o motivo do formato de cada tipo de engrenagem levando-se em considerao a sua forma de transferncia da fora, visto que somente a transferncia de fora em eixos paralelos no supriria a necessidade. E o resultado quando do casamento de engrenagens de tamanhos diferenciados para a transferncia de foras. Quando do emprego destas engrenagens na construo do sistema transmissivo de um carro, pode se perceber a importncia da relao entre as engrenagens e como o funcionamento do conjunto de engrenagens utilizado num mecanismo de troca de marchas, embora o mecanismo de troca automtica necessite de um estudo mais aprofundado devido utilizao do conversor de torque, e de como o processo de troca de marchas e de fundamental importncia para que se tenha o uso adequado do motor em situaes de diferentes respostas. Alm da utilizao de engrenagens em um mecanismo de troca de marchas, pode se perceber tambm a importncia deste mecanismo para o restante do sistema transmissivo, pois sem o conjunto de engrenagens cnicas do diferencial a fora no poderia ser transferida para as rodas no caso de um carro com trao traseira. Para complemento de conhecimento o estudo do processo de fabricao das engrenagens se faz necessrio, tendo em vista o conhecimento de como as foras agem nos dentes de uma engrenagem, como feito o calculo de dimensionamento para distribuio da carga e qual o tipo de liga ou material utilizado para os diversos empregos das engrenagens

You might also like