You are on page 1of 17

A GARANTIA DA APLICAO RETROATIVA DAS LEIS PENAIS MAIS FAVORVEIS

Trabalho Elaborado Por: Martina De Andrade Pegado 20111348 Direito

MARTINA DE ANDRADE PEGADO

A GARANTIA DA APLICAO RETROATIVA DAS LEIS PENAIS MAIS FAVORVEIS


Trabalho acadmico apresentado como requisito parcial Para aprovao junto disciplina de Direitos Fundamentais Da Universidade Autnoma de Lisboa-UAL, sob Responsabilidade do Prof. Doutor Pedro T ro vo d o Ro sr io .

UNIVERSIDADE AUTNOMA DE LISBOA - UAL LISBOA 2012

NDICE

Abreviaes e Siglas .. Pag.4 1 Introduo Pag.5 2 Direitos e Garantias Constitucionais..Pag.6 2.1 Direito a vida..... Pag.6 2.2 Direito a integridade e dignidade pessoal.Pag.7 2.3 Garantias de processo criminal.Pag.7 2.4 Garantia da proibio das penas Perptua ou indefinida e a insuscetividade de transmisso. Pag.7,8 3- Princpio da Legalidade..Pag.9 4- Princpio da proibio da aplicao retroativa da lei penal Pag.10,11 5- Casos Prticos..Pag.12,13 6-Concluso..Pag.14 7-Referencias Bibliogrficas ...Pag.15 8- Agradecimentos.Pag.16 9- Citaes.Pag.17

ABREVIACES E SIGLAS

Art. - Artigo CP Cdigo Penal CRP- Constituio da Repblica Portuguesa DUDH -Constituio, a declarao universal dos direitos humanos CEDH - A Conveno Europeia dos Direitos do Homem Pgs.- Pginas Vol. Volume LP- Lngua Portuguesa

INTRODUO

No presente trabalho, abordado acerca das garantias, que so os meios criados pela ordem jurdica com a finalidade de evitar ou de sancionar quer a violaes do Direito Objetivo, quer as ofensas dos direitos subjetivos e dos interesses legtimos dos particulares, pela Administrao Pblica. Por sua vez, as garantias so preventivas ou repressivas destinam-se a evitar violaes por parte da Administrao Pblica ou a sancion-las, isto , a aplicar sanes em consequncia de violaes cometidas e, da legalidade ou dos particulares consoante tenham por objetivo principal defender a legalidade objetiva contra atos ilegais da Administrao, ou defender os direitos legtimos dos particulares contra as atuaes da Administrao Pblica que as violem. Realo tambm sobre alguns princpios e os direitos garantidos na Constituio da Repblica Portuguesa favorveis ao arguido que cometeu um crime na lei anterior. Por fim, ponho alguns caso prticos para a melhor compreenso do assunto em questo.

DIREITOS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS

Antes de comear a abordar o tema acima citado, importante salientar que, tanto Penas como medidas de segurana so aplicadas ao arguido quando comete um ato ilcito visando a proteo de bens jurdicos e reintegrao do agente na sociedade. Em caso algum a Pena pode ultrapassar a mdia da culpa, conforme dispe dos nmeros 1 e 2 do art. 40 CP. Porm, o Direito Penal surge no sentido de que o legislador deve respeitar a axiologia constitucional, (art. 18 CRP).

Algumas normas e princpios constitucionais que garantem e protegem os direitos dos arguidos: - Art. 24 CRP - Direito a vida - Art. 25 e 26 n 2,3 CRP - Direito a integridade e dignidade pessoal. - Art. 32 CRP - Garantias de processo criminal - Art. 30 n 1,3 e 5 da CRP - Garantia da proibio da penas Perptua ou indefinida e a insuscetividade de transmisso. No artigo 24 da CRP consiste na proibio de pena de morte, garantindo e protegendo assim a vida do arguido. Aos termos do artigo 25 nmero: 1-A integridade moral e fsica das pessoas inviolvel. 2- Ningum pode ser submetido a tortura, nem a tratos ou penas cruis, degradantes ou desumanas.

E no nmero 2 do art. 26 dispe que a lei estabelecer garantias efetivas contra a obteno e utilizao abusivas, ou contrrias a dignidade da humana, de informaes as pessoas e famlias. Garantindo assim no nmero 3 a dignidade pessoal e a identidade gentica do ser humano, nomeadamente na criao, desenvolvimento e utilizao das tecnologias e na experimentao cientfica. Contudo, em ambos artigos (25 e 26 n. 2,3 CRP) a constituio garante a integridade e a dignidade pessoal do arguido. E por exemplo, em casos de na do arguido constar a Castrao qumica como aplicada em pases como os Estados Unidos e o Canad e est em fase de implantao na Frana e Espanha, por causa dos efeitos causados futuramente ao arguido que pode ser perptuo seria inconstitucional aplicar na Republica Portuguesa, pois estaria e infringir a garantia do arguido protegida principalmente nos termos do nmero 3 do artigo 26 da nossa Constituio.

Art. 32 CRP nmeros 1, 2, 3 e 8 consagra as garantias de processo criminal, ou seja, deve haver o devido processo legal para que o arguido seja condenado, presume-se ento que o arguido seja inocente ate ao trnsito em julgado da sentena condenatria, devendo ser julgado no mais curto prazo compatvel com as garantias de defesa. Ele tem o direito de a escolher defensor e ser por ele assistido em todos os atos do processo, especificando a lei os casos e as fazes em que a assistncia por advogado obrigatria. O processo criminal assegura todas as garantias de defesa, incluindo o recurso. E, declara nula as todas as provas obtidas mediante tortura, coao, ofensa da integridade fsica ou moral da pessoa, abusiva intromisso na ofensa da integridade fsica ou mural da pessoa, abusiva intromisso na vida privada, no domnio, na correspondncia ou nas telecomunicaes. Nos termos do art. 30 da CRP n 1. A lei garante que no pode haver penas nem medidas de segurana privativas ou restritivas da liberdade com carcter perptuo ou durao ilimitada ou indefinida. E n. 5 Do mesmo artigo, a lei consagra que os condenados a quem sejam aplicadas pena ou medida de segurana privativas da liberdade mantm a titularidade dos direitos fundamentais, salvas as limitaes inerentes ao sentido do condenado da condenao e as exigncias prprias da respetiva execuo.

E ainda, com os fundamentos na Constituio, a declarao universal dos direitos humanos (DUDH) consagra no seu art. 5 que ningum ser submetido a tortura nem a penas ou a tratamentos cruis, desumanos ou degradantes, probe a retroatividade das penas (art. 11 n. 2) e exige que a causa penal seja equitativa e publicamente julgada por tribunal independente e imparcial (art. 10). A Conveno Europeia dos Direitos do Homem (CEDH) no seu artigo 3 tambm probe as penas e tratamentos cruis, desumanos ou degradantes, e o Pacto Internacional sob Direitos Civis e Polticos retoma a proibio da tortura e das penas ou tratamentos cruis, desumanos ou degradantes (art.7), fixa limites de aplicao de pena de morte (art.6) estabelece princpios relativos ao regime penitencirio (art. 10) e retoma os princpios estabelecidos pela DUDH quanto ao processo equitativo e a no retroatividade das leis que estabelecem penas (art. 15).

PRINCPIO DA LEGALIDADE

Na sua essncia, o princpio da legalidade visa a submisso dos poderes estabelecidos lei, traduz-se numa limitao de poderes estabelecidos pela prpria lei. O princpio da legalidade tem um fundamento poltico, sado da Revoluo Francesa, do Iluminismo, e que assenta na ideia de que existe uma razo comum a todos os homens que encontram expresso comum na lei e evitam o arbtrio. Neste sentido, o princpio da legalidade tem como fundamento a garantia dos direitos individuais, mesmo no domnio do Direito Penal tem uma justificao e um fundamento de constituir uma garantia de direitos individuais do cidado. Probe-se a integrao de lacunas por analogia (n 3 do art. 1 do CP), e impe que as penas e as medidas de seguranas so determinadas pela lei vigente no momento da prtica ou acontecimento em que o agente atuou ou deveria ter atuado (art. 2 n 1 e art. 3 CP). O princpio da legalidade impe ainda a proibio de uma dupla condenao pelo mesmo facto ( ne bis in idem art. 29 n 5 CRP ).

Do princpio da legalidade decorre a ideia de que no h crime nem pena sem lei (escrita), a definio de um comportamento como crime e a correspondente sano que se lhe seja aplicada tem de constar na lei anterior (n 2 do art. 29 CRP). A competncia para legislar em matrias de direitos e garantias e definir crimes e penas, medidas de segurana, bem como processo criminal da Assembleia da Repblica (art. 165 CRP alnea b, c).

PRINCPIO DA PROIBIO DA APLICAO RETROATIVA DA LEI PENAL

O princpio da proibio da aplicao retroativa da lei penal tambm se trata de preservar o carter garantidor do princpio da legalidade em seus vrios momentos de concretizao (cominao, investigao/aplicao e execuo da pena), de modo que sempre que as modificaes forem prejudiciais ao sentenciado no podero retroagir, s incidindo, em consequncia, sobre a execuo penal relativa s condenaes por crimes consumados aps a sua entrada em vigor. Tal princpio, da proibio da aplicao retroativa da lei penal significa que, a lei s pode retroagir quando for mais favorvel, ou benfica ao arguido, (n 4 do art. 2 CP). Porm, as lei que tiverem a impor efeitos registras de ndole criminal mais graves para o titular, do que as existentes a data das respetivas infraes, no aplicvel a decises anteriores a sua entrada em vigor. Esse princpio de restringe as normas incriminadoras. Concorde mente, a lei penal mais benfica retroagir e a mais gravosa no. Caso a lei nova tratar o fato com menos rigor, melhorando a situao daqueles que tenham cometido algum delito na lei anterior, ela ser usada para beneficiar o arguido. A lei nova, mais favorvel, exterioriza a conscincia geral sobre aquele facto, entendendo que a sua punio deve ser mais branda. Portanto, a lei mais favorvel ao arguido tem extraactividade, regendo situaes ocorridas antes (retroatividade) e depois (ultratividade) de sua entrada em vigor. A retroatividade dessas leis absoluta, pois no pode ser obstada nem pelo trnsito em julgado da sentena condenatria.

Sobre matria de penas, Conveno Europeia dos Direitos do Homem (CEDH) nos seus art. 7 probe a retroatividade da lei penal mais gravosa para o arguido e o art.8 garante que na execuo das penas sero respeitados os direitos reconhecidos pela conveno, com os limites admissveis em uma sociedade democrtica. ( Art. 1 n 1,2 e 3 ; art.2 n 1,3 e 4 CP).

10

Em suma, se na lei anterior no estiver expressamente, o facto criminoso no se pode aplicar pena ao arguido (art. 29 n 3 CRP e art. 1 n 1 CP), e no se poder aplicar penas mais graves do que as previstas no momento da correspondente conduta ou da verificao dos respetivos pressupostos, mas aplicando-se retroativamente as leis sob penas e medidas de segurana de contedo mas favorvel ao arguido (29 n 4 CRP e, art. 2 n. 4CP).

11

CASOS PRTICOS

Hiptese 1 : Em Novembro de 2009 o senhor Augusto assaltou o Banco Central e foi apanhado em flagrante, e a lei que vigorava neste ano para tais tipo de crime era de 10 a 15 anos de presao , deteno Regime Fechado. Passaram-se 2 anos e o caso ainda estava em andamento, em Setembro 2012 passou a viger uma nova lei que dispe que a pena em caso de assaltos de 2 a 6 anos de deteno, regime semi-aberto . Supondo que tu s o Juiz e estas realizando a ltima sentena no dia 25 de Dezembro de 2012. Qual seria sua deciso. Apresente fundamentos legais. R: AUGUSTO DECLARA-SE CULPADO,PENA DE 6 ANOS DE DETENO REGIME SEMI-ABERTO COMO PREVE A LEI NOVA, A QUAL MENOS RIGOROSA. COMO DISPOE O ART. 29 N 4 DA CRP:NINGUEM PODE SOFRER PENA OU MEDIDA DE SEGURANA NO MAIS GRAVES DO QUE AS PREVISTAS NO MOMENTO DA CORRESPONDENTE CONDUTA OU DA VERIFICAO DOS RESPETIVOS PRESSUPOSTOS, APLICANDO-SE A

RETROATIVAMENTE AS LEIS PENAIS DE CONTEUDO MAIS FAVORVEL AO ARGUIDO.

Hiptese 2: EM 29 DE MARO DE 2011 JOAO COMETEU ADULTRIO,E A LEI VIGENTE NO MOMENTO NO DISPOE TAL ATO COMO CRIME. PORM EM 1 DE ABRIL DE 2011 PASSA A VIGER UMA LEI NOVA QUE DISPOE O ADULTRIO COMO UM ATO CRIMINOSO. MARIA ESPOSA DE JOAO DENUNCIA JOAO PELO ADULTRIO COMETIDO. PODER APLICAR-SE UMA PENA A JAO? R: Com certeza no se pode aplicar pena ao arguido (Joo), pois a lei anterior, no momento da correspondente conduta, no estava expressamente cominadas o facto criminoso (art. 29 n 3,4 CRP e art. 1 n 1 CP).

12

HIPTESE 3 - Antonia em junho de 2000 foi a uma maternidade e sequestrou uma criana, neste ano a pena para esse tipo de crime era de 3 a 5anos de preso, deteno regime semi-aberto. Em 10 de julho de 2002 passou a viger uma nova lei establebecia que establecia a pena de 10 a 20 anos para crimes de sequestro. Em uma manha de sexta feira 13 do mes de maro de 2003 a senhora Antnia foi ao parque com a criana e deparou-se com a mae biolgica da criana, porem a mae chamou a polcia a senhora Antonia foi presa. Como juiz que pena tu darias a senhora Antonia,visto que o momento em que ela praticou o facto 2002.Fundamenta sua resposta. R: Visto a senhora Antnia manteve o crime tambm na lei nova, ou seja, ela cometeu um crime continuado e permanente, entao,neste caso no se retroagir para lei favorvel ou benfica, mas sim se aplicar a lei que vige no momento,ou seja a lei nova (art. 2 n 2 e art. 3 CP ). Porem, depois do calculo de pena que fiz dona Antonia esta condenada por 20 anos de preso, detenao- regime fechado.

13

CONCLUSAO

Conclui-se que a lei penal obedece o princpio da retroactividade que a constituio estabelece, onde a lei esta proibida a retroagir em prejuzo do arguido. Contudo, se duas leis entrarem em conflitos aplicar-se- a mais favorvel, menos grave. Excepes, nos crimes continuado, pode no retroagir e aplicar-se a lei nova (do momento) mesmo se for mais gravosa (CRP 29 n4).

14

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

- Maria do Cu Malhado, Editora Almedina Noes de resisto criminal 2001,Pag. 152. - Germano Marques da silva- Direito Penal Portugus, Parte Geral III teoria das penas e medidas de segurana. Editora VERBO 1999, Pgs. 18 a 22. - Paulo Ferreira da Cunha Direito Constitucional Geral, 2006 . Sites consultados: http://octalberto.no.sapo.pt/principio_da_legalidade.htm ;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Castra%C3%A7%C3%A3o_qu%C3%ADmica. - Cdigo Penal Anotado, terceira edio Vol. I, Parte Geral, Editora Rei dos Livros , 2002. - Constituio da Repblica Portuguesa 2011, Quarta reimpresso da edio de Outubro 2009. Editora ALMEDINA.

15

AGRADECIMENTOS: Ao Prof. Doutor Pedro Trovo do Rosrio que concedeu-me a oportunidade de escolher esse tema e pesquisar este trabalho o qual aprende muito, conhecimentos que me sero teis sempre. Ao meu tio Benedito Andrade e aos colegas que me ajudaram o corrigir alguns erros de LP. E finalmente, Agradeo ao meu Ex-Professor de Direito Penal, o Dr. Paulo Henrique Sumaria, pois foi por ele explicar muito bem a matria que eu escolhi este tema, achando fcil embora a lei Brasileira seja um pouco diferente.

16

CITACES

"Uma vez que no podemos ser universais e saber tudo quanto se pode saber acerca de tudo, preciso saber-se um pouco de tudo, pois muito melhor saber-se alguma coisa de tudo do que saber-se tudo apenas de uma coisa."Autor - Pascal

"O apetite de saber nasce da dvida. Deixa de acreditar e instrui-te!"Autor - Gide , Andr.

17

You might also like