You are on page 1of 10

Qualificao de Fornecedores para a Indstria Farmacutica

AmigoNerd.Net

Engenharia

Qualificao de Fornecedores para a Indstria Farmacutica

Autor: Simone Alves Vilarinho Instituio: Unitri Tema: Planejamento Estratgico Fornecedores

Sao pessoas, empresas pblicas ou particulares, nacionais ou estrangeiras que oferecem produtos ou servios para os consumidores. Estas pessoas ou empresas produzem, montam, criam, transformam, importam, exportam, distribuem ou vendem produtos ou servios para os consumidores.

Qualificao de Fornecedores na Indstria Farmacutica Identificar, selecionar e, principalmente, qualificar fornecedores uma necessidade das indstrias farmacuticas, por vrios motivos, sendo os mais importantes deles a qualidade gerada com esse processo, a diminuio de estoques e melhorias no desempenho da produo. Alm disso, a qualificao dos fornecedores um requisito das Boas Prticas de Fabricao (BPF), previsto na RDC 210.

Introduo Com o advento da globalizao, a queda das barreiras comerciais de diferentes produtos importados tornou-se inevitvel. Este mecanismo tem contribudo significativamente para sobrevivncia, competitividade e crescimento comercial, empresarial e industrial, gerando desenvolvimento. Esta atmosfera encontra-se fortemente amparada pela competitividade dos preos de produtos importados versus os produtos anteriormente disponveis exclusivamente no mercado interno, diversificando as opes de aquisio. Mas, por outro lado, existe neste contexto de abertura, um risco natural e proeminente: a facilidade de aquisio e os custos reduzidos podem levar aquisio de produtos com qualidade duvidosa. Concomitantemente a abertura do mercado provocou uma maior exposio das empresas concorrncia internacional. Devido a esse fator, as empresas nacionais cada vez mais, tm procurado obter a satisfao dos seus clientes, e simultaneamente garantindo sua participao no mercado tanto nacional quanto internacional com produtos de excelente padro de qualidade. A melhoria contnua da qualidade dos processos tem sido um instrumento bastante utilizado na busca pela satisfao dos clientes. O mercado tem demonstrado claramente que este parmetro de qualidade encontra forte dependncia na qualificao dos fornecedores, o desempenho de uma empresa certamente vinculado qualidade inicial dos produtos ofertados pelos seus fornecedores. As empresas adquirem de seus fornecedores, muitas vezes, mais que 50% do valor das suas vendas. Com isso, podero adquirir simultaneamente mais da metade dos seus problemas de qualidade. Devido importncia dos fornecedores nessa cadeia, o melhor caminho formar um time de empresas qualificadas, no qual o seu fornecedor tambm esteja qualificado.

Alguns conceitos norteiam estas relaes clientes / fornecedores sendo estas voltadas ao atendimento das especificidades, expectativas de qualidade e segurana de produtos das empresas. Neste contexto poderemos definir que a homologao e qualificao de fornecedores constituem o servio de levantamento e avaliao de informaes dos fornecedores a fim de determinar suas capacidades tcnicas e aptido para satisfazer s necessidades de seus clientes, considerando a qualificao de seus meios, instalaes e organizao (SGS do Brasil, 2003). Identificar, selecionar e, principalmente, qualificar fornecedores uma questo de necessidade e sobrevivncia para as indstrias farmacuticas, especialmente no mercado globalizado por vrios motivos, sendo os mais importantes deles, a qualidade gerada com esse processo, a diminuio de estoques e melhorias no desempenho da produo e atendimento a legislao vigente. Aliado a este compromisso empresarial responsvel a legislao sanitria brasileira instituiu e estabeleceu critrios visando resguardar a certificao de qualidade para os produtos farmacuticos produzidos no Brasil, atendendo padres internacionais de aceitao e credibilidade. Este parmetro facilmente identificado na RDC 210 no seu item 9.6 Auditoria de fornecedores, onde lemos "9.6.1 A Garantia da Qualidade deve responsabilizar-se, juntamente com os departamentos envolvidos na fabricao, pela qualificao dos fornecedores de matrias-primas e de materiais de embalagem, para que atendam s especificaes estabelecidas. 9.6.2 Antes que os fornecedores sejam aprovados e includos na lista de fornecedores da empresa, os mesmos devem ser avaliados, quando for o caso, por meio de auditorias, com vistas verificao do cumprimento das BPF".

Desenvolvimento O tempo fez com que nossos padres mudassem. No podemos mais viver com os nveis de defeitos que aceitvamos no passado. As companhias precisam cometer menor nmero de erros, permitir menos defeitos, concebemos que o processo de seleo e qualificao de fornecedores no pode mais ser efetuado de forma simplista, baseando-se somente em cadastros ultrapassados, coletnea de cartes de visita ou diretrios de indstrias/servios. H que se investigar com profundidade a competncia dos fornecedores nos aspectos produtivos, administrativos, financeiros e mercadolgicos. Tais investigaes devem ser conduzidas por pessoal das reas tcnicas e de compras, utilizando-se instrumentos de pesquisa que permitam tabulaes prticas para eventuais comparaes. Avaliao do servio prestado pelos fornecedores a seus clientes tambm deve ser obtida atravs de sinais evidentes. O investimento de tempo e recursos nesta etapa fundamental para que as etapas seguintes sejam facilitadas. Afinal de contas, conhecer bem as potencialidades e as restries de um fornecedor propicia um processo de desenvolvimento e negociao bem mais orientado, evitando que se negociem contratos baseados na prtica simplista da concorrncia de preos. A qualificao dos fornecedores trata-se de um requisito das Boas Prticas de Fabricao (BPF) descrita na RDC 210. Todos os fabricantes de medicamentos devem possuir um cadastro de fornecedores qualificados. O seu cumprimento obrigatrio pela legislao vigente, mas, muito, alm disso, uma necessidade de mercado.

O papel dos sistemas de certificao Conforme podemos facilmente constatar, a questo da aquisio das matrias-primas constitui fator decisivo na manuteno da garantia da qualidade dos produtos em processo e acabados. Sendo recomendado que este procedimento seja sempre que possvel realizado por pessoal devidamente qualificado e treinado. As especificaes e exigncias estabelecidas pelo fabricante cliente relativas s matrias-primas devem ser explcitas e quando necessrio amplamente discutidas com os fornecedores. Esta prtica deve assegurar produtos finais confiveis e com a qualidade requerida. Em inmeros casos decorrentes destas relaes comerciais, o processo de certificao tem sido aplicado como recurso de grande valor, sendo utilizado como referncia de padres mnimos de qualidade atendidos. O ideal seria que esses processos de certificao fossem de segunda parte, ou seja, qualificao de fornecedor realizada pelo comprador/cliente, o qual avaliando o seu fornecedor certifica que seu produto, processo, servio e sistema esto em conformidade com as exigncias preestabelecidas. Quando esta prtica no pode ser realizada, caso aplicado aos clientes instalados em outros continentes e/ou pases, a certificao de primeira ordem tem sido aplicada, onde o fornecedor atesta sob sua exclusiva responsabilidade que seu produto, processo, servio e sistema esto em conformidade com as exigncias previstas em Normas ou

outros documentos especficos ao produto, ou ainda poder-se- aplicar a certificao de terceira parte onde organismo credenciado garantir a conformidade com as exigncias previstas aos produtos fornecidos. Em meados da dcada de 80, a International Organization for Standardization (ISO) iniciou a elaborao do que foi denominada, norma sistmica para a qualidade. Essas normas so genricas, no se prendem a um produto ou um setor em particular, mas tratam da avaliao do processo produtivo como um todo, qualquer que seja ele. Essas normas foram denominadas srie ISO 9000. A publicao das normas internacionais da srie ISO 9000 fortaleceu a importncia da qualidade como um fator determinante da competitividade no mercado internacional. Alm desta, os autores citam outras normas industriais para processos de certificao e prmios nacionais da qualidade (ABNT, 1995): ISO 14000, Malcolm Baldrige National Quality Award (prmio norte-americano), Prmio Nacional da Qualidade (PNQ - Brasil), Prmio Deming (Japo), QS 9000 (Quality System Requirements criado em conjunto pela Chrysler, Ford e GM). Estas certificaes, principalmente as da ISO 9000 constituem, hoje, em um diferencial bastante atraente para muitas empresas. Entretanto, um nmero significativo de clientes j no considera a hiptese de negociar com fornecedores que no sejam certificados. A certificao, portanto, que atualmente constitui uma vantagem competitiva, em breve ser apenas um simples requisito. Nos ltimos anos temos constatado que muitas empresas brasileiras absorveram a idia em buscar a certificao de qualidade ISO 9000, esta iniciativa representa uma nova tendncia mundial, mostrando que a certificao constitui uma etapa no processo de busca pela excelncia da qualidade. Neste sentido, o Processo de Qualificao da Excelncia de Fornecedores (Supplier Excellence Qualification Process) trata-se de um aprimoramento, em que algumas empresas, as chamadas Classe Mundial, sentiram necessidade de aperfeioar ainda mais os seus processos e os de seus fornecedores, com a finalidade de reduzir as no-conformidades, tornarem-se mais competitivas, habilitarem-se a comparar seus fornecedores, incentivar as melhorias, fomentar parcerias e melhorar a qualidade.

Parcerias entre cliente e fornecedor Cada dia mais as exigncias dos clientes aumentam, procurando produtos e servios de qualidade a preos reduzidos, obrigando os fornecedores a desenvolverem metodologias que atendam e superem a estas expectativas, garantindo assim sua continuidade e sobrevivncia no mercado competitivo. Para uma companhia ser bem-sucedida, ela deve buscar constantemente fornecer a seus consumidores produtos melhores e a um menor custo. Os produtos fornecidos devem no somente satisfazer os requisitos, mas sim exced-los, estabelecendo novos padres para suas indstrias. As companhias que produzem sempre produtos de alta qualidade recebem trs tipos de benefcios:

custo de fabricao mais baixos; margens de lucro mais altas; maiores pores do mercado.

A qualidade de um produto comea na aquisio dos insumos e dos materiais de embalagem dentro de suas especificaes, em boas condies, nas quantidades certas e dentro do prazo previsto. Uma aquisio bem sucedida um pr-requisito para a qualidade do produto final. Portanto, para uma empresa que deseja manter uma poltica baseada em desenvolver, produzir e comercializar medicamentos com alto nvel de qualidade fundamental assumir uma slida parceria com seus fornecedores. A idia de que a parceria com fornecedores um imperativo competitivo. A partir do preceito de que os fornecedores tm o poder de colocar a empresa cliente na frente ou deix-la para trs, considerando a possibilidade de um problema no cronograma de produo do fornecedor ou uma falta de cumprimento dos prazos, ou ainda, a existncia de um erro administrativo. Estes fatos naturalmente podem interferir nas metas de excelncias de servio da empresa cliente. Assim sendo, a unio entre fornecedor e cliente auxilia bastante na identificao da causa raiz dos problemas, assim como na implementao das solues. Neste sentido, a reunio de representaes de clientes e fornecedores em um time solucionador de problemas pode trazer solues que reduzem significativamente as causas, alm de oferecer a

vantagem de estreitar a relao de trabalho e direcionar a uma parceria, o que facilita a construo de uma aliana duradoura. Ishikawa (1985) citado por Campos (1992) e Slongo (1992), formulou dez princpios do controle da qualidade que devem reger os relacionamentos entre fornecedores e clientes. Ele salienta que fornecedor e cliente devem, primeiramente, desenvolver confiana mtua, cooperao e uma determinao de mtua sobrevivncia. Com este objetivo em foco, ambos devem praticar os seguintes princpios: 1. Fornecedor e cliente so totalmente responsveis pela aplicao do controle da qualidade, com entendimento e cooperao entre seus respectivos sistemas de controle da qualidade; 2. Devem ser mutuamente independentes e promover a independncia do outro; 3. O cliente responsvel por entregar informaes e exigncias claras e adequadas de tal maneira que o fornecedor saiba, precisamente, o que deve produzir e oferecer; 4. Fornecedor e cliente, antes de entrar nas negociaes, devem fazer um contrato racional com relao qualidade, quantidade, preo, termos de entrega e condies de pagamento; 5. O fornecedor responsvel pela garantia da qualidade que dar ao cliente a necessria satisfao; 6. Fornecedor e cliente devem decidir, com antecedncia, sobre o mtodo de avaliao de vrios itens que seja admitido como satisfatrio para ambas as partes; 7. Ambos devem estabelecer no contrato os sistemas e procedimentos atravs dos quais podem atingir acordo amigvel de disputas, sempre que qualquer problema ocorrer; 8. Ambos, levando em considerao a posio do outro, devem trocar informaes necessrias melhor conduo do controle da qualidade; 9. Ambos devem sempre conduzir de maneira eficaz as atividades de controle dos negcios, tais como pedidos, planejamento de produo e estoque, trabalho administrativo e sistemas, de maneira que o relacionamento deles seja mantido numa base amigvel e satisfatria; 10. Ambos, quando estiverem tratando de seus negcios, devem sempre levar em conta o interesse do consumidor final. A idia de cooperao explcita na viso de Ishikawa, aliada aos princpios do Controle da Qualidade Total, busca substituir, de forma inequvoca, a abordagem de disputa pelo poder, comum entre cliente e fornecedor. Desta forma, aumenta-se competitividade e integrao da cadeia produtiva, contribuindo na busca da satisfao dos consumidores finais, e no crescimento de todas as empresas integradas cadeia. Outra soluo para problemas relacionados ao binmio cliente-fornecedor, apresentada por Marinho e Amato Neto (1997) a certificao de fornecedores. Eles afirmam ser "a nica forma de conseguir que os fornecedores trabalhem no sistema just-in-time (JIT), no qual o material fornecido levado fbrica do cliente apenas no momento de sua utilizao, indo direto linha de produo ou processo, proporcionando, assim, reduo nos custos da qualidade relacionados s inspees e aos testes de recebimento" (Ishikawa).

Qualificao de Fornecedores.Por que qualificar? Em primeiro lugar, a Indstria deve ter a preocupao de contar com fontes confiveis para operar no fornecimento de matrias-primas para novos produtos. Alm disso, ao possuir um rol de Empresas aptas a satisfazer suas necessidades de suprimento, a Indstria ter sempre mo uma alternativa para obter melhores condies de compra, o que representa reduo de custo e oportunidade de negcio. Eventuais mudanas por razes farmacotcnicas, desvios de qualidade ou na prestao de servios e terceirizao so outras razes para manter ativo o processo de certificao de fornecedores.

Vantagens da qualificao de fornecedores A manuteno de um cadastro de fornecedores qualificados se constitui numa srie de vantagens para a empresa, tais como: - Evitar devolues, que podem acarretar em atrasos do incio do processo de fabricao de dado produto; - Evitar no conformidades que podem ser detectadas adiante, em posies avanadas na cadeia produtiva, ou somente no fim da linha, pelo prprio consumidor, causando diferentes transtornos internos ou podendo afetar a imagem e a sobrevivncia da empresa no mercado; - Otimizao da rotina de fabricao de um produto; - No caso de um fornecedor com qualidade assegurada, pode-se reduzir o nmero de inspees a serem efetuadas, otimizando os processos de recebimento e incorporao ao estoque; - Conformidade com a legislao de BPF vigente. Alm das vantagens citadas anteriormente, Soft Expert (2003), lista alguns outros benefcios da inspeo e qualificao de fornecedores, tais como:

Reduo de falhas internas e externas causadas por produtos defeituosos; Identificao clara dos problemas de qualidade nos fornecedores; Significativa reduo nos custos de inspeo e retrabalho; Melhor relacionamento e comunicao com os fornecedores; Reduo na circulao de documentos e formulrios impressos; Comparao precisa da qualidade entre seus fornecedores; Aumento da capacidade de negociao sobre os fornecedores; Controle eficaz das no-conformidades e aes corretivas/preventivas; Certificao do processo de inspeo nas normas internacionais de qualidade.

O processo de qualificao tambm traz benefcios para o fornecedor, que deve estar permanentemente buscando um aprimoramento para atender s necessidades de seus clientes sendo, portanto uma mola propulsora para sua prpria melhoria contnua.

Qualificao de fornecedores propriamente dita A qualificao de um fornecedor poder ser fruto de um resultado favorvel de uma auditoria externa de BPF, periodicamente realizada. Entretanto, para uma empresa que possua um sistema da qualidade baseado nas BPF e complementado pelos requisitos da ISO 9001/00, existe a necessidade de uma avaliao mais abrangente, envolvendo alm do cumprimento das BPF, a verificao da qualidade total efetivamente praticada pelo fornecedor: Condies de entrega (prazo, quantidade, local), conformidade dos itens adquiridos (material dentro das especificaes), etc. O objetivo deste tipo de avaliao : - Verificar a capacidade do fornecedor em implementar e manter um Sistema de Qualidade eficaz, compatvel como nvel desejado de qualidade dos produtos e servios; - Identificar no Sistema de Qualidade, atravs do exame de evidncias objetivas, no-conformidades relevantes, cuja implementao de medidas corretivas contribuam de modo significativo para o aperfeioamento ou adequao do sistema. Atualmente existem softwares que auxiliam o processo de qualificao de fornecedores. Mas, se este no for o caso, a Qualificao de Fornecedores pode ser implantada atravs de um Programa de Qualificao de Fornecedores.

Abrangncia

Os programas de qualificao de fornecedores tambm podem ser adotados para as empresas com as quais sejam estabelecidos contratos de terceirizao de fases do processo produtivo. A terceirizao de produtos ou processos uma alternativa bastante freqente no mundo industrial. A partir desse pressuposto, empresas de grande porte buscam investir na qualificao das pequenas com o intuito de manter a fidelidade na relao com seus fornecedores. Grandes e pequenas empresas: pode-se dizer que uma no vive sem a outra. As primeiras, em geral, na condio de clientes. As outras, na de fornecedores. Esse relacionamento, muitas vezes transformado em poltica por parte das grandes organizaes, tem suas vantagens. Para as grandes, permite a concentrao de investimentos e mo-de-obra na atividade-fim, alm de um comprometimento maior por parte do fornecedor. Para as pequenas, a garantia de fluxo de receita e a possibilidade de qualificao subsidiada.

Concluso Nos ltimos anos, a qualidade dos processos internos de uma empresa tem sido bastante avaliada, discutida e otimizada. Entretanto, a qualidade de fornecedores no havia inicialmente recebido a mesma ateno, embora para algumas empresas o custo com fornecedores representasse uma parcela significativa do custo total da organizao. Devido a estes e outros fatores, a presente reviso se props a analisar a importncia da qualificao dos fornecedores de uma companhia, j que este parmetro influencia diretamente na qualidade do produto final e custos da empresa, o que justifica a importncia do tema mediante o cenrio de competitividade instalado atualmente. A Qualificao dos Fornecedores constitui uma importante ferramenta para a promoo da melhoria contnua na relao fornecedor/cliente. Num mercado cada vez mais exigente, onde a qualidade um diferencial competitivo, constituindo uma necessidade real. Muito alm de ser uma exigncia sanitria contemplada nas Boas Prticas de Fabricao para os produtores de medicamentos, a qualificao de fornecedores uma garantia de melhores aquisies, de um menor ndice de no-conformidades associadas, legitimando e zelando pela manuteno da credibilidade do nome da organizao e dos seus produtos no mercado globalizado.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AZEVEDO, G.J.G. Depois da ISO 9000, chega o SEQP. Disponvel em: http://www.ietec.com.br/ietec/techoje/techoje/administracao/2003/03/11/2003_03_11_0009.2xt/template_interna> Acesso em: 04 abr. 2003. BAND, William A. Competncias Crticas - Dez Novas Idias para Revolucionar a Empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997. BRASIL. Ministrio da Sade. RDC n 210. Publica Regulamento Tcnico das Boas Prticas para a Fabricao de Medicamentos. Dirio Oficial da Unio, 04 Agosto de 2003. BUENO, J.C.C. O que significa o certificado ISO 9000. Disponvel em: http://www.ietec.com.br/ietec/techoje/techoje/administracao/2003/03/11/2003_03_11_0008.2xt/template_interna> Acesso em: 04 abr 2003. CARPENTER, R.G. Process improvement utilizing a joint supplier/customer problem-solving team. In: 48th Annual Quality Congress. Proceedings of the ASQC. Las Vegas, USA, p. 458-463, 1994. DABKIEWICZ, J. Qualificao de Fornecedores para a Indstria Farmacutica. Revista Racine, So Paulo, p. 23 25, nov./dez. 1998. HARRINGTON, H. J. O Processo do Aperfeioamento. So Paulo: McGraw-Hill, 1988. MACEDO, M.M. A Qualificao dos Fornecedores na Indstria Farmacutica. Revista Frmacos & Medicamentos, So Paulo, n. 18, p. 20-24, set./out. 2002.

MARINHO, B. L.; AMATO NETO, J. A Necessidade de Gerenciamento da Qualidade de Fornecedores no Ambiente Globalizado. ENEGEP, no 17, Anais, v. 4. Gramado, outubro de 1997. SEBRAE. Grandes tm vantagem apoiando pequenas. Revista SEBRAE, So Paulo, ano 8, jan 2000. Disponvel em: http://www.sebraema.com.br/noticia/jan-d08-p10.htm> Acesso em: 27 mar. 2003. SGS DO BRASIL. Homologao e qualificao de fornecedores. Disponvel em: http://www.sgsdobrasil.com.br/templates/services/industrial.asp?codigo=221> Acesso em: 01 abr. 2003. SIMIONATO, D.Q. Globalizao Substituio de Matrias-Primas. Revista Frmacos & Medicamentos, So Paulo, p. 38 43, nov./dez .1999. SINDICATO DA INDSTRIA DE PRODUTOS FARMACUTICOS DO ESTADO DE SO PAULO. Manual de qualificao de fornecedores. So Paulo. Sindusfarm, 1999. SLONGO, L. A. Relacionamento Fornecedor/Cliente: um elemento de diferenciao no marketing industrial. 16o ENANPAD, v. 5, p. 102-115, 1992. SOFT EXPERT. Quality Software. Inspeo e qualificao de fornecedores. Disponvel em: www.softexpert.com/br/inspection.htm> Acesso em: 25 mar. 2003. SUCUPIRA, C. Gesto de suprimentos/seleo e qualificao. Disponvel em: http://www.cezarsucupira.com.br/artigos1.htm> Acesso

A partir desses conceitos criamos o nosso exclusivo: GUIA PARA O FORNECEDOR DA INDSTRIA FARMACUTICA XXX Requisitos para os fornecedores Trabalho conjunto com nossos fornecedores dentro do sistema da qualidade da XXX S.A. O sucesso da XXX S.A. est baseado num processo de melhoria contnua de nossos produtos. Um sistema de qualidade apoia os processos internos. Nossa meta acertar logo na primeira vez, ao invs de detectar e corrigir erros. Para a XXX S.A. isto significa que os problemas devem ser evitados pelo fornecedor nas fases de planejamento e produo. Por isto, esperamos que nossos fornecedores tenham um sistema funcional de garantia de qualidade. Visando assegurar este processo, devemos cumprir as condies estabelecidas nas pginas a seguir, de acordo com as normas ISO 9000/14000. Alm do gerenciamento da qualidade, os seguintes pontos so muito importantes na XXX S.A.: - Proteo ambiental e segurana no trabalho (ISO 14000). - Assistncia tcnica, inovao e cooperao na resoluo de problemas relacionados a produtos. - Boa relao custo-benefcio, resultando em preos competitivos. Esperamos que nossos fornecedores estabeleam as mesmas prioridades. I. Comunicao entre XXX e fornecedor

A comunicao deve ser justa, honesta, confivel, competente e discreta. Esperamos flexibilidade e transparncia na determinao de preos, bem como discusses francas e abertas sobre reduo de custos, disposio para soluo de problemas gerais e busca de possveis aperfeioamentos. Esperamos que os fornecedores nos mantenham atualizados sobre o mercado, bem como sobre os seus fornecedores, e que nos informem sobre novos desenvolvimentos, regulamentaes legais e inovaes sobre produtos e servios. O objetivo garantir um relacionamento comercial amigvel e economicamente saudvel de longo prazo, que leve em conta os princpios da "Atuao Responsvel" na utilizao eficiente dos recursos, como tambm a implantao de objetivos de proteo ambiental. A XXX compromete-se a estabelecer prazos de entrega adequados e a fornecer dados claros nos pedidos de compra de produtos e servios. II. Gerenciamento da Qualidade Para atender nossas exigncias, nossos fornecedores devem ter: - Um sistema de qualidade que possa ser verificado, e que esteja em conformidade com as normas ISO 9000 e posteriores. Auditorias podero ser feitas pela XXX nos fornecedores. - Manuais de qualidade e documentao de todas as informaes sobre o gerenciamento de qualidade, de acordo com as normas ISO 9000 e posteriores. Manuais de qualidade sero solicitados, quando necessrio. III. Especificaes/Teste da qualidade As especificaes dos produtos contm os dados tcnicos especficos dos mesmos, critrios de teste, unidades, limites, mtodos para testes, planilhas de informaes sobre o produto e ficha de segurana. Na qualidade de empresa qumica, exigimos que nossos fornecedores observem os seguintes pontos para a entrega de determinado produto: - Especificaes do produto. - Informaes sobre a embalagem e o transporte. - Condies de armazenagem. - Informaes relevantes sobre segurana. - Quaisquer informaes necessrias para processamento posterior. Se nenhuma especificao tiver sido acordada com o fornecedor, esperamos que as suas entregas sejam feitas de acordo com as suas especificaes-padro. Nossas exigncias mnimas so inspeo final e teste de produtos baseado nas especificaes, usando-se equipamentos de teste calibrados e monitorados regularmente. Os fornecedores devem nos fornecer os certificados de anlise, sempre que solicitados. IV. Servio de entrega Como parte do servio de entrega de nossos fornecedores e prestadores de servio esperamos: - Prazos e custos totais competitivos, cumprimento dos preos combinados e faturamento correto. - Flexibilidade em casos de mudana nas quantidades dos pedidos e nas datas de entrega.

- Notificao imediata sobre mudanas planejadas na produo (processo, matrias primas e auxiliares, capacidade, embalagem). - Informao imediata sobre problemas logsticos e de produo, bem como sobre mudanas nas datas de entrega.. - Fornecimento pontual da quantidade pedida, dentro das especificaes combinadas. - Entrega oriunda de um nico lote de produo, de acordo com as exigncias de embalagem combinadas. As entregas devem mostrar claramente a que lote de produo pertencem. Caso no seja possvel uma entrega oriunda de um nico lote, por causa de circunstncias excepcionais, tal fato dever ser declarado em todos os documentos de entrega, bem como nas mercadorias. - Escolha e identificao dos veculos de transporte de acordo com as exigncias nacionais e internacionais para transporte. - Identificao de mercadorias perigosas de acordo com nossas exigncia e as prescries nacionais e internacionais para o transporte de substncias perigosas. - A embalagem deve ser testada, visando o atendimento das prescries legais, e todas as remessas devem ser devidamente identificadas. - Observncia das prescries legais para embalagem e dos acordos feitos com companhias de reciclagem quanto ao uso de smbolos nas entregas da Bayer. - Em caso de reclamao, esta dever ser processada e resolvida imediatamente, e as medidas tomadas neste sentido devero ser informadas. V. Troca de informaes entre XXX e fornecedor ou prestador de servio Esperamos: - Respostas s nossas solicitaes dentro de um perodo de tempo razovel. - Envio automtico de "safety data sheets", descries de produtos e classificaes de produtos. - Anlise do contedo dos nossos pedidos de compra / solicitao de entrega e informao imediata na confirmao do pedido sobre quaisquer mudanas. Favor enviar-nos a confirmao do pedido impressa fornecida por ns, quando for o caso. - Toda a documentao - como por exemplo os certificados de anlise dever ser enviada com as mercadorias, ou por fax ou por carta ao endereo que consta no pedido, conforme combinado em cada caso. - Dados estatsticos, mostrando os parmetros crticos de teste e os parmetros do processo, quando solicitados. - Notificao antes do embarque sobre qualquer mudana que possa afetar as propriedades de um produto. Isto inclui, por exemplo, local de produo, mudana na fonte da matria prima, mudana no processo de fabricao e mudana nas especificaes para entrega. - Notificao imediata sobre qualquer no conformidade, descoberta aps os produtos terem sido entregues. VI. Avaliao do fornecedor A avaliao de fornecedores - na nossa definio - possibilita verificar a capacidade de um determinado fornecedor de prover insumos e servios, dentro dos requisitos exigidos de qualidade.

Para monitorar o desempenho de nossos fornecedores, registramos sistematicamente a qualidade dos produtos entregues e dos servios prestados, bem como qualquer defeito no servio de entrega e nas comunicaes. Estas informaes so avaliadas dentro da estrutura do nosso sistema de avaliao dos fornecedores. Podemos tambm realizar auditorias nos fornecedores, visando avaliar o funcionamento do sistema produtivo do mesmo. Este sistema de avaliao nos fornece informaes sobre o desempenho de um fornecedor e nos permite comparar fornecedores objetivamente. Alm disto nos possibilita darmos aos fornecedores um "feed-back" sobre a qualidade de seus produtos e servios, possibilitando que tomem medidas no sentido de implantar melhorias e fortalecer sua posio como fornecedores preferenciais da XXX S.A. Como parte do processo geral de avaliao, tambm podemos solicitar informaes adicionais para avaliar a importncia estratgica de um fornecedor para a XXX. Compilamos um perfil da posio financeira da companhia, sua gama de produtos, seu gerenciamento ambiental e suas atividades destinadas a operar de forma compatvel com o meio ambiente. Estas informaes so combinadas com os dados relativos avaliao de sua performance, de forma a fornecer uma avaliao geral sobre o fornecedor.

You might also like