You are on page 1of 15

Colgio Lcia Vasconcelos

- Concursos Pblicos e Vestibulares Fone: (62) 3093-1415


Questo 05) Nas encostas do Rio ou no cinturo de laje que So Paulo criou sua volta, assistimos _______ uma brutal favelizao das cidades nas ltimas dcadas. A diferena que a topografia carioca, capaz de explicar a dimenso da atual catstrofe, d maior visibilidade _______ misria. Enquanto So Paulo empurra seus pobres para as bordas da metrpole, no Rio a pobreza tambm despenca _______ a zona sul. (Folha de S.Paulo, 09.04.2010. Adaptado.) Os espaos do texto devem ser preenchidos, correta e respectivamente, com a) a sobre b) a a sob c) a sobre d) a sob e) sobre Questo 06) Avalie as duas frases que seguem: I. Ela cheirava flor de rom. II. Ela cheirava a flor de rom. Considerando o uso da crase, correto afirmar: 01. As duas frases esto escritas adequadamente, dependendo de um contexto. 02. As duas frases so ambguas em qualquer contexto. 04. A primeira frase significa que algum exalava o perfume da flor de rom. 08. A segunda frase significa que algum tem o perfume da flor de rom. 16. O a da segunda frase deveria conter o acento indicativo da crase. Questo 07) A revista Superinteressante, edio 268, traz na capa, como subttulo da manchete, o seguinte texto: Vrus e bactrias no atacam apenas a sua sade eles so a maior ameaa existncia humana. Saiba por que nunca estivemos to vulnerveis nessa guerra. E o que fazer para se salvar.

EXERCCIOS DE CRASE Questo 01) Analise as frases. I. Ontem, fui at a escola para visitar velhos amigos. Ontem, fui at escola para visitar velhos amigos. II. Ontem, passei a noite na casa da minha prima. Ontem, passei noite na casa da minha prima. III. Ontem, entreguei o relatrio a minha supervisora. Ontem, entreguei o relatrio minha supervisora. Dentre os pares de frases apresentados, a estrutura frasal em que se verifica alterao de sentido da segunda frase em relao primeira est contida em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Questo 02) Leia o texto. Como bem mostra Joo Adolfo Hansen, no prefcio, Samuel Beckett atinge a histria nessas eliminaes da voz. Como matria manuseada, _______________ que est no meio, entre o dentro e o fora, entre o crnio e o mundo, s resta falar, continuar a tagarelice aterrorizada dos condenados ao silncio. Recusando, contudo, todas as determinaes, conceitos e os pretensos sentidos, impedindo que a voz se torne universal; esvazi-la, at torn-la estril, entulho do fracasso histrico do sensus communis e do linguistic turn: para Beckett, verso e reverso de uma vida historicamente danificada. (Jornal de Resenhas, nmero 4, agosto de 2009) a) A lacuna do texto deve ser preenchida com a voz ou voz? Justifique a sua resposta. b) Considerando as palavras recondito, femur, hifens, paul, bacharel e aljofar, transcreva e acentue aquelas que, a exemplo de estril, devem receber acento grfico por serem paroxtonas.

Questo 03) Nos perodos abaixo, est presente o acento grave, Com base no texto transcrito, considere as afirmaes abaixo: indicador de crase. Somente em um deles, porm, o acento foi I. O hfen, sinal de pontuao, funciona na sentena como empregado corretamente. Identifique-o. um elemento coesivo no texto, sendo responsvel pela sequncia coerente das ideias. a) Santos perde por 3 2, mas garante o 18. ttulo pauII. A orao: Saiba por que nunca estivemos to vulnerlista. veis nessa guerra poderia ser reescrita como: Saiba o b) Vendedor que avisou policial cavalo sobre veculo porqu de nunca estarmos vulnerveis nessa guerra; suspeito no se considera heri. sem alterao de significado. c) Cientistas japoneses ensinam rob lavar loua e III. O acento grave, que indica a ocorrncia da crase, em fazer outras tarefas domsticas. ameaa existncia humana ocorre pela mesma regra d) Detento solicita justia autorizao para fazer curso sinttica da crase em alheio s crticas dos amigos. distncia em universidade. IV. A pessoa referida no texto voc. Se fosse vocs, as e) PM baleado no p ao reagir assalto no subrbio duas ltimas sentenas do texto ficariam assim escritas, carioca. sem alterao de significado: Saibam por que nunca estiveram to vulnerveis nessa guerra. E o que fazer Questo 04) Complete as lacunas com a ou e assinale a para se salvarem. alternativa com a sequncia correta: V. Em E o que fazer para se salvar h a elipse do verbo O crime aconteceu___cem metros do seu nariz, e n asaber, referido na sentena anterior. da___fez mover-se em direo___delegacia; preferiu calarse___comprometer-se. a) a, a, , a b) , , a, a c) , a, a, a d) a, , , a e) a, a, a, a Assinale a alternativa CORRETA: a) I, III e V esto corretas b) somente II e IV esto corretas c) II, III e IV esto corretas d) somente I e III esto corretas e) I, III e IV esto corretas

EXERCCIOS DE CRASE

Acesse os materiais extras no site: www.luciavasconcelos.com.br/novo/aluno.php

Colgio Lcia Vasconcelos


Questo 08) Leia o texto.

- Concursos Pblicos e Vestibulares Fone: (62) 3093-1415


Questo 12) Considere as frases: I. O rapaz estava chateado, pois chegou moa e disse que no era mais possvel continuar o namoro. II. O rapaz estava chateado, pois chegou a moa e disse que no era mais possvel continuar o namoro. a) Que interpretao se pode dar a cada uma das frases, levando em conta as expresses moa e a moa? b) Do ponto de vista sinttico, qual a funo que exercem as expresses moa e a moa? Questo 13) Dentre os seguintes textos de placas, assinale aqueles que esto de acordo com a norma culta. 01. 02. 04. 08. ATENO, LOMBADA 500 m OBEDEA SINALIZAO PROIBIDO VIRAR DIREITA MOTORISTAS, OBEDEA S FAIXAS AMARELAS

(Gazeta do Povo, 13.08.2009.) No texto, h um erro que se corrige com a substituio de a) voltam por volta. b) voltam s aulas por voltam as aulas. c) Com a deciso por Pela deciso. d) s aulas de creches por as aulas de creches. e) prxima semana por semana seguinte. Questo 09) Considere as frases: I.

Um dos cientistas perguntou quele jovem pesquisador Questo 14) Assinale a opo em que o acento grave, indicador de crase, esteja correto. como havia conseguido aquilo. a) Bolivianos chegam So Paulo em busca de trabalho e II. Dirigiu-se todos os presentes e apresentou, com endinheiro. tusiasmo, os resultados do projeto. b) Esses imigrantes ilegais vo direto para s costuras III. Uma rede de pesquisadores de vrias partes do mundo clandestinas. garantiu realizao do projeto. c) Aumentaram s denncias trabalhistas desse setor no Brasil. O uso da crase est correto, de acordo com a norma culta, d) Boliviana largou a escola aos 13 anos e comeou traapenas em balhar. a) I. e) Boliviana quer voltar terra natal quando filhos cresceb) II. rem. c) III. d) I e II. Questo 15) Assinale a alternativa em que o sinal indicativo da e) II e III. crase est corretamente empregado, de acordo com a norma culQuesto 10) Assinale a alternativa correta em relao ao acento grave indicativo de crase estabelecido pela norma culta da lngua. a) ta. a) Existem vrias formas de interpretar cegueira no filme de Fernando Meirelles. b) Daqui muitas dcadas, a representao criada por Saramago ainda ser vlida. c) Os personagens so marcantes, principalmente quando eles atribudo o devido valor simblico. d) O filme oferece inmeros momentos de reflexo queles que se interessam pelo destino humano. e) O livro Ensaio sobre a cegueira marca todos que o lem.

Naquela poca, a morte de um pescador por sezo cheirava ironia na vila. b) Depois o boi adoeceu; ficou cado, moscas, imvel e rijo na sua armao de bambu verde. c) Mas o boi continua sobre s pernas, mais duro que o sambur de cip, os olhos de carvo imveis e tristes. d) As mulheres de saias domingueiras, algumas com o filho no colo, ficavam espreitar os maridos. Questo 16) Assinale a alternativa em que o uso do sinal de e) vista dos samburs com uns mirrados peixinhos, a crase est correto. comunidade se entristecia. a) A professora estava beira de um colapso nervoso, tan[Adaptao de DEA, Othon. Homens e Algas. Florianta foi a presso que recebeu do diretor. polis: Ufsc, 2007.] b) O mosqueteiro estava servio do rei, por isso no achou necessrio apresentar-se ao estalajadeiro. Questo 11) Assinale o item em que o acento grave, indicac) Distribuiu socos torto e direito, enquanto suas foras dor da crase, esteja usado incorretamente: o ajudaram. Depois, acabou caindo de cansao. d) O espetculo era apresentado de segunda quinta-feira. a) O Brasil vinha obedecendo s taxas de crescimento e) O texto referia-se outras atividades. Dizia que tnhaprximas a mseros 3%. mos de ir uma reunio no edifcio da Federao das b) No haver um dia D partir do qual o pas estar Indstrias. pronto para crescer. c) Em meio decepo, muitos economistas apontavam Questo 17) Procura-se moas para dividir aluguel. Quarto individual mobiliado com hbitos higinicos e sem vcios. Aparos empecilhos para o crescimento. d) Na viso dos empresrios, no h desequilbrio entre tamentos em frente a Universidade. Tratar pelo fone XXXXX. oferta e demanda frente. Anncio encontrado nas circunvizinhanas de uma universidade. e) As empresas brasileiras procuram adequar sua capacidade de produo demanda esperada.
EXERCCIOS DE CRASE

Acesse os materiais extras no site: www.luciavasconcelos.com.br/novo/aluno.php

Colgio Lcia Vasconcelos

- Concursos Pblicos e Vestibulares Fone: (62) 3093-1415

Assinale o que for correto quanto ao anncio acima. e) Como mundo movido petrleo e o petrleo abunda 01. Em procura-se moas, no h necessidade de concorno Oriente Mdio, buscam-se hoje aceleradamente nodncia do verbo com o substantivo, pois moas, nesse vos combustveis, a fim de neutralizar o poder dos xecontexto, complemento verbal. ques. 02. Subentende-se que a descrio do quarto oferea condies para o futuro morador evitar vcios e maus hbitos Questo 22) Marque a alternativa cuja seqncia substitua de higiene. corretamente o smbolo nas seguintes frases: 04. A preposio a de em frente a deveria receber acento indicador de crase, pois introduz uma locuo femiI. No me refiro esta aluna, mas . nina indicativa de lugar. II. ... ma igual o papai tambm comia. 08. H uma contradio entre a oferta de um quarto indiIII. Comprei uma casa igual que estava venda no vidual mobiliado e apartamentos, no plural. teu bairro. 16. O proprietrio do imvel intolerante porque impe restries aos possveis interessados em alugar o quarto. a) , aquela , quela , a , a b) , quela , quela , , Questo 18) Assinale a alternativa em que a (as), com ou sem c) a , aquela , aquela , , o sinal de crase, est utilizado corretamente. d) a , quela , quela , , a) Chegou ao trabalho a tempo, s 8 horas da noite. e) a , quela , quela , a , b) Teve mpetos de atirar-se ele, para afog-lo. c) Devido a morte do tio, foi obrigado a vestir-se de preto Questo 23) Assinale a alternativa que apresenta erro quanto durante um longo tempo. ao emprego do a acentuado: d) Faremos homenagem pessoas dignas da nossa sociea) De 10 50 quilmetros, o oznio benfico vida, dade. porque forma uma camada atmosfrica que funciona e) O curso ser ministrado no perodo de 11 30 de janeicomo uma barreira contra a radiao solar. ro. b) O dixido de enxofre, altamente prejudicial s vias respiratrias, est tambm associado a doenas cardiovasQuesto 19) Matte a vontade. Matte Leo. culares. Este enunciado faz parte de uma propaganda afixada em luc) No preciso ser um especialista para saber que a polugares nos quais se vende o ch Matte Leo. Observe as io encurta a vida, pelos danos sade que produz. construes abaixo, feitas a partir do enunciado em questo: d) As grandes cidades esto restringindo cada vez mais o Matte vontade. acesso de carros s suas regies centrais, o que fazem Mate a vontade. para evitar que um dia seus habitantes tenham de usar Mate vontade. mscaras de oxignio para sobreviver a substncias ta) Complete cada uma das construes acima com palaxicas. vras ou expresses que explicitem as leituras possveis e) Alm de complicaes de quadros associados a infartos relacionadas propaganda. e derrames, a alta concentrao de oznio leva tambm b) Retome a propaganda e explique o seu funcionamento, piora em quadros de cncer de pulmo. explicitando as relaes morfolgicas, sintticas e semnticas envolvidas. TEXTO: 1 - Comum questo: 24 Questo 20) ... Rubio fez um gesto, Palha outro, mas quo NO RASTRO DA FALA diferentes! Rubio era para transportar-se ___ janela; Palha ia ___ agarr-lo pela gola. Cedia menos ___ divulgao possvel da Se fizssemos uma lista dos dez maiores mistrios aventura do que ____ lembrana da violncia com que ele pega- da humanidade, certamente o surgimento da linguagem se destara nas mos da mulher para atra-la ___ si... caria. (Machado de Assis) Qual alternativa completa, respectivamente, o texto acima? A linguagem verbal marca forte, constitutiva, distintia) a a a a a va da nossa espcie. Por isso, a discusso de suas origens esb) t intrinsecamente ligada s discusses da origem da prpria c) a a espcie humana. Dispomos hoje de boa quantidade de fsd) a a seis, fornecedores de evidncia material interessante para e) a a a hipteses sobre os longos e complexos caminhos da evoluo at 05o surgimento do Homo sapiens. Questo 21) Assinale a opo em que o acento indicador de Temos, por exemplo, indcios convincentes de que noscrase foi indevidamente colocado: sa espcie se originou nas savanas do leste da frica e se a) A criao de santurios ecolgicos salva a floresta, mas espalhou pelo planeta seguindo rotas que levaram Europa acaba com a fonte de renda das pessoas ligadas s mae sia e desta Amrica e Oceania. Essas rotas tm sido deireiras. estabelecidas em parte pelo estudo do DNA das populaes. 10 b) A Turquia ainda no conseguiu ser integrada Unio Com base nestes dados, os paleontlogos tm sugeriEuropia, como pleiteia, por falta de identidade cultural do que o Homo sapiens surgiu na terra h aproximadamente com a Europa. 100 mil anos, embora se calcule que o ramo homindeo dos c) Para combater a explorao ilegal de madeira na Amaprimatas tenha se separado h 6 milhes de anos ou mais. znia, necessrio criar mecanismos que garantam renIgualmente, dispomos hoje de precioso acervo de objeda efetiva populao. tos criados pelos humanos (ferramentas e utenslios domsd) O nmero de mortos em ataques terroristas aumentou ticos, por exemplo) e de registros pictricos que nos 15 de modo alarmante em relao dcada passada. permitem sustentar hipteses plausveis sobre os caminhos
EXERCCIOS DE CRASE

Acesse os materiais extras no site: www.luciavasconcelos.com.br/novo/aluno.php

Colgio Lcia Vasconcelos

- Concursos Pblicos e Vestibulares Fone: (62) 3093-1415


contm as rotinas e instrues para a fala e para o uso de nossas mos. 15 Nos ltimos sculos, a pesquisa comportamental derrubou quase todas as supostas barreiras que separavam os homens dos animais, como o uso de ferramentas, a comunicao simblica e a categorizao abstrata. O mesmo vale para as atividades cognitivas, faculdades de pensamento e compreenso que os animais tambm possuem, embora em forma 20rudimentar. S a linguagem parece ser exclusivamente nossa: apesar de todos os esforos, at hoje nenhum macaco aprendeu a falar. Uma caracterstica da fala o perfeito controle da musculatura do aparelho fonador. notvel que nossa destreza manual tambm se apie em uma motricidade refinada. Somos capazes de controlar a musculatura das 25mos e braos com mais preciso do que qualquer animal. Mas importante observar que esse controle motor comea a se manifestar nos primatas. Seus dedos se tornaram mais rpidos, e sua mmica mais pronunciada, mas essas capacidades ainda no bastam para a articulao vocal. S o homem tem o dom da fala, assim como s ele capaz de realizar atividades manuais 30complexas. Muitos animais correm e saltam melhor do que ns. Eles dispem, para isso, de um complexo aparato neuronal que emite as instrues de movimento e ajusta seus comandos s circunstncias. Na evoluo da inteligncia motora humana, esse o fundamento sobre o qual se baseiam 35 nossa capacidade lingstica e nosso controle manual.
(NEUWEILER, Gerhard. A origem de nosso entendimento. (fragmento adaptado) In: Scientific American Brasil. Junho de 2005.)

percorridos pela humanidade na construo de sua cultura material e simblica. Seguindo essas pistas, os antroplogos costumam registrar um florescimento cultural bastante significativo por volta de 50 mil anos atrs. Para alguns, este florescimento cultural, inimaginvel sem a linguagem, indcio de que ela j estava plenamente estruturada 20naquela poca. Ao confrontar a data do surgimento da espcie com a do florescimento da cultura, h lingistas que defendem a hiptese de que a linguagem teve desenvolvimento vagaroso, crescendo em complexidade ao longo dos milnios. Outros, porm, consideram intrnseca a relao entre a espcie e a linguagem e 25prodigioso o processo pelo qual um beb se torna um falante. Afinal, uma criana no comea a falar por simples imitao ou por puro aprendizado a partir de um estgio zero, como se o crebro fosse uma caixa vazia. Por isso, defendem que a linguagem como a conhecemos surgiu junto com a espcie e est relacionada a uma mutao radical no conglomerado de genes dos homindeos mais antigos. 30 No momento, a Lingstica no tem nenhuma base para optar entre essas hipteses. A linguagem falada um bem imaterial. Assim, de seu passado nada sobrou. No temos, por exemplo, o menor indcio de como teria sido o estgio semitico imediatamente anterior linguagem propriamente humana, isto , aquela anterior nossa linguagem. (...)
[FARACO, Carlos Alberto. No rastro da fala. Revista Discutindo Lngua Portuguesa, ano 1, n. 3, p. 18-21. (fragmento adaptado)]

Questo 24) Preencha os espaos em branco e, depois, assinale a alternativa que apresenta a seqncia CORRETA, de acordo com a norma culta da lngua portuguesa: Os clientes que compraram __________ prazo pagaram juros altos pelo produto, como informou __________ imprensa a economista consultada. __________ que pretendem investir em eletrodomsticos, sugere-se consulta de preos junto __________ diferentes estabelecimentos comerciais. a) b) c) d) e) a, a, Aqueles, a; , a, Aqueles, ; , , queles, ; a, , queles, a; a, , Aqueles, a.

Texto II Quintanares Meu Quintana, os teus cantares 2 No so, Quintana, cantares: So, Quintana, quintanares.
4

Quinta-essncia de cantares... Inslitos, singulares... 6 Cantares? No! Quintanares! Quer livres, quer regulares, 8 Abrem sempre os teus cantares Como flor de quintanares.
10

TEXTO: 2 - Comum questo: 25 Texto I A origem de nosso entendimento Um macaco jamais poderia tocar piano. Falta-lhe, para isso, a capacidade de mover os dedos com velocidade e preciso para pressionar as teclas em rpida sucesso. Ns, humanos, porm, mesmo quando no sabemos nada de msica, no precisamos de muito tempo para aprender a 5tocar pelo menos uma melodia curta. Isso sem falar da vertiginosa execuo de pianistas profissionais. Nossa habilidade manual ultrapassa em muito a dos outros primatas, e isso um fato que os pesquisadores que buscam as qualidades que caracterizam o ser humano at agora levaram menos em conta que uma 10outra diferena: nossa posse da linguagem ou nossa capacidade de articulao vocal. No entanto, como j se sabe h alguns sculos, ambas as habilidades esto estreitamente ligadas do ponto de vista neurobiolgico, pois os mesmos centros cerebrais
EXERCCIOS DE CRASE

So cantigas sem esgares. Onde as lgrimas so mares 12 De amor, os teus quintanares. So feitos esses cantares 14 De um tudo-nada: ao falares, Luzem estrelas luares.
16

So para dizer em bares Como em manses seculares 18 Quintana, os teus quintanares. Sim, em bares, onde os pares 20 Se beijam sem que repares Que so casais exemplares.
22

E quer no pudor dos lares. Quer no horror dos lupanares. 24 heiram sempre os teus cantares 4
Acesse os materiais extras no site: www.luciavasconcelos.com.br/novo/aluno.php

Colgio Lcia Vasconcelos

- Concursos Pblicos e Vestibulares Fone: (62) 3093-1415


c) necessria, pois, alm de haver a juno de preposio com artigo, sugere que a prtica seja resultante da perfeio. d) necessria, pois, alm de haver a juno de preposio com artigo, sugere que a perfeio seja resultante da prtica. e) facultativa, porque, indiferentemente de haver ou no juno de preposio com artigo, crase uma questo estilstica. TEXTO: 4 - Comum questo: 27

Ao ar dos melhores ares, 26 Pois so simples, invulgares. Quintana, os teus quintanares.


28

Por isso peo no pares, Quintana, nos teus cantares... 30 Perdo! digo quintanares
(BANDEIRA, Manuel. In: Coletnea 80 anos de Poesia. Organizada por Tnia Carvalhal. Editora Globo, 1986.)

Texto III Os Poemas


2

Os jovens e os dilemas da sexualidade Atualmente, os jovens esto iniciando a vida sexual mais cedo. A sexualidade tem sido discutida de forma mais aberta, nos discursos pessoais, nos meios de comunicao, na literatura e artes. Entretanto, essa aparente liberdade sexual no torna as pessoas mais livres, pois ainda h bastante represso e preconceito sobre o assunto. Alm disso, as regras de como devemos nos comportar sexualmente prevalecem em todos os discursos, o que se torna uma questo velada de represso. O jovem do sculo XXI visto como livre, bem informado, antenado com os acontecimentos, mas as pesquisas mostram que, quando o assunto sexo, h muitas dvidas e conflitos. Desde dvidas especficas sobre questes biolgicas, como as doenas sexualmente transmissveis, at conflitos sobre os valores e as atitudes que devem tomar em determinadas situaes. Apesar de iniciarem a vida sexual mais cedo, os jovens no tm informaes e orientaes suficientes. A mdia, salvo excees, contribui para a desinformao sobre sexo e a deturpao de valores. A superbanalizao de assuntos relacionados sexualidade e das relaes afetivas gera dvidas e atitudes precipitadas. Isso pode levar muitos jovens a se relacionarem de forma conflituosa com os outros e tambm com a prpria sexualidade. Enfim, hoje existe uma aparente liberdade sexual. Ao mesmo tempo em que as pessoas so, em comparao a anos anteriores, mais livres para fazer escolhas no campo afetivo e sexual, ainda h muita cobrana por parte da sociedade, e essa cobrana acaba sendo internalizada; assim, as pessoas acabam assumindo comportamentos e valores adotados pela maioria.

Os poemas so pssaros que chegam no se sabe de onde e pousam no livro que ls.

Quando fechas o livro, eles alam vo como de um alapo. 6 Eles no tm pouso nem porto 8 alimentam-se um instante em cada par de mos e partem. E olhas, ento, essas tuas mos vazias, no maravilhado espanto de saberes 12 que o alimento deles j estava em ti...
(QUINTANA, Mario. In: Esconderijos do Tempo. Porto Alegre: L&M, 1980.)
10

Questo 25) Observe as opes abaixo: I. II. III. IV. V. VI. ...ajusta seus comandos as circunstncias. (Texto I, linha 33) Comearam a aparecer novas experincias. A poesia anunciava as lgrimas jogadas ao mar. Referia-se a pesquisas experimentais com os primatas. Comunicava sempre a esposa sobre seus novos poemas. Ele chegar a partir da prxima semana.

Assinale a alternativa que apresenta os conjuntos relacionados em que o a deveria, de acordo com a norma culta, receber acento grave. (www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/sexualidade, baseado nos estudos de Ana a) I, IV e V. Cludia Bertolozzi Maia. Adaptado.) b) I e IV. c) I e V. Questo 27) Considerando os aspectos de concordncia e de d) I, II e VI. crase, assinale a alternativa correta. a) Os jovens, da adolescncia vida adulta, muitas vezes TEXTO: 3 - Comum questo: 26 se depara com conflitos referente sua sexualidade. b) O mundo atual oferece muitas informaes seus joEm uma pea publicitria recentemente veiculada em jorvens que, para falar em sexo, encontram bastante dvinais impressos, pode-se ler o seguinte: Se a prtica leva das. perfeio, ento imagine o sabor de pratos elaborados bic) Dvidas freqentes e conflito pode fazer com que o jolhes e bilhes de vezes. vem no chegue uma exata dimenso da sua sexualidade. Questo 26) Ainda em referncia ao trecho Se a prtica leva d) Com informaes disposio, ainda existe dvidas perfeio..., acerca da crase (no caso, a juno da preposio sobre sexo para o jovem moderno. a com o artigo feminino a), lingisticamente adequado ae) Hoje, assiste-se a uma transformao dos valores relatifirmar que sua ocorrncia vos sexualidade do jovem. a) inadequada, pois, alm de no haver juno de preposio com artigo, no altera o sentido do que dito. b) facultativa, porque, mesmo havendo a juno de preposio com artigo, no altera o sentido do que dito.
EXERCCIOS DE CRASE Acesse os materiais extras no site: www.luciavasconcelos.com.br/novo/aluno.php

Colgio Lcia Vasconcelos


TEXTO: 5 - Comum questo: 28
1

- Concursos Pblicos e Vestibulares Fone: (62) 3093-1415


verdade, dona Arminda uma boa patroa. Eu nem reclamo do salrio, porque sei que quando fico apertada ela me d uma ajuda. [...] Frias, dona Arminda no gosta muito de frias, no. que ela no pode ficar sem apoio em casa, sabe? Eu at entendo. Pra ela seria muito complicado se eu pedisse frias... 20 S tem uma coisa que no admito de jeito nenhum: ingratido. Sou boa patroa, mas no quero empregada minha metida em sindicato e falando de lei pra c e pra l. Como que se faz para negociar regime de trabalho quando a profisso est embutida no vnculo de parentesco e os interesses so interpretados com a linguagem moral dos afetos pessoais? A gratido derrete a mecnica do clculo. [...] 25 Sai o salrio, entra a ajuda; sai a negociao, entra o pedido; sai a conquista, entra a ddiva; sai o fortalecimento da categoria, entra a dvida pessoal; sai o contrato, fica a palavra; sai a definio precisa de direitos e deveres, entram gratido, ressentimento, traio e culpa. Nosso problema, hoje, no reside propriamente na cordialidade; a raiz de nossa violncia patolgica reside na dualidade, na ambivalncia, na dupla-mensagem entre dois 30 cdigos contraditrios e, paradoxalmente, complementares. Ou melhor: no uso perverso dessa dualidade...

No Brasil, so raros os espaos na mdia com o propsito de construir uma ponte entre a 2cincia e o pblico infantil. O nico peridico integralmente voltado divulgao cientfica 3para crianas a revista Cincia Hoje das Crianas, objeto de anlise deste artigo. Editada 4pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia (SBPC), a publicao nasceu em 5maio de 1986, como encarte da revista Cincia Hoje. A linguagem inovadora com que os 6mais diversos temas da cincia eram tratados no encarte, totalmente diferenciada dos livros 7didticos, foi bem recebida pelos filhos dos leitores de Cincia Hoje e tambm pelos 8professores apresentados publicao. Em setembro de 1990, Cincia Hoje das Crianas 9foi transformada em uma revista independente.
(Bianca Encarnao: Criana &Cincia. In: www.comciencia.br/reportagens)

Questo 28) Assinale a alternativa incorreta. a) A expresso com o propsito de (linha 1) equivale a com vistas a. b) Em voltado divulgao cientfica (linha 2), substituindo-se divulgao por divulgar (a produo cientfica) o acento de crase permanece. Questo 29) Assinale a(s) alternativa(s) INCORRETA(S): c) Obedecendo norma padro da lngua, em objeto de 01. O sentido do enunciado Ela no uma simples empreanlise deste artigo (linha 3) o demonstrativo este indigada (linha 15) no se altera se o adjetivo vier posposca o que est prximo do transmissor; estivesse prxito ao substantivo que qualifica. mo do receptor, seria grafado esse. 02. O uso do futuro do pretrito, em lugar do presente, no d) Em No Brasil, (linha 1) o emprego da vrgula se justifi1 pargrafo do texto acentua o carter hipottico, de ca, por se tratar de um adjunto adverbial deslocado. suposio, das explicaes apresentadas. e) uma ponte entre a cincia e o pblico infantil (linhas 104. A crase deveria ter sido utilizada em ...a imagem do 2) corresponde a um objeto direto de construir. brasileiro cordial remete a figuras idealizadas... (linha 01), uma vez que se trata de palavra feminina (figuras). TEXTO: 6 - Comum questo: 29 08. O penltimo pargrafo do texto contrape elementos objetivos do universo do trabalho queles de carter Leia, abaixo, um trecho do artigo Razes da violncia, de a usubjetivo, que valorizam os afetos e as relaes pessotoria do antroplogo e cientista poltico Luiz Eduardo Soares, ais. que foi publicado no site www.bravonline.com.br (08/2006): 16. O autor do artigo demonstra, de forma clara e inequvoca, que no concorda com as idias defendidas por Sr01 No imaginrio coletivo, a imagem do brasileiro cordigio Buarque de Holanda, em seu Razes do Brasil. al remete a figuras idealizadas: paz e solidariedade. Nada mais distante de nossa realidade histrica. E nada mais a- TEXTO: 7 - Comum questo: 30 vesso viso de Srgio Buarque de Holanda, pensador que resistiu, como poucos, nossa prodigiosa auto-indulgncia, Monsenhor Caldas interrompeu a narrao do desconhecido: mantendo acesa a verve crtica. Em sua obra Razes do Bra D licena? s um instante. 05 sil, que est completando 70 anos de publicao, o brasiLevantou-se, foi ao interior da casa, chamou o preto velho leiro seria cordial em um sentido muito diferente e especfique o servia, e disse-lhe em voz baixa: co, muito mais complexo e instigante. Seria cordial porque Joo, vai ali estao de urbanos, fala da minha parte ao refratrio formalidade, aos ritos da sociabilidade, aos limicomandante, e pede-lhe que venha c com um ou dois hotes, disciplina das regras e dos princpios abstratos. Sua mens, para livrar-me de um sujeito doido. Anda, vai depresnatureza induziria expanso de sentimentos, estendendo as sa. lealdades privadas esfera pblica. Essa hiptese interpretaE, voltando sala: tiva ainda seria aplicvel ao Brasil contemporneo? De que Pronto, disse ele; podemos continuar. 10modo esse debate poderia nos ajudar a compreender a vi Como ia dizendo a Vossa Reverendssima, morri no dia olncia brasileira de hoje? vinte de maro de 1860, s cinco horas e quarenta e trs miVamos acompanhar a rotina de uma criana brasileira. nutos da manh. Tinha ento sessenta e oito anos de idade. Na escola, a professora ensina que o Brasil um pas bacaMinha alma voou pelo espao, at perder a terra de vista, na, que valoriza a cidadania. O estudante sai da aula confudeixando muito abaixo a lua, as estrelas e o Sol; penetrou so. Algumas coisas parecem fora de lugar. [...] Sua me finalmente num espao em que no havia mais nada, e era empregada domstica. No tem carteira assinada, atribuiclareado to-somente por uma luz difusa. Continuei a subir, es bem delimitadas nem hora certa para sair. [...] e comecei a ver um pontinho mais luminoso ao longe, muito 15 Ela no uma simples empregada; praticamente longe. O ponto cresceu, fez-se sol. Fui por ali dentro, sem parte da famlia. arder, porque as almas so incombustveis. A sua pegou fogo alguma vez?
EXERCCIOS DE CRASE Acesse os materiais extras no site: www.luciavasconcelos.com.br/novo/aluno.php

Colgio Lcia Vasconcelos

- Concursos Pblicos e Vestibulares Fone: (62) 3093-1415


dicinais provava, ao crente, que o Criador tinha 26previsto sua utilizao para o alvio e a cura. Ao contrrio de um preconceito bastante difundido, uma f inabalvel 27no impedia que se adotasse uma conduta ativa e pragmtica para resolver os problemas que surgiam: como hoje, 28os homens da Idade Mdia tentavam fazer tudo o que estava _____ seu alcance para facilitar a vida aqui na Terra e 29preservar a sade.

No, senhor. So incombustveis. Fui subindo, subindo; na distncia de quarenta mil lguas, ouvi uma deliciosa msica, e logo que cheguei a cinco mil lguas, desceu um enxame de almas, que me levaram num palanquim feito de ter e plumas.
(Machado de Assis, A segunda vida. Obras Completas, vol. II, p. 440-441.)

Questo 30) Assinale a alternativa em que o uso do acento grave da crase acontece, respectivamente, pelos mesmos motivos Texto adaptado de RIHA, Ortrun. Scientific American Brasil. Especial Histria, n.1. especficos presentes nas frases: E, voltando sala; Morri no dia vinte de maro de 1860, s cinco horas (. . .) Questo 31) Assinale a alternativa que preenche correta e resa) No saio noite.; Em 1968, fui Braslia de JK. pectivamente as lacunas das linhas 21, 22 e 28. b) Estava toa ontem.; Foi casa do desembargador. a) a c) Saiu francesa.; Voc deu a notcia Maria? b) a d) Vamos luta!; Vi o avio distncia de 150 m. c) a a e) Trouxe dinamismo histria.; Vive custa do pai. d) a e) a a TEXTO: 8 - Comum questo: 31 Medicina dos Humores e Smbolos
01

TEXTO: 9 - Comum questo: 32

01 Antes de desdenhar a teraputica medieval, imporAssim como as outras cincias, a Medicina no esca02 tante lembrar que o homem .moderno. ama recorrer a pou ao mito da estagnao medieval. Nas obras que ainda 02 antigos modelos explicativos. Quem j fez tratamento de alimentam esse clich, l-se que a Medicina passou quase 03 purificao de toxinas, tcnica de medicina suave, d a enmil anos num sono profundo, entre a Antigidade e o Retender 03que ainda acredita nas patologias humorais e outros nascimento. Os indcios que sustentam essa concluso conacmulos prejudiciais em nosso corpo, mesmo que o xito vergem em alguns aspectos: a ausncia de invenes 04 da 04purificao se deva talvez a uma alimentao mais eespetaculares e de mdicos excepcionais, a feitiaria oniquilibrada e a uma maior ateno ao corpo. Muitos so os presente e a influncia da Igreja sobre as cincias. A 05 que, 05nostlgicos das analogias medievais entre macrocosMedicina era domnio de monges, filsofos e charlates. 06 mo e microcosmo, _____ no horscopo e suas advertncias Ainda hoje, nossa viso da Idade Mdia permanece em 06relao sade. impregnada dessas idias, que se baseiam, no 07entanto, num 07 O estudo da Medicina medieval deveria nos tornar ponto de vista moderno: em vez de serem colocadas na 08 mais humildes em relao nossa prpria Medicina. _____ perspectiva da poca, as cincias so avaliadas tomando 08 no muito tempo, consideravam-se ultrapassados os medicomo parmetro os critrios atuais. Assim a crtica segundo 09 camentos base de plantas. Hoje, vemos que princpios atia qual a Igreja teria exercido uma dominao aniquiladora vos 09de numerosas espcies vegetais e a fitoterapia voltam do progresso tpica de uma sociedade laica. Para os cris10 tona. O mdico da Idade Mdia acreditava firmemente na tos da Idade Mdia, ao contrrio, no existia alternativa: 10 realidade dos quatro humores, assim como o homem moeles acreditavam que os judeus, os pagos e os hereges esta11 derno cr no poder dos genes. Os conceitos mdicos so vam condenados s penas do inferno. A Medicina mediesempre 11originrios do contexto de seu tempo. Quem sabe, val era praticada na base de uma f jamais colocada em talvez daqui a algumas centenas de anos, os mdicos do fuquesto e encontrava seu lugar 12numa viso de mundo inturo no 12sorriro contemplando nossos modelos anatmiteiramente religiosa. A Medicina era mais uma filosofia da 13 cos e dizendo: ________ ! Natureza que uma cincia da Natureza, no sentido moderno do termo. 14 Ora, sem as bibliotecas monsticas, o trabalho dos Questo 32) Considere as assertivas abaixo sobre crase. monges copistas e o interesse que os eruditos 15eclesisticos I. Caso o segmento em relao (linhas 05-06) fosse subsdemonstravam pela teraputica, os escritos antigos de famotitudo por relativas, as condies para o emprego do sos mdicos romanos, gregos ou rabes estariam 16perdidos. sinal indicativo de crase seriam alteradas nesta frase. Depois da queda do Imprio Romano, apenas os religiosos 17 II. O sinal indicativo de crase poderia ser omitido na linha sabiam ler e escrever e dominavam a lngua erudita euro07, sem acarretar erro. pia, o latim. Dessa forma, a Igreja permitia a continuidade 18 III. A substituio do segmento acreditava firmemente da cultura e a sobrevivncia da filosofia antiga e pag. 19 (linha 09) por referia-se constantemente criaria as Para o cristo devoto, a sade e a salvao estavam acondies para o emprego do sinal de crase na orao. legoricamente ligadas: a Medicina cuidava do 20corpo que perecia, e a religio, da alma imortal. O mdico tinha de reQuais so corretas? conhecer as doenas e buscar trat-las pelos 21meios terresa) Apenas I tres. S se ele atingisse seus limites que deveria ceder lub) Apenas I e II gar _____ ajuda religiosa. 22 c) Apenas I e III Os autores religiosos davam, assim, um grande valor d) Apenas II e III _____ sade do corpo, pois a carne fraca do 23ditado era e) I, II e III particularmente vulnervel influncia do Maligno. A representao mais popular do Cristo mdico mostra 24as curas milagrosas do Novo Testamento e legitima assim a interveno dos mdicos em caso de doena (quando 25ela no era um ato divino irreversvel). A existncia de plantas me-

EXERCCIOS DE CRASE

Acesse os materiais extras no site: www.luciavasconcelos.com.br/novo/aluno.php

Colgio Lcia Vasconcelos


TEXTO: 10 - Comum questo: 33 TEXTO 2

- Concursos Pblicos e Vestibulares Fone: (62) 3093-1415


cer que dormiriam. Logo, o movimento era suficiente para espantar os fantasmas da noite. 15 Na volta, j era quase meia-noite, mas, assim mesmo, sobrevivi sem sustos. Achei a cidade at buclica, com porteiros de edifcios batendo papo na calada, com a elite branca (e a negra tambm) levando cachorrinhos para passear, muita gente com roupa de festa saindo ou entrando de hotis e clubes. No senti saudade de So Paulo, j transformada no horror que os ataques do PCC apenas expuseram 20com mais nitidez. Em 30 anos, as duas cidades mudaram profundamente nessa rea de segurana pblica. Certamente haver vrias razes para explicar por que NY ficou bem mais segura. Mas eu apostaria que uma delas, essencial, simples: sua gente nunca dorme diante das autoridades. Cobra, xinga, reclama, exige. Em So Paulo, como no resto do Brasil, aceitamos todos os insultos que os governantes nos fazem, 25 bovinamente mansos. Folha de So Paulo, 20/5/2006

A crise mundial da gua e a desigualdade social

A escassez de gua no mundo agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentveis dos recursos naturais. De acordo com os nmeros apresentados pela Organizao das Naes Unidas (ONU), fica claro que controlar o uso da gua significa deter poder. As diferenas registradas entre os pases desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento chocam e evidenciam que a crise mundial dos recursos hdricos est diretamente ligada s desigualdades sociais. Em regies onde a situao de falta dgua j atinge ndices crticos de disponibilidade, como nos pases do continente africano, a mdia de consumo dirio de gua de dez a quinze litros por pessoa. J em Nova York, h um consumo exagerado de gua doce tratada e potvel, onde um cidado chega a gastar dois mil litros por dia. Questo 34) Em noite. . . (linha 4), usou-se o acento gra(http://www.sosmatatlantica.org.br. Adaptado) ve, por tratar-se de uma locuo adverbial formada de palavra feminina. Esse sinal foi usado noutro tipo de locuo em: Questo 33) O emprego do sinal indicativo da crase est adea) Estavam mesa e conversavam. quado em: a crise mundial dos recursos hdricos est diretamenb) Ladres esto solta. te ligada s desigualdades sociais. Esse sinal tambm est adec) Percorreu o trajeto, s pressas. quado em uma das alternativas seguintes. Identifique-a. d) O medo aumenta, medida que anoitece. a) Cada vez mais somos expostos informaes sobre a disponibilidade dos recursos hdricos. TEXTO: 12 - Comum questo: 35 b) A crise mundial dos recursos hdricos est diretamente ligada essas desigualdades sociais. TEXTO 2 c) A crise mundial dos recursos hdricos, que todos os GLOBALIZAO grupos se referiam, sria e ameaadora. d) A disponibilidade dos recursos hdricos tambm envolA globalizao um fenmeno complexo, ainda em evoluve riqueza e o poder. Graas ela, uns podem gastar o. Trouxe muitos benefcios para os pases que adaptaram mais que outros. com sucesso seus sistemas econmicos liberalizao do e) A disponibilidade dos recursos hdricos, qual tiveram comrcio e somaram a isso medidas simplificadoras do acesso os pases ricos, uma das indicaes de desenmercado e novas estruturas reguladoras. Os Estados Unidos volvimento vista. so, seguramente, o pas desenvolvido que mais ganhou com a globalizao, ao passo que a Coria do Sul talvez seja TEXTO: 11 - Comum questo: 34 o melhor exemplo de uma nao em desenvolvimento que colheu benefcios substanciais, apesar de suas dificuldades O grito e o sono nos ltimos anos. O Brasil ainda tem um bom caminho pela Clvis Rossi frente, antes de poder declarar que se beneficiou de forma substancial da globalizao. 1 H exatos 30 anos, pisei pela primeira vez em Nova York Os principais benefcios da globalizao nos pases desenabsolutamente apavorado com a fama de cidade insegura. volvidos foram o aumento da competio no mercado de Havia at conselhos para no deixar de segurar firmemente bens e a queda do preo ajustado inflao de numerosos a mala. Agarrei a minha como se tivesse algo valioso. produtos, em benefcio dos consumidores. Nos pases em noite, Alberto Quartim de Moraes, grande amigo, grande desenvolvimento, os benefcios principais dizem respeito s jornalista, hoje editor (de livros), fez 5questo de me levar oportunidades para o crescimento da exportao e ao auao Greenwich Village. Dizia conhecer a cidade. Fui. Desmento dos salrios reais devido absoro de mo-de-obra. cemos na estao errada do metr, no meio do nada. CamiSo essas as razes fundamentais por que o Brasil no connhamos umas tantas quadras, com os passos ressoando no seguiu beneficiar-se de modo significativo com a globalizaasfalto, tal qual nos filmes de terror. o, uma vez que seu setor exportador continua muito peSenti saudade de So Paulo, uma cidade ento quase civiliqueno em relao ao tamanho de sua economia, e o crescizada. mento tem sido muito modesto. Faz trs anos, voltei a andar por Nova York, desta vez com Em vista desses benefcios, era de esperar que a globalizaKenneth Maxwell, notvel brasilianista e 10que, ele sim, coo levasse a uma acelerao do crescimento mundial e a nhecia bem Nova York. Andamos umas 15 quadras do hotel uma melhoria da distribuio da renda, tanto no mbito de em que ambos estvamos at o local do evento que nos levacada pas quanto entre pases ricos e pases pobres. Mas h ra a Nova York. Na ida, at que no tremi. muito poucos sinais de que isso tenha acontecido. A taxa de Apenas comeava a escurecer e, se NY a cidade que nunca crescimento da economia mundial no aumentou, embora se dorme, como dizem os nova-iorquinos, no seria ao anoitepossa argumentar que ela teria sido mais baixa sem a globalizao, e a distribuio da renda em muitos pases se tornou
EXERCCIOS DE CRASE

Acesse os materiais extras no site: www.luciavasconcelos.com.br/novo/aluno.php

Colgio Lcia Vasconcelos

- Concursos Pblicos e Vestibulares Fone: (62) 3093-1415


e lentamente passo a mo nessa forma insegura. Do lado das montanhas, nuvens macias avolumam-se. Pequenos pontos brancos movem-se no mar, galinhas em pnico. 30. feia. Mas uma flor. Furou o asfalto, o tdio, o nojo e o dio.

mais desigual. Na questo crucial do abismo entre pases ricos e pases pobres, a sentena ainda est em aberto. Porm, se excluirmos a Repblica Popular da China, com sua populao enorme e sua taxa de crescimento espetacular, h provas circunstanciais de que o abismo da renda, na verdade, se ampliou.
(Revista Veja. Dezembro de 2000. Adaptado).

Questo 36) Em Preso minha classe e a algumas roupas Questo 35) O Texto 2 fala em um preo ajustado infl a(verso 1), a ocorrncia do sinal grave, indicador de crase, justifio. ca-se por: Como se pode ver, a crase uma questo que concerne rea) tratar-se de um acento de diferenciao. gncia das palavras. Nessa viso, assinale a alternativa em b) explicitar a contrao de um artigo definido com um arque o sinal da crase pode ser caracterizado como adequado. tigo indefinido. a) H muito poucos sinais de que a globalizao plena vec) explicitar a contrao de uma preposio com um artigo nha acontecer. definido. b) No era de se esperar que a globalizao conduzisse d) explicitar a contrao de um pronome com um artigo. uma desigualdade social to exacerbada. e) tratar-se de um recurso expressivo para reforar a sonoc) A globalizao trouxe muitos benefcios cada uma das ridade do verso. naes mais desenvolvidas. d) Ningum pode atribuir apenas globalizao a acelera- TEXTO: 14 - Comum questo: 37 o do crescimento mundial. 1. e) O Simpsio sobre Globalizao acontecer de 15 20 Fico muito satisfeito quando vejo um homem de cor do corrente ms, das 8h00 s 12h30. sentando-se mesa em um restaurante de classe mdia, uma dessas casas a que vo as famlias honradas da cidade nas TEXTO: 13 - Comum questo: 36 tardes de domingo. Ainda que ele v acompanhado de uma mulata que se pretenda passar por morena branca, trada toLeia com ateno um fragmento do poema extrado do livro davia pelos traos fortes e inconfundveis 5.da raa negra. A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade, e resAgrada-me bastante, de forma idntica, encontrar um ou ponda s questes. outro indivduo de pele escura freqentando museu ou acorrendo a uma boa pea de teatro, a uma bela e bem cuidada A Flor e a Nusea montagem de algum clssico dos palcos concebido pelo elevado esprito da civilizao ocidental. Mesmo que no seja 1. Preso minha classe e a algumas roupas, obra de nenhum Shakespeare, pois isso talvez fosse 10.exigir Vou de branco pela rua cinzenta. demais da capacidade de apreenso de tais cidados. Isto Melancolias, mercadorias espreitam-me. mostra no s minha mentalidade liberal mas tambm a posDevo seguir at o enjo? sibilidade que os pretos tm de subirem na vida caso se es5. Posso, sem armas, revoltar-me? forcem e lutem para progredir. Basta comportarem-se de acordo com o que deles se espera. 6. Olhos sujos no relgio da torre: (Amlcar Neves: Galera dez. In: Relatos de sonhos e de lutas. Rio de Janeiro: Editora Record, 2007, p. 113.) No, o tempo no chegou de completa justia. O tempo ainda de fezes, maus poemas, alucinaes e espeQuesto 37) Assinale a alternativa incorreta. ra. a) Seria gramaticalmente correto empregar prclise, em O tempo pobre, o poeta pobre 10. Basta comportarem-se (linha 12). fundem-se no mesmo impasse. b) A expresso da cidade (linhas 2-3) locuo adjetiva. 11. c) Substituindo-se por na, em sentando-se mesa (linha Em vo me tento explicar, os muros so surdos. 1), o sentido da frase em que a expresso se encontra fiSob a pele das palavras h cifras e cdigos. ca inalterado. O sol consola os doentes e no os renova. 14. d) A expresso de forma idntica (linha 6) pode ser substiAs coisas. Que tristes so as coisas, consideradas sem ntuda por igualmente, sem prejuzo para a compreenso fase. da frase em que se encontra. 15. e) A expresso capacidade de apreenso (linha 10) equiva(...) le a aptido para aprender. Uma flor nasceu na rua! Passem de longe, bondes, nibus, rio de ao do trfego. TEXTO: 15 - Comum questo: 38 Uma flor ainda desbotada ilude a polcia, rompe o asfalto. 1. A sala geral do estudo tinha inmeras portas. Aristarco fazia Faam completo silncio, paralisem os negcios, 21. aparies de sbito, a qualquer das portas, nos momentos em que garanto que uma flor nasceu. menos se podia contar com ele. Levava as aparies s aulas, 22. surpreendendo professores e discpulos. Por meio desse processo Sua cor no se percebe. de vigilncia de inopinados, mantinha no estabelecimento por Suas ptalas no se abrem. toda a parte o risco 5.perptuo do flagrante como uma atmosfera Seu nome no est nos livros. 25. de susto. Fazia mais com isso que as espionagens de todos os feia. Mas realmente uma flor. bedis. Chegava o capricho a ponto de deixar algumas janelas ou 26. Sento-me no cho da capital do pas s cinco horas da tar- portas como votadas a fechamento para sempre, com o fim nico de um belo dia abrilas bruscamente sobre qualquer maquinao de
EXERCCIOS DE CRASE

Acesse os materiais extras no site: www.luciavasconcelos.com.br/novo/aluno.php

Colgio Lcia Vasconcelos

- Concursos Pblicos e Vestibulares Fone: (62) 3093-1415


04 05

clandestina da vadiagem. Sorria ento no ntimo, do efeito pavoroso das armadilhas, e cofiava os majestosos bigodes brancos de marechal, pausadamente, como lambe um jaguar ao focinho a pregustao de um repasto de sangue.
(Raul Pompia: O Ateneu. So Paulo, Editora Click, p. 49.)

Questo 38) Observe estas afirmaes: I. Quanto aos verbos flexionados no modo indicativo, h seis no pretrito imperfeito, um no pretrito perfeito e um no presente no presente. II. As palavras clandestina, flagrante e maquinao sofreram, respectivamente, processo de formao de palavras por justaposio, sufixao e derivao regressiva. III. As palavras sorria, discpulos e aulas contm, respectivamente, dgrafo, encontro consonantal e ditongo crescente. IV. O ltimo perodo do texto contm uma idia de comparao. V. Substituindo aulas por estudos, em Levava as aparies s aulas (linhas 2-3), o acento indicador de crase permanece. Assinale a alternativa correta. a) somente as afirmativas II e IV so verdadeiras. b) somente a afirmativa III verdadeira. c) somente a afirmativas I, III e V so verdadeiras. d) somente a afirmativa II verdadeira. e) somente a afirmativa IV verdadeira. TEXTO: 16 - Comum questo: 39 TEXTO III (....) 1 Os ruralistas defendem a proposta - o projeto de lei (PL) que muda substancialmente a porcentagem de autorizao para derrubada de vegetao nativa em propriedades privadas na Amaznia - , alegando que a lei, Se aprovada, vai 5 incentivar a adeso dos fazendeiros legislao ambiental e, dessa forma, garantir a sobrevivncia de metade da biodiversidade amaznica. A verdade, porm, que, num ecossistema frgil como o amaznico, ningum sabe quanto de biodiversidade resistiria se 50% dela fosse 10destruda. conforme a floresta encolhe, diminuem o volume de chuvas e a capacidade de a vegetao reter gua. Com isso, a mata fica cada vez mais seca e vulnervel ao do calor e do fogo.
ARAIA, Eduardo , Projeto de lei pode significar, no prazo de algumas dcadas, o fim da Floresta Amaznica. 28/05/2008. www.terra.com.br/isto /sumarios. Acesso em 04/08/08.

com a manipulao freqente de um falar e dois entenderes? 06 O que propes, porm, vamos tateando, 07 e o teu pungente riso saboreando. 08 Algo fica, afinal, de tuas reticncias , 09 mesmo sem se atingir total a tua essncia 10 e no obstante a previso de Cubas , 11 tambm nas duas tais colunas da opinio, 12 no s numa terceira, a dos agudos, 13 e assim o teu discurso no vo. 14 De alm dos vermes que roeram 15 as tuas frias carnes 16 sem deixar boca para rir 17 nem olhos para chorar, 18 escuta-me com a alma que restou 19 do teu grande naufrgio 20 (longe do feroz gio e do pedgio). 21 Aqui estou para dizer-te o quanto 22 ainda te ouvimos, lemos e te amamos. 23 Ensinaste-nos que h sempre 24 uma gota da baba de Caim, 25 tanto a vontade como a ao umedecendo 26 de indivduos, de classes ou de tribos. 27 Que por batatas uns aos outros se consomem. 28 (Quantos, qual tu sem Deus, acham que a morte o fim!) 29 Joaquim Maria, as tuas esquivanas, 30 silncios e trejeitos e artimanhas 31 deram-nos luz para a experincia do homem. 32 E, quanto a nado, mar, navegao, 33 embora cada um de ns manobre 34 bem a seu modo o timo, 35 para o leitor abriste uma Escola de Sagres, 36 onde muito se pode observar, 37 dos olhos de ressaca em tua Capitu 38 at os confins da Europa no seu corpo, 39 que por Bentinho, enfim, rejeitado. 40 Fizeste de Escobar o prprio rio Cobar, 41 para em Ezequiel, homnimo do bblico, 42 denunciar-se por fumos todo um fogo, 43 a culpa intencional da seduo de um mar... 44 E fizeste surgir a dvida no ar.
45 46

Questo 39) Com relao ao termo .... legislao ambiental... (l.5), pode-se dizer que recebe sinal indicador de crase porque uma(um) a) Expresso que indica lugar. b) Locuo adjetiva. c) Adjunto adverbial. d) Substantivo feminino. e) Adjunto adnominal. TEXTO: 17 - Comum questo: 40 A MACHADO DE ASSIS, MORTO VIVO
01 02

Ora com humour, ora com ironia, contra Leibniz puseste Schopenhauer. 47 De Laurence Sterne filtraste a stira menipia. 48 E o vulnervel, mestre, apanhas com mo fria. 49 Sobressai-te um vigor: a sensual latncia, 50 quase sempre consciente e deletria, 51 qual sangue a latejar por dentro de uma artria. 52 Evidenciando aqui, ali insinuando, 53 soubeste registrar o desconforto, 54 o descontentamento e a frustrao 55 da nossa humana condio 56 desde o emplasto de Brs Cubas 57 solda da opinio. 58 E aqui ficamos tristes e inquietos 59 com as mil formas de ser da humana Dor. 60 Muito amor ainda falta e po. Faltam mais tetos, 61 a paz pblica falta e a paz interior. 62 Sentimo-nos pequenos e incompletos.
LINHARES FILHO, Jos. A Machado de Assis, morto vivo. In: ___________. Notcias de bordo: poemas selecionados. Fortaleza: Edies UFC, 2008, p. 9193.

De que maneira a fundo iremos conhecer-te, se muita vez ests noutro lugar, 03 mil cabriolas a dar,
EXERCCIOS DE CRASE

Questo 40) Cada alternativa a seguir apresenta um trecho de Memrias pstumas de Brs Cubas em que h a presena do acento grave. Assinale a nica em que o acento grave est empre10
Acesse os materiais extras no site: www.luciavasconcelos.com.br/novo/aluno.php

Colgio Lcia Vasconcelos

- Concursos Pblicos e Vestibulares Fone: (62) 3093-1415


proveniente da seleo natural. O papa Pio XII, na sua carta encclica Humani Generis, 331950, convida e estimula ao aprofundamento de ambas as teorias. A Academia Pontifcia das Cincias, do 34Vaticano, dedicou ______ extraordinrias ao tema no passado ms de novembro. Afirmou-se a existncia 35de provas que evidenciam a evoluo. Destaca-se, porm, que o ser humano, o homem e a mulher, no 36so o resultado do caos, mas que foram pensados e amados pelo Criador. Uma conferncia internacional 37sobre a _________ entre a f e a teoria da evoluo est programada pela mesma entidade para o 38prximo ms de maro. No em vo que Darwin tambm estudou teologia e era homem que amava o 39dilogo.
( Zero Hora - 09 de janeiro de 2009 texto adaptado)

gado pela mesma razo por que foi usado em desde o emplasto de Brs Cubas / solda da opinio (versos 56-57). a) Creio que prefere a anedota reflexo. b) Vejo-a assomar porta da alcova, plida, comovida. c) Dito isto, expirei s duas horas da tarde de uma sextafeira. d) O que voc quer passar mansamente do sto sala de jantar. e) Fui dizer minha me que a escrava que estragara o doce por pirraa. TEXTO: 18 - Comum questo: 41 Darwin 200, por Ir. Joaquim Clotet (Reitor da PUC) Comemoramos em 2009 o segundo centenrio do nascimento de Charles Robert Darwin. Um 2homem admirado, estudado e at considerado polmico por alguns. 3 As homenagens, os congressos, as publicaes e as exposies sero inmeras. Sociedades 4cientficas, filosficas e teolgicas, universidades e museus de histria natural tm j programadas as mais 5diversas atividades sobre a vida e a obra do relevante cientista, nascido em 12 de fevereiro de 1809. A 6Universidade de Cambridge, a ttulo de exemplo, tem programado para o prximo ms de julho o Darwin 7 Festival, um evento cientfico e cultural de extrema relevncia. Do mesmo modo, o Natural History 8Museum de Londres j inaugurou a Darwin Exhibition, _________ e altamente documentada exposio 9sobre o autor. 10 No deixa de chamar a ateno a _____________ universitria do grande naturalista, observador 11e colecionador. Iniciou os estudos de medicina na Universidade de Edimburgo. Vale acrescentar que o pai 12dele era mdico. Abandonou essa opo antes de ter concludo o curso. Ingressou na Universidade de 13Cambridge para estudar artes. Nessa poca, aproximou-se das lnguas clssicas, da filosofia, da teologia 14e, por incrvel que parea, da matemtica e da fsica. 15 Nem o mundo das humanidades nem o das cincias divinas configurou, contudo, sua indiscutvel e 16preclara opo intelectual: a observao atenta e crtica da natureza. 17 Duas experincias marcaram definitivamente o futuro do notabilssimo cientista: uma viagem e o 18jardim da sua casa. 19 A viagem, realizada no Beagle, durou cinco anos e permitiu-lhe observar, escrever, desenhar e 20colecionar animais e plantas numa longa singradura. Dois teros dessa viagem passou-os em terra firme. 21Por sinal, de abril a junho de 1832, esteve no Brasil e alugou uma propriedade na baa de Botafogo. De 22volta ptria, comprou uma casa, Down House, a 16 milhas de Londres. O grande jardim nela existente 23foi o seu laboratrio. A leitura dos dados obtidos na viagem, o exame dos espcimes coletados e seus 24 experimentos com orqudeas, pombas, baratas e minhocas, entre os outros muitos por ele realizados, o 25inspiraram formulao de sua teoria da seleo natural e prepararam a edio da Origem das Espcies, 261859. 27 A vida e a obra do bicentenrio autor so ainda hoje objeto de acendrado estudo, pesquisa e 28debate, atingindo o patamar da transdisciplinaridade. Esse reconhecimento do valor e significado da sua 29produo contrasta com a discrio do avisado viajante e do erudito pesquisador, pois ele prprio afirmava 30que no era especialista em nenhuma disciplina. 31 Continuam ainda hoje o estudo e o debate entre criacionismo, ou doutrina bblica da criao, e 32evolucionismo,
EXERCCIOS DE CRASE
1

Questo 41) Ao substituir-se a forma verbal contrasta (ref.29) por ope-se, no perodo em que est inserida, pode-se afirmar que: I. Estaro presentes as condies para ocorrncia da crase. II. Apenas a preposio com ser suprimida. III. No ser necessria nenhuma alterao. Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. TEXTO: 19 - Comum questo: 42 Texto I A terra algum tanto malenclica, regada de muitas guas, assim de rios caudais, como o cu, e chove muito nela, principalmente no inverno; cheia de grandes arvoredos que todo o ano so verdes; terra montuosa, principalmente nas fraldas do mar, e de Pernambuco at Capitania do Esprito Santo se acha pouca pedra, mas da at S. Vicente so serras altssimas, mui fragosas, de grandes penedias e rochedos. Os mantimentos e guas so geralmente sadios, e de fcil digesto. Para vestir h poucas comodidades por no se dar na terra mais que algodo, e do mais terra farta, principalmente de gados e acares.
(Pe. Ferno Cardim. Tratados da terra e gente do Brasil. 3. ed. v. 168. So Paulo: Nacional/MEC, Brasiliana, 1978. p. 25)

Texto II Quando abrimos qualquer compndio de geografia da Bruzundanga; quando se l qualquer poema patritico desse pas, ficamos com a convico de que essa nao a mais rica da Terra. "A Bruzundanga, diz um livro do grande sbio Volkate Ben Volkate, possui nas entranhas do seu solo todos os minerais da terra. "A provncia das Jazidas tem ouro, diamantes; a dos Bois, carvo de pedra e turfa; a dos Cocos, diamantes, ouro, mrmore, safiras, esmeraldas; a dos Bambus, cobre, estanho e ferro. No reino animal, nada pede o nosso pas aos outros. Assim tambm no vegetal, em que sobremodo rica a nossa maravilhosa terra. "A borracha, continua ele, pode ser extrada de vrias rvores que crescem na nossa opulenta nao; o algodoeiro quase nativo; o cacau pode ser colhido duas vezes por ano; a cana-de-acar nasce espontaneamente; o caf, que a sua principal riqueza, d quase sem cuidado algum e assim todas as plantas teis nascem na nossa Bruzundanga com faciAcesse os materiais extras no site: www.luciavasconcelos.com.br/novo/aluno.php

11

Colgio Lcia Vasconcelos

- Concursos Pblicos e Vestibulares Fone: (62) 3093-1415


Ao propor que todos os seres vivos se modificaram 24a partir de formas ancestrais, Darwin criou a 25imagem de uma rvore da vida. Todas as folhas que 26esto na parte externa dos ramos representam os 27seres vivos atuais; as internas, os extintos. Essa 28imagem nos leva concluso de que todos viemos 29de um ou poucos ancestrais muito remotos. De fato, 30estudos de biologia molecular tm confirmado essa 31inferncia. 32 Qual a implicao dessa ideia? Todos constitumos 33 uma famlia! Somos, portanto, parentes uns dos 34outros. (...) Como irmos, temos nossas diferenas: 35alguns so mais altos, outros mais gordos, alguns 36possuem pele bem clara, outros pele escura, alguns 37cabelos lisos, outros no, e assim por diante. 38 Na perspectiva darwiniana, no h um povo 39 escolhido, muito menos um povo que representa o 40mal. Somos todos iguais do ponto de vista biolgico, 41no sentido da fraternidade. Diferena no implica qualificao 42como melhor ou pior. isto que celebramos 43em Darwin: por meio de algumas ideias e conceitos 44simples, ele revolucionou o mundo acadmico e 45tambm o modo como nos vemos no dia a dia. (...)
ARAJO, Aldo M. de. ADVERSO . Adufrgs/Sindical, n.165. abr. 2009. p. 16-17 (fragmentos adaptados)
23

lidade e rapidez, proporcionando ao estrangeiro a sensao de que ela o verdadeiro paraso terrestre." Nesse tom, todos os escritores, tanto os mais calmos e independentes como os de encomenda, cantam a formosa terra da Bruzundanga. Os seus acidentes naturais, as suas montanhas, os seus rios, os seus portos so tambm assim decantados. Os seus rios so os mais longos e profundos do mundo; os seus portos, os mais fceis ao acesso de grandes navios e os mais abrigados etc.etc. Entretanto, quem examinar com calma esse ditirambo* e o confrontar com a realidade dos fatos h de achar estranho tanto entusiasmo. * ditirambo exaltao exagerada de um fato ou das qualidades de algum; bajulao, lisonja.
(Lima Barreto. Os Bruzundangas. So Paulo: Difuso Cultural do Livro, 2006. p. 31)

Questo 42) Assinale como VERDADEIRAS as afirmaes corretas e como FALSAS as que no o so. 00. Nas palavras da seqncia nada pede o nosso pas aos outros observam-se, respectivamente, encontro consonantal, hiato, hiato, ditongo decrescente e dgrafo. 01. O processo de formao do vocbulo cana-de-acar o de composio por justaposio, em que se mantm a estrutura original das palavras que se unem para formar o novo substantivo. 02. A presena do acento grfico nas slabas tnicas das palavras provncia, extrada e pas explicada por uma mesma e nica razo gramatical. 03. Alterando-se a frase proporcionando ao estrangeiro para proporcionando quem vem de fora, estar correta a presena do sinal indicativo de crase. 04. ...os seus portos, os mais fceis ao acesso de grandes navios ... As slabas das palavras da frase acima esto corretamente separadas da seguinte maneira: os - seus - por - tos - os - mais - f - ceis - ao - a - ces so - de - gran - des - na - vi - os TEXTO: 20 - Comum questo: 43 Darwin ensina a aceitar as diferenas. Este ano de 2009 ir se caracterizar pela presena muito frequente, na mdia e nos meios acadmicos, 03de Charles Darwin, o pacato cidado que nasceu 04no dia 12 de fevereiro de 1809, portanto h 200 05anos, e que mudou nossa maneira de ver o mundo. 06 _______ poca _______ ele viveu, considerava se 07 que os seres vivos haviam sido criados no passado 08tal como se mostravam no sculo 19. o que se 09chamou de fixismo: as espcies, incluindo a nossa, 10seriam fixas, isto , imutveis. Pois Darwin sugeriu, 11baseado em intensos e extensos estudos, principalmente 12aps sua viagem de quase cinco anos pelo 13mundo, _______ todos os seres vivos, sem exceo, 14modificaram-se ao longo do tempo. A abelha, 15que hoje forma colmeias e produz o to apreciado 16 mel, no passado no era assim, no era nem mesmo 17um inseto social. As aves, que hoje nos encantam 18com sua beleza e muitas delas com seu canto, 19foram diferentes milhes de anos atrs. Na verdade, 20estudos mostraram que elas evoluram de um grupo 21de dinossauros! 22 (...)
02 01

Questo 43) As palavras que completam corretamente as lacunas do segundo pargrafo do texto (refs. 06 a 21), na ordem em que se encontram, so a) A, que, de, que b) , em, que, que c) A, na, qual, que d) , que, que e) , onde, de, que TEXTO: 21 - Comum questo: 44 Vrios estudos tm alertado que tanto a populao da Terra quanto seus nveis de consumo crescem mais rapidamente do que a capacidade de regenerao dos sistemas naturais. Um dos mais recentes, o relatrio Planeta Vivo, elaborado pela ONG internacional WWF, estima que atualmente trs quartos da populao mundial vivem em pases que consomem mais recursos do que conseguem repor .(...) Segundo o estudo do WWF, o colapso ambiental pode custar ao mundo US$ 4,5 trilhes por ano em reparaes. E, apesar das promessas de que o crescimento do PIB reduziria a pobreza, as desigualdades econmicas se mantm: a cada US$% 160 milhes produzidos no mundo, s US$ 0,60 chega efetivamente aos mais pobres. O argumento de que o crescimento econmico a soluo j no basta. No h recursos naturais para suportar o crescimento constante. A terra finita e a economia clssica sempre ignorou essa verdade, afirma o ecoeconomi sta Hugo Penteado, autor do livro Ecoeconomia Uma nova Abordagem. (...) Para a ecoeconomia, preciso parar de crescer em nveis exponenciais e reproduzir ou biomimetizar os ciclos da natureza: para ser sustentvel, a economia deve caminhar para ser cada vez mais parecida com os processos naturais. A economia baseada no mecanicismo no oferece ma is respostas. preciso encontrar um novo modelo, que d respostas a questes como gerao de empregos, desenvolvimento com qualidade at mesmo uma desmaterializao do sistema. Vender servios, no apenas produtos, e tambm produzir em ciclos fechados, sem desperdcio, afirma Paulo
Acesse os materiais extras no site: www.luciavasconcelos.com.br/novo/aluno.php

EXERCCIOS DE CRASE

12

Colgio Lcia Vasconcelos

- Concursos Pblicos e Vestibulares Fone: (62) 3093-1415

Durval Branco, professor da Escola de Conservao Ambicabe a eles criar regras, mas observando os usos cabe a ental e Sustentabilidade. eles descrever e consolidar os fatos dessa norma. FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira. Segundo Branco, embora as empresas venham repetinDesatando alguns ns. So Paulo: Parbola, do a palavra sustentabilidade como um mantra, so pouqus2008, p.104-105. Adaptado. simas as que fizeram mudanas efetivas em seus modelos de negcios. O desperdcio de matrias-primas, o estmulo ao Questo 45) A utilizao do sinal indicativo de crase tem relaconsumismo e a obsolescncia programada (bens fabrica- o, tambm, com a regncia dos verbos. Sabendo disso, assinados com data certa para serem substitudos) ainda ditam as le a alternativa na qual esse sinal foi corretamente utilizado. regras. Mesmo nas companhias que so consideradas vana) Quando fala em infinitude da lngua, o autor se refere guarda em sustentabilidade, essas questes no esto sendo incalculveis usos possveis da lngua. observadas. O paradigma vigente crescer, conquistar mais b) Algumas proibies na lngua atrelam-se mais preconsumidores, elevar o lucro do acionista. afirma Branco. conceito do que reflexes sobre os usos. (O Estado de S.Paulo , 15.05.2009. Adaptado) c) H regras gramaticais absurdas, que chegam proibir certos usos que j so correntes. Questo 44) Assinale a alternativa que completa corretamente d) A atitude de autoritarismo lingustico, qual o autor as lacunas das frases. alude no texto, est longe de ser superada. e) No texto, o autor dirige sua crtica todos que adotam So pouqussimas as empresas que se propem uma viso normativa da gramtica. _________ fazer mudanas significativas. Os nveis de consumo excedem __________ capacidade TEXTO: 23 - Comum questo: 46 de regenerao dos sistemas naturais. Embora as empresas venham fazendo aluses As condies de bem-estar e de comodidade nos grandes ____________ palavra sustentabilidade... centros urbanos so reconhecidamente precrias por causa, sobretudo, da densa concentrao de habitantes num espao a) ... ... a que no foi planejado para aloj-los. Com isso, praticamente b) a ... a ... todos os plos das estruturas urbanas ficam afetados: o trnc) ... a ... a sito lento; os transportes coletivos, insuficientes; os estad) a ... ... belecimentos de prestao de servios, ineficazes. e) ... ... Um exemplo disso So Paulo, s sete da noite. O trnsito caminha lento e nervoso. Nas ruas, pedestres apressados se TEXTO: 22 - Comum questo: 45 atropelam. Nos bares, bocas cansadas conversam, mastigam e bebem em volta de mesas. Luzes de tons plidos incidem A lngua, em sua infinitude, em sua heterogeneidade e em sobre o cinza dos prdios. De repente, uma escurido total seu constante processo de mudana, , no fundo, incontorcai sobre todos como uma espessa lona opaca de um grande nvel. Isto , no dispomos de meios para cerc-la, para riscirco. Os veculos acendem os faris altos, insuficientes pacar um trao a seu redor, para desenhar uma linha que a conra substituir a iluminao anterior. Em pouco tempo, as ruas tenha. ficam desertas, o medo paira no ar... Claro, a nossa cultura lingustica tradicional tem enormes dificuldades para conviver com essas caractersticas da lngua. Diante do infinito, do heterogneo e do sempre mutante, muitas pessoas clamam por regras categricas. Surgem, ento, aqueles que se arrogam o direito de ditar tais regras. Como no h um papa ou um supremo tribunal federal lingustico, alguns se acham no direito de assumir o papel de autoridade: inventam regras e proibies, condenam usos normais e ficam execrando e humilhando os falantes. E, pior, nunca admitem contestao. Infelizmente, esse autoritarismo gramatical, essas atitudes autocrticas tm grande prestgio na nossa sociedade, em especial entre alguns dos nossos intelectuais. No entanto, um dos efeitos desse autoritarismo lingustico tem sido justamente bloquear o amplo acesso social a um bom domnio da lngua. Inibe e constrange. De um lado, porque instaura uma insegurana nos falantes. De outro, porque se aproxima dos fatos da lngua sempre de modo fragmentrio (arrolam picuinhas sobre picuinhas alguns chegam at a ultrapassar a casa do milhar), sem nunca oferecer uma perspectiva de conjunto da nossa realidade lingustica, em particular da norma culta/comum/standard. Se no dispomos de uma autoridade suprema em matria de lngua, como podemos dirimir dvidas ou arbitrar polmicas? No temos alternativa, a no ser observar criteriosa e sistematicamente os usos. No caso da norma culta/comum/standard, os bons dicionrios e as boas gramticas devem registrar e consolidar os usos observados. No Questo 46) Tomando como exemplo o trecho Um exemplo disso So Paulo, s sete da noite, em relao ao uso da crase em lngua portuguesa, correto afirmar: Usa-se crase quando h contrao da preposio a com artigo definido feminino a. II. Seu uso ser facultativo na indicao de horas e nas locues adverbiais femininas. III. No se usa crase antes de verbos e de pronomes relativos. IV. Usa-se crase nas locues formadas de elementos repetidos. I. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e II so corretas. b) Somente as afirmativas I e III so corretas. c) Somente as afirmativas III e IV so corretas. d) Somente as afirmativas I, II e IV so corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV so corretas. TEXTO: 24 - Comum questo: 47 Estilo ulico sobremesa, algum falou ao Presidente que na manh de hoje o cadver de um homem havia sido encontrado na Lagoa Rodrigo de Freitas. O Presidente exigiu imediatamente que um de seus auxiliares telegrafasse em seu nome famAcesse os materiais extras no site: www.luciavasconcelos.com.br/novo/aluno.php

EXERCCIOS DE CRASE

13

Colgio Lcia Vasconcelos

- Concursos Pblicos e Vestibulares Fone: (62) 3093-1415


tido atual da palavra atos especficos e nicos 24de pessoas vivas e mortas , pode at ser abolida, porque 25o mito percebido como infinitamente mais significativo 26do que qualquer experincia humana. 27 Para o antroplogo Everardo Rocha, o mito , 28 sobretudo, uma forma de consolo coletivo. por meio 29 dele que o homem busca uma origem para si, para 30sua cultura e para seu possvel destino aps a morte. 31A maioria dos mitos, se reduzida essncia, trata 32de vida, morte, nascimento e renovao. So as grandes 33questes sem resposta para a humanidade, por 34isso se repetem.

lia enlutada. Como lhe informassem que a vtima ainda no fora identificada, S. Exa, com o seu estimulante bom humor, alegrou os presentes com uma de suas apreciadas blagues.
(adaptado de Paulo Mendes Campos)

Questo 47) Assinale as alternativas em que a ocorrncia da crase se deu pelo mesmo motivo de: sobremesa.

01. O barco voltou terra dos marinheiros. 02. tarde, os garotos reuniam-se para a pescaria. 04. distncia de 200 m do local, via-se a encosta com sua franja laranja. Revista Galileu, maro 2004, p. 49-50. (fragmento adaptado) 08. hora de ngelus, os coraes se enternecem. 16. O avio estava espera de ordem para decolar. Questo 49) As palavras ou expresses que completam correta e respectivamente as lacunas das refs. 03, 08, 15 e 21 esto reunidas em TEXTO: 25 - Comum questo: 48 a) a uma a esta mera. 1 De quando em quando [os meninos] se mexiam, porque o b) a uma simples. lume era fraco e apenas aquecia pedaos deles. Outros pec) a uma. daos esfriavam recebendo o ar que entrava pelas rachadud) a esta uma aquela. ras das paredes e pelas gretas da janela. Por isso no podiam e) a a esta. dormir. Quando iam pegando no sono, arrepiavam-se, tinham preciso de virar-se, chegavam-se trempe e ouviam TEXTO: 27 - Comum questo: 50 a conversa dos 5pais [Fabiano e sinha Vitria]. No era propriamente conversa: eram 5 frases soltas, espaadas, com As viagens dos turistas para l despontaram com o final repeties e incongruncias. s vezes uma interjeio gutudo apartheid (termo referente _____ leis que impunham a ral dava energia ao discurso ambguo. Na verdade nenhum segregao racial, separando brancos de negros). Em deles prestava ateno s palavras do outro: iam exibindo as 1994, quando aconteceram _____ primeiras eleies deimagens que lhes vinham ao esprito, e as imagens sucedimocrticas no pas, apenas 3,9 milhes de estrangeiros tiam-se, deformavam-se, no havia meio de domin-las. Conham chegado oficialmente _____ frica do Sul. (Planeta, julho de 2010. Adaptado.) mo os recursos de expresso eram minguados, 10tentavam remediar a deficincia falando alto. RAMOS, Graciliano. Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 2008. p. 63-64. Questo 50) Levando-se em conta a necessidade ou no de se utilizar a crase, a alternativa que preenche corretamente as lacuQuesto 48) Assim como nas trs situaes que o fragmento nas do texto apresenta (refs. 1 e 5), o acento grave tambm est usado adea) as s a quadamente na opo: b) as as a) A loja onde Rogrio trabalha s abre de tera sbado. c) s s b) A viagem bordo de uma lancha foi muito cansativa. d) s as c) O automvel que Valria comprou movido lcool. e) as as a d) O requerimento semelhante quele que foi indeferido. GABARITO: TEXTO: 26 - Comum questo: 49 1) Gab: B 01 Para os povos modernos, mito e Histria so 02 considerados duas coisas distintas. Para o dito 03homem 2) Gab: primitivo, porm, ambos pertencem _______ 04mesma esfea) Deve ser preenchida com voz, pois se trata de comra: a salva-guarda da memria. plemento verbal da forma verbal resta falar. 05 A mitologia possui um profundo significado para 06o b) So acentuados, por serem paroxtonas, fmur e aljfar. ato de recordao. Um mito contm a Histria que 07 preservada na memria popular e que ajuda a 08trazer _______ 3) Gab: D 4) Gab: A 5) Gab: C 6) Gab: 05 vida camadas enterradas nas profundezas 09do esprito humano, afirma o filsofo russo 10Nicolai Berdyaev (1874- 7) Gab: A 8) Gab: D 9) Gab: A 10) Gab: E 1948). 11 Em Mito e significado, Lvi-Strauss defende que 11) Gab: B 12 nossa atual maneira de registrar o passado simplesmente 13 uma continuao do sistema anterior. No 14me parece 12) Gab: improvvel que a Histria tenha substitudo 15_______ mia) Na frase I, entende-se que o namoro foi rompido por tologia nas nossas sociedades e cumpra 16uma funo idndeliberao do rapaz (ele o agente da ao expressa tica, j que, para as sociedades 17sem escrita e sem arquipela forma verbal chegou). Com a frase II, entende-se vos, a finalidade da mitologia 18garantir que o futuro pero contrrio: a moa no quer mais o namoro (ela o amanea fiel ao passado. gente da ao expressa pela forma verbal chegou). 19 Nas culturas tradicionais, lembra o mitlogo J. F. b) A expresso moa um complemento verbal; a ex20 Bierlein, tudo o que acontece na vida das pessoas presso a moa sujeito da orao. 21 apenas _______ repetio de eventos que ocorreram 22nos mitos. Nesses contextos, a Histria, de acordo com 23o sen- 13) Gab: 06 14) Gab: E 15) Gab: D 16) Gab: A
EXERCCIOS DE CRASE

14

Acesse os materiais extras no site: www.luciavasconcelos.com.br/novo/aluno.php

Colgio Lcia Vasconcelos


17) Gab: 14 18) Gab: A

- Concursos Pblicos e Vestibulares Fone: (62) 3093-1415

19) Gab: a) Dentre outras possibilidades: (Beba) (Ch) Matte (Leo) vontade Mate a vontade (de beber Matte Leo) (Beba ch) mate (Leo) vontade. b) No primeiro enunciado (Matte vontade), observamos a implicitao do verbo (beber, tomar) e de parte do nome prprio (Leo), o que impossibilita que Matte se confunda com o verbo matar, e deva ser lido, necessariamente, como um substantivo. A crase, marcando a contrao do artigo definido feminino com a preposio a, indica que h uma relao morfolgica que obriga a leitura de vontade como uma locuo adverbial. Desse modo, vontade no tem a funo de substantivo. No segundo enunciado (Mate a vontade), a ausncia da crase indica que no se trata de uma locuo adverbial. Desse modo, vontade deve ser lido como um substantivo, portanto, nesse caso, matar ser um verbo. No terceiro enunciado (Mate vontade), repete-se a relao morfolgica que obriga a leitura de vontade como uma locuo adverbial. J com relao a mate, a escrita da palavra indica tratar-se de um nome comum e no um nome prprio, como no primeiro enunciado. Nesse sentido, o funcionamento da propaganda incide em um jogo morfossinttico, com implicaes semnticas, que se caracteriza pelo deslize entre Matte (nome prprio), mate (substantivo comum), mate (verbo), e entre vontade (locuo adverbial) e a vontade (artigo + substantivo/sintagma nominal), o que produz um cruzamento na leitura, que traz ao mesmo tempo Mate a sua vontade com Matte Leo e Beba Matte Leo vontade. Ou seja, na medida em que o enunciado Matte a vontade traz o nome prprio Matte, podemos entender que para matar a vontade s com Matte Leo. 20) Gab: C 24) Gab: D 28) Gab: B 32) Gab: D 36) Gab: C 40) Gab: D 43) Gab: B 47) Gab: 10 21) Gab: E 25) Gab: C 29) Gab: 21 33) Gab: E 37) Gab: C 41) Gab: A 44) Gab: B 48) Gab: D 22) Gab: D 26) Gab: D 30) Gab: E 34) Gab: D 38) Gab: E 42) Gab: FVFFV 45) Gab: D 49) Gab: C 46) Gab: B 50) Gab: D 23) Gab: A 27) Gab: E 31) Gab: B 35) Gab: D 39) Gab: E

EXERCCIOS DE CRASE

15

Acesse os materiais extras no site: www.luciavasconcelos.com.br/novo/aluno.php

You might also like