You are on page 1of 23

HIPSTASE

Foto detalhe Vanu TG Na verdade Serie: Do Verbo Ser Calcogravura com Chine- colli de Litogravura Papel tamanho 33,2x23,5 cm Hahnemuhle300g Estampa: 24,5x18cm

03

Hipstase / hypostasis - um termo grego que pode se

referir natureza de algo, ou a uma instncia em particular daquela natureza. O termo passou a ser um sinnimo da palavra latina persona, o indivduo de uma natureza racional. A partir do sculo IV passou a ser contrastado com o termo ousia como significando 'realidade individual' nos contextos cristolgicos e trinitrios. O termo ainda utilizado em grego moderno com o significado de "existncia", juntamente com o termo (hparxis) e (tropos hyprxeos), este ltimo significando "existncia individual". O termo utilizado para indicar a "a auto-manifestao de um indivduo" que pode ser expandida por meio de outras coisas. Por exemplo, um pintor que inclui seu pincel em seu prprio prosopon.

Disponvel em http://www.catolicismoromano.com.br/content/view/1046/41/ Acesso MAR 2014

ndice
APRESENTAO................................... 07

08

Mayara Polizer

ANAMNESE
Para falar de identidade, ou falta dela, Mayara Polizer se coloca na condio de agente do tempo, apagando fotografias 3x4 com um qumico fotogrfico chamado Revelador.

Fernanda Heitzman

12

PROPOSON
A artista se camufla em meio multido, utilizando uma mscara que tampa sua cabea, um capuz feito de tela, fazendo com que consiga enxergar o que h sua volta e permanea incgnita. um paradoxo, pois, ao mesmo tempo em que se camufla, faz-se perceber.

Juliana Sofia Lepera

14

EXCESSO
A identidade feminina construda atravs da imposio de um comportamento quase teatral. Baseada em expresses que coletou de filme antigos, e que tambm so notveis no mundo atual , Juliana Sofia Lepera as expem e as critica em sua video-performance.

17

Regina Prospero

TURVA
Buscando criticar a obsesso constante por um corpo perfeito presentes nas alteraes exibidas como padro no mundo contemporneo, Regina Prospero venda seus prprios olhos com carne, aps limpar o espelho com a mesma, como se seu eu ou alter ego fosse malevel de acordo com seu interesse.

Lusa Mantoani

20

MUNDUS MULIEBRIS
Com vrias identidades exageradas e transformadas, Lusa Mantoani joga para o pblico a reflexo dos parmetros de ideal para a atual sociedade e seus impactos nos indivduos. Transporta a ideia apresentada na srie fotogrfica para a ao de se maquiar enquanto caminha.

06

Fotos
Anamnese Regina Prspero Prospon Fernanda Heitzman Excesso Juliana Lepera Turva Claudia Geminiani Falkas Mundus Muliebris Carolina Vigna-Mar

07

A parte que nos caracteriza e nos apresenta: o rosto, exposto e vulnervel, face do embrulho que guarda nosso intelecto, nossa memria, nosso aprendizado, rea que se estende da testa ao queixo, escolhido para a foto de identidade como documento oficial do governo, mas tambm concebido por ns como identidade. Marcado pelo tempo, e pela experincia, modificado diariamente por todo o tipo de maquiagem ou cirurgia, merc de uma incessante busca eterna pela beleza e juventude, vtima diria do culto contemporneo da boa aparncia. Mas principalmente protagonista de um paradoxo: dos mais pintados, aos nus, somos todos incapazes de ver nossa prpria face. Hipstase apresenta performances de diferentes artistas que expressam em suas obras conceitos ligados incapacidade da identificao do individuo, onde o rosto se torna suporte para esta e outras questes. Anamnes de Mayara Polizer consiste na ao que apaga fotos 3x4, dissipando a memria dessas pessoas; Em Prospon Fernanda Heitzman utiliza uma mscara-capuz em que camufla o rosto, mas ao mesmo tempo observa a multido; Juliana Sofia Lepera pinta a prpria face para realar as expresses da vdeo-performance Exagero; Regina Prspero envolve pedaos de carne em sua cabea, diante de um espelho em Turva; As fotografias de Luisa Mantoani em Mundus Muliebris mostra a artista maquiada de forma exagerada e caricata.

Texto de: Mayara Polizer, Regina Prospero e Fernanda Heitzman Edio Final, Juliana Sofia Lepera.

MAYARA

POLIZER
Anamnese

09

Por Regina Prospero A performance da artista Mayara Polizer consiste na ao de apagamento de fotografias 3 por 4 dispostas na parede lado a lado, sem espaamento entre elas.Varias fotos de rostos, conhecidos e desconhecidos, repetidos ou no, cobrem uma rea de aproximadamente 1m, e so apagados com o auxlio de um pano umedecido com revelador (qumico fotogrfico responsvel pela apario das imagens no processo analgico de revelao de fotografias). Essa ao faz com que o papel fotogrfico ressensibilize-se com a luz e escurea cada foto. As fotos 3 por 4 geralmente so usadas para concepo de documentos de identidade, como: RG, passaporte, carteira de motorista, etc. Esses documentos so pessoais e que todos os cidados precisam ter e carregar consigo para onde for. Ao tirar o esses documentos deixamos registrados diversas formas de identificao, como a assinatura, foto, impresses digitais dos dez dedos da mo e outras informaes como endereo e formas de localizao. Atravs da carteira de identidade podemos ser identificados quando necessrio. Identificao em caso de acidentes, morte, participao em um crime, entre outras situaes os dados do documento podero ser teis para as autoridades competentes. Apagar um rosto de uma foto com o revelador significa tirar a identidade da pessoa fotografada, ela passa a ser uma mancha preta. So apagadas suas caractersticas fsicas e singulares, para posteriormente fazer parte de um grande quadro negro. A identidade pode ser definida como sendo um conjunto de caracteres prprios e exclusivos de uma determinada pessoa. Ela permite que o indivduo se perceba como sujeito nico, tomando posse da conscincia de si mesmo. Mayara Polizer retira a individualidade de pessoas, ao final da performance no possvel diferenciar o rosto, o sexo, a idade, a cor e tipo fsico dos indivduos das fotos. Desde 2011 o artista francs JR promove por diversas cidades do mundo, como Nova York e Turquia, o projeto intitulado Inside out Project. Ele e sua equipe convidam as pessoas para tirar autorretratos em uma cabine de fotos na rua.

10
Essas fotos so impressas em grande escala e coladas lado a lado, formando um grande painel no cho e/ou paredes. Desde 2011 o artista francs JR promove por diversas cidades do mundo, como Nova York e Turquia, o projeto intitulado Inside out Project. Ele e sua equipe convidam as pessoas para tirar autorretratos em uma cabine de fotos na rua. Essas fotos so impressas em grande escala e coladas lado a lado, formando um grande painel no cho e/ou paredes. O conceito do projeto dar a todos a oportunidade de compartilhar seu retrato e afirmar o que eles representam com o mundo. No Inside out Project qualquer individuo pode participar e desafiado a usar retratos fotogrficos para compartilhar as histrias no contadas e fazer uma unio das imagens de pessoas de suas comunidades. H diferenas e semelhanas entre as obras de Mayara Polizer e JR. Os fazem painis com retratos de desconhecidos, porem, enquanto o artista francs procura expor as caractersticas pessoais e sociais dessas comunidades, a performer remove os aspectos individuais.

A pratica de colocar fotografias em caixas de sapatos ou em gavetas uma necessidade no s de guardar, mas de esquecer temporariamente, Esquecer sabendo que esta l, que pode ser ressuscitada. Nessa Perspectiva, o cotidiano a relao de proximidade e distancia, lembrana e esquecimento. Jos de Souza Martins A sociologia da Fotografia e da Imagem.

Por Mayara Polizer Memorias das perdas, memorias desejadas e indesejadas. Memorias do que ope a sociedade moderna sociedade tradicional, memorias do comunitrio que no dura, que no permanece, memoria de uma sociedade de ruptura, e no de coeses e permanncias. Memoria de uma sociedade de perdas sociais continuas e constitutivas, de uma sociedade que precisa ser recriada todos os dias, de uma sociedade mais de estranhamentos do que de afetos. O retrato seja no campo pictrico seja no campo da fotografia, dadas as distines sempre esteve a servio da representao esttica, muito usado nas academias que buscavam a mimese, ou para burguesia que queria projeo, mais tarde nos cartes de visita fotogrficos do sculo XIX, ou ainda hoje com as selfies, fotos de perfil, books, 3x4, uma variedade de retratos que apresentam e nos representam para o mundo. Mas de todas essas citados, a nica que sai do campo da vaidade a foto 3x4. Esse tipo de foto, como todo artefato social, carrega em si um conhecimento sobre sua gnese, e diferente das outras modalidades de retratos, tem em sua origem um objetivo burocrtico. So fotografias concebidas como oficiais de documentos de identificao, tidos como pessoais, obrigatrios, e de uso cotidiano, que tambm detm o poder de nos tornar cidados, ou seja, ter um nome, e principalmente numero diante do governo, portadores de direito e deveres. Por outro lado, esta pequena foto tambm subverte seu proposito para adotar um muito mais subjetivo, se tornando pequenas relquias, tesouros, lembranas de um ente querido, de um amor, irmo, algum ausente, j falecido, que so

11
guardados na carteira que onde mesmo que esquecido, permanece como indicio de afeto. Percebi esse ndice de afeto a partir da difcil coleta dessas fotos para a realizao de um trabalho chamado Anamnese, composta pela coleta de fotografia 3X4 , pesquisas e experimentaes com os processos analgicos de revelao fotogrfica, e ao final o apagamentos dessas fotos. No dia 12 de novembro de 2013, retirei de uma caixa preta velada uma placa com 200 fotografias, medindo no total 1 x80 , e iniciei o apagamento das fotografias usado um qumico fotogrfico chamado revelador, interessante pensar que aps mil tentativas, o que iria funcionar para fazer o servio de apagar identidades seria chamado Revelador, a minha ao durou uma hora, mas a ao da luz ainda permaneceu por mais um tempo, e retorna a cada vez que exposta a obra com o objetivo de coletar mais fotografias. A imagem sempre em mudana nunca tem um resultado final, fazendo referencia ao tempo fluxo continuo real, mas tambm ao tempo fotogrfico, considerado por Barthes como o passado, Anamnese consegue ser o oposto da fotografia tradicional no temporalizada e idntica a si prprias no tempo, ao mesmo tempo ser como ela, que mortifica a imagem atravs da subverso de procedimentos tcnicos da revelao fotogrfica analgica , mas alm de despertar questes metalingusticas, se propem tambm a falar de identidade, criando o paradoxo de se apagar uma identidade com uma substancia chamado revelador, tornando efmeras as imagens para falar da efemeridade das pessoas ali representadas.

Por Fernanda Heitzman: Prospon Soar atravs de... A mscara no se trata de um adereo, e sim de um esconderijo de identidade, proteger-se do desconhecido, colaborando para o distanciamento. metamorfose: ao esconder um rosto, revela uma outra personalidade.

FERNANDA

HEITZMAN
Por Sara Oliveira No vdeo Prosopons, em grego, mscaras, a performer caminha com a cabea coberta por um capuz (espcie de saco de batatas) que permite que veja e seu rosto no seja visto. Percebemos isso quando ela caminha naturalmente. Este fato por si s j leva a crer que a artista deseja anular sua identidade. Identidade, alis, que est presente em sua produo, que muitas vezes apresenta figuras humanas sem revelar seus rostos, tambm anulando a relao de tempo/espao. No entanto, sua ao a coloca em duas condies: observadora e observada; entra num paradoxo. A multido em geral to homognea que ao cobrir o rosto em So Paulo, onde a multido que torna os rostos invisveis, atrai toda a ateno para si ao.

Prospon

mesmo tempo em que sua presena demora a ser percebida, na estao S do metr, por exemplo um destaque por meio da anulao. A cobertura do rosto evidencia o corpo, pois causa curiosidade e at medo nos transeuntes. O medo, talvez por lembrar os carrascos da Idade Mdia, ou pelo conceito que temos de que rostos cobertos estejam ligados a ms intenes. Por outro lado, os comentrios e xingamentos so inevitveis e, portanto, a busca por uma maior desenvoltura, por uma desinibio por meio de esconder o rosto s evidencia seu medo sobre o que as pessoas vo dizer sobre ela. Desta forma, tambm trata dos sentimentos que por vezes temos que esconder por baixo de uma mscara.

13
Aparentemente, o aspecto fsico da mscara lembra as mscaras sensoriais de Lygia Clark, uma vez que as de Clark, como o nome da obra sugere, tem o propsito de gerar experincias sensoriais para o auto conhecimento do corpo .Neste sentido, Prosopons busca tambm um autoconhecimento, mas no sensorial, e sim psicolgico, que tenta camuflar a timidez da performer, lidando com os olhares voltados a ela. A ao trata de questes particulares da artista, como o medo de usar o corpo como meio de expresso e a vergonha. Mas no fica restrita a ela, por ser um tema de fcil identificao com outros perfis dos possveis espectadores. E para isso importante que ela tambm esteja desse outro lado de causadora de constrangimentos". Tambm tem certa relao com a performance Reflexos ensaio sobre o vazio, de Felipe Vasconcellos, que produz uma roupa de espelhos e tambm caminha pela cidade, no que diz respeito a presena de um corpo estranho ao resto da multido e que altera o espao onde se inserem. As pessoas fogem, desvi-

am, mudam seu trajeto A relao obra/pblico nesses dois trabalhos bem marcante. O fato de terem mudado a rotina das pessoas com o simples fato de estarem presentes j uma caracterstica da arte contempornea. Apropriam-se do espao pblico e o modificam.

Pedro Salazar (cmera): Acompanhamos a situao? Planejando ou Improvisando? Acompanhando o fluxo dos elementos visuais e posicionando uma figura? Central? Na oposio das paisagens e dos passantes procuramos expor uma representao contraditria em um corpo: ele tenta se esconder e se expe. Mas nada fcil nesse ambiente. A partir disso, ento, como elaborar questes em torno do espao? Ver e ser visto; contudo, o que se passa quando essa interlocuo, aparentemente silenciosa transgredida? O que se faz do sujeito que se v observado, ao mesmo tempo pelo olhar mascarado de um corpo irreconhecvel e das lentes de uma cmera, ora imperceptvel, ora intrusiva? Porm, h um terceiro elemento em dilogo. O observador, o qual tambm configura este recorte do espao, ora se escondendo, por trs, ora se expondo, estaria no mesmo nvel? Surge, ento, um estranhamento a partir do qual torna-se preciso colocar-se em mais de um lugar ao mesmo tempo.

Imagens de Pedro Salazar


Acesse o vdeo em: https://vimeo.com/87868092

JULIANA SOFIA

LEPERA

Excesso

15

Por Regina Prospero A vdeo-performance Excesso da artista Juliana Sofia Lepera constituda por dois vdeos que divide a imagem, as aes acontecem simultaneamente para exaltar que no um ensaio. No vdeo a performer pinta o prprio rosto com tinta branca, criando uma mascara, e posteriormente tinta preta em lugares especficos como sobrancelhas, olhos e bochechas. Durante a ao a artista vai modificando suas expresses, tornando-as exageradas. Ao termino da performance ela borra toda a maquiagem com as mos e volta a ter o rosto sereno do inicio do vdeo. A ao diretamente relacionada com as expresses exageradas de atrizes dos filmes antigos, como Marilyn Monroe, que tinham que passar uma imagem muito feminina, com muita perfeio e sem erros. Desse modo suas atitudes durante as cenas eram teatrais e pouco naturais. Esses filmes promoviam de certa forma, um padro de beleza que no admitia mulheres com rostos sofridos como protagonistas. Juliana Sofia Lepera tambm questiona em sua obra como a maquiagem pode mudar completamente o rosto de uma pessoa. H nos dias atuais uma hipervalorizao dos produtos de beleza, que prometem mudanas rpidas e com bom resultado. A maquiagem uma mascara que pode esconder defeitos estticos, e consequentemente para muitos defeitos internos, aumentando assim a autoestima. Tanto nos filmes antigos quanto na indstria de produtos de beleza h uma busca pela perfeio.

16
Os materiais usados e as poses exageradas so artifcios para busca de um esteretipo, o da mulher ideal. Como esse esteretipo no existe e nunca existir, na performance a artista faz a ao num lugar escuro, uma penumbra que passa a sensao de medo, tanto pelo tamanho da projeo quanto pelas expresses exageradas.

Por Juliana Lepera:


A obra Excesso um resultado da minha pesquisa, sobre personas imagens que refere-se personalidade que o sujeito apresenta aos demais como algo real. No entanto, pode ser uma verso muito contrria verdadeira. Mas mais do que apenas apresentar, essa performance

procura, atravs do exagero, criticar essa mscara que a


sociedade utiliza na contemporaneidade como algo corriqueiro e natural. Para a construo desta obra foi necessrio experimentar maquiagens que ressaltassem diferentes expresses, reparei que em relao a cmera em um estado performtico no momento da filmagem, perdia total controle sobre as expresses que surgiam, em uma espcie de transe. Cada expresso vinha sem

qualquer programao, no havia por traz de um sorriso


Estudos grficos anteriores ao vdeo. um sentimento de felicidade ou por traz de olhos arregalados medo, o que quero dizer aqui que, ao adotar personas o sujeito no necessariamente tem controle sobre essa mascara de expresses como algo reflexo se algum fala algo engraado voc sorri, sem ao menos ter achado divertido. A relao do sujeito com o outro se coloca como distante ou superficial. Mas o

maior agravante a falta de acesso com suas verdadeiras


emoes, e em: assim um distanciamento de sua prpria Acesso

Acesse o video em: http://vimeo.com/88287445

identidade.

http://vimeo.com/88287445

REGINA

PRSPERO
Turva

18

Por Cau Falkas


Turva o nome da performance apresentada pela aluna Regina Prospero. Aconteceu no dia 5 de outubro s 8 horas, com durao aproximada de 30 minutos na sala de prtrica de performance no prdio 1 da Faculdade de Belas Artes de So Paulo. A artista sentou-se em uma cadeira em frente a uma mesa, colocada junto a uma parede. Sobre esta mesa esta um espelho na posio vertical, tambm apoiado parede. Sentada mesa, passa pedaos de carne em sua imagem no espelho e em seguida costura este pedao de carne a outro, formando uma tira. Assim faz com os demais pedaos ao longo de sua apresentao. A ao termina quando todos os pedaos esto costurados uns aos outros e Regina coloca sobre sua cabea e rosto esta pea que agora contm os pedaos de carne unidos. Segundo Regina Prspero, o imposto pela sociedade vigente. Parte do principio de que o conceito de beleza da maioria das pessoas esta associado ao corpo fsico, representado aqui pela carne bovina. A referencia artstica foi a obra de Artur Barrio intitulada Livro de Carne. Mas podemos relacionar diversos outros artistas que utilizaram esta matria efmera para construir sua obra como, por exemplo, Adriana Varejo. A artista, ao passar a carne pelo espelho, tem a sensao de que sua vista esta turva, mas na verdade o espelho que esta com resduos que no permitem uma definio da imagem refletida. O que visto ali no condiz com a realidade, como acontece com muitas pessoas portadoras de transtornos. Turva uma ao instigante, pois trata da imagem da artista em contato com um material que algumas vezes causa estranhamento quando utilizado em obras de arte.

trabalho questiona a busca pelo corpo perfeito, fazendo referencia a cirurgias e demais intervenes para atingir um ideal de beleza

Neste caso a carne exerce tambm uma funo de agressiva simplesmente por ser um material que apodrece, e representa o resduo de algo que j teve vida. Efmera, esta carne cumpre o seu papel de retirar a imagem perfeita do espelho, embaando a figura da artista, deformando sua imagem no reflexo. Ao final da ao a performer tapa seus olhos com os retalhos de carne costurados uns aos outros passando a impresso de que s vezes melhor no ver mesmo aquela imagem turva, deformada de alguma forma, to inaceitvel e distante do que considerado belo, perfeito. Ao assistir a ao, a princpio o espectador pode no se sentir convidado diretamente a refletir sobre a vaidade humana, mas de alguma forma percebe uma conexo com imagem, pois esta a principal associao quando nos referimos a espelhos. J a questo da obsesso pode ou no vir a aparecer ao longo da ao, j que no encontramos nenhuma referencia direta a ela ao longo da performance. Seria necessria uma interpretao mais profunda, ou um conhecimento prvio da proposta por parte do espectador. A explorao de quem observa e isso pode ou no ser possvel, pois temos muitos fatores que precisam colaborar para isso como, por exemplo, uma expresso facial, uma velocidade maior nos movimentos e etc. Turva, traz questes relacionadas a imagem, mas no encontramos na ao a relao com a questo da obsesso que foi uma das motivaes da artista para realizao da obra e que estaria permeando toda a questo da imagem durante o trabalho. Por Regina Prospero Minha performance procura discutir a obsesso constante por um corpo perfeito. Sobre como o corpo pode criar um alter ego, uma personalidade diferente do eu, um espelho de si mesmo, disponvel para alterao malevel de acordo com o interesse individual. A glria do momento atribuda ao corpo no natural, conjunto de rgos anexados pessoa, instncia de conexo com o mundo, o corpo-descartvel em constante busca de manipulao de si e ansiedade de afirmao pessoal, j que o corpo sem interveno desprestigiado, encarna a parte ruim, o rascunho a ser corrigido [...] um corpo reescrito, caracterizado por sua subjetividade lixo, diz Le Breton, que existe numa poca em que a

19

pele, a carne, manifesta o que h de mais profundo no indivduo, que exprime quem o sujeito.
(Brbara Nascimento Duarte, 2010, Corpo da modernidade: Lugar da condenao e da salvao do indivduo)

LUISA

MANTOANI
Mundus Muliebris
Por Carolina Vigna A artista Lusa Mantoani apresentou, no dia 29 de outubro de 2013, no Centro Universitrio Belas Artes So Paulo, a performance Mundus Muliebris, em duas partes: uma exposio fotogrfica de uma ao ocorrida anteriormente e, ao vivo. As fotografias so portraits de Mantoani, em cores. Cada imagem mostra a artista maquiada de forma diferente, mas sempre de forma exagerada e caricata. As obras foram expostas em uma nica linha, altura dos olhos, fixadas diretamente sobre uma parede branca. A performance ao vivo aconteceu na Unidade I do Centro Universitrio Belas Artes So Paulo e durou 2 horas. Iniciou-se com Mantoani maquiando-se ao caminhar, sem espelho ou qualquer auxlio. A performer faz as seguintes paradas: toilette feminino do primeiro andar; escadaria; e toilette feminino do segundo andar. Nos 3 locais, permanece imvel por

21
aproximadamente 15 minutos em cada. O trabalho de Mantoani coloca em cheque a noo social do embelezamento associado mulher. Tanto a questo dos exageros, quanto as questes de gnero, identidade e sociedade. Em dilogo direto com Olivier de Sagazan, a artista se coloca tambm como uma tela a se desfigurar. Esta sua transfigurao, ao contrrio da de Sagazan, permanece no limiar deste real esperado pela sociedade. Mantoani se desfigura mas no ao ponto de ser irreconhecvel como mulher, como uma mulher que se maquia. Sagazan se transforma em outro ser, enquanto Mantoani permanece em sua identidade e em seu gnero. Devemos considerar tambm a relao com as fotografias de Cindy Sherman. Assim como Sherman, Mantoani tambm tem um posicionamento feminista e questiona o uso de

maquiagem e adereos. Apesar de Sherman ser consideravelmente mais irnica que Mantoani, ambas artistas recorrem caricatura. O caricato est presente tambm no clown, de onde podemos detectar a influncia da artista Laura Lima, com o trabalho Palhao com Buzina Reta - Monte de Irnicos. Mantoani questiona o papel da mulher na sociedade, tanto atravs do exagero irnico quanto da delicadeza do clown, resultando em um trabalho sensvel e comovente. H tambm um posicionamento frente maquiagem, exagerada ou no. O exagero apenas um recurso narrativo, ao contrrio da posio frente cobertura do rosto e da pele com produtos artificiais. Esta, por sua vez, claramente feminista ao se opor imposio social em relao aparncia feminina.

22
Por Lusa Mantoani

Esta performance traz a questo da maquiagem e seus desdobramentos, como o papel na sociedade, aspectos psicolgicos e outras naturezas. O intuito jogar para o pblico o questionamento do uso dessa tcnica e trazer

reflexes pessoais a cada um que acesse a obra.


O trabalho se deu por meio de um estudo sobre os exageros, criao de personagens e

identidades atravs do uso da maquiagem, sendo ento exibida uma srie fotogrfica com diferentes rostos criados e com caracterstica particulares. Minhas referncias foram artistas que

provocavam o transtorno esttico, utilizando-se


de caracterizaes variadas, que deformavam, escondiam, exageravam e camuflavam, mas sempre trazendo a discusso da identidade perante os outros, alm da questo para o prprio indivduo. Simultaneamente a essa exibio, me propus a caminhar pelos espaos da faculdade me

maquiando ao mesmo tempo, sem olhar, sem


me preocupar com a esttica, justamente provocando junto com a srie de fotografias, a reflexo do carter do belo presente no imaginrio da sociedade quando se trata dessa vaidade e dessa forma de pensar quando se pensa em apresentar-se ao outro

You might also like