You are on page 1of 42

CENTRO UNIVERSITRIO NORTE DO ESPRITO SANTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO

GEOLOGIA DO PETRLEO: BACIA DE SANTOS

DMARIS VIEIRA HAYANE AMORIM MOANA LYRIO YASMIM SOUZA

SO MATEUS, 2014

DMARIS VIEIRA HAYANE AMORIM MOANA LYRIO YASMIM SOUZA

GEOLOGIA DO PETRLEO: BACIA DE SANTOS

Trabalho apresentado para avaliao na disciplina de Geologia do Petrleo, do curso de Engenharia de Petrleo, turno Matutino, da Universidade Federal do Esprito Santo ministrada pelo professor Carlos Freire.

SO MATEUS, 2014

Lista de figuras
Figura 1 Limites da Bacia de Santos Figura 2 Principais campos petrolferos da Bacia de Santos Figura 3 Evoluo trmica da matria orgnica. Figura 4 Composio do betume nas Formaes analisadas. Figura 5 Esquema do incio da separao do Supercontinente Gondwana Figura 6 Seo geolgica equemtica da Bacia de Santos Figura 7 Carta Estratigrfica da Bacia de Santos Figura 8 Distribuio da Participao Especial e parcelas de Royalties no perodo de janeiro a junho de 2008. Figura 9 Distribuio dos royalties no campo de caravelas, at 2002 Figura 10 Valor mensal dos royalties Figura 11 Distribuio dos royalties : Campo de Mexilho Figura 12 Localizao do ponto de vazamento hipottico no litoral de So Paulo, Brasil. Figura 13 Mapa de vulnerabilidade apresentando probabilidades de leo na superfcie da gua em condies de vero. Figura 14 Mapa de vulnerabilidade apresentando probabilidades de leo na superfcie da gua em condies de inverno. Figura 15 Mapa de vulnerabilidade apresentando a concentrao mxima de aromticos dissolvidos na coluna dgua em condies de vero.

Lista de tabelas
Tabela 1 Caractersticas dos fluidos e rochas de alguns campos da Poro Sul Tabela 2 Caractersticas de alguns campos da bacia de Santos. Tabela 3 Proporo de saturados, aromticos e heterocompostos nas amostras. Tabela 4 Valores que cada indivduo receberia Tabela 5 Royalties a serem recebidos mensalmente pelos demais beneficirios

SUMRIO
1. Introduo................................................................................................................5 2. Caractersticas Gerais .............................................................................................6 3. Aspecto dos Hidrocarbonetos................................................................................11 4. Contexto Geolgico................................................................................................19 4.1. Sistema Petrolfero...................................................................................20 5. Implicaes Econmicas........................................................................................24 5.1. Participaes Governamentais.................................................................24 6. Estudo de Caso......................................................................................................30 7. Concluso...............................................................................................................39 8. Referncias Bibliogrficas......................................................................................40

1 - INTRODUO
Uma bacia sedimentar pode ser definida como resultado da superposio de rochas sedimentares de espessura e extenso, de certa forma, considerveis. Est localizada em uma depresso topogrfica de origem normalmente tectnica, podendo ter geometria circular, triangular ou linear. A sedimentao de uma bacia sedimentar influenciada pelos diversos eventos tectnicos que ocorreram no decorrer da sua histria deposicional ou posteriormente, pelo clima e pela geologia de suas margens.

Na dcada de 70, iniciou-se a histria de explorao de petrleo da Bacia de Santos, quando ocorreram as primeiras incurses exploratrias, porm sem sucesso. No entanto, s em 1980 depois de algumas tentativas falhas, a Pecten fez a primeira descoberta na Bacia de Santos, em arenitos turbidticos da Formao Itaja-Au, no campo de Merluza(campo produtor principalmente de gs). Alm disso, as descobertas dos campos de Tubaro, Coral, Estrela do Mar e Caravela em reservatrios carbonticosalbianos no sul da Bacia de Santos, tambm na dcada de 80, aumentaram as expectativas de uma grande bacia petrolfera, o que se confirmou nos ltimos anos, com as descobertas de Mexilho, Tupi e Jpiter.

Sabe-se ainda, que a Bacia de Santos foi formada a partir de processos de rifteamento durante a separao afroamericana,no Mesozico. A acumulao de sedimentos ocorreu inicialmente em condies flvio-lacustres, passando

posteriormente por estgio de bacia evaportica e evoluindo para uma bacia de margem passiva.

Atualmente, a Bacia de Santos constitui uma das principais bacias brasileiras para explorao e produo de petrleo, e bastante estudada sob o ponto de vista estratigrfico. Sobretudo aps a descoberta da camada do pr-sal, apresenta uma grande expectativa de um crescimento contnuo, aliado ao futuro promissor nas atividades relacionadas com petrleo e gs, alm de investimentos.
5

receber inmeros

2 - CARACTERSTICAS GERAIS
Geograficamente, a Bacia de Santos est localizada na regio sudeste da margem continental brasileira, ocupando uma rea de aproximadamente 352 mil ,

abrangendo parte do litoral do Rio de Janeiro, toda a faixa litornea de So Paulo e do Paran, e ainda uma parte do litoral de Santa Catarina, representando assim, a maior bacia sedimentar martima brasileira, com uma lmina dgua que pode chegar at 3 mil metros. Essa bacia faz limite com outras duas, ao norte com a Bacia de Campos, atravs do Alto de Cabo Frio e, a sul com a Bacia de Pelotasatravs do alto de Florianpolis.

uma bacia de margem divergente, formada com a abertura do Atlntico Sul, que se iniciou no Cretceo Inferior. Nela localizam-se campos petrolferos em produo e grandes reservas a serem exploradas ainda.

Figura 1: Limites da Bacia de Santos

Dentre os principais campos petrolferos localizados na Bacia de Santos, alguns sero citados a seguir:

Campo de Tupi:

tambm denominado Campo de Lula, est localizado a 250 quilmetros da costa do Rio de Janeiro, foi divulgado oficialmente em 8 de novembro de 2007 pela Petrobras, com uma estimativa de reservas petrolferas entre 5 e 8 bilhes de barris de petrleo do tipo alta qualidade, ou seja petrleo leve, alm de gs natural.

Campo de Merluza:

Descoberto em 1979, com a perfurao do poo 1-SPS-11, pela PECTEN, subsidiria da Shell, sob contrato de risco. A Plataforma de Merluza (PMLZ-1) foi instalada em 1989, e a perfurao e completao dos poos de desenvolvimento foram feitas em 1990/91. A atividade entrou em operao comercial no ano de 1993, contribuindo para atender a demanda de gs natural e condensado do mercado da Baixada Santista e do estado de So Paulo. Atualmente a PMLZ-1 possui capacidade para processar 2.300.000 a 2.500.000 m/d de gs e de 835 a 1.000 m/d de condensado.

Campo de Mexilho:

Localiza-se a 140 quilmetros da cidade de So Sebastio, no Estado de So Paulo. A expectativa de um grande potencial de gs na Bacia de Santos foi originada com a perfurao do poo 4-SPS-35 (BM-S-500), em maio/2003, situado a cerca de 8 km do poo pioneiro do Campo de Mexilho 1-SPS-33.

Em 2011 entrou em operao a plataforma de Mexilho (PMXL-1) com capacidade de processar 15.000.000 m/dia de gs e 20.000 bpd de condensado. Algum tempo depois j passou a receber as produes de gs de outros Campos, como Urugu, Tamba e De Lula, e assim as produes seguem num gasoduto de 32 polegadas at a Unidade de Tratamento de Gs de Caraguatatuba (UTGCA) chamada de Monteiro Lobato.

Campo de Urugu:

Esse campo foi descoberto em junho de 2003 com a perfurao do poo 1-RJS-587, onde foram constatados intervalos portadores de gs e leo. Est localizado a 160

quilmetros da cidade do Rio de Janeiro, produz em mdia 13.000 bpd de leo e 1,1 milhes de /d de gs.

Campo de Tamba:

A sua descoberta ocorreu em maio de 2005 com a perfurao do poo 3-RJS-625, onde foram constatados intervalos portadores de gs com interesse comercial. Se localiza a 160 quilmetros da costa da cidade do Rio de Janeiro, a sua produo de gs comeou em agosto de 2012 com vazes iniciais de 1,2 milhes de /d e o /d

pico da sua produo era previsto para final de 2013, de cerca de 3 milhes de de gs.

Campo de tubaro:

Est localizado na poro sul da Bacia de Santos, e foi originado pela primeira descoberta realizada pela PETROBRAS na Bacia de Santos, em que foi constatado que este campo possui gs e condensado.

Campo de Estrela do Mar:

Foi descoberto em abril de 1990 com a perfurao e avaliao do poo 1-BSS-55, com a confirmao da existncia de acmulo de leo e gs.

Campo de Coral:

A descoberta ocorreu em setembro de 1990 com a perfurao do poo 1-BSS-56, iniciou a operao em 2003 e finalizou em 2008. Durante esse perodo produziu atravs da SS-11 aproximadamente 11.000.000 bpd de leo.

Campo de Caravela:

Teve o seu primeiro poo perfurado em 1992, se localiza a aproximadamente 200 quilmetros da costa dos estados de So Paulo, Paran e Santa Catarina. Para os quatro ltimos campos citados (Tubaro, Estrela do Mar, Coral e Caravela), todos localizados no plo sul da Bacia de Santos, ainda esto sendo estudadas alternativas economicamente viveis para suas produes, atravs de sees carbonticas de idade Albiana, com baixa permeabilidade.

Figura 2: Principais campos petrolferos da Bacia de Santos

De acordo com a ANP, na segunda metade de 2011, a bacia de Santos se tornou a segunda maior produtora de petrleo no Brasil, atrs apenas da bacia de Campos, superando a produo das bacias de Solimes e do Esprito Santo.

Vale ressaltar que o novo recorde de produo diria de leo na regio do pr-sal, de 371,3 mil barris por dia (bpd), registrado no dia 24 de dezembro de 2013. Essa marca foi obtida com apenas 21 poos produtores em operao, dentre os colaboradores esto 13 poos localizados na Bacia de Campos (limite norte da Bacia de Santos) com um total de 186.6 mil bpd, bem como 8 poos da Bacia de Santos, que juntos produziram 184.7 mil bpd, o que representa uma mdia de 23.1 mil bpd por poo na Bacia de Santos.

No que diz respeito produo de gs, a Petrobras produziu em dezembro de 2013 no Brasil, cerca de 63308000 (m/d) de gs natural, o que representa um aumento de 3% em relao ao ms anterior. Um fator importante, que contribuiu para o aumento da produo de gs pela Petrobras, foi o trmino da parada programada da plataforma de Mexilho, na Bacia de Santos, citada anteriormente.
9

No entanto, de forma geral, a produo de petrleo no pr-sal da Bacia de Santos diminuiu em outubro de 2013, quando foram produzidos 371 mil barris de leo equivalente por dia (petrleo e gs natural), o que representa uma queda de 6,5% a de setembro.

10

3 - ASPECTO DOS HIDROCARBONETOS


Para entender melhor o aspecto dos hidrocarbonetos oriundos da Bacia de Santos, necessrio compreender alguns conceitos: Grau API

Forma como o American Petroleum Institute (API) classifica os leos, baseando-se em sua densidade relativa gua (SG), e obtido a partir da equao abaixo:

A partir dessa classificao o leo pode ser de 6 tipos : Grau API > 40 33 < API < 40 27 < API < 33 19 < API < 27 15 < API < 19 API < 15 Classificao Extraleve Leve Mdio Pesado Extrapesado Asfltico

Porosidade (PHI):

Pode ser definida como a relao entre o volume de espaos vazios de uma rocha e o seu volume total, esses espaos por sua vez, podem ser preenchidos por gua, gs ou leo. O seu valor expresso em porcentagem, e quanto maior a porosidade de uma rocha, melhor reservatrio. Uma porosidade considerada tima apresenta valores entre 20 e 25%. A

Permeabilidade: permeabilidade de uma rocha pode ser definida como a

capacidade de circulao de um fluido atravs de uma rocha, sem alterar a suaestrut ura interna. Quanto maior a permeabilidade de uma rocha, melhor ela atua como rocha reservatrio de hidrocarboneto, normalmente o valor da permeabilidade de uma rocha reservatrio deve ser maior que 100 mD.

11

Teor de

O cido sulfdrico um gs cido, que considerado um contaminante, pois formam solues cidas que podem causar corroso aos dutos, alm de contaminar os catalisadores. Esse gs pode ser neutralizado atravs de reaes de adoamento, para evitar prejuzos.

Para atender s especificaes aps o processamento primrio, o fluido deve conter no mximo 15 ppm (partes por milho) de teor de .

Conhecendo-se os conceitos anteriores, algumas caractersticas dos campos petrolferos da poro Sul da Bacia de Santos, esto listadas na tabela abaixo: Campo Tubaro leo, gs e cond. 45 a 46,5 18 a 24 18 a1400 At 9600 Estrela do Mar leo 41 a 43 9 a 20 3 a 154 6 a 10 Coral Caravela

Fluido API PHI (%) K (mD) (ppm)

leo 36 a 42 11 a 18 1 a 1300 22 a 26

leo 40 a 43 6 a 16 NI 3 a 20

Tabela 1: Caractersticas dos fluidos e rochas de alguns campos da Poro Sul.

A prxima tabela aborda algumas caractersticas dos Campos de Tupi, Mexilho, Merluza e Tamba-Urugu: Campo Grau API Teor de Enxofre (%) Frao de destilados leves (%) Frao de destilados mdios (%) Frao de destilados pesados (%) Merluza 49,6 0,011 59,82 Mexilho 47,2 0,01 50,66 Tupi 28,5 0,378 32,14 TambaUrugu 32,6 0,13 34,18

37,68

45,04

27,66

35,72

2,5

4,3

40,20

30,1

Tabela 2: Caractersticas de alguns campos da bacia de Santos.

12

Conclui-se ento, que de forma geral, o leo encontrado na poro Sul da Bacia de Santos (Campos de Tubaro, Caravela, Estrela do Mar e Coral) pode ser considerado um leo leve, que contm em maior quantidade hidrocarbonetos saturados ou parafnicos. O leo encontrado nos Campos de Merluza e Mexilho por possurem um alto valor de grau API, baixo teor de enxofre, constitui um leo leve, de alto valor comercial. Enquanto o leo dos Campos de Tupi e Tamba-Urugu considerado um leo mdio, contendo quantidades equilibradas de fraes leves, mdias e pesadas.

No entanto, mesmo aps muitos estudos na regio da Bacia de Santos, informaes sobre o tipo e maturao da matria orgnica de suas rochas geradoras ainda so pouco conhecidas, visto que so de extrema importncia indstria petrolfera.

Com intuito de caracterizar geoquimicamente a matria orgnica da rea, foram retiradas amostras de calha em poos exploratrios da poro Centro-Norte da Bacia de Santos, das formaes Marambaia, Santos, Itaja-Au e Guaruj.

Antes de detalhar o procedimento realizado, se faz necessria a reviso de alguns conceitos: Matria Orgnica

formada a partir da acumulao de restos de plantas terrestres e organismos planctnicos e bactrias em ambientes de baixa energia e sem oxignio, que permitem a preservao desse material. Esses locais podem ser lagos e ambientes marinhos profundos de circulao restrita, onde h deposio de sedimentos finos, associada baixa energia, o que limita o acesso presena de oxignio, preservando assim, a matria orgnica originada.

Devido ao soterramento, e consequente aumento da temperatura, essa matria orgnica se transforma em querognio, betume, leo e gs. A matria orgnica imatura sofre alteraes biolgicas e qumicas durante a diagnese, sem muita influncia da temperatura. Na catagnese, a matria orgnica matura sofre degradao trmica, o que equivale janela de gerao do leo. E por fim, na

13

metagnese a matria orgnica afetada por altas temperaturas, reduzindo a sua capacidade de gerao de hidrocarbonetos. Betume

Corresponde parte solvel da matria orgnica, gerada a partir da degradao trmica do querognio, representando o leo retido na rocha. Querognio

Pode ser definido como a matria orgnica disseminada nas rochas sedimentares, e insolvel em solventes orgnicos. Logo, o tipo de querognio depende da origem da matria orgnica, e por isso pode ser dividido em: - Tipo I: Rico em hidrognio, derivado de restos de algas, e tem origem marinha ou lacustre, logo possui o maior potencial para gerao de leo. - Tipo II: visto como uma mistura de material de origem terrestre e marinha, e pode gerar leo e gs. - Tipo III: o mais empobrecido de hidrognio, deriva de plantas terrestres, possui potencial para gerao de gs, e caracterstico de ambientes pantanosos deltaicos e continentais. - Tipo IV: composto por matria orgnica retrabalhada e oxidada, sem potencial para gerao de hidrocarbonetos. Composio qumica do petrleo

A composio qumica do petrleo reflexo da proporo de hidrocarbonetos saturados, aromticos e heterocompostos (nitrognio, enxofre e oxignio). Os hidrocarbonetos saturados so compostos de carbono e hidrognio, ligados em cadeias simples ou ramificadas. J os aromticos apresentam pelo menos um anel benznico em sua estrutura, e apresenta menor quantidade de hidrognio em relao aos saturados. Enquanto os heterocompostos, alm de carbono e hidrognio, apresentam em sua estrutura heterotomos como nitrognio, oxignio e enxofre.

E por sua vez, a relao entre a quantidade de hidrocarbonetos saturados, aromticos e heterocompostos reflete o grau de maturao do leo ou extrato orgnico, de forma que o aumento da maturao trmica propicia a formao de hidrocarbonetos saturados, logo quanto mais maturo for o leo, maior a sua quantidade de compostos saturados em relao aos aromticos e heterocompostos,
14

caracterizando assim um leo mais leve. Consequentemente, quanto mais imaturo for o leo, maior o seu teor de heterocompostos, portanto mais pesado ele ser. Um esquema que relaciona a evoluo trmica da matria orgnica e a quantidade de cada composto citado anteriormente ser abordado:

Figura 3: Evoluo trmica da matria orgnica.

Com o objetivo de caracterizar a matria orgnica da regio estudada, as amostras foram analisadas de diversas formas, explicitadas a seguir: Carbono Orgnico Total (COT)

Corresponde ao teor de carbono orgnico nas rochas sedimentares, considerando tanto a matria orgnica solvel (betume) quanto a matria orgnica insolvel (querognio).

Para determinar o COT, as amostras foram inicialmente tratadas com cido clordrico (HCl) para a eliminao dos carbonatos. Em seguida a gua presente na matria orgnica retirada por secagem em forno a vcuo, no qual a amostra submetida a uma temperatura de 100 C durante uma hora.

Posteriormente, as amostras foram ento queimadas em um analisador de carbono e enxofre no dispersivo, onde as temperaturas alcanam 1357 em uma atmosfera livre

15

de oxignio. Este equipamento possui um detector de infravermelho, que varre a amostra e determina a adsoro, a quantidade de carbono orgnico contido nela. Atravs dos resultados obtidos, de um modo geral, a regio analisada apresenta de mdio a bom potencial de gerao de hidrocarbonetos. A Formao Marambaia apresentou valores de COT entre 0,53 e 1,07 %, caracterizando assim de mdio a bom potencial. A Formao Santos apresentou valores entre 0,30 e 0,72% de COT, representando baixo a mdio potencial de gerao. A Formao Itaja-Au apresentou valores entre 0,31 e 0,68 % de COT, indicando de baixo a mdio potencial. E por fim, a Forma Guaruj apresentou um potencial regular, com valores entre 0,5 e 0,73% de COT. Pirlise Rock Eval

Utilizada para definir o nvel de maturao e o tipo de matria orgnica presentenas rochas, indicando o potencial de gerao de petrleo. Essa tcnica simula o processo de alterao trmica do querognio, na ausncia de oxignio, submetendo cerca de 100 mg de amostra sob temperaturas entre 300 e 550 C, a uma taxa de aumento de 255C/minuto. Captando assim, todos os componentes orgnicos gerados durante a pirlise.

O tipo de matria orgnica presente determinado pelo ndice de Hidrognio (IH) e pelo ndice de Oxignio (IO), que correspondem respectivamente s razes H/C e O/C da anlise elementar do querognio.

Os dados obtidos atravs dessa tcnica puderam classificar o querognio presente em cada formao como do tipo I, II, III ou IV, a partir do IH e do IO. As Formaes Santos e Marambaia apresentaram querognio do tipo II/III e III, enquanto nas Formaes Itaja-Au e Guaruj, predominam querognio do tipo III, configurando de modo geral, um baixo potencial para gerao de hidrocarbonetos em todas as Formaes.

Com base na temperatura em que a mxima quantidade de hidrocarbonetos foi gerada, foi possvel constatar que o querognio de todas as Formaes era imaturo, pois essa temperatura no atingia a temperatura da janela de gerao de leo.

16

Cromatografia Lquida

Essa tcnica utilizada para separar do betume, as fraes de hidrocarbonetos saturados, aromticos e heterocompostos, consistindo em adicionar slica e alumina, ambos na forma de emulso, em uma coluna de vidro apresentando uma pequena quantidade de l de vidro em sua parte inferior. Para separar as fraes foram adicionados coluna de vidro, hexano (hidrocarbonetos saturados), uma mistura de hexano e tolueno (hidrocarbonetos aromticos) e uma mistura de hexano e metanol (resinas e asfaltenos).

Os seus resultados podem ser analisados a partir da tabela abaixo:

Tabela 3: Proporo de saturados, aromticos e heterocompostos nas amostras.

A proporo de compostos saturados, aromticos e heterocompostos no betume indicam o estado de evoluo trmica dos sedimentos, temos que com o aumento da maturao ocorre aumentona frao de compostos saturados. No entanto, a maioria das amostras apresentou grande quantidade de heterocompostos,

17

caracterizando uma matria orgnica imatura. Esse contexto pode ser melhor visualizado na figura a seguir:

Figura 4: Composio do betume nas Formaes analisadas.

18

4 - CONTEXTO GEOLGICO
A Bacia de Santos uma bacia de margem passiva gerada durante o Neocomiano, associado com o evento de ruptura do supercontinente de Gondwana culminando na abertura do Oceano Atlntico Sul e a separao dos continentes americano e africano. Situa-se na regio sudeste da margem continental brasileira abrange os litorais dos Estados do Rio de Janeiro, So Paulo, Paran e Santa Catarina. A bacia faz limite com outras duas bacias: ao norte a bacia de Campos e ao sul a bacia de Pelotas.

Figura 5: Esquema do incio da separao do Supercontinente Gondwana

So reconhecidas trs fases evolutivas principais para a bacia: rifte, transicional e margem passiva (sequncia drift). A fase rifte composta por intenso magmatismo, sendo posteriormente recoberta por uma sequncia depositada composta por folhelhos, carbonatos e depsitos grossos associados a leques aluviais. A fase de transio composta por uma espessa camada de rochas evaporticas,formada por intercalaes de halita e anidrita depositadas em ambiente marinho restrito durante o Aptiano. A fase de margem passiva caracterizada por deposio de rochas carbonticas, rodeada de sistemas de leques aluviais. Fase Rifte

Est associada ao rompimento da crosta, com formao de bacias tectnicas estreitas, alongadas e profundas. O incio da fase marcado por derrames baslticos, sobrepondo discordantemente o embasamento cristalino. Na regio,
19

ocorre sedimentao lacustre siliciclstica grossa e avermelhada, com fragmentao basltica do neocomiano. Fase ps-rifte

A fase caracterizada por um ambiente transicional entre continental e marinho raso. O processo de estiramento da crosta cessado. Ocorre a formao de espessos depsitos de evaporitos, compostos principalmente por halita e anidrita no aptiano. A movimentao salina, a partir do albiano, define a tectnica sedimentar do paleoambiente gerando formaes salinas (domos) que alcanam quilmetros de altura em guas profundas. Fase Drift

A fase caracterizada pelo resfriamento, contrao e subsidncia termal da bacia que culminou na formao do novo oceano. A formao do oceano tornou propcia a instalao e desenvolvimento de uma plataforma carbontica. Durante essa fase foi formado praticamente todo o sistema petrolfero da bacia de Santos. A transgresso marinha, ocorrida durante o cenomaniano-turoniano, originou a rocha geradora formada por folhelhos. A regresso marinha ocorrida a seguir, no Cenoniano, originou a deposio de arenitos na plataforma. Durante a nova transgresso marinha, no tercirio, formam as rochas capeadoras formadas por calcilutitos,folhelhos e margas.

4.1 - Sistema petrolfero

Figura 6: Seo geolgica equemtica da Bacia de Santos

20

Rochas Geradoras

Na bacia de Santos ocorrem dois intervalos geradores de hidrocarbonetos: a poro superior da formao Guaratiba e a poro inferior da formao Itaja-au. - Rocha geradora Guaratiba Olos de origem salina foram gerados a partir de rochas depositadas em ambiente lacustre salino (Formao Guaratiba) durante o Aptiano, no estgio final da fase rifte. formada por folhelhos negros laminados, intercalados com carbonatos. Os leos caracterizam-se por apresentar altos teores de hidrocarbonetos saturados com presena de n-alcanos de alto peso molecular e teores mdios de enxofre. A formao considerada a principal fonte geradora de hidrocarbonetos. - Rocha geradora Itaja-au A deposio da unidade ocorreu em ambiente marinho anxico, durante o cenomaniano-turoniano. Encontra-se estgios iniciais de maturidade trmica, apresentando condies de expulso de hidrocarbonetos em baixos localizados, adjacentes a domos e dipiros de sal. Constitui-se por folhelhos formadores. Rochas Reservatrio

A Bacia de Santos possui boa variedade de rochas-reservatrio, desde os carbonatos de gua rasa da Formao Guaruj, at os arenitos turbidticos eocnicos da Formao Marambaia. Os carbonatos oolticos da Formao Guaruj constituem o reservatrio mais importante da seo ps-rifte, devido ao maior volume de leo descoberto nestas rochas, aglutinando os campos de Tubaro, Estrela do Mar, Coral, Caravela e Cavalo-Marinho. Por sua vez, o Membro Ilhabela da Formao Itaja-Au, composto por arenitos turbidticos de idade neo-turoniana a eo-santoniana, que formam, entre outras acumulaes sub-comerciais, os campos de Merluza e Lagosta, tambm constitui importante alvo exploratrio. - Rochas carbonticas da formao Guaruj Carbonatos depositados em ambiente de guas rasas na poro sul da bacia de Santos. Nessa regio desenvolveu-se uma extensa plataforma carbontica durante o albiano inferior-mdio e onde se localizam os campos de Tubaro, Estrela do Mar,

21

Coral, Caravela e Cavalo-Marinho. O reservatrio constitudo de calcarenitos oliticos de variada gama textural.
- Reservatrios Siliciclsticos (membro Ilhabela)

Os reservatrios turbidticos do Membro Ilhabela ocorrem intercalados com pelitos de gua profunda da Formao Itaja- Au. . Petrograficamente, os arenitos apresentam arcabouo constitudo predominantemente por quartzo (50-60%), feldspatos (20-25%) e litoclastos de vulcnicas (10%). Um aspecto marcante destes arenitos o desenvolvimento de franjas de clorita em torno de gros. Esta cimentao eodiagentica, associada alterao de litoclastos vulcnicos em ambiente marinho, fora da influncia de gua meterica. Rochas Selantes (trapas e selos)

Os selos para as diversas rochas reservatrio da Bacia de Santos so constitudos por pelitos e calcilutitos intercalados aos prprios reservatrios. No caso da Formao Guaruj, as rochas selantes so tanto os calcilutitos intercalados aos calcarenitos porosos quanto, na poro mais superior, os calcilutitos e pelitos da Formao Itanham. Considerando os reservatrios siliciclsticos, as rochas selantes so os pelitos intercalados aos arenitos das formaes Itaja-Au, Juria e Marambaia.

Figura 7: Carta Estratigrfica da Bacia de Santos

22

As principais acumulaes da bacia mostram trapas de carter misto, relacionando aporte sedimentar e volume de evaporitos que geram trapas. As trapas mais comuns em regies com intensa halocinese, que deve ser considerada para a regio de guas profundas, o acunhamento de corpos arenosos contra a parede de domos e dipiros salinos.

23

5 - Implicaes Econmicas
Para introduzir informaes sobre as implicaes econmicas, precisa-se conhecer o conceito de royalties, que so definidos como um valor cobrado pelo proprietrio de uma patente ou, ainda, por uma pessoa ou empresa que detm o direito exclusivo sobre determinado produto ou servio. No caso do petrleo, os royalties so cobrados das concessionrias que o exploram, e o valor arrecadado fica com o poder pblico. Pela legislao brasileira atual, a Unio fica com 40% das receitas, os estados produtores, com 22,5%, e municpios produtores, 30%. Os 7,5% restantes so distribudos entre todos os municpios e estados da federao, conforme as regras do Fundo de Participao dos Municpios (FRM) e do Fundo de Participao aos estados (FRE), que levam em conta principalmente indicadores sociais (estados e municpios mais pobres recebem, proporcionalmente, mais dinheiro que os mais ricos). A justificativa para essa diviso que os royalties so uma espcie de compensao aos governos locais aos gastos com infraestrutura, preveno de acidentes e eventuais danos ambientais causados pela explorao petrolfera. Em 2020, devem chegar a R$ 21,6 bilhes.

5.1 - Participaes Governamentais


A atividade de explorao e produo de petrleo e gs natural, alm dos impostos normais aplicados sobre toda a atividade econmica, est sujeita s seguintes participaes Governamentais:

a)Royalties Parcela de 5% - conforme Lei n 7.990 de 28 de Dezembro de 1989.

b)Royalties Parcela adicional acima de 5% - (mximo 10%) conforme Lei Petrleo N 9.478 de 06 de Agosto de 1997.

c)Participao Especial - prevista na Lei Petrleo N 9.478 de 06 de Agosto de 1997; Consiste de uma compensao financeira extraordinria devida pelos

concessionrios de explorao e produo de petrleo ou gs natural, nos casos de grande volume de produo ou de grande rentabilidade.
24

d)Taxa de Reteno de rea - so fixados no edital e contrato de concesso, sendo aplicveis, sucessivamente, s fases de explorao e de produo, e respectivo desenvolvimento. Os valores so apropriados por competncia, mensalmente, por cada contrato de concesso. As tabelas (R$/km) so atualizadas, anualmente, com base no IGP-DI(FGV). Essa modalidade de participao governamental destinada ao financiamento das despesas da ANP. (art. 16 da Lei do Petrleo).

e) Bnus de assinatura - Corresponde ao montante ofertado pelo licitante vencedor na proposta para obteno da concesso de petrleo e gs natural. Recolhido diretamente a ANP no ato da assinatura do contrato de concesso, em parcela nica.Esses recursos so destinados ANP, de acordo com as necessidades operacionais da mesma, consignadas no oramento aprovado. f) Taxa aos superficirios Art. 52 da Lei do Petrleo e Port. ANP143/98 estabelecem o pagamento de uma participao de 0,5 a 1,0 % da produo, equivalente em moeda corrente, aos proprietrios da terra onde se localiza a produo, rateada na proporo da produo realizada na cabea do poo nas propriedades regularmente demarcadas na superfcie do bloco. Esta taxa, na essncia, no se trata de uma participao governamental, mas assim tratada por ser definida pelo governo para atender os anseios dos proprietrios das terras. Esta taxa tem evitado conflitos entre as companhias petrolferas e os donos das terras.

25

Figura 8: Distribuio da Participao Especial e parcelas de Royalties no perodo de janeiro a junho de 2008.

Nota-se nesta figura que cada parcela de Participao Governamental tem um destino diferente o qual varia ainda no caso de que a produo seja feita em terra ou no mar. Um exemplo prtico das distribuies dos royalties seria no caso do campo de Caravela, que foi utilizado at 2002, cuja rea ocupa 91,57% de Santa Catarina e 8,43% do Paran. Os valores recebidos por cada estado esto expostos na tabela a seguir:

Figura 9: Distribuio dos royalties no campo de caravelas, at 2002

26

Figura 10: Valor mensal dos royalties

Para o caso especfico da Bacia de Santos, o Campo do Mexilho, temos a seguinte diviso, de acordo com a tabela abaixo.

Figura 21: Distribuio dos royalties : Campo de Mexilho (FONTE ANP)

Para exemplificar a distribuio para os municpios prximos s zonas produtoras, utilizaremos a tabela abaixo:

27

Tabela 4: Valores que cada indivduo receberia

Podemos verificar claramente o acrscimo no valor mensal a ser pago, medida que a produo diria aumentada, isso porque, a distribuio proporcional ao valor da produo total no campo.

O municpio que mais ir receber ser o iguap, com um total de R$ 568.460,07 mensalmente. Para ter uma ideia de quanto esse valor ir significar para a populao de iguap, foi estipulado, quantos reais cada morador desse municpio receberia por ano, se todo o recebimento dos royalties fosse repassado para a populao.

Levando em considerao que o menor volume produzido foi de 15.000.000 de metros cbicos dirios, e a partir desse valor calculamos uma mdia de R$ 240,47 por morador, sem considerar os impostos. Se utilizarmos o valor mximo como de 45.000.000, o valor aumenta para R$ 721,42.

Para os municpios que fazem limite com a zona de produo, os royalties so distribudos de acordo a populao. So 52 municpios, sendo So Jos dos campos o que mais ir receber.

Agora, para o estado de So Paulo as quantias recebidas, so, para os tres cenrios apresentados pelo grfico, 2.627.222,06 ; 5.254.444,13; 7.881.666,19 reais, respectivamente para os valores de produo de 15.000.000, 30.000.000 e 45.000.000 m/dia.

28

Para os demais rgos, como Comando da Marinha, Fundo Especial, Municpios afetados por Embarque/Desembarque e MCT (Ministrio de Cincia e Tecnologia) temos os seguintes valores:

Tabela 5: Royalties a serem recebidos mensalmente pelos demais beneficirios

29

6 - ESTUDO DE CASO
Vulnerabilidade ambiental na Bacia de Santos A Bacia de Santos possui grande potencial exploratrio devido descoberta de grandes reservatrios de hidrocarbonetos nas camadas do pr-sal. Por causa dessa descoberta, os processos envolvendo a explorao, produo e transporte de petrleo tendem a aumentar, gerando ento maiores riscos de um possvel derramamento de leo.

O derramamento de leo no mar causa grandes catstrofes ambientais. A mancha de leo se espalha e mata milhares de aves, peixes e corais, contamina a gua, modifica a cadeia alimentar e altera todo o ecossistema marinho. O grande problema de um derramamento de leo que difcil prever quando ir ocorrer, sua magnitude e a extenso dos seus impactos. Por causa disso, so necessrias medidas preventivas, para atenuar os danos causados em um possvel acidente.

Entre as medidas preventivas esto os Planos de Emergncia Individuais (PEIs) para o combate poluio por leo e substncias nocivas ou perigosas. A legislao ambiental brasileira determina que mapas de vulnerabilidade ambiental do leo devam fazer parte dos PEIs. Esses mapas so originados da unio de Cartas de Sensibilidade Ambiental ao leo (Cartas SAO) e a modelagem numrica da deriva da mancha.

As Cartas SAO, contm informaes essenciais para o planejamento de contingncia, avaliao dos impactos causados pelo derramamento de leo e execuo de aes de resposta a incidentes de poluio por leo, permitindo localizao de recursos costeiros e a identificao dos ambientes com prioridade de proteo.

Em relao ao contedo, as Cartas SAO incluem informaes sobre a sensibilidade ambiental do litoral ao leo, recursos biolgicos, atividades socioeconmicas e informaes para a realizao de aes de resposta a derrames, como estradas de acesso costa, aeroportos, rampas para barcos, padres de circulao ocenica e
30

costeira, fontes potenciais de poluio por leo e derivados etc. Essas cartas podem contemplar trs nveis de abrangncia: estratgico (abrangncia regional), ttico (escala intermediria) e operacional (locais de alta sensibilidade).

A modelagem numrica de deriva de mancha uma ferramenta importante para a elaborao de planos de contingncia de possveis impactos ambientais. Para que o combate a um derramamento seja eficiente necessrio conhecer informaes acerca do derramamento, tais como o comportamento do leo, as condies meteorolgicas e oceanogrficas no momento do vazamento e o volume de leo que foi derramado.

Na modelagem so utilizadas informaes acerca das caractersticas fsico-qumicas do leo e dados ambientais como a intensidade e direo do vento, correntes e mars predominantes na regio em estudo, para conseguir prever o comportamento da mancha em caso de vazamento de leo. A partir dos resultados de uma simulao o usurio pode avaliar rapidamente os recursos que esto em risco e identificar os locais potenciais para armazenamento de equipamentos de conteno e limpeza.

Para elaborar um Mapa de Vulnerabilidade Ambiental ao leo necessrio rodar um modelo em modo probabilstico sobrepondo os contornos de probabilidade gerados Carta SAO. No modelo probabilstico o usurio determina um nmero de simulaes a serem executadas, onde os dados ambientais variam de forma aleatria e a partir dos contornos de probabilidade gerados possvel ver as reas que podem ser impactadas pelo leo. Depois da gerao do mapa possvel ver as reas mais vulnerveis aos vazamentos, auxiliando a ao de resposta e a definio de reas prioritrias de proteo.

Os mapas de vulnerabilidade ambiental ao leo existentes nos Brasil atualmente apresentam o comportamento da mancha na superfcie da gua. Porm, este critrio no capaz de representar a dimenso real da mancha de leo por que as fraes txicas do leo podem estar solubilizadas na gua, podendo permanecer longos tempos solubilizados na gua causando danos ao meio ambiente.
31

A representao da trajetria da mancha na superfcie da gua importante, mas no indica a extenso real dos impactos biolgicos causados pelo leo. Usando um modelo numrico tridimensional possvel avaliar a trajetria e intemperismo sofrido pela mancha na superfcie e sub-superfcie, apresentando ento as informaes necessrias para avaliar o impacto biolgico causado pelo derramamento.

Esse estudo de caso se refere a uma proposta para a elaborao dos Mapas de Vulnerabilidade Ambiental ao leo no Brasil utilizando o modelo tridimensional SIMAP (Spill Impact Model Application Package) no derramamento de leo hipottico na Bacia de Santos, prximo ao litoral sul do Estado de So Paulo.

O litoral sul de So Paulo caracterizado pela predominncia de longas faixas de areia. Com predomnio de areia fina presena de areia muito fina, com gros bem selecionados, grau mdio de arredondamento e baixa declividade. Do ponto de vista biolgico, praias de areis finas so mais sensveis do que praia de areais grossas por que um local aonde muitas aves costeiras vo se alimentar devido presena de grande quantidade de espcies de microfauna bentnica.

Figura 12: Localizao do ponto de vazamento hipottico no litoral de So Paulo, Brasil.

A hidrodinmica costeira influenciada pelos ventos, com correntes predominantes paralelas linha de costa. Um vazamento de leo prximo ao litoral dos municpios estudados pode atingir os ambientes costeiros, dadas as caractersticas

oceanogrficas da rea. A predominncia de correntes paralelas linha de costa favorece o transporte da mancha de leo por todo o litoral.
32

O modelo de trajetria de mancha de leo, presente no SIMAP, estima a distribuio do leo (em massa e concentrao) na superfcie da gua, linha de costa, na coluna dgua e no sedimento.

No modelo de trajetria do SIMAP, o petrleo e derivados so representados por sete componentes monoaromticos volteis, hidrocarbonetos policclicos aromticos (semi-volteis), policclicos aromticos (com baixa volatilidade), alifticos volteis, Alifticos semi-volteis, Alifticos com baixa volatilidade e frao residual (aromtica e aliftica).

Para determinar os riscos dos ambientes prximos ao ponto de vazamento, mltiplos cenrios e condies de vento e corrente so necessrios. Dessa forma, o modelo foi rodado em modo probabilstico, gerando contornos de probabilidades na superfcie da gua, coluna dgua e linha de costa.

O modelo foi rodado em modo probabilstico para um perodo de cinco dias, suficientes para a mancha atingir a concentrao de aromticos dissolvidos de 6%. A simulao considerou um vazamento instantneo, em sub-superfcie, isto , todo o leo vazou a uma profundidade de 1m. Foi considerada uma disperso horizontal de 5 m/s, passo de tempo de 10 minutos e espessura mnima na superfcie 0,0003mm. O leo utilizado foi o MF-380, principal combustvel utilizado em navios. Foram utilizados dois cenrios probabilsticos, vero e inverno.

As condies do vazamento de leo podem ser mostradas resumidamente abaixo.

33

Tabela 6 : Ponto de vazamento de cenrios acidentais para elaborao de mapa de vulnerabilidade

A mancha de leo gerada foi transportada predominantemente para sudoeste, acompanhando a direo da linha de costa, nos cenrios de vero e inverno. Os mapas de vulnerabilidade gerados mostrando as probabilidades de leo na superfcie da gua nas condies de inverno e de vero podem ser vistos a seguir:

34

Figura 13: Mapa de vulnerabilidade apresentando probabilidades de leo na superfcie da gua em condies de vero.

35

Figura 14: Mapa de vulnerabilidade apresentando probabilidades de leo na superfcie da gua em condies de inverno.

36

O mapa de vulnerabilidade apresentando a concentrao mxima de aromticos dissolvidos na coluna dgua em condies de vero pode ser visto abaixo. A modelagem de coluna dgua para o perodo de inverno no apresentou leo dissolvido na gua. Isso provavelmente ocorreu devido s caractersticas fsicoqumicas do leo, com baixa solubilidade em gua.

Figura 15: Mapa de vulnerabilidade apresentando a concentrao mxima de aromticos dissolvidos na coluna dgua em condies de vero.

37

A elaborao de Mapas de Vulnerabilidade Ambiental ao leo considerando sua concentrao na coluna dgua e no apenas a representao dos contornos baseados em espessura da mancha mostrou-se um mtodo com grande potencial na identificao das reas que podem ser impactadas. A partir das informaes contidas no mapa, possvel avaliar os reais impactos causados comunidade biolgica na rea atingida pelo vazamento, os quais podem estar muito alm dos limites visuais do leo na gua e conhecer o comportamento da mancha na superfcie da gua pode orientar as aes de combate, para a conteno e remoo.

38

7 - CONCLUSO
Portanto, a Bacia de Santos passou a apresentar, principalmente com a descoberta do pr-sal, uma enorme participao na produo de petrleo e gs, no mbito nacional. Seus campos petrolferos apresentam algumas diferenas no que diz respeito , por exemplo, grau API, teor de enxofre, porcentagem de fraes leves e pesadas, no entanto, de modo geral suas formaes apresenta um mdio potencial para gerao de hidrocarbonetos, que por sua vez, so normalmente considerados a partir do grau API, como mdios.

A evoluo tectnica da bacia passou por trs principais etapas geolgicas. A fase rifte, ps-rifte e drift, sendo a ltima a mais importante pois nesta ocorreu o desenvolvimento de grande parte do sistema petrolfero e do potencial reservatrio da Bacia de Santos.

Tem-se tambm que a diviso dos royalties nos casos analisados (So Paulo e Santa Catarina) beneficiou tanto o estado como os municpios. Para o caso do Campo de Mexilho, por exemplo, cada habitante deveria receber em tese, cerca de 700 reais, se os royalties fossem distribudos para a populao.

No entanto, apesar do grande potencial exploratrio devido descoberta de reservatrios de hidrocarbonetos nas camadas do pr-sal e dos benefcios que essa explorao trar, aumentam-se os riscos de um impacto ambiental de grande magnitude. Para diminuir esses riscos so gerados mapas de vulnerabilidade ambiental usando o modelo SIMAP que se mostrou um mtodo com grande potencial na identificao das reas que podem ser impactadas.

39

8 - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
FARAH, M. A. Caracterizao de fraes de petrleo pela viscosidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006. Tese de Doutorado. Programa de Ps Graduao em Tecnologia de Processos Qumicos e Bioqumicos. Escola de Qumica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2006.

BALBINOT, M. Avaliao do Potencial de Gerao de hidrocarbonetos na Bacia de Santos integrando parmetros qumicos e petrolgicos. Trabalho de Concluso de Curso de Geologia apresentado na forma de monografia, junto disciplina Projeto Temtico em Geologia III, como requisito parcial para obteno do grau de gelogo. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2008.

BAGNI, O. Quarta rodada de licitaes da Bacia de Santos. Disponvel em: www.anp.gov.br/brasil-rounds/round4/round4/.../Santos_port.pdf. Data de acesso: 15 de fev. 2014.

CHANG, K.H. et al. Sistemas petrolferos e modelos de acumulao de hidrocarbonetos na Bacia de Santos. Disponvel em:

http://ppegeo.igc.usp.br/scielo.php?pid=S037575362008000400004&script=sci_artte xt&tlng=en. Data de acesso: 16 de fev. 2014.

MIO, E. et al. Integrao de mtodos geofsicos na modelagem crustal da Bacia de Santos. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-

261X2005000300006&script=sci_arttext. Data de acesso: 17 de fev. 2014.

PERUZZOLO, C.A. et al. Pr-Sal: Anlise sobre Royalties e Implicaes Econmicas para Santa Catarina. Disponvel em:

http://www2.fiescnet.com.br/web/uploads/release_noticia/fc88386bd3c544aab28af6b 274d1d885.pdf. Data de acesso: 17 de fev. 2014.

40

ROMERO, F.A. et al. Mapa de vulnerabilidade ambiental ao leo Um estudo de caso na Bacia de Santos, Brasil. Disponvel em:

http://www.lsie.unb.br/rbc/index.php/rbc/article/view/383/375. Data de acesso: 15 de fev. 2014.

41

You might also like