You are on page 1of 2

Tema: Adolescncia

DE LH NA I MAGE M

Pr-do-sol (1926), de Norman Rockwell. 26

Portugus: Linguagens William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhes

1. Os elementos que compem esse quadro fazem imaginar uma histria. Observe as personagens, o modo como esto vestidas e como se abraam; veja tambm a expresso do co, os objetos que esto no cho e as margaridas que pendem da mo da menina. a) Pelas roupas, pelo cabelo e pelo porte fsico dos garotos, que idade voc acha que eles tm? b) A quem, provavelmente, pertencem a vara de pescar e as minhocas? Provavelmente ao menino. c) O que possivelmente eles faziam antes de se encontrarem? Provavelmente ela colhia flores no campo e ele estava indo pescar. 2. Observe a postura das duas personagens. O garoto tem o corpo ereto, enquanto a garota tem o corpo inclinado: a parte superior do corpo dela est prxima do garoto, mas as pernas esto distantes. a) Levante hipteses: Que tipo de movimento o garoto deve ter feito com os braos para que ela ficasse nessa posio? Ele deve t-la puxado ao seu encontro. b) O que esse abrao sugere quanto ao relacionamento existente entre eles? Que se inicia um namoro entre eles. c) Esse tipo de comportamento condizente com os traos infantis dos dois? 3. Observe o co, seus olhos e sua expresso. a) A quem voc acha que ele pertence? do menino ou a companhia da menina em seus passeios. b) Que tipo de sentimento seus olhos transmitem? Transmitem tristeza. c) Por que voc acha que ele est se sentindo assim? 4. Em parte crianas, em parte adultos, os garotos esto comeando a viver a fase da adolescncia. Com base nisso, observe que o quadro pode ser dividido em duas partes: do banco para baixo, est o mundo infantil, das brincadeiras, da diverso. Acima do banco, est o mundo adulto, que se inicia com a adolescncia.
Portugus: Linguagens William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhes
Ele pode pertencer a um ou a outro: pode ser o companheiro de pesca

a) Do banco para baixo, que elemento(s) se associa(m) infncia abandonada: pela menina? As flores, principalmente, e as pernas distantes. pelo menino? A vara de pesca, principalmente. O co um elemento que pode estar ligado tanto a um quanto a outro. b) Do banco para cima, que elemento(s) se associa(m) iniciao fase adulta?
O abrao entre eles, o corpo reclinado dela.

5. Observe o banco em que as personagens esto sentadas. Perceba a fragilidade dos troncos de sustentao e como a tbua central est vergada. Supondo que o banco simbolize a linha divisria entre o mundo infantil e o mundo adulto, o que significa, na sua opinio, a fragilidade do banco? A insegurana, as dificuldades e incertezas da fase adolescente. 6. As personagens do quadro olham para o sol que se pe. Por essa razo, a tela se intitula Pr-do-sol. No contexto, porm, esse ttulo pode ganhar outros significados. Como voc sabe, o pr-do-sol a transio do dia para a noite e marca o momento a partir do qual ocorre a substituio do sol pela lua e pela estrelas. a) Qual a semelhana existente entre o dia que finda e a infncia das personagens? b) Que relao existe entre a noite que se aproxima e o momento que eles esto vivendo no presente?

27

You might also like