You are on page 1of 11

DERIVAES DO ENCANTAMENTO NO MUNDO DESENCANTADO

PERTO DA MAGIA, LONGE DA POLTICA

A religio que se desvencilhou da magia e se imps uma relao tica com o mundo [...], ao se opor ao mundo com imperativos ticos racionais, acaba por descobrir-se, de algum modo, num estado de tenso com as irracionalidades do mundo. Max Weber, The religion of China.

Reginaldo Prandi*

RESUMO Neste final de sculo anunciado como o sculo da razo, o Brasil e pases vizinhos vem prosperar religies e manifestaes religiosas de intenso apego magia; pentecostalismo de cura divina, umbanda, candombl, catolicismo carismtico. No mesmo movimento, correntes religiosas como as das comunidades eclesiais de base, centradas em prticas no mgicas, entraram em declnio. O autor prope consideraes sobre a adeso a essas religies e a participao poltica dos seus adeptos. Palavras-chave: religio e poltica; pentecostais; afro-brasileiros; catlicos carismticos; comunidades eclesiais de base. SUMMARY At the end of this century, thought to be the century of reason, one finds in Brazil and neighboring countries the proliferation of religions and religious manifestations with strong appeals to magic: faith-healing Pentecostalism, Afro-American cults (umbanda, candombl) and charismatic catholicism. At the same time, religious currents centered on non-magical practices, such as the ecclesiastical base communities, have declined. This article discusses participation in these movements as well as the political engagement of their members. Keywords: religion and politics; Pentecostalism; Afro-Brazilian cults; charismatic catholicism; ecclesiastical base communities.

Num fim de sculo desencantado Neste final de sculo, vivemos num mundo que nos fora prometido como o do sculo da razo, que desde o incio anunciava a hegemonia da cincia e de formas de explicao do mundo inteiramente desencantadas, j desprovidas da necessidade de apelo magia, ao sobrenatural, s explicaes que escapam do controle racional. Entretanto, o que se vive hoje, no Brasil e em outros pases latino-americanos, no refora plenamente tal promessa. Estamos terminando o sculo XX com uma cincia insuficiente, no s do ponto de vista de seus resultados, seja ela bsica ou aplicada, mas sobretudo quando se focam as instituies responsveis pela aplicao das conquistas cienNOVEMBRO DE 1992 81
(*) Agradeo ao CNPq pelo financiamento de parte da minha pesquisa sobre religies populares e ao meu colega Antnio Flvio Pierucci por idias e sugestes que espero ter usado corretamente.

PERTO DA MAGIA, LONGE DA POLTICA

tficas e da administrao da razo. Vamos chegando ao final do sculo com problemas srios de sade, educao, habitao, emprego, isto , problemas referentes a tudo aquilo que veio a se constituir como mnimo necessrio para a vida cotidiana, para no se falar de necessidades mais diretamente referidas s questes de ser e estar na sociedade, como o problema crucial do sentido da vida no mundo, como a relao com aspectos da organizao deste prprio mundo, como as questes de identidade e de reconhecimento do outro, como o cdigo de relao com o corpo coletivo enquanto constitudo de cidados, e assim por diante. Para a maioria dessas questes problemticas j se pode dispor de solues ou de mecanismos para a procura de solues fora da competncia religiosa, de modo que ningum precisaria consultar a religio para resolver qualquer dessas coisas. Diferentes instituies totalmente autnomas em relao aos domnios da sacralidade so, ou devem ser, responsveis por tais solues. Isto constitutivo do que seja o mundo desencantado. Imaginava-se que aquilo que foi a grande fonte de transcendncia e ao mesmo tempo de orientao racional na fundao da sociedade ocidental, que foi a religio crist desencantada (no incio a protestante e muito mais tarde tambm a catlica do aggiornamento), deveria ter consolidado entre ns princpios de orientao de tal sorte que hoje ns dependeramos mais de solues oferecidas pelo pensamento racional, cientfico ou no, que do pensamento mgico, religioso ou no. Mas isso no aconteceu totalmente. No aconteceu em parte porque nossa sociedade seguiu por uma trilha incapaz de apagar as fortes marcas da pobreza material e intelectual das massas, e, ao contrrio, exacerbou as diferenas sociais e tornou mais presente a misria. A maioria da populao foi mantida longe do pensamento cientfico, das filosofias laicas, dos modelos de comportamento que implicam a escolha racional. De outra parte, agora falando mais precisamente do Brasil, nosso presente tambm carregado de uma dura herana recente: tivemos um projeto de modernidade, um projeto de sociedade, que no inclua o povo. Especialmente durante o regime militar, o pas era pensado pelos dirigentes como uma grande empresa, como uma grande economia, promovendo-se a consolidao moderna de uma nao aleijada. Contraditoriamente, somos assim um pas to moderno quanto os pases mais ricos do planeta e ao mesmo tempo to atrasado como os demais pases pobres da Amrica. Religies se reencantam Neste quadro geral, especialmente nos ltimos quinze ou vinte anos, o Brasil e seus vizinhos ao sul vm assistindo a uma proliferao impensada de um grande nmero de modalidades religiosas. O que h de caracterstico na multiplicao mais recente de religies e na expanso da converso ou reconverso a essas novas ou renovadas formas de crenas a falta de compromisso com qualquer postura que releve o carter racional, cientfico e historicista fundante da sociedade na sua presumida modernidade
82 NOVOS ESTUDOS N 34

REGINALDO PRANDI

desencantada. Essas religies no esto preocupadas em reter nos seus contedos explicativos e orientadores da conduta fundamentos importantes do desencantamento do mundo. O desencantamento significa o refluxo da magia, com o que a prpria religio estava bastante de acordo1, mas hoje, o que as novas propostas religiosas fazem e professam significa voltar atrs, recuperando a magia com muito vigor. Tal movimento, mais recentemente, vem inclusive negando um tipo de experincia religiosa que no perodo de 1960 a meados dos 80 apontava numa direo oposta, condizente com uma viso desencantada do mundo mas nem por isso desinteressada dele: as comunidades eclesiais de base, as CEBs2, em que a idia de comunho com o sagrado passa antes de mais nada pela valorizao do princpio tico que leva o fiel a se pensar no como um indivduo isolado que apela para deus, mas como parte de um sujeito coletivo que assim se constitui para experimentar a presena de deus. O ator social bsico que permite a referncia sacralidade o grupo, a comunidade. Esse estilo de ver o mundo ainda resiste, mas as CEBs, pelo menos numericamente, esto muito depauperadas. No por acaso, esse movimento, nascido no interior de um catolicismo urbano e modernizado que cada vez menos tinha o que dizer a seus fiis em termos de orientao da conduta3, tentava, e tenta, repor alguma coisa que as populaes pobres perderam ou nunca chegaram a alcanar: uma idia de poltica decorrente de proposies teolgicas e prticas fundadas numa tica voltada para a racionalizao sistemtica entre deus e o mundo. Assim, as comunidades eclesiais de base chegam idia de que existem valores e relaes de solidariedade que tomam o outro como um igual, um copartcipe, como algum cujo papel est muito associado ao de todos os demais. Quando algum, atravs da religio, constitui um grupo dessa natureza, ele se reconhece no grupo como parte inseparvel dele. O sentido da vida e o reconhecimento da sacralidade deixam de ser individualizados. Isso muito diferente de outros modelos de identidade fornecidos por religies segundo as quais, para se reconhecer, preciso reconhecer no outro um antagonista, um inimigo, um opositor, o perigo em potencial. Arrisco-me a afirmar que assim funciona a construo da identidade nas religies que seguem mais de perto as tradies que herdamos do passado escravista, as assim chamadas religies afro-brasileiras, hoje no mais restritas ao solo deste pas. H razes vrias para tal tipo de modelo de identidade ter se conformado no Brasil, e a principal delas deriva do fato de o escravismo ter transposto para o Brasil fragmentos culturais e institucionais de origem africana que no puderam ser inteiramente recompostos no Brasil, o que pretendi mostrar num outro trabalho4.

(1) Camargo, Candido Procopio Ferreira de. Igreja e desenvolvimento. So Paulo, Editora Brasileira de Cincias, 1971; Prandi, Reginaldo. Catolicismo e famlia: Transformao de uma ideologia. So Paulo: Brasiliense e Cebrap, 1975.

(2) Pierucci, Antnio Flvio et alii. "Comunidades eclesiais de base". In: Singer, Paul e Brant, Vincius Caldeira (orgs.). So Paulo: O povo em movimento. 4 ed. Petrpolis: Vozes, 1983; Macedo, Carmen Cinira. Tempo de Gnesis. So Paulo: Brasiliense, 1986.

(3) Prandi, Reginaldo. Catolicismo e famlia, op. cit.

(4) Prandi, Reginaldo. Os candombls de So Paulo: A velha magia na metrpole nova. So Paulo: Hucitec e Edusp, 1991.

Na sociedade ps-tica e pr-tica Para se entender a enorme expanso das religies africanas (umbanda, candombl, xang, mina, batuque) penso que relevante considerar o fato
NOVEMBRO DE 1992 83

PERTO DA MAGIA, LONGE DA POLTICA

de que vivemos numa sociedade que pode ser pensada como dividida em duas: uma que chamo de sociedade ps-tica e outra, sociedade pr-tica. Assim, medida que o grande cdigo de transcendncia de herana catlica foi se diluindo e perdendo eficcia, medida que a grande religio, isto , o catolicismo, foi se transformando numa religio cada vez menos importante como fonte de valor e de norma, sem que as interpretaes no religiosas tenham ocupado este vazio, na medida em que as instituies laicas no foram capazes, ou no puderam, ou foram impedidas de fornecer cdigos de referncia, a sociedade praticamente tomou rumos novos no que diz respeito ao no mundo e seu sentido. Assim, uma parcela da populao, aquela que em sua maioria se beneficiava do processo de transformao a que a sociedade brasileira estava submetida, passou a agir de acordo com interesses individualizados, prprios, especficos e privatizados de cada um, guiados por valores meramente pragmticos justificadores mais da diferena que da igualdade. A prestao de contas sobre as aes dessa populao no supe nenhuma regra ou medida reguladora que leve em conta princpios de moralidade baseados no bem-estar do outro isso que eu chamo de uma sociedade pstica, isto , uma sociedade do "vale-tudo". Pode-se mesmo encontrar na cultura de formao recente alguns referenciais desta nossa maneira de ser, como a lei de Gerson. Esta sociedade sobretudo uma sociedade carente de valores capazes de dar universalidade ao mundo: no pois de se estranhar a conhecida dificuldade dos segmentos mais favorecidos da populao brasileira de distinguir os limites entre os espaos privados e pblicos. A tendncia privatizar o que deveria ser compartilhado como pblico, pois a noo de espao pblico foi substituda por uma espcie de idia de terra de ningum. Assim, apropriar-se do espao e do bem pblicos pode significar "salv-los", como aquele que toma para si o co sem dono, o que d bem a medida da desordem que o enfraquecimento e mesmo a ausncia das fontes ticas religiosas tradicionais, sem que outras tomassem seu lugar, introduziram na sociedade. Do outro lado esto os mais pobres. E que foram completamente alijados dos resultados positivos do processo de modernizao da sociedade brasileira, modernizao que tambm significa a incorporao de ganhos materiais e simblicos para a vida cotidiana. O processo poltico recente criou mecanismos muito claros para manter a maioria pobre longe desses benefcios pelo menos em termos relativos. Tal situao levou o pobre a criar uma espcie de sociabilidade que guardava implcita a idia de que ele estava fora deste mundo, deste mundo moderno. Muitas das regras que funcionavam para uma parte da sociedade no funcionavam para ele. Enquanto para aquele grupo da sociedade ps-tica tem-se a idia do "valetudo", para a maioria marginalizada tem-se a idia do "salve-se quem puder". Esse pobre no se apropria do que pblico, mas o estraga, inutiliza ou o destri simplesmente, pois no capaz de reconhecer no espao que tambm para o outro a existncia de um lugar para si mesmo. Desse modo, imensos segmentos da populao sequer chegaram a ter qualquer participao na
84 NOVOS ESTUDOS N 34

REGINALDO PRANDI

possibilidade de vir a encontrar uma identidade vinculada totalidade desta sociedade em transformao, pois no se percebe a totalidade quando somente se pode estar referido a uma parte excludente dela. No se pode desenvolver uma tica de pedaos. Exatamente neste processo, o pobre no apenas rfo da grande religio, mas tambm do mundo da poltica (que se acha privatizado). Esse o pas que chamo de pr-tico. Surge o ideal da sacralidade pelo coletivo Nesse contexto, o papel da comunidade de base foi o de reapresentar para setores localizados no pas pr-tico uma fonte axiolgica capaz de dotar a vida em sociedade de um novo sentido moral, fazendo da participao social de cada um o meio de se chegar ao plano da sacralidade. A grande fonte de transcendncia que havia sido deixada de lado com o esvaziamento do catolicismo tradicional foi reintroduzida, mas agora com um sentido bem reordenado: a relao com deus passa antes pela relao entre os homens. Grandes valores abstratos foram retraduzidos em valores muito mais prximos da vida diria referida ao grupo. Isso evidentemente remeteu essa nova forma de religio poltica, mais precisamente a um ideal de poltica participativa, em que todos os atores devem permanentemente se apresentarem. Um efeito perverso, contudo, fez com que o espao do pblico, que o espao do grupo, ganhasse mais importncia que o espao do privado, que o do indivduo. Para uma sociedade em que a individualidade j um universal, as comunidades eclesiais de base no conseguiam resolver qual o espao que deve ser cedido aos problemas que no esto referidos ao coletivo. Problemas pessoais ficam fora do amparo da religio. Na comunidade de base, o homem, a mulher, est s, apesar da unio com os demais homens e mulheres para que haja a unio com deus. E a magia prospera Paralelamente formao das comunidades eclesiais de base, ocorreu uma rpida expanso de outros grandes segmentos religiosos fora do catolicismo: o pentecostalismo e as religies afro-brasileiras, credos j consolidados nos anos 50 e 60 e agora passando por modificaes acentuadas5. Cada modalidade oferece para as massas que formam a enorme sociedade pr-tica alternativa sacral diferente, mas com algo em comum: surpreendentemente, o pas passou, atravs dessas religies, por um amplo processo de remagicizao, uma valorizao da magia como no se viu por muito tempo. Tanto o pentecostalismo como a umbanda e o candombl apelam direta e constantemente a foras sagradas que so entendidas como capazes de interferir no mundo da natureza e da cultura. A busca massiva
NOVEMBRO DE 1992 85

(5) Oro, Ari Pedro. "'Podem passar a sacolinha': Um estudo sobre as representaes do dinheiro no neo-pentecostalismo". Cadernos de Antropologia da UFRS, Porto Alegre, n 9, pp. 744, 1992; Prandi, Reginaldo, Os candombls de So Paulo, op. cit.

PERTO DA MAGIA, LONGE DA POLTICA

de cura religiosa e de solues sobrenaturais para outros problemas e aflies da vida, bem como a enorme variedade de ofertas de manipulao ritual de foras sobrenaturais para ministrar o bem-estar almejado, so emblemticas. Note-se que as CEBs nunca recorreram ao milagre, reforando uma consolidada postura catlica moderna, a qual, entretanto, passou a ser, a partir do final dos anos 70, agudamente revista e negada com o surgimento, dentro do mesmo catolicismo, do movimento de renovao carismtica. Fazendo frente aos evanglicos de cura divina, a renovao carismtica catlica adota muito da concepo de mundo e das prticas mgicas desse pentecostalismo (do qual se afasta marcadamente pela nfase no culto mariano, pela freqncia aos sacramentos e pela recusa da possibilidade de se ver e ser vista como seita), e vem conseguindo repovoar, pelo Brasil inteiro, as quase esquecidas igrejas da velha religio. Rejeitando o mundo As CEBs representam um grande esforo de recuperao de uma fonte valorativa baseada na idia da comunidade solidria, politicamente militante, que seja capaz de dar sentido ao dos indivduos como iguais. A CEB nega o mundo tal como ele se nos apresenta, mas se prope a modific-lo, a transform-lo, para o que faz uso preferencial da prtica poltica6. J o pentecostalismo tambm uma religio que rejeita o mundo, mas no pretende transform-lo. Ao contrrio, ele prega a retirada do fiel para o interior da comunidade de culto, identificando o resto como territrio do demnio. Ele prope a construo de um outro mundo inteiramente evanglico, onde no h lugar para o outro, o diferente, o plural. Sendo o mundo mal, dele deve a religio tirar todo o proveito material que possa ser convertido em recursos para a expanso da religio. Tal misso, entretanto, de exclusiva competncia das lideranas que, tambm e especialmente, participam da vida poltico-partidria com o fim explcito de alcanar favores que beneficiem a religio. Dentro dos limites estreitos da moralidade crist pregada pelo pentecostalismo, recria-se uma fonte tica insuficiente para romper os limites da sociedade pr-tica, uma vez que incapaz de pensar a moralidade de modo inteiramente no privatizado, como um ps-tico s avessas. E aceitando o mundo As religies afro-brasileiras aceitam o mundo e pretendem que cada seguidor deva ocupar nele o lugar a que tem direito. Essas religies, que at poucas dcadas nada mais eram que religies de manuteno de um patrimnio cultural de origem africana, pouco a pouco foram alargando nn
86 NOVOS ESTUDOS N 34

(6) Macedo, Carmen Cinira. Tempo de Gnesis, op. cit.; Stoll, Sandra J. Plpito e palanque: Religio e poltica nas eleies de 1982 num municpio da Grande So Paulo. Campinas: IFCH/UNICAMP, 1986.

REGINALDO PRANDI

seus limites e adotando a sociedade brasileira em geral como sua base social, isto , fazendo-se de religies tnicas religies para todos. Mas, em suas diversas modalidades, nunca abandonaram uma velha estratgia de relacionarem-se, enquanto instituies margem, com o conjunto da sociedade. O candombl, o xang, o tambor-de-mina, o batuque, o candombl de caboclo e bem mais tarde a moderna umbanda precisaram por muito tempo, para se defenderem da perseguio policial, manter com os governantes e autoridades locais fortes laos de clientelismo (poltico e no poltico). Quando a liberdade de culto foi por fim conquistada, as modalidades africanas de religio no Brasil j estavam plenamente conformadas com a prtica do fisiologismo poltico. Nenhum contedo doutrinrio as tiraria dessa cmoda posio, o voto significando simplesmente uma troca de favores, e a adeso a uma candidatura representando uma aliana temporria visando fins prticos imediatos7. Mas no s. Essas religies preservaram um repertrio mgico-ritual bastante rico aliado idia axial de que as divindades mantm com os homens uma relao de troca imediata atravs do sacrifcio, interferindo no mundo, quer se trate do mundo da natureza ou do mundo da cultura, e realizando a vontade dos homens como meio de fortalecerem-se a si mesmas como divindades, numa espcie de pacto em que o praticante se entende participando da expanso da prpria fora sagrada, o ax. Por tudo isso, foi possvel a essas religies desenvolver tambm um sistema de mercado mgico hoje em dia amplamente aceito pelos mais distintos segmentos e classes da sociedade brasileira, extravasado alm-fronteiras. A religio como servio mgico As religies afro-brasileiras entendem que ningum precisa necessariamente se converter, mudar sua concepo de mundo para, atravs do servio mgico do oficiante religioso, ter acesso s foras do sagrado, s foras sobrenaturais que abrem o caminho para a satisfao de necessidades, que podem ser materiais, simblicas, afetivas, e assim por diante. Essa viso da religio como servio j estava apontada antes com a difuso do espiritismo kardecista, o qual , alis, junto com o candombl, uma das matrizes fundantes da umbanda8. S que no kardecismo a razo para a prtica do servio religioso baseia-se no supremo valor que esta religio atribui virtude da caridade, que a prtica desinteressada do bem. Nas religies afrobrasileiras as antigas e as novas , a virtude da caridade no faz qualquer sentido, uma vez que a nica virtude aquela que se alcana no momento em que o fiel cumpre sua obrigao ritual para com a sua divindade ou entidade particular. A religio tambm como servio mgico oferecido aos no membros da religio est agora compreendida numa prtica de mercado. A formao de um mercado de servios mgicos oferecidos por religies s pode, contudo, constituir-se plenamente quando a prpria sociedade
NOVEMBRO DE 1992 87

(7) Concone, Maria Helena Villas Boas e Negro, Lsias Nogueira. "Umbanda: da represso cooptao". In: Umbanda & poltica. Cadernos do ISER, 18. Rio de Janeiro: ISER e Marco Zero, 1987.

(8) Camargo, Candido Procopio Ferreira de. Kardecismo e umbanda: Ensaio de interpretao sociolgica. So Paulo: Pioneira, 1961.

PERTO DA MAGIA, LONGE DA POLTICA

deixou de se pensar como sendo explicada e orientada por uma nica fonte de transcendncia, que at bem pouco tempo era dada pelo catolicismo, que j deixara por conta da medicina e outras instituies laicas o cuidado com os problemas no religiosos. Ao abrir mo de explicar muitas das coisas deste mundo, o catolicismo teve que adotar valores no religiosos, gerados por fontes cientficas, filosofias laicas e por relaes pragmticas, transformandose cada vez mais numa espcie de segundo violino9. Foi seu enfraquecimento axiolgico que permitiu a formao generalizada da diversidade religiosa que define, inclusive, os contornos deste mercado. A partir dos anos 70, a diversidade religiosa brasileira, com seu mercado mgico, ultrapassou as fronteiras do pas, para se difundir rapidamente sobretudo pela Argentina, Uruguai, Paraguai10. Tenho defendido a idia de que a universalizao e a grande expanso das religies afro-brasileiras resultaram, de um lado, da sua concepo de pessoa muito centrada no indivduo (a ponto de ser necessrio propiciar o ego do fiel antes de se poder cultuar o seu orix) e na relao entre o indivduo e a sua divindade, e no na relao do indivduo com o outro e o mundo (portanto um modelo exatamente oposto ao das comunidades eclesiais). Essa concepo da pessoa mostrou-se bastante apropriada a um tipo de sociedade em que a sociabilidade funda-se fortemente no individualismo, no narcisismo, no desinteresse pelo bem-estar alheio, sociedade em que cada um cada um, onde, antes de mais nada, a palavra de ordem "salve-se quem puder". Uma religio que diz "cuide de si mesmo que o outro cuida dele" encontra um terreno bastante frtil na sociedade contempornea, quer se trate da sociedade pr-tica, quer se trate da sociedade ps-tica. E tanto num caso como no outro, uma resultante imediata o apagamento do sentido da poltica numa perspectiva em que os interesses que importam so os interesses coletivos no privatizveis. E a disputa mgico-religiosa Como j disse, essas religies no esto sozinhas, mas disputam a larga vaga de converses com um tipo bastante agressivo de novo pentecostalismo, cujas denominaes exemplares so a Igreja Universal do Reino de Deus, Deus Amor, e a Casa da Orao, o chamado pentecostalismo de cura divina. Essas denominaes pentecostais vm tendo proliferao vertiginosa por todo o pas e a Amrica Latina, transformando cinemas e outras edificaes bastante espaosas em templos, usando redes televisivas11, criando uma nova relao com o dinheiro12, que passa a ser visto como instrumento para a obra de deus (desde que acumulado e usado pelos pastores), e que permite s igrejas ampliar velozmente uma infra-estrutura de culto e de proselitismo antes nunca vista. Para as novas igrejas evanglicas, as religies afro-brasileiras, a umbanda e as variantes do candombl, tm sido no apenas um alvo de combate
88 NOVOS ESTUDOS N 34

(9) Prandi, Reginaldo. Catolicismo e famlia, op. cit.

(10) Frigerio, Alejandro. With the banner of Oxal: Social construction and maintenance of reality in Afro-Brazilian religions in Argentina. University or California at Los Angeles, 1989 (Ph.D. Dissertation (Anthropology)); Moro, America e Ramirez, Mercedes. La macumba y otros cultos afrobrasileos en Montevideo. Montevideo: Editorial de Ia Banda Oriental, 1981; Ortiz,Nestor Oderigo. Aspectos de la cultura africana em el Rio de la Plata. Buenos Aires: Plus Ultra, 1974; Prandi, Reginaldo. Adarrum e empanadas: Uma visita s religies afro-brasileiras em Buenos Aires. Estudos Afro-Asiticos, Rio de Janeiro, n 21, pp. 157-65, dez. de 1991; Carozzi, Mara Julia. "De los santos porteos". Sociedad y religin. Buenos Aires, n 3, pp. 3447, 1986; Pallavicino, Mara I. Umbanda: Investigacin sobre la religiosidad afro-brasilea en Montevideo. Montevidu, 1986; Pi Hugarte, Renzo. Algunas apreciaciones sobre la umbanda en el Uruguai. Buenos Aires: Primer Encuentro de Culturas Afro-Americanas, 1991; Idem. "La Iglesia Pentecostal 'Dios es Amor' en el Uruguai". Cadernos de Antropologia da UFRS. Porto Alegre, n 9, pp. 63-96, 1992; Carozzi, Mara Julia e Frigerio, Alejandro. "Mame Oxum y la Madre Mara: Santos, curanderos y religiones afro-brasileas en Argentina". Afro-sia. Salvador, n 15, pp. 7185, 1992; Segato, Rita Laura. "Uma vocao de minoria: A expanso dos cultos afro-brasileiros na Argentina como processo de reetnizao". Dados. Rio de Janeiro, vol. 34, n 2, pp. 24978,1991.

(11) Assmann, Hugo. A igreja eletrnica e seu impacto na Amrica Latina. Petrpolis: Vozes, 1986. (12) Oro, Ari Pedro. "Podem passar a sacolinha", op. cit.

REGINALDO PRANDI

permanente13, mas um celeiro farto para seu proselitismo. Programas e mais programas na televiso passam horas mostrando cenas de exorcismo de orixs, caboclos, pombagiras e outras entidades, todas elas identificadas pelo pentecostalismo de cura divina como formas do diabo, mostrando tambm esses programas longos testemunhos sobre conversos sados das religies afro-brasileiras, ou ainda vitoriosos testemunhos de como possvel at mesmo se ficar rico quando se doa igreja tudo que se tem, agora que o dinheiro no mais visto como coisa do diabo. Mas os terreiros de umbanda e candombl tambm acolhem devotos que abandonam o pentecostalismo. Um e outro tipo de religio no esto isolados na dinmica da converso. Cada conjunto de religies passa a disputar (entre si e dentro de si) um espao bastante amplo no grande mercado mgico-religioso em expanso, o tempo todo agora em confronto aberto, podendo significar at a agresso fsica de pentecostais a afrobrasileiros. Do Brasil, o pentecostalismo de cura divina e as religies afrobrasileiras vo ganhando terreno tambm em pases outros que os do Cone Sul, como a Venezuela14, criando-se novas estratgias de oferta e novos meios de buscar novos adeptos. Praticantes de uma religio da palavra, os pentecostais, mais modernos que os afro-brasileiros, lanam mo da mdia eletrnica e inclusive da poltica partidria. Mas fazem poltica to-somente para eleger seus representantes com vistas a garantir interesses e privilgios para uso da religio15, pregando, ao mesmo tempo, que o fiel se mantenha longe da arena poltica enquanto terreno minado pelo pecado, posto tratarse de um espao no religioso, espao portanto do mundo que tem que ser evitado sob risco de perdio. O pentecostal participa da poltica apenas votando em seu pastor, o que representa uma forma de privatizao do mundo pblico da poltica, ou a sua negao. Concluindo, entre magia e poltica Isso leva-me a pensar que o movimento recente de reavivamento da crena religiosa nos coloca mais perto da magia e mais longe da poltica. As comunidades de base, que marcaram forte presena religiosa no espao da poltica, parecem estar em refluxo. No interior do mesmo catolicismo, o movimento de renovao carismtica agora se espalha velozmente, usando tcnicas e contedos doutrinrios do pentecostalismo16, reintroduzindo o milagre, a preocupao centrada no indivduo e reinaugurando em grande estilo, uma vez que agora fica disponvel para as massas, a valorizao do xtase religioso. O transe do Esprito Santo j bem comum no interior das igrejas e catedrais catlicas. Com a generalizao do transe afro-brasileiro, pentecostal, catlico carismtico h agora uma ampla variedade de escolhas religiosas que praticam o rito da supresso temporria da identidade para dar lugar manifestao de deuses, entidades e foras sagradas: orixs, voduns, inquices, caboclos, pretos-velhos, ciganas, pombagiras, exus,
NOVEMBRO DE 1992 89

(13) Mariano, Ricardo. A viso negativa das igrejas pentecostais sobre os cultos afro-brasileiros e espritas. Paper apresentado ao Curso de Ps-Graduao em Sociologia da USP. So Paulo, 1991.

(14) Pollak-Eltz, Angelina. La umbanda em Caracas, Venezuela. Primer Encuentro de Culturas Afro-Americanas. So Paulo, 1991.

(15) Pierucci, Antnio Flvio. "Representantes de Deus em Braslia: A bancada evanglica na Constituinte". In:. Vrios. Cincias sociais hoje, 1989. So Paulo: Vrtice e Anpocs, 1989.

(16) Souza, Beatriz Muniz de. A experincia da salvao: Pentecostais em So Paulo. So Paulo: Duas Cidades, 1969.

PERTO DA MAGIA, LONGE DA POLTICA

boiadeiros, marinheiros, mestres da jurema, espritos de luz, desencarnados em geral, e o Esprito Santo17. A expresso mxima do homem no mais a sua conscincia; o ideal religioso prega agora a negao da identidade como meio para se alcanar a experincia de sentido mais profundo. Nenhuma dessas religies se prope a transformar o mundo. O pentecostalismo de cura divina, muito diferente da sua matriz original protestante desencantada18, repe a importncia da magia, e quer a transformao moral do indivduo isolado no interior da comunidade religiosa, em que ele vigia e vigiado. Os afro-brasileiros querem o indivduo no mundo, tirando dele todo o proveito que possa significar auto-realizao e reafirmao do poder da divindade, numa luta em que o adepto pode contar fartamente com recursos sobrenaturais. Os catlicos carismticos apostam numa transcendncia imediata, muito diferente da grande e distante transcendncia das comunidades de base, crem na cura pela imposio das mos, no contato direto com o sagrado, atravs dos dons do Esprito Santo, abandonando completamente qualquer dos velhos ideais de solidariedade fundados na teologia da libertao e na opo pelos pobres do catolicismo dos anos 60 e 70. Parece assim que a religio no Brasil no s se reaviva, mas se reaviva reassumindo formas que pareciam estar em final de processo de esgotamento, como se o desencantamento do mundo que marcou o incio da modernidade estivesse para ser completado, num momento em que a sociedade como um todo j uma sociedade completamente desencantada, em que a presena de deus pode ser perfeitamente dispensada, mantendo a religio o papel de renovar a certeza da providncia divina, como garantia ao homem de que ele no est s, mas que por si mesmo deve agir. Mas, ao contrrio, a presena dessas religies d a idia que o desencantamento estaria posto em questo. Largos segmentos da sociedade no Brasil e mais alm nunca foram desencantados. Parece que a igreja catlica percebeu esse dado, oferecendo-se aos carismticos, adotando-os ainda que s vezes de m vontade, para se manter na disputa pelas almas com evanglicos e afrobrasileiros. E isso mostra que, se a religio parece dar um passo atrs, na verdade a prpria sociedade que se mostra incapaz de solucionar graves problemas de sua prpria constituio. To graves que ela obrigada a se valer dessa multiplicidade religiosa que leva para longe da vida poltica e para perto da magia a possibilidade de encontrar respostas para toda sorte de problemas que afligem a populao. Por no termos completado a formao de uma sociabilidade capaz de instrumentalizar a participao na vida pblica independente da construo da identidade e dos mecanismos de representao pela via religiosa de estilo tradicional, as religies de contedos ticos vazios ou acanhados, mas de repertrios mgicos robustos, acabam se mostrando bastante aptas a florescer nesta sociedade problemtica, atrasada e sem muitas esperanas confiveis. O sucesso da religio e a crise da sociedade so, assim, faces da mesma moeda, cuja medida a prpria crise da razo. Essas religies que trabalham
90 NOVOS ESTUDOS N 34

(17) Prandi, Reginaldo. "Cidade em transe: Religies populares no Brasil no fim do sculo da razo". Revista USP. So Paulo, n 11, pp. 65-70, out-dez, 1991.

(18) Weber, Max. A tica protestante e o esprito do capitalismo. So Paulo: Pioneira, 1967.

REGINALDO PRANDI

o mundo buscando seu reencantamento esbarram, contudo, no fato de que a sociedade, por mais frgil que se encontre, j incorporou, por assim dizer, os elementos fundamentais da modernidade, de tal modo que impossvel pens-la desprovida de todo aparelhamento cientfico e racional que a sustenta. Mesmo do ponto de vista das populaes, vastos segmentos tm no pensamento moderno no religioso a base da sua experincia de vida. Alm dos segmentos pobres que por vrias razes se mostram pouco afetos ao apelo religioso, as classes altas e as camadas mdias, sobremaneira escolarizadas, enquanto "representantes" do mundo desencantado, ainda que eventualmente possam fazer uso da magia como um servio de utilidade tpica, constituem um limite social propagao da religio no racionalizada alm de um determinado ponto, cujo lugar, a rigor, est ainda para ser desvendado. Conhecer esse limite pode significar, tambm, a compreenso da fora poltica dessas religies.

Recebido para publicao em agosto de 1992.

Reginaldo Prandi professor titular de Sociologia da Universidade de So Paulo. J publicou nesta revista "Retrato do Brasil em carne e osso" (Volume 1, N 3).

Novos Estudos CEBRAP N 34, novembro 1992 pp. 81-91

NOVEMBRO DE 1992

91

You might also like