You are on page 1of 6

Acrossoma O acrossoma uma organela localizada na regio frontal da cabea do espermatozoide, contendo enzimas essenciais sua penetrao no vulo

lo e fertilizao. Estrutura uma estrutura semelhante a um capuz derivada do complexo de Golgi. A formao do acrossoma completada durante a maturao dos testculos. Em mamferos placentrios a acrossoma contm enzimas digestivas(incluindo a hialuronidase e a acrosina).2 Estas enzimas decompem a membrana externa do vulo, a chamado zona pelcida, permitindo que o ncleo haplide da clula do esperma se junte ao ncleo haplide do vulo.3 Este derramamento do acrossoma, ou Reaco acrossmica, pode ser estimulado in vitro por substncias que uma clula de esperma podem encontrar naturalmente, tais como a progesteronaou fluido folicular, bem como o mais comumente utilizado clcio ionforo A23187. Isto pode ser feito para servir como um controle positivo quando se avalia a reaco do acrossoma de uma amostra de esperma por citometria de fluxo4 ou microscopia de fluorescncia. Isto geralmente feito aps a colorao com fluorescena de uma lectina, tais como FITC-PNA, FITC-PSA, com FITC-ConA, ou anticorpos fluorescentes, tais como CD46-FITC.5

Diagrama do espermatozoide humano Infertilidade masculina No caso de teratoespermia (espermatozides com cabea redonda), o Complexo de Golgi no se transforma no acrossoma, causando infertilidade masculina.

Aparelho Reprodutor Masculino: 2 testculos, ductos genitais, 3 glndulas sexuais acessrias (vescula seminal, prstata e glndula bulbouretral) e pnis.

Testculos: tnica albugnea (revestimento externo), spto (diviso), lbulos testiculares (aproximadamente 250 em cada), tbulos seminferos (onde ocorre a espermatognese), ductos eferentes (conduo dos espermatozides), epiddimo (armazenamento, seleo e possvel absoro dos gametas) e ducto deferente (coduo para o exterior).

Espermatognese: processo de formao de espermatozides que ocorre nos testculos dentro dos tbulos seminferos. - Espermatognia: clula mais primitiva; pode ser considerada "clula tronco", visto que, tem a capacidade de originar outras clulas; grande capacidade mittica. Sofre mitose gerando 1 espermatognia A, a qual desempenhar a mesma funo da clulame, e 1 espermatognia B, a qual seguir no desenvolvimento para o processo de espermatognese. obs.: A permanncia da espermatognia A no processo mittico a razo para a fertilidade masculina nunca terminar.

- Espermatcito primrio: originado a partir da espermatognia B; maior clula germinativa do tbulo seminfero; seu DNA duplicado para que seja a 1 clula a sofrer meiose reducional (2n, 2DNA - 2n, 4DNA - 1n, 2 DNA e 1n, 2DNA)

- Espermatcito secundrio: dois so originados de cada primrio; haplide; sofre a 2 diviso meitica, mas, dessa vez, equacional; origina duas clulas filhas idnticas a si. obs.: Visto que, h dois espermatcitos secundrios, quatro clulas filhas so originadas, sendo duas de cada clula me.

- Espermtides: formadas a partir da meiose equacional sofrida pelos espermatcitos secundrios; haplides, so quatro espermtides que sofrero espermiognese diferenciando-se em quatro espermatozides, propriamente ditos.

Espermiognese: processo que transforma, gradualmente, as espermtides em quatro espermatozides maduros. Ocorrecondensao do ncleo, descarte de grande parte do citoplasma e formao do acrossoma.

- Complexo de Golgi: fuso das vesculas para originar o acrossoma. - Centrolos: formam a cauda do espermatozide. - Mitocndrias: organizam-se prximo regio da cauda de forma espiralada; formam a bainha mitocondrial visando o fornecimento de energia clula. - Citoplasma: tem seu excesso descartado para que a clula fique menor emais leve.

Espermatozide:

- Acrossoma: vescula contendo enzima que ajuda e facilita a penetrao do espermatozide no ovcito secundrio no momento da fecundao. - Ncleo: 23,X ou 23,Y - Bainha mitocondrial: fornecimento de energia (para o batimento da cauda) - Cauda: dividida em peas; intermediria, principal e terminal; dmobilidade ao espermatozide, ajudando a transport-lo para o local da fertilizao na ampola da tuba uterina.

O sistema reprodutor masculino, tambm chamado de sistema genital masculino, composto pelos testculos, bolsa escrotal, pnis, um sistema de ductos ou canais e glndulas anexas. No sistema reprodutor masculino, encontramos um par de testculos. Eles so as gnadas masculinas e se localizam no interior da bolsa escrotal. Ambos os testculos so constitudos por milhares de tbulos seminferos e no interior desses tbulos ocorre a produo dos espermatozoides num processo chamado de espermatognese. Tambm nos testculos que encontramos as clulas intersticiais ou clulas de Leydig, cuja funo produzir o hormnio testosterona. Aps a formao dos espermatozoides nos tbulos seminferos, eles so encaminhados atravs de ductos eferentes ao epiddimo, onde ganharo mobilidade e ficaro armazenados at serem eliminados na ejaculao. Quando o homem estimulado sexualmente, os espermatozoides saem do epiddimo, atravs dos ductos deferentes, e so encaminhados at as glndulas seminais, e, em seguida, para a prstata. Tanto as glndulas seminais quanto a prstata so glndulas anexas que produzem substncias que nutrem os espermatozoides. Depois de passar por essas glndulas anexas, o esperma ou smen encaminhado uretra, de onde ser expulso. Quando estimulado sexualmente, o homem libera um lquido que lubrifica a extremidade do pnis, alm de atuar na limpeza da uretra. Esse lquido produzido pelas glndulas bulbouretrais, que se localizam abaixo da prstata.O pnis o rgo copulador do sistema reprodutor masculino. Ele composto por tecidos esponjosos que se enchem de sangue, deixando-o rgido e com maior volume.

You might also like