You are on page 1of 20

FACULDADE REA 1

Centro Baiano de Ensino Superior


Grupo DeVry

Instrumentao e Automao
Aprendizagem ativa com viso gerencial em controle de processo
Engenharia Mecatrnica Turma 08 5INAE-NT1 Instrumentao e Automao Ter (18:35 as 21:20) Sala 305

Professor

Geraldo Natanael
Salvador-Ba 2011.2

Controle de Processo. Malha de Controle e elementos funcionais.

Malha de controle Elementos funcionais

Elementos funcionais: a funo que cada instrumento exerce dentro do processo. Pode haver variaes, inclusive a unificao de funes, o importante ser a eficincia e a eficcia do controle do processo. Malha de controle: a associao dos instrumentos que executam determinadas funes.

Os instrumentos podem estar interligados entre si, e/ou unificados, para realizar uma determinada tarefa nos processos industriais.

Malha de controle Aberta


Qual o elemento funcional?

sensor

transmissor

transdutor

indicador

Manmetro Burdon Clssico

Malha de controle Aberta


indicador transdutor

transmissor sensor

Bourdon Tipo C

Elementos Funcionais

Indicador: instrumento que dispe de um ponteiro e de uma escala graduada na qual podemos ler o valor da varivel. Transmissor: so instrumentos que medem uma varivel do processo e a transmitem, distncia, a um instrumento receptor, indicador, registrador, controlador ou a uma combinao destes. Transdutor: instrumento que recebe informaes na forma de uma ou mais quantidades fsicas, modifica, caso necessrio, estas informaes e fornece um sinal de sada resultante. Dependendo da aplicao, o transdutor pode ser um elemento primrio, um transmissor ou outro dispositivo. O conversor um tipo de transdutor que trabalha apenas com sinais de entrada e sada padronizados. Controlador: instrumento que compara a varivel controlada com um valor desejado e fornece um sinal de sada a fim de manter a varivel controlada em um valor especfico ou entre valores determinados. A varivel pode ser medida diretamente pelo controlador ou indiretamente atravs do sinal de um transmissor ou transdutor. Elemento Final de Controle: instrumento que modifica diretamente o valor da varivel manipulada de uma malha de controle. Aluno

Malha de controle Fechada


Transmissores: recebem sinais no padronizados e transmitem valores correspondentes aos que recebe. Pode ou no ter como componentes um transdutor ou conversor

Totalizador: um instrumento de medio que determina o valor de um mensurando, por meio da soma dos valores parciais desta grandeza, obtidos, simultnea ou consecutivamente, de uma ou mais fontes. Integrador: um instrumento de medio que determina o valor de um mensurando por integrao de uma grandeza em funo de uma outra. O Integrador mais utilizado para sadas continuas. Transdutor: muda a natureza do sinal. Exemplo: converte um sinal de corrente em presso. Conversor: no muda a natureza do sinal. Exemplo: um sinal de corrente pode ser convertido em tenso que possui a mesma natureza eltrica.

Transdutor Transdutor ou Conversor?


Trandutor: um dispositivo que fornece uma grandeza de sada que tem uma correlao determinada com a grandeza de entrada. Os transdutores so utilizados para sinais de natureza diferente, como por exemplo, para converter presso para corrente. Exemplo: termopar, transformador de corrente, eletrodo de pH.

Conversor: um dispositivo que fornece um sinal de sada padronizado modificado em relao natureza do correspondente sinal de entrada Conversores no muda a natureza do sinal, por exemplo, um sinal de corrente pode ser convertido em tenso que possui a mesma natureza eltrica.

Transdutor Transdutor ou Transmissor?

Transmissor: O transmissor, converte uma varivel fsica ou qumica, em outra de mais fcil mensurao. O transmissor responsvel em encaminhar o sinal de sada do elemento de medio (entende-se como o valor medido da varivel de processo), at o instrumento controlador da malha de controle. Este instrumento pode ser fsico (um controlador em um painel na sala de controle) ou virtual (atravs de um sistema supervisrio). O transmissor pode ser fabricado no mesmo invlucro do elemento de medio em alguns casos. Os sinais de transmisso padronizados tpicos so apresentados a seguir: 3-15 psi, 4-20 mA , 0-10 V, 0 a 5 V. Esta padronizao do sinal feita para reduzir custos de projeto e se ter instrumentos intercambiveis. O sinal de um transmissor enviado at o sistema de controle onde ser recepcionado por instrumento que decodifica o sinal e o converte em outra unidade, facilitando a leitura do sinal para uma linguagem que operador entenda sem realizar converses ele prprio. Exemplo: um transmissor de presso envia um sinal de 8 mA para um instrumento receptor que efetua a converso de 8 mA para uma unidade de presso, que neste caso ser 2 Kgf/cm2.
Aluno

10

Transdutor Transdutor ou Transmissor?


Transmissor: um dispositivo que sente uma varivel de processo por meio de um elemento primrio e que produz uma sada cujo valor geralmente proporcional ao valor da varivel de processo. O elemento primrio pode ser ou no parte integrante do transmissor. O transmissor pode ou no ter como componentes um transdutor ou conversor. Na prtica, dizemos que transmissores podem receber sinais no padronizados e transmitir valores correspondentes aos que recebe. Transdutor: um dispositivo que fornece uma grandeza de sada que tem uma correlao determinada com a grandeza de entrada. Os transdutores, por sua vez, somente recebem sinais padronizados e emitem sinais padronizados, como por exemplo um transdutor de sinal eltrico de 4 a 20 mA para 3 a 15 psi.

Controle de Processo Malha de controle


Sinal eltrico: a variao na diferena de potencial/tenso entre pontos e a variao de corrente que passa por um condutor no decorrer do tempo. A malha de controle geralmente alimentada por uma fonte de at 45Vcc e corrente variando de 4 a 20 mA.

11

Controle de Processo Malha de controle


Campo: esto instalados o transmissor e vlvula de controle.

12

Malha de controle com controlador na sala de controle

sensor,

Sala de controle: fonte de alimentao e controlador


1 Kgf/cm2= 0,96788 atm = 14,22 psi (lbf/in2)

Malha de controle: alimentada geralmente por uma fonte de at 45Vcc e corrente variando de 4 a 20 mA. Transmissor (LT): envia para o controlador (LIC) uma corrente de 4 a 20 mA em funo da varivel controlada do processo detectada pelo sensor. Controlador (LIC): recebe o sinal de 4 a 20 mA, resolve o algoritmo de controle, compara com o set point e envia outro sinal de sada de 4 a 20 mA. Transdutor (LV): situado na vlvula de controle, o conversor eletropneumtico (I/P) transforma a corrente de 4 a 20 mA em sinal pneumtico de 3 a 15 psi, que far com que o atuador pneumtico abra ou feche a vlvula.

Controle de Processo Malha de controle


Malha de controle com transmissor inteligente,

13

assumindo a funo de controle

Campo: esto instalados o sensor, transmissor inteligente com controlador microprocessado incorporado e vlvula de controle. Sala de controle: fonte de alimentao Malha de controle: alimentada geralmente por uma fonte de at 45Vcc e corrente variando de 4 a 20 mA. Transmissor com controlador (LT): recebe a informao do sensor, transforma esta informao em valor digital, resolve o algoritmo de controle atravs de seu controlador microprocessado e envia um sinal de sada analgico de 4 a 20 mA para a vlvula atuar na varivel manipulada. Controle: realizado atravs de sinal digital utilizando o protocolo Hart. Observao: Fieldbus um padro digital de campo que est progressivamente substituindo o padro de 4 a 20 mA.

14

Malha de controle Elementos funcionais

Elemento sensor primrio: aquele que primeiro recebe a informao do meio fsico medido e gera um sinal de sada que depende de algum modo da quantidade medida. Elemento conversor de varivel: aquele que converte o sinal de sada do elemento sensor primrio em um outro sinal mais apropriado para a medio, sem entretanto alterar a informao contida no sinal original. Elemento manipulador de varivel: aquele que opera uma mudana no valor numrico associado ao sinal de sada do elemento conversor de varivel segundo uma regra precisamente definida, mantendo entretanto a natureza fsica do sinal.

15

Malha de controle Elementos funcionais


Elemento transmissor de dados: aquele que transmite dados entre os elementos funcionais do sistema de medio quando estes se encontram fisicamente separados. Elemento apresentador de dados: aquele que coloca os dados em uma forma reconhecida por um dos sentidos humanos (pelo observador) para efeito de monitoramento, controle ou anlise. Elemento armazenador/reprodutor de dados: aquele que armazena os dados de maneira no necessariamente reconhecida pelos sentidos humanos e que os apresenta (reproduz) a partir de um comando qualquer

Elementos Funcionais Malha de controle


Anlise e execuo de um pequeno projeto de instrumentao e automao.
Pesquise e estude os elementos funcionais. Escolha um instrumento (ex.: pode ser uma bia que controla o nvel de gua do tanque da sua residncia). Construa uma malha de controle com os elementos funcionais. Elabore um problema ocorrido na malha de controle. Realize uma investigao das possveis causas atravs das ferramentas: Por que - por que. Espinha de peixe (Diagrama de Ishikawa). Identifique uma causa bsica e causa raiz. Proponha uma soluo atravs da manuteno/troca do instrumento e/ou modificao da malha de controle. Estudo Dirigido III
Prof Geraldo Natanael

16

17

Referncias Bibliogrficas
ALVES, Jos L. Instrumentao, Controle e Automao de Processos. Rio de Janeiro: LTC, 2006. BALBINOT, Alexandre & BRUSAMARELLO, Valner Joo. Instrumentao e fundamentos de medidas. Vol.1. Rio de Janeiro: LTC, 2006. BANNISTER, B.R.; WHITEHEAD, transducers_and_interfacing. Chapman & Hall, 1991. D.G. Instrumentation:

BEGA, Egdio Alberto. Instrumentao Industrial. Rio de Janeiro: Intercincia, 2006. BRUSAMARELLO, Valner Joo. Instrumentao e Fundamentos De Medidas. Editora: Ltc CAMPOS, Mario Cesar M. M. & TEIXEIRA, Herbert C. G. Controles Tpicos de Equipamentos e Processos Industriais. So Paulo: Blucher, 2006. CAPELLI, Alexandre. Automao Industrial - Controle do movimento e processos contnuos. So Paulo: rica, 2006. FIALHO, Arivelto Bustamante. Instrumentao Industrial: Conceitos, Aplicaes e Anlises. Erica, 2004.

Referncias Bibliogrficas
GONALVES, Marcelo Giglio. Monitoramento e Controle de Processos. Braslia, 2003. MIYAGI, P. E. Controle Programvel: Fundamentos do Controle de Sistemas a Eventos Discretos. So Paulo: Edgard Blcher, 1996. NATALE, Ferdinando. Automao Industrial. So Paulo: rica, 2005. OGATA, K. Engenharia de Controle Moderno. So Paulo: Prentice Hall, 2003. PHILIPPSBORN, Henry E. Dicionrio de Tecnologia Industrial. Rio de Janeiro: Intercincia, 2006. RIBEIRO, Marco Antnio. Medio de Vazo: Fundamentos e Aplicaes. Salvador: Tek Treinamento & Consultoria, 2004. _____________________. Instrumentao. Salvador: Tek, 1999. (e-book). SIGHIERI. L.; NISHIARI, A; Controle automtico de processos industriais: Instrumentao So Paulo: Edgard Blcher, 1996.

18

Referncias Bibliogrficas
http://www.instrumentacao.net http://www.fem.unicamp.br http://www.instrumentacao.com http://www.levelcontrol.com.br http://www.fcf.usp.br http://www.banasmetrologia.com.br http://www.sia.ind.br/man.html http://olamundo.org/posts/voce-conhece-os-5w2h INDG

19

20

Instrumentao e Automao PE 5INAE


Copyright , voc pode: Copiar, distribuir, exibir e executar a obra, sob as seguintes condies: Atribuio: voc deve dar crdito ao autor original, da forma especificada pelo autor. Uso no-comercial: voc no pode utilizar esta obra com finalidades comerciais. Vedada a criao de obras derivadas: voc no pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta. Qualquer uma destas condies pode ser renunciada, desde que voc obtenha permisso do autor.
Prof Geraldo Natanael

You might also like