You are on page 1of 10

Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Administrao

Disciplina: Teoria da Administrao II


Profa.: Ana Flvia de Moraes Moraes, M.Sc.

UNIDADE I TEORIA ESTRUTURALISTA

Idealizadores e contribuies da Teoria Estruturalista


Idealizador Amitai Etzioni Victor Alexander Thompson Talcott Parsons Ano 1964 1961 Principais contribuis Consolidou e fez uma sntese das teorias existentes, bem como criou o estruturalismo. Analisou o conflito da estrutura formal com a atuao dos profissionais especialistas, em uma abordagem sociolgica. Analisou os aspectos da estruturao organizacional e dos processos nas organizaes. Aprimoraram a abordagem da Teoria da Burocracia, no contexto do estruturalismo. Estudaram as relaes das organizaes com seus clientes. Analisaram a organizao formal (distinguindo habilidade e disciplina) e a organizao informal. Considerou que a organizao formal bsica para a racionalidade administrativa. E s com esta sustentao possvel se adaptar s mudanas do ambiente organizacional.

1961

Peter Michael Blau e W. Richard Scott

1962

Philip Selznick

1963

Resumo histrico do principal idealizador

O criador da Teoria Estruturalista , Amitai Werner Etzioni, nascido na Alemanha, foi professor de sociologia nas Universidades de Columbia e de George Washington (EUA) e membro do Instituto de Estudos da Guerra e Paz. Ele formou a Teoria Estruturalista com base nos fundamentos e princpios de administrao estabelecidos pelas quatro teorias da administrao at ento conhecidas e j estruturadas: da administrao cientfica, do processo administrativo, da burocracia e das relaes humanas.

Classificao das organizaes

Especialistas: buscam o mais alto nvel de especializao das pessoas, enfocando a autoridade e as tcnicas de realizao das tarefas.
No especializadas: buscam, com o maior nvel de produtividade possvel, alcanar os objetivos e metas estabelecidos para os processos produtivos das organizaes.

De servios: os profissionais, via contrato, tem atividades temporrias e correlacionadas a atividades especficas das organizaes.

Principais contribuies da Teoria Estruturalista para a prtica da administrao 1) Tratamento interativo dos fatores internos controlveis e externos no controlveis das organizaes.

2)

Importncia exagerada da Teoria das Relaes Humanas?


Contribuio para a Teoria de Sistemas e Teoria da Contingncia. Anlise estruturada organizaes. das mudanas nas

Contribuio para o desenvolvimento da Teoria do Desenvolvimento Organizacional

3) Identificao de organizaes de vrios tipos e caractersticas, o que demanda diferentes tipos de estrutura organizacional.

Principais contribuies da Teoria Estruturalista para a prtica da administrao 4) Identificao dos conceitos e abordagens dos conflitos e das interaes entre diferentes grupos e as suas influncias nas realidades das organizaes.

Os conflitos nas organizaes so inevitveis. A questo e a diferena como eles sero gerenciados.
O conflito representado pela existncia de idias, sentimentos, atitudes ou interesses antagnicos que podem se confrontar.

5) Constatao de que a identificao de problemas e de necessidades de mudanas so fundamentais para manter o crescimento das organizaes.
Ou a organizao entende que mudanas so necessrias, ou poder morrer muito mais cedo do que se possa imaginar.

Instrumentos administrativos decorrentes da Teoria Estruturalista 1) Estrutura organizacional formal e informal Estrutura informal: a rede de relaes sociais que no formalmente estabelecida pela organizao, as quais surgem e se desenvolvem espontaneamente e, portanto, apresenta situaes que no aparecem no organograma. Fatores que condicionam o aparecimento das chamadas equipes informais de trabalho:
Os interesses comuns A interao provocada pela prpria estrutura formal A movimentao das pessoas da organizao Os perodos de lazer

Instrumentos administrativos decorrentes da Teoria Estruturalista Estrutura formal: a que representa a estrutura da organizao e que procura consolidar a distribuio das responsabilidades e autoridades pelas unidades ou reas da organizao.

A estrutura formal representada pelo organograma da organizao.

2) Nveis da organizao Institucional Gerencial Operacional

3) Estudo do ambiente organizacional

Ambiente direto ou operacional: representa o conjunto de fatores atravs dos quais a organizao tem condies no s de identificar, mas tambm de avaliar ou medir, o grau de influncia recebido e/ou proporcionado.
Ambiente indireto ou macroambiente: representa o conjunto de fatores que a organizao identificou, mas no tem condies de avaliar ou medir o grau de influncia entre as partes. (Exemplo: variveis culturais, demogrficas ou sociais)

4) Interao entre organizaes (benchmarking / rede de integrao)

Resumo

As principais contribuies da Teoria Estruturalista para a prtica da administrao foram o tratamento interativo dos fatores internos e externos das organizaes, a anlise estruturada das mudanas nas organizaes, a identificao de organizaes de vrios tipos e caractersticas, gerando diferentes tipos de estrutura organizacional, a identificao de conceitos e abordagens dos conflitos e das interaes entre diferentes grupos e as suas influncias nas realidades das organizaes, bem como a identificao de problemas e necessidades de mudanas nas organizaes. A Teoria Estruturalista proporcionou os seguintes instrumentos administrativos para as organizaes: a estruturao organizacional formal e informal, os nveis da organizao, o estudo do ambiente organizacional e as interaes entre as organizaes.

REFERNCIA OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouas de. Teoria geral da administrao: uma abordagem prtica. So Paulo: Atlas, 2008.

You might also like