You are on page 1of 11

Uma prtica a servio do Aprendizado Desenvolvimento Organizacional

No existem FEDDBACKS NEGATIVOS


Muito j se falou e escreveu a respeito desse tema, e muitas foram as diferentes abordagens propostas. Para alguns, feedback sinnimo de avaliao de desempenho, para outros, uma tcnica de repreenso e promoo de correes no comportamento, com vistas melhoria do desempenho de uma dada atividade profissional. H tambm a receita de sanduche de feedback, onde o positivo faz as vezes do po, e o negativo ocupa a nobre posio do hamburger, numa demonstrao clara de maior importncia para este ltimo. Nesses tempos de preocupao extrema com a aparncia e a sade talvez valha a pergunta: Ser que vo diminuir tambm a proporo do po para o hamburger nessa receita? Isso sem mencionar na matemtica do feedback, ou seja, nas contas de quantos feedbacks positivos so necessrios para compensar cada feedback negativo. Dois para um? Trs para um? Quatro para um?...
2

Brincadeiras parte, parece mesmo mais atrativa a abordagem mais ampla, na qual o feedback visto como toda e qualquer interao de conotao avaliativa, que ocorra entre pessoas. Neste enfoque uma simples troca de olhares pode ser um feedback, desde que essa, por exemplo, tenha a inteno, ou seja percebida como um ato de aprovao, ou reprovao.

Uma nova PERSPECTIVA


O interessante de ver o feedback dessa forma que assim tambm nos damos conta das inmeras oportunidades em que damos feedbacks sem perceber que o estamos fazendo. De fato, dar feedback, em ltima instncia, depende tanto da interpretao, quanto da inteno. O nosso comportamento por si s uma forma de prover feedback. A depender de como reagimos em determinadas circunstncias, mesmo que inconscientemente, nossos atos, nossa expresso facial, nossa postura podem ser compreendidos como manifestaes de maior ou menor aprovao, oureprovao, se constituindo, portanto, num feedback. O feedback na verdade algo que acontece a todo dia, a todo instante e em todo lugar, seja na nossa vida pessoal ou profissional, e que em grande parte define a qualidade de nossas relaes. Todos ns precisamos de feedbacks, uma vez que como seres iminentemente sociais temos a necessidade de saber em que nvel somos aceitos em nossos diferentes grupos de convcio. Alm disso, tambm queremos conhecer qual a percepo qualitativa e o impacto de nossa atuao e de nosso desempenho nesses grupos, e o feedback cumpre exatamente essa funo. Num certo sentido, dominar a arte de dar e receber feedbacks dominar a arte do relacionamento, uma das competncias mais importantes, tanto na nossa vida pessoal, como profissional.
3

A Frmula do SUCESSO
Segundo pesquisa realizada pelo Stanford Research Institute, o sucesso de qualquer empreendimento devido apenas 12,5% a conhecimentos tcnicos, e 87,5% competncia relacional. dessa pesquisa que se originou o conhecido axioma do Sucesso: SUCESSO = 12,5% conhecimentos tcnicos + 87,5% relacionamento interpessoal Saber como lidar com as pessoas crtico, mas no s para o negcio, como tambm, e fundamentalmente, para a atuao dos profissionais. Ser cordial, por exemplo, praticar uma espcie de feedback, pois a cordialidade uma demonstrao de aprovao e de respeito. A cordialidade ajuda no estabelecimento de um clima mais positivo, mesmo em situaes de conflito, uma vez que praticar cordialidade com quem se tem divergncias contribui para o acordo, ou, no mnimo, para o melhor entendimento das diferenas.
4

Quando negamos a chance das pessoas saberem o que pensamos ou sentimos a respeito delas, do seu posicionamento e do seu desempenho, ns no estamos lhe dando um feedback, ns estamos na verdade lhe negando um feedback, o que muito mais danoso, pois ao faz-lo suprimimos as condies bsicas para o seu desenvolvimento ou o desenvolvimento da relao.

Percebido dessa forma, fica claro que a prtica do feedback vai muito alm do domnio de uma tcnica e de uma metodologia lgica e racional, ela compreende tambm a capacidade de lidar com as emoes, as nossas prprias, e as das outras pessoas. Um exmio praticante do feedback acima de tudo algum capaz de reconhecer e regular, no s as suas emoes, mas tambm as emoes das pessoas s quais quer influenciar positivamente. Saber receber feedbacks, por outro lado, tambm implica em aprender a lidar com as emoes, principalmente as suas, pois
5

isso pode representar ter que lidar com a frustrao ou adiar a satisfao, o que se constituem em prticas de alta exigncia emocional. Dar feedbacks compreende acima de tudo o adequado estabelecimento de estratgias emocionais de abordagem que estimulem a ateno, a valorizao e o aprendizado, e, neste sentido, destaca-se a importncia do desenvolvimento do estado emocional positivo, pois sob influncia deste que nos tornamos mais receptivos, tolerantes e criativos, portanto, mais propensos a escutar, refletir e mudar comportamentos. No devem existir Feedbacks Negativos. No seu lugar devemos pensar em Feedbacks Corretivos. No devemos apontar defeitos, mas sim criar relaes positivas que faam as pessoas melhor refletirem sobre suas dificuldades e assim buscarem o seu aprimoramento. A estratgia mais adequada de utilizao do feedback deve partir sempre do princpio de que antes de tudo, devemos sempre focar os pontos fortes das pessoas, antes de atacar-lhes as fraquezas.

O Programa
A seguir voc encontrar o descritivo do programa O Feedback na Perspectiva Positiva, um seminrio desenvolvido a partir da abordagem sobre a qual voc acaba de ler. O contedo foi inspirado no livro Preciso saber se estou indo bem! do autor Richard L. Williams um expoente internacional do tema, e a sua explorao sofre influncias dos modernos conceitos da Psicologia Positiva. Os trabalhos acontecem de forma participativa e os conceitos vo se revelando extremamente prticos, na medida em que so sempre explorados luz da realidade dos participantes. Atividades como o teste de perfil pessoal de Feedback e discusses envolvendo o processo de aprendizado nas organizaes so o ponto alto. Andr Victria da Silva Scio Proprietrio da Pollux
6

Como escreveu o clebre Peter Drucker em seu clssico livro O Gerente Eficaz: O gerente eficaz constri com base nos pontos fortes os seus prprios, os dos seus superiores, colegas, subordinados, e os pontos fortes da situao.

Objetivos do Programa
O programa tem por objetivo fazer com que os participantes sejam capazes de: Reconhecer e compreender a importncia operacional e estratgica do processo de feedback e avaliao cotidiana de desempenho; Listar, explicar e aplicar as diferentes tcnicas inerentes a este processo; Melhor interpretar e reagir diante das diferentes situaes problema que possam surgir ao longo da prtica do feedback.

Contedo Programtico
A Gesto baseada nos Pontos Fortes O nosso universo psicolgico (percepo, cognio, personalidade, necessidades e motivaes); A motivao para o trabalho; O aprendizado no contexto do trabalho; Feedback: definio e importncia; Perfil individual de feedback; As 10 Dimenses do feedback; Como funciona o feedback; Os 4 Tipos de feedback; Feedback Positivo; Os 5 passos para mudar comportamentos; Feedback Corretivo;

Outras Informaes
Metodologia Exposies dialogadas. Anlise e debates de textos e cases. Aplicaes de testes de autoanlise. Simulaes Carga Horria O Seminrio realizado em 8 horas, podendo ser dividida em dois blocos de 4 horas (meio dia). Instalaes e Equipamentos Sala com montagem em estilo subgrupos Sonorizao Cmera de vdeo Projetor LCD e telo 2 Flip chart e pincis atmicos de diversas cores
9

O Consultor Responsvel
Andr Victria da Silva
Profissional com 25 anos de experincia de mercado. Atuou por treze anos na Indstria Hoteleira, sendo trs anos como Gerente de Alimentos e Bebidas, trs anos como Gerente Operacional e sete, como Gerente Geral de Hotis das categorias Upscale e Luxo. Foi o responsvel pela implantao da estrutura e servios de suporte da Universidade Corporativa da Accor no Brasil, onde mais tarde assumiu a funo de consultor responsvel pelo atendimento das demandas de formao da Accor Hospitality; papel que desempenhou por quase 5 anos. Na ocasio, realizou a capacitao de equipes operacionais e gerenciais, durante o processo de pr-abertura de mais de uma dezena de hotis de diferentes categorias (Econmica, Midscale, Upscale e Luxo), em todo Brasil.
10

Ainda pela Academie Accor, atuou como responsvel pelo atendimento das demandas de formao da Accor Services, atual Edenred (Ticket Restaurante, Ticket Alimentao e outros) com destaque para a participao no processo de implantao do Balanced Score Card naquela Diviso. Em maro de 2010, decidiu iniciar a sua carreira como

consultor independente, num primeiro momento trazendo para a regio Nordeste as solues inovadoras da Intervir, uma empresa do Rio de Janeiro que atua no setor de educao e que tem em seu portflio de clientes empresas como a Vale do Rio Doce, Vivo, Oi, Lojas Americanas, IBMEC, Cyrela Andrade Mendona, UNIFACS, Estcio de S e Escola Trevisan; e depois, constituindo a Pollux Treinamento e Qualificao Profissional, que tem como foco prioritrio o setor de Servios.

You might also like