You are on page 1of 63

Propriedades Mecnicas dos Metais

PROPRIEDADES MECNICAS
POR QU ESTUDAR? A determinao e/ou conhecimento das propriedades mecnicas muito importante para a escolha do material para uma determinada aplicao, bem como para o projeto e fabricao do componente. As propriedades mecnicas definem o comportamento do material quando sujeitos esforos mecnicos, pois estas esto relacionadas capacidade do material de resistir ou transmitir estes esforos aplicados sem romper e sem se deformar de forma incontrolvel.

Principais propriedades mecnicas


Resistncia trao Elasticidade Ductilidade Fluncia Fadiga Dureza

Tenacidade,

Outros...
Cada uma dessas propriedades est associada habilidade do material de resistir s foras mecnicas e/ou de transmiti-las
4

TIPOS DE TENSES QUE UMA ESTRUTURA ESTA SUJEITA


Trao Compresso Flexo Toro Flambagem Cisalhamento

Como determinar as propriedades mecnicas?


A determinao das propriedades mecnicas feita atravs de ensaios mecnicos. Utiliza-se normalmente corpos de prova (amostra representativa do material) para o ensaio mecnico, j que por razes tcnicas e econmicas no praticvel (na maioria das vezes) realizar o ensaio na prpria pea, que seria o ideal. Geralmente, usa-se normas tcnicas para o procedimento das medidas e confeco do corpo de prova para garantir que os resultados sejam comparveis.

NORMAS TCNICAS
As normas tcnicas mais comuns so elaboradas pelas: ASTM (American Society for Testing and Materials) ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas)

TESTES MAIS COMUNS PARA SE DETERMINAR AS PROPRIEDADES MECNICAS DOS METAIS


Resistncia trao (+ comum, determina a elongao) Resistncia compresso Resistncia toro Resistncia ao choque Resistncia ao desgaste Resistncia fadiga Ensaio de Dureza Etc...
8

CLASSIFICAO DOS ENSAIOS MECNICOS

ENSAIO DE TRAO

O ensaio de trao pode ser usado para avaliar diversas propriedades mecnicas dos materiais que so importantes em projetos. Um ensaio de trao leva vrios minutos para ser realizado e um ensaio destrutivo, ou seja, a amostra deformada at a ruptura. NBR-6152 para metais

ENSAIO DE TRAO
um dos ensaios mais utilizados para materiais metlicos devido facilidade de execuo e reproduo. Pode ser realizado de duas formas:

Ensaio de trao convencional; Ensaio de trao real.

A uniformidade das tenses e o incremento lento de carga possibilitam uma boa caracterizao do comportamento elstico e plstico do material, fornecendo dados quantitativos. Dentre os dados obtidos atravs da curva tenso-deformao traada a partir do ensaio de trao esto:
Modulo Limites Mdulo

Young (elasticidade) e Coef. Poisson; de proporcionalidade, de escoamento, de resistncia; de resilincia, mdulo de tenacidade e alongamento.

MECANISMO DE ENSAIO

Aplicao de uma carga uniaxial de trao em um CP geralmente cilndrico e macio. Mede-se a variao comprimento como funo da aplicao da carga ( - tenso em funo de - deformao). Fornece dados quantitativos e o mais amplamente utilizado. Sofre influncia: T, V, anisotropia, microestrutura, tratamento trmico, ambiente.

MECANISMO DE ENSAIO
Mquina de trao:
Hidrulicas Dispositivo

ou parafuso contnuo

de medio de fora: hidrulica, mecnica ou eltrica de medio da deformao: extensmetro.


Dispositivo

Determina a variao de comprimento entre dois pontos do CP Mecnico, tico, eltrico ou eletrnico Preciso ex. 0,001mm

MECANISMO DE ENSAIO

600kN 2000kN

Procedimento:
1)Um Corpo de Prova (CP) previamente preparado de acordo com o material a ser estudado fixado mquina de ensaio pelas suas extremidades; 2)Um extensmetro instalado no CP para medir a variao de comprimento; 3)O CP submetido a um esforo de trao uniaxial crescente at a sua ruptura (1 kgf/mm2 s ou 9,81MPa/s pode variar para P&D); 4)No decorrer do ensaio so medidos a fora e o comprimento do CP para traar uma curva tenso-deformao.

Fatores de influncia na resposta:


1)Velocidade de aplicao da carga (ou interrupes prolongadas do ensaio); 2)Temperatura; 3)Falhas ou alteraes no CP; problemas de fixao do CP na mquina de ensaio; rigidez da mquina;

GRFICO TENSO x DEFORMAO


Curva tpica tenso/deformao convencionais Material Dctil Material Frgil

COPIAR

TENSO
Tenso definida genericamente como a resistncia interna de um corpo a uma fora externa aplicada sobre ele, por unidade de rea. A deformao definida como a variao de uma dimenso qualquer desse corpo, por unidade da mesma dimenso, quando esse corpo submetido a um esforo qualquer.

COPIAR

A tenso pode ser traduzida em:

= F (MPa = 106 N/m2 = 1 N/mm2) A0


F = carga instantnea aplicada em uma direo perpendicular rea do corpo-de-prova. A0 = rea da seo reta original antes da aplicao de qualquer carga.

COPIAR

DEFORMAO
A deformao definida de acordo com a expresso:

l0 = comprimento original antes de qualquer carga ser aplicada. li = comprimento instantneo. l = alongamento ou variao no comprimento a um dado instante, em
referncia ao comprimento original.

= li l0 = l (m/m; mm/mm; %) l0 l0

DEFORMAO

Deformao Elstica e Plstica


DEFORMAO ELSTICA
Prescede deformao plstica reversvel Desaparece quando a tenso removida praticamente proporcional tenso aplicada (obedece a lei de Hooke)

DEFORMAO PLSTICA
provocada por tenses que ultrapassam o limite de elasticidade irreversvel porque resultado do deslocamento permanente dos tomos e portanto no desaparece quando a tenso removida

Elstica

Plstica

20

DEFORMAO ELSTICA
Deformao elstica: processo de deformao no qual a tenso e a deformao so proporcionais. A inclinao desse segmento linear corresponde ao mdulo de elasticidade E. Esse mdulo corresponde rigidez do material, ou seja, resistncia do material deformao elstica.

DESCARGA

T E N S O

COEFICIENTE ANGULAR = MDULO DE ELASTICIDADE

CARGA

DEFORMAO

DEFORMAO ELSTICA
Quanto maior o mdulo de elasticidade, mais rgido ser o material. A deformao elstica no permanente, quando a carga aplicada liberada, a pea retorna sua forma original.
T E N S O
DESCARGA

COEFICIENTE ANGULAR = MDULO DE ELASTICIDADE

CARGA

DEFORMAO

DEFORMAO ELSTICA
Em escala atmica, a deformao elstica macroscpica manifestada na forma de pequenas alteraes no espaamento interatmico e na extenso das ligaes interatmicas. Como consequncia, a magnitude do mdulo de elasticidade representa uma medida da resistncia separao exibida por tomos/ons/molculas adjacentes, ou seja, as foras de ligao interatmicas.

DEFORMAO ELSTICA

DESCARGA

T E N S O

COEFICIENTE ANGULAR = MDULO DE ELASTICIDADE

CARGA

DEFORMAO

DEFORMAO ELSTICA

DESCARGA

T E N S O

COEFICIENTE ANGULAR = MDULO DE ELASTICIDADE

CARGA

DEFORMAO

DEFORMAO ELSTICA

DESCARGA

T E N S O

COEFICIENTE ANGULAR = MDULO DE ELASTICIDADE

CARGA

DEFORMAO

DEFORMAO ELSTICA

DESCARGA

T E N S O

COEFICIENTE ANGULAR = MDULO DE ELASTICIDADE

CARGA

DEFORMAO

DEFORMAO ELSTICA

DESCARGA

T E N S O

COEFICIENTE ANGULAR = MDULO DE ELASTICIDADE

CARGA

DEFORMAO

DEFORMAO ELSTICA
As diferenas nos valores para os mdulos de elasticidade de metais, cermicos e polmeros so uma consequncia direta dos diferentes tipos de ligaes atmicas existentes nesses trs tipos de materiais. O mdulo de elasticidade tende a diminuir com o aumento da temperatura.

Mdulo de elasticidade ou Mdulo de Young


E= / =Kgf/mm2
o quociente entre a tenso aplicada

COPIAR

e a deformao elstica resultante. Est relacionado com a rigidez do material ou resist. deformao elstica Est relacionado diretamente com as foras das ligaes interatmicas
P
A lei de Hooke s vlida at este ponto

Tg = E

Lei de Hooke:

=E

30

COPIAR

COMPORTAMENTO TENSO-DEFORMAO
Para a maioria dos metais que so submetidos a uma tenso de trao em nveis relativamente baixos, a tenso e a deformao so proporcionais entre si, de acordo com a relao:
DESCARGA

=E.

(LEI DE HOOKE) ou

E=/

E = constante de proporcionalidade, mdulo de elasticidade ou mdulo de Young (GPa = 109 N/m2 = 103 MPa).

T E N S O

COEFICIENTE ANGULAR = MDULO DE ELASTICIDADE

CARGA

DEFORMAO

COMPORTAMENTO TENSO-DEFORMAO
Mdulo de Elasticidade: - Metais: Entre 45 GPa (magnsio) e 407 GPa (tungstnio). - Cermicos: Entre 70 e 500 GPa. - Polmeros: Entre 0,007 e 4 GPa.

COPIAR

EXEMPLO
1) Um pedao de cobre originalmente com 305 mm de comprimento puxado em trao com uma tenso de 276 MPa. O mdulo de elasticidade do cobre de 110 GPa. Se a sua deformao inteiramente elstica, qual ser o alongamento resultante?

RESPOSTA
= E (regime elstico) = l i l 0 = l l0 l0 = E l l0 l = l0 = (276 MPa) (305mm) = 0,77 mm E 110 x 103 MPa

COMPORTAMENTO NO-LINEAR
Existem alguns materiais para os quais essa poro elstica da curva tenso-deformao no linear (ferro fundido cinzento, concreto e muitos polmeros). Sendo assim, no possvel determinar o mdulo de elasticidade atravs da Lei de Hooke. Para esse comportamento no-linear, utiliza-se normalmente um mdulo tangencial ou um mdulo secante.

COMPORTAMENTO NO-LINEAR

MDULO TANGENCIAL (EM 2) T E N S O MDULO SECANTE (ENTRE A ORIGEM E 1)

DEFORMAO

COMPORTAMENTO NO-LINEAR
O mdulo tangencial tomado como sendo a inclinao (coeficiente angular) da curva tenso-deformao em um nvel de tenso especfico. O mdulo secante representa a inclinao (coeficiente angular) de uma secante tirada desde a origem at algum ponto especfico sobre a curva.

DEFORMAO PLSTICA
Para a maioria dos materiais metlicos, o regime de deformao elstica persiste at deformaes de aproximadamente 0,005. De uma perspectiva atmica, a deformao plstica corresponde quebra de ligaes com os tomos vizinhos originais e em seguida formao de novas ligaes com novos tomos vizinhos. A deformao permanente em metais ocorre por meio do escorregamento, que envolve o movimento de discordncias.

ESCOAMENTO E LIMITE DE ESCOAMENTO


Limite de proporcionalidade: ponto de escoamento onde ocorre o afastamento inicial da linearidade na curva tenso-deformao (ponto P). Tenso limite de escoamento (1 OU Y OU e): uma linha paralela poro elstica construda a partir de uma pr-deformao especfica, geralmente de 0,002.

DEFORMAO PLSTICA

ESCOAMENTO E LIMITE DE ESCOAMENTO


Fenmeno do pico de escoamento descontnuo: alguns materiais possuem a transio elastoplstica bem definida, que ocorre de uma forma abrupta. Limite de escoamento superior: a deformao plstica tem seu incio com uma diminuio real da deformao. Limite de escoamento inferior: a deformao que se segue flutua ligeiramente em torno de algum valor de tenso constante. Tenso limite de escoamento: tenso mdia associada ao limite de escoamento inferior.

DEFORMAO PLSTICA

LIMITE DE RESISTNCIA TRAO E RESISTNCIA FRATURA


Limite de resistncia trao (LRT): a tenso no ponto mximo da curva tenso-deformao. O LRT corresponde tenso mxima (max) que pode ser suportada por uma estrutura que se encontra sob trao. Resistncia fratura: corresponde tenso aplicada no momento em que ocorre a fratura.

Tenso ()

Curva tpica tenso/deformao convencionais

Deformao at a fratura () Deformao uniforme ()

Limite de Resistncia a trao (max) Tenso de ruptura (r) Tenso limite de escoamento (e) Tenso limite Proporcionalidade (p)

Formao da constrio (empescoamento)

Deformao ()

46

CURVA TENSO-DEFORMAO
LRT

T E N S O

Regio Plstica

Encruamento

Ponto de Ruptura

Regio Elstica

DEFORMAO

TENSO PARA PROJETO


Quando a resistncia de um metal citada para fins de projeto, a tenso limite de escoamento o parmetro utilizado.

COPIAR

EXEMPLO
2) A partir do comportamento tenso-deformao em trao para um corpo-de-prova de lato mostrado na figura, determinar o seguinte:
a) O mdulo de elasticidade b) A tenso limite de escoamento a um nvel de pr-deformao de 0,002. c) A variao no comprimento de um corpo-de-prova que tinha originalmente 250mm de comprimento e que foi submetido a uma tenso de trao de 345 Mpa (ponto A do grfico).

RESPOSTA
a) O mdulo de elasticidade: =E E = / E = (2 1) / (2 1) E = (150 0) / (0,0016 0) E = 93.780 MPa = 93,8 GPa

RESPOSTA
b) A tenso limite de escoamento a um nvel de pr-deformao de 0,002. Interseo da linha que passa pela pr-deformao de 0,002 com a curva tenso-deformao. Tenso limite de escoamento = 250 MPa.

RESPOSTA
c) A variao no comprimento de um corpo-de-prova que tinha originalmente 250mm de comprimento e que foi submetido a uma tenso de trao de 345 MPa. Ponto A da curva: deformao = 0,06 = l l0 l = l 0 l = (0,06) (250mm) = 15 mm

DUCTILIDADE
Ductilidade: representa uma medida do grau de deformao plstica que foi suportado at o momento da fratura. Um material que experimenta um pequena ou nenhuma deformao plstica at o momento da fratura chamado de frgil.

DUCTILIDADE
FRGIL DCTIL T E N S O

DEFORMAO

DUCTILIDADE
A ductilidade pode ser expressa quantitativamente como: - Alongamento percentual AL% = (lf l0 ) x 100 l0 - Reduo percentual da rea (coeficiente percentual da fratura) RA% = (A0 Af ) x 100 A0

DUCTILIDADE
Importncia da ductilidade: - Fornece uma indicao ao projetista do grau segundo o qual uma estrutura ir se deformar de maneira plstica antes de sofrer uma fratura. - Especifica o grau de deformao permissvel durante as operaes de fabricao. Os materias frgeis geralmente possuem uma deformao de fratura inferior a aproximadamente 5%.

RESILINCIA
Resilincia: a capacidade de um material de absorver energia quando ele deformado elasticamente e depois, com a remoo da carga, recuperar essa energia. Propriedade associada: mdulo de resilincia Ur: representa a energia de deformao por unidade de volume exigida para tensionar um material desde um estado com ausncia de carga at a sua tenso limite de escoamento.

RESILINCIA
Mdulo de resilincia: rea sob a curva tenso-deformao at o escoamento: Ur = y y (J/m3, Pa)
T E N S O

Ur = y (y /E) = y2 /2E

DEFORM AO

TENACIDADE
Tenacidade: termo mecnico usado em vrios contextos, representa uma medida da habilidade de um material para absorver energia at sua fratura. representada pela rea sob a curva tenso-deformao at o ponto da fratura. Sua unidade a mesma de resilincia (energia por unidade de volume do material).

TENACIDADE
FRGIL DCTIL T E N S O

DEFORMAO

RECUPERAO ELSTICA

T E N S O

DESCARREGAMENTO

REAPLICAO DA CARGA

DEFORMAO
RECUPERAO DA DEFORMAO ELSTICA

TENSO VERDADEIRA E DEFORMAO VERDADEIRA

TRANFORMAO DE UNIDADES

You might also like