You are on page 1of 3

CERTEAU, Michel de. A inveno do cotidiano: artes de fazer. 3. Ed. Petrpolis: Editora Vozes, 1998.

Certeau (1998) se prope a estudar as prticas cotidianas ou maneiras de fazer. O autor afirma que a relao (sempre social) determina seus termos, e no o inverso, e que cada individualidade o lugar onde atua uma pluralidade incoerente (e muitas vezes contraditria) de suas determinaes relacionais (CERTEAU, 1998, p. 38). Deve-se esclarecer que seu trabalho no foca o indivduo, o sujeito, mas seus modos de operao ou esquemas de ao. Certeau (1998) busca explicitar as combinatrias de operaes que compem tambm (sem ser exclusivamente) um cultura e exumar os modelos de ao caractersticos dos usurios, dos quais se esconde, sob o pudico nome de consumidores, o estatuto de dominados (o que no quer dizer passivos ou dceis). O cotidiano se inventa com mil maneiras de caa no autorizada (CERTEAU, 1998, p. 38). Certeau (1998) entende haver duas faces dicotomicas no cotidiano: uma que responsvel pela produo, caracterizada pela racionalidade, espetacularizao, expansionismo, centralizao e barulho; outra que fabricao (escondida, porque se dissemina nas regies definidas e ocupadas pelos sistemas de produo e porque a extenso sempre mais totalitria desses sistemas no deixa aos consumidores um lugar onde possam marcar o que fazem com os produtos), qualificada de consumo e caracterizada pela astcia e disperso, alm de ser silenciosa e quase invisvel. Ela no se faz notar com produtos prprios, mas nas maneiras de empregar os produtos impostos por uma ordem econmica dominante (CERTEAU, 1998, p. 39). Para o autor o fundamental compreender como os consumidores transformam ou manipulam as representaes. Apenas assim ser possvel apreciar a diferena ou a semelhana entre a produo da imagem e a produo secundria que se esconde nos processos de sua utilizao (CERTEAU, 1998, p, 40). Em outras palavras, os usurios fazem uma bricolagem com e na economia cultural dominante, usando inmeras e infinitesimais metamorfoses da lei, segundo seus interesses prprios e suas prprias regras (CERTEAU, 1998, p. 40). Importante, ento, compreender os procedimentos, as bases, os efeitos e as possibilidades. Outro ponto investigado por Certeau (1998) so os procedimentos populares que jogam com os mecanismos de disciplina e no se conformam com ela a no ser para alter-los. Ou seja, quais maneiras de fazer formam a contrapartida, do lado dos consumidores, dos processos mudos que organizam a ordenao scio-poltica. Essas maneiras de fazer constituem as mil prticas pelas quais usurios se reapropriam do espao organizado pelas tcnicas da produo scio-cultural (CERTEAU, 1998, p. 41). So operaes, quase invisveis, que proliferam no seio das estruturas tecnocrticas e alteram o seu funcionamento por uma multiplicidade de tticas articuladas sobre os detalhes do

cotidiano (CERTEAU, 1998). A esse modo de proceder e a essas astcias de consumidores o autor denomina rede de antidisciplina, que o tema de seu livro.

Comecei a ler a edio 17 a numerao das pginas muda

CERTEAU, Michel de. A inveno do cotidiano: artes de fazer. 17. ed. Petrpolis: Editora Vozes, 2011. Certeau (2011, p. 41) supe que as operaes multiformes e fragmentrias, relativas a ocasies e a detalhes, insinuadas e escondidas nos aparelhos das quais elas so os modos de usar e, portanto, desprovidas de ideologias ou de instituies prprias, obedecem a regras. Acredita, ento, que deve haver uma lgica nessas prticas. A marginalidade atual no a minoria, no se compe de pequenos grupos, mas da massa, da maioria silenciosa. Certeau (2011) adverte, no entanto, que ela no homognea. Dispositivos semelhantes, jogando com relaes de foras desiguais, no geram efeitos idnticos. Da a necessidade de diferenciar as aes (no sentido militar do termo) que se efetuam no interior da rede dos consumidores pelo sistema de produtos, e estabelecer distines entre as margens de manobra permitidas aos usurios pelas conjunturas nas quais exercem a sua arte (CERTEAU, 2011, p. 44). Como o direito (que um modelo de cultura), a cultura articula conflitos e volta e meia legitima, desloca ou controla a razo do mais forte (CERTEAU, 2011, p. 44). Para Certeau (2011, p. 41) as tticas do consumo, engenhosidades do fraco para tirar partido do forte, vo desembocar ento em uma politizao das prticas cotidianas. Chamo de estratgia o clculo das relaes de foras que se torna possvel a partir do momento em que um sujeito de querer e poder isolvel de um ambiente. Ela postula um lugar capaz de ser circunscrito como um prprio e portanto capaz de servir de base a uma gesto de suas relaes com uma exterioridade distintiva. A nacionalidade poltica, econmica ou cientfica foi construda segundo esse modelo (CERTEAU, 2011, p. 45). Denomino, ao contrrio, ttica um clculo que no pode contar com um prprio nem , portanto, com uma fronteira que distingue o outro como totalidade visvel. A ttica s tem por lugar o do outro. Ela a se insinua, fragmentariamente, sem apreend-lo por inteiro, sem poder ret-lo distncia. Ela no dispe de base onde capitalizar os seus proveitos, preparar suas expanses e assegurar uma independncia em face das circunstncias. (CERTEAU, 2011, p. 4546)

You might also like