You are on page 1of 11

Aluna: Vilmara Lima Disciplina: Patologia das Construes Professora: Paula Oliveira Curso: Tcnico em Edificaes Semestre: 5

PATOLOGIA DAS PINTURAS

Quixad, Maio de 2013

PATOLOGIA DAS CONSTRUES

PATOLOGIA DAS PINTURAS

Quixad, Maio de 2013

SUMRIO

1.0 Introduo 2.0 Patologias 2.1 Descascamento 2.2 Manchamento 2.3 Bolor 2.4 Fissuras 2.5 Bolhas e enrrugamento 3.0 Concluso

4 5 5 6 7 8 9 10

INTRODUO
Patologias das construes uma cincia que faz o diagnstico de estruturas doentes e recupera as mesmas da melhor forma possvel. Dentre as patologias encontra-se as patologias de pinturas. Este presente trabalho informa algumas patologias de pintura com seus devidos diagnsticos e terapias.

PATOLOGIAS
DESCASCAMENTO

Diagnstico A parede est exposta a intempries, ento a patologia pode ter sido causada pela perda de aderncia da pintura influenciada por esses fatores externos. Tambm pode ter sido causada pela perda de aderncia influenciada pela camada de tinta antiga. Terapia Deve-se retirar as camadas velhas de tinta raspando-as e aplicar uma nova pintura, mas antes fazer impermeabilizao e aplicar um fundo preparador. A tinta deve ser adequada para o tipo de ambiente.

MANCHAMENTO

Diagnstico A parede est exposta a intempries, ento a patologia pode ter sido causada pelo contato com a umidade da chuva que bate no cho e respinga na parede deixando a parede com uma mancha. Terapia Deve-se lavar a superfcie com uma soluo de gua com 10% de amonaco ou com detergente base dessa substncia. Deve-se fazer impermeabilizao, aplicar um fundo preparador e a pintura. A tinta deve ser adequada para esse tipo de ambiente exposto a umidade.

BOLOR

Diagnstico A parede est exposta a intempries, ento a patologia pode ter sido causada pelo contato com a umidade da chuva que escorre pela parede (nesse caso um muro) deixando a superfcie mofada. Terapia Para retirar o mofo deve-se lavar a superfcie com uma mistura de gua e gua sanitria, em seguida aguardar alguns dias para ver se realmente eliminou o mofo. Se no eliminar deve-se aplicar de novo. Depois do mofo eliminado deve-se fazer impermeabilizao, passar um fundo preparador de paredes e fazer nova pintura. A tinta deve ser adequada para o tipo de ambiente.

7 FISSURAS

Diagnstico Essa patologia pode ter sido causada por umidade, movimentao da estrutura ou at mesmo pela retrao. Terapia Deve-se raspar a superfcie no local das fissuras, depois limpar bem para tirar restos de partculas. Aplicar massa reparadora e lixar. Depois aplicar uma tinta adequada para o tipo de ambiente da parede.

8 BOLHAS E ENRRUGAMENTO

Diagnstico Essa patologia pode ter sido causada por umidade. Terapia Deve-se raspar a superfcie no local, depois limpar bem para tirar restos de partculas. Aplicar fundo preparador e depois aplicar uma tinta adequada para o tipo de ambiente da parede.

9 CONCLUSO Conclui-se que o diagnstico feito em patologias de fundamental importncia para aplicar terapias adequadas, e avaliao das patologias deve ser com cautela, principalmente em certas patologias da pintura, pois algumas so semelhantes no aspecto.

10

You might also like