You are on page 1of 53

PRIMEIROS ESTUDOS | TRADUES

Alguns requisitos sociais da democracia: desenvolvimento econmico e legitimidade poltica*I


Seymour Martin LipsetII Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena**

As condies associadas existncia e estabilidade da sociedade democrtica tm constitudo uma preocupao de primeira ordem na filosofia poltica. Neste artigo, o problema enfrentado tendo como referncia um ponto de vista sociolgico e behaviorista, por meio do levantamento de uma srie de hipteses acerca de alguns requisitos sociais da democracia, e por meio da discusso de alguns dos dados disponveis para testar tais hipteses. Em sua preocupao com as condies valores, instituies sociais, eventos histricos externas ao sistema poltico em si e que sustentam diferentes tipos gerais de sistemas polticos, o artigo procura se afastar do relevante campo da sociologia poltica. Esse campo em crescimento lidou de forma ampla com a anlise interna de organizaes com objetivos polticos, ou com os fatores determinantes de ao no interior de diversas instituies polticas, como os partidos, os rgos governamentais ou o processo eleitoral1. No geral, deixou para o filsofo poltico a preocupao maior com as relaes do sistema poltico com a sociedade em sua totalidade.

Nota dos editores: Agradecemos a Cambridge Press por autorizar a traduo. No original: Some Social Requisites of Democracy: Economic Development and Political Legitimacy. American Political Science Review, vol. 53, n. 1, mar., 1959, p. 69-105. Reviso tcnica de Lincoln Narcelio Thomaz Noronha e Ugo Urbano Casares Rivetti.
* I

Este artigo foi escrito como parte de uma anlise comparativa do comportamento poltico em democracias ocidentais, apoiado por bolsas da Behavioral Science Division da Fundao Ford e do Committee on Comparative Politics do Social Science Research Council. Auxlio de Robert Alford e Amitai Etzioni amplamente reconhecido. Foi originalmente apresentado em setembro de 1958 nos encontros da American Political Science Association (APSA) em Saint Louis, Missouri. Professor da Universidade da Califrnia, Berkeley. Mestrando em Direito do Estado USP e mestranda em Cincia Poltica USP.

II ** 1

Ver Lipset (1956, p. 45-55) para um resumo das vrias reas cobertas pela sociologia poltica. Para uma discusso sobre as correntes intelectuais em sociologia poltica e uma exposio detalhada com foco na questo da democracia, ver Lipset (1959, captulo 3).

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

198

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

1. Introduo Uma anlise sociolgica de qualquer padro de comportamento, seja referindo-se a um pequeno ou a um grande sistema social, deve resultar em hipteses especficas, em afirmaes empiricamente testveis. Assim, ao se lidar com a democracia necessrio apontar para um conjunto de condies que realmente existiram em determinado nmero de pases e dizer: a democracia emergiu dessas condies e se tornou estabilizada por fora de certas instituies e valores, bem como por fora do seu prprio processo interno de automanuteno. Essas condies listadas devem diferenciar os estados democrticos dos outros Estados. Uma recente discusso entre um grupo de tericos polticos sobre os prrequisitos culturais para uma democracia bem-sucedida destaca a diferena entre a abordagem do socilogo poltico e a do filsofo poltico a respeito de um problema passvel de comparao (GRIFFITH et al., 1956). Uma poro considervel desse simpsio dedicada ao debate sobre a contribuio da religio, especialmente a tica crist, para o comportamento democrtico. O autor principal, Ernest Griffith, v uma conexo indispensvel entre a herana judaico-crist e as atitudes que sustentam as instituies democrticas; os outros participantes atentam para as condies polticas e econmicas que podem fornecer as bases para um consenso acerca de valores bsicos que no dependem da religio, citando a depresso econmica, a pobreza e a desorganizao social que resultaram no fascismo na Itlia e na Alemanha, apesar de esses pases terem populaes e tradies fortemente religiosas. O que mais chama a ateno nessa discusso a falta de um ponto de vista que admita que proposies tericas devem ser submetidas a exame por meio da comparao sistemtica de todos os casos disponveis, e que trate de forma apropriada um caso desviante, como um dentre tantos outros. Nesse simpsio, ao contrrio, casos desviantes que no se encaixam em determinada proposio so citados para demonstrar que no existem condies sociais que estejam regularmente associadas com dado sistema poltico complexo. Portanto, os debates entre filsofos polticos acerca das condies necessrias por trs de certos sistemas polticos com frequncia levaram demonstrao triunfante de que dada situao viola claramente a tese de seu oponente, como se a existncia de alguns socialistas ricos ou

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

199

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

de conservadores pobres demonstrasse que fatores econmicos no so um determinante importante da preferncia poltica. A vantagem de uma tentativa como a que apresentada aqui, que procura dissecar as condies da democracia em muitas variveis interelacionadas, consiste em permitir a colocao de casos desviantes em suas devidas perspectivas. A preponderncia estatstica de uma evidncia que apoie a relao de uma varivel como a educao com a democracia indica que a existncia de casos diferentes (como a Alemanha, que sucumbiu ditadura apesar de um avanado sistema educacional) no pode ser a nica base para se rejeitar uma hiptese. Um caso diferente, considerado dentro de um contexto que rene provas de todos os casos relevantes, geralmente pode fortalecer uma hiptese bsica se um intenso estudo revelar as condies especiais que se entreviu na relao causal2. Assim, a pesquisa eleitoral indica que uma grande proporo de esquerdistas ricos so desprivilegiados em outras dimenses de status social, como as posies tnica ou religiosa. A controvrsia nessa rea no tem origem somente nas variaes de metodologia, mas tambm no uso de definies diferentes. Obviamente, para se discutir a democracia ou qualquer outro fenmeno necessrio primeiramente defini-lo. Para atender aos objetivos deste artigo, a democracia (em uma sociedade complexa) definida como um sistema poltico que fornece oportunidades constitucionais constantes para a alternncia de grupos no governo. um mecanismo social para a resoluo do problema da tomada de decises da sociedade, perante grupos de interesse em conflito, que permite maior parte possvel da populao influenciar tais decises por meio de sua capacidade de escolher entre as alternativas de candidatos administrao poltica. Inspirada nos trabalhos de Joseph Schumpeter (1947, p. 232-302, especialmente p. 269) e Max Weber (1946, p. 226), essa definio implica uma srie de condies especficas: (a) uma frmula poltica, um sis2 Um exemplo detalhado de como um caso desviante e a anlise avanam em relao teoria pode ser encontrado em Lipset et al. (1956) Esse livro um estudo do processo poltico dentro do Sindicato Internacional de Tipografia, que possui um sistema antigo bipartidrio com eleies livres e frequentes mudanas na administrao, e , assim, a mais clara exceo da lei de ferro da oligarquia de Robert Michel. A pesquisa, no entanto, no foi planejada como um registro desse sindicato, mas como a melhor maneira disponvel de testar e amplificar a lei de Michel. O estudo s poderia ter sido realizado por meio de um esforo sistemtico para estabelecer uma teoria bsica e deduzir hipteses. A melhor maneira de acrescentar conhecimento sobre o governo interno de associaes voluntrias parece ser o estudo dos casos mais desviantes. Nesse processo de anlise das condies histricas e estruturais particulares sustentando o sistema bipartidrio do sindicato, a teoria geral foi esclarecida.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

200

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

tema de crenas que legitime o sistema democrtico e especifique as instituies partidos, imprensa livre e assim por diante que so legitimadas, isto , aceitas como apropriadas por todos; (b) um conjunto de lderes polticos no exerccio da administrao pblica; e (c) um ou mais grupos de lderes, fora da administrao, que ajam como oposio legtima, na tentativa de tornar-se governo. A necessidade dessas condies evidente. Primeiro, se um sistema poltico no se caracteriza por um sistema de valores, permitindo um pacfico jogo de poder ou seja, a aderncia por parte dos que esto fora s decises tomadas por aqueles que esto dentro, juntamente com o reconhecimento pelos que esto dentro dos direitos dos que esto fora no pode existir democracia estvel. Esse tem sido o problema enfrentado por vrios Estados latino-americanos. Segundo, se o resultado do jogo poltico no for a peridica outorga efetiva de autoridade a um grupo, partido ou coalizo estvel, ento, disso resultar um governo instvel e irresponsvel em vez de uma democracia. Essa situao existiu na Itlia prfascista e em boa parte da histria da Terceira e Quarta Repblica francesa, as quais caracterizaram-se por fracos governos de coalizo, geralmente formados entre partidos que tinham conflitos de interesses e de valores entre si. Terceiro, se as condies que facilitam a perpetuao de uma oposio efetiva no existirem, a autoridade dos governantes ser maximizada, e a influncia popular sobre a orientao poltica ficar num mnimo. Essa a situao em Estados de partido nico; e, por consenso, pelo menos no Ocidente, tais pases so classificados como ditaduras. Duas importantes caractersticas complexas de sistemas sociais sero levadas em conta aqui, por serem relevantes para o problema da estabilidade da democracia: o desenvolvimento econmico e a legitimidade. Elas sero apresentadas como caractersticas estruturais de uma sociedade que sustenta um sistema poltico democrtico. Aps uma discusso sobre as estruturas do desenvolvimento econmico (composto por industrializao, riqueza, urbanizao e educao) e suas consequncias para a democracia, nos voltaremos para dois aspectos do problema da legitimidade, ou o quanto as instituies so valorizadas em si mesmas, e em que medida so consideradas justas e apropriadas. As relaes entre a legitimidade e a efetividade do sistema (esta ltima, primordialmente uma funo do desenvol-

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

201

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

vimento econmico) sero seguidas por uma discusso sobre as fontes de clivagem em uma sociedade e sobre as formas como diversas resolues de questes historicamente cruciais resultaram ou em tipos de clivagens desagregadoras, ou em pontes entre diferentes clivagens que reduzem o conflito a um nvel administrvel. Por ltimo, ser avaliado o efeito desses diversos fatores sobre o futuro da democracia. Nenhum exame detalhado da histria poltica individual dos pases ser empreendido conforme a sua definio genrica, uma vez que o relativo grau ou contedo social da democracia em diferentes pases no o verdadeiro problema deste trabalho. Certos problemas metodolgicos, ao lidar com as relaes entre caractersticas complexas da totalidade de sociedades, contudo, merecem breve discusso. Uma altssima correlao entre aspectos da estrutura social, como renda, educao, religio, por um lado, e democracia, por outro, no deve ser prevista em termos tericos, porque, na medida em que o subsistema poltico da sociedade funciona autonomamente, certa forma poltica pode persistir sob condies normalmente adversas ao surgimento desta mesma forma. Ou ainda, uma forma poltica pode se desenvolver por conta de um conjunto de fatores histricos bastante singulares, a despeito de importantes caractersticas sociais favorecerem outra forma. A Alemanha um exemplo de nao em que mudanas estruturais industrializao crescente, urbanizao, riqueza e educao favoreceram o estabelecimento de um sistema democrtico, mas em que uma srie de eventos histricos adversos impediu a democracia de fixar a sua legitimidade aos olhos de muitos segmentos importantes da sociedade, o que enfraqueceu a capacidade da democracia alem de suportar crises. A alta correlao, que aparece nos dados a serem apresentados, entre democracia e outras caractersticas institucionais da sociedade no deve ser excessivamente enfatizada, uma vez que eventos nicos podem responder ou pela persistncia ou pela falha da democracia em uma dada sociedade. Max Weber argumentou de forma vigorosa que diferenas nos padres nacionais geralmente refletem eventos histricos chave que colocam em movimento um processo num pas e um segundo processo em outro. Para ilustrar seu argumento, ele usou a analogia de

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

202

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

um jogo de dados no qual, cada vez que o dado aparecia com determinado nmero, eles eram alterados para aumentar a probabilidade daquele nmero aparecer novamente (WEBER, 1949, p. 182-185)3. Para Weber, um evento predispondo um pas em direo democracia coloca em movimento um processo que aumenta a probabilidade de que, no prximo ponto crtico da histria desse pas, a democracia prevalecer novamente. Esse processo s pode ter significado se admitirmos que, uma vez estabelecido, um sistema poltico democrtico atingir a capacidade de continuar se desenvolvendo e criar suporte social (instituies) para assegurar sua existncia contnua. Desse modo, a sobrevivncia de uma democracia prematura depender (entre outras coisas) do crescimento de outras condies tendentes democracia, como da alfabetizao universal ou de associaes privadas autnomas. Este artigo preocupa-se principalmente com a explicao das condies sociais que servem de apoio a um sistema poltico democrtico, como educao ou legitimidade; ele no vai lidar em detalhes com os tipos de mecanismos internos que servem para manter um sistema democrtico, tais como as regras do jogo poltico4. Generalizaes comparativas acerca dos sistemas sociais complexos iro necessariamente tratar de forma sumria determinadas caractersticas histricas de qualquer sociedade contida nesse escopo de investigao. Para testar essas generalizaes, levando-se em conta as diferenas entre os pases posicionados mais acima ou mais abaixo segundo as atribuies ligadas democracia, preciso estabelecer algumas medies empricas do tipo de sistema poltico. Desvios individuais de um determinado aspecto da democracia no so to importantes, desde que as definies cubram, sem ambiguidade, a grande maioria das naes determinadas como democrticas ou no democrticas. Uma linha divisria exata entre mais democrtico ou menos democrtico tambm no constitui problema bsico, j que se presume no ser a democracia uma caracterstica do sistema social que existe ou no, mas, antes, um complexo de caractersticas que podem ser classificadas das mais diversas maneiras. Por essa razo, decidiu-se dividir os pases avalia-

Ver tambm: Lipset (1958a, p. 13-17).

4 Ver Janowitz; Marvick (1956) e Dahl, (1956, especialmente p. 90-123). Para recentes esforos sistemticos em especificar alguns dos mecanismos internos da democracia, ver Easton (1957).

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

203

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

dos em dois grupos, em vez de se tentar classific-los em ordem decrescente. Classificar pases individualmente, do mais democrtico para o menos democrtico, muito mais difcil do que separar os pases em duas classes mais ou menos democrticos apesar de esta ltima forma tambm enfrentar problemas, como o exemplo limiar do Mxico. Esforos em classificar todos os pases levantam uma srie de problemas. A maioria dos pases que carecem de uma tradio de democracia poltica duradoura encontra-se na parte tradicionalmente subdesenvolvida do mundo. possvel que Max Weber (1906, p. 346 em diante) estivesse certo quando sugeriu que a democracia moderna nas suas formas mais claras s pode ocorrer sob as condies nicas da industrializao capitalista. Algumas das complicaes introduzidas pelas variaes acentuadas nas prticas polticas de cada pas podem ser reduzidas ao se lidar com as diferenas entre pases dentro de certas reas de cultura poltica. As duas melhores reas para tal comparao interna so, de um lado, a Amrica Latina e, de outro, a Europa e os pases de lngua inglesa. Comparaes mais limitadas podem ser feitas entre os estados asiticos e entre os pases rabes. Os principais critrios usados neste artigo para localizar as democracias europeias so a continuao ininterrupta da democracia poltica desde a Segunda Guerra Mundial, assim como a ausncia, nos ltimos 25 anos, de um movimento poltico de vulto que se oponha s regras do jogo democrticas5. O critrio, de certa forma menos rigoroso, usado para a Amrica Latina o de identificar se um dado pas teve uma histria de eleies livres, em maior ou menor grau, na maioria do perodo ps-Primeira Guerra Mundial. Enquanto na Europa procuramos por democracias estveis, na Amrica do Sul buscamos pases que no tiveram ditaduras razoavelmente constantes (Ver Tabela I). No foi feita anlise detalhada da histria poltica da Europa ou da Amrica Latina com vistas a critrios de diferenciao mais especficos; a esta altura do exame dos requisitos da democracia, os resultados de eleies so suficientes para identificar os pases europeus; e os pareceres

O ltimo requisito significa que nenhum movimento totalitrio, seja fascista ou comunista, recebeu 20% de votos durante esse perodo. Na verdade, todas as naes europeias democrticas (segundo esses critrios) tiveram movimentos totalitrios, mas que asseguraram menos de 7% dos votos.
5

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

204

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

de especialistas e as impresses derivadas de fatos bastante conhecidos da histria poltica so suficientes para a Amrica Latina6.
Tabela I Classificao de naes europeias, anglfonas e latino-americanas por grau de estabilidade democrtica Naes Europeias e Anglfonas Democracias Estveis Austrlia Blgica Canad Dinamarca Estados Unidos Holanda Irlanda Luxemburgo Noruega Nova Zelndia Reino Unido Sucia Sua Democracias Instveis e Ditaduras Alemanha (Oriental) ustria Bulgria Espanha Finlndia Frana Grcia Hungria Islndia Itlia Iugoslvia Polnia Portugal Romnia Tchecoslovquia Naes Latino-Americanas Democracias e Ditaduras Instveis Argentina Brasil Chile Colmbia Costa Rica Mxico Uruguai Ditaduras Estveis Bolvia Cuba El Salvador Equador Guatemala Haiti Honduras Nicargua Panam Paraguai Peru Repblica Dominicana Venezuela

2. Desenvolvimento econmico e democracia Talvez a generalizao mais difundida ligando sistemas polticos a outros aspectos da sociedade tenha sido a relao entre a democracia e o estgio de desenvolvimento econmico. Concretamente, isso significa que quanto mais rica uma nao, maiores as chances de ela sustentar a democracia. Desde Aristteles at o

6 O historiador Arthur P. Whitaker (1950), por exemplo, resumiu as opinies de estudiosos da Amrica Latina ao dizer que os pases que se aproximaram mais do ideal democrtico foram... Argentina, Brasil, Chile, Colmbia, Costa Rica e Uruguai. A esse grupo eu adicionei o Mxico. O Mxico assegurou liberdade de imprensa, de reunio e organizao, partidos de oposio, embora haja provas de que no permitiu que ganhassem eleies, uma vez que os votos foram contados pelo partido governista. A existncia de grupos de oposio, eleies contestadas e ajustes entre as vrias faces do partido da situao, Partido Revolucionrio Institucional, introduzem um considervel elemento de influncia popular no sistema. O interessante esforo de Russell Fitzgibbon (1956) para assegurar uma avaliao estatstica da democracia na Amrica Latina baseada na opinio de vrios estudiosos no til para os propsitos deste artigo. Os juzes foram solicitados no somente para classificar pases como democrtico com base apenas em critrios polticos, mas tambm para considerar o padro de vida e o nvel educacional. Estes ltimos fatores podem ser condies para democracia, mas no so um aspecto da democracia como tal.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

205

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

presente, o homem afirma que somente numa sociedade rica, na qual relativamente poucos cidados vivam em pobreza, poderia existir uma situao na qual a grande massa da populao poderia participar inteligentemente da poltica e desenvolver autodomnio necessrio para evitar sucumbir ao apelo da demagogia irresponsvel. Uma sociedade dividida entre uma massa pobre e uma pequena elite de privilegiados resultaria numa oligarquia (quando a regra ditatorial do pequeno grupo no topo do estrato social) ou em tirania (ditadura com apoio popular). Duas formas polticas essas que podem ser rotuladas modernamente: a face moderna da tirania o comunismo ou o peronismo; a oligarquia aparece hoje na forma de ditaduras tradicionalistas, como encontramos em partes da Amrica Latina, Tailndia, Espanha ou Portugal. Para viabilizar de forma concreta o teste emprico dessas hipteses, diversos ndices de desenvolvimento econmico riqueza, industrializao, urbanizao e educao foram definidos, e mdias foram computadas para os pases classificados como mais ou menos democrticos no mundo anglo-saxo, na Europa e na Amrica Latina. Em cada caso, as mdias de riqueza, grau de industrializao e urbanizao e nvel de educao so muito maiores nos pases mais democrticos, como indicado pelos dados revelados na Tabela II. Se tivssemos reunido a Amrica Latina com Europa em uma s tabela, as diferenas teriam sido maiores7.

7 Lyle W. Shannon (1957 e 1958) correlacionou ndices de desenvolvimento econmico com o fato de um pas ter autogoverno ou no, e suas concluses so substancialmente as mesmas. Uma vez que Shannon no d detalhes acerca dos pases classificados com autogovernados e no-autogovernados, no h medida direta da relao entre pas democrtico e pases com autogoverno. Todos os pases examinados neste artigo, entretanto, foram escolhidos supondo que a caracterizao democrtico indiferente para um pas noautogovernado e, portanto, presumivelmente, todos eles, seja democrtico ou ditatorial, entrariam na categoria autogovernado de Shannon. Shannon demonstra que subdesenvolvimento relacionado com ausncia de autogoverno; meus dados indicam que, uma vez que o autogoverno alcanado, o desenvolvimento ainda continua relacionado com o carter do sistema poltico. Shannon (1958) constri um ndice composto de desenvolvimento, usando alguns dos mesmos ndices, como habitantes por mdico, e deriva das mesmas fontes das Naes Unidas, como aparecem nas tabelas seguintes. A pesquisa de Shannon no veio ao meu conhecimento at este trabalho ter sido preparado, portanto os dois artigos podem ser considerados como testes separados de hipteses passveis de comparao.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

206

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

Tabela II Comparao entre pases europeus, anglfonos e latino-americanos, divididos em dois grupos, mais democrticos e menos democrticos, segundo ndices de riqueza, industrializao, educao e urbanizao8 A. ndices de Riqueza Mdias Renda Per Mil Pessoas Pessoas por Capita9 Por Mdico10 Veculo Motoem $ rizado11 695 0,86 17 Telefones por Mil Pessoas12 205 Rdios por Mil Pessoas13 350 Cpias de Jornal Por Mil Pessoas14 341

Democracias Europias e Anglfonas Estveis Democracias Instveis e Ditaduras Europias e Anglfonas

308

1,4

143

58

160

167

Democracias Latino- 171 Americanas e Ditaduras Instveis LatinoAmericanas Ditaduras LatinoAmericanas Estveis 119

2,1

99

25

85

102

4,4

274

10

43

43

Variaes Democracias Europias Estveis Ditaduras Europias Democracias LatinoAmericanas Ditaduras LatinoAmericanas Estveis 420-1.453 0,7-1,2 128-482 112-346 40-331 0,6-4 8-3,3 1-10,8 3-62 10-538 31-174 38-428 43-400 7-196 12-58 1-24 160-995 42-307 38-148 4-154 242-570 46-390 51-233 4-111

8 Grande parte dessa tabela foi compilada a partir de dados fornecidos pela International Urban Research, University of California, Berkeley, Califrnia. 9 Naes Unidas, Escritrio de Estatstica, National and Per Capita Income in Seventy Countries, 1949, Statistical Papers E, n 1, Nova York, 1950, p.14-16. 10 11 12 13

Naes Unidas, A Preliminary Report on the World Social Situations, 1952, Tabela 11, p. 46-8. Naes Unidas, Statistical Yearbook, 1956, Tabela 139, p. 333-338. Ibid., Tabela 149, p. 387.

Ibid., Tabela 189, p. 641. As bases populacionais para esses nmeros so de anos diferentes daqueles usados no relatrio acerca de nmeros de telefones e rdios, mas a propsito de comparaes em grupo, as diferenas no so importantes.
14

Naes Unidas, A Preliminary Report..., op. cit., Apndice B, pp. 86-89.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

207

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

B. ndices de Industrializao Mdias Porcentagem de Homens na Agricultura15 21 41 52 67 Energia Per Capita Consumida16 3,6 1,4 0,6 0,25

Democracias Europias Estveis Ditaduras Europias Democracias Latino-Americanas Ditaduras Latino-Americanas Estveis

Variaes Democracias Europias Estveis Ditaduras Europias Democracias Latino-Americanas Ditaduras Latino-Americanas Estveis 6-46 16-60 30-63 46-87 1,4-7,8 0,27-3,2 0,3-0,9 0,2-1,27

C. ndices de Educao Mdias Porcentagem de Alfabetizados17 96 85 74 46 Matrculas na Educao Primria Por Mil Pessoas18 134 121 101 72 Matrcula na Escola PsPrimria Por Mil Pessoas19 44 22 13 8 Matrcula na Educao Superior Por Mil Pessoas20 4,2 3,5 2,0 1,3

Democracias Europias Estveis Ditaduras Europias Democracias Latino-Americanas Ditaduras Latino-Americanas Estveis

15 16

Naes Unidas, Demographic Yearbook, 1956, Tabela 12, pp. 350-370.

Naes Unidas, Statistical Yearbook, 1956, op. cit., Tabela 127, pp. 308-310. Os nmeros se referem energia comercialmente produzida, em equivalentes em toneladas mtricas de carvo. Naes Unidas, A Preliminary Report..., op. cit., Apndice A, pp. 79-86. Diversos pases esto listados como mais de 95% alfabetizados. Ibid., pp. 86-100. Os nmeros se referem a pessoas matriculadas no ano anterior ao ciclo primrio, por mil pessoas da populao total, nos anos entre 1946 e 1950. O primeiro ano primrio varia entre 5 e 8 anos de idade em diversos pases. Os pases menos desenvolvidos tm mais pessoas nessa faixa a cada mil do que os pases mais desenvolvidos, mas isso enviesa os nmeros apresentados no sentido de aumentar a porcentagem da populao escolar total para os pases menos desenvolvidos, apesar de um menor nmero de crianas nessa faixa etria irem escola. Assim, o vis dessa fonte refora a relao positiva entre educao e democracia. Ibid., pp. 86-100.

17

18

19 20

UNESCO, World Survey of Education, Paris, 1955. Os nmeros so de matrculas na educao superior por mil habitantes. Os anos a que os nmeros se aplicam variam entre 1949 e 1952, e a definio de educao superior varia entre diferentes pases.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

208

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

Variaes Democracias Europias Estveis Ditaduras Europias Democracias Latino-Americanas Ditaduras Latino-Americanas Estveis 95-100 55-98 48-87 11-76 96-179 61-165 75-137 11-149 19-83 8-37 7-27 3-24 1,7-17,83 1,6-6,1 0,7-4,6 0,2-3,1

D. ndices de Urbanizao Mdias Porcentagem em Cidades com mais de 20.00021 43 24 28 17 Porcentagem em Cidades com mais de 100.00022 28 16 22 12 Porcentagem em reas Metropolitanas23 38 23 26 15

Democracias Europias Estveis Ditaduras Europias Democracias Latino-Americanas Ditaduras Latino-Americanas Estveis

Variaes Democracias Europias Estveis Ditaduras Europias Democracias Latino-Americanas Ditaduras Latino-Americanas Estveis 28-54 12-44 11-48 5-36 17-51 6-33 13-37 4-22 22-56 7-49 17-44 7-26

Os principais ndices de riqueza usados aqui so renda per capita, nmero de pessoas por veculo motorizado e por mdico, e o nmero de rdios, telefones e jornais para cada mil pessoas. As diferenas saltam aos olhos a cada ocorrncia, como mostra em detalhe a Tabela II. Nos pases europeus mais democrticos h 17 pessoas por veculo motorizado, em comparao com 143 nos pases menos democrticos. Nos pases latino-americanos menos ditatoriais h 99 pessoas por veculo motorizado, em oposio a 274 nos pases mais ditatoriais24. Diferenas de renda

21 22 23 24

Obtido do International Urban Research, University of California, Berkeley. Ibid. Ibid. preciso lembrar que esses valores so mdias, compiladas dos censos de vrios pases. As informaes

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

209

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

entre os grupos tambm so agudas, caindo a mdia de renda per capita de $695 nos pases mais democrticos da Europa para $308 nos menos democrticos; a diferena correspondente na Amrica Latina de $171 para $119. As variaes so igualmente consistentes, de modo que a menor renda per capita de cada grupo encontra-se na categoria menos democrtico, e a maior, na categoria mais democrtico. A industrializao (a qual os ndices de riqueza esto relacionados de forma evidente) medida pela porcentagem de homens empregados na agricultura e pela energia per capita comercialmente produzida em uso no pas, medida em termos de toneladas de carvo por pessoa, por ano. Ambos os ndices mostram resultados igualmente consistentes. A porcentagem mdia de homens empregados na agricultura e em ocupaes relacionadas foi 21 nos pases europeus mais democrticos e 41 nos menos democrticos, 52 nos pases latino-americanos menos ditatoriais e 67 nos mais ditatoriais. As diferenas em energia per capita aplicada no pas so igualmente grandes. O grau de urbanizao tambm se relaciona com a existncia da democracia25. Trs ndices diferentes de urbanizao esto disponveis, baseados em dados compilados pela International Urban Research (Berkeley, Califrnia): a porcentagem de populao em lugares com 20 mil habitantes ou mais; a porcentagem de comunidades com cem mil ou mais; e tambm a porcentagem que reside em reas metropolitanas-padro. Em todos esses trs ndices de urbanizao os pases mais democrticos pontuam melhor do que os menos democrticos, em ambas as reas de cultura poltica investigadas.

variam bastante em preciso, e no h maneira de medir a validade das comparaes tal como apresentadas aqui. A direo consistente das diferenas e sua grande magnitude a principal indicao de validade.
25 Urbanizao tem sido comumente ligada democracia por tericos polticos. Harold J. Laski (1937) asseverou que democracia organizada produto da vida urbana, e que era natural, portanto, que tivesse feito sua primeira apario efetiva nas cidades-estado gregas, de forma to limitada quanto sua definio de cidado. Max Weber (1950, p. 315-338) defendia que a cidade, como um tipo de comunidade poltica, um fenmeno particularmente ocidental, traando a emergncia da noo de cidadania a partir dos desenvolvimentos sociais intimamente relacionados urbanizao. significativo notar que antes de 1933, a fora eleitoral nazista era maior em pequenas comunidades e reas rurais. Berlim, a nica cidade alem com mais de dois milhes de habitantes, nunca deu mais de 25% dos votos aos nazistas em uma eleio livre. O tipo nazista, como o francs poujadista ou o neofascista italiano, era um profissional liberal, residente de uma pequena cidade ou distrito rural. Apesar de os comunistas, como um partido de trabalhadores, serem fortes nos bairros de trabalhadores de grandes cidades dentro dos pases, eles tm grande fora eleitoral apenas nas naes europeias menos urbanizadas, por exemplo, Grcia, Finlndia, Frana, Itlia.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

210

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

Muitos tm sugerido que quanto mais instruda for uma populao de um pas, maiores as chances de democracia, e a pesquisa comparada disponvel apoia essa afirmao. Os pases mais democrticos da Europa so quase todos alfabetizados: o menor tem mdia de 96%, enquanto que as naes menos democrticas tm mdia de alfabetizao de 85%. Na Amrica Latina, a diferena fica entre uma taxa mdia de 74% nos pases menos ditatoriais e 46% nos mais ditatoriais26. A matrcula educacional por milhares em relao populao total em trs nveis diferentes, primrio, ps-primrio e educao superior, igualmente relacionada com o grau de democracia. A extraordinria disparidade mostrada pelos casos extremos do Haiti e dos Estados Unidos. O Haiti tem menos crianas (11 a cada mil) frequentando escolas primrias do que americanos frequentando faculdade (quase 18 a cada mil). A relao entre educao e democracia merece um tratamento mais extenso, dado que uma vasta filosofia de governo democrtico vem considerando o aumento da educao como a disseminao do requisito bsico da democracia (DEWEY,

1916). Como escreveu Bryce, em particular referncia Amrica Latina, a

educao, se no faz dos homens bons cidados, faz ao menos com que seja mais fcil para chegarem l (apud WHITAKER, 1950, p. 112)27. Presume-se que a educao amplie os horizontes dos homens, os habilite a compreender a necessidade de normas para a tolerncia, os desencoraje a aderir a doutrinas extremistas e monsticas e aumente sua capacidade de fazer escolhas eleitorais racionais. A prova que confirma a contribuio da educao para a democracia mais direta e forte na conexo entre os comportamentos individuais dentro dos pases do que nas correlaes entre as naes. Dados colhidos por agncias de pesquisa de opinio pblica que questionaram pessoas em diferentes pases acerca de sua opinio sobre diversos valores democrticos de tolerncia oposio, sobre suas

26 O padro indicado por uma comparao das mdias de cada grupo de pases apoiado pelas variaes (os extremos mais altos e baixos) de cada ndice. A maioria das variaes se sobrepe, isto , alguns pases que esto na categoria mais baixa em relao poltica esto mais alto em um dado ndice que alguns que esto no mais alto na escala de democracia. Vale notar que tanto na Europa quanto na Amrica Latina, as naes que esto com a menor avaliao em quaisquer dos ndices apresentados na tabela tambm esto na categoria das menos democrticas. Por outro lado, quase todos os pases que esto no topo do ranking em quaisquer dos ndices esto na classe dos mais democrticos. 27

Ver, ainda, Karl Manheim (1950).

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

211

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

atitudes em relao s minorias tnicas ou raciais e acerca de sua crena em sistemas pluripartidrios em detrimento de sistemas de partido nico, mostraram que o fator mais importante, diferenciando respostas mais democrticas de outras, foi a educao. Quanto maior a educao de algum, maior a probabilidade de essa pessoa acreditar em valores democrticos e apoiar prticas democrticas (SMITH, 1948; KIDO; SUYI, 1954; STOUFFER, 1955, p. 138-139; TROW, 1957, p. 17). Todos os estudos relevantes indicam que a educao , de longe, mais significativa do que renda ou ocupao. Essas concluses deveriam nos conduzir a delimitar uma correlao muito maior entre os nveis nacionais de educao e a prtica poltica do que aquela comumente prevista. A Alemanha e a Frana tm estado entre as naes mais bem educadas da Europa, mas est claro que isso isoladamente no estabilizou suas democracias, ainda que a educao tenha servido para inibir outras foras antidemocrticas. Dados da Alemanha ps-nazista indicam claramente que a educao superior est ligada rejeio de governos ditatoriais e de partido nico28. Se no podemos dizer que um alto nvel de educao condio suficiente para a democracia, as provas disponveis sugerem que ele est prximo de ser um requisito indispensvel no mundo moderno. Assim, se olharmos para a Amrica Latina, onde o analfabetismo generalizado ainda existe em muitos pases, veremos que de todas as naes em que mais da metade da populao analfabeta, apenas uma, o Brasil, pode ser includa no grupo dos mais democrticos. H evidncias de outras reas culturais economicamente empobrecidas, onde a alfabetizao est relacionada com a democracia. O nico membro da Liga rabe que manteve instituies democrticas desde a Segunda Guerra Mundial, o Lbano, , de longe, o pas mais instrudo (acima de 80% de alfabetizao) dentre os pases rabes. No restante da sia a leste do mundo rabe, somente dois esta-

Dewey sugeriu que o carter do sistema educacional ir influenciar seus efeitos na democracia, e isso pode jogar uma luz nas fontes de instabilidade na Alemanha. O propsito da educao alem, de acordo com o trabalho do autor, escrito em 1916, era treinamento disciplinar em vez de [...] desenvolvimento pessoal. O objetivo principal era produzir absoro dos objetivos e significados das instituies existentes, e subordinao extrema a eles. Esse ponto levanta questes que no podem ser enfrentadas aqui, mas indica o carter complexo da relao entre democracia e fatores intimamente relacionados, como a educao (DEWEY, 1916, p. 108-110). Ele sugere cuidado, ainda, ao traar concluses otimistas a respeito da perspectiva do desenvolvimento democrtico na Rssia, baseado na grande expanso educacional que est ocorrendo l agora.
28

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

212

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

dos, as Filipinas e o Japo, tm mantido regimes democrticos sem a presena de grandes partidos antidemocrticos desde 1945. E esses dois pases, apesar de menores do que qualquer pas europeu em renda per capita, esto entre os lderes mundiais de xito educacional. As Filipinas, na verdade, esto classificadas em segundo lugar depois dos Estados Unidos em proporo de pessoas frequentando colgios e universidades, enquanto o Japo tem um nvel de xito educacional maior do que qualquer Estado europeu29. Apesar de os vrios ndices terem sido apresentados separadamente, parece claro que os fatores industrializao, urbanizao, riqueza e educao relacionamse to intimamente que formam um fator comum30. E os fatores compreendidos no campo do desenvolvimento econmico guardam em si o correlato poltico da democracia31. Antes de seguir em direo a uma discusso das conexes internas entre desenvolvimento e democracia, deve ser feita meno a um estudo do Oriente Mdio, que, em suas concluses essenciais, confirma essas relaes empricas em outra rea cultural. Uma pesquisa sobre seis pases do Oriente Mdio (Turquia, Lbano, Egito, Sria, Jordnia e Ir), conduzida pelo Columbia University Bureau of Applied Social Research, em 1950/1951, encontrou grande associao entre urbanizao, alfabetizao, taxas de voto, consumo e produo de mdia e educao32. Correlaes simples e variadas entre as quatro variveis bsicas foram computadas para todos os pases para os quais as Naes Unidas tinham estatsticas dispo-

29 O Ceilo, que compartilha com as Filipinas e o Japo a distino de serem os nicos pases democrticos no sul da sia nos quais os comunistas no so importantes eleitoralmente, tambm divide com eles a distino de serem os nicos pases nessa rea onde a maioria da populao alfabetizada. Deve ser notado, contudo, que o Ceilo tem um grande partido trotskista, atualmente a oposio oficial; e enquanto seu nvel educacional alto para a sia, muito menor do que tanto o do Japo como o das Filipinas. 30 Uma anlise fatorial conduzida por Leo Schore, baseada em dados de 75 pases, demonstra isso. (A ser publicado).

Essa afirmao uma afirmao estatstica, ou seja, necessariamente significa que haver muitas excees a essa correlao. Assim, sabemos que as pessoas mais pobres tm maior probabilidade de votar nos partidos Democrata ou Trabalhista nos Estados Unidos e na Inglaterra. O fato de uma grande minoria das camadas sociais mais baixas votarem no partido mais conservador nesses pases no se ope afirmao de que a posio na estrutura de estratificao social o principal determinante da escolha partidria, dado o variado processo causal envolvido no comportamento das pessoas ou das naes. Claramente, a cincia social nunca conseguir prever todo comportamento.
31

O estudo relatado por Daniel Lerner (1958). Essas correlaes decorrem de informaes do censo; as principais sees da pesquisa lidaram com reaes a e opinies sobre a mdia de massa, inferindo a partir da os tipos de personalidade mais apropriados sociedade moderna e tradicional.
32

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

213

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

nveis, nesse caso, 54. As variadas correlaes, considerando cada uma como a varivel dependente da vez, so as seguintes (LERNER, 1958, p. 63)33:

Varivel Dependente Urbanizao Alfabetizao Participao na Mdia Participao Poltica

Coeficiente de Mltipla Correlao .61 .91 .84 .82

No Oriente Mdio, a Turquia e o Lbano pontuam melhor na maioria desses ndices do que os demais pases avaliados, e Lerner (1958) destaca que os grandes eventos do ps-guerra no Egito, na Sria, na Jordnia e no Ir foram as violentas disputas pelo controle do poder disputas notoriamente ausentes na Turquia e no Lbano, onde o controle do poder vem sendo decidido por meio de eleies (p. 84-85). Uma das contribuies de Lerner foi a de indicar as consequncias, para a estabilidade geral, do desenvolvimento desproporcional em uma ou outra direo, e a necessidade de mudanas coordenadas em todas essas variveis. Assim, ele compara urbanizao e alfabetizao no Egito e na Turquia, concluindo que, apesar de o Egito ser bem mais urbanizado do que a Turquia, no verdadeiramente moderno e no possui nem base adequada para a modernizao, porque a alfabetizao no tem mantido o mesmo passo que a urbanizao. Na Turquia, todos os vrios ndices de modernizao vem mantendo o mesmo padro entre si em relao ao aumento de participao no voto (36% em 1950) com o aumento da alfabetizao, urbanizao etc. No Egito, diferentemente, as cidades esto cheias de analfabetos sem lar, proporcionando um pblico pronto para mobilizao poltica em apoio a ideologias extremistas. Na escala de Lerner, seguindo a hiptese da interdependncia funcional dos fatores de modernizao, o Egito deveria ter o do33

O ndice de participao poltica foi a porcentagem de voto nas ltimas cinco eleies. Esses resultados no podem ser considerados como verificao independente das relaes apresentadas neste artigo, uma vez que os dados e as variveis so basicamente os mesmos como o so tambm no trabalho de Lyle Shannon (1958) , mas os resultados idnticos usando trs mtodos completamente diferentes o coeficiente pi, as correlaes mltiplas, e mdias e variaes, mostram decididamente que as relaes no podem ser atribudas a produtos artificiais dos clculos. Tambm deve ser observado que as trs anlises foram desenvolvidas independentemente.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

214

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

bro de alfabetizao da Turquia, uma vez que possui o dobro da urbanizao. O fato de ter a metade da alfabetizao explica, para Lerner, os desequilbrios que tendem a se tornar circulares e a acelerar a desorganizao social, poltica, bem como econmica (idem, p. 87-89)34. Lerner introduz um adicional terico importante, a sugesto de que essas variveis-chave do processo de modernizao podem ser vistas como fases histricas, sendo a democracia parte de desenvolvimentos posteriores, a instituio coroadora da sociedade participante, isto , da sociedade industrial moderna. Sua viso sobre as relaes entre essas variveis, vistas como fases, vale meno:
A evoluo secular de uma sociedade participante parece envolver uma sequncia regular de trs fases. A urbanizao vem em primeiro lugar, j que as cidades, sozinhas, desenvolveram o complexo de capacidades e recursos que caracteriza a economia industrial moderna. Nessa matriz urbana se desenvolvem os dois atributos que diferenciam as duas prximas fases educao e crescimento da mdia. H uma ntima relao recproca entre essas fases, visto que alfabetizados desenvolvem mdia, que, por sua vez, dissemina a alfabetizao. Mas a alfabetizao exerce a funo-chave na segunda fase. A capacidade de ler, em princpio adquirida por relativamente poucas pessoas, habilita-as a desempenhar as diversas tarefas requisitadas na sociedade em modernizao. Somente na terceira fase, quando a elaborada tecnologia do desenvolvimento industrial apresenta avano razovel, uma sociedade comea a produzir jornais, redes de rdio e filmes em larga escala. Isso, por sua vez, acelera a disseminao da alfabetizao. Com base nessa interao, desenvolvem-se as instituies de participao (eleies) que encontramos em todas as sociedades modernas avanadas (LERNER, 1958, p. 60)35.

34

Outras teorias sobre reas subdesenvolvidas tm tambm enfatizado a caracterstica circular das foras sustentando um dado nvel de desenvolvimento econmico e social; e, em certo sentido, este artigo pode ser considerado como um esforo para estender a anlise do complexo de instituies que constituem uma sociedade modernizada para a esfera poltica. A monografia ainda no publicada de Leo Schnore, Economic Development and Urbanization: An Ecological Approach, relaciona variveis tecnolgicas, demogrficas e organizacionais (incluindo alfabetizao e renda per capita) em um complexo independente. O volume recente de Harvey Leibenstein, Economic Backwardness and Economic Growth (1957), enxerga subdesenvolvimento dentro do quadro de uma teoria econmica de quase equilbrio como um complexo de aspectos associados de uma sociedade e que se automantm, incluindo caractersticas culturais e polticas analfabetismo, ausncia de classe mdia, sistema de comunicao incipiente como parte do complexo (p. 39-41).

35 Lerner enfoca, ainda, certos requisitos de personalidade de uma sociedade moderna que podem estar relacionados com os requisitos de personalidade da democracia. De acordo com ele, a mobilidade fsica e social da sociedade moderna exige uma personalidade mvel, capaz de se adaptar a mudanas repentinas. O desenvolvimento de uma sensibilidade mvel adaptvel o suficiente para mudar aquele rearranjo do autossistema no seu modo distintivo tem sido o trabalho do sculo XX. Sua principal caracterstica a empatia, o que denota a capacidade geral de se colocar na situao de outra pessoa, seja favorvel ou desfavorvel (LERNER, 1958, p. 49 e seguintes). Quer essa caracterstica psicolgica resulte numa predisposio para democracia (o que implica uma vontade de aceitar o ponto de vista dos outros) ou esteja, antes, associada com as tendncias antidemocrticas de um tipo de personalidade de sociedade de massa (o que implica uma ausncia de quaisquer valores baseados em participao recompensadora) uma questo em aberto. Possivelmente, a empatia, numa perspectiva mais ou menos cosmopolita, uma caracterstica da personalidade geral das sociedades modernas, com outras condies especiais determinando se a empatia produz ou no, como consequncia social, atitudes tolerantes e democrticas, ou a ausncia de razes e a

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

215

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

A tese de Lerner acerca da interdependncia funcional entre esses elementos de modernizao de maneira alguma comprovada com base em seus dados, mas o material apresentado neste artigo oferece uma oportunidade de pesquisa segundo as inferncias deste autor. Casos desviantes, como o Egito, onde a alfabetizao morosa associada a srias tenses e possibilidade de revolta, tambm podem ser encontrados na Europa e na Amrica Latina, e a anlise de tais casos, tarefa no levada a cabo aqui, deixar mais claras as dinmicas bsicas da modernizao e a questo da estabilidade social em meio a mudanas institucionais. Vrios processos esto por trs dessas correlaes, observadas em muitas reas do mundo, alm do efeito j discutido de um alto nvel de educao e alfabetizao criar ou sustentar a crena em valores democrticos. Talvez o mais importante seja a relao entre a modernizao e a forma assumida pela luta de classes. Para as camadas inferiores, o desenvolvimento econmico, que significa aumento de renda, maior segurana econmica e estudos superiores, possibilita o desenvolvimento de perspectivas de longo prazo e de pontos de vista polticos mais complexos e reformistas. A crena em alguma forma de reformismo secular somente pode ser a ideologia de uma classe mais baixa relativamente bem de vida (LIPSET, 1958b). O aumento de renda e educao tambm serve democracia, ao aumentar a extenso na qual as camadas inferiores esto expostas a presses contrastantes, que iro reduzir a intensidade do seu compromisso dessas camadas e faz-las menos receptivas a apoiar ideologias extremistas. O funcionamento desse processo ser discutido em mais detalhes na segunda parte deste artigo, mas essencialmente funciona por meio do alargamento do seu envolvimento numa cultura nacional integrada, distinta daquela de uma classe inferior o que, consequentemente, implica no aumento da sua exposio aos valores da classe mdia. Marx argumentou que o proletariado era uma fora revolucionria porque os trabalhadores no teriam nada a perder e tudo a ganhar. Tocqueville, no entanto, ao analisar as razes pelas quais as camadas inferiores nos Estados Unidos apoiavam o sistema estabelecido, parafraseou e transps Marx antes que o prprio Marx tivesse feito uma anlise desse tipo, apontando que somente aqueles que no tm nada a perder se revoltaro um dia (TOCQUEVILLE, 1945, p. 258).
anomia.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

216

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

Uma maior riqueza no est somente relacionada de forma causal com o desenvolvimento da democracia pelo fato de alterar as condies sociais dos trabalhadores; ela tambm afeta o papel poltico da classe mdia ao alterar a forma da estrutura de estratificao, fazendo com que ela passe de uma pirmide alongada, com grande base de classe baixa, para um losango com classe mdia crescente. Uma classe mdia grande tem um papel de moderao do conflito, j que ela capaz de recompensar partidos moderados e democrticos e de penalizar grupos extremistas. A renda nacional tambm est relacionada com os valores e estilo polticos da classe alta. Quanto mais pobre for um pas e mais baixo for o padro de vida das classes baixas, maior ser a presso sobre os estratos superiores para tratar as classes baixas como estando abaixo dos limites da prpria sociedade humana, como vulgares, inferiores de nascena, como casta inferior. A aguda diferena de estilo de vida entre os que esto no topo e os que esto por baixo torna isso psicologicamente necessrio. Consequentemente, as camadas altas tambm tendem a considerar direitos polticos para as camadas baixas, particularmente o direito de dividir o poder, como essencialmente absurdos e imorais. As prprias camadas altas no somente resistem democracia como seu comportamento poltico, frequentemente arrogante, serve para intensificar reaes extremistas por parte das classes baixas. O nvel geral de renda de uma nao afetar ainda sua receptividade a normas democrticas de tolerncia poltica. Os valores segundo os quais essa relao entre o nvel de renda e as normas democrticas no importaria na definio de qual lado governa, e de que erros podem ser tolerados mesmo no partido do governo, podem ser mais bem desenvolvidos (a) onde o governo tenha pouco poder de afetar a vida crucial dos grupos mais importantes ou (b) onde haja riqueza suficiente no pas de modo que, na verdade, no faa tanta diferena se ocorre ou no redistribuio. Se a sada do governo vista como verdadeira perda para os principais grupos de poder, ento eles estaro mais preparados para lanar mo de medidas mais drsticas com vistas a reter ou assegurar o cargo. O nvel de riqueza influenciar, ainda, o grau segundo o qual um dado pas poder desenvolver normas universais entre seus servidores pblicos e polticos (seleo baseada em

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

217

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

competncia; performance sem favoritismo). Quanto mais pobre um pas, maior nfase ser dada no nepotismo, isto , no apoio a parentes e amigos. A fraqueza de normas universais reduz a oportunidade de desenvolver uma burocracia eficiente, condio para um estado democrtico moderno36. Menos diretamente ligada, mas aparentemente ainda associada com a riqueza, a presena de organizaes e instituies intermedirias que possam atuar como fontes de equilbrio de poder e como recrutadores de participantes no processo poltico, da maneira como discutido por Tocqueville e outros expoentes daquilo que ficou conhecido como teoria da sociedade de massa (ORTEGA y GASSET,

1932; LEDERER, 1940; MANNHEIM, 1940; HORKHEIMER, 1947; ARENDT, 1951; SELZEles argumentaram que sociedades sem a confluncia de organizaes

NICK, 1952).

relativamente independentes do poder central apresentam um alto potencial ditatorial, bem como revolucionrio. Isso porque, tais organizaes desempenham funes necessrias democracia: elas so uma fonte de equilbrio de poder, inibindo o Estado ou qualquer grande fora nica de poder privado de dominar todos os recursos polticos; so uma fonte de novas opinies; podem se constituir em meios de comunicao de ideias, especialmente ideias de oposio a um grande nmero de cidados; servem para treinar os homens em novas habilidades polticas; e, por fim, ajudam a aumentar o nvel de interesse e participao na poltica. Apesar de no existirem informaes confiveis que confirmem a relao entre modelos nacionais de organizaes voluntrias e sistemas polticos nacionais, provas baseadas em estudos de comportamento individual em diferentes pases demonstram que, independentemente de outros fatores, homens que pertencem a associaes tm maior probabilidade de defender opinies democrticas em questes relativas tolerncia e a sistemas partidrios, assim como tm mais probabilidade de participar no processo poltico ser ativo ou votar. Uma vez que tambm sabemos que, dentro dos pases, quanto mais prspera e educada for uma pessoa, mais provvel ela pertencer a organizaes voluntrias, parece provvel que a

Para uma discusso desse problema em um novo estado, ver David Apter (1955, especialmente captulos 9 e 13). Apter mostra a importncia de uma burocracia eficiente e da acolhida de valores burocrticos e modelos de comportamente para a existncia de uma ordem poltica democrtica.
36

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

218

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

propenso para formar tais grupos seja uma funo do nvel de renda e das oportunidades de lazer presentes em determinadas naes37. bvio que a democracia e as condies relacionadas democracia estvel aqui discutidas esto essencialmente localizadas em pases do noroeste da Europa e em pases anglfonos da Amrica e da Australsia. J foi argumentado por Max Weber, entre outros, que os fatores responsveis pela democracia nessas regies so uma concatenao historicamente singular de fatores, parte do complexo que produziu tambm o capitalismo nesses lugares. O argumento bsico d conta de que o desenvolvimento econmico capitalista (facilitado e mais desenvolvido em regies protestantes) criou a classe burguesa, cuja existncia foi tanto catalisadora quanto condio necessria da democracia. A nfase do protestantismo sobre a responsabilidade individual acelerou o surgimento de valores democrticos. A maior fora inicial das classes mdias nesses pases resultou em um alinhamento entre burgueses e o trono, um alinhamento que preservou a monarquia, e assim facilitou a legitimao da democracia entre as classes conservadoras. Dessa forma, temos um arranjo interligado de desenvolvimento econmico, protestantismo, monarquia, mudana poltica gradual, legitimidade e democracia38. Pode-se argumentar que alguns dos aspectos desse arranjo se destaquem como os principais; contudo, o arranjo de fatores e foras se sustenta como um conjunto.

37 Ver Edward Banfield (1958) para uma excelente descrio da forma como uma pobreza abissal serviu para reduzir a organizao comunitria no sul da Itlia. Os dados existentes de surveys conduzidos nos Estados Unidos, Alemanha, Frana, Reino Unido e Sucia demonstram que cerca de 40% a 50% dos adultos nesses pases participam de organizaes voluntrias, sem muitas diferenas entre os pases de democracias menos estveis (Alemanha e Frana) e os demais. Esses resultados aparentemente contestam as proposies gerais, apesar de nenhuma concluso definitiva poder ser alcanada, na medida em que os estudos utilizam categorias no comparveis. Essa questo merece ser pesquisada em vrios outros pases. Para informaes sobre os pases citados, ver os seguintes estudos: para a Frana, Arnold Rose (1954, p. 74) e Gallagher (1957, p. 154156); para a Alemanha, Erich Reigrotski (1956, p. 164); para os Estados Unidos, Charles R. Wright e Herbert H. Hyman (1958, p. 287) e J. C. Scott Jr., (1957, p. 315-326); Herbert Macroby (1958, p. 524-533); para o Reino Unido , Mass-Observation (1947, p. 119) e Thomas Bottomore (1954, p. 354); para a Sucia, Gunnar Heckscher (1948, p. 417-461).

Ao introduzir eventos histricos como parte da anlise dos fatos externos ao sistema poltico, que so parte do nexo causal no qual a democracia est envolvida, sigo nas trilhas de uma relevante tradio sociolgica e at funcionalista. Como Radcliffe-Brown bem colocou, [...] a explicao de algum sobre um sistema social ser sua histria, como conhecemos a conta detalhada de como ela se tornou, o que e onde est. Uma outra explicao sobre o mesmo sistema obtida ao mostrar [...] que uma exemplificao especial de leis da psicologia social ou do funcionamento social. Os dois tipos de explicao no se contradizem, mas se complementam. A. R. Radcliffe-Brown (1935, p. 401); ver ainda Max Weber (1949, p. 164-188), para uma discusso detalhada sobre o papel da anlise histrica em pesquisa sociolgica.
38

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

219

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

3. Legitimidade e democracia Nesta seo, passo a examinar alguns dos requisitos da democracia que derivam de elementos especificamente histricos dessecomplexo, particularmente aqueles que se relacionam com a necessidade de um sistema poltico democrtico para a legitimidade e de mecanismos que reduzam a intensidade da clivagem poltica. Esses requisitos esto correlacionados com o desenvolvimento econmico, mas tambm so distintos dele, j que so elementos prprios do sistema poltico. Legitimidade e Efetividade. No mundo moderno, como pretendeu documentar a seo anterior, o desenvolvimento econmico, que envolve industrializao, urbanizao, altos padres educacionais e um aumento constante da riqueza da sociedade em geral, condio bsica de sustentao da democracia; marca da eficincia do sistema como um todo. Mas a estabilidade de um dado sistema democrtico depende no somente da eficincia do sistema na modernizao como tambm da efetividade e da legitimidade do sistema poltico. Por efetividade entende-se o real desempenho de um sistema poltico, o quanto ele satisfaz as funes bsicas do governo de acordo com as expectativas da maioria dos integrantes da sociedade, e as expectativas de grupos internos poderosos que possam ameaar o sistema, como as foras armadas. A efetividade de um sistema poltico democrtico, marcado por burocracia e sistema de tomada de decises eficientes, capaz de resolver problemas polticos, pode se distinguir da eficincia do sistema social como um todo, apesar de que, se houver colapsos no funcionamento da sociedade, o subsistema poltico ser obviamente afetado. A legitimidade envolve a capacidade de um sistema poltico de engendrar e manter a crena de que as instituies polticas existentes so as mais adequadas ou apropriadas para a sociedade. O quanto os sistemas polticos democrticos contemporneos so legtimos depende em grande escala das formas como as questes-chave que historicamente dividiram a sociedade foram resolvidas. tarefa dessas sees do artigo mostrar, primeiro, o quanto o grau de legitimidade de um sistema democrtico pode afetar a capacidade do sistema de sobreviver a crises de efetividade, como as depresses econmicas ou derrotas em guerras e, segundo, apontar os caminhos pelos quais as diferentes resolues de clivagens histricas

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

220

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

bsicas que determinam a legitimidade de vrios sistemas tambm fortalecem ou enfraquecem a democracia por conta de seus efeitos sobre as lutas partidrias contemporneas. Enquanto a efetividade uma dimenso fundamentalmente instrumental, a legitimidade mais afetada por emoes, servindo como um modelo de avaliao. Os grupos vo considerar um sistema poltico como legitimo ou ilegtimo de acordo com a maneira pela qual os valores do sistema se encaixam com os seus principais valores. Segmentos importantes do exrcito, do funcionalismo pblico e das classes aristocrticas da Alemanha rejeitaram a Repblica de Weimar no porque fosse ineficiente, mas porque seu simbolismo e valores bsicos negavam os deles prprios. Legitimidade, em si e por si, pode ser associada a vrias formas de organizao poltica, at mesmo s opressivas. Sociedades feudais, antes do advento da industrializao, aproveitaram a lealdade da maioria dos seus membros. Crises de legitimidade so fundamentalmente um fenmeno histrico recente, seguindo a ascenso de clivagens agudas entre grupos que eram capazes de, por fora de recursos de comunicao de massa, se organizar em torno de valores diferentes daqueles previamente considerados como os nicos legtimos para a sociedade como um todo. Uma crise de legitimidade uma crise de mudanas, e, como um fator que afeta a estabilidade dos sistemas democrticos, suas razes devem ser buscadas no carter da mudana na sociedade moderna. Pode-se supor que crises de legitimidade ocorram durante a transio para uma nova estrutura social, se (a) todos os grupos majoritrios no assegurarem acesso ao sistema poltico no incio do perodo transitrio, ou ao menos to logo eles desenvolverem exigncias polticas; ou, se (b) o status de instituies conservadoras majoritrias for ameaado durante o perodo de mudana estrutural. Depois que uma nova estrutura social estabelecida, se o novo sistema no for capaz de sustentar as expectativas dos grupos principais (no campo da efetividade) por um perodo suficientemente longo para que a legitimidade se desenvolva em novas bases, uma nova crise pode se desenvolver. Tocqueville ofereceu uma descrio grfica do primeiro tipo geral de perda de legitimidade, referindo-se principalmente a pases que haviam mudado de monarquias aristocrticas para repblicas democrticas: ... s vezes ocorrem perodos

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

221

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

na vida de uma nao em que os antigos costumes de um povo so alterados, a moralidade pblica destruda, os valores religiosos so abalados e o encanto da tradio quebrado... Os cidados, ento, no tm nem o patriotismo instintivo de uma monarquia nem o patriotismo reflexivo de uma repblica; eles ficam parados entre os dois, em meio confuso e angstia39. Se, entretanto, o status dos grupos e os smbolos conservadores majoritrios no forem ameaados durante esse perodo transitrio, mesmo se eles perderem quase todo seu poder, a democracia ainda parece ser muito mais segura. Uma forte evidncia da ligao entre legitimidade preservada de instituies conservadoras e a democracia a relao entre monarquia e democracia. Dado o papel da revoluo republicana nos Estados Unidos e na Frana como introdutoras de movimentos polticos democrticos modernos, o fato de dez entre 12 das democracias europeias e as de lngua inglesa serem monarquias parece uma relao primeira vista surpreendente. Gr-Bretanha, Sucia, Noruega, Dinamarca, Pases Baixos, Blgica, Luxemburgo, Austrlia, Canad e Nova Zelndia so reinos; ao passo que as nicas repblicas que conjugam aquelas duas condies da democracia j referidas o emprego de procedimentos democrticos estveis aps a instituio da democracia e a ausncia de movimento totalitarista importante nos ltimos 25 anos so os Estados Unidos, a Sua e o Uruguai. Naes que progrediram do absolutismo e da oligarquia (ligado a um estado teocrtico) para um estado de bem-estar social democrtico, enquanto preservaram as formas da monarquia, parecem mais frequentemente capazes de fazer mudanas enquanto sustentam um contnuo fio de legitimidade para suas instituies polticas40. A preservao da monarquia aparentemente garantiu ao sistema a lealdade dos setores aristocrtico, tradicionalista e clerical da populao, que se ressentiam da crescente democratizao e da promoo do igualitarismo. E, ao aceitar com mais boa vontade as camadas baixas, ao no oferecerem resistncia a ponto de que as camadas baixas se vissem obrigadas a recorrer revoluo, as ordens conserva-

39

op cit., p. 251-252.

40 Walter Lippmann, se referindo-se aparente maior capacidade de monarquias constitucionais em relao s repblicas da Europa de preservar a ordem com liberdade, sugere que isso pode se dar porque em uma repblica, o poder no governo, sendo completamente secularizado, perde muito de seu prestgio; fica despido, se preferir, de todo as iluses da majestade intrnseca.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

222

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

doras conquistaram e mantiveram a lealdade dos novos cidados. J onde a monarquia foi derrubada por meio de revoluo, e onde a sucesso ordenada foi rompida, aquelas foras alinhadas com a monarquia chegaram a recusar a legitimidade de sucessores republicanos por cinco ou mais geraes. nica monarquia constitucional a se tornar ditadura fascista, a Itlia era, como a Repblica Francesa, relativamente jovem e ainda ilegtima para importantes setores da sociedade. A Casa de Savia alienou os catlicos ao destruir o poder terreno dos papas, e tampouco era sucessora legtima do velho Reino das Duas Siclias. Os catlicos, de fato, foram proibidos pela Igreja de participar da poltica italiana at as vsperas da Primeira Guerra Mundial, e a Igreja retirou a proibio somente por conta do medo que tinha dos socialistas. Postura semelhante foi tomada pelos catlicos franceses com relao Terceira Repblica na mesma poca. Tanto a democracia italiana como a francesa tiveram de funcionar na maior parte de sua histria sem o apoio leal de grupos importantes de suas sociedades, tanto esquerda quanto direita. Assim, conclui-se que uma fonte importante de legitimidade repousa na continuidade de instituies conservadoras e integradoras originais durante perodos de transio em que novas instituies sociais esto emergindo. O segundo tipo geral de perda de legitimidade est, como apontado acima, relacionado forma como algumas sociedades lidam com a questo da entrada na poltica. A determinao de quando novos grupos sociais podem obter acesso ao processo poltico afeta a legitimidade do sistema poltico, tanto para grupos conservadores como para os emergentes. No sculo 19, esses novos grupos eram essencialmente formados por trabalhadores da indstria; por sua vez, a crise de entrada na poltica do sculo 20 envolve, tipicamente, as elites coloniais e os povos camponeses. Sempre que novos grupos se tornam politicamente ativos (e.g., quando os trabalhadores buscam pela primeira vez acesso ao poder econmico e poltico por meio de organizao econmica e do voto, quando a burguesia exige acesso e participao no governo, ou quando as elites das colnias exigem controle sobre seu prprio sistema), um fcil acesso s instituies polticas legtimas tende a conquistar a lealdade de novos grupos com o sistema, e estes, por sua vez, podem permitir s antigas camadas dominantes que mantenham a integridade de seu sta-

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

223

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

tus. Em naes como a Alemanha, onde esse acesso foi negado por longos perodos, primeiramente burguesia e mais tarde aos trabalhadores, e onde a fora foi usada para restringir o acesso, as camadas mais baixas foram alienadas do sistema e levadas a adotar ideologias extremistas que, por sua vez, afastaram os grupos mais estabelecidos da aceitao do movimento poltico dos trabalhadores como alternativa legtima. Sistemas polticos que negaram s novas camadas acesso ao poder, exceto por meios revolucionrios, tambm inibiram o aumento da legitimidade ao introduzirem promessas de bonana na arena poltica. Grupos que se sentem obrigados a forar sua entrada no corpo poltico por meio do uso da fora tendem a extrapolar as possibilidades oferecidas pela participao poltica. Suas expectativas vo muito alm das limitaes inerentes s normas da estabilidade poltica. Consequentemente, os regimes democrticos surgidos sob essa tenso no somente se deparam com a dificuldade de serem vistos como ilegtimos pelos grupos leais ao ancien rgime, como tambm podem ser rejeitados por aqueles cujas expectativas de bonana no foram atendidas pela mudana. A Frana parece oferecer um exemplo de tal fenmeno. Clrigos direitistas viram a Repblica como ilegtima, enquanto setores das camadas baixas continuaram impacientemente esperando aquelas promessas. Muitas das naes asiticas e africanas recentemente independentes enfrentam o problema de conquistar a lealdade das massas aos Estados democrticos, que conseguem fazer pouco para cumprir com os objetivos utpicos estabelecidos por movimentos nacionalistas no perodo do colonialismo e nas lutas pela independncia. Discutimos diversas condies que afetam a manuteno ou a garantia inicial da legitimidade de um sistema poltico. Admitindo-se razovel efetividade, se o status de grupos conservadores importantes for ameaado, ou se o acesso ao sistema poltico for negado em perodos cruciais, a legitimidade do sistema permanecer sob questionamento. Mesmo em sistemas legtimos, colapsos de efetividade, repetidamente ou por longos perodos, colocaro em risco a sua estabilidade. Um importante teste de legitimidade o modo como certas naes desenvolveram uma cultura secular poltica, rituais nacionais e feriados comuns, que

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

224

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

servem para manter a legitimidade de vrias prticas democrticas41. Os Estados Unidos desenvolveram uma cultura poltica secular homognea comum, como se reflete na venerao e no consenso em torno dos Pais Fundadores, Jefferson, Lincoln, Theodore Roosevelt, assim como de seus princpios. Esses elementos comuns aos quais todos os polticos americanos apelam no esto presentes em todas as sociedades democrticas. Em alguns pases europeus, a esquerda e a direita tm diferentes conjuntos de smbolos e diferentes heris polticos histricos. A Frana oferece o exemplo mais claro de uma nao que no desenvolveu tal herana comum. Assim, muitas das batalhas envolvendo o uso de diferentes smbolos entre a esquerda e direita desde 1789 at grande parte do sculo 19 ainda esto em progresso e a questo ainda est em aberto; cada uma dessas datas (de grande controvrsia poltica) ainda divide esquerdistas e direitistas, clericais e anticlericais, progressistas e reacionrios, em todas as suas constelaes historicamente determinadas42. Como vimos, as naes podem variar em termos de quanto suas instituies polticas so vistas como legtimas por seus diferentes estratos. E o conhecimento acerca do grau relativo de legitimidade das instituies polticas de uma nao de importncia crucial em qualquer esforo de anlise da estabilidade dessas instituies frente a uma crise de efetividade. A relao entre os diferentes graus de legitimidade e efetividade em sistemas polticos especficos pode ser mais bem representada graficamente na forma de uma tabela dividida em quatro quadros, com exemplos de pases caracterizados peor diversas combinaes possveis.
EFETIVIDADE + LEGITIMIDADE + A C B D

As sociedades que se encaixam no quadro A, aquelas que esto no ponto mais alto tanto na escala de legitimidade quanto na de efetividade, tm obviamente

41 42

Ver Gabriel Almond, Comparative Political Systems, Journal of Politics, Vol. 18, (1956), p. 391-409. Herbert Luethy, The State of France, (London: Secker and Warburg, 1955), p. 29.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

225

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

sistemas polticos estveis. Naes como os Estados Unidos, Sucia e a GrBretanha satisfazem as necessidades polticas bsicas dos seus cidados, tm burocracias eficientes e sistemas de tomada de deciso poltica, possuem legitimidade tradicional mediante a continuidade, por longos perodos, dos smbolos-chave da soberania, monarquia ou constituio, e no contm minorias importantes cujos valores sejam contrrios queles do sistema43. Regimes no efetivos e ilegtimos, aqueles que podem ser encaixados no quadro D, devem, por definio, ser instveis e entrar em colapso, a no ser que sejam ditaduras que se mantenham pela fora, como o governo da Hungria e da Alemanha oriental hoje. As experincias polticas de diferentes pases no incio dos anos 1930 ilustram o efeito das combinaes variveis de legitimidade e efetividade. No final dos anos 1920, nem as repblicas alem nem a austraca foram consideradas legtimas por grandes e poderosos segmentos de suas populaes, mas, apesar disso, permaneceram razoavelmente efetivas44. Na tabela, elas recaram no quadro C. Quando a efetividade dos governos de diversos pases se desmanchou na dcada de 1930, aquelas sociedades que estavam posicionadas no topo da escala de legitimidade se mantiveram democrticas, enquanto pases posicionados mais abaixo, como Alemanha, ustria e Espanha, perderam sua liberdade, a Frana escapando por pouco de tal destino. Ou, para dispor as mudanas em termos de localizao na tabela, os pases que passaram de A para B permaneceram democrticos, enquanto os sistemas polticos daqueles que foram de C para D tiveram seus regimes democrticos dissolvidos. A derrota militar de 1940 foi a prova conclusiva da baixa posio da democracia francesa na escala da legitimidade. Foi a nica democracia derrotada que apoiou em grande escala um regime colaboracionista45.

43 O problema da raa no sul dos Estados Unidos constitui um desafio bsico legitimidade do sistema, e, em determinado momento, causou um colapso na ordem nacional. O conflito reduz o compromisso de muitos brancos sulistas com as regras democrticas at o presente. A Gr-Bretanha teve um problema semelhante enquanto a Irlanda catlica permaneceu parte do Reino Unido. Um governo efetivo poderia no satisfazer a Irlanda. Prticas polticas dos dois lados na Irlanda do Norte, em Ulster, tambm ilustram o problema de um regime que no legtimo para um grande segmento de sua populao. 44 Para uma excelente anlise da crise permanente da repblica austraca derivada do fato de que ela era vista como um regime ilegtimo pelos catlicos e conservadores, ver Charles Gulick, Austria From Hapsburg to Hitler. Berkeley: University of California Press, 1948. 45

O problema de legitimidade francs bem descrito por Katherine Munro: os partidos de direita nunca esqueceram direito a possibilidade de uma contra revoluo, enquanto que os partidos de esquerda reviveram a revoluo combativa no seu marxismo e comunismo; cada lado suspeitava que o outro usava a repblica para

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

226

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

Situaes como as discutidas acima, em que a legitimidade ou a efetividade alta enquanto a outra baixa, demonstram a utilidade dessetipo de anlise. De um ponto de vista de curto prazo, um sistema altamente efetivo, mas ilegtimo, como uma colnia bem governada, mais instvel do que regimes relativamente pouco efetivos e muito legtimos. A estabilidade social de uma nao como a Tailndia mesmo com os seus eventuais golpes de estado revela-se em agudo contraste com a situao de suas vizinhas ex-colnias no Sudeste Asitico. A conexo entre a anlise da legitimidade e a discusso anterior sobre a contribuio do desenvolvimento econmico para a democracia fica evidente nos processos pelos quais os pases com pouca legitimidade conseguem obt-la, e por outro lado, nos processos relacionados com o colapso de um sistema legtimo. Uma efetividade prolongada, que atravesse geraes, pode garantir legitimidade a um sistema poltico; no mudo moderno, tal efetividade significa principalmente desenvolvimento econmico constante. Dessa forma, as naes que se adaptaram de forma mais bem-sucedida aos requisitos de um sistema industrial sofreram as menores distenses polticas internas e preservaram ou sua legitimidade tradicional ou a monarquia, ou desenvolveram novos smbolos importantes de legitimidade. A estrutura social e econmica que a Amrica Latina herdou da Pennsula Ibrica a impediu de seguir o caminho das ex-colnias britnicas, e suas repblicas nunca desenvolveram os smbolos e a aura da legitimidade. Em grande escala, a sobrevivncia das novas democracias polticas da sia e da frica est relacionada com a capacidade dessas regies de sustentar um grande perodo de efetividade, de serem capazes de atender s necessidades instrumentais de suas populaes. Legitimidade e Clivagem. A efetividade prolongada do sistema como um todo pode, como no caso dos Estados Unidos e da Sua, acabar legitimando o sistema poltico democrtico. Contudo, inerente a todos os sistemas democrticos a ameaa constante de que conflitos entre os diferentes grupos que so vitais no sistema venham a se cristalizar a ponto de a integrao da sociedade ser ameaada. Dessa forma, as condies que servem para moderar a intensidade de lutas partidrias,
conseguir seus prprios fins e de ser leal somente enquanto convinha. Essa suspeita conteve persistentemente o risco de tornar a repblica impraticvel, uma vez que levava a obstruo nas esferas polticas e econmicas, e dificuldades no governo enfraquecia confiana no regime e nos seus governadores. Citado em Charles A. Micaud, French Political Parties: Ideological Myths and Social Realities, in Sigmund Neumann, ed., Modern Political Parties. Chicago: University of Chicago Press, 1956, p. 108.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

227

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

alm de promoverem a efetividade, esto entre os requisitos chave para um sistema poltico democrtico. Uma vez que a existncia de um estado de conflito moderado um aspecto inerente a um sistema democrtico legtimo e , de fato, uma outra maneira de defini-lo, no deveramos ficar surpresos com o fato de que os principais fatores que determinam tal estado ideal estejam intimamente ligados queles que produzem legitimidade, vista em termos de continuidade de smbolos e status. Essencialmente, o carter e o contedo das maiores clivagens que afetam a estabilidade poltica de uma sociedade so amplamente determinados por fatores histricos que afetaram a maneira pela qual importantes questes divisoras da sociedade tm sido resolvidas ou deixaram de s-lo ao longo do tempo. Em tempos modernos, trs questes importantes emergiram nos Estados ocidentais. A primeira foi a questo religiosa: o lugar da Igreja e/ou de vrias religies dentro da nao. A segunda tem sido o problema da admisso das camadas inferiores, particularmente trabalhadores, cidadania, o estabelecimento de acesso ao poder por meio do sufrgio universal e o direito legtimo de barganhar coletivamente na esfera econmica. A terceira a luta contnua sobre a distribuio da renda nacional. A questo geral significante aqui : essas questes importantes foram tratadas uma a uma, e cada uma delas foi mais ou menos resolvida antes da questo seguinte surgir ou os problemas se acumularam de tal forma que questes histricas e fontes de clivagens se misturaram com questes novas? Resolver tenses uma por vez contribui para um sistema poltico estvel; transferir questes de um perodo histrico para outro promove uma atmosfera poltica mais caracterizada por amargura e frustrao do que por tolerncia e conciliao. Homens e partidos divergem uns com os outros, no apenas nas maneiras de decidir problemas atuais, mas antes, por Weltanschauungen [concepes de mundo] fundamentais e opostas. Eles veem a vitria poltica de seus oponentes como uma importante ameaa moral; como resultado, falta ao sistema total integrao de valores efetiva. A questo religiosa, o lugar da Igreja na sociedade, foi trabalhada e resolvida na maioria das naes protestantes nos sculos 18 e 19, e deixou de ser material para controvrsia poltica sria. Em alguns Estados, como os Estados Unidos, a I-

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

228

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

greja foi destituda e aceitou esse desfecho. Em outros, como a Gr-Bretanha, a Escandinvia e a Sua, a religio segue sendo apoiada pelo Estado, mas as religies estatais, assim como os monarcas constitucionais, tm somente poder nominal e deixaram de ser assunto importante para controvrsia. Ficou para os pases catlicos da Europa fornecer exemplos de situaes em que a controvrsia histrica entre foras clericais e anti-clericais, animada pela Revoluo Francesa, continua a dividir os homens politicamente at hoje. Dessa forma, em pases como Frana, Itlia, Espanha e ustria, ser catlico significa estar aliado a grupos polticos direitistas ou conservadores; enquanto ser anti-clerical (ou membro de uma religio minoritria) quase sempre significa estar aliado com a esquerda. Em muitos destes pases, novas questes, quando surgiram, foram sobrepostas questo religiosa; e para catlicos conservadores, a luta contra os socialistas no foi somente uma batalha econmica ou uma controvrsia acerca de instituies sociais, mas um conflito enraizado entre Deus e o Diabo, entre o bem e o mal.46 Para muitos intelectuais seculares na Itlia contempornea, a oposio Igreja legitima a aliana com os comunistas. Enquanto laos religiosos incentivarem alianas polticas seculares, sero fracas as chances de um toma-l-d-c democrtico e do recurso da concesso [compromise]. A questo da cidadania ou igualdade poltica tambm foi resolvida de diversas formas. Como exemplo, os Estados Unidos e a Gr-Bretanha deram cidadania aos trabalhadores no comeo e em meados do sculo 19. A Sucia e uma srie de naes europeias resistiram no princpio do sculo 20, e a luta pela cidadania combinou-se, nesses pases, com o socialismo como movimento poltico, gerando, dessa forma, um socialismo revolucionrio. Em outras palavras, onde eram nega46

A ligao entre instabilidade e catolicismo pode ainda ser explicada por elementos inerentes ao catolicismo, enquanto um sistema religioso. A democracia exige um sistema de crena poltica universal, no sentido de legitimar ideologias diferentes. Deve-se admitir que sistemas com valores religiosos que so mais universais, no sentido de colocarem menos nfase em sua condio de nica igreja verdadeira, sero mais compatveis com a democracia do que aqueles que supem ter a nica verdade. A ltima crena, defendida muito mais pela Igreja Catlica do que pela maioria das igrejas crists, dificulta a ajuda dos sistemas de valores religiosos em legitimar um sistema poltico que exija, como parte de seus valores bsicos, a crena de que o bem melhor cumprido pelo conflito entre crenas opostas. Kingsley Davis argumentou que um Estado catlico tende a ser irreconcilivel com a democracia, uma vez que o catolicismo tenta controlar tantos aspectos da vida, encorajar tanta estabilidade de status e submisso autoridade e permanecer to independente de autoridade secular, que ele invariavelmente entra em choque com o liberalismo, o individualismo, a liberdade, a mobilidade e a soberania da nao democrtica. Ver seu Political Ambivalence in Latin Amrica, Journal of Legal and Political Sociology, Vol. 1, 1943, reimpresso em Christensen, The Evolution of Latin American Government. New York, 1951, p. 240.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

229

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

dos aos trabalhadores direitos econmicos e polticos de cidadania, sua luta por redistribuio de renda e status uniu-se a uma ideologia revolucionria. Onde a luta econmica e por status ocorreu fora desse contexto, a ideologia com que ela estava ligada tendia a ser a do reformismo gradual. Na Alemanha dos Hohenzollern, por exemplo, aos trabalhadores foi negado o sufrgio livre e igualitrio; na Prssia, at a revoluo de 1918. Essa restrio da cidadania facilitou a absoro do marxismo revolucionrio nas partes da Alemanha onde o sufrgio igualitrio no existia. No sul da Alemanha, onde os direitos totais de cidadania foram garantidos no fim do sculo 19, um socialismo reformista, democrtico e norevolucionrio predominou. A perpetuao de dogmas revolucionrios em grande parte do Partido Socialdemocrata serviu para dar voz aos ultra-esquerdistas na liderana do partido, capacitou os comunistas a se fortalecerem aps a derrota militar, e, talvez o mais importante historicamente, serviu para amedrontar vastos setores das classes mdias alems. Estas receavam que uma vitria socialista significasse de fato o fim de todos os seus privilgios e de seu status. Na Frana, os trabalhadores tiveram direito ao sufrgio, mas foram-lhe negados direitos econmicos bsicos at o ps-Segunda Guerra. Grandes grupos de empregadores franceses negaram legitimidade aos sindicatos, buscando enfraquec-los e destru-los ao perseguir cada vitria sindicalista. A instabilidade dos sindicatos franceses, sua necessidade constante de preservar a militncia dos trabalhadores para sobreviver, deu aos trabalhadores acesso a grupos polticos mais revolucionrios e extremistas. A dominao comunista sobre o movimento operrio francs pode em grande parte ser compreendida a partir das tticas das classes empresariais francesas. Os exemplos apresentados acima no explicam por que pases diferentes lidaram com suas clivagens internas bsicas de formas variadas. Eles do conta, no entanto, de ilustrar o valor de uma hiptese que relaciona as condies necessrias ao governo democrtico estvel com as bases da diversidade. Onde uma srie de clivagens histricas se combina e cria a base para a poltica de tipo Weltanschauung, a democracia ser instvel e fraca, j que, por definio, tais pontos de vista polticos no incluem o conceito de tolerncia.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

230

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

A poltica Weltanschauung tambm enfraqueceu as possibilidades de uma democracia estvel, uma vez que partidos caracterizados por essa ideologia total tentaram frequentemente criar aquilo que Sigmund Neumann chamou de um ambiente integrado, no qual as vidas dos seus membros esto, tanto quanto possvel, encapsuladas dentro de atividades ideologicamente vinculadas. Essas aes esto baseadas na suposio de que importante isolar seus seguidores do contato com falsidades expressas pelos infiis. Neumann sugeriu a necessidade de uma distino analtica bsica entre partidos de representao, que fortaleam a democracia, e partidos de integrao, que a enfraquecem47. Os primeiros so tipificados pela maioria dos partidos nas democracias de lngua inglesa e na Escandinvia e pela maioria dos partidos centristas e conservadores e no tanto pelos partidos religiosos. Eles enxergam a funo do partido como sendo fundamentalmente a de assegurar votos durante o perodo eleitoral. Os partidos de integrao, por outro lado, preocupam-se em fazer o mundo agir de acordo com sua filosofia bsica ou concepo de mundo. Eles no se veem como concorrentes num jogo de conciliao de presses polticas, no qual todas as partes aceitam as regras do jogo. Ao contrrio, eles enxergam a luta poltica ou religiosa como uma disputa entre a verdade divina ou histrica de um lado e o erro fundamental de outro. Dada essa concepo de mundo, torna-se necessrio prevenir seus seguidores de serem expostos a essas presses contrastantes que decorrem do contato com a falsidade, e que iro reduzir sua f. Os dois maiores grupos no-totalitrios que seguiram tais procedimentos foram os catlicos e os socialistas. Em geral, em grande parte da Europa antes de 1939, os catlicos e os socialistas tentaram aumentar as comunicaes intrareligio ou intra-classe ao criar uma rede de organizaes sociais e econmicas ligadas Igreja e ao partido, e dentro das quais seus seguidores poderiam viver toda sua vida. A ustria talvez oferea o melhor exemplo de uma situao na qual dois grupos, os catlicos sociais e os socialdemocratas, divididos em torno daqueVer Sigmund Neumann, Die Deutschen Parteien: Wesen und Wandel nach dem Kriege, 2nd ed., Berlin, 1932, para exposio da distino entre partidos de integrao e partidos de representao. Neumann distinguiu, ademais, entre partidos de integrao democrtica (os partidos catlicos e social democratas) e aqueles de integrao total (partidos fascistas e comunistas) no seu mais recente captulo, Toward a Comparative Study of Political Parties, no volume que ele editou: Modern Political Parties, Chicago: University of Chicago Press, 1956, p. 403-405.
47

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

231

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

las trs questes histricas e separando o pas em dois campos hostis, desempenharam a maioria de suas atividades sociais em organizaes ligadas ao partido ou Igreja48. As organizaes totalitrias, fascista e comunista, expandiram o carter integracionista da vida poltica ao mximo limite possvel. Elas superaram todos os outros grupos no que se referia definio do mundo em termos de luta e no entendimento de que as foras corruptoras do judasmo ou do capitalismo as obrigavam a manter seus verdadeiros seguidores isolados. Esforos de autointegrao de partidos democrticos, para isolar sua base social de presses cruzadas, corrompem claramente os requisitos de uma democracia estvel, em que h alternncia a cada eleio e em que problemas entre os partidos podem ser resolvidos ao longo do tempo. O isolamento pode intensificar a lealdade ao partido ou igreja, mas tambm pode servir de impedimento para um partido alcanar novas camadas. A situao austraca tambm ilustra a frustrao do processo eleitoral que se apresenta quando a maioria do eleitorado est encapsulada em partidos de integrao. As devidas regras da poltica democrtica presumem que a converso nos dois sentidos, tanto de entrada como sada de um partido, possvel e aceita como apropriada. Os partidos que esperam ganhar a maioria por mtodos democrticos devem, em ltima instncia, abandonar suas tendncias integracionistas. A nica justificativa para isolar-se do resto da cultura um compromisso forte com a ideia de que o partido detm a nica verdade e de que h certas questes bsicas que precisam ser resolvidas pelo triunfo da verdade histrica. Conforme a classe trabalhadora conquistou cidadania plena nas esferas poltica e econmica em diferentes pases, os partidos socialistas europeus abandonaram suas nfases integracionistas. Os nicos partidos no-totalitrios que podem e de fato mantm tais polticas so os partidos religiosos, como os partidos catlicos ou o partido calvinista antirevolucionrio da Holanda. bvio que as igrejas catlica e calvinista holandesa no so democrticas na esfera da religio. Elas insistem que h somente uma verdade, como os comunistas e os fascistas fazem na

Ver Charles Gulick, op. cit., Para sua formulao ps Segunda Guerra Mundial para solucionar esse antagonismo, ver Herbert P. Seecher, Coalition Government: The Case of the Second Austrian Republic, American Political Science Review, Vol. 52 (Setembro, 1958), p. 791.
48

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

232

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

poltica. Os catlicos podem aceitar as premissas da democracia poltica, mas nunca as de tolerncia religiosa. E onde o conflito entre religio e no-religio tido como proeminente pelos catlicos ou por outros crentes em uma verdade nica, h um real dilema para o processo democrtico. Muitas questes polticas que em outros pases podem ser facilmente dirimidas por meio de concesso so agravadas pelo fator religio e no podem ser resolvidas. As formas agudas de clivagem geradas por tal acmulo de questes no resolvidas que criam a poltica Weltanschauung so mantidas pela segregao sistemtica de diferentes camadas da populao em enclaves polticos ou religiosos organizados. Por outro lado, deve-se notar que nos lugares onde a estrutura social opera de forma a naturalmente isolar indivduos ou grupos com disposio poltica semelhante do contato com vises divergentes, estes assim isolados tendem a apoiar extremistas polticos. J se destacou diversas vezes, por exemplo, que os trabalhadores nos chamados setores isolados, os mineiros, marinheiros, pescadores, lenhadores, pastores de ovelhas e estivadores, tendem a dar vasto apoio s tendncias mais esquerdistas. Tais distritos tendem a votar nos comunistas ou socialistas de forma majoritria, s vezes a ponto de experimentar o que seria, no fundo, um sistema de partido nico. O isolamento criado pelo fato de os requisitos da ocupao fazerem com que os trabalhadores desses setores vivam em comunidades que so predominantemente habitadas por outras pessoas da mesma profisso. E esse isolamento em si parece reduzir as presses sobre tais trabalhadores para serem tolerantes com outros pontos de vista, para conter, entre si, diversas linhas de pensamento; alm disso, torna-os receptivos a verses extremistas da doutrina geralmente apoiada por membros menos isolados de sua classe. Pode-se esperar que as menos cosmopolitas (as mais isoladas) dentre as predisposies ou classes polticas sejam as mais propensas a aceitar o extremismo. A intolerncia poltica de grupos baseados no campo em tempos de crise pode ser outro exemplo desse padro, j que os agricultores, como os trabalhadores de setores isolados, tendem a viver em

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

233

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

ambientes polticos mais homogneos do que as pessoas empregadas na maioria das profisses urbanas49. Essas concluses so, ainda, confirmadas por estudos do comportamento eleitoral individual, que indicam que indivduos sob presso contrastante aqueles pertencentes a grupos tendendo em direes diferentes, que tm amigos apoiando diferentes partidos ou que esto regularmente expostos propaganda poltica de diferentes tendncias so menos provveis de ser fortemente comprometidos politicamente50. Mltiplas e politicamente inconsistentes afiliaes e lealdades so estmulos que servem para reduzir a emoo e agressividade envolvida na escolha poltica. Por exemplo, na Alemanha contempornea, um catlico da classe trabalhadora, atrado em duas direes, mais provavelmente ir votar nos democrata-cristos, mas ainda assim muito mais tolerante para com os socialdemocratas que a mdia do catlico de classe mdia.51 Em lugares onde um homem pode pertencer a uma variedade de grupos, de forma a que todos se predisponham em direo mesma escolha poltica, aquele que estiver na situao do trabalhador isolado estar muito menos propenso a demonstrar tolerncia com opinies divergentes da sua ou a admitir a possibilidade de seus opositores chegarem ao poder de forma pacfica. As provas disponveis sugerem que as chances de uma democracia estvel florescer so aumentadas na medida em que haja uma srie de afiliaes agregadoras politicamente relevantes entre as camadas sociais, os grupos e os indivduos.

49 Essa tendncia obviamente varia de acordo com s comunidades urbanas, tipo de estratificao rural e assim por diante. Para uma discusso desse papel de homogeneidade vocacional e comunicao poltica entre fazendeiros, ver S. M. Lipset, Agrarian Socialism, Berkeley: University of California Press, 1950, captulo 10, Social Structure and Political Activity. Para evidncias sobre a propenso antidemocrtica das populaes rurais, ver Samuel A. Stouffer, op. cit. p. 138-9. National Public Opinion Institute of Japan, Report n. 26, A Survey Concerning the Protection of Civil Liberties, Tokyo, 1951, relata que os fazendeiros foram, de longe, o grupo ocupacional menos preocupado com liberdades civis. Carl Friedrich, tendo em conta a fora do nacionalismo e do Nazismo entre fazendeiros alemes, sugere fatores similares: que a populao rural mais homognea, que contm um menor nmero de pessoas de fora e estrangeiros, que tem muito menos contato com pases e povos estrangeiros e, finalmente, que sua mobilidade muito mais limitada. The Agricultural Basis of Emotional Nationalism, Public Opinion Quarterly, Vol. I, 1937, p. 50-51.

Talvez a primeira afirmao geral das consequncias das presses contrastantes no comportamento do indivduo ou do grupo pode ser encontrada em Georg Simmel, Conflict and the Web of Group Affiliations, Glencoe: The Free Press, 1956, p. 126-195. um exemplo interessante de descontinuidade na pesquisa social que o conceito de presses contrastantes foi usado por Simmel, mas tinha que ser independentemente redescoberto na pesquisa de voto. Para uma aplicao detalhada do efeito de afiliaes em grupos mltiplos no processo poltico em geral, ver David Truman, The Governmental Process, New York, 1951.
50 51

Ver Juan Linz, The Social Basis of German Politics, tese de Ph. D., Columbia University, 1958.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

234

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

Quando uma proporo significativa da populao vive em meio a foras em conflito, tais grupos e indivduos tm um interesse em reduzir a intensidade do conflito poltico52. Como destacaram Robert Dahl e Talcott Parsons, tais grupos e indivduos tambm esto interessados em proteger os direitos das minorias polticas53. Uma democracia estvel requer tenso relativamente moderada entre as foras polticas em competio. E a moderao poltica facilitada pela capacidade de um sistema de resolver questes polarizadoras chave antes que outras surjam. Quando se permite que as clivagens de religio, cidadania e barganha coletiva se acumulem e cresam como estimuladoras da hostilidade partidria, o sistema se enfraquece. Quanto mais fortalecidas e correlacionadas forem as fontes de clivagem, menor ser a probabilidade de haver tolerncia poltica. Da mesma forma, em nvel de comportamento individual e de grupo, quanto maior o isolamento com relao a estmulos polticos heterogneos, quanto mais os fatores de origem forem empilhados em uma mesma direo, maiores sero as chances de que o grupo ou indivduo tenha um ponto de vista extremista. Essas duas relaes, uma no nvel das questes partidrias, a outra relacionada a apoio partidrio, esto ligadas entre si pelo fato de que os partidos que refletirem o acmulo de questes no resolvidas buscaro isolar seus seguidores de estmulos divergentes, impedindo a exposio ao erro, enquanto indivduos e grupos isolados fortalecero as tendncias intolerncia no sistema poltico de partidos. As condies que maximizam o cosmopolitismo poltico entre o eleitorado so o crescimento da urbanizao, da educao, dos meios de comunicao e da renda. A maioria das profisses explicitamente iso-

52 Ver B. Berelson, P. F. Lazarsfeld, e W. McPhee, Voting. Chicago: University of Chicago Press, 1954, para um exposio da utilidade de presses contrastantes como um conceito explicativo. Ver ainda, S. M. Lipset, J. Linz, P. F. Lazarsfeld e A. Barton, Psychology of Voting, em Handbook of Social Psychology, Vol. 2, Cambridge: Addison-Wesley, 1954, para uma tentativa de especificar as consequncias no comportamento de diferentes membros de grupos ao votar, e para uma reviso de literatura.

Como Dahl coloca a questo, se a maioria dos indivduos na sociedade identifica-se com mais de um grupo, ento h uma positiva probabilidade de que qualquer maioria contenha indivduos que se identificam por certos propsitos com uma minoria ameaada. Membros da minoria ameaada que preferem intensamente sua alternativa iro fazer seus sentimentos conhecidos queles membros da maioria que tambm, em algum nvel psicolgico, identificam-se com a minoria. Alguns desses simpatizantes iro mudar seu apoio da alternativa majoritria e a maioria ir se desintegrar. Ver Robert A. Dahl, A Preface to Democratic Theory, Chicago: University of Chicago Press, 1956, p. 104-5. Parsons sugere que forar demais as implicaes das diferenas polticas ativa as solidariedades entre os aderentes das duas partes que existem em outra base apoltica, a fim de que as maiorias passam a defender as minorias do seu prprio grupo, que diferem delas politicamente. Ver o ensaio de Parsons Voting and the Equilibrium of the American Political System, no volume editado por E. Burdick e A. Brodbeck, American Voting Behavior, Glencoe: The Free Press, ainda por editar.
53

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

235

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

ladas, como a minerao, o corte de lenha, a agricultura, pertence categoria das ocupaes primrias, ocupaes cuja fatia relativa da fora de trabalho diminui agudamente com o desenvolvimento econmico54. Assim, vemos novamente como os fatores envolvidos na modernizao ou no desenvolvimento econmico esto relacionados intimamente com aqueles envolvidos na institucionalizao histrica dos valores da legitimidade e da tolerncia. Mas deve-se sempre notar que as correlaes so apenas proposies que envolvem graus relativos de congruncia, e que outra condio para a ao poltica que essa correlao nunca seja cristalizada demais a ponto de os homens se sentirem incapazes de mudar o curso dos acontecimentos por meio de suas aes. E o fato de poder haver baixa correlao significa tambm que importante, a propsito da anlise, manter as distines entre as variveis, ainda que elas sejam correlatas entre si. Por exemplo, a anlise de clivagem apresentada aqui sugere proposies especficas acerca das formas como diferentes arranjos eleitorais e constitucionais podem afetar as chances da democracia. Essas generalizaes so apresentadas na prxima seo.

4. Sistemas de governo e democracia A partir da hiptese de que bases transversais de clivagens so melhores para a vitalidade da democracia, segue-se que sistemas bipartidrios so melhores do que sistemas multipartidrios, que sistemas eleitorais que envolvem a eleio de representantes em base distrital so preferveis a sistemas de representao proporcional, e que o federalismo superior ao Estado unitrio. Ao avaliar essas proposies, importante notar mais uma vez que elas so feitas a partir da suposio de que todos os outros fatores se mantenham constantes. bvio que democracias estveis so compatveis com sistemas multipartidrios, com a representao proporcional e com o Estado unitrio. E, na verdade, eu argumentaria que tais variaes em sistemas de governo, ainda que significativas, so muito menos importantes do que aquelas advindas das diferenas bsicas em estrutura social do tipo discutido nas sees anteriores.

54

Colin Clark, The Conditions of Economic Progress. New York, 1940.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

236

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

O argumento a favor de um sistema bipartidrio repousa nas suposies de que, em uma sociedade complexa, os partidos devem necessariamente constituir amplas coalizes; que eles no devem procurar servir somente aos interesses de um grupo principal; que eles no podem ser partidos de integrao; e que, ao construrem coalizes eleitorais, eles, ao mesmo tempo em que fazem frente ao apoio daqueles mais comprometidos com eles, dirigem-se conquista do apoio dos grupos preponderantemente aliados aos partidos de oposio. Assim, o Partido Conservador britnico ou o Partido Republicano americano no devem agir para se opor basicamente aos operrios, uma vez que grande parte dos votos deve vir deles. O Partido Democrata e o Partido Trabalhista enfrentam problema similar vis-vis a classe mdia. Partidos que nunca se encaminham para ganhar a maioria procuram maximizar seu apoio eleitoral a partir de uma base limitada. Assim, um partido direcionado aos camponeses ir acentuar a ateno de grupos de interesse dos camponeses, e um partido apelando principalmente a pequenos empresrios far o mesmo para esse grupo. Eleies, ao invs de serem ocasies nas quais partidos procuram encontrar a base de apoio mais larga possvel, e com isso aproximar grupos divergentes com base em interesses comuns, tornam-se eventos nos quais partidos enfatizam as diferenas que separam seus principais apoiadores dos demais grupos. A proposio de que a representao proporcional enfraquece ao invs de fortalecer a democracia se apia na anlise das diferenas entre situaes de multipartidarismo e sistema majoritrio. Se for verdade, como est sugerido acima, que o multipartidarismo serve para acirrar diferenas e reduzir o consenso, ento qualquer sistema eleitoral que eleve a chance de haver mais partidos ao invs de menos serve mal democracia. Ademais, como Georg Simmel apontou, prefervel o sistema pelo qual os membros do parlamento so eleitos para representar o eleitorado de um distrito do que sistemas que encorajam representatividade direta de grupos (como representao proporcional). Isso porque, a representao territorial ajuda a estabilizar os sistemas polticos ao forar grupos de interesse distintos a assegurar seus fins

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

237

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

somente dentro de estruturas eleitorais que envolvam a considerao de muitos interesses e a necessidade de conciliao55. O federalismo serve para fortalecer a democracia, j que aumenta a oportunidade de mltiplas fontes de clivagem. Ele adiciona interesses e valores regionais aos outros interesses e valores, como os de classe, religio e etnia, que costuram a estrutura social. Uma grande exceo a essa generalizao ocorre quando o federalismo divide o pas de acordo com linhas de clivagem bsica, e.g., em diferentes reas tnicas, religiosas ou lingusticas. Nesses casos, como na ndia ou no Canad, o federalismo pode servir para acentuar ou reforar clivagens. A clivagem desejvel dentro dos grupos religiosos ou lingusticos, no entre estes grupos. Mas onde tais divises no existem, ento o federalismo parece servir bem democracia. Alm de criar mais uma fonte de clivagem agregadora, ele tambm cumpre diversas funes que Tocqueville notou serem comuns s de fortes associaes voluntrias. Entre elas, a fonte de resistncia centralizao do poder e uma fonte de treinamento de novos lderes polticos; alm disso, o federalismo d ao partido de fora uma fatia do sistema total, j que partidos nacionais de fora normalmente continuam a controlar algumas unidades do sistema. Quero reforar que no estou sugerindo que esses aspectos da estrutura poltica como tal sejam condies-chave para os sistemas democrticos. Se as condies sociais que lhes servem de base forem tais que facilitem a democracia, como parece acontecer na Sucia, ento a combinao de multipartidarismo, representao proporcional e Estado unitrio no os enfraquecer de forma sria. No mximo, servir para permitir que minorias irresponsveis ganhem uma cadeira no Parlamento. Por outro lado, onde um baixo nvel de efetividade e legitimidade vem para enfraquecer as fundaes da democracia, como na Alemanha de Weimar ou na Frana, ento os fatores constitucionais que incentivam o multipartidarismo serviro para reduzir as chances de o sistema sobreviver.

55

Georg Simmel, op. cit. p. 191-194. Talcott Parsons afirmou uma questo semelhante, indicando que um dos mecanismos para prevenir um rompimento progressivo no eleitorado o envolvimento do voto com a estrutura solidria ramificada da sociedade de tal modo que, ainda que haja uma correlao, no existe exata correspondncia entre polarizao poltica e outras bases de diferenciao. Parsons, op. cit.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

238

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

5. Problemas da democracia contempornea O padro caracterstico das democracias ocidentais estveis em meados do sculo 20 aquele de uma fase ps-poltica h relativamente pouca diferena entre a esquerda e a direita democrtica, os socialistas so moderados e os conservadores aceitam o estado de bem-estar social. Em grande medida, isso reflete o fato de que nesses pases os trabalhadores venceram as lutas por cidadania e de participao poltica, isto , o direito de participar em todas as decises do corpo poltico em grau equivalente dos demais56. A luta pela cidadania teve dois aspectos: poltico (acesso ao poder por meio do voto) e econmico (institucionalizao do direito dos sindicatos de participar das decises concernentes s condies e remunerao dos trabalhadores). Os representantes das camadas mais baixas agora fazem parte das classes governantes. Eles so membros do clube. A controvrsia poltica diminuiu nas democracias estveis mais ricas, porque a questo poltica bsica da revoluo industrial a incorporao dos trabalhadores ao corpo poltico legtimo foi resolvida. A nica questo domstica chave hoje a barganha coletiva quanto diviso do produto total nos moldes do estado de bem-estar social keynesiano; mas essas so questes que no requerem ou precipitam o extremismo em nenhum dos lados. Na maior parte da Europa Latina e Oriental, a luta pela integrao da classe trabalhadora no corpo poltico no se resolveu antes que os comunistas entrassem em cena e tomassem a frente dos trabalhadores. Tal fato mudou drasticamente o jogo poltico, j que os comunistas, inerentemente, no podiam ser absorvidos pelo sistema da forma como os socialistas o foram. Os trabalhadores comunistas, seus partidos e sindicatos, no podem de forma alguma receber o direito de acesso pelas mos de uma sociedade democrtica. A sua autoimagem e mais particularmente, a ligao dos comunistas com a Unio Sovitica levou-os a aceitar uma possibilidade de autoafirmao. Sua autodenominao os impede de receber acesso, e isso,

56 T. H. Marshal analisou o processo gradual de incorporao da classe trabalhadora no corpo poltico no sculo 19, e viu aquele processo como a realizao de uma igualdade humana bsica, associada com adeso total da comunidade, que no inconsistente com uma superestrutura de desigualdade econmica. Ver seu livro, conciso, mas brilhante, Citizenship and Social Class, Cambridge University Press, 1950, p. 77. Apesar de a cidadania universal abrir caminho para o desafio de deixar desigualdades sociais, ainda providencia uma base para acreditar que o processo de mudana social em direo igualdade permanecer dentro dos limites do conflito admissvel em um sistema democrtico.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

239

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

por sua vez, aumenta o senso de alienao com relao ao sistema (de no serem aceitos pelas outras camadas), senso recorrente entre os trabalhadores de naes com grandes partidos comunistas. As camadas conservadoras, por sua vez, tm cada vez mais reforada sua crena de que conceder mais direitos aos trabalhadores ou a seus representantes ameaa tudo de bom que a vida lhes d. Dessa maneira, a presena de comunistas inviabiliza a simples previso de que o desenvolvimento econmico ir estabilizar a democracia nesses pases europeus. Nas recm-independentes naes asiticas, a situao um pouco diferente. Na Europa do comeo da poltica moderna, os trabalhadores viam-se frente ao problema de conquistar a cidadania, o direito de participar do jogo poltico, das mos das camadas da aristocracia dominante e dos comerciantes, controladoras da poltica. Na sia, a longa presena dos colonizadores implicou na identificao do conservadorismo a uma determinada ideologia, assim como das classes mais prsperas subservincia ao colonialismo; enquanto as ideologias de esquerda, normalmente de cunho marxista, foram dominantes, sendo identificadas ao nacionalismo. Os sindicatos e os partidos de trabalhadores da sia foram parte do processo poltico desde o incio do sistema democrtico. Pela lgica, tal situao poderia significar uma democracia estvel, no fosse o fato de esses direitos das camadas baixas antecederem o desenvolvimento de uma economia estvel com uma grande classe mdia e uma sociedade industrial. O sistema inteiro opera segundo sua prpria lgica57. A esquerda nas democracias estveis da Europa cresceu gradualmente em uma luta por mais democracia e deu voz aos descontentes envolvidos nos primrdios da industrializao, enquanto a direita reteve o apoio dos elementos tradicionalistas da sociedade, at que por fim o sistema entrou em um tranquilo equilbrio entre esquerda e direita modificadas. Na sia, a esquerda encontra-se no poder justamente no perodo da exploso demogrfica e do incio da industrializao, tendo de assumir, por conseguinte, a responsabilidade por todos os consequentes infortnios. Como nas reas mais pobres da Europa, os comunistas existem para capitalizar em cima de todos estes

57

Nota dos editores: no original, The whole system stands on its head.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

240

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

descontentes de forma completamente irresponsvel, e hoje so um partido importante, normalmente o segundo maior na maioria dos Estados asiticos. Dada a existncia de massas assoladas pela pobreza, baixos nveis de educao, uma estrutura de classes na forma de uma pirmide alongada e o triunfo prematuro da esquerda democrtica, o prognstico da perpetuao da democracia poltica na sia e na frica desanimador. As naes que tm as melhores perspectivas, Israel, Japo, Lbano, as Filipinas e a Turquia, tendem a assemelhar-se com a Europa em um ou mais fatores importantes, como alto nvel educacional (todos, salvo a Turquia), classe mdia slida e crescente e a reteno de legitimidade poltica por grupos no esquerditas. Os outros Estados-nao emergentes na sia e frica esto mais profundamente comprometidos com um certo ritmo e modelo de desenvolvimento econmico e com independncia nacional, sob qualquer forma poltica, do que com o modelo de polticas partidrias e com eleies livres, que exemplificam nosso modelo de democracia. Parece provvel que, em pases que evitam o comunismo ou ditaduras militares, os desenvolvimentos polticos seguiro o modelo desenvolvido em pases como Gana, Tunsia ou Mxico, onde uma minoria instruda usa movimentos de massa expressando slogans de esquerda para exercer controle efetivo, tomando a participao nas eleies como um gesto em direo democracia como objetivo final, e como um meio de estimar a opinio pblica, no como um instrumento efetivo para legtima rotatividade de cargos dos partidos do governo.58 Dada a presso por rpida industrializao e pela imediata soluo dos problemas crnicos de pobreza e fome por meio de agncias polticas, improvvel que muitos dos novos governos da sia e da frica caracterizem-se por um sistema de partido aberto representando basicamente valores e posies de classe diferentes59.

Ver David Apter, op. cit., para uma discusso dos modelos polticos em evoluo de Gana. Para uma interessante e breve anlise do sistema unipartidrio do Mxico, ver L. V. Padgett, Mexicos One-Party System, a Re-evaluation, American Political Science Review, Vol. 51, 1957, p. 995-1008.
58 59 Conforme este artigo foi sendo editado para publicao, crises polticas em muitos pases pobres e sem alfabetizao ocorreram, o que sublinhou, mais uma vez, a instabilidade de governos democrticos em reas subdesenvolvidas. O governo do Paquisto foi derrubado pacificamente em 7 de outubro de 1958, e o novo presidente, autonomeado, anunciou que o tipo de democracia do ocidente no pode funcionar aqui sob as presentes condies. Ns temos apenas 16 por cento de alfabetizao. Nos Estados Unidos da Amrica, vocs tm 98 por cento (Associated Press release, 9 de outubro de 1958). O novo governo aboliu o parlamento e todos os partidos polticos. Crises similares ocorreram quase simultaneamente na Tunsia, em Gana, e mesmo em Mianmar, que desde a Segunda Guerra Mundial tem sido considerado um dos governos mais estveis no

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

241

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

A Amrica Latina, subdesenvolvida economicamente como a sia, , entretanto, politicamente mais prxima Europa do incio do sculo 19 do que com a sia de hoje. A maioria dos pases latino-americanos se tornou estados independentes antes da ascenso do industrialismo e de ideologias marxistas, contendo redutos de conservadorismo tradicional. O interior do pas geralmente apoltico ou tradicional e os movimentos de esquerda asseguram apoio principalmente do proletariado industrial. Os comunistas latino-americanos, por exemplo, escolheram o padro marxista europeu de organizao dos trabalhadores urbanos, ao invs da linha de Yenan de Mao, em busca de uma base camponesa60. Se Amrica Latina for permitido se desenvolver sozinha, aumentando sua produtividade e suas classes mdias, h uma boa chance de que muitos pases latino-americanos seguiro a direo europeia. Desenvolvimentos recentes, incluindo a derrocada de muitas ditaduras, em grande medida refletem os efeitos de uma classe mdia desenvolvida, da riqueza crescente e do aumento da educao. H, entretanto, tambm a possibilidade de que esses pases possam ainda seguir na direo francesa e italiana ao invs daquela do norte da Europa, em que os comunistas confisquem a liderana dos trabalhadores, e que a classe mdia fique alienada da democracia. A anlise dos requisitos sociais da democracia feita neste artigo buscou identificar algumas (obviamente sem englobar todas) das condies estruturais que esto ligadas a esse sistema poltico. Foi possvel de forma bastante limitada fazer alguns testes das hipteses levantadas. Esses esforos preliminares de aplicao do mtodo cientfico a sistemas polticos comparados podem ser ainda considerados somente ilustrativos, j que podemos dizer pouco sobre as reais variaes em estruturas sociais nacionais. Ainda h de se fazer uma considervel quantidade de pesquisas para especificar os limites de diversas sociedades, levando-se em considerao vrias dimenses, at que se consiga conduzir anlises comparativas con-

sudeste asitico, sob comando do primeiro-ministro U Nu. A Repblica da Guin iniciou a vida como um estado independente com um sistema unipartidrio. possvel que a franca emergncia de semiditaduras sem muita face democrtica reflita o enfraquecimento de smbolos democrticos nessas reas sob o impacto da ideologia sovitica, a qual equipara democracia com realizao rpida e eficiente da vontade do povo por uma elite instruda, e no por meio de formas e mtodos polticos particulares.
60

Robert J. Alexander, Comunism in Latin America. New Brunswick: Rutgers University Press, 1957.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

242

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

fiveis nos moldes das experimentadas aqui. Apesar de a tarefa apresentar enormes dificuldades, somente por meio desses mtodos podemos ir alm dos mtodos semiliterrios convencionais de oferecer exemplos ilustrativos com o intuito de sustentar interpretaes plausveis. No entanto, os dados disponveis so consistentes o suficiente para sustentar a concluso de que uma verso mais sistemtica e atualizada da hiptese de Aristteles acerca da relao entre formas polticas e estrutura social vlida. Infelizmente, como foi apontado acima, essa concluso no justifica a otimista esperana liberal de que um aumento na renda, no tamanho da classe mdia e na educao, alm de outros fatores relacionados, v necessariamente significar a disseminao da democracia ou a sua estabilidade. Como destacou Max Weber ao discutir as chances de democracia na Rssia no incio do sculo 20: A disseminao da cultura Ocidental e da economia capitalista no garantiu, ipso facto, que a Rssia conquistasse tambm as liberdades que haviam acompanhado sua emergncia na histria europeia... A liberdade europeia nasceu sob circunstncias singulares, talvez irreproduzveis, em uma poca em que as condies intelectuais e materiais por trs dela foram excepcionalmente propcias61. Essas sugestes de que a concatenao peculiar de fatores que deram incio democracia ocidental no sculo 19 seja singular no devem ser demasiado pessimistas. A democracia poltica existe e existiu em uma variedade de circunstncias, mesmo que seja mais comumente sustentada por uma srie limitada de condies. Compreender mais amplamente as diversas condies em que ela existiu pode possibilitar o desenvolvimento da democracia em outras partes. A democracia no alcanada por atos de boa vontade somente; mas a boa vontade dos homens, por meio da ao, pode moldar instituies e eventos em direes que reduzam ou aumentem as chances de desenvolvimento e de sobrevivncia da democracia. Auxiliar as aes dos homens na perpetuao da democracia foi, em certa medida, o objetivo de Tocqueville ao estudar o funcionamento da democracia americana, e esse esforo talvez se mantenha como a tarefa intelectual substantiva mais importante dentre as que os estudantes de poltica podem ter como referncia.

61

Richard Pipes, Max Weber and Russia, World Politics, vol. 7, 1955, p. 383.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

243

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

Apndice metodolgico A abordagem deste artigo (como j apontado) implicitamente diferente das de outros que buscaram lidar com fenmenos sociais no nvel societal em sua completude, e pode ser til explicitar alguns dos postulados metodolgicos apoiando essa apresentao. Caractersticas complexas de um sistema social, como a democracia, o grau de burocratizao, o tipo da estrutura de estratificao, foram tratados normalmente ou por uma abordagem reducionista ou pela abordagem de tipo ideal. A primeira desconsidera a possibilidade de ver essas caractersticas como atributos dos sistemas como tais, e sustenta que as caractersticas das aes individuais constituem o cerne das categorias sociolgicas. Para essa escola de pensamento, a quantidade de atitudes democrticas ou de comportamento burocrtico, assim como a quantidade e os tipos de prestgio ou de classificaes de poder so a essncia do significado dos atributos de democracia, burocracia ou classe. A abordagem do tipo ideal parte de uma suposio similar, mas chega a uma concluso oposta. A suposio similar a de que as sociedades so uma ordem complexa de fenmenos, exibindo tal grau de contradio interna que generalizaes sobre elas como um todo devem necessariamente constituir uma representao construda de elementos selecionados, originando-se de preocupaes e perspectivas particulares do cientista. A concluso oposta de que as abstraes da ordem da democracia ou burocracia no tm conexo necessria com estados ou qualidades de sistemas sociais complexos, que na realidade existem, mas contm compilaes de atributos que esto logicamente interelacionados, mas, no seu conjunto, caracterstico de nenhuma sociedade existente62. Um exemplo desse tipo de abstrao o conceito de burocracia em Weber, abrangendo um conjunto de funes pblicas, que no pertencem ao seu ocupante, manuteno contnua de arquivos de registro, tarefas funcionais especificas, etc. Uma outra a definio comum de democracia na cincia poltica, que estipula decises polticas individuais baseadas em conhecimento racional dos seus prprios fins e da situao poltica ftica.
62

Ensaio de Max Weber Objectivity in Social Science and Social Policy, em Methodology of the Social Sciencies, op. cit., p. 72-93.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

244

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

Esse tipo de crtica s categorias, ou aos tipos ideais, baseada somente no fato de que eles no correspondem realidade, irrelevante, porque eles no tm a funo de descrever a realidade, mas de prover uma base para se comparar diferentes aspectos da realidade com seus desvios do caso lgico. Com frequncia essa abordagem bastante frutfera, e no h inteno aqui de substitu-la por outra abordagem metodolgica, mas somente de apresentar outro meio possvel de conceituar caractersticas complexas de sistemas sociais, a partir da anlise multivariada conduzida de forma pioneira por Paul Lazarsfeld e seus colegas em um nvel de investigao bastante diferente63. Essa abordagem difere na medida em que questiona se categorias tericas generalizadas podem ser consideradas detentoras de uma relao vlida com caractersticas de sistemas sociais completos. Os dados estatsticos apresentados neste artigo sobre a democracia e as relaes entre democracia, desenvolvimento econmico e legitimidade poltica permitem inferir que h aspectos de sistemas sociais completos que existem, e que podem ser descritos em termos tericos, ser comparados com aspectos semelhantes de outros sistemas e, ao mesmo tempo, ser derivados de dados empricos passveis de verificao (ou questionamento) por parte de outros pesquisadores. Isso no significa de forma alguma que situaes que contradizem a relao geral no possam existir, ou que em nveis mais baixos de organizao social caractersticas bastante diferentes possam no ser evidentes. Por exemplo, um pas como os Estados Unidos pode ser caracterizado como democrtico em nvel nacional, ainda que a maioria das organizaes secundrias dentro do pas possam no ser democrticas. Em outro nvel, uma igreja pode ser caracterizada como uma organizao no-burocrtica quando comparada a uma corporao, apesar de segmentos importantes da organizao dessa igreja serem possivelmente to burocratizados quanto os setores mais burocratizados da corporao. Ainda em outro nvel, pode ser bastante legtimo, a propsito de avaliao
63 O pressuposto metodolgico dessa aproximao no nvel das correlaes multivariadas e interaes do comportamento individual com vrias caractersticas sociais foi apresentado em Paul F. Lazarsfeld, Interpretation of Statistical Relations as a Research Operation, em P. F. Lazarsfeld e M. Rosenberg, ed., The Language of Social Researh. Glencoe: The Free Press, 1955, p. 115-125; e em H. Hyman, Survey Design and Analysis. Glencoe: The Free Press, 1955, captulos 6 e 7. Ver ainda os apndices metodolgicos em Lipset, et al., Union Democracy, op. cit., p. 419-432; e S. M. Lipset, The Political Process in Trade Union: A Theoretical Statement, em M. Berger, et, al., ed., Freedom and Control in Modern Society. New York: Van Nostrand, 1954, p. 122-124.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

245

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

psicolgica da personalidade como um todo, considerar certo indivduo esquizofrnico, ainda que sob determinadas condies ele no aja de forma esquizofrnica. A questo que quando comparaes so feitas num certo grau de generalizao, referindo-se ao funcionamento de um sistema completo (seja no nvel da personalidade, do grupo, da organizao ou da sociedade), as generalizaes aplicveis a uma sociedade como um todo tm o mesmo tipo e grau de validade que aquelas aplicveis a outros sistemas, e esto sujeitas aos mesmos testes empricos. A falta de uma boa quantidade de estudos sistemticos e comparativos de diversas sociedades deixa obscuro esse ponto. Essa abordagem enfatiza, ainda, a percepo de que caractersticas complexas de um sistema total tenham causas multivariadas e tambm consequncias multivariadas, na medida em que a caracterstica contenha certo grau de autonomia dentro do sistema. Burocracia e urbanizao, assim como a democracia, tm muitas causas e consequncias, nesse sentido64. Assim, seria difcil identificar um fator associado de forma crucial com, ou causando qualquer caracterstica social complexa. Ao contrrio, todas essas caractersticas (e esta uma premissa metodolgica que orienta a pesquisa, e no uma questo substantiva) so consideradas detentoras de causalidade multivariada e consequncias multivariadas. A questo pode ser esclarecida por um diagrama de algumas das possveis conexes entre a democracia, as condies iniciais associadas a sua emergncia e as consequncias de um sistema democrtico em vigor.

64 Essa aproximao difere da tentativa de Weber de traar as origens do capitalismo moderno. Weber estava preocupado em estabelecer que um fator antecedente, uma certa tica religiosa, era crucialmente significativa na crise das condies econmica, poltica e cultural, que conduziu ao desenvolvimento do capitalismo ocidental. Minha preocupao no estabelecer a necessidade causal de qualquer fator nico, mas, ao contrrio, a crise de condies que mais frequentemente distingue as naes que podem ser empiricamente categorizadas como mais democrticas ou menos democrticas, sem implicar qualquer qualidade absoluta na definio.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

246

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

Condies

Consequncia Primeira Possvel

Consequncias Adicionais

sistema de classes abertas

sistema de classes abertas sistema de valor igualitrio apatia poltica

riqueza econmica

sistema de valor igualitrio

democracia burocracia

economia capitalista alfabetizao grande participao em organizaes voluntrias sociedade de massa

alfabetizao

A presena de um fator de ambos os lados de democracia implica que ele uma condio inicial para a democracia e que a democracia, quando estabelecida, sustenta aquela caracterstica da sociedade um sistema de classes aberto, por exemplo. Por outro lado, algumas das primeiras consequncias da democracia, como a burocracia, podem ter o efeito, por sua vez, de minar a democracia, como indicam as setas viradas para trs. A presena de um fator direita da democracia no significa que a democracia cause seu surgimento, mas simplesmente que a democracia condio inicial que favorece seu desenvolvimento. De forma semelhante, a hiptese de que a burocracia uma das consequncias da democracia no implica que a democracia seja sua nica causa, mas que um sistema democrtico tem o efeito de incentivar o desenvolvimento de certo tipo de burocracia, sob outras condies que devem ser explicitadas caso a burocracia seja o foco do problema de pesquisa. Este diagrama no pretende ser um modelo completo das condies sociais gerais associadas com o surgimento da democracia, mas uma forma de esclarecer a questo metodolgica acerca do carter multivariado de relaes em um sistema social completo. Assim, em um sistema multivariado, o foco pode incidir sobre qualquer elemento, e as condies e consequncias desse sistema podem ser expostas sem a

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

247

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

implicao de que teremos, com isso, uma teoria completa das condies necessrias e suficientes para sua emergncia. Este artigo no persegue uma nova teoria da democracia, mas somente a formalizao e o teste emprico, em nvel de sistemas sociais completos, de certos grupos de relaes contidos em teorias tradicionais.

Referncias APTER, D. E. (1955). The Gold Coast in Transition. Princeton, Princeton University Press ARENDT, H. (1951). The Origins of Totalitarianism. New York, Harcourt, Brace & Company. BANFIELD, E. (1958). The Moral Basis of a Backward Society. Glencoe, The Free Press. BOTTOMORE, T. (1954). Social Stratification in Voluntay Organizations. In: GLASS, D. (ed.). Social Mobility in Great Britain. Glencoe, The Free Press. DAHL, R. A. (1956). A Preface to Democratic Theory. University of Chicago. DEWEY, J. (1916). Democracy and Education: an introduction to the philosophy of education. New York, The Macmillan company. EASTON, D. (1957). An Approach to the Analysis of Political Systems. World Politics, vol. 9, n. 3, April, p. 383-400. FITZGIBBON, R. H. (1956). A Statistical Evaluation of Latin American Democracy. Western Political Quarterly, vol. 9, p. 607-619. GALLAGHER, O. R. (1957). Voluntary Associations in France. Social Forces, vol. 36, December. GRIFFITH, E. S.; PLAMENATZ, J.; PENNOCK, J. R. (1956). Cultural Prerequisites to a Successfully Functioning Democracy: A Symposium. Review, vol. 50, p. 101-137. HECKSCHER, G. (1948). Pluralist Democracy: The Swedish Experience. Social Research, vol. 15, December, p. 417-461. HORKHEIMER, M. (1947). Eclipse of Reason. New York, Oxford University Press. JANOWITZ, M.; MARVICK, D. (1956). Competitive Pressure and Democratic Consent. Michigan Studies, n. 32, Bureau of Government, Institute of Public Administration, University of Michigan. KIDO, K.; SUYI, M. (1954). Report on Social Stratification and Mobility in Tokyo... Mobility in Tokyo, III: The Structure of Social Conciousness. Japanese Sociological Review, January, p. 74-100. LASKI, H. J. (1937). Democracy. In:Encyclopedia of Social Sciences. New York, Macmillan, vol. V, p. 76-85. LEDERER, E. (1940). The State of the Masses: the threat of the classless society. New York, W. W. Norton & Company.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

248

Seymor Martin Lipset Alguns requisitos sociais da democracia

LEIBENSTEIN, H. (1957). Economic Backwardness and Economic Growth. New York, Wiley. LERNER, D. (1958). The Passing of Traditional Society. Glencoe, The Free Press. LIPSET, S. M. (1956). Political Sociology, 1945-1955. In: ZETTERBERG, H. L. (org.). Sociology in the USA. Paris, UNESCO, p. 45-55. ______. (1958a). A Sociological Looks at History, Pacific Sociological Review, vol. 1, Spring. ______. (1958b). Socialism East and West Left and Right. Conference, vol. 7, Summer, p. 173-192. ______. (1959). Political Sociology. In: MERTON, R. K. et al. (org.). Sociology Today. New York, Basic Books. LIPSET, S. M.; TROW, M.; COLEMAN, J. (1956). Union Democracy. Glencoe, The Free Press. MACCOBY, H. (1958). The Diferential Political Activity of Participants in a Voluntary Association, American Sociological Review, vol. 23, p. 524-533. MANNHEIM, K. (1940). Man and Society in an Age of Reconstruction. New York, Harcourt, Brace & Company. ______. (1950). Freedom, Power and Democratic Planning. New York, Oxford University Press. MASS-OBSERVATION. (1947). Puzzled People. London, Victor Gollancz. ORTEGA Y GASSET, J. (1932). The Revolt of the Masses. New York, Norton. RADCLIFFE-BROWN, A. R. (1935). On the Concept of Function in Social Science. American Anthropologist, New Series, vol. 37. REIGROTSKI, E. (1956). Soziale Verflechtungen in der Bundesrepublik. Tubingen, J. C. B. Mohr. ROSE, A. (1954). Theory and Method in the Social Sciences. Minneapolis, University of Minnesota Press. SCHUMPETER, J. (1947). Capitalism, Socialism and Democracy. New York, Harper and Bros. SCOTT JR., J. C. (1957). Membership and Participation in Voluntary Associations. American Sociological Review, vol. 22, p. 315-326. SELZNICK, P. (1952). The Organizational Weapon. New York, McGraw-Hill Book Company. SHANNON, L. W. (1957). Underdeveloped Areas. New York, Harper. ______. (1958). Is Level of Government Related to Capacity for Self-Government?. American Journal of Economics and Sociology, vol. 17. p. 367-382. SMITH, C. H. (1948). Liberalism and Level of Information. Journal of Educational Psychology, vol. 39, p. 65-82.

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

249

Traduo de Marcelo Henrique P. Marques & Carolina Requena

STOUFFER, S. A. (1955). Comunism, Conformity and Civil Liberties. New York, Doubleday. TOCQUEVILLE, A. (1945). Democracy in America. Vol. I, New York, Alfred A. Knopf (vintage edition). TROW, M. A. (1957). Right Wing Radicalism and Political Intolerance. PhD dissertation, Columbia University. WEBER, M. (1906). Zur Lage der burgerlichen Demokratie is Russland. Archiv fr Sozialwissenschaft und Sozialpolitik, vol. 22. ______. (1946). Essays in Sociology. New York, Oxford University Press. ______. (1949). The Metodology of the Social Sciences. Glencoe, The Free Press. ______. (1950). Citizenship. In: General Economic History. Glencoe, The Free Press. WHITAKER, A. P. (1950). The Pathology of Democracy in Latin Amrica: A Historians Point of View. Review, vol. 44, p. 101-118. WRIGHT, C. R.; HYMAN, H. H. (1958). Voluntary Association Memberships of American Adults: Evidence from National Sample Suveys. American Sociological Review, vol. 23, June. Recebido em maro/2011 Aprovado em abril/2012

Primeiros Estudos, So Paulo, n. 2, p. 198-250, 2012

250

You might also like