You are on page 1of 3

Dica Aerodinamica..

Page 1 of 3

<!--[if !vml]--><!--[endif]--><!--[if !vml]--><!--[endif]--><!--[if !vml]--><!--[endif]--> <!--[if !vml]--><!--[endif]-->

Voltar Pagina Inicial

<!--[endif]--> <!--[if !vml]-->

Aerodinmica - Sustentao

Porque um avio pode voar e quais os princpios do vo e da aerodinmica. Os objetos em geral podem possuir diversas formas, porm existem aqueles que possuem menor resistncia ao avano do ar. Essa reduo da resistncia passagem do ar (arrasto) nos objetos determina o quanto o objeto aerodinmico. Tomemos o exemplo de dois objetos de diferentes formatos: um cubo e um cone. O cubo exercer maior resistncia passagem do ar, pois tem uma grande superfcie de contato direto inicial com o ar. O cone ter menor resistncia passagem do ar, pois possui uma pequena superfcie de contato direto inicial, o contato maior se d ao longo do cone e no encontra resistncia.

<!--[if !word & !ppt & !excel & !vml]-->

<!--[endif]-->

Observe que o ar escoa com maior fluidez atravs do cone, e com maior dificuldade atravs do cubo, onde a superfcie termina abruptamente, provocando turbilhonamento do ar. Para que seja possvel projetar um veculo que usa o ar para se locomover, preciso que este veculo produza pouco arrasto. Assim como o cap de um carro ou o casco de um navio, o avio todo projetado com a inteno de produzir o menor arrasto possvel naquelas partes que no produzem sustentao. SUSTENTAO A sustentao baseada em alguns fatores importantes: o perfil da asa, o ngulo de ataque e a velocidade aerodinmica. A lei da sustentao baseada no teorema de Bernoulli e na Equao do Escoamento. O terorema de Bernoulli diz que: "Quanto maior a velocidade de escoamento do ar, maior ser a presso dinmica e menor ser a presso esttica". A Equao do Escoamento diz que quanto mais estreito fr o tubo de escoamento, maior a velocidade do fluido e vice-versa. Para efeito de explicao: A Presso Dinmica aquela produzida pelo ar em movimento. Ao chocar-se com algum objeto, esse ar vai produzir uma certa presso. Essa a presso dinmica. Pd=1/2D x V
onde Pd= presso dinmica ; D=densidade do ar ao nvel de vo ; V= velocidade relao ao ar;

A Presso Esttica aquela produzida pela concentrao das molculas de ar. Essa presso, para o uso na aviao, a presso atmosfrica. Este teorema pode ser comprovado na prtica atravs do tubo de Venturi. Consiste num tubo com um estreitamento no meio, onde fazemos um pequeno orifcio, adaptando um canudo plstico mergulhado num copo com gua.

file://D:\Ricardo Amorim\Livros\Aerodinamica\Dica Aerodinamica...htm

10/7/2013

Dica Aerodinamica..

Page 2 of 3

<!--[if !word & !ppt & !excel & !vml]-->

<!--[endif]-->

Observe que o ar acelera no estreitamento (maior presso dinmica), provocando uma suco no canudo (reduo da presso esttica), que conseqentemente pulveriza a gua no interior do tubo. Esse sistema muito utilizado nos carburadores de motores a exploso, onde o ar que entra misturado ao combustvel pulverizado pelo tubo de Venturi e se dirige para os tubos de admisso. Agora que sabemos que o ar escoa mais rapidamente em superfcies mais estreitas, podemos comear a entender o que faz um avio voar. Vamos observar o perfil da asa de um avio:

<!--[if !word & !ppt & !excel & !vml]-->

<!--[endif]-->

Os perfis de asas podem ser de duas maneiras: Os perfis com os dois lados iguais so chamados simtricos, e so normalmente usados para os componentes da empenagem, como a deriva e os estabilizadores. Os perfis com lados de formato diferentes, assim como o da figura, so chamados assimtricos. Os elementos de um perfil de uma asa so: Bordo de Ataque: a extremidade dianteira do perfil, onde o ar bate primeiro. Bordo de Fuga: a extremidade traseira do perfil, por onde o ar escoa e livra a asa. Extradorso: a superfcie superior do perfil, o lado de cima. Intradorso: a superfcie inferior do perfil, o lado de baixo. Corda: uma linha reta imaginria que liga o bordo de ataque ao bordo de fuga. Linha de Curvatura Mdia: a linha que separa igualmente o extradorso do intradorso. Para entendermos a sutentao, admitimos que o ar bata a uma determinada velocidade sobre um perfil, que nesse exemplo ser assimtrico. Ao atingir o bordo de ataque, o ar escoar para o extradorso ou o intradorso. Repare que o caminho a ser percorrido pelo ar no intradorso menor que no extradorso, onde, devido a curvatura da asa, o caminho ser maior. Para constatarmos isso bastaria que pegssemos uma fita mtrica e medirmos a corda de uma asa assimtrica no extradorso e no intradorso. Digamos hipotticamente que a medio no intradorso fosse 1,24 metros. No extradorso, a medio daria 1,33 metros. Como vimos no tubo de Venturi, ao estreitarmos o tubo de escoamento, o ar acelera. Como a asa estar envolta em ar, a camada superior quela que escoa sobre a superfcie atuar como as paredes do tubo de Venturi. Observe a figura:

<!--[if !word & !ppt & !excel & !vml]-->

<!--[endif]-->

O ar, encerrado entre as camadas de ar logo acima, acelera no extradorso, enquanto a superfcie reta do intradorso sofre uma acelerao mnima do escoamento. Lembrando novamente o teorema de Bernoulli, que quanto maior a presso dinmica, menor ser a presso esttica, o resultado disso ser presso esttica no extradorso menor que a presso esttica no intradorso. Como as presso estticas atuam por todos os lados em todas as direes, no extradorso ela atuar de cima para baixo, e no intradorso atar de baixo para cima. Como a presso esttica no intradorso (de baixo para cima) ser maior que a presso esttica no extradorso, a asa ganhar sustentao. Essa fora de sustentao dever ser igual ao peso do avio para faz-lo voar em linha reta. Como essas foras mudam de intensidade com a mudana da velocidade do ar, essa fora pode s vezes ser superior ou inferior, devendo ser compensada com mudanas no ngulo de ataque do avio. Para efeito de explicao: ngulo de Ataque: so as mudanas que ocorrem no ngulo relativo de incidncia do ar sobre a asa. Esse ngulo no tem a ver com a atitude da aeronave em relao ao horizonte, apenas o ngulo formado pela corda da asa e o vento relativo que bate no bordo de ataque. As asas simtricas possuem os dois lados iguais, ento, como voam? Vamos observar o perfil de uma asa simtrica:

file://D:\Ricardo Amorim\Livros\Aerodinamica\Dica Aerodinamica...htm

10/7/2013

Dica Aerodinamica..

Page 3 of 3

perfil03.gif (1579 by tes)

<!--[if !word & !ppt & !excel & !vml]-->

<!--[endif]-->

As asas simtricas so muito usadas em avies acrobticos, pois propiciam melhor capacidade para o vo de dorso, j que o ngulo de ataque ser o mesmo que na posio normal. As asas simtricas somente proporcionam sustentao a partir de um determinado ngulo de ataque positivo. Em asas assimtricas, este ngulo muito menor devido ao se formato. O escoamento do ar em uma asa simtrica se d, como falamos antes, apartir de um determinado ngulo de ataque. Veja a figura:
ngulo de A taque

<!--[if !word & !ppt & !excel & !vml]-->

<!--[endif]-->

A partir de um certo ngulo de ataque, o vento relativo passa a percorrer um caminho maior por cima do que por baixo, pois o intradorso diminui a sua rea de incidncia do escoamento ao passo que o extradorso aumenta a mesma. Isso produzir a situao de sustentao. Segue aqui um quadro com as caractersticas de cada tipo de perfil de asa. Esse quadro de grande valia para as provas na banca do DAC.

Perfil Assimtrico Perfil Simtrico

produz sustentao no ngulo nulo No ngulo nulo a sustentao nula

Com determinado ngulo de ataque, a sustentao aumenta e o avio sobe Com o mesmo ngulo de ataque positivo, a sustentao apenas mantm o avio em vo reto horizontal.

O ngulo de ataque invertido durante o vo de dorso maior que o do vo normal. O ngulo de ataque no vo de dorso igual ao ngulo de ataque do vo normal.

<!--[if !word & !ppt & !excel & !vml]--> <!--[endif]-->

file://D:\Ricardo Amorim\Livros\Aerodinamica\Dica Aerodinamica...htm

10/7/2013

You might also like