You are on page 1of 4

Sistema urinrio

Partes do aparelho urinrio > Labirinto cortical; > Corpsculos de Malpighi; > Pirmides de Ferrein; > Vasos arciformes; > Pirmides de Malpighi; > Colunas de Bertin; > Pequenos clices; > Grandes clices; > Plvis renal; > Nfron; > Ureter; > Cpsula renal; Componentes do nfron Corpsculo de Malpighi o O Glomrulo um novelo de alas capilares interposto entre as arterolas aferente e eferente. o Cada ala glomerular constituda de um endotlio fenestrado envolvido por uma membrana basal sobre a qual repousam prolongamentos de uma clula epitelial - podcito formando o chamado folheto visceral de Bowman. o As alas glomerulares, unidas pelo mesngio, flutuam em um espao denominado espao de Bowman. o O espao de Bowman est delimitado do resto do labirinto cortical por uma cpsula conjuntiva, revestida por epitlio pavimentoso simples, que se denomina cpsula de Bowman. o Ao conjunto do glomrulo com a cpsula de Bowman denominado corpsculo renal ou corpsculo de Malpighi. o O plasma sangneo passa pelas fenestras dos endotlios capilares, possivelmente providas de diafragmas monomoleculares. o O plasma filtrado pela membrana basal, que envolve os capilares e sustenta os prolongamentos dos podcitos, alcanando o espao subpodoctico e, atravs do interpodoctico ou fendas de filtrao o espao de Bowman. o O filtrado glomerular (ainda no urina) recolhido no polo urinrio do corpsculo renal pelo tubo convoluto proximal. o S aps os processos de reexcreo tubular e reabsoro tubular, que o filtrado sofre em seu trajeto pelo nfron que resultar a urina. o Do plexo peritubular que o plasma retornar depurado circulao. Ala de Henle o Presente predominantemente na medula o Ramo descendente Poro espessa: semelhante ao tubo convoluto proximal Poro delgada: Presente na crtex e na medula (onde predominam) Epitlio pavimentoso simples ou cbico baixo (variando segundo a posio do nfron) Membrana basal espessa Eventualmente, observa-se um padro epitelial mais alto, com microvilosidades, nos glomrulos de ala curta.

Ramo ascendente. Poro delgada: Semelhante do ramo descendente (variando segundo a posio do nfron) Poro espessa: Semelhante ao tubo convoluto distal. o A poro descendente da ala de Henle livremente permevel gua, ao Na+ e ao Cl-. o A poro ascendente bombeia ativamente Na + e Cl- da luz para o interstcio, mas retm gua em sua luz. o Isto resulta em um gradiente osmtico com hipertonicidade crescente do tecido conjuntivo intersticial da medula. o A urina que passa ao tubo convoluto distal portanto hipotnica, nos animais providos de ala de Henle. o Denomina-se este sistema de contracorrente osmtica multiplicadora. Tubo contorcido (convoluto) distal o O epitlio, embora tambm seja cbico, mais baixo que o do tubo proximal. o Apresenta luz mais ampla que a do proximal. o O bordo livre mais ntido, devido ausncia de borda em escva. o O citoplasma claro, com a acidofilia restrita poro basal das clulas. o Ao M.E. as interdigitaes e as mitocndrias so mais curtas. o Ao M.E. notam-se algumas microvilosidades muito curtas e espaadas. o No T.C. distal ocorre a reabsoro dos ions de sdio e os de potssio so excretados. o Os ions bicarbonato so excretados e os ions de hidrognio so absorvidos, o que acidifica a urina. o Estas funes so dependentes da aldosterona. o O hormnio antidiurtico (ADH) tambm atua permitindo a absoro da gua da luz para o interstcio hipertnico. Tbulo convoluto proximal o So tbulos de grande dimetro externo e luz pequena e irregular. o Clulas epiteliais cbicas com borda em escova. o Bordo livre indistinto em virtude da borda irregular. o Ao M.E. a borda em escova mostra-se constituda por microvilosidades mais longas que as da planura estriada do intestino. o O citoplasma acidfilo e granuloso, o que dificulta a visualizao dos limites intercelulares. o Ao M.E. observamos interdigitaes e mitocndrias muito alongadas na regio basal das clulas. o Ocorrem no tubo convoluto proximal e dependem fundamentalmente da bomba de Na+. o Protenas, polipeptdios e carboidratos so endocitados na base das microvilosidades da borda em escova. o gua, aminocidos e glicose podem retornar pelos espaos intercelulares. o ions Cl- e Na+ so absorvidos por osmose nas microvilosidades e passam para o conjuntivo por transporte ativo.(bomba de Na+ K+ATPase). o A reabsoro da glicose somente possvel at determinado limiar da glicemia. Valores excedentes no sero reabsorvidos e acarretaro glicosria. Tubo coletor o Dois tipos celulares: o Clulas claras, mais numerosas, limites intercelulares ntidos. o

o o o o o

o o

Clulas escuras - numerosas mitocndrias, microvilosidades abundantes. Limites celulares muito ntidos. Luz ampla. Membrana basal espessa. Sua permeabilidade controlada pelo ADH (hormnio antidiurtico) o que permite concentrar a urina hipotnica vinda do tubo convoluto distal. A gua retirada do tubo coletor retorna para o interstcio conjuntivo da medula renal. Sua atuao completada pelas redes vasculares dos vasos retos cujas partes descendentes so permeveis gua e aos sais refletindo o gradiente osmtico do interstcio medular.

Tipos de nfron Nfrons de ala curta (justacapsulares ou corticais) pequena capacidade de reteno de sal, drenam para veias estreladas pelos plexos peritubulares superficiais. Poro delgada da ala de Henle o Epitlio pavimentoso simples baixo (tipo I). Nfrons de ala longa (justamedulares) grande capacidade de reteno de sal, drenam para as veias arciformes pelos plexos peritubulares profundos. Poro delgada da ala de Henle o Epitlio cbico baixo com interdigitaes laterais e basais (tipo II ) na poro descendente cortical, pavimentoso com interdigitaes basais (tipo III ) na poro descendente medular e cbico baixo (tipo IV ) na poro ascendente medular. Clices renais e Plvis A principal caracterstica da mucosa das vias urinrias a impermeabilizao, que impede produtos altamente difusveis como a uria de retornarem ao sangue de onde formam depurados. O epitlio de transio, com a presena de placas de reforo de membrana atende a estas condies. O tecido conjuntivo ricamente vascularizado, fibroso e desprovido de glndulas. A musculatura lisa, com uma tnica longitudinal interna e outra circular externa. Ureter A mucosa obedece ao padro descrito nos clices e na plvis renal. A musculatura, lisa, apresenta: Longitudinal interna - continuao da encontrada na plvis Circular - mais desenvolvida. No tero inferior do ureter surge uma terceira camada longitudinal externa. O ureter ricamente inervado o que explica porque as passagens de clculo renal ao longo do ureter sejam to intensamente dolorosas. Bexiga Epitlio de transio. Lmina prpria frouxa. No h muscular da mucosa nem submucosa. Musculatura lisa plexiforme. Esfncteres na sada para a uretra, com componentes lisos e esquelticos (que mantm a voluntariedade da mico at determinados limites). Uretra feminina

O epitlio de transio nas pores iniciais, passa a cilndrico estratificado e termina pavimentoso estratificado no queratini-zado, com glndulas mucosas intraepiteliais. A lmina prpria frouxa com glndulas mucosas extraepiteliais. A tnica muscular lisa com uma camada longitudinal interna e outra circular externa. A tnica adventcia constituda de tecido conjuntivo frouxo.

Uretra masculina Mucosa o Uretra prosttica Epitlio cilndrico pseudoestratificado. o Uretra membranosa Epitlio cilndrico estratificado. o Uretra peniana ou esponjosa Epitlio pavimentoso estratificado com glndulas mucosas intraepiteliais. Muscular o Musculatura longitudinal interna em todas as pores. o Musculatura circular externa, ausente na uretra peniana onde substituda pelo corpo esponjoso. Adventcia ausente. Referncia Bibliogrfica: JUNQUEIRA L. C.; CARNEIRO, J. Histologia Bsica. 10 ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2004.

You might also like