You are on page 1of 3

ESTRANGEIRISMOS

Ol, pessoal! Antes, um recado para os alunos do 3.o ano que responderam as questes propostas neste blog: cliquem AQUI e confiram a correo em "COMENTRIOS". Para os alunos do 2.o que faltaram ou quiserem rever a aula sobre INTERPRETAO DE CHARGES, CARTOONS e TIRAS, aqui est:

View Upload your own

ATIVIDADE PROPOSTA - SOBRE ESTRANGEIRISMOS


Uma das grandes polmicas que ainda permanecem em torno da lngua portuguesa e inglesa sobre a questo dos estrangeirismos. Mas o que isso? O estrangeirismo a utilizao, na lngua portuguesa, de palavras ou expresses de outras lnguas, como ingls, espanhol, francs, etc. So inmeros e nos deparamos com essas palavras todos os dias: diet, light, shopping center ,internet, e-mail, etc. Sem falar no "aportuguesamento" de palavras como cuboi ( cowboy), faroeste ( far west), futebol ( football), bife (beef) e tantas outras palavras. Vejamos duas opinies bem diferentes e polmicas sobre os estrangeirismos na lngua portuguesa. Leiam com ateno.

Ron Martinez, autor do livro "Ingls Made in Brasil"

J existem quase 500 milhes de falantes de ingls como lngua materna. Os no-nativos so, no mnimo, outros 500 milhes. No a lngua mais falada do mundo ( posio ocupada pelo mandarim), mas alngua estrangeira mais falada do mundo, usada oficialmente em mais de 60 pases do mundo e semi-oficialmente em mais de 20. o idioma de todos os meios de comunicao, de aeroportos, do tursmo, dos negcios, dos congressos, das cincia, da tecnologia, da medicina, da diplomacia, dos esportes, do fast-food, da msica popular, da publicidade e da internet. Nada menos do que dois teros dos cientistas do mundo escrevem em ingls. Qualquer lei tentando proteger uma lngua contra estrangeirismos vai ser esquecida to ligeiramente quanto a ltima msica de carnaval, pois no vai fazer efeito algum. As lnguas so ingovernveis. (...) Eu vejo as palavras inglesas usadas em portugus, no como palavras que invadiram a lngua, mas como se o portugus tivesse tomado posse delas. Foi o que j aconteceu com as palavras blecaute, picape, lanche e nocaute, por exemplo: j se tornaram, tanto na pronncia quanto na ortografia, palavras mais portuguesas do que inglesas ( tente falar as palavras futebol ou time para um nativo de ingls para ver se ele as entende).

MARTINEZ, Ron. Ingls Made in Brasil - origens e histrias das palavras do ingls usadas no portugus. Rio de Janeiro. Elsevier 2003

Aldo Rebelo - Deputado Federal

Hard, light, diet, drink, sale, print, over, mouse. Palavras como essas causam arrepio no deputado federal do PCdoB Aldo Rebelo (SP), autor de um projeto de lei de defesa da lngua portuguesa, culta e bela, porm, ultrajada, segundo ele. Mas, ao levantar essa bandeira, o parlamentar provocou polmica e chegou a ser apontado como xenfobo e autoritrio, por querer limitar o uso de palavras estrangeiras, a maioria de origem inglesa. ISTO Por que apresentar um projeto de lei que restringe os estrangeirismos? Aldo Rebelo Hoje, por causa da queda da auto-estima do brasileiro, no se diz mais, por exemplo, comear uma reunio. Se diz dar um start. A maioria da populao no conhece o ingls. Alm de dificultar a comunicao, o uso indiscriminado da lngua inglesa constrange quem no a domina.(...)O problema substituir o nosso idioma por outro. ISTO Mas isto est acontecendo? Aldo Rebelo Sim. Entrega a domiclio virou delivery, liquidao foi trocada por on sale, eliminatria, melhor de trs ou semifinal transformaram-se em playoffs. Por que uma loja de produtos para animais tem que se chamar pet shop? O Banco do Brasil fez uma pesquisa com os clientes e constatou que eles condenam o uso de palavras em ingls. Alm disso h aportuguesamentos de gosto duvidoso, como startar, deletar, printar. Isso diferente do chamado emprstimo. H a necessidade de atualizar o idioma, criando palavras e expresses a partir dele prprio ou emprestando e adaptando termos de outros. Temos centenas de expresses de origem rabe, como acar, almirante, azeite, alferes. Mas ns fizemos o aportuguesamento. A palavra futebol de origem inglesa (football) e foi adaptada para o portugus.
( caso queira ler a entrevista completa do deputado Aldo Rebelo, clique AQUI)

---------------------Diante dos argumentos propostos e j sabendo o que estrangeirismo, agora sua vez de opinar. Responda: 1- Qual a sua posio em relao aos estrangeirismos na lngua portuguesa? 2 - Voc acha que necessrio proibir ou at mesmo limitar a utilizao de estrangeirismos? Justifique sua resposta. 3 - Alm dos exemplos j citados nos textos acima, voc consegue se lembrar de algumas palavras ou termos em ingls utilizados no seu dia a dia? Para responder, clique em COMENTRIOS logo abaixo.

Caso queira saber mais sobre estrangeirismos, eis aqui duas opinies interessantes: A lngua portuguesa e o estrangeirismo. Estrangeirismos, emprstimos ou neocolonialismo?

You might also like