You are on page 1of 3

QUESTES

1) Quais so as principais classes de carboidratos? Existem trs classes principais: Monossacardeos: so acares simples e consistem em uma nica unidade de poliidroxialdedo ou cetona. Ex: glicose. Oligossacardeos: so compostos por cadeias curtas de unidades de monossacardeos unidas por ligaes glicosdicas. Ex: Sacarose. Polissacardeos: polmeros de acar com mais de 20 unidades. Ex: Amido.

2) Quais so os valores de referncia de glicemia? Valores normais de glicemia so 70 99 mg/dL Intolerncia glicose: 100 125 mg/dL Diabetes: acima de 126 mg/dL

Referncias: LIMA J.G., NBREGA L.H.C., VENCIO S. - Sociedade Brasileira De Endocrinologia E Metabologia - Diabetes Mellitus: Classificao e Diagnstico Projeto Diretrizes, 2004.

3) Quais so os principais mecanismos de regulao de glicemia no organismo humano? O nvel de glicemia depende primariamente do fgado, que exerce seus efeitos sobre a homeostasia da glicose sangunea atravs da converso reversvel da glicose pela glicognese, bem como atravs da gliconeognese a partir da gordura e da protena. A regulao glicmica do organismo facilitada por hormnios, sistema nervoso central

e perifrico e exigncias metablicas do corpo. Hormnios como insulina, glucagon e incretinas elevam ou reduzem os nveis da glicemia. Pequenos grupos de tecidos endcrinos, chamados ilhotas de Langerhans no pncreas, produzem hormnios que regulam o metabolismo da glicose e de outras substncias. As clulas mais importantes para o metabolismo da glicose e os hormnios por elas produzidos so os seguintes: As clulas produzem insulina em resposta a nveis altos de glicose no sangue. A insulina acelera o transporte de glicose para as clulas, reduzindo os nveis glicmicos no sangue. A insulina tambm reduz a hiperglicemia por meio de diversos outros mecanismos, como acelerar a converso da glicose em glicognio por meio de um processo chamado glicognese e ao promover a lipognese. As clulas produzem glucagon em resposta a nveis baixos de glicose no sangue. Em seguida, o glucagon estimula o fgado a acelerar a converso de glicognio em glicose pela glicogenlise. Ele tambm promove a formao de mais glicose a partir de cido lctico e certos aminocidos por meio da gliconeognese. Consequentemente, o fgado libera glicose no sangue mais rapidamente, elevando os nveis glicmicos. Ademais, os nveis de glicose srica so regulados pelos hormnios incretnicos, mais especificamente pelo peptdeo 1 semelhante ao glucagon (GLP-1) e o polipeptdeo insulinotrpico dependente de glicose (GIP), que so liberados em resposta a nveis elevados de glicose no sangue. GLP-1 e GIP atuam nas clulas para estimular a secreo de insulina e o primeiro tambm age sobre as clulas para reduzir a secreo de glucagon e ajudar a diminuir os nveis glicmicos.

Referncias: FERNANDES, J.S.L. Diabetes Mellitus: A problemtica dos factores intrnsecos e extrnsecos na regulao da glicmia. REVISO BIBLIOGRFICA, Lisboa, 2008. Srie de Minimonografias Clnicas. Entendendo a Regulao da Glicose no Corpo Disponvel: http://unidiabetes.webmeeting.com.br/claci/monografia_diabetes_01.pdf

4) A doena na qual o indivduo apresenta deficincia de insulina chamada...

5) Quais so os tipos de Diabetes e qual a diferena entre eles?

6) Como a deficincia de insulina pode levar ao coma?

7) O que significa polidipsia, polifagia e poliria? Polidipsia: Excesso de sede. Polifagia: Excesso de fome. Poliria: urinar em excesso (acima de 2,5 litros por dia), frequentemente acompanhado de um aumento da frequncia urinria.

8) Quais so os testes usados para diagnstico e acompanhamento do diabetes?

9) Para que serve o teste da Hemoglobina Glicada? uma forma de hemoglobina presente naturalmente nos eritrcitos humanos que til na identificao de altos nveis de glicemia durante perodos prolongados. Este tipo de hemoglobina formada a partir de reaes no enzimticas entre a hemoglobina e a glicose. A hemoglobina liga-se glicose e quanto maior for a taxa de glicemia, maior a sntese de hemoglobina glicada. O exame de hemoglobina glicada, resume para o mdico e para o paciente, como a doena esteve controlada nos ltimos 60 a 90 dias. Durante os 90 dias de sua vida, a hemoglobina incorpora glicose, em funo da concentrao que existe no sangue. Se as taxas de glicose estiverem altas (ou baixas) durante esse perodo, haver um aumento (ou diminuio) da hemoglobina glicada. A glicosilao da hemoglobina ocorre durante os 120 dias do perodo de sobrevida das hemcias. Entretanto, a glicose presente no sangue depende de um intervalode tempo para glicosilar a hemoglobina. A glicemia dos ltimos 30 dias antes da dosagem contribui com 50% da hemoglobina glicosilada dosada, e as glicemias dos ltimos meses (2 a 4), com 25%. A dosagem final, portanto, corresponde mdia ponderada dos nveis das glicemias das 6 a 8 ltimas semanas antes da dosagem.

10) O que significa hipoglicemia e quais so seus sintomas?

You might also like