You are on page 1of 2

ANO LETIVO 2013/2014

Projeto n3 9 ano

Roteiro de Reflex o !a"er#Inda$ar#A%render#Refletir


&e'afio %ro"le(a) &e%oi' do 9Ano* +,e o%-.e'/ Durante este perodo, a explorao do desafio-problema focou-se no futuro dos alunos enquanto alunos e profissionais no mercado de trabalho quer escolhamos um curso humanstico-cientfico ou profissional. Isso levou-nos a uma melhor compreenso do mundo que nos rodeia e que nos rodear. Devido a isso, aprendi que o mercado de trabalho que nos espera quer pessoas empreendedoras, inovadoras, capazes de reconstruir o velho!, ativas, trabalhadores, qualificadas e 10O +,e a%rendi/ confiantes que acima de tudo se"am bons cidados e boas pessoas. #prendi que com pouco se pode fazer muito, basta sermos perspicazes e observadores atentos. #prendi que tudo $ uma mais-valia e que, num mercado to competitivo, exi%ente e fechado como o que perspetivamos neste momento, qualquer pequena diferena pode mesmo fazer uma %rande diferena. &rincipalmente, aprendi que para alcanarmos os nossos ob"etivos e metas $ necessrio aplicarmo-nos 20 1o(o a%rendi/ primeiro e trabalhar arduamente para os concretizarmos. &ara este processo de aprendiza%em, penso que todas as atividades desenvolvidas no 'mbito interdisciplinar, tais como( as palestras motivacionais e orientacionais da professora )adalena *outo que primeiramente nos mostrou o que $ a economia e o %rande mundo que ela abran%e e depois nos a"udou a vestir a camisola do empreendedorismo e colaborou connosco para que n+s realmente pud$ssemos refletir sobre o que $ afinal ser inovador e empreendedor para depois mobilizarmos as nossas reflex,es e aprendiza%ens para a conceo dos produtos para o pro"eto I-./#!0 as sess,es vocacionais com a psic+lo%a Isabel #morim, que atrav$s de testes de raciocnio e provas de avaliao das nossas aptid,es nos a"udou a determinar quais as reas em que n+s demonstramos mais interesse e que efetivamente temos mais profici1ncia0 a visita de estudo 2 3&45*!, que nos mostrou como pro"etos embrionrios!, cu"o os inventores no t1m mecanismos para avanar com eles, podem ser concretizados com a a"uda econ+mica e lo%stica da 3niversidade do &orto e que nos permite sentir mais se%uros e tranquilos porque se um dia al%um de n+s decidir avanar com um pro"eto que verdadeiramente se"a vivel e inovador, no existam entraves de qualquer ori%em a trav-lo e as sess,es de reflexo que permitiram-nos fazer um balano do que " tnhamos aprendido, do que iriamos aprender e mais importante de tudo ir percebendo como as aprendiza%ens efetuadas nos poderiam a"udar a responder ao desafio-problema. #s atividades desenvolvidas em cada disciplina tamb$m foram bastante

importantes para a nossa aprendiza%em, como por exemplo( a franc1s " que a aborda%em de diferentes profiss,es e do seu enquadramento na sociedade clarificou este processo de reflexo, a hist+ria, com a aborda%em um pouco de toda a mat$ria que nos permitiu perceber melhor a sociedade em que vivemos, como funciona, as suas estruturas para quando ela chamar por n+s! estarmos melhor preparados para ela e a matemtica como o contributo de um top+%rafo que nos veio falar da sua experi1ncia, do que faz, dos papeis que desempenha todos os dias e desta forma clarificar as op,es que podemos escolher. 30 E( +,e (edida e'te de'afio# %ro"le(a e o' 2ontri",to' a"ordado' na' di'2i%lina' (e aj,dara( a 2larifi2ar a' (in3a' o%-.e'/ -este t+pico $ importante referir que no s+ este ano mas desde que entramos para a escola primria definimos as nossas prefer1ncias, por isso desde sempre a escola contribuiu para a definio do ramo profissional que vamos trabalhar. 5ste ano e especificamente este desafio-problema no foi exceo e todas as atividades realizadas no 'mbito interdisciplinar quer no 'mbito intradisciplinar, contriburam para clarificar as reas que n+s temos mais apreo e que temos mais habilidades para as desenvolver. )ais uma vez este perodo, o facto de termos uma formao %eral pela 6ltima vez, permite-nos avaliar-nos a n+s pr+prios com mais ateno.

Re'%o'ta ao de'afio %ro"le(a) -o que concerne 2s op,es que podemos tomar no final do 78 #no, para mim ficou bem claro que as duas principais vias so o curso cientfico-humanstico e o curso profissional. Dentro dos cursos cientfico-humansticos, podemos escolher de entre tr1s ramos diferentes( #rtes, 9n%uas e :umanidades e *i1ncias e 4ecnolo%ia. -o meu caso, no final deste ano irei escolher com certeza *i1ncias e 4ecnolo%ia dentro do curso cientfico-humanstico.

You might also like