You are on page 1of 8

DESAFIO PROFISSIONAL

Enfermagem 1 Srie

DISCIPLINAS NORTEADORAS Cincia e Tecnologia em Sade Histria e Exerccio Profissional na Enfermagem Humanizao na Assistncia

OBSERVAO Voc dever realizar o trabalho individualmente, sob orientao do(a) Tutor(a) a Distncia.

COMPETNCIAS E HABILIDADES Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir: Desenvolver noes das vrias reas de atuao do enfermeiro e as possveis tecnologias empregadas s prticas de enfermagem. Conhecer a trajetria histrica da profissionalizao da enfermagem e identificar a importncia dos aspectos legais para o exerccio profissional; Compreender o fenmeno do cuidado como essencialmente humano e complexo, reconhecendo as variadas formas de interpretao e suas implicaes na prtica da Enfermagem.

INTRODUO As aes de sade em geral tm utilizado, de maneira cada vez mais crescente, a cincia e a tecnologia em sade para dar suporte aos avanos e s inovaes presentes nesta rea. Vemos que a flexibilidade uma das principais caractersticas de uma poltica de inovao e tecnologia.

DESAFIO PROFISSIONAL
Em contrapartida, para o bom desenvolvimento de toda cincia e tecnologia em sade, devemos considerar a histria da enfermagem e os preceitos que norteiam o exerccio da profisso para que sejam mantidas as qualidades mnimas exigidas no momento da assistncia a ser prestada ao cliente-usurio. Ento, diante disso, a discusso sobre a humanizao no atendimento na rea da sade surge ao se observar que o desenvolvimento das relaes humanas no acompanha de maneira correspondente a evoluo tcnica e cientfica dos profissionais e dos servios de sade. Nos mais diversos ambientes onde se presta servios na rea da sade, os profissionais focam suas atenes nos diagnsticos e respectivos procedimentos teraputicos e desconsideram qualquer iniciativa que valoriza as relaes humanas com as equipes multiprofissionais, seus clientes e respectivos familiares. Com freqncia, subestimada toda e qualquer necessidade psquica e emocional dos clientes evidenciando o descaso, a arrogncia profissional, a falta de vocao, o desinteresse e at o apelo comercial e financeiro que gera, como resultado, a insensibilidade nas relaes humanas. Ao acolher, ouvir, compreender, considerar e respeitar a fala e opinio do cliente, os profissionais da sade minimizariam e at evitariam as dificuldades enfrentadas nesta relao, porm, comum observar que o usurio dos servios de sade impedido de se manifestar e de participar das etapas que envolvem o seu tratamento. Todo ser humano possui necessidades existenciais e, mais ainda, quando existe uma enfermidade que gera ansiedade e desconforto e, sendo assim, os profissionais da sade poderiam investir nos cuidados humanizados, envolvendo seu cliente e familiares na discusso e decises a serem tomadas e respeitando as opinies. Nos ltimos anos, a humanizao e o bem-estar do cliente-usurio dos servios de sade tem gerado grande debate entre os sujeitos envolvidos e resultado em aes do Ministrio da Sade por meio de programas e campanhas visando humanizao no atendimento na rea da sade.

OBJETIVOS DO DESAFIO Refletir sobre a problemtica da humanizao no atendimento hospitalar e possveis estratgias para mudana da realidade e transformao na relao profissionais de sade versus clientes-usurios dos servios;

DESAFIO PROFISSIONAL
Transmitir qualidade de servio considerando os aspectos histricos da Enfermagem e do exerccio profissional e da cincia e tecnologia em sade com embasamento na legislao vigente no Brasil sobre as polticas de humanizao.

PRODUO ACADMICA Construo de um projeto hipottico para a implantao de Humanizao do Atendimento Hospitalar aos clientes-usurios dos servios de sade e seus familiares.

DESAFIO PROFISSIONAL A direo de um hospital de mdio porte props ao Gestor em Enfermagem uma anlise dos problemas identificados na relao profissionais de sade versus clientes-usurios e elaborao de um Projeto de Humanizao do Atendimento Hospitalar para implantao nas respectivas unidades de internao resultando na melhoria das relaes humanas com os clientesusurios dos servios de sade e seus familiares.

O seu Desafio Profissional analisar os problemas identificados na relao profissionais de sade versus clientes-usurios e elaborar um Projeto de Humanizao do Atendimento Hospitalar para implantao nas respectivas unidades de internao resultando na melhoria das relaes humanas. Para compreender a importncia da anlise sistmica das estratgias de gesto e solues para problemas reais, voc precisa visualizar hipoteticamente o ambiente hospitalar durante atendimento de um cliente-usurio internado para tratamento clnico e as relaes humanas estabelecidas com ele e seus familiares. A partir desta definio, voc ir desenvolver estratgias para a elaborao e implantao da Humanizao do Atendimento Hospitalar como instrumento de interveno humanizadora.

DESAFIO PROFISSIONAL
Esta atividade importante para que voc compreenda o valor da conduta humanizada em todos os setores hospitalares e suas dimenses do processo de cuidar do ser humano, conceito este que busca perspectivas sobre a relao entre a cincia e tecnologia em sade e a histria e o exerccio profissional na Enfermagem, adequados para um atendimento humanizado em qualquer setor de internao hospitalar.

Para construir o seu Desafio Profissional ser necessrio seguir os seguintes Passos.

Passo 1 Leitura e anlise do material de apoio citado, abaixo, que servir como base para a elaborao do Projeto a ser desenvolvido na unidade hospitalar onde voc atua como Gestor em Enfermagem.

Busque, via internet, o material virtual de apoio: DIAS, M. A. A. Humanizao do Espao Hospitalar: uma responsabilidade compartilhada. Disponvel em: <http://www.saocamilosp.br/pdf/mundo_saude/35/humanizacao.pdf>. Acesso em: 05. Mar. 2014.

Passo 2 Realizar pesquisas complementares e ler outros materiais referentes ao assunto, os quais podero agregar mais conhecimento e qualidade na elaborao do Projeto.

Links sugeridos:

DESAFIO PROFISSIONAL
1. Poltica Nacional de Humanizao HUMANIZA SUS. Disponvel em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/doc_base.pdf > Acesso em: 05. Mar. 2014. 2. Humanizao da assistncia hospitalar no Brasil: conhecimentos bsicos para estudantes e profissionais. Disponvel em: <http://www.hcnet.usp.br/humaniza/pdf/livro/livro_dra_inaia _Humanizacao_nos_Hospitais_do_Brasil.pdf>. Acesso em: 05. Mar. 2014. 3. Caminhos da humanizao na sade: prtica e reflexo. Disponvel em: <http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/usr/share/docu ments/CAMINHOS_DA_HUMANIZACAO_NA_SAUDE.pdf> Acesso em: 05. Mar. 2014. 4. Bases para uma Poltica Nacional de Cincia, Tecnologia e Inovao em Sade. Disponvel em: < http://www.scielosp.org/pdf/csc/v9n2/20392.pdf> Acesso em: 05. Mar. 2014. 5. O Enfermeiro e a Construo da Autonomia Profissional no Processo de Cuidar. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v59n2/a19.pdf> Acesso em: 05. Mar. 2014. Passo 3 Aps as leituras e pesquisas, elaborar o Projeto de Humanizao do Atendimento Hospitalar que dever conter todos os itens necessrios para o desenvolvimento da relao profissional em um ambiente agradvel e organizado. Observar as questes administrativas e estruturais para que a qualidade da assistncia prestada seja positiva. Considerar as normas exigidas pela ANVISA <http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Ini cio/Servicos+de+Saude/Assunto+de+Interesse/Arquitetura+e+Eng enharia/Manuais> e pela RDC 50

DESAFIO PROFISSIONAL
<http://www.anvisa.gov.br/hotsite/segurancadopaciente/document os/rdcs/RDC%20N%C2%BA%2050-2002.pdf>, assim, os profissionais estaro aptos a trabalhar qualitativamente com o paciente internado e seus familiares seguindo os procedimentos estabelecidos a partir das normativas oficiais. A relevncia do desafio est pautada na possibilidade de utilizao do estudo e compreenso da legislao vigente e suas implicaes como ferramenta de interveno no modelo de atendimento da Sade no Brasil.

Passo 4 Para finalizar a atividade, descrever de maneira detalhada o Plano de Ao para implantao da sua proposta na instituio hospitalar onde voc atua como Gestor em Enfermagem. Avaliar se o material elaborado realmente interessante para ser implementado na instituio e quais sugestes de melhorias foram citadas.

POSTAGEM DO DESAFIO PROFISSIONAL Postar no Ambiente Virtual a verso final do Desafio Profissional em arquivo nico no formato .doc para a avaliao e validao da nota pelo(a) Tutor(a) a Distncia. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) suporta o envio de arquivos de at 2 megabytes (2Mb).

CRITRIOS DE AVALIAO Desafio Profissional: Valor de 0,0 (zero) a 4,0 (quatro) pontos onde sero avaliadas:

Execuo dos Passos deste Desafio Profissional; Fundamentao do Projeto de Humanizao do Atendimento Hospitalar e do Plano de Ao para sua implantao; Estrutura do Trabalho.

DESAFIO PROFISSIONAL
LIVRO TEXTO DAS DISCIPLINAS ENVOLVIDAS NESTE DESAFIO: Disciplina 1: Cincia e Tecnologia em Sade BRASIL, CONASS. Cincia e Tecnologia em Sade: Conselho Nacional de Secretrios de Sade. 1 ed. Braslia: CONASS, 2007.

Disciplina 2: Histria e Exerccio Profissional na Enfermagem OGUISSO, Taka; SCHMIDT, MARIA J. (orgs.). O Exerccio da Enfermagem: Uma Abordagem tico-Legal. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007, v.1.

Disciplina 3: Humanizao na Assistncia WALDOW, Vera Regina. Cuidar: Expresso Humanizadora da Enfermagem. 1 ed. So Paulo: Vozes, 2010, v.1.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BORK, ANNA MARGHERITA TOLDI. Enfermagem Baseada em Evidncias. 1 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

BRASIL, Ministrio da Sade. Cincia, Tecnologia e Inovao em Sade: Secretaria de Cincia, Tecnologia e Insumos Estratgicos (Srie B. Textos Bsicos de Sade). 1 ed. Braslia: Departamento de Cincia e Tecnologia, 2008.

FORTES, Paulo A C. tica e Sade: Questes ticas, Deontolgicas. 1 ed. So Paulo: EPU, 2006.

OGUISSO., Taka.. Trajetria Histrica e Legal da Enfermagem. 2 ed. Barueri: Manole, 2010.

DESAFIO PROFISSIONAL
GIORDANI, AT. Humanizao da Sade e do Cuidado. 1 ed. So Paulo: Difuso, 2008.

PESSINI, Leo. Humanizao das Relaes Assistncias. 4 ed. So Paulo: EDUNISC - Editora da Universidade de Santa Cruz do Sul, 2009.

AUTOR DO DESAFIO PROFISSIONAL Prof. Me. Carlos Alberto Martinez de Moraes

You might also like